O Cinema está perdendo

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 21. 08. 2024

Komentáře • 176

  • @phsantos
    @phsantos  Před 8 měsíci +41

    Artigo da Melanie C. Green
    www.researchgate.net/publication/350423459_Transportation_into_Narrative_Worlds
    Livro: Crise da narração
    amzn.to/4a52gy8

  • @leocosta6657
    @leocosta6657 Před 8 měsíci +97

    Tenho 21 anos e nunca pisei em uma sala de cinema, todas as minhas referências de filmes ou experiências cinematográficas foram através de uma tela pequena de computador ou de um celular em um site qualquer da internet, tive experiências marcantes com cada um desses filmes, até hoje me lembro vividamente da primeira vez que assisti Três Homens em Conflito no meu Samsung J7.
    De qualquer forma, não quero desmerecer a experiência do cinema, pois nunca tive essa experiência e espero um dia conseguir te-la, só quero reafirmar o que o PH falou no vídeo, não importa o meio, o que importa é a experiência cinematográfica, para mim assistir a um filme é como um ritual sagrado.

    • @josuebenvindo
      @josuebenvindo Před 8 měsíci +11

      Assistir a um bom filme em uma sala de cinema é uma experiência indescritível. Principalmente para alguém que ama a arte como você parece amar. O som, a fotografia, as atuações . . . tudo toma outra proporção. Espero que um dia você consiga. Fiquei curioso para saber o motivo de você nunca ter ido ao cinema. Infelizmente o Brasil tem poucas salas fora das grandes capitais.

    • @leocosta6657
      @leocosta6657 Před 8 měsíci +10

      @@josuebenvindo então, não exatamente nunca pisei, eu já fui pra um cinema, em uma excursão escolar pra ver bolt o supercão, foi uma experiência tão esquecível, que só me lembro de pedir pra minha professora me deixar ir pro banheiro por que eu tava apertado, portanto nunca experimentei nem o mínimo do mínimo da experiência real de um cinema.
      Sobre o motivo de nunca ter ido, eu não sei ao certo, desde pequeno nunca fui de sair muito de casa, nem meus pais se interessaram em me levar para um cinema, eu por outro lado era indiferente a tudo isso, nunca me incomodei e cá estou eu com 21 anos. Portanto, todas essas minhas experiências foram dentro de casa, assistindo filmes com a minha familia, eu tenho boas memórias dessa época.

    • @josuebenvindo
      @josuebenvindo Před 8 měsíci +2

      @@leocosta6657 Entendi. Do jeito que vc escreveu antes, eu imaginei que vc vive em uma cidade sem acesso ao cinema 😅Excursões e cinemas de shopping podem gerar experiências traumáticas, principalmente quando tem alguém mastigando pipoca no seu ouvido.

    • @leocosta6657
      @leocosta6657 Před 8 měsíci +1

      @@josuebenvindo humm, essa última parte foi muito específica 🤣

    • @luisfernandoferreira7565
      @luisfernandoferreira7565 Před 8 měsíci

      A tela do cinema é mais impressionante que a de um Samsung. Mas hoje em dia, com tanta gente sem educação enchendo o saco nas sessões, às vezes dá vontade de ver os filmes em casa mesmo.

  • @brunooliveira4004
    @brunooliveira4004 Před 8 měsíci +115

    Eu defendia cm unhas e dentes a experiência do cinema, até q comprei uma tv oled 4k e uma soundbar, deixando claro q moro no interior e o cinema daqui é horrível, cinema perdeu a magia oq minha experiência em casa é mtoooo melhor do q a que eu tinha no cinema

    • @Inguizo23
      @Inguizo23 Před 8 měsíci +14

      Tipo eu. Já fui pro cinema mas a (má)experiência de ouvir gente mastigando, falando, gritando, dando risadas, me fizeram não querer mais ir num cinema. Quando comecei a assistir na smart Tv, foi onde eu tive as minhas melhores experiências, TODOS os filmes que eu gostei e amei, eu assisti em casa. Tem o fato do telão, nunca consegui achar a mesma qualidade que assistir em casa.

    • @diegoborba7270
      @diegoborba7270 Před 8 měsíci +9

      Aqui foi parecido após eu comprar um home theater... rapaz não tem nem comparação a qualidade sonora em casa. Recomendo da marca Onkyo

    • @cleonice4695
      @cleonice4695 Před 8 měsíci +7

      Também moro no interior, cinema horrível. Prefiro ver em casa! E sem ninguém atrapalhar Também. Tudo melhor.

    • @stefaniparno4998
      @stefaniparno4998 Před 8 měsíci +2

      Eu tbm moro no interior e, além do cinema não ser lá aquelas coisas, sessão legendada costuma ser só uma depois das 21h. Quando tem.

    • @DemetriusSilva
      @DemetriusSilva Před 8 měsíci +1

      Imagina quando vc tiver um projetor a laser de ultra curta distância...

  • @millermoura916
    @millermoura916 Před 8 měsíci +36

    Você Assiste os vídeos do PH e ganha uma bibliografia de graça, incrível kkkkk

  • @carruagemdalua
    @carruagemdalua Před 8 měsíci +17

    Fiquei encantada com o conceito da Melanie C. Green, a importância e grandeza das narrativas é algo em que acredito apaixonadamente desde que consigo me lembrar e ter uma referência teórica pra isso é muito bom.
    Quanta coisa a se falar e se pensar. Enquanto falava sobre o vácuo (ou falta dele) e por sua vez onipresença das narrativas, impossível não traçar um paralelo com a política e ocupação de espaços. As histórias em que acreditamos guiam nossas vidas, estejamos conscientes do componente ficcional delas ou não. A atomização dos indivíduos (seja boa ou ruim) se materializa no girar da tela horizontal para a vertical. Não importa nossa opinião sobre essas telas, expressamos a opinião aparecendo nelas.
    Obrigada por escrever, falar e trazer essas discussões. E abrir a opinião, reconhecendo o coletivo ao tentarmos entender juntos nossa época. Fico muito feliz porque sinto esse diálogo nos seus vídeos e nos comentários aqui.

  • @BrunoFAlexandre
    @BrunoFAlexandre Před 8 měsíci +8

    Alguns vídeos do PH me emergem e encantam mais do que vários filmes, inclusos alguns com boas notas no IMDB e Rotten Tomatos

  • @5u374m
    @5u374m Před 8 měsíci +11

    Ter o prazer e a sorte de ver o PH subir o sarrafo dessa maneira é alegria!Sextou e agradeço por compartilhar essa narrativa aqui pelo iutubiu

  • @gabigabriella16
    @gabigabriella16 Před 8 měsíci +7

    "Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles". Hoje entendemos que uma experiência religiosa não está mais ligada somente a uma entidade, mas às sensações em si. Quem já teve boas experiências em shows, sabe como se compara a uma experiência religiosa (simbolicamente, pessoal), e isso acontece também por ter tantas pessoas reunidas ali por um só motivo. Se o artista estivesse cantando só para você, não seria a mesma coisa. É o que eu sinto que acontecia nos cinemas e em tantas outras coisas. O grandioso era a experiência do coletivo, hoje não mais. Hoje estamos mais interessados em preservar uma individualidade. Estar no cimema com pessoas ligando a tela do celular me tira da imersão, mas estar sozinha no cinema, ou com mais duas ou três pessoas (como tem acontecido com frequência na minha cidade) também me tira da imersão que eu pensava que buscava. Assim como ir à igreja não é mais a mesma coisa de quando éramos crianças, ir ao cinema também não é e precisamos entender isso. Nós somos seres sociais, sim, mas isso tem mudado (não digo que é saudável). Como as redes sociais tem invadido nossas vidas, o momento de ver um filme se torna muito mais pessoal.
    Por ser arquiteta e desenvolver o projeto de alguns "home cinemas", eu tive a experiência com alguns. Cara, se eu tivesse a grana pra ter um desses em casa, eu iria com menos frequência ainda ao cinema. Não falta nada. O som te engole. O vídeo é perfeito. Não tem interrupções, é tudo isolado acusticamente (no ideal). O cinema é um produto humano. Nós mudamos, ele muda.

  • @emiliaefr
    @emiliaefr Před 8 měsíci +5

    Eu vejo filme no cinema quando é algo que quero tanto ver logo, que vou pagar para assistir antes. Coisa que acontece 1 ou 2 vezes por ano.
    Maioria dos filmes assisto numa tv de 1080p, com um arranhado no canto e que quando faz muito sol e é uma cena escura eu vejo só reflexo.
    Pauso na hora que quero pra ir no banheiro, falar com a família ou se tiver com sono demais pra continuar outro dia.
    Estou feliz e é isso. :)

  • @jkbsb1504
    @jkbsb1504 Před 8 měsíci +2

    Que resenha perfeita PH!!!!!!!!!
    Tão realista, tão humilde...
    Steven Spielberg sempre fala que cinema pra ele é CONTAR HISTÓRIAS...
    É sobre isso mesmo.
    Não importa tanto o formato e o meio, se a história for boa as pessoas irão gostar de ouvir/ver.
    😊😊😊

  • @ericsonmaciel
    @ericsonmaciel Před 8 měsíci +3

    PH macho, parabéns! Assistir seus vídeos torna a experiência na Internet muito mais útil e proveitosa. Sobre o assunto, concordo totalmente com a Doutora e com vc. Eu e minha esposa éramos consumidores assíduos do cinema, até a pandemia e o nascimento do meu filho. Nesses últimos 3 anos não conseguimos voltar a sala e naturalmente trocamos o meio visual utilizado. Inicialmente era a TV pq meu filho não assistia nada, hoje a TV de 65 polegadas com soundbar só passa Patrulha Canina e eu e ela continuamos assistindo nossos filmes, séries e afins pela tela do celular. A imersão, inclusive, aumentou, até pq no cinema um tema complexo só pode ser entendido imediatamente, enquanto que nesses outros veículos vc tem a possibilidade de repetir a cena quantas vezes for necessário para fazer as conexões e reflexões que lhe convier. O tema é muito bacana e atual. Será muito bacana explorar mais. Abraço fraterno irmão.

    • @carruagemdalua
      @carruagemdalua Před 8 měsíci +1

      É verdade, em muitos momentos sentia uma imersão maior no celular por ter a autonomia de escolher o que eu queria ver e a possibilidade de ter tempo, ver sozinha, voltar quantas vezes precisasse... É um bom ponto

  • @Leia_Rosa
    @Leia_Rosa Před 8 měsíci +2

    Ph, eu sou fã de cinema, ir ao cinema sempre foi meu passeio favorito, so que ultimamente tô sentido as pessoas cada vez mais intolerantes e sem educação, ja passei muito nervoso com gente que não fica quieto, pais que levam filhos que nao consegue ficar focado no filme e os pais acabam dando celular na sala, fora os adolescentes que costumam ir e nao calam a boca! Ja passei tanta raiva que minha experiência foi destruída e como os encomendados que se mudem, hj prefiro ver em casa! Alem de achar cinema caro e cheio de propagandas, antes viamos 20 minutos de trailers, hj tem 2 trailera e o resto de propaganda. Sempre amei ver trailers e ja sai do cinema com o próximo na lista..acho que a experiência cada vez mais, está sendo arruinada! Nao saio de casa pra me estressar.. foi a falta de educação que me afastou das salas de cinemas.

  • @felipevilhena4724
    @felipevilhena4724 Před 8 měsíci

    A gente sabe que o PH é muito bom. Mas, vídeos como esse sempre ressaltam isso! A narrativa é o "Q" dessa história toda!
    Obrigado pela excelente reflexão PH Santos!

  • @MarlinAMB
    @MarlinAMB Před 8 měsíci +1

    Ainda gosto do cinema mas nao igual antigamente, na epoca que assistia mais de 100 filmes no ano!
    Quando Vou, escolho sempre a semana 3 ou 4, pois é eu e mais uns 10-20 nas salas, uma paz e uma maravilha a tela gigante!
    Mas oq fez ir muito menos foi qualidade dos filmes caindo (no geral) e qualidade dos jogos só melhorar, ainda mais com sistemas de som que temos hoje, a imersao é sensacional!!!
    Ai prefiro jogar que ver tv/filme/serie.

  • @mau-jh3hy
    @mau-jh3hy Před 8 měsíci +2

    TU ÉS GÊNIO, PH

  • @AlefRodriguesRosa
    @AlefRodriguesRosa Před 8 měsíci +1

    Reflexão perfeita. Ha tempos venho enxergando as redes sociais como o novo cinema, inclusive como potencial de cinema, pois democrática o poder da narrativa. Dá acesso a mais pessoas.
    Mas dizer que o cinema hoje é elitista não elucida a realidade da sétima arte. Assim como na aviação, a primeira classe sempre existiu, a tecnologia ao longo do tempo é que proporcionou a classe econômica. No cinema acontece o mesmo.
    Quem já ia ao cinema continua indo, quem não ia agora tem uma telinha, uma janela para este universo pra amanhã ele se dar ao luxo de desfrutar de uma sala de cinema.
    Quem já produzia continua produzindo, a verdadeira elite. Quem não produzia agora tem uma indústria inteira nas mãos, podendo criar, produzir, editar, e exibir seu filme tudo graças a uma telinha de 7”
    Eu acho tudo isso lindo.

    • @phsantos
      @phsantos  Před 8 měsíci +2

      Essa sua percepção pode mudar quando eu falar sobre reprodutibilidade. Aguarde. Rs.

  • @ThiagoMoura18
    @ThiagoMoura18 Před 5 měsíci

    PH, queria parabenizar pelo excelente trabalho. Trago o que você disse para o próprio CZcams e o formato "essays". O que vc está fazendo amigo, é parte desse trabalho de formiguinha e dessa missão de USAR ESTÓRIAS e exercer uma mudança positiva no mundo. Essa fase do canal está muito interessante . Abraços e obrigado

  • @Umdostaisoficial
    @Umdostaisoficial Před 8 měsíci +5

    Ótima análise desse vídeo.

  • @hallyssonh.q7132
    @hallyssonh.q7132 Před 8 měsíci +9

    O cinema está perdendo...(ou nem todo mundo é Lisbela).que coincidência!o primeiro filme que fui ver no cinema foi Lisbela e o prisioneiro.

  • @kaique.visuals
    @kaique.visuals Před 8 měsíci +2

    QUE AULA!

  • @Luiz_Antonio_Vali_31
    @Luiz_Antonio_Vali_31 Před 8 měsíci +2

    Sobre o q vc falou sobre era uma vez em Hollywood eu já vi acontecer em outros filmes tbm. Conheço gnt q ama o Stitch e os minions mas nunca assistiram ou nem se lembram de lilo e stitch e meu malvado favorito

  • @graziela6872
    @graziela6872 Před 8 měsíci +1

    A minha primeira experiência que me fez apaixonar pelo cinema, foi na decada se 80, quando as pessoas tinham educação. Sempre frequentei, apesar dos preços, agora, prefiro ficar em casa ao inves de pagar caro pra passar raiva. Sinto falta do local, mas minha saude mental vale bem mais

  • @ThiagoFuzaro
    @ThiagoFuzaro Před 8 měsíci +1

    Que porrada esse vídeo! Espero não viver em um tempo em que o o cinema deixou de existir. Eu lembro da ultima vez que fui em um cinema de rua, em 2004. Furia em duas rodas, kkkkk. Terrivel eu sei. Mas até hoje eu sinto falta daquela atmosfera que os cinemas de rua tinham.

  • @silmaralemes1706
    @silmaralemes1706 Před 8 měsíci +2

    Adorei os vídeos, me fez refletir…
    Lembrei de quando fui ver “Oppenheimer” com meu companheiro (ele é tão cinéfilo quanto eu). Em várias partes do filme, um rapaz ao meu lado rolava feed de Instagram, ficava comentando alguma coisa com a namorada. Ou seja, mal prestou atenção no filme. Quando a sessão terminou, ele disse pra namorada: “FILMAÇO”
    Oi? Kkkkkkkkkkkk
    Enfim, continuo indo ao cinema, amo filmes (e séries também), fui ver “Assassinos da Lua das Flores”, saí do cinema emocionada. Viva o cinema!!! Vou curtir até quando puder 🥹

  • @AntonioCosta-hc4dy
    @AntonioCosta-hc4dy Před 8 měsíci +1

    Os filmes q assisto no cinema, eu absorvo bem mais, o filme fica muito mais dentro de mim. Filme em celular, computador, tv, alguns desses filmes conseguem também, mas eles têm q ter uma narrativa extremamente excelente. Já no cinema, o filme tem q ser muito ruim mesmo prá eu ter ele descartado dentro de mim. Por isso continuo ainda gostando mais do cinema. É um realce, "prá se garantir o bom sucesso"

  •  Před 8 měsíci

    Jamais esquecerei da minha primeira experiencia no cinema, e da forma como me senti diante daquela tela gigante. Nao importa o que se tenha em casa hoje, eu sempre vou amar a experiência do cinema, irei ate a ultima sala fechar.
    E é amando tanto esse lugar que eu dolorosamente concordo com o PH. O cinema hoje em dia esta muito mais elitista, esta muito caro, se eu nao tivesse uma renda boa, eu nao iria mais do que uma vez por mes ao cinema e teria que ser um filme muito especial, espero que o cinema sobreviva, se renove e reconquiste as pessoas. Se antes pra mim era inimaginável isso um dia acabar, acredito que a grande blockbuster tbm achou que seu fim jamais chegaria

  • @gianlucacrescenzi299
    @gianlucacrescenzi299 Před 8 měsíci +5

    Eu terminei um relacionamento que tinha como um dos pilares o cinema
    Desde lá meu apego tem sido pelos quadrinhos e pelas séries
    Ainda amo a sala de cinema, mas não consigo enxergar mais o cinema como uma arte superior a essas outras duas

    • @lucas-prado
      @lucas-prado Před 8 měsíci +1

      Pera, você se afastou do cinema pq terminou um namoro? 🤔

  • @claudiomoreira3606
    @claudiomoreira3606 Před 8 měsíci

    Obrigado PH, que reflexão incrível. Abriu meus olhos até para meus próprios comportamentos.

  • @nataliadias4644
    @nataliadias4644 Před 8 měsíci +3

    Ir ano cinema sempre foi uma grande experiência para mim, lembro vagamente de assistir O Máscara quando tinha 4 anos, nos anos seguintes ia com frequência, mas foi se tornando inviável. Acredito que muito dessa desvalorização se deve aos preços dos ingressos, pipocas, deslocamento, ninguém precisa pagar muito para rolar o feed das redes sociais, ou paga-se uma vez por mês o streaming e tem acesso um catálogo enorme do qual não precisará nem se arrumar para desfrutar. Esse ano fiquei encantada com a mobilização nos cinemas que o filme Barbie promoveu, pessoas de rosa, salas lotadas, fotos na caixa da boneca, trazendo de volta o público para essa experiência coletiva, porém, o que mais se viu foram críticas com muito elitismo e machismo, como se tudo isso não fosse válido por ser um filme de menina e de boneca. A experiência do cinema ainda é maravilhosa, para mim, que assisti Homem-Aranha 2, Vingadores Ultimato, A Saga Crepúsculo (que é muito julgado) com a sala lotada lembro da emoção de compartilhar com todos ali a mesma sensação com os mesmos acontecimentos. Isso, a experiência individual não proporciona, no máximo compartilhar nos status, mas, enquanto não observamos o verdadeiro problema, o cinema perde seu espaço e sua importância.

  • @alguemalio2994
    @alguemalio2994 Před 6 měsíci

    Desde muleque, eu sempre fui introvertido, na época não tinha celular ou notebook, e era uma experiência familiar assistir filmes na sala de cinema e não tinha nada contra isso, mas ao me mudar para uma cidade que não tinha, e adquirir um computador e celular onde podia assistir filmes, sozinho ou com a família, aprendi sobre mim mesmo que basta o foco e atenção, deixa de ser necessária uma tela gigantesca para ter uma experiencia marcante, e muito menos ter que lidar com pessoas que nunca vi na vida atrapalhando minha experiencia.

  • @mamama2146
    @mamama2146 Před 8 měsíci

    Reflexão perfeita, PH. Historiadora que sou, identifico os recortes e as leituras que vc faz estabelecendo o diálogo entre os significados e funções da imersão através dos meios e o poder da 'narrativa' que, inclusive sequestra pessoas de sua realidade, não só para outra de ficção, mas como reconstrói numa dimensão paralela a própria realidade de vidas vazias de significado coletivo preenchendo-as de significado fasc1st@ e, por óbvio, perigosíssimo. Parabéns, Cara!

  • @sibora461
    @sibora461 Před 2 měsíci

    Amei o video !!!! Tb acho q não é só o cinema q tem o poder da imersão! Eu mesma nao tenho mais vontade de ir ao cinema por causa do comportamento de quem vai - celular,falar durante o filme e etc .. . E acho q mais q ir ao cinema o mais importante é ver o filme, na minha opinião!

  • @kaduabe5479
    @kaduabe5479 Před 8 měsíci

    Boa peneira que criou, não sei se foi de propósito mas a partir deste vídeo, eu acho, que terão questionamentos relevantes ao assunto, parabéns PH

  • @RicardoOliveira-yb3ub
    @RicardoOliveira-yb3ub Před 8 měsíci

    Excelente reflexão PH. Como sempre, impressionante seus vídeos e reflexões

  • @daianadesouzaandrade6717
    @daianadesouzaandrade6717 Před 8 měsíci

    Ph vc é muito necessário! Que vídeo foda! Sou professora de história, escritora e roteirista, escrevo do interior do Rio e penso sempre em como fazer para levar aos meus alunos o gosto pelo cinema, mas cada vez mais entendo, que o que devo despertar é o gosto pelas narrativas em seus mais variados formatos! Sempre aprendo muito com vc!

  • @joaopaulodasilva4899
    @joaopaulodasilva4899 Před 8 měsíci +1

    "O meio é a mensagem" (Marshall Mcluhan)

  • @alvarocastilho8
    @alvarocastilho8 Před 8 měsíci

    O cinema é uma coisa tão gostosa... Nada vai substituir essa experiência. Já teve casos de eu sair da sala achando uma coisa do filme e quando reassisti ter outra percepção

  • @user-ff4be1qd7f
    @user-ff4be1qd7f Před 8 měsíci +1

    voce e um dos melhores criticos do brasil

  • @maxelalmeida3290
    @maxelalmeida3290 Před 8 měsíci

    Sensacional trazer este tipo de discussão. É um diferencial absurdo

  • @arthursantileone227
    @arthursantileone227 Před 8 měsíci

    Eu sempre vou preferir o cinema. Acho a experiência coletiva uma parte interessante da minha experiência, gosto de sentir as reações das pessoas, sem falar do mundo sem distrações de uma sala de cinema. Mas entendo perfeitamente quem prefere a sala de casa. Vira e mexe eu vou pro cinema rever filmes que eu só vi em casa e a experiência no cinema sempre é marcante.

  • @stelamariscabral6866
    @stelamariscabral6866 Před 8 měsíci

    De forma possível, como as novas gerações vão experienciar o cinema enquanto arte, cultura e lazer? O mundo da tecnologia da imagem, se deslocou para as pequenas telas, ampliando o comodismo do humano. Temos então a migração do interesse, que passa a ser a rapidez do consumo de ideias inconclusas, repassadas pelos feeds. A narrativa atual é moldar mentes com conteúdos rasos.

  • @May8Day
    @May8Day Před 8 měsíci +1

    Excelente você parar para reforçar a importância da narrativa e como até as redes sociais estão entrando na disputa!

  • @joaopaulocastanheira6418
    @joaopaulocastanheira6418 Před 8 měsíci +1

    PH Cinema é igual disco livro é experiência única um filme assistido no cinema é inesquecível mesmo que o filme seja ruim abraço brother Tmj

  • @marcelomcastro
    @marcelomcastro Před 8 měsíci +1

    Nem direi que isso é uma evolução dos vídeos, pois tenho receio de minimizar a altura que é o espetáculo desse canal. Canal que é meu entretenimento saudável.

  • @alaniskiedis
    @alaniskiedis Před 7 měsíci

    Caraca PH, último dia do ano, eu cozinhando o almoço e ouvindo suas reflexões... Essa questão de se colocar o cinema como o espaço ideal de consumo de filmes pra mim ainda fica pior quando a mídia de divulgação determina quais filmes devemos consumir nesse tipo de tela... Aquí em Salvador o filme Retratos Fantasmas só esteve em cartaz, ironicamente, no único cinema de rua que ainda temos na cidade... O meu interesse em assistir o novo filme dos três mosquiteiros com a maravilhosa Eva Green foi completamente frustrado, pois não deu tempo de me organizar pra assistir nos poucos dias que ficou em cartaz aqui em Salvador... Não chegou a ficar nem uma semana e as salas foram invadidas por Aquaman 2... Nesse caso, agora só me resta, de fato, as outras telas...

  • @renv.s2655
    @renv.s2655 Před 8 měsíci +1

    Camarada PH

  • @Mariwhite2004
    @Mariwhite2004 Před 8 měsíci

    Gostei da pesquisa da Green, eu sempre gostei de HISTÓRIAS (ou narrativas), não importa a mídia, mas a que mais me passa imersão é na leitura - mídia que o pessoal vive esquecendo como tendo essa função. Ainda bem que não foi esquecido aqui.

  • @r.cantini
    @r.cantini Před 8 měsíci

    Esperaram chegar de dezembro pra soltar o melhor video de 2023.

  • @sortilegiu
    @sortilegiu Před 8 měsíci +1

    Brabissimo!

  • @andriottijunior
    @andriottijunior Před 8 měsíci

    É um assunto q definitivamente gera uma infinidade de teses. Eu n estudo cinema, mas gosto de cinema desde os meus sei lá quantos anos. Meu ponto de vista é totalmente observacional pq nunca estudei sobre, mas vejo q a imersão é o interesse individual, nem é a qualidade narrativa. Tem inúmeras produções com qualidade narrativa q podem ser ditas como horrorosas, mas muita gente assiste mil vezes como se fosse a primeira vez. É o interesse, algo subjetivo como um chiste, que gera a imersão. Eu nunca defendi q o cinema físico é a melhor experiência, mas concordo q um dia ja foi prq era único. Uma experiência coletiva, sim, e talvez uma das únicas onde, naquele momento, existia uma igualdade de interesse, um respeito razoável pelo limite da individualidade do outro ao mesmo tempo q esses indivíduos compartilhavam entre si a tal experiência imersiva. Eu sou de uma cidade q tinha uma das unicas quatro maiores telas de cinema q restaram no país, qnd IMAX sequer existia. Poltronas de madeira, desconfortáveis, mas uma experiência inigualável e preço acessível de ingressos. Na década de 00, a tela foi destruida, a sala única deu lugar a 4 pequenas salas com telas menores ainda, e o cinema, que era único, virou apenas mais um. Tal como a invasão corporativista em Aquarius. Os preços, hoje, exorbitantes, pra se entrar em uma sala minúscula, com poltronas q n são de madeira, mas projetadas para ter o maior número possível e impossível no espaço, onde Lisbela teria facilmente uma crise de pânico e um desmaio antes mesmo do filme começar. O cinema se elitizou e perdeu a qualidade. Se tornou um espaço de pessoas desconfortáveis brigando para impor a sua individualidade sobre o outro. N é mais simplesmente o cabeçudo na sua frente, é a impossibilidade de imergir, algo q se tornou possível fazer de outras formas, em outros lugares e único à cada um. Q seja na tela do celular, ou em uma TV de plasma de 32", acessível nos limites de acesso de cada um e no interesse de cada um. Ainda prazeroso para quem n quer perder a paciência, e confortável sem ter q cotovelar o vizinho. O cinema arte é fluido e resiliente, o cinema como espaço não, e hoje sofre e sente as consequencias disso.

  • @brunoramos85rj
    @brunoramos85rj Před 8 měsíci

    Em primeiro lugar PH, eu te amo cara, vc é uma das minhas inspirações. Em segundo lugar, assim como o preço dos ingressos me afastou dos estádios de futebol, o mesmo fenômeno aconteceu comigo com o cinema. Tenho assinaturas que me permitem consumir a sétima arte e assistir aquele jogo que não passa na Plin plim. A imersão não é a mesma, mas a cada dia chega perto.

  • @Gui_yt1
    @Gui_yt1 Před 8 měsíci +2

    O conceito de "janela" de André Bazin, na minha opinião pessoal (ou interpretação dos livros) está mais relacionado à capacidade de o cinema, enquanto obra, proporcionar uma experiência de verossimilhança que faça com que o espectador se esqueça, por algum momento, de que está diante de um construto. Tem menos a ver com a estrutura física das salas de cinema ou das telas em si, e mais com a estrutura fílmica, embora tudo isso junto constitua o que chamamos de cinema. A imersão de que Bazin fala está relacionada às estratégias audiovisuais utilizadas pelos cineastas. Mas sim, sala de cinema com gente berrando não me faz imergir em filme algum, independente do tipo de montagem ou de construção narrativa executado.

    • @phsantos
      @phsantos  Před 8 měsíci +2

      FAlei sobre isso. Escutaí de novo!

    • @phsantos
      @phsantos  Před 8 měsíci +2

      Falei: estou usando de gatilho, ele não falou sobre a sala em si, maaaas... E, como falo de imersão, não tem como não falar do cinema em si.

    • @Gui_yt1
      @Gui_yt1 Před 8 měsíci

      ​@@phsantos​​, sim, eu compreendo o que você está dizendo. É uma boa área para pesquisa. Não tenho visto grandes mudanças nas formas de construção narrativa no cinema atual, mas no que diz respeito à espacialidade e às formas de se consumir as obras, as mudanças foram gigantescas e de fato impactam na imersão.

  • @samirascarpari13
    @samirascarpari13 Před 5 měsíci

    Brilhante 👏🏽👏🏽🫶🏽🫶🏽

  • @jeremiasremix
    @jeremiasremix Před 8 měsíci

    Pra mim, o rumo do cinema (de massas) tem sido uma escolha da indústria. É claro que existem formas "melhores" de se consumir um filme, mas seria como dizer q existem formas melhores de se consumir música a um show, ou peças ao teatro.

  •  Před 8 měsíci

    É por vídeos como esse que você é minha maior inspiração no CZcams nacional.

  • @milenamatos5176
    @milenamatos5176 Před 8 měsíci

    Eu sou uma apaixonada pelo cinema. Adoro o tamanho da tela, a qualidade do som etc. Porem, desde the batman eu venho tendo so experiencias terriveis por causa das pessoas que estão na sessão e isso acaba me desanimando a ir as vezes. Eu nao consigo reclamar nem nada e acho que nem resolveria so seria combustivel pra pessoa ser mais desagradável ainda. A experiência em coletivo ta cada vez mais sendo considerado quando penso em ir pro cinema agora. 😢

  • @stelamariscabral6866
    @stelamariscabral6866 Před 8 měsíci

    Amei! Quero mais.

  • @cesarsilva750
    @cesarsilva750 Před 8 měsíci

    2023 já deixou bem claro essa crise do cinema enquanto espaço. São vários os flops de bilheterias, dos mais diversos estúdios.

  • @aleksdouglas
    @aleksdouglas Před 8 měsíci

    Que aula, Prof. PH!👏👏🖤🤍

  • @fabioluizcs
    @fabioluizcs Před 8 měsíci

    Cara, uma aula. Que bom. Valeu PH

  • @celbentin
    @celbentin Před 8 měsíci +1

    Bah, piá… Que eelícia o modo como tu compõe teu ensaio. E por favor, desenvolva os paranauês e os aprofunde com tua linha. Grande abraço.

  • @rodrigosoaresdeoliveira8249
    @rodrigosoaresdeoliveira8249 Před 8 měsíci

    Minha teoria é de que assim como a tv aberta começou a concorrer com streaming assim tb o cinema. Lembro-me na época das locadoras que era uma eternidade p um filme sair do cinema para as locadoras e atualmente com tanta disponibilidade de filmes e séries no streaming essa espera é bem menos sentida fazendo com que no meu caso em particular n tenha tanta ansiedade em ver no cinema.

  • @VicenteHCS
    @VicenteHCS Před 8 měsíci

    Gosto demais das reflexões propostas por esse canal, do rapadura pro mundo esse PH.

  • @julioferreira6541
    @julioferreira6541 Před 8 měsíci

    Que vídeo fantástico PH.

  • @fabiodias8152
    @fabiodias8152 Před 8 měsíci

    Sobre o domínio da narrativa, eu percebi q uue a TV Globo conseguiu até certo ponto criar uma transição entre filme/série com O Auto da Compadecida. A experiência foi diferente entre formatos contando a mesma história.
    O mesmo não deu tão certo com outras narrativas.

  • @RafaelCAMpos13
    @RafaelCAMpos13 Před 8 měsíci

    Obrigado PH, vc abriu minha cabeça para o assunto e trouxe pontos q nem imaginava.

  • @mestreryuperdidonotempo
    @mestreryuperdidonotempo Před 8 měsíci

    Olha, eu sou espectador de cinema desde 93. Eu me recordo bem o primeiro filme e todos os momentos especiais. Nos últimos anos, acredito que desde o fim da pandemia... é constante as telas ligadas no escuro do cinema e incomodando. Não consigo mais prestar atenção nos filmes, a experiência se torna frustrante e realmente vai fazer uma grande falta... a tela grande, a imersão... numa tela pequena ou na TV.. especialmente para produções específicas.. não tem comparação. Difícil. Precisa ter um custo para reviver essa experiência dentro de casa.

  • @alexalmd5871
    @alexalmd5871 Před 8 měsíci

    Eu dou like já no começo pq PH sempre capricha e isso já é motivo 😅

  • @klibsonvital
    @klibsonvital Před 8 měsíci

    Uma aula, mermão! Show de bola!

  • @diegorodriguesfranca8338
    @diegorodriguesfranca8338 Před 8 měsíci

    Muito obrigado pelo excelente conteúdo.

  • @danieldesigneroito
    @danieldesigneroito Před 8 měsíci

    Cara esses vídeos verei de novo. Mas vc abriu a porta para uma reflexão que eu tenho: conhecimento é algo que só evolui quando e compartilhado e aí ele amadurece. E acho que esses dois vídeos são para serem vistos e revistos, parar e pensar.

  • @darrochellas
    @darrochellas Před 8 měsíci

    O cinema (estabelecimento) está perdendo para o custo para os expectadores. Virou artigo de luxo. 2 pessoas gastam, no mínimo, 100,00 (só ingressos). Então, pagam 30,00 e assistem vários filmes com a família inteira, com amigos, etc.

  • @Umdostaisoficial
    @Umdostaisoficial Před 8 měsíci +1

    Ate como exemplo, os podcasts do Projeto Humanos e tambem o do Franca e o labirinto, me fizeram ter uma imersão absurda que filmes, não conseguiram.

  • @eduardoreis7147
    @eduardoreis7147 Před 8 měsíci +1

    Ótimo video, com bom debate. A questão aqui não é afirmar que o cinema vai desaparecer, dando lugar ao Home Theater, com televisão de 50 polegadas e som de primeira linha. Até porque poucas pessoas possuem dinheiro para dispor dessa forma, além do que essa é uma discussão tão antiga quanto aquela que pregava o fim do rádio frente ao desenvolvimento da TV. A questão está mais para o vácuo de narrativas deixado para as outras telas consideradas menos importantes do que as telas de cinema. A arte, questionadora, provocativa, que ajuda a esclarece ao mesmo tempo que entretém, é pensada pelos seus criadores para as salas de cinema. Filmes como o primeiro Jurassic Park tem outra dimensão quando são vistos nas telas de cinema, ou seja, não é uma obra para ser vista na tela de um celular com fone de ouvido barato, se isso acontece, a história e suas críticas se perdem. O problema está aí, quando deixamos essas telas com vácuo de narrativas, outras narrativas se apropriam delas. O anti-intelectualismo, a pseudociência e em ultima instância o fascismo, entre outras distorções, acabam governando esse universo, criando um tipo "novo" de narrativa de conspiração, ajudando a desenvolver uma verdadeira era da pós-verdade, incluindo muito revisionismo histórico com os maiores absurdos.
    O problema é que essas telas e suas lógicas de algoritmo e bolhas parecem perfeitas para a difusão dessas distorções, claro que agora com resistência, pois temos gente muito boa fazendo divulgação científica no CZcams, por exemplo, mas sempre com grande difuculdade, enfrentando "enxames" de haters. Nesses novos tempos a cultura pop virou cenário de convencimento ideológico, sendo essas pequenas telas seu local de cooptação. Portanto, esses novos meios não podem ser ignorados, cabendo uma reformulação da arte visando esses locais de disputa, combatendo narrativas com narrativas, afinal como canta Milton Nascimento em sua canção "Nos bailes da vida": "todo artista tem de ir aonde o povo está".

  • @sld99944
    @sld99944 Před 8 měsíci

    vídeo novo do PH reflexões: cliquei mais rápido que a luz

  • @manoeltmjunior
    @manoeltmjunior Před 8 měsíci

    Eu cresci assistindo numa TV de 14 polegadas sem definição nenhuma, e mesmo assim alguns de meus filmes preferidos da vida foram vistos nesse aparelho.
    Eu amo a sala de cinema, mesmo com as pessoas estranhas, e percalços que elas trazem; mas cada vez vou menos a esse lugar, cada vez mais caro e longe.

  • @Mariwhite2004
    @Mariwhite2004 Před 8 měsíci

    que video bom!!!!!! excelentes reflexões, poderia ser um filme de tão bom!!! (brincadeirinha kkk) obg por esse video ph!

  • @leticiapacheco9497
    @leticiapacheco9497 Před 7 měsíci

    Acho que um comparativo interessante seria pensar em livros. Livros são capazes de realizar esse transporte e não é questionado se o leitor esta em casa ou num biblioteca. Se é possível a imensão via leitura, em sua casa porque o audiovisual que daria até mais estimulos não teria essa capacidade?

  • @aruanaisa
    @aruanaisa Před 8 měsíci

    Compreendo os receios sobre a percepção da arte, mas para mim esse é aquele mesmo debate de sempre sobre a morte do cinema (o streaming vai acabar com o cinema, a internet vai acabar com o cinema, a tv vai acabar com o cinema - e um extra: o cinema vai acabar com o teatro e a literatura).
    Acredito que são modalidades diferentes, públicos diferentes e funcionalidades diferentes. Quem procura pelo cinema, não vai deixar de consumir e experienciar a imersão da arte por causa das redes sociais.
    Acredito que seja um erro achar que o cineasta precisa acessar todas as pessoas. O cinema não é e nunca foi democrático (vide custo de distribuição, preço de ingresso, morte de cinema de rua etc).

  • @kayrena
    @kayrena Před 8 měsíci

    Esse video foi uma aula 👏👏👏

  • @dimieter4675
    @dimieter4675 Před 8 měsíci

    olá dr ph! bela visada, mas acho que faltou aquela olhadela sobre o que disse o marshall mcluhan de que "o meio é a mensagem" - talvez, o que está acontecendo seja mais importante que tais narrativas... eu por ex até 3 anos atrás vi os melhores filmes num laptop, hj já não, mas continuo não pagando streaming e ainda bem, desfrutando das coisas que gosto ... um abç!

  • @DhiegoLucio
    @DhiegoLucio Před 8 měsíci

    Ta muito boa essa discussão

  • @jessikacaroline72
    @jessikacaroline72 Před 8 měsíci

    Oxi, PH, eu tava aqui em casa, domingo de manhã, sem nenhuma pretensão além de ir ouvindo alguma coisa enquanto faço as tarefas de casa. Eis que me deparo com um papo mega profundo que fico pensando que há uns tempos só teria acesso dentro da faculdade ou algo assim. Sua narrativa acabou por ser metalinguagem (espero estar usando a expressão certo😅), pois com esse vídeo você permitiu o acesso a um debate super atual e bem rico ao falar sobre isso aqui no CZcams, fora da área dos membros do canal. 🤌🏾🤌🏾

  • @feliped.soares
    @feliped.soares Před 8 měsíci

    Aula!

  • @isa_morais16
    @isa_morais16 Před 8 měsíci

    O PH comprova seu ponto quando faz uma narrativa tão poderosa que independe de eu estar assistindo pelo celular.
    Eu não entendia o apelo ao cinema porque não me importava com a tela grande ou o som, as outras pessoas comendo, falando ou entrando e saindo da sala me atrapalhavam demais. Mas a crítica sempre foi que eu não tinha conhecimento o suficiente para entender a arte 🙄
    E especialmente como estudante de comunicação, adoro que tirem a cultura desse pedestal elitizado.

  • @Cosme.Aristides
    @Cosme.Aristides Před 8 měsíci +1

    A narrativa é imperiosa, mas não é um imperativo categórico. Ela pode ser superlativa ao meio, conquanto não seja soberana para se manifestar sem ele. Um meio pode potencializar a sua "visão", mesmo que se adapte, em maior ou menor grau, a qualquer outro veículo para seu transporte. O narrador pode planejar o fluxo narrativo para adequá-lo melhor ao meio no qual visualizou a sua visão, não que isso seja um impeditivo para a sua projeção em outros. O expectador é outra instância nesse quebra-cabeça da imersão. A perspectiva do autor é planejada, mas não é determinística, porque o observado não é independente do observador. A interação necessária para a visão já altera o que é visto. A narrativa lançada é uma sobreposição simultânea de possibilidades, que irá colapsar em alguma delas, condicionada por suas probabilidades, contexto, momento e aparato observacional escolhido.

  • @genilsonsouza3703
    @genilsonsouza3703 Před 8 měsíci

    Lembro que luxo era ter um aparelho de VHS, umas fitas e uma TV de tubo 14" no quarto. 😂😂😂 Tenho conseguido ver "meus" filmes muito bem em casa com uma TV 4k e um Soundbar e algumas outras vezes no notebook com um fone de ouvido. Chega a ser melhor do que no cinema. Falando em cinema os últimos filmes que fui ver foram o Missão Impossível 7 e Homem-Aranha: Através do amanha verso. Me arrependo apenas de não ter ido ver Oppenheimer. O problema de muitos hoje é a ansiedade e nada mais. E o cinema físico é infelizmente algo que logo logo acabará.

  • @Rafaellk07
    @Rafaellk07 Před 8 měsíci

    A ultima vez que fui em cinema esse ano em shopping top da minha cidade a qualidade de imagem era pior que uma TV de entrada.

  • @beatrizamorim8853
    @beatrizamorim8853 Před 8 měsíci

    Eu acho a experiência coletiva algo que ajuda muito na imersão de um filme e um exemplo disso pra mim, é ao acabar o filme/serie a primeira coisa que eu faço é procurar vídeos sobre, ler comentários das pessoas, ver o que elas perceberam que eu deixei passar. E faço isso no sentido de complementar minha experiência!
    E sobre ver no celular, é um dos poucos lugares que vejo série e filmes que eu consigo focar 100%, pq se vejo na TV, no menor desinteresse eu pego o celular, passo o filme e etc. Então as vezes em grandes clássicos que sei que vou ter mais dificuldades de concentração eu vejo no celular justamente pra ficar imersa e não ter distrações - mas sim eu sinto falta de ver pequenos detalhes que a tela pequena não permite

  • @celbentin
    @celbentin Před 8 měsíci +1

    Trabalhando em átea de Ouvidoria pública, esse transporte estudado oor Geeen é flagrado ainda além da ficção e seu contexto e meio.

    • @phsantos
      @phsantos  Před 8 měsíci +2

      Pois é. Os estudos mais recentes dela todos descambaram pra opinião pública. E, obviamente, caíram pra política.

  • @gmb5249
    @gmb5249 Před 8 měsíci

    Imersão em cinema hj é muito difícil...sempre tem algum chatos com suas conversas e celulares.

  • @annatartm
    @annatartm Před 8 měsíci

    O cinema perde grandes oportunidades de buscar fazer uso de artigos/livros/hqs e afins exclusivos dos já tão usados e considerados maçantes pela maioria. Mas em vez disso, extrai ao máximo dos mesmos temas/assuntos numa tentativa vã de captar a essência que determinada obra conseguiu em seu tempo, tudo em vão. Tudo em nome apenas e exclusivamente pelo dinheiro, sem reflexão, sem conteúdo embasado, sem ousadia, sem entretenimento e profundidade cultural. O mais no mesmo irrita e a arte está sendo deixada de lado, na maioria das vezes. Nós, "consumidores da cultura contemporânea" é quem perdemos.

  • @ediprata
    @ediprata Před 8 měsíci

    Não tenho o hábito de ler livros em bibliotecas, quadrinhos em livrarias, também não apeoveito tanto assistir a um filme na TV ou no celular. Não existe uma conexào com a mídia. Como um aperitivo, ele serve ao proposito mas não alimenta de verdade.
    Concordo que o cinema, quadrinhos, livros, eventos culturais e a música tem se tornado cada vez mais elitista. Não existe mais o prazer de imergir em alguma coisa, mas o de estar relacionado a aquilo.

  • @nelson_alves
    @nelson_alves Před 8 měsíci

    O shopping ajudou a matar o cinema, o digital planificou e engessou os filmes. As "plataformas" nem se comparam a esses dois fatores. Filme, só analógico e em teatro cinematográfico.

  • @user-ff4be1qd7f
    @user-ff4be1qd7f Před 8 měsíci

    PH Faz uma analise da serie netflix Samurai de olhos azuis

  • @wallacesilvasouza2643
    @wallacesilvasouza2643 Před 8 měsíci

    Bom dia ! Você pode fazer analise do manga ou anime de Jujutsu kaisen! Agradeço desde já pela atenção!

  • @jbolzan
    @jbolzan Před 8 měsíci

    Outro soco no estômago!!!!

  • @adizer
    @adizer Před 8 měsíci

    Eu tava escrevendo um grande comentário em resposta a um querido dos comentários, mas tudo apagou. Que ódio. Vou ter que refazer e volto aqui

  • @novoatattoo
    @novoatattoo Před 8 měsíci +3

    Experiência de cinema sendo coletiva deixa de ser imersiva, a quantidade de pessoas mal educadas hoje que ficam falando e fazendo barulho se compara ao incomodo das cameras levantadas filmando nos shows, as pessoas deixaram de ter educação em coletividade e hoje muitas vezes ir ao cinema é frustante e incomodo, assim como os shows ficaram, por pessoas que insistem em se mostrar evidentes e estragam a imersão alheia.

    • @luisfernandoferreira7565
      @luisfernandoferreira7565 Před 8 měsíci +1

      Verdade. Eu ainda vou ao cinema, mas sinto que consigo mais "imersão" vendo os filmes sozinho em casa.

  • @andremacola_
    @andremacola_ Před 8 měsíci +1

    PH, vai rolar alguma análise/crítica de PLUTO? Da Netflix?