Astronomia: Uma visão Geral I - Pgm 25 - De onde vem a energia das estrelas?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 3. 06. 2014
  • Astronomia: Uma visão Geral I - Pgm 25 - De onde vem a energia das estrelas?
    Nesta aula, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP aborda os tópicos: Ciclo de CNO, Cadeia P-P, Ciclo do Triplo Alfa.

Komentáře • 9

  • @marielleholanda2196
    @marielleholanda2196 Před 9 lety +16

    Que explicação incrível sobre a origem dos elementos químicos!
    Parabéns ao professor e muito obrigada por disponibilizarem online as aulas.

  • @DouglasStedile81
    @DouglasStedile81 Před 8 lety +4

    Parabéns pelas magníficas aulas, professor João.

  • @jose1951muniz
    @jose1951muniz Před 10 lety +1

    Se na grande nebulosa de Magalhães existem estrelas gigantes, pode-se concluir que esta pequena Galáxia tende a crescer em quantidade de matéria bariônica (elementos químicos diversos)?

    • @joaosteiner9719
      @joaosteiner9719 Před 10 lety +12

      Caro José,
      A Grande e a Pequena Nuvem de Magalhães são ricas em gás e poeira. Todas as galáxias com essas características (a Via Láctea e Andrômeda também as têm) formam estrelas a partir desta matéria. Portanto não há criação de matéria bariônica; apenas a transformação de gás interestelar (e poeira) em gás de estrelas.
      Convém lembrar que gas pouco enriquecido de elementos químicos pesados (C, N, O, Si, Fe etc) como nas Nuvens de Magalhães, podem formar estrelas de massa maior do que ambientes enriquecidos, como a Via Láctea e Andrômeda. Galáxias de maior massa se enriquecem quimicamente de forma mais rápida do que galáxias de baixa massa.
      João

    • @jose1951muniz
      @jose1951muniz Před 10 lety

      Muito obrigado pela resposta. professor.
      Gostaria de saber se é possível eu me encontrar com o senhor no IAG para uma discussão sobre assuntos acadêmicos. Pois, eu tenho algumas idéias que necessito desenvolver em um estudo acadêmico mas minha formação é em engenharia. Sou graduado em engenharia metalúrgica - UFF 1979. Fiz o mestrado profissional em engenharia automotiva na Poli - 2007.
      Mas o assunto que me refiro é sobre o passado do nosso planeta.
      Minhas observações me intrigam e eu gostaria de dividi-las com pessoas do meio acadêmico, para futuros estudos em escala global.
      Aguardo uma resposta sobre a possibilidade de uma conversa de uma hora no máximo, quando pretendo expor minhas convicções sobre evidências que observo há muito tempo e creio poderiam esclarecer muitos mistérios sobre a geofísica da Terra e explicar coisas que presenciamos ainda hoje.
      Meu telefone é 11 - 992 689 560.
      Se preferir responda no meu eMail: jozeze.muniz@gmail.com
      Antecipadamente agradeço.
      Jose Muniz.

    • @linkinp496
      @linkinp496 Před 7 lety

      +João Steiner boa noite professor excelente aula o melhor professor de astronomia de todos os tempos

  • @henryzorzato6065
    @henryzorzato6065 Před 9 lety

    essa explicação parece não convencer uma vez que o sol não se acaba mesmo com grande massa, essa energia não estaria vindo de uma dimenção ainda desconhecida?

    • @SeanDext
      @SeanDext Před 8 lety

      +Henry Zorzato Assim, não faria muito sentido se a energia produzida pelo Sol não viesse dele, mas sim, de uma dimensão ainda não conhecida..
      O que sabemos, é que ocorre um processo de fusão atômica do tipo PP (próton-próton) em seu núcleo, liberando energia na forma de luz e calor, além de radiação. :)

    • @paulasei
      @paulasei Před 8 lety

      +Henry Zorzato, ele mesmo já disse nas aulas anteriores que há uma previsão para que o combustível energético do sol acababe e ele deixe de brilhar, assim como ocorre com qualquer outra estrela. Porem esse tempo parece ser da ordem de trilhões de anos.