GAVETA FALA SOBRE VALOR E PROBLEMAS DE UM EDITOR PROFISSIONAL

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 26. 12. 2022
  • Gostou do vídeo? Não se esquece de deixar seu joinha e se inscrever no canal!
    Comente aqui qual foi o "melhor argumento" usado e qual é o próximo vídeo que você gostaria de ver eu respondendo aqui no canal?
    Gostou do conteúdo e quer ajudar o canal a crescer? Considere se tornar um apoiador do Apoia-Se pelo link www.apoia.se/historiacabeluda
    Caso não possa contribuir mensalmente mas quer ajudar, use a chave pix gustavo.gaiofato@gmail.com
    Quer ver mais coisas relacionadas ao COLUNISMO?
    Acesse o Instagram e o Spotify "História Cabeluda"!

Komentáře • 670

  • @gaveta
    @gaveta Před rokem +908

    Obrigado SEMPRE! Você sabe que mora no meu coração, né? ❤ Hahaha!
    OBS: eu preciso comentar mais. Vejo TANTOS vídeos seus e fico comentando mentalmente as paradas. Hahaha!

    • @Mileumavozess
      @Mileumavozess Před rokem +21

      QUE FODA TE VER AQUIIIIIIIIIIII PQP

    • @risadaworld
      @risadaworld Před rokem +45

      DÊ A ORDEM CAMARADA ARMARIO, DIGO, GAVETA!

    • @Solid--Snake
      @Solid--Snake Před rokem +37

      Mr. drawer, you're very fuck (sr. gaveta, você é muito foda)

    • @Canaldofee1
      @Canaldofee1 Před rokem +15

      Camarada Gaveta!!

    • @SpaceRocks1993
      @SpaceRocks1993 Před rokem +8

      Aaaaaaaa Gaveta cê é foda demais camarada

  • @brunoborba
    @brunoborba Před rokem +176

    O Gaveta tá precisando assistir aos vídeos do Jimo Rico. Aposto que o Jimo tem uma fórmula para tornar editores de vídeos milionários na teoria.

  • @CezarConcursos
    @CezarConcursos Před rokem +81

    Pra quem não sabe tem um vídeo q o Gaveta fala sobre faculdade, ele ja fez ciências sociais e dps fez publicidade, o cara é muito sincero e reconhecia que ele só tinha chegado a onde chegou por conta do privilégio que ele teve, gaveta além de humilde é um cara muito consciente.

    • @saluthi8663
      @saluthi8663 Před rokem +2

      VI que a mensalidade dessa universidade de publicidade é uns 4k, essa é uma grana que poucos teriam mesmo.

  • @soualyshow
    @soualyshow Před rokem +39

    Sou psicólogo e vivencio tudo isso na atuação clínica e ainda temos que lidar com os convênios precarizando ainda mais as condições de trabalho e pra ajudar tem um PL do Novo querendo desregulamentar a psicologia e várias outras profissões. A organização de nós trabalhadores é urgente.

    • @guilhermegoncalvesdepaiva7425
      @guilhermegoncalvesdepaiva7425 Před rokem +8

      Tamo junto! Fora tbm a anuidade que corrói nosso ganho... Eu ainda tive sorte de conseguir arrumar um lugar para atender perto de casa, tem muita gente que não tem essa sorte. Apesar da merreca, é livre de despesas.
      Mas acho que a pior parte é o nosso serviço não ter mais espaço nos equipamentos públicos, pois a demanda é grande para as camadas mais pobres. Nos outros setores só com QI. É foda, mas se sinta abraçado.

    • @soualyshow
      @soualyshow Před rokem +2

      @@guilhermegoncalvesdepaiva7425 valeu pelo acolhimento companheiro, nossa categoria precisa parar de brigar por causa de abordagem e se unir em busca de melhorias e espaços

    • @elianea.c.2294
      @elianea.c.2294 Před rokem

      Sério? Mas no Brasil tá de moda fazer terapia. Todo o mundo faz. Eu moro na Europa e essa modinha nem tem aqui. Não sei. .acho estranho

  • @jonasherculano4033
    @jonasherculano4033 Před rokem +566

    O Gaveta, junto a Soberana, daí chamar o Casimiro, Felipe Neto, os grandes criadores que estão ali na beirada da radicalização, poderiam encabeçar a criação de um Sindicato do áudio visual. Isso seria muito forte e teria um impacto forte demais na internet.

    • @luatambau
      @luatambau Před rokem +59

      up, camarada. O foda que alguns desses caras são representados, ou tem algum tipo de contrato com grandes marcas, então é complicado pra esses caras tomarem esse tipo de decisão e tb pq esses caras terem pessoas que dependem desses patrocinios.

    • @bernardofilho6684
      @bernardofilho6684 Před rokem +15

      Mas já existe sindicato do trabalhadores do audivisual. O que mudaria exatamente?

    • @gudih
      @gudih Před rokem +28

      Felipe Neto??? rpz.. esse aí não é Social democrata, ou liberal msm? Coloca ele no meio desses aí não vei kkkkkk

    • @dmr_rydam
      @dmr_rydam Před rokem +4

      @@bernardofilho6684 acho que ele queria um para produtores de conteudo das plataformas digitais yt ttk insta...

    • @kaducampos4462
      @kaducampos4462 Před rokem +6

      Acho que esse comentario é um chute na trave mano, acredito que essa rapaziada maior, felipe neto etc poderiam se aliar para coisas mt maiores. A questao é se vao querer ou nao ne isso ai e outra historia. Agora nao custa sonhar o felipe neto com a audiencia milionaria dele falando sobre socialismo ne camaradas

  • @MatheusViniciusMaath
    @MatheusViniciusMaath Před rokem +55

    R$ 1700 não é um bom salário no Brasil nem se for liquido, aqui no interior do PR mesmo dividindo as contas com a minha namorada. Não sobra no final do mês pra entretenimento (lanche, sair pra rua, comprar algo que gosta). Eu trabalho como banhista em animais e é muito difícil você trabalhar 8 horas por dia, chegar exausto em casa, não ter uma segurança no trabalho (pq um cachorro pode avançar em vc do nada e não ter nenhuma proteção). Ainda faço faculdade de biologia, tenho que estudar a noite e a qualidade das minhas notas e dedicação caíram demais.

    • @wasteallocationrobot
      @wasteallocationrobot Před rokem +12

      Mesma situação, a diferença é que eu moro na capital da Bahia, não dá pra NADA!!
      Sobra alguma coisa (100/200) se eu fizer um puta esforço e se acontecer qualquer imprevisto, fudeu...

    • @ODeflator
      @ODeflator Před rokem +14

      Ou seja, trabalhamos apenas para sobreviver e não para viver

    • @wildleysobrinho6150
      @wildleysobrinho6150 Před rokem +5

      Interior de SP: 2200 líquido tem que fazer milagre para dar as despesas de casa, isso sem pagar aluguel. Se não viver com os pais te bancando ou pelo menos ajudando com menos de 2500 vc tá perigando nem comer.

  • @crazydavebrasil
    @crazydavebrasil Před rokem +37

    Trabalho no audiovisual também, e é um trabalho totalmente precarizado e Uberizado, incrível como todos os meus colegas de trabalho reclamam das mesmas coisas mas quando você traz a tona criação de sindicato da nossa área as pessoas te olham como louco

    • @brendanovaes5104
      @brendanovaes5104 Před rokem +4

      Aqui na área de design tá a mesma coisa 😥

    • @elisonferreira2531
      @elisonferreira2531 Před rokem

      O sindicato só é bom no papel ou para ajudar nos processos com o ministério do trabalho. Trabalhei em uma empresa q tinha varias obras o sindicato só ia na obra onde tinhas mais gente, depois q fizeram as carteirinhas nunca mais voltaram kkkk

  • @augustoduran6155
    @augustoduran6155 Před rokem +108

    Quando chegou no momento do vídeo em que o Gaveta calculou e deu R$10 por hora de trabalho e o Gustavo falou que não era nada, refleti sobre isso justamente pq meu pai que trabalha há 10 anos numa empresa metalúrgica ganha esse mesmo exato salário. Eu e meu pai sempre conversamos sobre como as condições de trabalho em que ele se encontra é ruim e que ele recebe bem menos quando comparado ao esforço que ele desempenha (ps: ele tem 51 anos já e começou a ter muitos problemas físicos causados pelo esforço dos trabalhos que ele já foi empregado, comenta sempre como o único medo dele é de -se conseguir se aposentar e ter pelo menos o movimento dos braços e das pernas minimamente conservados). Obrigado pelo vídeo, camarada.

    • @HJTIMAO
      @HJTIMAO Před rokem +15

      Metalúrgicos sempre tem consciência de classe...pois sempre sentiram nA pele a exploração do trabalhador

    • @biancafioretti9942
      @biancafioretti9942 Před rokem +6

      Tive uma conversa parecida com meu pai pois ele trabalhava em metalúrgica e eu comecei a trabalhar em uma fábrica tbm. Ele sempre falou que ficava muito orgulhoso de eu estar começando mas que ficava preocupado pois sabia que o ambiente fabril explora demais os funcionários. Infelizmente ele faleceu pois já estava acostumado a sentir muitas dores do trampo e não identificou que estava tendo um infarto

    • @wildleysobrinho6150
      @wildleysobrinho6150 Před rokem +4

      Meu pai passou a vida inteira trabalhando e no fim da vida que chegou ao salário acima disso, acho que era por volta dos 16/h. Teve câncer e tratou, voltou ao trabalho, por não poder voltar nas datas corretas (montagem industrial, ele não podia deixar a obra pq era o encarregado) para os exames de controle, quando voltou, já sentindo ha um tempo alguns desconfortos, o câncer tinha voltado e estava em estágio avançado. Só teve mais um ano de apenas humilhação e sofrimento. O patrão milionário mandou uma coroa de flores no dia do enterro e sumiu com a carteira dele e a papelada no dia de fazer o acerto da verbas.

    • @shamaraaraujo3204
      @shamaraaraujo3204 Před rokem +3

      Eu to mal lendo essa sequência de comentários
      Sinto MUITO por cada um de vocês e por seus pais terem tido que passar por isso

  • @LauraJunko
    @LauraJunko Před rokem +172

    Atualmente estou no Japão, país que explora DEMAIS seu povo e dekaseguis. Minha jornada, num trabalho razoavelmente pesado (pensando no corpo, porque a mente se fode em qualquer um), deve ser acima de 12h diárias, 5 ou 6 dias na semana, porque preciso dos 25% que recebo das horas extras. "Ah, mas tem lugar que paga mais, aí você não precisa de zangyo (hora extra)". Amigão, o assédio que tu sofre lá + pressão da chefia pra tu fazer extra é enorme!! Ou seja, além da pressão física maior, por causa do salário, ainda sofro assédio (moral, sexual e afins) igual e/ou mais que antes. Tem um desdobramento gigante da situação de trabalho no Japão. Gostaria muito que isso fosse difundido, até porque a quantidade de bolsonaristas e liberais brasileiros no jp é alta, mesmo passando por todo o abuso no trabalho. Se eu não fosse sofrer perseguição política e censura, com certeza falaria abertamente sobre isso, mas temo pela minha vida. Preciso do dinheiro que ganho aqui, assim como minha família

    • @paolopestalozzi
      @paolopestalozzi Před rokem +17

      Sinto muito por isso. Se for 1% do que mostram naquele anime Aggretsuko ja deve ser terrivel :(

    • @gabrielshiromoto4485
      @gabrielshiromoto4485 Před rokem +17

      meu pai trabalhou anos no Japão, primeira ida dele foi em 89, segundo ele sempre foi assim, os brasileiros que aí residem parece que odeiam o Brasil, muitas vezes ele conseguia fazer amizade mais facilmente com japoneses do que brasileiros

    • @LeonardoSardemberg49
      @LeonardoSardemberg49 Před rokem +14

      Sempre que o assunto surge perto de mim, dentro do possível, eu abordo isso aí! É desumana a forma como o governo japonês estrutura as relações trabalhistas, tanto para os "Uchi" e ainda mais para nós "Soto".
      Enfim, sinto muito por você ter que passar por isso, assim como muitos de nós 😔

    • @mariocarvalho194
      @mariocarvalho194 Před rokem +15

      Oi, Laura,
      Li seu depoimento e vim prestar minha solidariedade. Triste e indignado pelas questões de mega exploração, censura e assédios.
      Que possamos nos organizar melhor e difundir nossas possibilidades de sociedades.
      E ainda tenho que ouvir toda semana a idiota questão: "onde o socialismo deu certo?", como se tudo que nos rodeasse fosse bem-estar social, solidariedade, distribuição de riquezas (e de oportunidades), educação crítica e auto-gestão das questões coletivas de uma comunidade.
      Tá tudo lindo na realidade liberal...

    • @leoskilldivision6504
      @leoskilldivision6504 Před rokem

      O Japão é muito legal em varios aspectos e uma M3RD2 ABSURDA em outros, esse povo aceita tudo calado, é frio, timido, sério demais.. além de extremamente conservadores e sem nenhum senso de comunidade em prol de reivindicações ou pautas politicas de importância para a população.

  • @standby4exciter
    @standby4exciter Před rokem +224

    Aí a cria de classe média passa por toda essa luta como o Gaveta passou, chega na lá frente e diz: Meritocracia.

    • @timtebowdesata9973
      @timtebowdesata9973 Před rokem

      Pessoas como o gaveta são raras na classe média, porque como poder de consumo, são os mais mergulhados na ideologia neoliberal.

    • @crazydavebrasil
      @crazydavebrasil Před rokem +8

      Gaveta fala no próprio vídeo ele é cria de classe média

    • @PedroMartins-lv1um
      @PedroMartins-lv1um Před rokem +43

      @@crazydavebrasil sim, mas ele tem consciência. Infelizmente, a maioria não tem

    • @saluthi8663
      @saluthi8663 Před rokem +2

      ​ Teria um diferença entre quem não nasceu classe média, mas se tornou por causa de família?

    • @standby4exciter
      @standby4exciter Před rokem +13

      @@saluthi8663 classe média é classe média. Não importa o caminho, ainda assim não existe a falácia da meritocracia. O moedor de carne não para. E os que não possuem condições de algum suporte vão sempre ficar para trás.

  • @nathalialobo3641
    @nathalialobo3641 Před rokem +424

    Eu sou designer e depois de 15 anos estou estudando pra deixar a profissão. Sei que existe precarização em todas as áreas, mas só acumulei assédio moral, 3 burnout e salários ridículos ao longo desses anos. A competição por vagas chega até 300 pessoas, nem quando eu fiz fuvest foi assim, sem falar que nessa área não existe CLT, se você tem algum problema e seu rendimento cai ou a empresa perde cliente, você está fora. Sem falar nos horários abusivos e pseudo benefício, tipo snack grátis, sexta de pizza etc. Ainda existe glamourização de jornada dupla, eu não tenho mais saúde pra isso, trabalhar em Chernobyl deve ser menos radioativo...

    • @themonho
      @themonho Před rokem +44

      Tamo junto e assino embaixo. rs
      Tô fora do mercado e pensando seriamente o que fazer da vida, mas já é praticamente certo que nunca mais volte pra uma agência (a não ser que aconteça um milagre com uma vaga surreal ou seja a última opção antes da fome).
      Cansei de me dedicar, ralar que nem um condenado, virar noites e noites (já cheguei virar 40h e só ir embora pq bati o pé que não ficaria mais nem um minuto) com reconhecimento zero e um salário igual de qqr pessoa trabalhando na lojinha do bairro que (não desmerecendo) tem horário de trabalho, registro em carteira, direitos e vida. E o clássico: ser grato por tudo isso pq afinal, qts não gostariam dessa oportunidade de escravidão moderna.

    • @thatahmaya
      @thatahmaya Před rokem +24

      Assino embaixo - sou do audiovisual e desempregada a 20 dias. Horarios ridiculos, salario ridiculos, sem almoco, sem janta, mas vamos fazer porque “se nao se esforcar sabe o que acontece”

    • @TintanaveiaTV
      @TintanaveiaTV Před rokem +13

      Assino em baixo

    • @be_esch
      @be_esch Před rokem +9

      Nossa me identifico :(

    • @Stella97479
      @Stella97479 Před rokem +4

      Eu também!! Quero muito sair desta profissão, eu não aguento mais!

  • @MaxPalaro
    @MaxPalaro Před rokem +70

    Eu pago 100 reais por vídeo, mas meus vídeos são muito simples, praticamente corte seco, meu editor consegue fazer 4-5 vídeos por dia nesse ritmo. Eu acho que deveria pagar mais mas o problema é que dependo do CZcams eu não tenho como garantir um valor de ganho por vídeo pq é algoritmo. Por isso estou estudando que quando fechar parceria enviar um extra pq dai eu já ganhei o meu não importando a performance

    • @Dolores_Cannon_Français
      @Dolores_Cannon_Français Před rokem +1

      se precisar de mais editor a preço baixo eu conheço um!

    • @kaizarchan
      @kaizarchan Před rokem +33

      @@Dolores_Cannon_Français E assim começa a nossa precarização huahuahuahua

    • @lucasleocadio9249
      @lucasleocadio9249 Před rokem +9

      @@kaizarchan quanto mais comida vc precisa colocar na mesa, mais barato vc acaba cobrando para poder ganhar algo.

  • @miguezord
    @miguezord Před rokem +54

    Eu já valorizava o trampo de editores pois sempre tive admiração pela área, depois que comecei a editar por conta própria, minha admiração e respeito só ficaram maiores.

  • @Alehzinhah
    @Alehzinhah Před rokem +25

    Esse vídeo é o choque de realidade que muita gente tem que ter pra começar a ter condições de entender o próprio privilegio.

    • @Alehzinhah
      @Alehzinhah Před rokem +1

      10,30 por hora, larga mão e vá trabalhar com faxina ou carpindo lote, que vai ganhar mais que isso. Meu marido paga 180 reais por dia pro ajudante dele, busca em casa e paga almoço. E o moleque não tem nem o ensino médio completo ainda... Ganha mais que o editor de vídeo.

    • @crazydavebrasil
      @crazydavebrasil Před rokem +3

      @@Alehzinhah Direito básico não é privilégio

    • @pedroerick1874
      @pedroerick1874 Před rokem

      Quando o privilégio existe né

    • @Alehzinhah
      @Alehzinhah Před rokem +3

      @@pedroerick1874 exatamente. Ou a falta de privilégio mesmo.

  • @israelpanta4844
    @israelpanta4844 Před rokem +7

    "A gente ficou grávidos" essa frase é muito fofa véi
    Vi poucas pessoas falando dessa forma

  • @wellersonoliveira5334
    @wellersonoliveira5334 Před rokem +151

    200 mil chegando subs chegando, pensar que comecei assistir esse canal a 3 meses atrás quando tava só 50 mil. Avante camarada Calveludo haha ❤❤

  • @RafaelCasagrandeav
    @RafaelCasagrandeav Před rokem +49

    Esse vídeo do Gaveta me trouxe vários sentimentos e fiquei emocionado com a lucidez dele. Eu comecei a trabalhar como editor em 2012 DE GRAÇA, enquanto estudava publicidade. A minha jornada foi muito parecida com a dele. Passei anos estudando softwares, técnicas e conhecendo profissionais. Hoje em dia trabalho com efeitos visuais para filmes da Marvel, Disney e etc.
    Enfim, NADA disso aconteceria se eu não tivesse o suporte (financeiro, emocional e de investimento em conhecimento) da minha família. O mercado audiovisual é extremamente predatório, estressante e elitista. Ele força os profissionais a viverem vidas insustentáveis pelo custo mais baixo possível. Caso sobrevivam a isso, alguns atingem um nivel de portfolio altissimo e acabam conseguindo tomar a frente nas negociações. Mas é raro.

  • @LegendOfYago
    @LegendOfYago Před rokem +25

    Like pra esse vídeo chegar no Gaveta. Ele é bastante humilde, logo ele comenta aqui

  • @EltonThorson
    @EltonThorson Před rokem +22

    O bacana do Gaveta que ele explica direitinho, quem trabalha com áudio visual sofre muito. Eu produzia jingles e era um inferno na terra fazer tudo sozinho. Não é fácil, eu admiro muito quem aguenta lidar com as coisas.

  • @FelipePiacesiTQ
    @FelipePiacesiTQ Před rokem +114

    Fiquei chocado como os editores ralam pra ganhar pouco, mas aliviado por outro lado. Explico. Eu ficava impressionado como eu demorava pra editar os meus vídeos. Claro, uma edição amadora mas no final, com um resultado que cumpra o que necessito. Fiquei mais aliviado de saber que é parte do jogo da edição essa demora mesmo e não que eu estava fazendo algo muito errado. hehe

    • @srsaito9262
      @srsaito9262 Před rokem +11

      Não só editor, qualquer um que trabalha com arte tipo artista 3d ou 2d, especialmente se e free lancer, tem esse tipo de realidade, e qualquer trabalho pra ficar bom precisa de tempo.

    • @montanirj
      @montanirj Před rokem +16

      A maior precarização foi a multi tarefas de um profissional. O mesmo editor/montador depois com o tempo vai jogando as outras tarefas em cima, mix de áudio, colorização, videografismo no AE, photoshop, decupagem, e por aí vai. No final se formos por na ponta do lápis quanto se deveria ganhar seria algo que primeiro NINGUÉM vai pagar e segundo é muito errado um profissional ser multitarefas ainda mais que dependendo de onde o profissional trabalha, o serviço é pra ontem, tem a pressão da agência que contrata e outras pressões. Por um lado fico até feliz de ter saído desse mundo (fiquei muito doente, de burnout a outras sequelas) e ter ido pra outro.

    • @bruno3300291
      @bruno3300291 Před rokem +3

      @@montanirj cirúrgico. Não só no audiovisual, a multitarefas ou multifunção é o caos no capitalismo tardio. Ter que se esforçar, aprender dobrado por causa do desemprego e precarização.

    • @FelipePiacesiTQ
      @FelipePiacesiTQ Před rokem +1

      @@montanirj interessante e triste. 😢

    • @FelipePiacesiTQ
      @FelipePiacesiTQ Před rokem +1

      @@bruno3300291 acaba que passo por isso.. eu tenho que fazer os vídeos e tudo concernente a eles como apoio ao meu trabalho de formação. Logicamente o pouco que aprendi sobre isso foi na raça, às custas de muitas horas de dedicação.

  • @brunoraposaeu
    @brunoraposaeu Před rokem +26

    Sou editor profissional de vídeos há 2 anos. Tenho MEI e todo o mais. Sabe, gente, ser editor de vídeos é muito complicado porque a demanda caiu nos últimos 2 anos por conta da pandemia e, quando as pessoas entram em contato, boa parte quer colocar valor no teu trabalho. Tenho 2 clientes fixos, mas a maioria das edições vêm de trabalhos freelancers. O máximo, sendo bastante otimista, que ganho em um mês é dois mil reais e olhe lá. A realidade da maioria esmagadora dos editores e editoras de vídeo no Brasil é muito triste. Eu sou apenas mais um. Sem mencionar que não existe fim de semana nem folga.

  • @gabrielsonyy
    @gabrielsonyy Před rokem +42

    o gaveta é brabo, e certamente tem o coração vermelho

    • @PedroMarques-qk4mf
      @PedroMarques-qk4mf Před rokem +5

      Parece que o Capitão Foda-se é mais vermelho do que aparenta kkkk

  • @MarioBigode
    @MarioBigode Před rokem +5

    Quantas e quantas vezes eu pensei em contratar alguém pra editar meus vídeos e aumentar a produtividade do meu canal, pra atender ao moedor de carne que é o CZcams.
    O caminho mais fácil e simples era seguir o que muito youtuber faz por aí, que é pegar uma mecharia pra alguém. Tentando viabilizar essa delegação de trabalho e em meio a outros inúmeros fatores, o tempo foi passando e o burnout veio e em dose dupla.
    O canal não era meu ganha pão, o esgotamento atingiu minha profissão, designer gráfico. Nem preciso exemplificar situações, nos outros comentários desse vídeo vocês podem imaginar como os designers estão se fudendo com a precarização como tantas outras.

  • @lucas_wu
    @lucas_wu Před rokem +12

    Esse vídeo pega muito forte em mim pois sou editor no setor marketing e de um programa de uma pequena televisão do Maranhão, sou muito explorado. Fui obrigado a ser “contratado” como MEI, pois, “era melhor” pra nova direção da TV, o resultado disso foram meses recebendo apenas 1.100 reais por 8 horas de serviço, hoje recebo um salário mínimo. Sempre fui apaixonado por edição e sempre tive como inspiração o Gaveta, e se não me engano edito desde os 12 anos quando fiz meu primeiro canal. Depois de sair da faculdade fui contratado por essa televisão, um ano depois já fiz muitos VTs, interbreaks e banners pra redes sociais que considero de qualidade e que me custaram horas sem descanso pra entregar na data certa… É sofrido, todo dia chego exausto em casa, não me faz bem a saúde. Um dos motivos da minha recente radicalização é este, dói ver que não tenho direito trabalhista pelo MEI, dói saber que recebo bem abaixo da média que um editor do meu porte recebe, e dói mais ainda ver que essa é única oportunidade que daria “estabilidade” fazendo algo que gosto na minha cidade.
    Ler e ver vídeos sobre marxismo tem me salvado e me situado sobre essa minha situação, adquiri esperança de ver pessoas que realmente se preocupam com a nossa classe, te agradeço muito, camarada Gustavo. Ótimo react.

    • @andersondosanjos4288
      @andersondosanjos4288 Před rokem

      Brother com sua experiência e vc tá recebendo só 1 salário, vc tem portfólio?

  • @thiagoaguiar4650
    @thiagoaguiar4650 Před rokem +8

    Existe uma regra no youtube: Se a pessoa se inscrever no youtube tem que entrar no canal do gaveta, se inscrever, maratonar todos os vídeos e dar like em todos. Depois a pessoa procura entrevistas com ele, depois cai aqui no gustavo calvofato e dá like também!

  • @guilhermeandrepalucci7339

    Mano, consigo estender esse problema pra várias áreas que envolvem tecnologia. Hoje trampo com segurança da informação, mas trabalhei vários anos como desenvolvedor de software e a precarização do trabalho é absurda, e o pior é que ainda é glorificada, porque na área a galera pensa que todo mundo pode desenvolver um app e ficar milionário. E o que fica é um monte de profissional (me incluindo nisso) com burnout, lelé da cuca. Foda.

  • @nicolasferreira399
    @nicolasferreira399 Před rokem +15

    Amo tanto ver o gu vendo gaveta, continua até por que ele tá começando a caminhar pro nosso ladoo

  • @MelissaPinto
    @MelissaPinto Před rokem +56

    Quando eu era criança, meu passa tempo favorito era editar vídeos. Já dá para saber o que resolvi trabalhar hoje em dia né... Tô terminando a faculdade de cinema, já fiz vários cursos de edição de vídeo, faço cursos até hoje, principalmente para aprender vários programas de edição diferente (porque cada pessoa quer em um programa diferente). E cada vez mais o trabalho vai precarizando. Porque eu gosto de ser MONTADORA. O "correto" seria ter um editor de som, um montador, um de pós e um de motion. Porém as pessoas cada vez mais querem que 1 pessoa faça TUDO. E tem o custo do computador que tem que ser muito bom, até pra diminuir o tempo de Render. É uma coisa bem absurda. Além disso tem os HDs né, porque você vai precisar fazer uma biblioteca de áudio, vídeo, etc, até para diminuir com o tempo seu tempo de edição. Porque se eu quiser fazer uma piada num vídeo, eu monto tudo e guardo. Se quiser fazer igual em outro vídeo ou parecido, já tenho a base, o que ajuda a diminuir. O melhor trabalho que já fiz, foi estágio na ESPN como editor de vídeo. E lá inclusive descobri que uma das coisas que acho mais divertido na edição é edição ao vivo. Adorava editar os melhores momentos que passam entrem o primeiro e segundo tempo dos jogos durante o jogo. Era mo emoção, tu tem 1 minuto pra enviar GO! HAHAHAHA Foda, que agora não consigo trabalho nenhum e como freela é tenso, mas tô tentando ir. Pelo menos tô indo até onde dá, porque se não conseguir continuar na carreira vou ter que talvez abandonar o sonho mesmo. Já que não adianta, não consigo entrar no mercado porque é bem difícil e como freela as vezes tenho que aceitar editar muito para ganhar quase nada. O mês que ganhei mais eu editei mais sou menos (talvez para mais) 150 vídeos em 1 mês (aqui mistura aqueles reels de tiktok e tal e vídeos longos de 10 min) e consegui o incrível número de 1 salário mínimo. Eu editei papo de 12h por dia, todos os dias para entregar tudo isso nos prazos e ganhei 1 salário mínimo. É foda...

    • @samiapassos9659
      @samiapassos9659 Před rokem +2

      É foda.

    • @Leo.Rodrigues.
      @Leo.Rodrigues. Před rokem +1

      É Foda companheiro!

    • @Dolores_Cannon_Français
      @Dolores_Cannon_Français Před rokem +1

      você já pensou em editar através do editor que você bem entender e só entregar o resultado pronto para pessoa?

    • @MelissaPinto
      @MelissaPinto Před rokem +5

      @@Dolores_Cannon_Français não é tão simples. As vezes o cliente quer ter e guardar o arquivo então ele vai querer no programa que ele próprio prefere. Além disso, tô procurando emprego e cada produtora as vezes pede outros programas. O conhecimento em si de edição isso não tem como "tirar". O problema geralmente é a adaptação e aprender o outro programa (botões e tal). Então infelizmente não tem como fugir. Por isso fico fazendo curso gratuito que ensina vários programas. Para pelo menos ter uma base dos atalhos. É tenso.

    • @RodrigoSantos-mn1uj
      @RodrigoSantos-mn1uj Před rokem +1

      Caralho, surreal

  • @TheMarcelobunito
    @TheMarcelobunito Před rokem +9

    Esse vídeo é mais útil que o canal inteiro do jimo rico 😂

  • @pedrojanousek6940
    @pedrojanousek6940 Před rokem +4

    Após me formar como Arquiteto trabalhei em uma empresa q eu trabalhava mais de 10 horas ao dia e recebia menos q um salário mínimo.
    Atualmente eu trabalho em outra área de tarde, aí de noite vivo de freela em Arq, então realmente é muito difícil de entrar no mercado dessas áreas.

    • @Carolinecachoeira
      @Carolinecachoeira Před rokem

      Tamo junto. Fui “escragiária” num escritório até me formar, me esforcei muito pra então levar um pé na bunda. Fiquei um tempo desempregada e recebi uma proposta de trabalho numa loja de planejados, onde trabalhava durante o dia e a noite fazia freelancer. Até chegarem os danos psicológicos. Muitíssimo trabalho pra pouquíssimos ganhos financeiros. Não que isso tenha mudado muito agora. Mas o pensamento de desistir da profissão é constante :/

  • @tomassoarescardel81
    @tomassoarescardel81 Před rokem +11

    Gaveta consciência de classe é muito bom

  • @vitorlucassousasantos123

    atualmente faço estágio de marketing, ganho uma bolada de 800 reais kkkk se não fosse minha mãe e minha esposa me dando apoio financeiro, não sei o que faria..

  • @antonioon3157
    @antonioon3157 Před rokem +11

    Professor Hoc participou de um podcast sobre a união soviética. Um react seria muito bom

  • @pamelarogers7523
    @pamelarogers7523 Před rokem +9

    Te dizer uma coisa : sou formada como animadora, fiquei anos trabalhando com outras coisas, depois voltei a trabalhar com essas coisas ano retrasado e fui mandando currículo a torto e a direito pra um monte de gente, caí num canal *muito grande* e os caras falaram pra eu fazer um teste. Fiz, gostaram do meu trabalho, aí me falaram que pagariam $8 por minuto de animação, simplesmente intankável, aí eu negociei um pouco com eles e consegui fechar por $10 (porque eu não tinha ideia do quanto as pessoas cobravam por esse tipo de serviço), o que ainda era pouquíssimo, mas eu precisava da grana. Comecei a trabalhar com eles, ficava tipo umas 8-10h por dia/6 dias na semana trabalhando, fazendo animação de marionete e tal… Ficou pouco a grana, negociei com eles de novo depois de um tempo, $13/minuto e aí eles começaram a mandar só as coisas mais difíceis pra mim… Aí eu comecei a ver o trampo dos outros animadores que trabalhavam comigo e tava tudo muito abaixo, renegociei com eles, só aumentaram pra $15/minuto… E no final do mês, trabalhando pra caralho não dava nem 1 salário mínimo (e meu notebook não tankou o batente, tive que investir $10k num pc novo). Comecei a fazer outras coisas, o dinheiro começou a vir de outros lugares, aí decidi abrir mão desse youtuber e os assistentes dele ficavam mandando mensagem pra mim direto querendo que eu fizesse alguma coisa pra eles… Hoje eu faço ilustração e recebo em dólar, aí não preciso disso, mas quando eu conto pra colegas animadores mais experientes, povo fica abismado e fala que o mínimo aceitável pra um tipo de trabalho desse seria $35/minuto, então dá pra imaginar como é precarizado mesmo…

  • @ruanphablo4063
    @ruanphablo4063 Před rokem +4

    É a primeira vez que saio triste de um vídeo do gaveta...

  • @joaoeduardo1287
    @joaoeduardo1287 Před rokem +3

    Quando apareceu 10 reais por hora lembro que tem uma escola de reforço aqui na minha cidade em que a dona paga, atenção,
    12 REAIS POR HORA para os professores dela (sem ser carteira assinada).
    Chegaram a me chamar, mas quando eu soube do valor (através de uma amiga) eu só disse que não tava interessado. Se eu tivesse ouvido da boca da dona nem sei qual seria a minha reação.

  • @nicolasfgodoy
    @nicolasfgodoy Před rokem +11

    Sobre precarização do trabalho, esse foi o motivo de eu ter parado de trampar com design/social media.
    Antigamente, se um jovem adulto quer um trampo, ele poderia tirar carta de moto, comprar uma motinha e sair fazer entrega. Hoje em dia, com o dinheiro que vc gastaria nisso, vc já consegue comprar um computador bom pra fazer isso. Na real, agora com o Canvas, qualquer celular de 800 conto já consegue fazer muito trampo.
    Então agora tem MUITO mais gente no mercado, e o trampo é MUITO mais desvalorizado, pq fica com aquela sensação de qualquer um faz. Se eu consigo abrir o Canvas aqui rapidão e de graça no meu celular, pq eu vou pagar bem alguém pra fazer isso pra mim?

    • @EwertonAlvesBR
      @EwertonAlvesBR Před rokem +2

      Exatamente, o pessoal quer ganhar como médico em uma profissão que qualquer um pode fazer... não importa o quanto vc estudou, se esforçou, fez cursos e afins, esse é o resultado de uma profissao que brota gente pra fazer ate de árvore, claro que tem a exceção mas nao vivemos de excecao e sim da regra, infelizmente serão 98% dos editores vão ganhar muito mal...

  • @MarioBigode
    @MarioBigode Před rokem +1

    7:45 seu achismo é totalmente certeiro

  • @bibianinhah
    @bibianinhah Před rokem +3

    Eu fui editor de vídeos e animador 2d por 10 anos, bom, eu consegui sobreviver e no ultimo ano consegui montar um computador decente, fazem 3 meses que fiquei desempregado, essa coisa de "freelancer" é bico, ninguém fica bem da cabeça sem saber se vai ter dinheiro pra pagar a parcela do minha casa minha vida, resumindo, 32 anos e to migrando pra programação.

  • @thiagoberseker
    @thiagoberseker Před rokem +9

    O gaveta é foda mesmo, ficou marcado na minha memoria um video do nerdplayer em que ele simulava o almondega editando. O trabalho que ele claramente teve para ficar parecendo uma edição amadora foi incrivel kkkkkkk

  • @FelipeBonifacio
    @FelipeBonifacio Před rokem +2

    Temos que radicalizar o Gaveta, tá quase!

  • @samiapassos9659
    @samiapassos9659 Před rokem +13

    16:00 isso que o Gaveta falou foi o que aconteceu comigo. Consegui me formar fisioterapeuta mas tive que desistir da profissão - pense numa profissão precarizada!!! Enfim, fiz curso na particular, em Fortaleza não tinha esse curso na pública. Fiz especialização, ou seja, gastei mais grana. Mas não tinha paitrocinio, nem maridocinio nem caralhocinio de nada pra alugar uma sala que fosse porque ia levar ao menos um ano pra juntar uma clientela fixa e ter uma base de quanto eu ia tirar por mês e tal. E eu não tinha isso! Daí, fui trabalhar na clínica de outra pessoa (era free-lancer, não carteira assinada)... Trabalhei 2 meses pra receber uns R$350,00...E isso foi em 2009-10 tá! Daí eu vi que não ia dá pra continuar, bateu mó desespero, mas muito desespero de ter percebido que eu me formei numa profissão de gente rica, vc só dá certo se for rico!!! A minha "sorte" é que eu sempre fiz cursos de inglês e amava a língua, falava fluente e tals, o que me permitiu conseguir um emprego de professora de inglês na Wizard. Como sou grata a Deus por ter me dado esse dom! Comecei ensinando em cursos menores até que surgiu a oportunidade de trabalhar na Wizard, eu ganhava super bem sem me matar de trabalhar lá, tinha muita tarefa pra corrigir mas não tinha preparação de aula pq o material deles é formulado já com tudo isso. Enfim, passei bons 2 anos lá antes de conhecer meu marido britânico e mudar pra Inglaterra. Já tentei ensinar inglês online daqui, fiz o curso de formação da Cambridge (CELTA) mas é difícil.... Ah, gente, é difícil viver sendo freela... Pqp!!!

  • @somebodybody6514
    @somebodybody6514 Před rokem +5

    Adoraria ver o Gustavo reagindo a mais videos do ANCAPSU, principalmente do VISÃO LIBERTARIA, com os vídeos teóricos.

  • @PedroMarques-qk4mf
    @PedroMarques-qk4mf Před rokem +10

    Esse vídeo foi engraçado e assustador ao mesmo tempo , Treze mil em carteira assinada gente!!

  • @eueaquarentena
    @eueaquarentena Před rokem +2

    gaiofato ta usando oculos com cordinha ?? caraca, bixo, achei q era só eu kkkkkkk ótimo video

  • @caiofaznada
    @caiofaznada Před rokem +32

    Quero agradecer imensamente aos camaradas; pois vcs me trouxeram outras perspectivas pra vida. Por inúmeras vezes eu me pego comemorando e me sinto mais próximo da(s) pessoa(s) que percebe ou que tem essa consciência das condições ruins que a maioria de nós vive.
    Tá difícil, mas me sinto até mais feliz; abraços s2

  • @sosophia6792
    @sosophia6792 Před rokem +14

    Fiz estágio numa produtora q editava vídeo pro CZcams, eu fazia uns cortes simples e o único (jkkkkkk) editor de lá editava os vídeos pesados. Penava viu.... penava..... além de ser cansativo, era soooo ele. Se ele parasse, ficasse doente, já era, a pressão era dms, realmente uma bosta trabalhar assim

  • @pedrofelipe1530
    @pedrofelipe1530 Před rokem +7

    Ouvindo os nerdcasts antigos, eu sei pq o jovem nerd e o azaghal são ou eram amigos do Flávio Augusto, eles mudaram muito o pensamento deles, mas os caras eram reaças, que bom o Deive e o Alexandre mudaram, sou muito fã.

    • @emy.hobbies
      @emy.hobbies Před 3 měsíci

      Que bom que mudaram.
      Ou... *fanficando*... eles souberam jogar o jogo: fingiram que eram reaças para conseguir o patrocínio do Flávio e de outros reaças rsrs

  • @advgiovanemedeiros
    @advgiovanemedeiros Před rokem +3

    A precarização nas profissões do curso de direito é gritante. Eu trabalhei 2 anos para um escritório, por peça e não pagava o aluguel, a família me ajudava como podia. Depois disso. Fui contratado por R$2.200,00, trabalhando todo dia 9-10 horas por dia, sem carteira assinada… É triste, situação mudou, mas sou a excessão desse sistema sanguessuga.

  • @LeonardoSardemberg49
    @LeonardoSardemberg49 Před rokem +3

    Incrível! Depois de assistir vários Jimos diferentes(necessários os reacts inclusive, camarada), não é que teve água potável pro almoço?! 😆😆😆
    Top mesmo, Gaveta é brabo 👏👏👏

  • @magnobotelho8826
    @magnobotelho8826 Před rokem +7

    sou editor de vídeo também e tô querendo começar a vender brigadeiro, doce no sinal sei lá, pra complementar renda até eu conseguir migrar de área, quero voltar pra produção musical, se for pra ser fudido que eu seja pelo menos um fudido feliz.

  • @satishanti
    @satishanti Před rokem +1

    CARACA!! Como eu amo quando duas pessoas que eu admiro na internet tb se admiram, ainda mais quando os conteúdos dos canais, a princípio não convergem, e aí tenho uma grata surpresa por aqui!! AMEI ver vcs juntos nesse vídeo. Que mais e mais pessoas por aqui, aproveitem os conteúdos do Gaveta por lá, e mais e mais pessoas por lá, venham desfrutar e se conscientizar com os conteúdos daqui!!

  • @albertobarsantt5750
    @albertobarsantt5750 Před rokem +4

    O mesmo acontece com músico. Todo mundo quer um cara com técnica, que improvise, pegue qualquer coisa no menor espaço de tempo pra se preparar pra realizar e quando vc cobra: TUDO ISSO POR UMA HORA?
    NGM põe no lápis o quanto o cara estudou, investiu e se f*d3u pra conseguir entregar esse trabalho em 1 hora.
    Dá muito ódio, mano.

  • @DenisBlum
    @DenisBlum Před rokem +1

    Exatamente tudo isso! Eu sou arrimo de família, meus pais nunca tiveram estabilidade alguma pra me ajudar nem com VT, então dependi da ajuda de outras pessoas por muito tempo.
    É literalmente ter que primeiro aprender/dar um jeito de pavimentar o caminho, pedra a pedra, com a argamassa sendo seu sangue, suor e lágrimas, e considerar que, enquanto pavimenta, caminha. Praticamente não há proveito na jornada, pois você não pode se dar ao luxo de parar, reclamar, muito menos desistir se algo der errado. Você vai ter aue ir se fodendo e aprendendo!
    Para quem teve suporte para estudar e conseguir se estruturar, só fica o lembrete: seja grato!

  • @salesmath
    @salesmath Před rokem +1

    Esse tipo de video é um tapa na cara pra muita gente... monstro sagrado

  • @yas.trologia
    @yas.trologia Před rokem +14

    Trabalhei por 2 anos como social media em uma agência de publicidade, engolia um curso após o outro (cursos de marketeiros JIMAÇOS) porque esse era um dos benefícios, porém não conseguia aplicar nada lá porque a engrenagem era automática e não tinha espaço para "pensar criativo", era entregar o que pediam e só. Saí de lá este ano e tô prestando serviços de social media como um complemento. Sim, "complemento", porque resolvi dedicar meu tempo para um assunto que me traz paixão desde os 14, que é a astrologia.
    A precificação dos serviços de astrologia também é de cair o c* da bunda. Vejo astrólogos ofertando "mapa astral completo" por 20tão, e quem é leigo não sabe, mas: esse astrólogo faz um mapa "crtl c + crtl v" com textos pré-cozidos (ou seja, não tem profundidade) e prometendo entregar tudo.
    (Esse "20tão" me lembra muito o trabalho dos designers que hoje infelizmente vivem a frase "pensam que aqui é pastelaria" - querem algo rápido e no preço de pastel)
    Bom, e o que acontece? nós, que pagamos 2k reais pra mais em um ótimo curso para formação de astrologia, temos que competir com as falsas promessas de outros profissionais da área que, pelo desespero de conseguir uma renda, oferecem algo ruim (porém em grande quantidade - enchendo linguiça) e muito barato - fazendo com que as pessoas acreditem que astrologia é uma receita de bolo, ou um "fastfood" do autoconhecimento.
    E não é, gente. A astrologia é vendida como horóscopo de revista, mas ela é complexa pacas. Eu ando tentando entender onde ela se perdeu no processo de ocidentalização.
    Enfim, tô tentando! Sigo na luta.
    @yas.trologia

    • @TiTe32
      @TiTe32 Před rokem +1

      Eu fiz um mapa que custou 800 reais. Veio o mapa Natal e o mapa de previsões...cara...fiquei passada. O de previsões deu exatamente o q ela disse. Juro. Quase duas horas de áudio. Fiquei passada cm a qualidade. As pessoas acham q astrologia é isso de revista. Garanto, não é.

  • @danilopaz5373
    @danilopaz5373 Před rokem +15

    Eu sou Designer e também editor de videos. Comecei meus estudos tem uns 6 anos, é realmente muito frustrante a falta de oportunidades de trabalho "regulamentado" e a tremenda desvalorização do teu trampo. Cheguei a pegar um trampo pra uma agência ( a única q me chamou pra uma entrevista na VIDA) e o negócio foi bem paia. Além de não terem assinado contrato então tava meio que trabalhando de graça, não eram transparentes com nada,só tacavam demandas e cobravam por outras demandas que sequer foram avisadas. Queriam videos de qualidade astronomica para stories e reels com a velocidade de produção de um video que era produzido com efeitos prontos por Canva, já q o pessoal todo q trampava lá fazia os trampos por Canva em uma qualidade bem execrável. Era uns bagulho muito surreal. Tacavam as demandas por semana e com um prazo "flexível" mas ficavam cobrando o dia inteiro pelos posts porque queria ver o que eu tava fazendo. 5 a 6 posts por dia bem trabalhados, reels, stories com muita informação, detalhes, efeitos, highlights. Sem contar as contradições que entravam ( ossos do ofício) de pedir que eu criasse uma identidade visual totalmente nova para os posts das empresas porque queriam repaginar tudo e além de entregar as já demandas puxadas, quando eu criava uma nova identidade pediam para fazer no modelo que já era feito. De inicio eu havia combinado com o dono da agencia que trabalharia em um horário diferente por estar estudando no Senac, já que ele ofereceu essa possibilidade e meu curso é no horário comercial (13h30 às 17h30), mas isso já no primeiro dia foi desrespeitado e ficavam mandando montes de coisas enquanto estava na aula, sem contar que me perturbavam fora do horário "real de trabalho" (09h00 às 18h00) e se eu desse corda poderiam ficar a madrugada inteira falando comigo de trabalho. Por fim, acabei saindo depois de 5 dias sem um centavo

    • @erickberaniza
      @erickberaniza Před rokem +2

      CARALHO, TUDO ISSO EM 5 DIAS

    • @danilopaz5373
      @danilopaz5373 Před rokem +1

      @@erickberaniza Pois é...e sem meme era pra tirar 2k limpo mas esse contrato sequer foi feito :(

  • @ViniCavin
    @ViniCavin Před rokem +1

    Quando vejo esses vídeos falando de dinheiro, eu percebo o quanto sou privilegiado. Foda, véi.

  • @manualdofracasso6297
    @manualdofracasso6297 Před rokem +2

    gosto de videos q o gaiofato concorda com o video, e ele vai acrescentando e tal
    sz editor

  • @newrison
    @newrison Před rokem +5

    Vídeo fresquinho, quentinho 😂😁

  • @avgabriel22
    @avgabriel22 Před rokem +3

    Tava esperando muito esse react

  • @Hottokai
    @Hottokai Před rokem +7

    Oi, Gustavo!
    Queria sugerir que colocasse os vídeos reagidos na descrição para que o material fique mais a disposição de quem está assistindo ir apoiar ou achar a fonte.
    Abraço, camarada!

  • @pexeforad4gua
    @pexeforad4gua Před rokem +6

    Por experiência própria, eu trabalho pra um canal de quase 8 milhões de inscritos e recebo em torno de uns 1200 por mês fazendo uns 20/25 roteiros por mês.
    E eu só consigo fazer esse trabalho dar certo pq não sou roteirista e sim escritor literário, me profissionalizei pra escrever livros e PRECISO trabalhar com roteiro.
    Produzi de 2k a 4k de palavras por dia, se tivesse fazendo meus livros já teria uns 3 só esse ano.
    Ja estou há quatro anos trampando nesse canal e não subi meu preco, justamente por conta do medo de perder a """""estabilidade""""" pq pedi o aumento pro trampo.

  • @1lucasrf
    @1lucasrf Před rokem +7

    Eu vendo isso durante o trabalho quase chorando de tão real(sou diretor de arte em agência de pp) e eu tô chegando em casa tão cansado q eu tô precisando tirar cochilo quando chego pra conseguir levantar e ter alguma energia pra fazer as coisas de casa. E eu nem posso reclamar MT pq o "ambiente de trabalho é bom", mas a porra do desgaste mental q é vc ter q fechar produção mensal de rede social de cliente todo dia N é saudável vei.
    E ainda tem toda a questão de ter zero energia pra trabalhar em projetos pessoais, pq como q vou ficar 9h na frente do PC e chegar em casa e ir me amarrar na msm, essa área em geral é MT sugado q se tem q saber fazer tudo bem pra ganhar mal q dói. Tem vez q minha mãe fala pra eu sair e ela tenta me ajudar como dá.

  • @pirlob6211
    @pirlob6211 Před rokem +2

    tinha visto esse video uns dias atras e gostei bastante das reflexões, gaveta é foda!

  • @stanleylelis415
    @stanleylelis415 Před rokem +3

    Camarada tem um canal que se chama uma russa no Brasil lá tem depoimentos de pessoas que viveram na época da URSS, faz um reacts dele depois adorei os depoimentos.

  • @MrGirugakun
    @MrGirugakun Před rokem +6

    Eu, formado em Gastronomia, passando por tudo isso que o gaveta fala no vídeo: Não arrumei um emprego com um salário conforme a minha formação (pagavam o mesmo pra uma pessoa de ensino superior do que pra uma pessoa sem ensino médio, por exemplo), desvalorização total do empregado, com péssimas condições de trabalho (nos lugares que trabalhei), e no fim virei editor de vídeo (hoje dou aula disso) pelo que você falou mesmo: o conhecimento tava fácil na internet e tinha mercado, que mesmo que pagando pouco, me dava uma melhor condição do que a carreira que eu tinha decidido me dedicar na faculdade

    • @Dolores_Cannon_Français
      @Dolores_Cannon_Français Před rokem

      seu curso é tão ruim quanto dizem?

    • @MrGirugakun
      @MrGirugakun Před rokem +1

      @@Dolores_Cannon_Français na minha experiência, se tiver dinheiro prévio, é um ótimo curso para aprender a cozinhar e tocar um restaurante. Mas se vc não tiver e quer trabalhar, as oportunidades são iguais a de quem não tem o curso. Ou seja, precisa de um paitrocinio, crédito no banco mãe, etc.

  • @Danis2Play
    @Danis2Play Před rokem +3

    Gaveta eu conheci na pandemia em 2020, o cara fala de rock com cinema(porque ele toca guitarra e gosta de filmes), fala de efeitos de cores em videos e fotos, pra ter melhor coerência. Olha que eu nunca abri um editor de video, nem sei como começa, mas a forma que ele explica com analogias da pra entender onde quer chegar e de forma divertida.

  • @brunadrisostes
    @brunadrisostes Před rokem

    Todo trabalhado deveria assistir esse vídeo

  • @robertoleonie
    @robertoleonie Před rokem

    Feliz ano novo, camaradas. Em 2023 é Tudo Nosso

  • @thomasccpr
    @thomasccpr Před rokem

    Muito bom o vídeo. 👏👏👏👏👏

  • @miladdy
    @miladdy Před rokem +4

    QUE VÍDEO BOM! Vou adicionar algumas considerações pessoais por ser dessa área:
    Sou formado em Design Visual, universidade pública, e mesmo assim é algo caro DEMAIS. No segundo semestre eu tive aulas de desenho, criação, processos gráficos, modelos e o escambau que tranquilo tu usaria mais de R$1.000 só com materiais que tu precisa comprar para acompanhar as aulas e fazer as entregas finais. Isso em 2014, não sei como seria essa brincadeira agora. Quando começam as aulas de computação gráfica e projetos, ter um notebook/computador é essencial. É praticamente impossível realizar tudo com os computadores da faculdade. Até 2016 tive a sorte de ter o paitrocínio para bancar tudo isso, além de alimentação (saudades RU), passagem de ônibus e estabilidade doméstica para contrapor ao desgaste psicológico e mental do curso. Em abril de 2017, comecei em um estágio dentro da universidade e com o dinheiro eu conseguia bancar esses gastos da universidade (com exceção da alimentação e passagem que meus pais ajudavam), porque o que sobrava eu tinha que guardar para questões médicas. Aliás, foi por essa época que comecei a ter consciência de classe, até porque ao meu ver não tinha como, só se eu propositalmente me cegasse à realidade que eu vivia.
    Por fim, ainda moro com meus pais, me formei a pouco mais de um ano, e o contrato (PJ, obviamente) que atualmente tenho não dá para me bancar sozinho. Felizmente tudo isso vai mudar em breve, porque consegui um outro trampo que paga bem. É uma caminhada difícil, cansa muito, mas é o que o Gaveta disse: é injusto e é uma condição que tu tem que se submeter se tu trabalha nessa (e outras) área(s).

    • @Dolores_Cannon_Français
      @Dolores_Cannon_Français Před rokem

      quanto é ganhar bem para vc ?

    • @miladdy
      @miladdy Před rokem

      @@Dolores_Cannon_Français Quando eu estabilizar no segundo trabalho vou ganhar uns 7k. Os meus gastos morando sozinho a princípio não passam de 4k

  • @kennethbenicio4722
    @kennethbenicio4722 Před rokem +12

    Cara, essa turma do jovem nerd sempre foi muito questionável, acompanhava até 2015/2016 e dps disso passei a ter um enorme desconforto com os conteúdos...
    Edit: Me surpreendi positivamente com o Gaveta

    • @LittLizard
      @LittLizard Před rokem +6

      Tirando o Flávio augusto que eu nem sei se tem conteúdo lá ainda o conteúdo dos caras melhorou pra caralhooo, da uma olhadinha assim de como quem não quer nada

    • @bgsouto
      @bgsouto Před rokem +11

      Jovem Nerd e Azhagal sempre foram dois babacas que só souberam se aproveitar da comunidade nerd pra ganhar dinheiro.
      Acompanhei o Jovem Nerd desde os primórdios, era frequentador assiduo do Forum Jovem Nerd, que era basicamente a comunidade de onde eles tiravam a maioria das ideias, postagens, news etc que alimentavam o site principal deles e os nerdcasts do início.
      Nós tinhamos uma centena de sub forums, com vários de assuntos distintos (filmes, rpg, mangá, astronomia, fisica, matemática, xadrez, tecnologia, etc o que você imaginar de cultura nerd) e literalmente MILHÕES de postagens. Fiz amigos pessoais que tenho até hoje no Forum Jovem Nerd.
      Assim que eles ganharam destaque e venderam o site para um portal (na epoca nao lembnro se era o IG, ou Uol) eles simplesmente DELETARAM o forum inteiro. Nem ofereceram para mudar de nome, ou passar a administração para outra pessoa. Existiam vários subforums que eram de campanhas de RPG que estavam durando anos, isso tudo bem antes de discord ou qualquer coisa do tipo, os fóruns ainda eram moda.
      A desculpa deles foi exatamente essa: "pelo twitter vocês vão poder conversar com a gente melhor".
      Eles cagaram na cabeça da comunidade que fez eles sem quer são hoje. Desde esse dia eu não acompanho mais nenhum conteudo da "rede jovem nerd". Sem contar que vários dos "jornalistas" do site deles eram só fãs que ficavam postando, editando e traduzindo noticias de graça, e depois passaram a ganhar um salário mínimo, mas podiam falar: "trabalho para o jovem nerd".
      A realidade infelizmente é essa. O Azhagal nunca fez questão de esconder que era um escroto... o jovem nerd depois foi se mostrando aos poucos, mas sempre se fingindo de bom moço. E depois eles começaram com essa vibe de virar fã de flavio augusto e eles mesmo deram algumas palestrinhas motivacionais nessas convenções nerds, cheio de papinho furado. Uma decepção completa.

  • @brunomarafiga
    @brunomarafiga Před rokem +2

    Gaveta e o Fabio Akita são meus canais favoritos do youtube, ambos produzem material técnico de alta qualidade. O Akita também tem um lado anticoach que gosto muito.

  • @JojoDFilho
    @JojoDFilho Před rokem +3

    Eu trabalhava com edição e produção, tive um dos maiores canais de divulgação de músicos independentes e autorais do Brasil, gravei com gente que já faz turnê pela Europa, gente que já foi contratada pela Globo, e mesmo assim não tinha propostas boas, acabei trocando de área porque não aguentava essa ansiedade de viver correndo atrás de trabalhos que pagassem o mínimo pra eu poder pagar meu aluguel...

  • @diegoprofessor2337
    @diegoprofessor2337 Před rokem

    Vídeo bom demais!

  • @cleberwillian1
    @cleberwillian1 Před rokem +2

    Um profissional de educação física em academia aqui do estado é pra receber 11 reais a hora na clt, e a maioria nem recebe isso! Quando recebe é pra trabalhar 4 horas dia!

  • @sandrarocha3
    @sandrarocha3 Před rokem

    Muito esclarecedor este vídeo.

  • @camilagauche9175
    @camilagauche9175 Před rokem

    Melhor canal da atualidade ❤

  • @hffj11
    @hffj11 Před rokem +1

    Quando ele cita essa coisa de "Meu salario tava bom pra quando eu morava com meus pais" bateu forte. Eu ja ganhava mais que a esmagadora maioria dos brasileiros, mas quando eu me casei e sai da casa dos meus pais, tive que ir atras de outra empresa porque realmente, quando se passa a sustentar uma casa, pagar contas...

  • @ABetelli
    @ABetelli Před rokem

    Eita... bem na hora!

  • @luxnegre
    @luxnegre Před rokem +1

    Meu Deus, que maravilhoso, obrigada Gustavo pq eu trabalho na cultura e absurdamente não conhecia o trabalho do Gaveta. Já vou poder ser mais uma pra fazer corum no trabalho dele. Eu sei como é ser explorada no mercado artístico. E o trabalho do editor é vital dentro da indústria audiovisual, sem eles meu trabalho pode ser uma catástrofe ou uma magia. Eles tem um dedo crucial no processo de criação do trabalho artístico-cultural.

  • @Jelisson_Gregorov
    @Jelisson_Gregorov Před rokem +2

    Na minha área além da formação normal as empresas cobram vários cursos de segurança (NRs) que muitos não conseguem pagar então vários vão atrás de um emprego recebendo salário mínimo para poder pagar esses cursos extras, quando podem pagar porque tem as contas para pagar e muitos, mesmo com curso superior penam para trabalhar em uma área que as empresas vivem repetindo que falta profissionais. Tenho um colega formado há 4 anos ainda procurando emprego.

  • @FelipeGomes-ek8lf
    @FelipeGomes-ek8lf Před rokem

    200k! Cresce e cresce muito!

  • @mncneto123
    @mncneto123 Před rokem +2

    fui consultor de uma empresa que o valor hora era 200 reais cobrados ao cliente.
    8 horas dia, 20 dias mes da algo em torno de 32k mês que eu gerava para a empresa.
    Meu salário com todos os beneficios nao dava 1/4 disso

  • @hendrix_kevin
    @hendrix_kevin Před rokem

    vídeo muito bom, já havia assistido do Gaveta e vi novamente com os teus comentários. Muito bom!

  • @chicao.do.blender
    @chicao.do.blender Před rokem

    react daora é quando o cara q faz react fica sem palavras, kkkk brincadeira otimo video valeu

  • @iazan
    @iazan Před rokem +2

    Excelente vídeo. Estou sentindo na pele essa precarização. Vou ser mandado embora da empresa que trabalho assim que virar o ano e estou na busca de novas oportunidades. Sou designer com 6 anos de experiência, com um bom portfolio (modéstia a parte) e não consigo arranjar um trampo novo digno. As empresas ou querem os profissionais fora da curva, ou querem o muleque que ta cursando faculdade ainda e aceita R$1500,00 PJ. Enquanto isso, vejo colegas que saíram da faculdade agora, de algum curso que abre caminho em alguma carreira tech em alta, tirando 5, 6k no CLT. É muito frustrante seguir carreira no audiovisual. Tem que gostar muito do que faz, porque dignidade e/ou sucesso financeiro vc não arranja.

  • @DiegoDelRey1
    @DiegoDelRey1 Před rokem

    QUASE 200 MIL INSCRITOS! 🙌

  • @dvacilo
    @dvacilo Před rokem +1

    E olha que esse vídeo do gaveta só arranhou a superfície do problema. O buraco é muito mais profundo.

  • @DanielFerreira-ep6dq
    @DanielFerreira-ep6dq Před rokem

    Canal foda!

  • @jadedias6957
    @jadedias6957 Před rokem +1

    Vc tem q reagir o primo pobre, ele ensina como conseguiu financiar uma casa em 3 anos e é um cara muito simples, vamos dar mais visibilidade a gente como a gente

  • @mpires2683
    @mpires2683 Před rokem +4

    Sou editor, e na pandemia sofrendo p arrumar freela, fazendo uns vídeo pika p qm me contratava, mas nunca conseguia cobrar a mais por um vídeo, pois a maioria de qm contrata não quer pagar mais q 100 conto nuns vídeos pika, q já perdi tipo 6 dias fazendo, essa área fode c a mente e tu ainda passa odiar editar, pois vira só demanda e demanda e demanda, trancado em casa, e não adianta tentar pedir valor mais caro ou explicar, pois mt dos contratantes já tem noção q se um nn quiser aceitar o valor mais barato outra pessoa vai, fora q meu computador quebrou, e nunca consegui ter renda dps disso p arrumar ele, pelo menos achei um fixo agora, mas não tenho nenhuma vontade de editar por demanda de novo

  •  Před rokem

    Essa realidade é uma verdade da maioria dos trabalhadores... Principalmente no ramo da tecnologia

  • @keltonfreitas2392
    @keltonfreitas2392 Před rokem +1

    Adicionando uma pequena aspa, devido ao rentismo, mesmo trabalhadores não precarizados, tem problemas em conseguir habitação com segurança, isso é, conseguir pagar as contas e sobrar algo para emergência. uns verdadeiros cativeiros mesmo em bairros periféricos tem aluguel que seja a metade de um salário mínimo

  • @Matheus-zu6ko
    @Matheus-zu6ko Před rokem +4

    Fala aí, Gustavo! Queria te recomendar a fazer um vídeo reagindo à torcida do Raja Casablanca, que nem você fez do St. Pauli. Eles são uma torcida altamente politizada e possuem várias canções, até sobre a Palestina. Sugiro você fazer uns reacts de vídeos legendados que tem no CZcams. Abraço!

  • @lucianamouratomas64
    @lucianamouratomas64 Před rokem

    Que cara foda, amei ele

  • @thiagobravo
    @thiagobravo Před rokem +3

    Hoje com o mercado saturado como faz? O gaveta conseguiu melhorar porque ele foi pioneiro. Não que não seja possível melhorar hoje em dia, mas isso será a exceção. De qualquer forma o Gaveta bem lúcido e no mínimo companheiro mesmo.

  • @juliocesar-qk8lx
    @juliocesar-qk8lx Před rokem +4

    1.760 mensal é um salário horrível mano.

  • @brunims
    @brunims Před rokem +3

    A didática e a lucidez do Gaveta são algo impressionante. Fora o talento na edição.