Transtorno da Personalidade Borderline

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 23. 05. 2018
  • Transtorno da Personalidade Borderline
    A característica essencial do transtorno da personalidade borderline é um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e de afetos e de impulsividade acentuada que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos.
    A pessoa com este transtorno pode apresentar:
    Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado.
    Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
    Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
    Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar).
    Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento auto- mutilante.
    Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).
    Sentimentos crônicos de vazio.
    Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras freqüentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).
    Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos.
    _______________________________________
    Acesse nosso site e blog: falcoericci.com.br
    Siga nas redes sociais:
    / falcoericci
    / falcoericci
    / falcoericci
    Nosso canal busca uma melhor qualidade de vida para você! Por isso, inscreva-se em nosso canal para ficar atualizado
    com todos os nossos vídeos, nos ajudar a crescer e assim mais pessoas serem ajudadas:
    bit.ly/falcoyoutube
    Temos vídeo novo toda Quinta feira com temas variados.
    Aos sábados teremos vídeos respondendo as perguntas de nossos seguidores, por isso, não deixe de nos enviar uma pergunta pelos comentários, pelo facebook ou email.
    Produção: Diego Falco
    Roteiro: Diego Falco / Alcione Ricci
    Direção: Diego Falco
    Psicólogos:
    Diego Candeloro Falco CRP 06/122081
    Alcione Candeloro Ricci CRP 06/13108
    FALCO E RICCI QUALIDADE DE VIDA
    Cadastrada pelo número CRP 5264/J
    e pelo CNPJ 22.029.976/0001­-20
    _______________________
    Imagens designed by Freepik.com
    Obrigado e até a próxima! ,)

Komentáře • 85

  • @josyoliveira1375
    @josyoliveira1375 Před 5 lety +30

    Seria interessante um vídeo sobre como a terapia cognitivo comportamental atua nos casos de transtorno de personalidade borderline.

    • @terapiacognitivaonline
      @terapiacognitivaonline  Před 5 lety +4

      A Terapia atual que mais trabalha com borderline é a Terapia Comportamental Dialética (DBT) que é derivada da Terapia Cognitivo-Comportamental. Ela busca ensinar sobre as emoções e regulação emocional. Há acompanhamento individual e em grupo.

  • @Mari-vd5zi
    @Mari-vd5zi Před 2 lety +5

    Uma Border que sou,foi choro do começo ao fim do vídeo .
    Muito triste viver com essa doença,sempre fui vista por todos como uma pessoa má,sem coração,mas sempre ajudo as pessoas.
    Acreditem,por mais loucos que somos,ainda assim,não somos uns monstros.
    Por que,meu Deus??

  • @laura92790
    @laura92790 Před 3 lety +8

    relacionamento instavel e intenso, cuidar dos outros somente na expectativa que o outro vai está presente ao ser chamado,

  • @AnaOliveira-kh7fn
    @AnaOliveira-kh7fn Před rokem +2

    É exatamente isso, as pessoas não nos entendem, e isso é um gatilho para piorar ainda mais a situação. Sempre acham que queremos atenção, acha que não nos esforçamos para ficar bem, para nos livras dos pensamentos, e os desejos de se automutilar de me machucar, de está o tempo inteiro com raiva e odio

  • @rafaelachaves7133
    @rafaelachaves7133 Před 2 lety +2

    Muito bom, eu me identifiquei tanto! Gostaria de saber mais do tratamento!

  • @arthurwandel-rei6072
    @arthurwandel-rei6072 Před 4 lety +5

    Assistindo esse vídeo eu me identifiquei ao ponto de ter uma leve crise de ansiedade e um forte sentimento de tristeza

  • @ruthpaz8770
    @ruthpaz8770 Před 5 lety +35

    As pessoas com esse transtorno são ditas como demônios que ninguém deve ficar perto ou conviver...eu confesso que é difícil, mas somos as pessoas que mais possuem empatia. Deixo até de comer pra ajudar alguém, nunca fui egoísta e nada que me caracterize como monstro. Agora to indo mais ao psiquiatra e psicólogo e pretendo cada vez mais melhorar minha qualidade de vida. Eu também acho que tenho TDAH por vários motivos mas isso é possível doutor?

    • @terapiacognitivaonline
      @terapiacognitivaonline  Před 5 lety +4

      Obrigado por compartilhar sua experiência e que bom saber que buscou ajuda especializada para ajudar com seu transtorno. Espero que consiga superar e melhorar a sua qualidade de vida. Sim, é possível ter TDAH com Transtornos de Personalidade. TP são problemas psíquicos, TDAH são neurológicos. Seria importante o acompanhamento de um Neurologista para a confirmação do diagnóstico.

    • @patballes
      @patballes Před 3 lety +11

      Concordo com vc. Recebi o diagnóstico a pouco tempo e fiquei muito triste em ler sobre. Mas, assim como disse eu estou bem longe de ser um monstro, pelo contrário, eu sempre me anulei pra que o outro fosse feliz. Mas só eu sei a dor que sinto e como é difícil viver sem ter prazer e ouvir certas coisas que nao temos controle. Monstros são aqueles que nos viram as costas.

    • @naquarentenagp825
      @naquarentenagp825 Před 3 lety +4

      Booa Noite pessoas lindas!
      Criei recentemente um canal no youtube e nele, pretendo falar sobre o Transtorno de personalidade bordeline, fazia um tempo que queria abordar o assunto publicamente mas tinha muito medo de me expor (medo de saberem que tenho o CID10 F60.3), enfim, criei coragem, são poucas as pessoas que tem e falam sobre como é lidar todo dia com essa guerra interna dentro de nós.
      Precisamos falar sobre o transtorno e eu ficaria eternamente grata se passarem para dar uma olhada, o feedback do grupo é muito importante e estarei aceitando críticas
      Obrigada por quem leu até aqui S2 Conto com vocês :D
      Deem uma olhada no meu vídeo sobre o transtorno!

    • @paollarobin6867
      @paollarobin6867 Před 3 lety +4

      @Ruth Paz
      É verdade, somos discriminados mas eu também ajudo muito quem precisa, tenho muita empatia com as pessoas, enquanto vejo muita gente se dizendo "normal" não erguer um dedo pra ajudar ninguém

    • @paollarobin6867
      @paollarobin6867 Před 3 lety +1

      @@patballes
      Verdade, isso mesmo!

  • @csingteoon1770
    @csingteoon1770 Před 5 lety +7

    Que homem lindo, caramba

  • @guil1798
    @guil1798 Před 3 lety +6

    Tive uma mãe narcisista e abuso na infância é muito difícil me controlar com ansiedade, compulsão alimentar e sexual, além da rejeição que antes era muito difícil de eu aceitar 😓 melhorei em muitas áreas mas ainda tenho dificuldades de terminar projetos e me empolgo com outros projetos pessoais detesto ser assim 😞 espero conseguir me vencer e que os sintomas diminuem

    • @belle3055
      @belle3055 Před rokem +1

      Como está?

    • @guil1798
      @guil1798 Před rokem

      @@belle3055 olá 👋 eu adequei minha rotina e procurei criar novos hábitos saudáveis como evitar de comprar alimentos calóricos e parar de comer besteira, ainda não sigo uma dieta; mas de 2019 pra novembro de 2022 engordei quase 20kg de 72kg pra 91kg, tô tentando retomar com exercício físico. Quanto a minha família (mãe e irmãos) tem 4 anos q não nos falamos mais, encaro como luto, mas estou mais flexível, sinto falta (talvez síndrome de Estocolmo/dependência emocional) mas não busco e nem quero voltar naquele ambiente, me gera gatilho e angústia só de pensar.
      Mas sinceramente eu estava criando um looping depressivo e me afundando pra não encarar certas situações e me impor, tô mais focado na minha autorresponsabilidade, e tentando aceitar que alguns sentimentos vão seguir comigo e não vou ficar tentando controlar, tô aprendendo a ter autorregulação emocional, eu queria que resolvesse logo, mas percebo que to amadurecendo nessa parte no meu tempo. Antes eu não podia sentir nada q a família ficava me punindo por sentir. Enfim, é um autorrespeito e paciência pelo processo.

  • @karennhoffmann9977
    @karennhoffmann9977 Před 3 lety +3

    Eu tenho um diagnostico com Bordeline e gostaria que voce fizesse um video falando como os parentes/amigos ou namorados / Maridos possa nos entender e como lidar com uma crise pois é minha maior dificuldade o que sempre acaba piorando minhas crises.

  • @karinedomingues
    @karinedomingues Před 2 lety +2

    Poderia falar sobre ideação paranóide transitória? Tive o diagnóstico de borderline e episódio depressivo grave

  • @valcirenemedeiros8851
    @valcirenemedeiros8851 Před 5 lety +11

    Poderia fazer um vídeo sobre a diferença entre Personalidade Histrionica e o transtorno Boderline. Se já foi feito, me envia o link, por favor.

    • @terapiacognitivaonline
      @terapiacognitivaonline  Před 5 lety +3

      Olá, obrigado por seu comentário e sugestão. Somos uma equipe pequena e temos vários temas já programados para serem abordados... colocarei a sua sugestão em nossa programação e se possível escreveremos algo sobre o assunto na visão da Terapia Cognitiva.

  • @VANESSASO1
    @VANESSASO1 Před 6 lety +2

    Uma dúvida: as mudanças de humor sempre são intensas. Essa característica pode ser considerada para diagnóstico diferencial?

  • @saladamonstro8411
    @saladamonstro8411 Před 3 lety +2

    Se eu tenho isso, eu n sei, as vezes posso estar me enganando dizendo que tenho os sintomas, mas o que acontece comigo n vai tão ao extremo, sou calmo e tenho vários amigos, acho que se eu tivesse esse transtorno, não teria tantos amigos!

  • @AlineAlves-hr2qu
    @AlineAlves-hr2qu Před 3 lety

    Qual a diferença entre transtorno da personalidade e transtorno de personalidade ?

  • @maribordini_
    @maribordini_ Před 4 lety +4

    Recebi esse diagnóstico quatro vezes de quatro psiquiatras diferentes ao longo da minha vida, ainda hoje, após um tempo sem terapia alguma, continuo a me identificar com todos os sintomas e a ter minha vida prejudicada, não sei qual tipo de terapia deveria recorrer...

    • @iamme001
      @iamme001 Před 3 lety +1

      mas quais vc ja fez?
      eu passei por vaaaaaaarias.... desisti.. voltei ... desisti... agora achei um psico q adoro.

    • @iamme001
      @iamme001 Před 3 lety +2

      vao alem da abordagem do psico, vc tem q ir com a cara da pessoa tb.

  • @funerea761
    @funerea761 Před 5 lety +2

    Olá, fui apontada com F60.3 recentemente, e percebo que apresento diversos dos sintomas, no entanto eu apresento uma diferença significativa no quesito "atenção" já que o próprio psicólogo me apontou com tendência ao isolamento, isso pode acontecer? Já que pesquisei e percebi que apresento sintomas de esquizóide?

    • @terapiacognitivaonline
      @terapiacognitivaonline  Před 5 lety +4

      Podem haver comorbidades com outros transtornos e apresentar alguns traços de outros transtornos. Que bom que buscou ajuda. O acompanhamento psiquiátrico e psicológico em conjunto é essencial para uma melhor manutenção do transtorno.

    • @funerea761
      @funerea761 Před 5 lety +1

      @@terapiacognitivaonline :3 sim, obrigado ^_^

  • @bryaniscool4751
    @bryaniscool4751 Před 4 lety +3

    Ainda não havia encontrado uma explicação tão completa. Sou mãe de um filho com este transtorno. Eu ainda não encontrei algo sobre como lhe dar com estas pessoas quando em crise. Por favor faça um vídeo sobre isso. Fico numa corda bamba. Nunca sei se satisfaço suas obsessões pra acalma-lo ou lhe mostro o quanto sua interpretação está distorcida. No primeiro caso, tenho a sensação que estou alimentando o transtorno, já no segundo, corro risco de aumentar a fúria. Outra dúvida: personalidade limitre e borderline são a mesma coisa?

    • @terapiacognitivaonline
      @terapiacognitivaonline  Před 4 lety +1

      Sim, é o mesmo transtorno. O ideal é que você busque uma ajuda especializada para seu filho. O profissional pode te orientar se baseando no caso específico dele...

    • @bryaniscool4751
      @bryaniscool4751 Před 4 lety +2

      @@terapiacognitivaonline Ele já faz acompanhamento. Eu sou quem estou precisando agora.

  • @prettytrash1927
    @prettytrash1927 Před 4 lety +3

    muitas vezes quando me estresso acabo me arranhando até me acalmar, sei que é um problema mas não consigo controlar minha raiva, normalmente não precisa nem ser algo sério, qualquer discussão já é motivo, é um sintoma?

    • @terapiacognitivaonline
      @terapiacognitivaonline  Před 4 lety +2

      Olá, obrigado por seu comentário... sempre que estiver com a ideia de que há algo de errado em seu comportamento, pensamento ou emoção, é importante que se busque uma ajuda psicológica e/ou psiquiátrica para que eles possam te dar um diagnóstico correto de sua dificuldade e te passarem o melhor tratamento possível.

    • @prettytrash1927
      @prettytrash1927 Před 4 lety +1

      Terapia Cognitiva Online Obrigada, buscarei ajuda assim que possível

  • @rafaelapaiva2579
    @rafaelapaiva2579 Před 4 lety +4

    O transtorno borderline pode existir junto ao transtorno obsessivo compulsivo? Me refiro ao toc mas não ao transtorno de personalidade obsessivo

  • @AnaDaPaz-xj7hr
    @AnaDaPaz-xj7hr Před 3 lety +2

    Te ver lendo é angustiante.

  • @oicram6454
    @oicram6454 Před rokem

    Eu to tomando medicação mas parece que não adianta, eu não aguento mais.

  • @taniareginadeoliveira2671
    @taniareginadeoliveira2671 Před 9 měsíci

    😊😊😊😊😊

  • @lucimarribeiro7737
    @lucimarribeiro7737 Před 3 lety +4

    O Transtorno Borderline pode levar ao fanatismo religioso?

  • @jaquelinefernandes7119

    Tenho todos os sintomas...

  • @edermontolezi2304
    @edermontolezi2304 Před 4 lety +2

    Eu tenho as vezes parece que nem eu sei quem eu sou !

  • @chrisllanesantos2064
    @chrisllanesantos2064 Před 5 lety +2

    Eu fui diagnosticada com f60.3 e tô pouco me fudendo pra quem fica ou sai da minha vida

    • @terapiacognitivaonline
      @terapiacognitivaonline  Před 5 lety

      Depois do diagnóstico, você continua com o tratamento?

    • @sheilinha1195
      @sheilinha1195 Před rokem

      Também nunca fiz esforços desesperados para não ser abandonada, acho que todo mundo que foi maltratada na infância eles dão esse diagnóstico, ou de bipolar

  • @josouza4625
    @josouza4625 Před 5 lety +5

    Hoje tive crise 😥😥😥😥😥😥😥

    • @terapiacognitivaonline
      @terapiacognitivaonline  Před 5 lety +1

      Espero que tenha conseguido falar com seu Psicólogo para conseguir se acalmar.

  • @jonessebastian5220
    @jonessebastian5220 Před 6 lety +1

    Laique

  • @valcirenemedeiros8851
    @valcirenemedeiros8851 Před 5 lety +3

    Pode existir boderline, que não se automutile?

  • @vandalourenco
    @vandalourenco Před 2 lety

    ✌️

  • @DeyvsonMoutinhoCaliman

    Minha namorada quase sempre foi diagnosticada com bipolaridade, pois ela fica igual uma bipolar com hipomania. Só que ela nunca fica depressiva, não bate essa parte. Mas quando falam em borderline é a cara dela em tudo, 100%, exceto sentimento de vazio que ela nunca tem, nem jamais se auto-mutilaria ou tentaria se matar, mas isso se deve também a ela ser uma fanática religiosa. Mas fora isso é ela cuspida e escarrada. Bipolares também tem fases boas, onde eles não apresentam sintomas, enquanto que ela nunca está 100% bem, é uma fábrica de dramas.

    • @terapiacognitivaonline
      @terapiacognitivaonline  Před 4 lety

      É algo realmente muito ruim. É importante saber que sempre há soluções para melhorar o transtorno e obter uma melhor qualidade de vida. A ajuda profissional é sempre a melhor indicação em casos de prejuízos significativos. E em caso de prejuízos menores é também uma grande aliada.

  • @valcirenemedeiros8851
    @valcirenemedeiros8851 Před 5 lety +4

    Uma outra dúvida! Os transtornos de personalidade podem ser considerados um tipo de pscopatia ?

  • @Jos3ph01
    @Jos3ph01 Před 3 lety +2

    Muito interessante. Para quem precisar de ajuda, psicologo aqui, so mandar mensagem @josephhauser.psicologo

  • @josouza4625
    @josouza4625 Před 5 lety +4

    Um border é capaz de amar????

    • @terapiacognitivaonline
      @terapiacognitivaonline  Před 5 lety +11

      Para responder esta pergunta, precisaríamos de uma definição EXATA do que é AMAR. Amor e ódio são sentimentos que variam de pessoa para pessoa e, diferente das emoções básicas (alegria, tristeza, raiva, desgosto, menosprezo, medo e surpresa), não se consegue identificar.
      Cada pessoa considera amor uma coisa diferente. Podemos até mesmo ter linguagens diferentes de amor... como visto nas 5 linguagens do amor.
      Dito tudo isso... diria que todos são capazes de amar. Pode apenas ser de maneiras diferentes.

    • @ruthpaz8770
      @ruthpaz8770 Před 5 lety +9

      Eu tenho borderline e TDAH e mesmo assim amo profundamente meus filhos e nunca os machuquei...

    • @mariamoraesmpsgm
      @mariamoraesmpsgm Před 5 lety +11

      São pessoas q amam intensamente e se doam muito.

    • @robertomota1364
      @robertomota1364 Před 5 lety +3

      Creio que, verdadeiramente e duradouramente, nao

    • @JulieHunter-qp8ys
      @JulieHunter-qp8ys Před 4 lety

      Creio que ss, ou talvez seja só bom fingir que ss para sentir sentimentos

  • @grazzicaixeta1250
    @grazzicaixeta1250 Před 3 lety +2

    Eu mal consegui prestar atenção no que ele dizia de tão agoniada eu fiquei com a música de fundo, a ponto de dar um aperto real no peito

  • @viniciussilva6655
    @viniciussilva6655 Před 6 lety +3

    Gato hein

  • @Arlesonpontes
    @Arlesonpontes Před 2 lety

    Tenho essa droga eu odeio ter borderline