Aula é perda de tempo?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 26. 05. 2024
  • Torne-se membro: / @corredephd
    Discord do Canal: / discord

Komentáře • 255

  • @AlainDelon273

    Na minha sincera humilde opinião, a vídeo aula é uma faca de dois gumes: pode ser uma fuga fantasiada de estudo, pode ser um espetáculo egocêntrico de um professor ou ela pode ser realmente útil se a enxergarmos apenas como uma apresentação facilitadora de um assunto; e que o resto é conosco, seja por livros, pdf, resolução de questões, etc.

  • @rhyghner
    @rhyghner  +63

    Tenho 21 anos larguei o curso de física em uma universidade bem ruinzinha pra estudar para o ITA esse ano vou para a minha quarta tentativa, confesso nunca aprendi tanto como eu aprendi esses anos estudando sozinho por livros, é bom demais. Sigo firme e forte ainda estudando pro ITA, mas o Plano B é fazer física na Usp ou Unicamp.

  • @SO-YU
    @SO-YU  +123

    O Papel do professor é (ou deveria ser) usar seu conhecimento para direcionar o Aluno em seus estudos.

  • @aindaquetarde

    Cara, seu canal é 10 e eu gosto dos seus vídeos, mas eu discordo muito do que você disse em parte do vídeo. Primeiro que isso de comparar a criação do teorema de Pitagoras com hoje em dia não faz sentido, uma vez que provavelmente o tempo que ele tinha para dedicar ao pensamento é muito maior do que temos para pensar em algum problema. O Clovis falou isso do Bourdieu e eu continuo achando a mesma coisa: como que eu vou me comparar com uma pessoa que dedica integralmente o tempo dela a pensar em um conjunto de problemas específicos? Além disso, essa sensação de se sentir idiota pode ser motivador para algumas pessoas, mas pra muitas é algo que se confunde com a ideia de incompetência. Tem neurocientistas dizendo que o nível de dificuldade de um problema para maximizar o aprendizado deve ser não tão impossível. Ensinar as pessoas a ter responsabilidade com o aprendizado não tem a ver com deixar ela se sentir burra. Isso me incomodou porque a gente vê o tempo todo esse discurso na universidade, turmas com enorme reprovação e muita gente mal porque fica muito chateado por não conseguir aprender.

  • @jefff1287

    Fiz faculdade estadual e no meu caso ser autodidata foi uma obrigação. Professor de universidade pública se sentem apenas pesquisadores e dar aula para eles é tortura.

  • @andreantunes8049

    Concordo totalmente! Eu conclui o 2 ano do ensino médio em 2020 e sai da escola pq percebi que precisa de tempo pra estudar. 😅 Eu li muita coisa. Principalmente matemática e física. Li o livro do Elon todo de álgebra liner, li o livro do Gidorizzi de cálculo todo e dei uma lida por cima no livro de análise do Elon... E agora com mais maturidade decidi que vou entrar na faculdade esse ano. Em agosto vou fazer o encceja e no final do ano vou fazer vestibular.

  • @brunokanno3625

    Aula é perda de tempo? Depende. Se for uma aula bem dada acredito que não. As aulas que tive de Cálculo com uma excelente professora foram fundamentais pra mim na minha graduação. Porém, se for uma aula ruim que o professor só fica jogando conteúdo sem dar a menor explicação do que tá fazendo, aí é realmente uma perda de tempo. Contudo, mesmo uma boa aula não isenta a necessidade da leitura de um bom livro. Enfim, para mim aula e leitura são atividades que se complementam, cada uma com seus aspectos positivos e negativos.

  • @deformis1108

    Até hoje agradeço por ter rodado em cálculo 1, peguei o livro pra estudar nas férias e ganhei essa habilidade estudar por livros. Realmente, a aula vira outra coisa quando você está lá apenas para tirar dúvidas e não para aprender do zero.

  • @henriquepedrosa1650

    O cara consegue ser bastante expressivo só com as mãos genial

  • @adilsonnj

    Por isso que aluno e estudante são coisas muito diferentes. Aluno é alguém que assiste aula, ato coletivo e passivo. Estudante é aquele que estuda, ato solitário e ativo.

  • @UniversoNarrado

    Lembro até hoje a primeira vez que tive a sensação de compreender uma ideia matemática por um livro. Foi sublime!

  • @andrey15782

    Estudar por livro é desgastante, consome muita energia e tempo. Mas quando se aprende por esse método, dificilmente esquece. O problema é que hoje é tudo pra ontem, e não é só uma disciplina, são várias. Penso que era muito melhor estudar por livro antes da internet e esse caos que vivemos hoje

  • @gabrielhernandez3638

    Eu percebi que de fato a gente só aprende vendo os livros quando peguei a minha primeira iniciação científica que foi sobre uma introdução a variedades diferenciáveis, eu não estava estudando para passar em uma disciplina então eu realmente tive que muda minha cabeça para de fato aprender através das referências e hoje em dia quase me formando eu percebo o quão importante foi pra mim essas experiências de aprender a lidar com a frustração de encarar um novo assunto, desenvolver a capacidade de análise e de abstração sem depender exclusivamente de alguém.

  • @user-zl1rd2ki9d

    Quando você vê a frase "... a demonstração é trivial e deixado a cargo do leitor. " pote ter certeza que vc não vai conseguir demonstrar de primeira. Kkkkk

  • @alissonaragao2811

    Eu acredito que estudos por livros é sem dúvidas mais enriquecedor, porém a maturidade deve ser construída desde o ensino básico, pois estudar por livro é algo mais difícil e moroso de se acostumar, e na loucura da graduação não há tempo para a gente criar essa maturidade e conseguir lidar com todas as cadeiras utilizando as respectivas bibliografias. Relato de alguém que finalizou a graduação de Engenharia e descobriu a magia de utilizar o livro após formado, vários assuntos que não aprofundei na graduação estou aprofundando agora, pois não tinha entendido direito ou tinha aprendido o suficiente para passar nas provas. Conteúdo muito bom, desejo todo sucesso ao canal.

  • @Cqdita
    @Cqdita  +38

    Inspiração total, aprendo cada dia mais como posso estudar melhor com o senhor. Esse canal vai longe!

  • @anselmorebelo8188

    No meu curso tive uma disciplina chamada "Conjuntos e Lógica", lembro que o professor entrou na sala com uma lista de 6 páginas na mão, com nada mais na menos do que as definições e teoremas de toda a disciplina, somente os enunciados em caracteres lógicos (acredito que equivalia a um livro de 200 páginas pelo menos). A nossa tarefa era demonstrar todos os teoremas até o final da disciplina. Pois bem, no início todos sofremos com as primeiras demonstrações e em como usar as técnicas para demostrar os teoremas, mas com duas semanas da disciplina já tínhamos alguma noção sobre como fazer as demonstrações. Agora o meu ponto de vista sobre essa disciplina, foi de longe a melhor que tive, quase demonstrei todos os teoremas, e as técnicas e o pensamento que aprendi ou desenvolvi transformaram a forma como leio e demonstro as proposições matemáticas (até hoje sempre que me proponho a demonstrar uma proposição, sempre "traduzo" para caracteres puramente lógicos e assim tenho noção por onde começar), também acabei desenvolvendo o hábito de fazer minhas próprias 'listas' para compactificar o conteúdo e ilustrar as principais noções envolvidas, além de desenhar bastante (ajuda muito) mesmo que algo não tenha sentido geométrico explicito (ou mesmo faço esquemas relacionais) assim sempre tenho uma ideia para onde ir e o que não compreendi direito.

  • @viniciusmiradouro1606

    Eu larguei minha graduação em filosofia justamente por causa disso: Eu não aguentava mais ir na aula. Eu aprendia muito mais indo na biblioteca e estudando por conta. Tanto matemática quanto filosofia. Eu sentia que os professores realmente falhavam em tornar aquilo interessante... Mas talvez não seja culpa deles. Talvez seja a necessidade de deixar palatável para quem não tem a mesma prática de estudar assim.

  • @josebolivar4364

    Boa noite! Sensacional, obrigado!

  • @hashted1615

    me identifiquei total man; é foda ver que tu passa pelo sentimento de se sentir burro por não entender uma proposição, ainda mais, por golpear minha concepção de que isso é ruim por não estar sendo o +eficiente do que se estivesse vendo aulas!