O Fim da Infância (Arthur C. Clarke) | Formiga na Tela 140 - Formiga Elétrica

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 09. 2024
  • Acesse nosso SITE: goo.gl/hDQkSw e FACEBOOK: goo.gl/3mGhfd
    RESENHA DO LIVRO: goo.gl/aKRxQ2
    Arthur C. Clarke dispensa apresentações. O autor mais associado ao estilo hard science fiction sempre será lembrado por seus romances onde uma ciência mais atrelada às nossas leis da Física se misturava a conotações filosófica. Seu livro mais famoso é 2001 - Uma Odisséia no Espaço, paradigmático dentro deste caminho do escritor, mas todo autor de obra extensa tem alguma trabalho que, de alguma forma, se tornar uma exceção dentro do conjunto que o notabiliza. O Fim da Infância (Childhood's End), apesar de trazer toda a carga reflexiva que se espera de Clarke, é uma espécie de ponto fora da curva, justamente pela forma como escolhe desenvolver sua premissa.
    Lançado em 1953 e ambientado neste tenso momento de Guerra Fria, Clarke nos mostra uma invasão alienígena muito diferente daquela que convencionou-se, principalmente, no cinema. Pacificamente, os Senhores Supremos, como são chamados, promovem uma utopia para o povo da Terra. Em contrapartida, exigem que pesquisas do programa espacial sejam abandonadas e não permitem que ninguém os veja.
    Não apenas um livro de mistério onde queremos saber o que esses seres realmente tramam, O Fim da Infância também lida com assuntos mais sutis que dizem respeito a todos nós. Já que os Senhores Supremos cuidam da humanidade, a centelha criativa e desbravadora dos terráqueos é suprimida, pois as pessoas não encontram mais sentido nisso, uma vez que já tem tudo. É essa relação do Homem com a Divindade que puxa uma série de questionamentos para o leitor.
    Uma das grandes obras ficção científica e um texto que ainda inspira várias discussões, O Fim da Infância foi tema deste episódio do Formiga na Tela. Confira nossa conversa sobre o clássico e não deixe de se inscrever no canal, se ainda não acompanha nosso trabalho. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Semana que vem estaremos de volta com mais um tema bacana!
    Contato
    natela@formigaeletrica.com.br (para sugestões e comentários sobre o vídeo)
    comercial@formigaeletrica.com.br (para questões comerciais)
    Agradecimentos Especiais:
    Agência Alice Wonders - www.alicewonder...
    O Fim da Infância | O Fim da Infância Arthur C Clarke | Fim da InFãncia

Komentáře • 109

  • @eduardodeoliveira5275
    @eduardodeoliveira5275 Před 7 lety +42

    Li o livro há pouco tempo. Ótima análise. Uma frase que me marcou nesse livro foi "Nenhuma utopia jamais poderá dar satisfação a todo mundo, o tempo todo". É interessante pensar sobre essa insatisfação humana.

    •  Před 7 lety +1

      Valeu, meu caro. Realmente, é um convite à reflexão.

    • @agpinho4676
      @agpinho4676 Před 6 lety +2

      Eduardo de Oliveira não é ? É estranho . Porque?

    • @pedrojunior8635
      @pedrojunior8635 Před 5 lety +5

      O homem é um eterno insatisfeito porque esse Sistema não satisfaz a ninguém, mesmo ao topo da Piramide porque é extremamente materialista e doentio.

    • @kitamoto13
      @kitamoto13 Před 3 lety

      jamais saberemos....é apenas uma conjectura do autor

    • @lucianoandrade7798
      @lucianoandrade7798 Před rokem

      A solução é muito mais simples do que parece! Basta que os engenheiros genéticos e engenheiros neuronais alienígenas MUDEM a natureza humana de ser eternamente descontente, eternamente competitiva, eternamente belicosa etc e etc.

  • @valdeciposcai5350
    @valdeciposcai5350 Před 3 lety +18

    Muito bom ver gente inteligente conversando!

    •  Před 3 lety +2

      Valeu mesmo! Hehe

  • @mklangelost
    @mklangelost Před rokem +10

    O melhor video do CZcams brasileiro sobre o livro O fim da infancia, de Arthur C.Clarke

    •  Před rokem

      Agradecemos muito!!!

  • @gledsonlima4747
    @gledsonlima4747 Před 2 lety +8

    Eu li o livro em apenas dois dias. Terminei todo arrepiado e com a certeza que li um dos melhores livros de sci-fi da minha vida. Esse autor é um destaque ao lados dos grandes nomes da ficcão científica citados por vocês. Compartilho a ideia futurística com a filosófica, seria muito complicado falar de futuro sem falar da autoconciência humana,sobretudo naquilo que se propõe fazer para si e para os demais. É o primeiro título que leio do Clarke, e me arrebatou por inteiro.

  • @thallesmorais8502
    @thallesmorais8502 Před 7 lety +23

    Ótima análise (como sempre). Faltou mencionar a minissérie homônima, não tão boa quanto o livro, mas que merece ser vista. São apenas três episódios, fica fácil de assistir.

    •  Před 7 lety +2

      É verdade, mas como já estava longo, optamos por deixar a série de lado. Obrigado pelo elogio, amigo!

  • @valdeiferreira7132
    @valdeiferreira7132 Před 2 měsíci +2

    Terminei hoje o Encontro Com Rama. A partir de amanhã inicio o Fim Da Infância, estou muito empolgado

    •  Před 2 měsíci +1

      Opa, comenta aqui depois o que achou.. hehe

  • @WyniciusRothstein
    @WyniciusRothstein Před 4 lety +4

    As estrelas não são para os homens.
    Vídeo sensacional. Parabéns mais uma vez pela ótima análise de mais uma obra incrível.

    •  Před 4 lety

      Valeu, meu caro!

  • @venusbcarmesim27
    @venusbcarmesim27 Před 2 lety +3

    Esse vídeo foi um dos que mais adorei.
    E o Fim da Infância é uma obra que me fisgou.

    •  Před 2 lety

      Que bom que gostou!!! Agradecemos!

  • @alessandroyuriAlegrette
    @alessandroyuriAlegrette Před 4 lety +4

    Olá pessoal do Formiga Elétrica. Tudo bem?. Sempre acompanho o site de vocês, para mim um dos melhores sobre cultura pop em geral. Não sei se meu comentário vai ser lido, mas mesmo assim quero deixar registrado minhas impressões sobre "Fim da Infância".
    Para começar, digo que poucas vezes, um livro foi capaz de despertar em mim reações tão contraditórias como " Fim da Infância",.Eu tinha altas expectativas com relação a esse romance, pelo fato de ter lido "2001: uma odisséia no espaço" e gostado muito. No entanto, muitas delas foram frustadas quando conclui a leitura.
    Concordo com vocês.O livro começa de forma muito intrigante com uma invasão alienígena muito diferente de outras que geralmente ocorrem em obras de FC. Digamos que é um tipo ideolótgico, que visa causar uma grande mudança de mentalidade nas pessoas. O autor descreve isso muito bem isso. No entanto, notei que ele não se aprofunda muito em detalhar todo o processo em diversas áreas do conhecimento. Achei essa parte a mais interessante e original da obra, mas fiquei com a impressão que faltou um pouco de aprofundamento na descrição da vida cotidiana após essa mudança tão radical.
    Também gostei da maneira como o autor descreve os chamados "Senhores Supremos", com uma conotação muito irônica, - Clarke brinca com a simbologia religiosa, de modo a enfatizar o quanto o ser o humano é limitado para compreender os mistérios do universo. No entanto a partir daí, achei que o autor se perdeu na narrativa. Ele "patina" muito na segunda parte, em que fica mais evidente sua limitação no desenvolvimento de personagens. humanos
    Grande parte deles, eu achei rasos, superficiais, somente "bocas que falam" - uma característica ou defeito da escrita de FC dos anos cinquenta, que também está muito presente em obras de Issac Assimov? O único que se salvou é o astrônomo - o único relacionado com a ciência por quê? e mesmo assim o propósito dele com relação aos Seres Supremos para mim me pareceu inverossímil - isso somado ao cenário de um certo local, que parece ter saído de um filme B de FC dos anos cinquenta!
    Por outro lado, na terceira e última parte, o livro volta a entrar nos eixos, e apesar, de alguns elementos um pouco mal trabalhados nos entrega um final intrigante do tipo "explode cabeça".
    O livro termina, assim como uma boa obra de FC, com mais questionamentos do que certezas, de modo que o leitor seja obrigado a tirar suas próprias conclusões sobre qual era a verdadeira missão dos Senhores Supremos e, principalmente qual a importância da humanidade para eles. - gostaria de saber a leitura de vocês sobre isso.
    Acho que este aspecto filosófico e até mesmo com matizes metafísicas justifica sua fama de clássico da FC, apesar de achar que essa não é uma das melhores obras do autor. É um bom livro, com narrativa envolvente e instigante, mas muito inferior a "2001:uma odisséia no espaço. Um abraço a todos.

    •  Před 4 lety

      Olá, meu caro. Sim, seu comentário foi lido. Hehe!
      Suas observações tem fundamento, afinal de contas, Clarke não era exatamente um mestre da narrativa, mas - como muitos de seus contemporâneos do gênero - uma mente que fervilhava com conceitos maravilhosos. Sobre 2001, pelo menos o Gustavo e eu (Daniel) concordamos contigo.
      Valeu pelo comentário e pelo elogio, amigo!

    • @alessandroyuriAlegrette
      @alessandroyuriAlegrette Před 4 lety +1

      @ Olá pessoal do Formiga Elétrica. Grato por lido meu comentário. Eu gosto muito de compartilhar minhas impressões sobre livros e filmes, principalmente clássicos. Sugestão: seria legal se você fizessem um especial sobre "Duna", para mim uma obra diferenciada da FC e fantasia, que vai ter uma adaptação para o cinema ano que vem. e estou muito ansioso sobre como ela será e até agora as notícias dos bastidores de sua produção são muito positivas. Um grande abraço.

  • @andredias8830
    @andredias8830 Před 7 lety +7

    Que análise maravilhosa e profunda sobre a literatura de Arthur C. Clark, parabéns Formiga Elétrica.

    •  Před 7 lety +1

      Agradecemos muito, amigo. Valeu pela audiência!

  • @cecilialins9820
    @cecilialins9820 Před 7 lety +5

    Coisa boa é chegar em casa e ver um vídeo maravilhoso como esse! Eu não li essa obra, mas me pareceu excelente. Tudo que envolve filosofia é muito bom. Parabéns galera! Como sempre a análise de vocês é cativante. Amo a energia de vocês. Beijo grande!

    •  Před 7 lety +1

      Valeu, Ceci. Corre atrás do livro que vale a pena. Beijo!

  • @lucashane
    @lucashane Před 2 lety +3

    Estava lendo rápido e estava achando meia boca o livro, mas a partir dessa resenha vou ler mais devagar, tentar aproveitar melhor o que não captei antes

    •  Před 2 lety +1

      Gratos pela confiança. Dá essa chance pra ele que merece... Hehe

  • @Sam38175
    @Sam38175 Před 2 lety +5

    A série é assustadora e impressionante como poucas.

  • @lukfna
    @lukfna Před 7 lety +2

    Excelente video! Ainda não tive oportunidade de ler nada do Clark, mas como sou grande fã de ficção científica aposto que vou curtir. Continuem com o excelente trabalho!

    •  Před 7 lety

      Não perca mais tempo, cara! Muito obrigado pelo elogio e pela audiência fiel.

  • @luizfernandoalves2224
    @luizfernandoalves2224 Před 5 lety +4

    Caramba acabei de ver a série e estou impressionado, não conhecia a história.

  • @pathfinder5288
    @pathfinder5288 Před 7 lety +4

    Sugestao de videocast: Serie de conspiração *"Um homem sem passado"* ( *"Nowhere man"* ) , serie de 1995 com 25 episodios, serie q teve influencias de series como *"O Prisioneiro 1967"* ( *"The Prisoner"* ) de 1967, e *"O Fugitivo"* ( *"The Fugitive"* ) de 1963. Procura *"Nowhere Man Opening"* no CZcams ve se lembra de ter visto, passava na Globo a noite.
    O seriado tem início depois do personagem principal Thomas Veil, interpretado por Bruce Greenwood, um fotógrafo/jornalista que utiliza um banheiro público, enquanto se preparava para ir jantar com sua esposa Alyson Veil, interpretado pela atriz Megan Gallagher.Logo depois ao encontrar sua esposa, ela lhe diz não reconhecê-lo, além de estar vivendo com um outro homem. Os seus cartões de crédito já não mais funcionam e o seu melhor amigo é tido como morto. A sua mãe está em recuperação de um golpe inexplicável em sua vida, o que a impossibilita ela de confirmar a sua existênciaNo curso de uma única noite, todos os rastros de sua identidade simplesmente desaparecem, o que faz ele acreditar que o fato esteja relacionado a uma fotografia que ele levou um ano para conseguir chamada de “Hidden Agenda”. A fotografia descreve quatro homens, que aparentemente parecem ser soldados norte-americanos em algum lugar da América do Sul.Os únicos fragmentos de evidência que Tom tem de seu passado são os negativos daquela fotografia. Uma organização misteriosa procura por Tom e pelos seus negativos. Com o passar dos episódios, a paranóia de Tom acaba construindo, sem ele perceber, que nada é o que parece ser, que ninguém está protegido dessa organização e nem sequer ele pode afirmar que ele é nem o que pensa ser.

  • @reubabade9913
    @reubabade9913 Před rokem +1

    GOSTO muito de Ler, e como ex-Cristão acredito piamente que o ArtuR C. ClarKe faz uma alusão ao Livro de Urântia e o retorno de Mikael de NeBadon ( O provável Jesus). Digo isso porquê a História do Soberano CARELI se encaixa perfeitamente com o retorno de MiKael de Nebadon. O Livro de Urântia descreve exatamente da mesma forma que o livro "O Fim da Inocência". MiKael virá não só para trazer PAZ mas também justiça de forma até mesmo agressiva se for preciso. Acontece q a ideologia Cristã tem JESUS como aquele q dá a outra FACE, não como um alienígena q irá impor ORDEM até mesmo a força.
    Creio q essa seja a forma de ArtuR confrontar a ideia de um JESUS alienígena e severo, demonizando o personagem CARELI pelo fato de não acreditar no MiKael do Livro de Urântia.
    Quem sabe até mesmo um jeito de alertar a humanidade de uma forma inteligente, através da ficção, q se acaso no futuro de fato o Livro de URÂNTIA se cumprir, aquele q se apresentará Como LIBERTADOR será na verdade um DITADOR.🤔

  • @vinijucio
    @vinijucio Před rokem

    Estou lendo pelo Amazon prime e estou gostando muito.

  • @yurysoares4324
    @yurysoares4324 Před 5 lety +1

    Cara...parabéns a vcs do canal. Excelente conteúdo. Excelente análise, rica de referências...sensacional. Tá faltando isso a internet e q bom ter encontrado vcs. Sobre a obra: li. Assim como 2001 e Encontro com Rama. O Fim da Infância é perturbador sobre vários aspectos. A insatisfação humana perante a perfeição, a utopia. A capacidade de aceitar a figura de seu pior inimigo, seu medo ancestral, por ser ele a criatura pela qual se chegou ao ápice. E a possibilidade de a evolução do ser humano ter como preço sua extinção como tal. Enfim ..várias leituras,muitas idéias e discussões sobre um livro acima de qlq adjetivo. E vcs levam a discussão a um nível filosófico...demais! Parabéns mais uma vez. Mais um inscrito e lamento q ainda não sejam milhões. Pq, insisto: é de CONTEÚDO q o mundo tá carente. De inteligência.

    •  Před 5 lety

      Valeu mesmo, amigo. Esse tipo de retorno é um incentivo e tanto para nós.
      Continue conosco e esperamos que goste dos outros vídeos. Ah, confira o podcast também, se puder.
      Abraço!

  • @victorcp2uerj
    @victorcp2uerj Před 7 lety +3

    Mais um excelente vídeo, ainda não li a obra, mas certamente o desejo pela leitura aumentou após essa análise.
    Abraços.

    •  Před 7 lety

      Valeu, amigo. Corre atrás e depois comenta aqui de novo. Hehe
      Abraço!

  • @lilmgn8582
    @lilmgn8582 Před 7 lety +3

    o Formiga na Tela è muito bom mesmo, mas tenho saudades do Formigacast ... podiam fazer um cast especialzão de varias horas com o maximo possivel de colaboradores do site com os quadrinhos top preferidos da galera (envolvendo td, mangas, europeus e td)

    •  Před 7 lety +1

      Estamos alinhando uma volta do FormigaCast, amigo. Não sabemos direito como será a periodicidade, mas pretendemos algo regular. Aguarde... hehe
      Obrigado pelo apoio!

  • @science212
    @science212 Před 8 měsíci +1

    A adaptação em série de 2015 ficou boa.
    Clarke teria gostado.

  • @Shadomboy
    @Shadomboy Před 5 lety +5

    Fazem dos outros livros do Clarke também!

    •  Před 5 lety

      Faremos. Hehe
      Valeu!

  • @rafaelab9287
    @rafaelab9287 Před 7 lety +3

    Adorei o vídeo! Façam um sobre Rey Bradbury tb! Li a HQ Teatro das Sombras e estou louca atrás da obra dele!

    •  Před 7 lety

      Valeu, Rafaela. Pode deixar que vamos agitar um Bradbury assim que for possível. hehe

  • @FranciscodeAssisDorneles
    @FranciscodeAssisDorneles Před 5 lety +3

    Muito bom o canal, parabéns.
    Lembrei de Jor-el fazendo um pedido para seu filho, kal- El, para não interfir na evolução natural dos seres humanos.

    •  Před 5 lety +1

      Valeu, caro Francisco! Gratos pela audiência.

  • @jeanlima2674
    @jeanlima2674 Před 5 lety +2

    Esse livro é marcante

    •  Před 5 lety

      Muito!

  • @gvideo23
    @gvideo23 Před rokem +1

    gostei da analise. critica construtiva: melhorem a qualidade do áudio. no mais, muito bom conteúdo.

    •  Před rokem

      Gratos!

  • @italvadias9651
    @italvadias9651 Před 4 lety +1

    Parabéns a lucidez de vocês! Todos despertos! Procuro o filme para assistir e não encontro .

    • @cristinaregiagiancotti2558
      @cristinaregiagiancotti2558 Před 4 lety

      Eu tenho este DVD, O fim da infância, procuro no Google, não acho, só comentários sobre o livro.

  • @opethgrey5372
    @opethgrey5372 Před 4 lety

    O debate ficou muito foda, particularmente não conhecia a obra em si, apenas a série de televisão transmitida pelo canal Syfy, e que apesar de gerar bastante discussão, acredito que deixou um pouco a desejar em alguns pontos, mas não sei se tem relação com a obra original ou com a produção.

  • @Alfatico8
    @Alfatico8 Před 3 lety +1

    Excelente!!!!

    •  Před 3 lety +1

      Gratos!!!

  • @tonionetho106
    @tonionetho106 Před 4 lety

    Fim da infancia outras referencias, tem uma obra feita pelo STORM THORGESON que é a capa de Houses of the Holy, do Led Zeppelin. E Childhood's End album Obscured by Clouds

  • @pathfinder5288
    @pathfinder5288 Před 7 lety +1

    Isso me lembrou uma serie do proprio criador do Jornada nas estrelas, era *"Terra conflito final"* ( *"Earth final conflict"* ) , procura no CZcams q tem abertura (da pra ter um pouco da ideia como é).

    • @pathfinder5288
      @pathfinder5288 Před 7 lety

      Tem tb uma serie chamada *"V"* q passou na decada de 80 (nao lembro de ter assistido) com ema parecido.

    •  Před 7 lety

      Ah, tem a ver mesmo.

    • @agpinho4676
      @agpinho4676 Před 6 lety

      player v visitors? É este?

  • @rmrmanchester
    @rmrmanchester Před 4 lety

    filosofou muito e foi o opsto onde os Senhores Supremos vem para ver o ocaso da humanidade ,onde o ultimo homem a ver isso Jan Rodricks , onde a humanidade se unne se transforma em uma só entidade e vai para a galaxia .

  • @astronautabahiano
    @astronautabahiano Před 3 lety +1

    Tipo e Antitipo é mas não é, uma metafora muito mais simbolicamente indireta do que uma relação propriamente dita...

  • @paulinhoalmeida62
    @paulinhoalmeida62 Před 5 lety +3

    Vídeo do caralho pena que não bombou muita pena mesmo

    •  Před 5 lety +1

      Ah, o importante é que as pessoas certas o encontram. Hehe
      Valeu, amigo!

  • @medmustafa
    @medmustafa Před 7 lety +2

    A banda Pink Floyd fez uma música inspirada no filme com o mesmo nome. Aqui editei a música com cenas da série de TV lançada para recentemente: czcams.com/video/HeHknOmoOZw/video.html

    •  Před 7 lety

      Opa, valeu por nos mostrar, meu caro! Ficou bem legal.

  • @guilhermelyra357
    @guilhermelyra357 Před 7 lety +1

    muito bom vídeo e parabéns.

    •  Před 7 lety

      Muito obrigado, rapaz!

  • @almirantespock566
    @almirantespock566 Před 7 lety +1

    Sugestao: Gerry Anderson e Mel Brooks

    •  Před 7 lety

      Opa, Mel Brooks a gente vem pensando faz tempo. Hehe Vamos ver. Gerry Anderson anotado também. Valeu, amigo!

  • @aldosilva4746
    @aldosilva4746 Před rokem

    Esqueceram de mencionar que ele tirou coisas da Bíblia invertidas

  • @Fábio344rewe
    @Fábio344rewe Před 4 lety

    Muito bom.

  • @Davijjardim
    @Davijjardim Před rokem

    Top...

  • @analuciaoliveiradosreis5245

    Eu precisei abandonar o livro pra ler os textos obrigatórios da minha pós que estavam aconulados. Se alguém terminou e pudesse me contar todo o final eu agradeço MUITO, passo até meu contato de WhatsApp, TÔ DESESPERADA PRA SABER 😭😭😭

    • @wesleyprado2432
      @wesleyprado2432 Před 3 lety +1

      Tem um seria de 3 episódios

    • @linda76891
      @linda76891 Před 2 lety

      é melhor vc ler, pelo menos a ultima parte, vale a pena

    • @bladerunner4733
      @bladerunner4733 Před rokem

      A humanidade acaba, os Senhores supremos trouxeram a paz, mas com um preço

  • @janiltonlima222
    @janiltonlima222 Před rokem +1

    mas essa análise foi inteligente demais. ultrapassa a análise literária

    •  Před rokem

      Gratos demais!

  • @mariadolores6666
    @mariadolores6666 Před 6 lety

    Oi meninos que maravilha ver o dispertar em vocês o fim da infância e uma forma de demonstrar a importância de uma espécie fechando um ciclo de evolução e começando a outra e pessoas com toda humildade que vocês debatam a série os anunak já traduzida em português por uma mulher que agora eu me esqueci de seu nome e que fora traduzido até o vinte e dois o nome e a saga anunak as ela fala quem e o autor desta saga e na original ela vai além dos vinte e dois capítulos me parece que o autor desta saga e Paraguai ou argentino e maravilhoso e e o natural de nossa criação e as evidências de envolvimento de seres primores e coocriadores que criaram seres como elfos e os arcondes e muitas raças e falam da Atlântida dos seres de Lemúria e suas guerras com armas que nos desconhecemos e uma saga que muitos de nós lembramos fleches de consciência que estavam lá naquele tempo de existência somos todos remanescente de eras passadas por favor assistam e debatam isto por favor meu nome é Maria Dolores Marques Reis nacional com uma consciência espandida das quais vocês as conhece como dons mediúnicos ou médiuns eu coloco assim que somos almas antigas que fizeram parte de criações e que violamos as leis cósmicas e universal da fonte Divina que e Deus como conhecemos o todo o criador de tudo e de todos mas sabemos que Deus e uma consciência enesgotavel de amor e criação e e chámado a fonte Divina e muitas destas almas está na roda da reencarnação para a evolução da humanidade mas desta vez presa nas amputações de suas próprias criações para não evolução da as raças e principalmente as humanóides que Deus os abençoem e também nutrem vossos mentais para as instruções e conhecimento de espécie de seres vivos nos universos e dimensões eterias eu faço piciclocrafia e descrevos mundos e raças que o habitam e também que seus combustível são restos de estrelas e que duram mas de dois mil anos já vi muitos mundos diferentes e todos reconhecem a fonte Divina que Deus nos abençoe sempre amém

  • @lucianoandrade7798
    @lucianoandrade7798 Před rokem

    Existe uma grande romanização tipicamente anglo-saxã de que a dor, o sofrimento e as dificuldades da vida nos "tornam os humanos que nós somos". Sinto avisar que a dor e o sofrimento produzem apenas doenças mentais e suicidas! A arte, a filosofia e a boa ciência vêm de momentos felizes e tranquilos dos seres humanos ditos intelectuais. É só lembrar em que momento da história nos desenvolvemos a filosofia e a ciência com método: foi quando a classe mais rica se viu livre da fome e do trabalho braçal repetitivo que ela conseguiu alcançar esse degrau!

  • @organatron
    @organatron Před 7 měsíci

    Fissão nuclear, a fusão bem depois...

  • @joassantiago
    @joassantiago Před 7 lety +2

    ATENÇÃO! VÍDEO CONTÉM SPOILERS! NÃO ASSISTA ANTES DE LER O LIVRO.
    Vocês discutem um livro que tem um certo mistério e não colocam aviso de spoiler?? P.... Tô procurando comentários sobre o livro e fui na confiança de que os caras têm noção que poderia ser um vídeo de incentivo à leitura. SQN

  • @tiotales
    @tiotales Před 5 lety +1

    Arthur C. Clarke em algum momento de sua vida leu o livro de Daniel e o Apocalipse, em seguida os plagiou introduzindo a teoria dos antigos astronautas misturada a uma apologia ao satanismo.
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

    • @RESISTENCIAPOLOGETICA
      @RESISTENCIAPOLOGETICA Před 3 lety

      eu também sigo a Bíblia, mas vc tem provas disto?

    • @tiotales
      @tiotales Před 3 lety

      @@RESISTENCIAPOLOGETICA Ah, meu caro, você segue as Escrituras e desconhece os textos de Daniel e de Apocalipse que tratam dos tempos do fim, na verdade, da volta de Cristo? Daniel foi escrito há quase três mil anos e o de Apocalipse há dois mil, e ambos foram revelados pelo próprio Deus à humanidade a respeito das coisas que iriam acontecer no futuro, ou seja, no nosso agora.
      Convido você a ler e estudar os dois livros para verificar a veracidade e inerrância de ambos para vir a perceber como a obra de A. C. Clarke segue quase todo o "roteiro" desses livros bíblicos, porém desvirtuando as promessas e profecias ao dar ênfase numa vitória para o mau, numa sugestão de aniquilação total fazendo parecer que não existe propósito na nossa existência, o que é uma mentira, assim como todo o resto do roteiro.
      E a pauta dos contatos extraterrestres é mais que previsível para justificar uma falta de credibilidade na existência do demônio e suas hordas. Enfim, é um assunto interessante, mas só dá pra tratar quando se tem conhecimento do conteúdo e do contexto das Escrituras. Leia lá por gentileza e depois a gente troca umas ideias.
      Deus te abençoe.

    • @bladerunner4733
      @bladerunner4733 Před rokem +1

      Qual a fonte disso? Que eu saiba ele era ateu. Vi de outra forma, a Supermente como Deus e os senhores supremos como os demonios, deram o que a humanidade sempre quis(a evoluçao), em troca de sua liberdade. Os senhores nao podiam se juntar a Supermente(Deus) e usaram os humanos pensando q se dariam bem

    • @reubabade9913
      @reubabade9913 Před rokem

      Vc não disse nada. O q Artur C. Clarke revela é a pura tradução do Livro de Urântia. A volta de MiKael de Nebadon (Jesus?). Só os entendedores entenderão.

    • @reubabade9913
      @reubabade9913 Před rokem

      GOSTO muito de Ler, e como ex-Cristão desconfio que o ArtuR C. ClarKe faz uma alusão ao Livro de Urântia e o retorno de Mikael de NeBadon ( O provável Jesus). Creio q seja uma forma de confrontar ideia do Livro q diz q Jesus é um alienígena. Tudo q Artur descreve no seu livro é a real tradução do Livro de Urântia.