Resenha - Meridiano de Sangue (Um dos Livros Mais Importantes da Minha Vida)

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 08. 2024
  • Fala pessoal!
    Como é bom falar sobre obras que impactam nossas vidas e em Meridiano de Sangue encontrei um ponto de virada importante na minha trajetória como leitor.
    Venha descobrir mais sobre a escrita de Cormac McCarthy, considerado um dos escritores americanos contemporâneos mais importantes e como ele transforma a violência em beleza através da poesia.
    Se interessou e vai comprar, faz pelo link abaixo que ajuda muito o canal!
    Meridiano de Sangue:
    amzn.to/45XPIqG
    Artigo sobre o personagem Juiz Holden:
    www.revistabul...
    Página no Instagram:
    / arsenal.books
    Página no TikTok:
    / arsenal.books
    Abraço e até a próxima!

Komentáře • 14

  • @adelialeite3086
    @adelialeite3086 Před měsícem +3

    Assisti ao vídeo integralmente e só posso te dar PARABÉNS, Andrew!
    Não conheço o autor nem o livro e, certamente, não o lerei porque sou muito "mole" para esse tipo de literatura.
    Mas, sua resenha está muito bem elaborada, esclarecedora e didática.

    • @arsenal.books.oficial
      @arsenal.books.oficial  Před měsícem +2

      @@adelialeite3086 oi Adélia! Muito obrigado pelas palavras… realmente para quem evita violência, digo que deve passar longe da literatura e dos filmes do Cormac McCarthy!
      Abração! 🪓📚🥃

  • @lucasgabrieek4777
    @lucasgabrieek4777 Před 26 dny +4

    Meridiano de sangue é bom foi uma leitura difícil, esse autor é insano ele tem sempre uma ideia a violência em Meridiano de sangue não gratuita.

    • @arsenal.books.oficial
      @arsenal.books.oficial  Před 25 dny

      @@lucasgabrieek4777 fala Lucas… cara, um dos grandes livros que li esse ano, ele não sai da minha cabeça! Quero ler outros do McCarthy!

  • @reyveslorenzonibatista4518
    @reyveslorenzonibatista4518 Před měsícem +4

    Não sei se assisto pq quero ler em breve e minha religião não permite spoilers 😅

    • @arsenal.books.oficial
      @arsenal.books.oficial  Před měsícem +4

      @@reyveslorenzonibatista4518 olha metade… até começarem as analogias (eu aviso no vídeo) hahahahha

  • @murilobeckenkamp6741
    @murilobeckenkamp6741 Před měsícem +3

    Muito legal o sua resenha sobre esse livro. Só um ponto qual quero comentar (pelo amor de Deus, não to defendendo os cara kkkk). Essa parte que vc comenta sobre eles serem ''limpadores étnicos'''. Cara, não é bem isso não. Sim, eles são racistas, porém, são homens daquela época. Uma época onde ''os fracos não tem vez'', onde incursões de índios violentos acontecia e eram uma praga pra sociedade, onde esses grupos de milícias existia para a proteção das comunidades. Sim, existia já órgãos federais de segurança publica, um exemplo é os U.S Marshals, que eram e ainda são muito bons nisso. Como disse anteriormente, eles são homens daquela época. O próprio Glanton, ele ainda adolescente serviu na guerra de independência do Texas, onde a sua esposa foi raptada, escalpelada e morta por apaches, depois ele lutou na guerra contra o México e após isso foi viver essa vida. Como disse, ele é um homem do seu tempo (não to defendendo suas ações brutais), o ambiente aonde ele viveu, com as suas experiências quais passou, não é de ficar surpreso pelo oq ele se tornou. De novo, não era por limpeza étnica, e sim pelo fato que era um trabalho que existia, ambos os países sofriam com esses ataques de apaches, os mexicanos preferiam pagar pra esses, brutais ''mercenários'' pra fazer o trabalho sujo. Glanton só sabia fazer isso e tinha ódio dos apaches, aproveitou a forma de fazer grana. Outro ponto que mostra que não é limpeza étnica é ali ja no final, onde eles se queimaram com os mexicanos e tem q voltar pros EUA, onde se encontram com vários índios no caminho e não os matam, e também na parte da balsa, onde eles nem escalpelam os índios mortos ou muito menos, exterminam com eles dali. Outra coisa interessante, desde da colonização espanhola, aquela região sempre foi difícil de levar civilização por conta dos ataques dos apaches. Poisé, os bixo eram brabo mesmo, pois também, tinham seus motivos. *De novo, não estou defendendo Glanton e suas ações, só estou trazendo um novo ponto pra conversa kkkkkk.

    • @arsenal.books.oficial
      @arsenal.books.oficial  Před měsícem

      Fala Murilo! Tudo certo?
      Cara, primeiro de tudo, obrigado pela colaboração, isso enriquece muito toda a discussão!
      Compreendi teu ponto e claro que entendo que são "homens de sua época" e até acho que o Cormac acabou os "desenhado" de forma mais cruel, possivelmente, do que eles eram... mas assim como podemos explorar os motivos do Glanton e seu bando, temos do outro lado os motivos dos apaches, por exemplo. A rixa entre os povos existiu e persiste, mas claro, inseridos em outra realidade (temporalmente falando nem tão distante da nossa) os motivos eles eram de segurança, mas também étnicos (e ainda devem ser, se olharmos Yellowstone, por exemplo), tanto de um lado quanto de outro, ao menos na minha visão.
      Isso tudo só prova que Meridiano de Sangue é um baita livro a partir do momento que levanta questões de debate como esse... mais uma vez, valeu mesmo a contribuição!!!
      E agora "defendendo" o Glanton kkkkk esperto é o homem que faz o que sabe para ganhar a vida e sobreviver (claro que seria melhor que o talento dele fosse mais "ético" kkkk).
      Grande abraço meu querido!!!

  • @sauronpwbr9283
    @sauronpwbr9283 Před měsícem +3

    Sobre esse livro, eu li o original em inglês - por sinal uma leitura bem difícil tendo em vista as peculiaridades regionais e históricas do inglês utilizado - porém perdi o exemplar numa mudança e queria reler e relembrar... Qual versão em português que esteja com a tradução bem ajustada vc recomendaria?

  • @lucasrodriguesdeandrade8057

    Essa pureza da maldade só vi em laranja mecânica

    • @arsenal.books.oficial
      @arsenal.books.oficial  Před 19 dny +1

      @@lucasrodriguesdeandrade8057 fala Lucas, persongens icônicos, embora, comparando ambos, o Juiz Holden seria professor do Alex hahahaha
      Abraço!

  • @aleoliver1114
    @aleoliver1114 Před 18 dny +1

    Eu tô terminando esse livro, tô no capítulo 7, e sei la, sinto que essa violência e mau estar/desconforto q a historia proporciona é "leve até" qd tu compara, por exemplo, com o desconforto de qd tu lê algo tipo sertões veredas onde a historia em si( e n o ato isolado) te cobre no desespero/tom do livro, a agonia que dá com 3 páginas do graciliano segurando a descrição de fome e escacez da cena. O cormac parece q é mais visceral, mais direto, ele joga a violência na literalidade, ai parece que vc ja vai esperando/se acostumando com as coisas, sei lá, quando eu terminar a leitura eu volto aqui; mas havia começado ele com a expectativa lá em cima justamente pela "reputação" q essa obra tem

    • @arsenal.books.oficial
      @arsenal.books.oficial  Před 17 dny

      @@aleoliver1114 fala Ale!! Particularmente, eu me “acostumei” com a violência apresentada pelo Cormac, mas nunca estava preparado para as instabilidades dos atos dos personagens e isso me pega muito em uma obra. Assim como “onde os fracos não tem vez” (que eu só vi o filme ainda) tem essa questão de personagens totalmente imprevisíveis em seus atos e me cria um ambiente de tensão foda!
      Depois que terminar a leitura, volta aqui pra compartilhar o que achou!!
      Abração!!