Técnicas Obsoletas, ou técnicas que prefiro não usar.

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 23. 10. 2017
  • A fotografia evolui constantemente, novas tecnologias e formas de trabalhar surgem diariamente. Nesse processo muitas técnicas acabam se tornando obsoletas, outras não são completamente superadas mas acabam servindo apenas para poucas situações. Neste vídeo comento sobre técnicas muito populares, que já usei bastante, mas que quase não utilizo mais.
    Cursos online - vernaglia.com.br/cursosonline...
    Artigos e fotos - www.behance.net/armandovernaglia
    Conheça o trabalho da Cris, ilustradora, colorista, e também fotógrafa: / cristianedealencar
    Canal do Vernaglia no Telegram (newsletter): t.me/Canal_Do_Vernaglia
    Apoie este canal, com apenas 5 reais mensais você ajuda este a canal a ficar cada vez melhor: apoia.se/armandovernaglia
    Insta - / armandovernagliajunior
    Meus equipamentos são todos Canon - www.canon.com.br/
    Conheça o trabalho da Cris, ilustradora, colorista, e também fotógrafa: / cristianedealencar
    Nos vemos por aí. Grande abraço,
    Armando Vernaglia Junior
    www.vernaglia.com.br
  • Zábava

Komentáře • 174

  • @lucapima1974
    @lucapima1974 Před 6 lety +19

    Seus cursos devem ser muito bons, pois você fala com tranquilidade, muita propriedade e passa bastante segurança.

  • @AndreyBtB
    @AndreyBtB Před 6 lety +43

    Cara concordo com tudo que vc falou, inclusive na última dica tb concordo, mas sempre falo que pra usar um dos modos automáticos da câmera tem que ter um certo conhecimento, o pessoal pensa que automático é pra iniciante...
    Grande Abraço.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +12

      É verdade meu caro, é como falei ao final, é pressuposto do fotógrafo saber fazer a foto manualmente. O automático é mais um recurso, entre todos que temos, e cada ferramenta tem sua hora e lugar. Obrigado pelo comentário.

    • @Eliaspraciano
      @Eliaspraciano Před 6 lety

      Concordo. Para quem está estudando é importante aprender o modo manual. Isto também ajuda a usar os recursos da câmera na sua totalidade.

  • @ViajarVamosNessa
    @ViajarVamosNessa Před 6 lety +1

    Parabéns por desconstruir as principais técnicas do fotógrafo raiz. Excelente vídeo.

  •  Před 6 lety +14

    Seus últimos vídeos falando sobre as tecnologias vem mudando meu pensamento na hora de realizar cada trabalho. Antes era muito orgulho usar tudo no modo manual, porém a correria de vez em quando nos atrapalha e comecei a pensar que se temos coisas boas no equipamento que é ultra caro, devemos usar e entregar o melhor conteúdo para quem nos contrata. Obrigado, Armando!!!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +4

      Penso que toda técnica tem seu lugar, é importantíssimo saber fazer tudo no manual, mas tem horas que podemos escolher uma via mais prática e mais eficiente. Em eventos é bem raro eu colocar tudo no manual, já em estúdio uso quase só manual, varia, cada coisa tem seu lugar.

  • @luhoneskoLondrina
    @luhoneskoLondrina Před 5 lety +2

    Vernaglia quando eu fiz curso de fotografia o professor dizia: fotógrafo bom faz tudo no manual e foi assim que sempre trabalhei. Mas vc me fez repensar usar os automatismos pelos quais pagamos e com isso não ficar com peso na consciência em não ser um bom profissional ou mesmo preguiçoso. Trabalho com fotografia de familia e crianças e elas exigem agilidade nas sessões e em eventos infantis. Agradeço pelas aulas que tenho assistido em seu canal. Vc é muito didático e prático. Grande abraço.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 5 lety

      Penso da seguinte forma, como profissionais, temos obrigação de saber fazer no manual, sim, mas temos obrigação de também saber quando o automático, ou os vários tipos de automatismos, são melhores opções... inúmeros excelentes foto jornalistas usam prioridade de tempo por exemplo, inúmeros fotógrafos de retratos usam prioridade de abertura, e alguns fotógrafos também de jornalismo e documental usam modo P, outros usam ISO auto... compramos o recurso, pagamos por ele, então tem que saber usar, tirar proveito da tecnologia.

  • @emmerkspg3d
    @emmerkspg3d Před 3 lety +1

    Eu gosto muito do modo manual. Tenho a T5i. É meu xodó.
    Mas é engraçado como eu nem olho o automatismo dela. Estudei a minha câmera a fundo. Mas quando eu passei a executar a fotografia real, eu tive sim que entender muito o casamento matemático por assim dizer e então eu fazia questão de saber usar o sistemas ISO, ABERTURA E VELOCIDADE. O motivo foi que eu ja era fotógrafo de realidade virtual. Sou Designer Render 3D. E em 3D, pasmem pra quem não sabe, mas os softwares que usamos para criar cenas fotorealistas partem da mecânica das câmeras, da matemática do três elementos da fotografia. E foi por isso que eu não fiz questão de pegar recursos automatizados. Em render eu tinha wue entender a relação deles.( Digo softwares como V.ray, altamente usado nas produções de cinema, apenas um como exemplo)
    Mas gostei muito da dica praticidade durante eventos onde tudo e muito acontece e não se pode perder aquele instante. Ja peguei a minha canonzinha, testei o TV e habilitei o Iso no Automático.
    E boooora fazê!!!
    Valeuuu Professor!

  • @magrau84
    @magrau84 Před 3 lety +1

    Quanta sabedoria!!!!! Obrigado.
    Coincidência ou não, a camisa do vídeo "receita de bolo" é a mesma 👏🏼👏🏼👏🏼😄😄

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 3 lety

      Obrigado. :) Se for ver, repito camiseta em vários vídeos. :D Alguns por terem sido gravados no mesmo dia.

  • @roadbrothersmotogrupo-guar6993

    Sem frescura e sem mimimi. Acredito que é por aí mesmo.

  • @KingTabor
    @KingTabor Před 6 lety +6

    Que vídeo legal! Qdo me tornei um pouco mais sério sobre fotografia assinei um monte de canais e hj desisti da maioria. O seu continua consistente e relevante. E atual. Parabéns Armando!

  • @CivilizedMenKilledMe
    @CivilizedMenKilledMe Před 6 lety +13

    Não tenho vergonha em dizer que várias vezes para não perder a cena eu deixei no AUTO sem ter vergonha de ser feliz. Já deixo a câmera programada para o iso e velocidade minimas e máximos para esses casos. Como todos as fotos caem no Lightroom, só corrijo a exposição, etc. O tempo de ligar a câmera ou até mesmo botar a lente já é um tempo precioso do flagrante de cena.

    • @MrChristiano75
      @MrChristiano75 Před 6 lety +3

      CivilizedMenKilledMe só uso manual pra foto de landscape,por do sol/nascer,fotos da lua essas coisas. Já perdi muita foto por querer fotografar em M 😁

  • @antonioarlindo4574
    @antonioarlindo4574 Před 5 lety

    Esse cara fala com simplicidade, mas bem colocado,eu uso nos modos m,e os automatizadas depende da ocasião, as câmeras são caras, e se oferece facilidades pro nosso dia a dia vamos lá, obrigado Armando.

  • @TynWalisson2014
    @TynWalisson2014 Před 6 lety +19

    Otimo video, outra coisa é o ISO, tem gente que paga caro em uma fullframe e so usa ISO 100 kkkkk, fui fotografar um show com minha humilde t6i lente 55-250 e toquei o foda-se, usei ISO a partir de 3200, e ficaram top as fotos, o cliente adorou e ganhei meu dimdim e fiz um bom portifolio.

    • @mvlameiras
      @mvlameiras Před 6 lety +1

      Tyn, mas há algum problema em querer usar o ISO 100, sempre que puder?

    • @TynWalisson2014
      @TynWalisson2014 Před 6 lety +7

      Marcus Vinicius Lameiras de forma alguma, mas tem gente que deixa de fazer a foto por causa disso, agente sabe bem que foto noturna exige um iso mais alto, mas tem gente que se subir o iso o mundo acaba. Abração

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +12

      ISO é para ser usado, e o uso vai com a necessidade, vejo gente entrando em eventos escuros e achando que vai segurar o ISO baixo e mandando flash muito forte, aí para ter baixo ruído a pessoa acaba com uma luz feita estourando no primeiro plano. Precisamos ter equilíbrio nas nossas decisões técnicas.

    • @EdilsonOdajp
      @EdilsonOdajp Před 6 lety +5

      Tyn Walisson. Não é o ISO alto que causa ruído. Mas, sim uma foto mau iluminada. Pontos escuros é que causam ruído na foto. Tenho uma d800 (full frame) e já tive fotos com ISO baixo com ruídos nas áreas de sombra. Fotometria errada pode acabar com a foto. Nem sempre o Photoshop resolve. Kkkkkk
      Portanto medo de ISO alto não. Mas, muito cuidado na hora de fotometrar.
      Abraços.

    • @mvlameiras
      @mvlameiras Před 6 lety +3

      Tyn, Armando e Edilson, obrigado pelas respostas...eu provoquei propositadamente para que algumas pessoas mais desavisadas entendam, por exemplo, que o ISO baixo pode ser obtido em situações onde o tripé e as velocidades baixas são aceitáveis e oportunas. Valeu!

  • @CEZARAUGUSTOFOTOGRAFIA
    @CEZARAUGUSTOFOTOGRAFIA Před 6 lety +2

    Muito bom o vídeo, Vernaglia! Parabéns!

  • @joaoluizalvespaes6860
    @joaoluizalvespaes6860 Před 6 lety +1

    Meu amigo, ótimas dicas como sempre, é claro que precisamos saber usar todos os recursos, mas estar atualizado e usar os automatismos das câmeras é fundamental , não é só para amador, nós profissionais precisamos sim. E faço uns cursos pela Eduk e já assisti suas aulas por lá, e acho ótima sua didática, explicações simples e claras, sem rodeios e uma clareza absurda, e com certeza tem contribuído muito para meu aprendizado e crescimento profissional. Parabéns. !!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      Obrigado. É verdade, nós profissionais precisamos manter a atualização de nossos conceitos, é assim que trabalharemos cada vez melhor.

  • @Renanoliveira1991r
    @Renanoliveira1991r Před 4 lety +1

    Trabalho com esse mesmo sistema da YN 600ex xrt. porem só uso ttl, durante ensaios, em fotos com movimento. assim economizo pilha durante as fotos mais posadas usando o modo Manual. TTL com sol forte, nenhuma pilhas, por mais Eneloop que seja, irá aguentar 1/1, necessário para aquele céu azul!

  • @brunorodriguesfoto
    @brunorodriguesfoto Před 6 lety +3

    Nas festas infantis que fotografo, já coloquei em prática a receita de bolo que fala no vídeo. Não perdi nada em qualidade, pelo contrário, ganhei também em agilidade e tempo pra pensar em coisas mais importantes, como a composição, por exemplo!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +3

      É bem por aí, quando liberamos a cabeça de algumas atividades nos concentramos em outras, são escolhas que visam eficiência e qualidade.

  • @GuidoNietmann
    @GuidoNietmann Před 6 lety +2

    Valeu Armando! Vc é uma das minhas referência, especialmente em técnica, sempre indico seu canal aos meus alunos. Grande abraço!

  • @allanteodoro4964
    @allanteodoro4964 Před 5 lety +1

    Armando muito obrigado por dispor do seu tempo para nós dar essas aulas e dicas que são tão valiosas, parabéns pelo trabalho e iniciativa.

  • @neris1623
    @neris1623 Před 5 lety +2

    Concordo com tudo que você disse, sou iniciante na fotografia, já venho estudando a aproximadamente um ano e tenho um pouco de dificuldade em fotografar com ISO no automático quando uso flash, tenho uma Nikon D5200 que depois de fotografar uns 30 dias com ela cheguei na configuração ideal, já na D750 até agora não cheguei num consenso, lógico que apenas configuração. Ajustes depende da situação.

  • @magno010997
    @magno010997 Před 6 lety +1

    Exelente vídeo, muito informativo pra mim e me ajudou muito.

  • @wilsonfranciscolable
    @wilsonfranciscolable Před 6 lety +1

    Ótimo vídeo, obrigado pelos seus ensinamentos, minha fotografia tem melhorado muito

  • @marcio161060
    @marcio161060 Před 6 lety +1

    Muito obrigado pelas informações.

  • @didiparacatu1
    @didiparacatu1 Před 6 lety +1

    Excelente aula, objetiva e clara.

  • @jaykhyl
    @jaykhyl Před 6 lety +4

    Sempre coerente e com muito conhecimento e experiência. Ótimo vídeo!

  • @AlexandreMaster
    @AlexandreMaster Před 6 lety +1

    Mais um vídeo espetacular. Parabéns pelo canal!

  • @danilofalcon3978
    @danilofalcon3978 Před 6 lety +1

    Uso uma tecnologia mais antiga (5d mk2) e por isso, sou obrigado a usar técnicas antigas, o foco contínuo da 5dmk é lento. Acabo perdendo alguns fotos pelo caminho, mas até que aproveito muitas. Uso a câmera toda no manual, o que me obriga a mudar o diafragma em caso de fotos com muitas pessoas. Acredito que os corpos mais novos realmente garantam muita eficiência nas fotos, tecnologia evolui rápido. Pretendo um dia comprar outra câmera e manter a 5d mk2 para ensaios ou viagens, pois a qualidade de imagem é muito boa.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +1

      A MK II é uma bela câmera, mas realmente em certas condições ela perde para modelos mais atuais, mas é assim que as coisas são, vamos nos atualizando e as ferramentas seguem trazendo novas possibilidades.

  • @renatocesarnavarro
    @renatocesarnavarro Před 6 lety +1

    Que aula! Obrigado tio!

  • @videonaveia
    @videonaveia Před 5 lety +1

    Sensacional !

  • @fxando
    @fxando Před 6 lety +1

    Muito bom Armando, tenho gostado demais dos vídeos do seu canal porque você tem uma postura muito aberta, não é dono da verdade e compartilha conhecimentos preciosos em altas doses, Este vídeo é mais um exemplo. Parabéns e muito obrigado. Embora meu interesse principal seja vídeo na dslr tenho gostado demais destes conteúdos sobre fotografia.

  • @MrMonfabio
    @MrMonfabio Před 6 lety

    Muito bom video, Armando. Concordo com tudo que você disse. Essa questão do recompor já tínhamos discutido no RioFotográfico, principalmente em aberturas muito grandes, pois mudamos o eixo do plano focal ao recompor. Um ponto apenas é que pelo que eu saiba na Nikon nem tem como colocar a medição pontual sem estar atrelado ao ponto de foco.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      Do que sei da Nikon (que não é minha especialidade então vou verificar) você pode escolher ponto de foco manualmente e isso não estar em medição pontual, ou pode estar junto ponto de foco e medição pontual, o que não acontece é como na Canon e na Sony, que a pontual fica sempre no meio e o ponto de foco pode estar em qualquer lugar escolhido manualmente, o que é uma bobagem da Canon e da Sony no caso, mas vou verificar direitinho pois em breve farei o review de duas câmeras Nikon (modelos novos, mas ainda não vou dizer quais são), e aí vejo isso direitinho... vai demorar um pouco ainda, mas em breve vai rolar.

  •  Před 6 lety +6

    Fora que praticamente todas as câmeras hj te deixam focar sem ser no centro, então zero necessidades de focar e recompor.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +4

      Pois é, isso é uma técnica do tempo em que câmeras só tinham foco no centro, esse tempo já passou. :)

  • @WaldirBorbaJunior
    @WaldirBorbaJunior Před 6 lety +2

    Cara, ja reconfigurei toda a minha nikon velha de guerra... TOP

  • @alexios2421
    @alexios2421 Před 6 lety +1

    Armando , parabens pelo video , concordo em tudo , pois a muito tempo uso os modos de abertura ou vlocidade , abs .

  • @lmfotografia5548
    @lmfotografia5548 Před 6 lety +1

    cara muito esclarecedor muito obg mesmo

  • @quaesitorveritatis777
    @quaesitorveritatis777 Před 3 lety +1

    e eu que só fotografo em filme ahahaha. mas adoro seus vídeos, alguns me servem demais, mesmo com minha tecnologia obsoleta. abraços!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 3 lety +1

      É aquilo, uma tecnologia, qualquer que seja, ser comercialmente/mercadologicamente tida como obsoleta não impede que alguém use e seja bem sucedido usando. :)

  • @alexandroppaiva
    @alexandroppaiva Před 5 lety +1

    Oi Armando! To comentando um pouco atrasado mas esse vídeo ainda é super atual. Eu faço geralmente retratos, e gosto de utilizar os pontos de foco da minha câmera, principalmente pelo fato de usar pouca profundidade de campo. Quanto aos modos automáticos eu prefiro utilizar mais o manual quando estou trabalhando (pelo fato de sentir mais segurança), e os automaticos quando é por hobbie de dia, minha camera é uma de entrada meio antiguinha, então quando estou trabalhando prefiro não arriscar, é insegurança minha. Adoro seus vídeos, muito obrigado!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 5 lety

      Entendo a insegurança com o automático, é normal. Os equipamentos estão evoluindo, se uma hora dessas você pegar um equipo super atual, como uma EOS R ou a RP da Canon, ou as mirrorless mais atuais de Sony, Nikon, Fuji... cada vez que pego um equipamento desses, ou mesmo as DSLR mais recentes, então 5D Mark IV, 6D Mark II, 80D, é impressionante o que esses equipamentos possuem em termos de integração de inteligência artificial, muitas vezes parece que a câmera sabe qual foi sua ideia em termos de onde posicionar o foco ou da forma correta de expor, é bacana ver o quanto a tecnologia vem evoluindo em nossa área.

  • @diegotavares7100
    @diegotavares7100 Před 5 lety +1

    Topzera 📷. Vernaglia fala com bastante propriedade. Para fotos de decoração e ambientes gosto bastante do Av da Canon ou A na Nikon. Para fotos com flash ainda gosto do M. Mas medição matricial sempre e usando compensação quando necessário.

  • @diegopeder
    @diegopeder Před 6 lety +1

    Esse vídeo me fez repensar muita coisa que abandonei. Tenho uma T5, poucos pontos de foco, mas como disse, melhor mover o menos possível a câmera. E vou fazer o teste com a medição matricial, praticamente nunca usei ela pra retratos.

  • @paulomatino1381
    @paulomatino1381 Před 6 lety +1

    Excelente vídeo. Quantas técnicas "obsoletas" eu aprendi na minha área de atuação. E foi importante conhecê-las para executar melhor as técnicas mais atuais. As novas tecnologias aparecem todos os dias. E a gente vai caminhando para frente!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +1

      Sim, saber fazer cada coisa é importante, mesmo que obsoleta, pois nos dá base para o entendimento de como as coisas funcionam hoje. Quem não sabe expor manualmente não consegue tirar bom proveito do automático por exemplo.

  • @victorcayke5204
    @victorcayke5204 Před 5 lety +1

    Minha primeira câmera foi uma Canon T5 e sofria muito muito mesmo em relação ao foco, comprei a 80D e utilizo sempre os 45 pontos de foco que ajudam muito a encontrar o foco de forma mais precisa e eficiente!

  • @DPira
    @DPira Před 6 lety +1

    Muito bom!

  • @desireandfear
    @desireandfear Před 6 lety +1

    boa!! 👍👌 concordo!

  • @TheChrys1996
    @TheChrys1996 Před 6 lety +1

    So vi verdades!Viva a tecnologia!

  • @flaviofaccion6047
    @flaviofaccion6047 Před 4 měsíci

    Na minha Canon EOS 3 eu posso ligar o ponto de foco ao ponto de medição de luz. Ela tem Custom Functions, sendo possível modificar bastante coisas nela.

  • @CRCFLU
    @CRCFLU Před 6 lety +1

    Não sou profissional, apenas um entusiasta, mas confesso que na maioria das vezes uso tudo na manual. Como não uso a câmera com frequência, tenho medo de me acomodar com os modos automáticos, ainda assim adorei suas dicas.
    Grande abraço!!

  • @herminiocanalis8602
    @herminiocanalis8602 Před 6 lety +1

    Show!!!

  • @igorstrauss7335
    @igorstrauss7335 Před 6 lety +1

    Melhor vídeo já feito neste canal

  • @jotabern
    @jotabern Před 6 lety +1

    Vernaglia, uma postagem tão instigante e provocadora que, a rigor, cada um dos quatro pontos suscitados mereceria um "post" específico! Quem sabe, em outro momento, vc não se anima? Discorrendo especificamente sobre a 6D, que é a minha full-frame, vc faz a ressalva acerca da eventual "fragilidade" dos demais pontos, à exceção do ponto central. Muito bom o "post". Parabéns!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +1

      Obrigado. O sistema de foco da 6D é o maior ponto fraco dela, é uma câmera com excelente qualidade de imagem, boa relação custo x benefício, mas o sistema de foco, ao mesmo tempo tem o excelente ponto central, super sensível, e os poucos pontos fora de centro que não são muitos e nem muito confiáveis. Melhorou na 6D Mark II pois são 45 pontos e todos de igual desempenho, mas ainda todos muito centralizados... coisas da Canon e seu usual conservadorismo, as coisas funcionam e a qualidade de imagem é alta, mas tem lá um ou outro ponto que podia ser melhor.

  • @Moemorca
    @Moemorca Před 5 lety +1

    show

  • @RicardodePaiva
    @RicardodePaiva Před 6 lety +1

    Eu ainda uso muito essas técnicas. E realmente o focar e recompor, no meu caso com uma D610 + Sigma 35mm Art, fica sofrido o foco. Acabo errando mais nela do que na Fuji X-E2 no foco manual com a mesma lente.

  • @biapaixao2
    @biapaixao2 Před 5 lety +1

    Vou adotar todas as sugestões. Você é muito bom. Podia dar um curso aqui no Rio ou online. Valeu, pelo conteúdo.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 5 lety +1

      Obrigado. Já dei cursos em tantas cidades, mas realmente falta ir ao Rio, quem sabe consigo organizar algo aí. :)

  • @topriodriversguides3365

    Boas dicas

  • @lovesobeautiful3023
    @lovesobeautiful3023 Před 6 lety +1

    Muito bom o video Armando! Como sempre. Você comentou na sua ultima consideração sobre o trabalhar apenas no modo M. Eu ja fui um "purista" quanto a isso, e na verdade me ajudou muito, porem hoje percebi que de fato esse conceito é obsoleto. Digo isso pq vc comentou sobre o nosso modo de trabalho e td mais, e tenho percebido uma melhora imensa na qualidade visual das minhas fotos usando o modo em que vc decide a profundidade de campo ( modo A na niikon) e a camera calcula a velocidade do shutter automaticamente. Essa melhora acontece pelo fato de vc conhecer seu equipamento, lentes mais especificamente, quanto as melhores aberturas que ela possui. Isso faz uma diferença absurda no resultado final. Voce analisa uma determinada situação, define a abertura em que ela trabalha com maxima eficiencia naquilo que vc se propoem a fazer e com isso garante uma imagem diferenciada. É logico que vc conhecendo seu equipamento, vc tambem pode fazer isso no modo M, contudo, as vezes é necessário uma dinamização do tempo, e se a camera pode ajudar com essa questão alem da nossa vontade, utilize-o e garanta o resultado. Bom, é um metodo que tem me ajudado muito e compartilho aqui. Como vc disse se pagamos por essa tecnologia, devemos usa-la da melhor maneira e junto com seu conhecimento acumulado com a experiencia seu trabalho fica mais leve e mais aberto ao processo de criação do que de técnicas. Grande abraço.

  • @migueljacarei
    @migueljacarei Před 6 lety

    Acho interessante as dicas, mas principalmente a medição pontual é importante em certos tipos de foto, como shows, teatros e demais que usem luz artificial para efeitos gerais com assuntos superexpostos ou subexpostos, no mesmo enquadramento, tanto que um dos atalhos da minha nikon está configurado para mudar rapidamente para pontual.
    As demais técnicas são úteis e depende de cada um, aprendi várias que nunca mais utilizei, mas aprender foi legal.
    Abraços.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      Entendo o ponto de vista, vai de cada um, de como gosta de trabalhar, do recurso que tem disponível na câmera etc. Eu fotografo shows com medição matricial e prefiro trabalhar compensando o fotômetro pois sei o tanto de desvio que ele vai me dar se uma luz entra no quadro e sei o outro lado do desvio dele quando tem um fundo preto atrás do artista. A Nikon pode atrelar o ponto de foco usado à medição pontual então é viável usar medição pontual na Nikon em shows, já Canon e Sony não atrelam ponto de foco a ponto de fotometria o que deixaria o processo mais lento para o fotógrafo com uma dessas marcas, e ambas possuem um sistema matricial bem eficiente para situações de contra luz, então do meu ponto de vista, que uso Canon e vez ou outra Sony, a medição matricial faz mais sentido, você usa Nikon o que explica o conceito que tem sobre o pontual, e assim faz sentido. :)

  • @thalessouto4327
    @thalessouto4327 Před 6 lety +1

    Gostei. Tudo muito bem colocado. Única coisa que eu ainda uso muito é o AF-S. Apesar que na D800 os resultados com AF-C e 3D tracking era muito bom.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      O tracking da D800 é bacana, eu faria um teste de AF-C no seu lugar, não é sempre, por exemplo em aberturas como f/5.6 e fotos posadas não tem problema, o duro é f1/4, qualquer respiro sai do plano, então aí prefiro que a câmera fique corrigindo o plano o tempo todo.

  • @raffaelsan
    @raffaelsan Před 6 lety

    Muito bom o vídeo Armando, estava esperando esse vídeo.
    Quando eu tinha a minha t3i, eu só usava em modo manual para aprender. O ponto de foco eu usava o central e os da laterais.
    Depois dos seus vídeos sobre a 80D, acabei pegando a câmera, que tem bem mais recurso que a antiga. Na 80D eu estou usando todos os recursos que vc falou no vídeo, principalmente os pontos de foco. Eu fiz a opção dos 9 pontos que podemos escolher os lados. O resultado é incrível!
    O que eu não sabia é sobre a fotometria e os pontos de foco, que vc comentou no caso da medição matricial, com os pontos que escolho, que é mais efetiva.
    Não sei se vc já falou sobre isso, mas acho que pode ser um assunto para um próximo vídeo. Sobre câmeras de backup.
    Como eu tenho uma t3i, eu não sei se deixo ela de backup ou vendo para comprar uma lente ou acessório.
    Parabéns mais uma vez pelo vídeo!
    Saudações!

  • @EdilsonOdajp
    @EdilsonOdajp Před 6 lety +1

    Olá Armando Vernaglia Jr.
    Essas dicas caíram do céu pra mim.
    Estava em dúvida sobre usar ou não o modo de medição matricial. Tenho uma d800 e já tinha ouvido falar do modo de medição e foco contínuo 3d que ela tem. Mas, à grande maioria sempre diz que a câmera é burra e não devemos confiar nela.
    E confesso que experimentei em casa e gostei. Porém, sempre ficava aquele medinho bobo de usar fora de casa e criar fotos lavadas. Kkkk
    Mas, depois desses conselhos de hoje vou passar a confiar mais nos métodos de meditação matricial da câmera. Já no modo de disparo prefiro usar o modo manual, não pelo fato de não confiar na câmera. Mas, sim em não confiar em mim mesmo. Kkkk
    Isso mesmo. É que sempre que uso o modo semi-automático da câmera, sempre acabo pecando na configuração, por me acomodar demais, e deixar a câmera fazer tudo. É como se o meu psicológico dissesse deixe que a câmera faz tudo nos modos automáticos. Kkkk
    Valeu pelas dicas.
    Abraços.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +1

      Penso que uma marca como a Nikon, ou a Canon, ou a Sony, esses caras tem centenas de engenheiros trabalhando dia e noite pensando em fotografia, estudando, pesquisando, ouvindo feedback de fotógrafos do mundo todo e trabalhando em tecnologias em seus laboratórios, e aí vem o fotógrafo sozinho no canto dele dizendo que a "câmera é burra"... ouço muito isso de alguns fotógrafos e sempre penso que entre as centenas de engenheiros focados numa missão e um sujeito só falando baseado na pequena experiência dele, em quem devo confiar? :) Faça testes, entenda como o sistema funciona e o use a seu favor, saiba quando ele falha para evitar o uso nessas horas e entenda quando ele funciona para te ajudar. a D800 é uma tremenda câmera, você pagou por cada tecnologia dentro dela, então negócio é tirar proveito.

    • @EdilsonOdajp
      @EdilsonOdajp Před 6 lety

      Armando VernagliaJr Valeu a força.
      Abraços.

  • @gilsonazevedo3110
    @gilsonazevedo3110 Před 6 lety

    Bom dia Armando, tudo bem? Muito legal ver os seus novos videos.
    Só não compreendo como tem pessoas que erram o botão do Gostei e clicam no outro do lado...

  • @sandrocarlos7059
    @sandrocarlos7059 Před 6 lety +1

    Esse vídeo seu foi o mais foda que eu já vi! Parabéns!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +1

      Obrigado.

    • @sandrocarlos7059
      @sandrocarlos7059 Před 6 lety +1

      Armando VernagliaJr Sou Fotógrafo a mais de 15 anos e fico cansado quando converso com fotógrafos "das antigas", que ficam se vangloriando por não usar quase nenhum recurso do equipamento que possui e desdenha daqueles que usam os recursos automático.
      Nada contra a quem usa ou não usa, mas desmerecer um "colega" de trabalho por isso não é legal e nem inteligente.

  • @luchovargasfotografia
    @luchovargasfotografia Před 6 lety +1

    Excelente técnicas Vernáglia,! Eu uso do mesmo jeito as técnicas q vc falou excepto o foco continuo que ainda o tenho em single, e quando quero continuo eu personalizei a minha 5d para que o botão que é usado por defeito para pré visualizar a profundidade de campo ela faz a mudança de single para continuo, mas é pq na 6D o continuo a não ser no ponto central errava de vez em quando, mas eu vou treinar na nova camera quem sabe seja uma boa! Obrigado pelo excelente canal

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +1

      Na 6D a gente fica meio preso em um jeito de focalizar mais antigo mesmo, todos os pontos no centro e o contínuo é meio falho. Módulos de foco mais modernos melhoraram muito isso, então o módulo das 80D, 77D, 6DMkII e T7i de 45 pontos todos cross type é muito bom, o módulo de foco das 5D MK IV, 1Dx MK II, 7D MK II, todos eles são excelentes.

    • @felipevilhena8033
      @felipevilhena8033 Před 6 lety +1

      Eu tenho uma Rebel T2i (2011) e fico preso ao ponto central pelo mesmo motivo. Tem só 9 pontos e somente o central é cross-type. Fiz testes e o AI Servo é bastante lento, de forma que quando o assunto se mexe, o mais rápido é pressionar o botão até a metade novamente para o foco no One Shoot haha

    • @luchovargasfotografia
      @luchovargasfotografia Před 6 lety

      é uso essa técnica q comentas, mas agora com a 5d estou praticando essa nova técnica que comentou Vernaglia e me esta funcionado mto bem nos treinos. Acredito tb que no modo continuo a bateria se acabe mais rápido, mas é melhor perder bateria do que "o momento".

  • @monstromedieval
    @monstromedieval Před 5 lety +2

    Me senti um dinossauro porque uso quase tudo. Aprendi com câmera mecânica e não migrei realmente para o digital, vários parâmetros e informações ainda são um tanto nebulosos para mim. Mas algumas coisas já testei e me incomodam porque nem sempre a câmera acerta como o foco automático em vários pontos ou a medição de luz. Vi em outro vídeo que você limita o ISO, só assim pras fotos não ficarem superexpostas.

  • @fvesan
    @fvesan Před 6 lety +1

    Bom dia guerreiro, excelente vídeo esse, quanto aos pontos de foco, tenho uma certeza dificuldade em conseguir usá-los com precisão, tenho usado as vezes, mas tenho notado falta de nitidez, noto que o as vezes o foco fica ao centro mesmo. em situações de fotos de dia, o foco fica cravado usando os pontos de focos direcionais, mas vou fazer testes com o modo AF-C pra testar, obs: nikon 7200, lente 35mm, 1.8g, medição ponderada..

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      Na D7200 os pontos laterais não são do tipo cruzado, só os centrais, isso pode estar gerando menos precisão nos pontos fora de centro...

  • @RicardodePaiva
    @RicardodePaiva Před 6 lety +1

    Hoje tenho um ensaio, e vou usas suas recomendações. Tanto de foco quanto de fotometria e disparo. Amanhã dou um feedback.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +1

      Mas treinou as técnicas antes? Não se arrisque se for trabalho, teste as técnicas antes. :)

  •  Před 6 lety +1

    Coloca o link do apoia-se na descrição do video tb Verna! :D

  • @mayconcandidofaria9473
    @mayconcandidofaria9473 Před 6 lety +1

    Cara sou grande fâ seu ,seus videos são dmais .

  • @juliocesarpereira4325
    @juliocesarpereira4325 Před 5 lety

    Eu discordo quanto ao uso da fotometria pontual. Tenho duas DSLR Nikon, uma D7000 e uma D7200. Ambas possuem sistemas de fotometria muito avançados. Mas, notei, ao fotografar objetos próximos ou em macro que na fotometria matricial, a câmera tende a compensar e a foto fica sem o contraste que eu busco para individualizar o objeto da foto. Fiz vários testes, e os melhores resultados foram com a fotometria em spot. Uso uma técnica que pode ser obsoleta, mas tem produzido melhores resultados: eu programei as minhas câmeras para que o botão AF/E lock apenas guarde a fotometria que pode não ser necessariamente do objeto, mas um meio termo e então pressiono o botão AF/E lock e volto a recompor fazendo o foco de modo manual (outra preferência minha para objetos muito próximos ou para fotos macro). Talvez eu devesse reprogramar o sistema de fotometria matricial da Nikon, pois existem muitas opções, mas acho este método bem melhor. Eu na verdade aprendi a usar este método com uma SLR Yashica FX-D Quartz que embora seja quase toda mecânica e não tenha foco automático, possui AF lock.

  • @TayzinAlmeida
    @TayzinAlmeida Před 5 lety

    Bacana sua forma de trabalhar, saber usar a tecnologia que dispomos de forma coerente e inteligente. Sempre trabalhei com o modo de foco em ONE SHOT, você acha que nas Rebels da Canon o AI SERVO é confiável pra trabalhar em eventos? Tenho receio de perder muitas fotos, mas vou experimentar. Vlw, abraço!

  • @carlosrainett9789
    @carlosrainett9789 Před 6 lety +1

    Agradeço imensamente por mais este vídeo, pois estas instruções são valiosíssimas para quem está começando e não deve se apegar a técnicas obsoletas. A propósito, gostaria de saber se tudo o que foi dito vale para a Canon rebel t6i e qual seria o flash dedicado (speedlite) de boa qualidade e compatível com esta câmera. Um grande abraço e parabéns pelo ótimo trabalho.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      Vale sim na T6i. Sobre flash, por mais que seja doloroso no bolso, prefira originais, como o Canon 430 EX II, ótimo flash, muito durável. Se não tiver como por questões financeiras, aí é optar por algum Yongnuo como o 600EX RT II que é o melhor na linha deles (cópia do Canon 600 RT II que é excelente).

  • @MrChristiano75
    @MrChristiano75 Před 6 lety

    A minha é uma 5D clássica não tem os perfumarias das novas rs. Mas vou testar essas tecnicas,valeu pela aula.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +1

      Na EOS 3 de filme (essa sim merece o termo "clássica") já tinha várias dessas coisas, que dirá uma 5D, digital, toda moderna... ;)

    • @MrChristiano75
      @MrChristiano75 Před 6 lety +1

      Tenho a EOS de filme,meu xodó.Usei o termo "clássica" pq muitos a usam ou MK1. Abraco!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      Eu sei, estava brincando! :) É que sempre acho graça quando alguém usa o termo clássica para uma digital. :D

  • @LEOMARIANOCA
    @LEOMARIANOCA Před 6 lety +1

    Legal, você colocou as técnicas que você não usa. Faltou apenas deixar as técnicas que você prefere a estas q você citou. Para quem tem apenas o focar e recompor por exemplo, se não a utilizar fica sem opção. Abraço.

  • @clicknaarea
    @clicknaarea Před 6 lety +4

    Armando parabéns cara, em breve estarei com vc em um dos seus workshop, tenho uma t5i qual medial vc acha que devo usar para melhor aproveitar? Fotos de pessoas

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +4

      Em todas câmeras da Canon medição matricial funciona melhor na minha opinião.

  • @brunoallegri7970
    @brunoallegri7970 Před 3 lety +1

    Qual você melhor então , o foco manual ou a escolha do ponto mais próximo, principalmente para aquelas câmeras que têm pontos muito centralizados, meu caso ?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 3 lety +1

      Escolha do ponto mais próximo do assunto, com ligeira recomposição tende a ser melhor que foco manual na maioria das situações movimentadas (eventos, retratos etc.), foco manual só em situações controladas como arquitetura, paisagens, estúdio etc.

  • @manoou7
    @manoou7 Před 6 lety +1

    Vários livros da sua estante também tem na minha, inclusive esse Origens do Neil deGrasse Tyson.

  •  Před 2 lety +1

    Essa técnica de focar e recompor valia para cameras com poucos pontos de foco, hoje realmente não vale mais a pena!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 2 lety

      Exato, em outros tempos, com menos recursos, era a única opção, hoje felizmente temos mais opções.

  • @crscrspl
    @crscrspl Před 6 lety

    Olá Professor! Falando de RADIO FLASH. Eu estou precisando de um, mas não tenho a menor ideia de qual comprar. Quero um que seja bom, mas não muito caro. Vi que tem uns muito caros, outros baratinhos demais e não vi uma boa recomendação. Minha câmera é a T5i e o Flash é o 430 EXIII Canon. Vi um que me pareceu bom (Transmissor Godox X1). Você conhece? Pode me ajudar? Muito grato! Abraço!

  • @FabricioBomjardim
    @FabricioBomjardim Před 6 lety

    Não sei que se passa, mas na minha EOS 80D sempre eu tenho problema com o auto ISO, eu programo, mas quando eu ja sei q ela deveria estar usando valores entre 500 a 1600 de iso, ela fica em 100 ou 200... e quando preciso do iso baixo, ela joga la no espaço.. rsrs

  • @divanfaina
    @divanfaina Před 6 lety +1

    Estou vendo esse vídeo pela segunda vez, na primeira vez que assisti, tentei usar minha canon 200D em AV num evento social, não gostei muito do resultado...
    fui obrigado a voltar ao manual.
    Na maioria das vezes fotografo com flash em TTL, coloco modo de medição em ponderada, visto que sempre ilumino pessoas, então faço muitos retratos, não testei os modos semi automáticos em matricial usando TTL, talvez eu poderia obter resultados melhores.
    sempre quando faço um retrato, faço um pré flash logo depois do foco, e faço o click...
    assim percebi que o flash capta informações mais precisas da cena, pq ele emite a luz no objeto.
    Já obtive fotos muito boas assim., mas as vezes da errado, acredito que pode ser a]gum movimento que faço depois do pre flash.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +1

      Toda técnica nova demanda treino. Pessoalmente não gosto da maneira como você descreveu, já fiz assim no passado, mas não gosto de ter que dar pré flash e recompor, muita gente desmancha o sorriso por achar que no pré flash já foi a foto, gera uma pequena perda de tempo que não gosto. O ponderado ao centro na medição obriga a retratar as pessoas sempre perto do centro, se estiver mais fora de centro o flash calcula mal, então prefiro matricial, mas é aquilo, tem que treinar a técnica para dominar o processo, você está acostumado a fazer de um jeito, aí na primeira vez que faz de outro pode dar errado mesmo.

  • @Danielsobrinho.fotografo
    @Danielsobrinho.fotografo Před 4 lety +1

    Professor, quando vc fala de câmeras mais modernas, poderíamos incluir a 70D dentro destas dicas ? Sei que ela não é "das mais modernas" mas essas evoluções se aplicam nela?
    Um abraço

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 4 lety +1

      A 70D é um equipamento bem moderno sim, já pensada numa realidade de foto e vídeo, com monitor articulado, com sistema de foco já mais abrangente etc.

    • @Danielsobrinho.fotografo
      @Danielsobrinho.fotografo Před 4 lety

      Muito obrigado pela atenção, já maratonei seu canal.umas.3x e sei que vou maratonas muitas outras vezes
      Obrigado

  • @AiltonFernandes
    @AiltonFernandes Před 6 lety +4

    Depois de assistir teu vídeo, que aliás como os demais ficou excelente, é possível afirmar que as câmeras mais "sofisticadas" (com mais recursos) são diferenciais na hora de fotografar? Isso não estaria acabando com aquela velha máxima de que "quem faz a fotografia é o fotógrafo e não o equipamento"????

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +7

      Olá Ailton, obrigado pelo comentário. Eu gosto de uma analogia com corridas de Fórmula 1. O melhor piloto no pior carro não ganhará corrida, o pior piloto no melhor carro não ganhará a corrida, é necessário o melhor piloto no melhor carro, ou no máximo o segundo melhor piloto ou carro... a câmera sozinha não faz nada, mesmo no automático ainda controlamos exposição e comandos, só de outras formas, então quem faz a foto é o fotógrafo, mas é bom estar equipado pois isso ajudará a tornar o processo ainda melhor e mais eficiente.

  • @marciacamposdasilva5165

    Na canon T5 tbm tá valendo essas dicas? Ou só para câmeras mais modernas? Pois a minha é uma T5

  • @filipeltc
    @filipeltc Před 6 lety +1

    Sensacional,muito explicado e exemplificado...iria morrer utilizando modo M ...hahahah

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      É necessário saber usar manual mesmo nas condições mais críticas, pois aí tiramos melhor proveito dos automatismos, são ferramentas, penso que temos que dominar todas, o que não devemos é ficar presos a uma por motivo de purismo ou algo assim. Eu até uso tudo no manual quando fotografo para mim, paisagens por exemplo. Mas na correria de um evento nem penso em deixar no manual mais.

    • @filipeltc
      @filipeltc Před 6 lety

      Armando VernagliaJr é exatamente como eu penso...👏👏👏

  • @olharlente995
    @olharlente995 Před 6 lety +1

    Muito bom! Ajuda a tirar certas idéias...muitos passam q só no 100 % manual, é profissional... obrigado! Ah entendi a forma de medição...mas em relação ao foco, qual usar ?? Deixo no automático, ou escolho um ponto?? Obrigado!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +1

      Depende de cada situação, veja esse vídeo aqui - czcams.com/video/tZJ-86vLy54/video.html - embora seja específico para dois modelos de câmera (80D e 6D Mark II), muito da lógica de escolha de modos de focalização que explico ali vale para qualquer modelo de qualquer marca, então se escolhe um ponto ou grupos de ponto, se contínuo ou não, tudo isso explico nesse vídeo.

    • @olharlente995
      @olharlente995 Před 6 lety +1

      Armando VernagliaJr boa tarde, tudo bem?? Muito obrigado! Com ctz vou assistir... sucesso! Abração!

  • @MrMonfabio
    @MrMonfabio Před 5 lety

    Esse radio flash da Yongnuo consegue disparar um flash da Canon que tem o receptor por radio interno como o 430 ex III RT?

  • @soniaparrotathayde5478
    @soniaparrotathayde5478 Před 6 lety +1

    Esse negócio de focar e reenquadrar., acredito que quem inventou isso queria era bagunçar o coreto da gente. Comigo, nunca deu certo e eu não uso, prefiro me mover, focar no ponto certo que eu quero, tentar compor a imagem da forma que eu quero compor e ... segue a vida.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      Focar e reenquadrar nasceu ainda no filme quando o visor bi-partido de foco ficava no centro e só, depois as primeiras câmeras com auto foco só tinham sensor no meio do quadro... levou tempo para as câmeras terem pontos de foco eficientes fora do centro, alguns modelos atuais ainda não tem sistemas eficientes fora de centro e isso acaba levando muita gente ao velho focar e recompor, mas com equipamentos modernos e completos não faz sentido mesmo.

  • @crscrspl
    @crscrspl Před 6 lety +1

    Olá Professor! Eu achei muito interessante chamar a atenção para a possibilidade de otimização do trabalho apoiada em evoluções tecnológicas presentes nas câmeras modernas. Mais que isso, o ponto de vista: Muitos falam em técnicas novas - e são todos bem vindos quando tem qualidade de informação. Mas falar sobre técnicas usáveis, contudo, não preferíveis, foi genial! Gostaria de fazer uma pergunta sobre a medição pontual. Fotos em contra luz em têm melhores resultados com a medição pontual. Isso é mesmo verdade? Além disso, em que outra(s) situação(ões) a medição pontual é mais indicada, se é que existe alguma?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      Depende muito da técnica e da câmera. A tese de usar pontual em contra luz é para evitar a influência do fundo claro na medição, mas quem sabe bem sobre o funcionamento do matricial consegue trabalhar em matricial e geralmente em contra luz trabalha compensando a exposição para algo como +1, ou +1 e 1/3 e pronto... no geral, hoje, eu só uso matricial, deixei o pontual para trás graças a evolução dos sistemas matriciais. E com flash ttl é ainda mais eficiente trabalhar em matricial então o pontual já nem uso mais. Mas tem quem prefira, tem quem goste, então vai de cada um, o importante é cada um chegar no resultado que quer chegar da maneira que prefere.

    • @crscrspl
      @crscrspl Před 6 lety

      Entendi Professor! Vou experimentar! Muito grato!

  • @VangelisMatosMedina
    @VangelisMatosMedina Před 6 lety +1

    Eu sou muito acostumado com o beep de confirmação de foco, não consigo fotografar nos modos contínuos.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      Vai de costume, mas experimente testar de vez em quando apenas para conhecer a técnica, se habituar, para se um dia precisar você terá como fazer isso sem surpresas.

  • @pedrohenriqueferreira2694

    Bom dia Armando tudo bem?
    Como vc usa as regulagens das câmeras em vídeo para dslr? Vc tbm usa algumas pré-definições ou manual?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 5 lety

      Vídeo é outra história, as regulagens podem mudar completamente entre uma cena e outra conforme a movimentação da câmera, não tem como resumir num vídeo rápido pro CZcams, infelizmente.

  • @andretavares7449
    @andretavares7449 Před 6 lety +1

    Olá Vernaglia, no caso de uma t5, dá pra usar os outros pontos de foco? Devemos usar somente os pontos cross type? ...

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      Pode usar qualquer dos pontos de foco, o cross type funciona melhor em algumas situações, mas de forma geral todo ponto de foco que a câmera tenha pode ser usado.

  • @samuelguedes4441
    @samuelguedes4441 Před 6 lety

    Ainda uso focar e recompor. Pois uso uma 6D e o ponto central eh mt superior aos demais. Principalmente em baixa luz. Dizer q eh por praticidade eh meio contraditorio. Focar e recompor tras alguns problemas de foco msm isso desde sempre. Mas essa tecnica ainda eh mais rapida do q ficar trocando o ponto de foco toda foto q for fazer. Imagina em um evento rapido ter q ficar trocando os pontos toda hora. Perda de tempo. Nao sei como eh na sua camera, mas na 6d eh um saco ficar trocando ponto. Sem contar q a 6d tem poucos pontos de foco no final vou ter q recompor do mesmo jeito.

    • @MotoBaixada
      @MotoBaixada Před 6 lety +2

      Samuel Guedes Acredito que em um ensaio, onde vc tem tempo, focar e recompor não faz sentido mesmo. Agora em um evento onde tudo acontece muito rápido, não vejo outra saída em focar e recompor!

    • @samuelguedes4441
      @samuelguedes4441 Před 6 lety +1

      Moto Baixada concordo.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +2

      Na 6D a gente fica meio preso em um jeito de focalizar mais antigo mesmo, todos os pontos no centro e o contínuo é meio falho. Módulos de foco mais modernos melhoraram muito isso, então o módulo das 80D, 77D, 6DMkII e T7i de 45 pontos todos cross type é muito bom, o módulo de foco das 5D MK IV, 1Dx MK II, 7D MK II, todos eles são excelentes. Trocar ponto de foco é extremamente rápido em algumas câmeras, nas 80D, 6D Mk II, tem um botão ao lado do disparador que é apertar e girar o dial, é muito fácil e rápido. Na 5D Mk IV tem uma chave na parte de trás que aperta e gira dial muito rápido também. Além disso tem as opções de foco por zona (citei isso nos reviews da 80D e da 5D Mk IV aqui no canal) que é muito eficiente em eventos, você seleciona a zona e a câmera fecha no ponto mais adequado dentro daquela zona. a 5D IV detecta faces com muita eficiência nesse sistema. Então concordo que mover um único ponto pode demorar um pouco mais que recompor, mas mover uma zona de 9 pontos é super rápido e em eventos é como faço.

  • @marcogodoifotografia6919
    @marcogodoifotografia6919 Před 4 lety +1

    Como você mesmo disse: sua preferência pessoal. Pra mim, focar e recompor está longe de ser obsoleta!

  • @EvaristoBrag
    @EvaristoBrag Před 6 lety +2

    Sou mais conservador, tem casos em que o manual é mais adequado para mim, já outros coloco no P ou no AV, mas o que mais utilizo é o manual, minha camera é muito simples e os automatismos não são tão eficientes e me entregam fotos com muita luz ou pouca luz, afinal a é uma guerreira de 2009

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      Eu uso muito manual, em estúdio, ou em paisagens mais contemplativas que estou com a câmera no tripé. Mas é isso, de 2009 para cá muita coisa mudou na tecnologia, cada ano que passa os equipamentos ficam ainda mais eficientes.

    • @EvaristoBrag
      @EvaristoBrag Před 6 lety

      O foco da minha não é aquela maravilha em movimento, mas captura umas fotos legais, tempo entre cada foto de 0,8 segundos tem vez que atrapalha com um animal, ou pássaro que se movimenta muito rápido, iso no maximo 1600, mas quebra meu galho no dia-a-dia, cheguei a faturar mais de 300 em um dia com ela, algo que para mim é bom, visto que nos outros é mais devagar. Sempre curto suas aulas. Qual modelo mais antigo da canon, de preferencia 2010 pra frente me recomenda, visto que faço trabalhos corriqueiros como fotografia de paisagens, pessoas e animais?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      Tudo depende de orçamento. Em 2012 foram lançadas as excelentes EOS 5D Mark III e EOS 1Dx, ambas já substituídas em linha por modelos mais novos mais são excelentes e desempenham exemplarmente bem em termos de auto foco, e ambas trabalham muito bem até a faixa de ISO6400 ou até um pouco mais. Num segmento mais econômico, ainda em 2012 saiu a ótima T5i que é uma bela câmera, bem completa e resistente... enfim, depende do bolso e das necessidades.

    • @EvaristoBrag
      @EvaristoBrag Před 6 lety

      Obrigado, vou olhar os modelos que citou. Obrigado.

  • @luismiguelsilva9903
    @luismiguelsilva9903 Před 6 lety

    Como você faz para gravar vídeo com a 80D em exterior para controlar a exposição?
    Você não tem visor electrônico como uma camara de filmar e o LCD dela, em exterior se tiver a gravar á tarde num dia de sol você também não vê nada pois ele fico muito escuro...
    Qual a solução?
    Obrigado.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      Faz a fotometria em modo de foto, faz imagens de teste, confere no histograma e pronto. Fotometrar para vídeo com uma DSLR é como fotometrar para fotos. Fora isso tem uns acessórios para fazer uma sombra no LCD, como uma cabaninha e ver melhor o LCD. E fora isso tem a experiência, depois de tantos anos fazendo isso já sei antes de começar o trabalho mais ou menos qual é a fotometria de uma externa, aí é fazer testes, ver que está tudo ok e começar o trabalho. Mas o teste antes de começar é fundamental, usar o histograma é fundamental etc.

  • @Joaquim_Araujo
    @Joaquim_Araujo Před rokem

    🙂👍

  • @BloodStrikeBrazil
    @BloodStrikeBrazil Před 3 lety +1

    LIKE 1,700 CRAVADO...

  • @juninhojauru
    @juninhojauru Před 6 lety +2

    Armando, ficar trocando o ponto de foto demora muito.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +1

      Nada, depende da câmera (que comandos a câmera tem para acessar os pontos de foco) e do costume. Tem câmeras que tornam isso muito prático, 80D, 5D Mark IV e 6D Mark Ii são belos exemplos de velocidade pois você usa os dials principais de comando, então um botão, um giro e pronto, está lá o ponto selecionado... agora tem câmeras em que isso é demorado, as Sony A6XXX por exemplo demandam entrar num menu ou dedicar um botão de atalho para isso o que torna mais lenta a escolha, varia com a ergonomia isso.

  • @djeisonz2
    @djeisonz2 Před 6 lety

    Fotografo quase sempre em 1.4 e é muito raro eu errar o foco quando uso o ponto central de foco. Foco e reenquadro. Em um casamento imagina quanto tempo não iria perder escolhendo pontos de foco. É meio sem noção essa dica.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety +1

      Como eu disse, seja feliz com a forma que você faz suas fotos pois o que importa é você e seus clientes estarem feliz. Você classificar de "sem noção" é preconceito seu, trocar ponto de foco é extremamente rápido em algumas câmeras, nas 80D, 6D Mk II, tem um botão ao lado do disparador que é apertar e girar o dial, é muito fácil e rápido. Na 5D Mk IV tem uma chave na parte de trás que aperta e gira dial muito rápido também. Além disso tem as opções de foco por zona (citei isso nos reviews da 80D e da 5D Mk IV aqui no canal) que é muito eficiente em eventos, você seleciona a zona e a câmera fecha no ponto mais adequado dentro daquela zona. a 5D IV detecta faces com muita eficiência nesse sistema. Então concordo que mover um único ponto pode demorar um pouco mais que recompor, mas mover uma zona de 9 pontos é super rápido e em eventos é como faço. E mesmo que houvesse um mínimo gasto de tempo extra na escolha de ponto, esse gasto seria em um click, o primeiro, e enquanto você está no mesmo quadro os outros clicks estarão com a zona de foco no lugar certo. Conheço um bom número de fotógrafos, de eventos e de moda, fazendo exatamente como descrevi, e conheço outro bom número fazendo como você faz. Como citei no vídeo, cada um faz como quer e não estou aqui ofendendo ninguém nem colocando regras, mas eu prefiro não usar uma técnico pois ao mover o plano de foco de lugar você pode perder ou o momento ou o foco e prefiro não correr esse risco, minha preferência como dito no vídeo, e consigo fazer isso rápido e eficientemente, do mesmo jeito que você consegue ser rápido e eficiente recompondo, sejamos felizes então cada um com o próprio jeito de trabalhar.

    • @jotabern
      @jotabern Před 6 lety

      +Djei Z Sua colocação é tipicamente vazia e inconsistente. Essa terminologia "sem noção", empregada por vc, como se tudo ficasse resumido a isso na cobertura de um casamento. Não. Vc falou pouco e superficialmente, muito superficialmente. Bem na esteira do que costuma rolar em rede social e mesmo aqui no CZcams: tudo muito supérfluo

  • @cmotajr85
    @cmotajr85 Před 6 lety

    E aí Armando, blz? Gostaria de fazer uma sugestão para o seu canal. Seria fazer um quadro no qual você avalia fotos dos seus inscritos. Se fizer algo assim, dê uma olhada no meu insta @phototerapiaa ( sou amador ). Grandr abraço, Carlos.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 6 lety

      Olha, devo ser sincero que não quero fazer algo assim pelo direito de imagem de cada um, fotógrafo e fotografados... vamos supor que a pessoa me mande fotos de pessoas para uma análise, aí não sei se o fotógrafo tem os direitos de imagem para poder exibir na internet, aí vou lá, faço o vídeo e tomo um processo do modelo ou da modelo... então não me meto nessa parte pois a chance de complicação é grande. Faço leitura de portfolio dos fotógrafos amadores e profissionais que são meus alunos e clientes de consultoria, mas num vídeo aqui no canal não tem muito como rolar isso pois cedo ou tarde dá problema...

  • @SEMBALELAMOTO
    @SEMBALELAMOTO Před 6 lety +1

    Muito bom!