MARUJOS PATAXÓ em Entrevista para a rádio CBN NACIONAL 24/12/2023

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 23. 12. 2023
  • Entrevista para a Rádio CBN NACIONAL de notícias
    No vídeo, Mônica Bello, diretora e Arypotxe Pataxó, diretor musical do projeto: Marujos Pataxó - A Força do Samba Indígena aprovado no edital no edital Natura Musical e realizado via Faz Cultura e Secult.
    Você já ouviu falar em Samba indígena?
    Muitas pessoas desconhecem, mas no Brasil ainda existem 305 etnias e que os povos indigenas do Brasil influenciaram não somente as nossas palavras, mas nossos hábitos, a culinária e até mesmo a música, como por exemplo na geração do samba.
    Muito antes dos portugueses chegarem no Brasil, o povo Cariri já tinha a palavra "samba" para lugar onde come bebe e dança.
    A agregação de novos instrumentos começou em 1.500 como relatado em uma carta de Cabral escrita por Pero Vaz de Caminha para Portugal; onde ele conta que os índios que receberam eles na Costa (Pataxós), cantaram e dançaram ao som dos tamborins nossos.
    Os Jesuítas trouxeram pandeiros e violas e impuseram que só seria permitido cantar e dançar para Jesus e os santos da igreja católica.
    Como única alternativa, índios encontram como única alternativa de manifestar sua religiosidade e união passaram a celebrar o samba em forma de ritual.
    Na Aldeia Mãe Barra Velha o samba é sagrado. Começa na Igreja e vai de casa em casa de cada festeiro.
    No dia 23/03/2022, o prefeito Jânio Natal sancionou a lei que torna o Samba Indígena Patrimônio Histórico e Cultural do município de Porto Seguro.
    Isso aconteceu graças ao esforço e dedicação do grupo musical Marujos Pataxó.
    #cultura
    #cbn
    #cbnnews
    #naturamusica
    #secultba l
    #fazcultura
    #culturaemtodabahia

Komentáře •