LIVE DOS MARUJOS PATAXO SAMBADORES E SAMBADEIRAS DA ALDEIA MÃE.

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 17. 04. 2021
  • LIVE DOS MARUJOS PATAXO, SAMBADORES E SAMBADEIRAS DA ALDEIA MÃE.
    Conheça a raiz indígena do samba brasileiro!
    O projeto tem como objetivo reconhecer a influência indígena na criação do samba brasileiro e o samba indígena como patrimônio histórico.
    Divulgar, fortalecer e valorizar esta incrível tradição cultural.
    Nas aldeias Pataxó o samba é um forte ritual sagrado que é passado de geração em geração desde a época do descobrimento até os dias de hoje; aonde os índios manifestam a sua fé e cultura com muita originalidade cantando muitas músicas próprias que retratam a natureza e a vida no campo.
    Com o recurso da lei Aldir Blanc foi possível comprar novos instrumentos, roupas personalizadas, gravar um documentário que será lançado na próxima semana, Gravar a live que será exibida no dia 18 de Abril em comemoração ao dia do índio após duas semanas da aplicação da segunda dose da vacina.
    O material será gravado nos pen drives personalizados com o objetivo de gerar renda para as 40 famílias dos sambadores e sambadeiras da Aldeia que foram totalmente afetadas pela pandemia. Os "Marujos Pataxó" é um grupo de Sambadores e sambadeiras da Aldeia mãe Barra Velha que está localizada na Costa do descobrimento no sul da Bahia no interior de Porto Seguro. É um local histórico aonde os portugueses chegaram e avistaram o monte Pascoal. É considerada a Aldeia mãe pois foi a primeira aldeia Pataxó que deu origem à todas as outras aldeias Pataxó após o massacre de 1951 e guarda segredos da origem do Brasil.
    No documentário contamos a história desse samba histórico que mistura cultura indígena, a marujada dos navios que também está presente na umbanda e o catolicismo que vem desde o tempo da catequização dando origem ao samba que nasceu no berço do Brasil.
    O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
  • Hudba

Komentáře •