07 COISAS QUE EU NÃO FARIA NA OBRA DA MINHA CASA

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 5. 08. 2024
  • Eu não sou uma pessoa de falar muito sobre o que eu gosto ou o que eu não gosto em relação às escolhas de projeto, porque eu acredito que a casa tem que ter o estilo e a personalidade do cliente. Ele é quem manda! Aqui no escritório, nós fazemos uma arquitetura ultra personalizada. Eu estou aqui para servir os meus clientes, independente dos meus gostos pessoais!
    Mas hoje, eu vou te contar 7 itens que eu definitivamente não colocaria nem na obra nem no projeto da minha casa.
    A primeira coisa que eu não usaria na minha casa é porcelanato brilhoso. Existem diversos acabamentos para os porcelanatos hoje em dia: polido, acetinado, fosco, natural, além de inúmeras outras opções para pisos como pisos de mármore ou granito, piso de madeira, piso de cimento queimado e muitos outros. Mas o fato é: porcelanato brilhoso eu não usaria! Eu acho muito mais bonito porcelanatos acetinados - acabamentos acetinados em geral, até mesmo em outros materiais como móveis, pinturas, costumam ser mais atemporais.
    O segundo item que eu não faria é uma obra sem Estudo de Viabilidade Financeira!
    O EVF, como costumamos chamar o Estudo de Viabilidade Financeira aqui no BORAnaOBRA, é uma ferramenta poderosíssima de decisão durante a fase do projeto, para que a obra se torne viável e seja executada. Como o EVF é feito com preços reais, de mercado, ele tem uma margem de erro baixíssima. A margem aqui no BORAnaOBRA Construtora, por exemplo, é de 5% em relação ao período em que ele é feito e o período que a obra vai de fato começar. Por isso eu não faria minha casa sem EVF! Ele me ajuda a economizar e garantir os recursos necessários para obra lá na frente.
    Se você tem um escritório de arquitetura ou construtora e ainda não oferece EVF para os seus clientes, você está deixando dinheiro na mesa. Só com o EVF o projeto se paga, e isso é um benefício enorme pros seus clientes!
    A terceira coisa que eu não faria na minha casa é colocar muitos revestimentos e materiais diferentes, como cada banheiro de um jeito. Acredito que a arquitetura precisa ter uma unidade que permeia os ambientes, e que os materiais precisam conversar entre si. Para mim, um lugar que tem um quarto de um jeito, uma sala de estar de outro, a cozinha de outro, a fachada com outro estilo, fica cansativo. Uma casa precisa trazer calma, harmonia, descanso, diferente de ambientes comerciais.
    O quarto item que eu não faria na minha casa é usar revestimento que imitam tijolinho, que imitam grama, ou mesmo uma pedra. Existem cerâmicas, porcelanatos que já vem com essas texturas. Eu não gosto de usar revestimentos que imitam outros, prefiro materiais naturais - tanto pelo visual, quanto pela textura e relevo.
    Em quinto lugar, eu definitivamente não economizaria nos projetos complementares: projetos de estrutura, fundações, projeto elétrico, de iluminação, hidráulico, sanitário, paisagismo, e todos os que forem necessários para o sucesso da minha obra.
    Esse é um item que muitos arquitetos, engenheiros e construtores acabam negligenciando, mas que é imprescindível ter um projeto executivo de verdade e conseguir prever possíveis interferências. Projeto é planejamento de obra, e obra bem planejada tem menos dores de cabeça.
    No BORA Conecta você vai encontrar profissionais do Brasil todo, capacitados no nosso método, que podem ser seus aliados.
    O sexto item que eu não usaria na minha casa é piso vinílico ou outro piso que imita madeira, se pudesse usar madeira de verdade. Eu preferiria economizar em outras coisas para colocar um piso de madeira ao invés de vinílico, sabe? O EVF inclusive é uma ferramenta crucial para gente tomar essas decisões ainda na fase de projetos.
    E por fim, o sétimo item que eu não usaria na minha casa é o vidro verde! Principalmente aqueles vidros que não tem uma esquadria estruturada, como as esquadrias de alumínio, esquadrias de pvc, esquadrias de madeira. Quando o vidro é colocado direto no perfil, tem muita chance de dar problema com água vazando, calor e frio passam mais rápido também, pode ter problema de acústica. Eu não recomendo, a não ser que seu cliente precise economizar.
    Vídeos citados:
    • 07 COISAS QUE EU NÃO F...
    • TOUR COMPLETO NO ESCRI...
    • PISO VINÍLICO VALE A P...
    Links importantes:
    www.boraconecta.com.br
    boranaobra.com.br/evoluir-yd
    Vídeos relacionados:
    • 7 ESCOLHAS DE CASAS CH...
    • COMO ERA O PROJETO DA ...
    • Impermeabilização - Os...
    • 5 ERROS GRAVES DE OBRA...
    • COMO COMEÇAR UMA CONST...
    • QUAL A DIFERENÇA ENTR...
    • CURIOSIDADES SOBRE MAR...
    • COMO FAZER LEVANTAMENT...
    Não se esqueça de se inscrever no canal, deixar seu like e ativar todas as notificações.
    #projeto #obra #decoração

Komentáře • 10

  • @alinemendes8289
    @alinemendes8289 Před 3 měsíci

    Concordo com 6 itens! Mas todos os 7 fazem sentido. Maravilhoso o conteúdo.

    • @BORAnaOBRA
      @BORAnaOBRA  Před 3 měsíci +1

      Muito obrigada! Fico feliz que você gostou!

  • @sydmarymachadorianicosta5133

    Concordo plenamente com os 7 itens, bateu muito com a maneira como penso!

  • @maylaly
    @maylaly Před 3 měsíci

    Dicas pedradas valiosíssimas!

  • @dudabranco233
    @dudabranco233 Před 3 měsíci

    Vidro verde também não teria não! Acho o incolor mais chique! hahaha

  • @anapaulaprado9380
    @anapaulaprado9380 Před 2 měsíci +1

    Rafa, em Brasília, em especial no sudoeste, é muito comum prédios com vidros que não têm uma esquadria estruturada e realmente é um problema, dá alagamento dentro do apartamento e infiltração. Tem como resolver esse problema? Muito obrigada! Ana Paula

    • @BORAnaOBRA
      @BORAnaOBRA  Před 13 dny

      Ana, é complicado mesmo... tem alguns paliativos como colocar uma borrachinha pra tentar vedar, mas a solução mesmo é trocar as esquadrias. Converse com o síndico, veja se é viável fazer esse ajuste de padrão no prédio todo ou se é possível trocar as esquadrias somente do seu apartamento. E se for o caso, converse com um profissional, um arquiteto, para estudar a melhor esquadria que fique o mais próximo possível para o padrão do prédio.