Intermação: a consequência extrema do calor em excesso

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024
  • Intermação é o aumento descontrolado de temperatura corporal devido à falha/exaustão dos mecanismos de homeostase corporal. Pode acontecer por exposição acentuada e prolongada a altas temperaturas (mais comum em idosos) ou por atividade física extenuante (mais comum em jovens). É a principal causa de óbito em atletas e militares (pois é, sabe aquele suposto infarto em atletas que muito se falou nos últimos 2 anos? Pois então, boa parte das vezes não é infarto, é intermação).
    A intermação se manifesta por temperatura corporal maior que 40º C, confusão mental, taquicardia, dispneia e ataxia. Pode ou não haver sudorese (as vezes o organismo perdeu a capacidade de suar e justamente por isso não consegue controlar a temperatura).
    O tratamento é suporte de UTI e o resfriamento imediato (imersão em água fria e/ou borrifar água morna + ventilador industrial).
    Mas antes de chegar à intermação, o calor pode causar câimbras (comuns em trabalhadores braçais e atletas), desidratação, fadiga, mal estar, náusea, tontura e desmaio. Esse quadro se manifesta quando os mecanismos homeostáticos ainda estão funcionando e precedem a intermação, que é quando esses mecanismos se exaurem.

Komentáře • 1

  • @michelwindowslive152
    @michelwindowslive152 Před 10 měsíci

    Eu sofro isso. Até a frase eu sempre disse: Aí meus órgãos!!!
    Eu sinto meu organismo esquentar e impressão dos órgãos estarem moles, cozinhando, causando vômito e muito mal estar.