E o Resto é História: Porque é que a Galiza nunca foi portuguesa?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 05. 2024
  • Estando a Galiza tão próxima de Portugal e tendo uma grande tradição de autonomia, porque é que ao longo da História ninguém tentou que a Galiza fizesse parte de Portugal ou Portugal da Galiza?
    “O Resto é História” é o programa da Rádio Observador onde Rui Ramos e João Miguel Tavares pretendem tirar o pó à História, tornando-a aquilo que merece ser: fascinante, apaixonante, discutível e polémica.
    Se tiver dúvidas, pergunte: historia@observador.pt
    Veja mais programas em: • E o Resto é História
    Todos os episódios:
    observador.pt/programas/e-o-r...
    Siga-nos em:
    Instagram: / observador
    Facebook: / observadorontime
    Twitter: / observadorpt
    CZcams: / observadorpt
    Ou através do site: www.observador.pt

Komentáře • 208

  • @josepacheco7364
    @josepacheco7364 Před 21 dnem +6

    Eu português do sul, já fui n vezes à Galiza e sinto me tão em casa, como me sinto quando estou no minho.
    Sem pretensões territoriais, para mim, a Galiza é uma extensão de Portugal ou vice versa.
    Ao contrário de quase toda a Espanha (talvez com excepção de parte do País Basco), sinto que sou bem vindo na Galiza tal como todos os portugueses.... HONRA AO POVO GALEGO

  • @adeusbandeiras
    @adeusbandeiras Před měsícem +17

    Sou galego (do norte da Galiza), seguidor e ouvinte do E o resto é Historia quase do início e é FALSO que haja nacionalistas galegos com pretensões de anexarem o Norte de Portugal a uma alegada Galiza independente. Muito desapontante o Dr. Rui Ramos, muita falta de rigor ca. Cumprimentos a todos os irmãos portugueses. Visitem a Galiza, por favor, e não nos falem castelhano. Não gostamos.

    • @teresasemanas5707
      @teresasemanas5707 Před měsícem +1

      OK, un jour j espère aller visiter la galicia...

    • @PhlilipeAlves
      @PhlilipeAlves Před měsícem +1

      Quando lá vou, poucas vezes é verdade, só falo português e detesto quando falam castelhano. São galegos carago!!

    • @juanm5027
      @juanm5027 Před 12 dny

      ​@@PhlilipeAlvesno Respeitei aos galegos e deixe-os falar na língua que eles desejarem.

  • @andrebarroso6143
    @andrebarroso6143 Před 2 měsíci +14

    O que sente quando estamos na Galiza e convivemos com a sua população é algo de tão particular que não dá para explicar é especial.

    • @josepetereo2123
      @josepetereo2123 Před měsícem +3

      Son voces os nosos curmaos bemvido a todo Portugués que estea viver na Galiza.

  • @vascoguilhermino6493
    @vascoguilhermino6493 Před 5 měsíci +20

    Olá, Galiza também foi portuguesa , no reinado do dom Fernando primeiro , Os castelhanos para roubar a galiza aos portugueses , foram a itália buscar um grande número de mercenários e só assim eles conseguiram ganhar uma batalha aos portugueses , a galiza no coração dos portugueses irá fazer sempre parte Portugal , um grande abraço aos irmãos galegos nós somos tão galegos quanto eles , a espanha já a muito tempo que se porta mal !

  • @julioaguiar1485
    @julioaguiar1485 Před 25 dny +3

    Sou português da Madeira gostei da explicação não sabia desta relação com os nossos vizinhos galegos fiquei com vontade de conhecer a Galiza...abraço da Madeira

  • @vitorlima8018
    @vitorlima8018 Před 5 měsíci +36

    Convido os portugueses do Sul a visitar o Minho e a entrar na Galiza depois e reparem que somos praticamente muito parecidos na cultura principalmente os galegos mais velhos

    • @carlotavicente8666
      @carlotavicente8666 Před 4 měsíci +10

      Os portugueses do Norte são muito mais parecidos com os galegos do que com alentejanos ou algarvios. Sem dúvida.

    • @JorgeMendes75
      @JorgeMendes75 Před 4 měsíci +3

      Na cultura, e na língua, que muitos linguistas defendem serem o português e galego co-dialetos ou seja, variantes da mesma língua.

    • @juanluisalvarez9249alaricano
      @juanluisalvarez9249alaricano Před měsícem +4

      ​@@JorgeMendes75a lingua galega descende da "fala" que se fourmou na Galiza como "dexeneracion" do latin. Eu creo que esta "fala" era xa usada polo pobo galaico-romano antes da chegada dos suevos-germanicos. O mesmo pasou no norte portugués. Estas de acordo con esto?? Vexo nos comentarios que ti sabes moito da historia do noroeste peninsular.

    • @JorgeMendes75
      @JorgeMendes75 Před měsícem +5

      @@juanluisalvarez9249alaricano sim, se considerarmos a Galiza no sentido antigo da Gallaecia, que incluía o norte de Portugal. Até ao século XV não havia praticamente distinção entre o galego e o português. Desde aí tem existido grande empenho politico em separar as falas de ambos os lados, mas ainda há linguistas defendendo ainda serem a mesma língua.

    • @juanluisalvarez9249alaricano
      @juanluisalvarez9249alaricano Před měsícem +7

      ​​​​@@JorgeMendes75eu penso que a lingua é a misma, pero os sotaques son cada vez mais diferentes. Ata eu que falo o galego co sotaque central (nacin en Ourense) quedo horrorizado cando oigo o galego (en Vigo)falado con un tono demasiado castellanizado, que ate me chirrian os oídos. Nas vilas do norte portugués tb se nota cada vez mais o tono lisboeta, que os galegos faisenos difícil de entender. Eu en Lisboa comunicome en castelan, pois non recoñecen o galego. Saudos.

  • @InspiradoCidadao
    @InspiradoCidadao Před 5 měsíci +31

    Como galego acredito que é mesmo importante lembrarmos a história comum que a Galiza e Portugal partilham e como foi moldada a situaçom actual dos dous países polas forças da história.
    Achei excelente a explicaçom do historiador Rui Ramos de como houve um processo de construçom nacional de Portugal com a expansom para Sul que foi afastando o país das suas origens galaicas durante séculos.
    Depois dessa explicaçom faria até mais sentido mudar o título do programa para: «Porque é que Portugal nom continuou a ser galego?».
    Somente nom concordei com o historiador quando falou sobre a visom que temos na Galiza de Portugal, acho que esta nom seja a mesma que podem ter as pessoas doutros territórios da Península Ibérica. As pessoas na Galiza ainda sentimos umha grande afinidade com Portugal, especialmente com o Norte.
    O galeguismo ou nacionalismo galego sempre defendeu que na Galiza estamos cultural e etnicamente mais próximos de Portugal do que de Castela. E também ninguém na Galiza defende umha grande Galiza que inclua o norte de Portugal, a tese do galeguismo ou nacionalismo galego histórico sempre foi a dumha aproximaçom da Galiza com Portugal, respeitando a sua unidade territorial.
    Na visom do nacionalismo galego apesar da separaçom política, no início da Idade Média, quando Portugal se torna um reino independente e vai integrar as terras do Sul, os povos dos dous países ainda mantiveram umha relaçom estreita. A prova é que há umha continuidade histórica e semelhanças culturais é que hoje na Galiza como Portugal falamos variedades da língua românica conhecida como português, galego ou galego-português.
    Pessoalmente gostaria de ver algum dia a Galiza e Portugal (re)unidas numha confederaçom de repúblicas, onde os cidadãos de cada país mantenhamos a nossa própria cidadania galega e portuguesa.
    Mesmo sem chegarmos a esse futuro que muitos galegos imaginaram no passado, acho que já hoje podemos aproveitar as oportunidades e reforçarmos essa relaçom entre a Galiza e Portugal e que foi restabelecida através da adesom da Galiza e Portugal à Uniom Europeia, o que facilita imensamente a cooperaçom económica e cultural entre os nossos dous países.

    • @MrClassicfever
      @MrClassicfever Před 5 měsíci +6

      vocês (os vossos nobres) foram comprados e em vez de uma natural unidade territorial e cultural com Portugal, preferiram ser vassalos de leão e depois de castela, agora pagam por isso

    • @ingbor4768
      @ingbor4768 Před 5 měsíci +4

      Os Nobres praticamente nunca tiveram nacionalidade: eram leais a outros nobres que lhes mantinham o poder e o dinheiro @@MrClassicfever
      A Independência de Portugal ocorre porque os nobres em Portugal, não descendentes dos Vizigodos, não queriam se submeter aos nobres Galegos. Já a população pouco se manifestou. Era mais uma questão de guerra entre senhores da... Guerra.
      Mas os nobres Galegos queriam dominar o império todo e não apenas a Galiza. E foram grandes nobres galegos que depois entroncaram nas grandes familias nobres de Espanha. (E também Portugal mas menos.)

    • @ingbor4768
      @ingbor4768 Před 5 měsíci +4

      Parabéns pelo teu Galego. Muito bem escrito apesar de já um bocado aportuguesado.
      Ficas a saber que nós no Minho, quando eramos crianças, falavamos Galego "do sul" e só com a massificação da escolarização é que nós passamos a falar um Português mais "moderno" ou "correcto."
      Mas há muitos anos atrás, quando o meu sogro foi conhecer a familia da sua, ainda noiva, falou em Castellano e parte da familia dela não o entendeu. Falou em Português e todos passaram-no a compreender bem. Dá para perceberes que o que eu falava em menino era semelhante ao que se falava na Galiza, em especial nas zonas rurais a sul do rio Verdugo.
      A minha mulher é Galega.

    • @JorgeMendes75
      @JorgeMendes75 Před 4 měsíci +5

      ​@@MrClassicfevernão sejamos injustos. Boa parte da nobreza galega apoiou a portuguesa Joana contra Isabel a católica na disputa pelo trono, e por isso a nobreza galega foi decapitada e muitos nobres galegos tiveram de se exilar, boa parte em Portugal. Os reis católicos substituíram as elites galegas por cadtelhanas, até as eclesiásticas, e ainda hoje a Galiza paga esse preço.

    • @JorgeMendes75
      @JorgeMendes75 Před 4 měsíci +4

      ​​@@ingbor4768o galego do post pai está escrito numa norma reintegracionista, que visa uma aproximação à norma portuguesa. Se reparares não tem 'ão' mas 'om' o que se pensarmos seria a norma mais ajustada á forma como falamos no norte. Agora o nosso português normaliza-se no lisboeta, e o galego caminha para ser absorvido no castelhano, mas mesmo há algumas dezenas de anos, os falares da minha avó e de uma avó galega seriam muito similares.

  • @carlosrezende3326
    @carlosrezende3326 Před měsícem +3

    Sempre a nossa eterna ARROGANCIA. Porque não se diz: Porque a Galiza e Portugal não se uniram e formaram um novo país ?

  • @braulioduran3289
    @braulioduran3289 Před měsícem +7

    Eu sou galego do norte, da área de Ferrol
    E falso que haja nacionalistas galegos que queiram anexar o norte de Portugal, nunca isso ouvim
    Sim e certo que os há que querem integrar-se em Portugal, porém poucos
    A maioria dos nacionalistas querem ser independentes de Espanha e Portugal ou uma nação com certa independencia dentro de Espanha
    Também há moitos galegos defensores da lingua galega que querem reintegra-la no portugués , nacionalista ou não
    Formaron uma academia para isso AGLP
    Assim que haber se há mais rigor a hora de fazer vídeos
    Obrigado pelo vídeo de todos jeitos

  • @angelajermann6770
    @angelajermann6770 Před 4 měsíci +8

    Gostei de ver o vídeo. Sou descendente de João da Nova/Juan de Nova, alcaide de Lisboa, navegador do rei D. Manuel,descobridor de terras. Carrego o Nova no meu nome com muito orgulho. Estive em Maceda,onde ele nasceu em 1460, e em Compostela também.

  • @ruialves4965
    @ruialves4965 Před 5 měsíci +13

    Uma verdadeira injustiça esquecer as nossas raízes

  • @JorgeMendes75
    @JorgeMendes75 Před 5 měsíci +30

    Receei pelo episódio, porque é raro encontrar portugueses que entendam a complexidade da Espanha em geral e da Galiza em particular.
    Foram tocados muitos pontos importantes que desafiam até os nossos mitos nacionalistas: foram os galaicos e não os lusitanos que fizeram Portugal, e a nossa língua é um co-dialeto com o galego(fora a deturpação que tem sofrido no léxico e na norma escrita contra a vontade de muitos galegos). O número de topónimos comuns a norte e a sul do rio Minho é esmagador e o número de topónimos que aludem a galegos também. Porque no tempo da "reconquista" houve um grande povoamento de "galegos" para sul, o que trouxe a língua consigo. Coloco "galegos" entre aspas porque na altura Galegos eram chamados todos os acima do douro, que falavam a mesma língua até ao mar Cantábrico, língua essa que pode ser contrastada por exemplo entre um idoso de Guimarães e de Ordes perto da Corunha. A semelhança da lingua nada tem que ver com a raia fronteiriça.
    Conhecendo eu bem a Galiza e concordando em diversos graus com o que foi dito, não posso contudo concordar na ideia de que há um irredentismo galego face ao norte de Portugal.

    • @ingbor4768
      @ingbor4768 Před 5 měsíci +6

      Nós somos Galegos. Nós, os Portugueses. Os Lusitanos são um mito.
      Concordo bastante com o seu texto.

    • @gracasilver8574
      @gracasilver8574 Před 5 měsíci +7

      @@ingbor4768
      Os Lusitanos não são mito nenhum !...
      Havia tribos Celtas no Norte ,
      ( os Galácticos )
      e havia tribos Celtas no Sul !...
      ( os Lusitanos ) !...
      E quer se goste ou não ,
      quem ficou famoso lutando contra os Romanos foi um Lusitano , sim , o grande Viriato !...

    • @vascoguilhermino6493
      @vascoguilhermino6493 Před 4 měsíci +6

      Olá, Galiza e Portugal devia ser unicamente un só país.

    • @carloscasimirodealmeida273
      @carloscasimirodealmeida273 Před 4 měsíci

      Diga antes: Foram os portugueses que se separaram daGaliza. @@ingbor4768

    • @gracasilver8574
      @gracasilver8574 Před 4 měsíci +3

      @@vascoguilhermino6493
      Culturalmente , faz sentido ...
      Já que sozinhos parece que os Galegos não estão conseguindo salvar a sua própria identidade , caminhando a passos largos para serem assimilados por Castela ...
      ( como faz a Catalunha ) ...
      No entanto , políticamente creio que isso não é possível .
      Mas se eles conseguissem manter a sua cultura , isso também não seria necessário .
      O pior é eles estarem a deixar de falar galego ... 🙄

  • @pgoncalves
    @pgoncalves Před 5 měsíci +10

    Ainda hoje, o Arcebispo de Braga, tem o título de Arcebispo Primaz de Braga e Espanhas

  • @carlotavicente8666
    @carlotavicente8666 Před 4 měsíci +14

    Aconteceu-me na Galiza ao falar castellano eles zangarem-se por não falar português. Acham-se mais proximos de nós e gostam de nós. Nós é que pouco nos lembramos deles e eles ficam sentidos.

    • @HF06
      @HF06 Před 4 měsíci +1

      Não concordo, vivo na fronteira (Monção), vejo galegos absolutamente todos os dias, e posso dizer que 90% deles falam só castelhano, mesmo conosco.
      Alguns sabem balbuciar umas palavras em galego com um forte sotaque castalhano, mais nada, é longe do lusofilismo que lhes atribuem erroneamente.

    • @JorgeMendes75
      @JorgeMendes75 Před 4 měsíci +3

      ​@@HF06não vamos tapar uma simplificação com outra. As estatísticas dizem que mais de 50% dos galegos falam galego no dia a dia(nas maiores cidades menos, cerca de 35% a 40%). Todos o compreendem porque é oficial e ensinado na escola. Todos falam castelhano claro, e muitos misturam o galego com castelhano, mas não é a imagem negra que pinta.
      Abraço para Monção, sou minhoto também e tenho saudades de aí passar.

    • @andrecarmo909
      @andrecarmo909 Před 4 měsíci +1

      ​@@HF06 trabalho com vários galegos e noto diferenças claras do galego para o castelhano. Penso que seja de zona para zona

    • @carlotavicente8666
      @carlotavicente8666 Před 3 měsíci

      @@HF06 Pois talvez seja porque os galegos que encontrei eram livreiros e promotores de encontros galaico portugueses... acredito que os jovens cada vez mais se sintam castelhanos.

    • @fernaodias2591
      @fernaodias2591 Před 2 měsíci +1

      ​@@HF06....exactamente , eu constatei isso, mas na Galicia. Se falas português com galegos espanholistas, eles vão considerar isso como uma ofensa. Se falas português com nacionalistas galegos, eles actuam contigo de uma forma pedantesca , pois estes galegos nacionalistas te consideram como inferior, eles até te podem dizer, a ti, que estás falando galego...não português...
      Eu na Galicia sempre falo em espanhol. Assim evito essas merdinhas de nacionalimos idiotas e bacocos por parte dessa gente galega.

  • @cobravoadora
    @cobravoadora Před 5 měsíci +10

    Norte de Portugal são os Galegos do Sul que se revoltaram contra os Galegos do Norte é outra forma de ver a História, porque cultural, linguísticamente e historicamente era tudo a Galécia Romana, Portugal nasce por vontade política das elites e liderança do Sul da Galiza... Portugal

    • @teresasemanas5707
      @teresasemanas5707 Před měsícem

      Nous on n à fait beaucoup de choses.. Le nord à conquis le sud, les plus grands voyageurs c est eux.. Le 1 é roi, il est né au nord..
      Même la capitale, ils l on volé (Lisbonne n est pas la capitale.. Ils ont jamais signé
      -et le pognon va à Lisbonne
      Non, le nord c est des gens humble, travailler, qui à le cœur sur la main.
      D où mes grands parents, arrière parents et mes parents viennent... Que j aiment les trasmontanas❤

  • @jorgepires7031
    @jorgepires7031 Před 5 měsíci +14

    Felicito este tema, porque na História de Portugal normalmente não é relatado o período em que Portugal e a Galiza eram um só território, pois esse facto é muito mais importante do que a história do Viriato para a formação do país. Falta falar do época dos suevos em que Bracara (Braga) era a capital da Galécia e que terá sido nesse período que se deu a formação da diocese de Portucale (Porto) e pela primeira vez esse nome passa a representar um território e não apenas a cidade do Porto.

    • @MrKlipstar
      @MrKlipstar Před 5 měsíci

      Coitados dos Galegos,que mal é que eles fizeram..? 😂

    • @gracasilver8574
      @gracasilver8574 Před 5 měsíci

      @@MrKlipstar
      As tribos do Norte ainda hoje têm a mania que são mais importantes ...

    • @mikeold55
      @mikeold55 Před měsícem

      @@MrKlipstar a catedral de Compostela, o mal de todos os males...

    • @juanluisalvarez9249alaricano
      @juanluisalvarez9249alaricano Před 6 dny +1

      ​@@mikeold55Tampouco digas iso... Eu tb sou galeguista e teño simpatía polo norte de portugal.

  • @manuelyanezsuarez941
    @manuelyanezsuarez941 Před 25 dny +4

    Soy gallego y cuando voy a Portugal me encuentro como en casa. Los portugueses son muy amables con los gallegos. Un saludo desde Galicia.

  • @JozeP1973
    @JozeP1973 Před 4 měsíci +7

    Já agora, a propósito de os galegos serem mais castelhanos ou portugueses... As elites galegas são mais castelhanas, sem dúvida... Foi Castela, sempre, quem lhes garantiu a riqueza e o poder que foram tendo e têm... Já o povo galego, não é castelhano nem português... São galegos, orgulhosamente... E, sendo-o, são mais próximos dos portugueses do norte de Portugal, a vários e diversos títulos, do que da maior parte do resto da Espanha.

    • @mikeold55
      @mikeold55 Před měsícem +1

      sou galego e acredito com isso

  • @LUCKYDUCKIES
    @LUCKYDUCKIES Před 17 dny +1

    A pergunta seria: porque Portugal deixou de ser Galego? Sendo que Bracara Augusta, isto é, Braga, já tinha sido capital da Gallæcia romana.

  • @JoseCruz-bh4fk
    @JoseCruz-bh4fk Před 3 měsíci +3

    Acho que a convivência é muito boa. Não devemos ter conversas nacionalistas ou de incitamento á violência. Deixemos Madrid e Lisboa de lado e convidamos como sempre. Não levantemos ondas.

  • @jorgegomez524
    @jorgegomez524 Před 5 měsíci +6

    Porque os galegos que queriam ser portugueses ( que foram milhares e milhares) apenas precisavam de deslocar-se para sul

  • @eduardocalane2085
    @eduardocalane2085 Před měsícem +2

    C omo Portugal não recuperou Olivença se durante 600 anos pertenceu a Portugal ?
    Há decisões sobre Olivença pertenceu a Portugal?
    Olivença passa para Espanha na sequência das invasões francesas.
    E ainda uma ares grande e Portugal parece ter receio de levantar o assunto junto à Espanha
    Por favor, façam um trabalho sobre Olivença para as pessoas entenderem.
    Obrigado
    Maputo
    Moçambique

  • @MrKlipstar
    @MrKlipstar Před 5 měsíci +3

    O Condado de Coimbra existiu desde os tempos dos filhos de Égica,Rei dos Visigodos,houve 3 Condes durante o inicio desse Condado,Flavio Sisebuto de Coimbra.
    O Condado de Coimbra foi independente até 801.
    De novo, sob Hermenegildo surge de novo em 878.
    Existiu também o Condado Flaviense.Teve um Conde em 873 tbm Existiu muita coisa,muitos Reinos e Condados.

  • @japires1
    @japires1 Před 5 měsíci +17

    Sou galego até ao Mondego

  • @vitorteixeiracorreia9270

    Excelente lição de história!!

  • @lafayettemoreira4423
    @lafayettemoreira4423 Před 23 dny +1

    O que acho: Galiza da herdeira dona Urraca, era mais importante. O condado portucalense da herdeira dona Tereza, teve com seu filho margem de manobra para levantar/se independente. O poder estava na Galiza e Leão/Castela, de quem Portugal se independentiza em 1148/78. E de lá continuou Galiza bem guardada nas garras de Leão e Castela. Portugal desenvolve sua identidade politica independente, sacrificando a unidade cultural e linguistica com Galiza que nunca vê motivos para rebaixar/se (?) numa associação política a sul.

  • @user-bs3oh9mb1t
    @user-bs3oh9mb1t Před 5 měsíci +3

    Excelente diálogo! Muito instrutivo e a sugerir-nos coisas de interesse!
    Meus antepassados, até o início do século XVIII, poderiam atravessar em um minuto de barco o pequeno Rio Minho, e estar na Galiza.
    Igualmente galegos poderiam visitar Monção apenas cruzando o estreito Rio Minho.
    Terão havido tais trânsitos e trocas de mercadorias e de tradições, facilitadas pela proximidade dos idiomas?
    (Celso do Lago Paiva, Minas Gerais, Brasil).

    • @JorgeMendes75
      @JorgeMendes75 Před 4 měsíci +2

      Não propriamente trocas. Durante centenas e centenas de anos, talvez milhares, Galiza e norte de Portugal foram uma unidade, reconhecida pelos romanos quando a delimitaram como Galécia. Políticamente foram separadas con a independência de Portugal.

    • @mikeold55
      @mikeold55 Před měsícem

      E atualmente temos a euroregiom galiza-norte de portugal, com muitas empresas portuguesas na galiza e galegas em portugal, e tambem trabalhadores de amos paises.

  • @amorimpiteira829
    @amorimpiteira829 Před měsícem +2

    O que invalidou a galiza de ser portuguesa foi por causa da força em comparação com o reino de Leão, depois o reino de Castela e por fim o reino de Espanha.

  • @DomingoFacal-qg8tl
    @DomingoFacal-qg8tl Před 2 měsíci +2

    Vídeo muito interessante sobre o facto cultural galego e a sua relação com Portugal.
    Assim como não se renuncia ao latim comum, ou às paróquias suábias da Galécia, também não se renuncia à cultura medieval comum. E é mais ainda que naquela época os títulos de propriedade dos territórios mudaram, mas a cultura do povo daquele território não mudou.
    Mais tarde, com os impérios ultramarinos, houve a criação da cultura do Estado-nação.
    Que a cultura popular hoje sobrevive como base, por isso existe aquela familiaridade de tratamento
    Galego Português.
    A questão de saber se um galego entende o orador? Sim, precisa de adaptação ao sotaque, aos finais um tanto acelerados das frases.
    Às vezes parece que os portugueses desvalorizam o galego por ter a influência do castelhano. Sem perceber que o basco na França é falado com sotaque francês, ou o português você tem mais de um sotaque.
    Talvez a região Norte de Portugal merecesse alguma distinção como se faz em Espanha com as autonomias.
    Aposto que dentro da mesma eurorregião não há outra opção senão colaborar.
    Menos suspeitas e mais conhecimento mútuo.
    Parabéns pela forma como tratou o tema

  • @Orlandomafalda
    @Orlandomafalda Před 8 dny

    O titulo não foi feliz. mas o programa é muito bom.
    Deveria ser: Porque a Galiza e Porrugal nao são o mesmo país?

  • @lafayettemoreira4423
    @lafayettemoreira4423 Před 23 dny +1

    São 900 anos de acosso ao galego, antes galego/português - na Galiza, e o galego resiste. Embora não mais totalmente assemelhado ao português. Resiste porque é nativo, estava lá antes do castelhano.

  • @vascoguilhermino6493
    @vascoguilhermino6493 Před 5 měsíci +4

    Olá, não concordo com a grande parte daquilo que os senhores falaram , o primeiro grande movimento politico que separa portugal da galiza e batalha de tamarom , batalha essa criada pelos castelhanos , porquê os dois condados unidos estavam a ficar a frente de castela, isso nunca agradou a castela .

  • @VIRIATO-VIRIATHUS
    @VIRIATO-VIRIATHUS Před 23 dny

    É sempre bom ouvir falar de história. A realidade é que a Galiza tem sido vítima de etnocídio, havendo por parte dos castelhanos o objetivo de eliminar a identidade cultural dos galegos, começando pela língua.

  • @pedluc2010
    @pedluc2010 Před 29 dny

    Já venho tarde, mas ficou mesmo a faltar uma maior exploração das Guerras Fernandinas.

  • @lafayettemoreira4423
    @lafayettemoreira4423 Před 23 dny +1

    Fantasiam/fantasiamos uma divergência passada entre o galego e o português - que não existia.

  • @heldermorgado6386
    @heldermorgado6386 Před 22 dny

    O País Basco quer o Reino de Navarra e isso gera conflitos porque os navarros dizem que são Navarros é não Bascos. A verdade é que Navarra e País Basco partilham as mesmas tradições culturais e língua, o Euskera. Em relação ao galego ainda há pouco tempo a minha avó do distrito de Braga usava o termo atopei para referir-se a achar, encontrar algo o que significa que a partilha de um idioma comum estendeu se por muitos séculos.

  • @marcus1502
    @marcus1502 Před 6 dny

    🇧🇷 🇵🇹 🙏🏼

  • @doeixo
    @doeixo Před měsícem +2

    Solo engadir que o feito de que a partires do s. XV na galiza, a lingua escrita seja o castelhano é sintoma duma imposição colonialista castelhana.
    E que hoje não é certo que a metade da populaçao fale galego e a metade castelhano, tudos sabemos falamos galego, a metade fala mais galego que castelhano

    • @doeixo
      @doeixo Před měsícem +2

      E ademais:
      -não é certo que hoje a galiza seja das regiões mais pobres da espanha, está no meio.
      -o independentismo galego não quere anexar o norte de portugal, solo queremos um tren ao Porto

  • @parcidiooliveira7832
    @parcidiooliveira7832 Před 4 měsíci +4

    Acima do Douro e até à Galiza, somos o mesmo povo. E habitamos o Noroeste Peninsular desde o Grande Dilúvio há 10.000 anos!
    E deveríamos pertencer ao mesmo país! Ou antes, a Galiza devia pertencer a Portugal.
    Em troca com o Sul parasitário e que atrofia o país há centenas de anos!

    • @jacobeoac9117
      @jacobeoac9117 Před 3 měsíci +1

      Otro ciego nacionalista , Portugal era un condado de Galicia que pertenecía al Reino de León , igu que Castilla, El Reino de León fue la madre de Portugal y Castilla. Cosas de familia 😂😂

    • @fernaodias2591
      @fernaodias2591 Před 2 měsíci +3

      Mais um ignorante que confunde Portugal com o Benfica vs Porto.

    • @ivanbarbosa81
      @ivanbarbosa81 Před 2 měsíci

      Sul parasitário donde partiram os navegadores...

  • @olindaleonardo1693
    @olindaleonardo1693 Před 19 dny

    Muito bem explicado o condado portucalense e Galiza e reino de Leão e Castela

  • @jpossollo
    @jpossollo Před 4 měsíci

    Foi o primeiro programa que vi e achei muito interessante. Vou ver os outros! 😂
    Acho que talvez fosse também interessante perceber que, os dois condados surgem, pelo menos em parte, pela necessidade de Afonso VI casar as suas duas filhas com cavaleiros nobres e guerreiros, para o ajudarem na guerra contra os mouros.
    Salvo erro, D. Teresa, Duquesa de Portucale e casada com D. Henrique (dos Capetos da Borgonha), era filha ilegítima de Afonso VI, enquanto que D. Urraca, Duquesa da Galiza e casada com Raimundo, era filha legítima de Afonso VI, pelo que é provável que tivesse existido uma considerável rivalidade entre ambas, que pode também ter contribuido para uma cisão crescente entre as duas regiões, isto sem embargo de naquela época, todos os que viviam a norte do Douro serem Galegos.
    Essa potencial rivalidade não deve ter diminuído, quando se tornou cada vez mais claro que a descendência da filha ilegítima iria herdar um reino, enquanto o mesmo não iria acontecer com a descendência da filha legítima de Afonso VI.

  • @NICOLAADV1
    @NICOLAADV1 Před 4 měsíci +4

    Aqui no Recife o termo "galego" se refere a pessoa de cabelos e olhos claros. As vezes se diz do estrangeiro. Não sei qual a origem.

    • @InspiradoCidadao
      @InspiradoCidadao Před 4 měsíci +3

      Bem interessante. Já tenho visto pessoas do Brasil a comentarem esse termo de ‘galego‘ usado no Nordeste com o significado de pessoa de cabelo, pele e olhos claros.
      Acho que a origem vem da época em que a coroa portuguesa precisava de mão de obra especializada para dominar os territórios do Brasil colonial e além de habitantes do Reino de Portugal, também colonos da Galiza eram levados para essas terras. Um exemplo, numha carta enviada ao rei de Portugal por um governador originário do Minho, comenta como ele mandava buscar pessoas no reino da Galiza para povoar o território, eis o texto da carta:
      «Entre todos os moradores e povoadores uns fazem engenhos de açúcar porque são poderosos para isso, outros canaviais, outros algodoais, outros mantimentos, que é a principal e mais necessária cousa para a terra, outros usam de pescar, que também é muito necessário para a terra, outros usam de navios que andam buscando mantimentos e tratando pela terra conforme ao regimento que tenho posto, outros são mestres de engenhos, outros mestres de açúcares, carpinteiros, ferreiros, oleiros e oficiais de fôrmas e sinos para os açúcares e outros oficiais que ando trabalhando e gastando o meu por adquirir para a terra, e os mando buscar em Portugal, na Galiza e nas Canárias às minhas custas, além de alguns que os que vêm fazer os engenhos trazem, e aqui moram e povoam, uns solteiros e outros casados, e outros que cada dia caso e trabalho por casar na terra». Carta enviada polo governador do Pernambuco, Duarte Coelho Pereira ao rei de Portugal em 1549.
      Provavelmente, mesmo que o reino da Galiza já estava separado do de Portugal naquela época da colonizaçom do Brasil, continuava ainda a existir umha grande afinidade étnica, cultural e linguística entre o sul e norte do rio Minho, afinidade que dura até hoje.

    • @JorgeMendes75
      @JorgeMendes75 Před 4 měsíci +2

      A origem está na emigração galega e dos do norte de Portugal, que antigamente também eram muitas vezes chamados de galegos. No norte/galiza há uma maior prevalência de gente alourada e de olhos claros, uma herança da nossa origem céltico-galaica. Eu sou um desses.

    • @teresasemanas5707
      @teresasemanas5707 Před měsícem

      ​@@JorgeMendes75comme dans ma famille, yeux bleus, verts.. Avec des nuances de roux aussi et là peau blanche.. Moi je suis très blanche avec des yeux noisettes en amande.

    • @MarieC-uy9sz
      @MarieC-uy9sz Před 23 dny +2

      Os minhotos também eram chamados de galegos. Sou minhota e os lisboetas idosos chamam-me galega, em tom de piada, quando lhes digo que sou minhota.​@@InspiradoCidadao

    • @pereirac.4199
      @pereirac.4199 Před 12 dny

      ​@@JorgeMendes75 os alourados e de olhos claros nessas zonas tem uma origem nos povos germânicos suevos e visigodos e de vikings, não de céltico-galaico, isso já é mais do que estudado e sabido.

  • @marcelosousa.2022
    @marcelosousa.2022 Před 5 měsíci

    0:50 Gostava de saber em qual episódiu que foi conversado sobre as razões do crescimento de Portugal para sul. Alguém sabe?

  • @lafayettemoreira4423
    @lafayettemoreira4423 Před 23 dny

    Não quiseram mais - a tradicional subordinação à Galiza.

  • @ivanbarbosa81
    @ivanbarbosa81 Před 2 měsíci +1

    A verdadeira pergunta é porque a Galiza nao ficou independente.Portugal surge do condado portucalense.

    • @mikeold55
      @mikeold55 Před měsícem

      porque os que mandarom sempre forom uns vendidos, igual que agora os do PP

  • @jacobeoac9117
    @jacobeoac9117 Před 3 měsíci +1

    Para saber del tema del nacimiento de Portugal, remitiros al Reino de Leon que de el nacio Castilla y Portugal.

  • @JozeP1973
    @JozeP1973 Před 5 měsíci +4

    E uma grande Galiza com capital no Porto era coisa a pensar 😂😂😂

    • @gracasilver8574
      @gracasilver8574 Před 5 měsíci +2

      Os Galegos parece que sempre quiseram ficar a sós lá no canto deles ...
      ( Embora agora estejam a ser absorvidos por Castela ) ...

    • @ivanbarbosa81
      @ivanbarbosa81 Před 2 měsíci

      Em Vigo lol

    • @mikeold55
      @mikeold55 Před měsícem +3

      @@ivanbarbosa81 muitos vigueses vam ao porto sempre, e o sá carneiro é o aeroporto dos galegos

    • @juanluisalvarez9249alaricano
      @juanluisalvarez9249alaricano Před 23 hodinami +1

      ​@@mikeold55no Natal, Vigo estaba invadida polos portugueses. Iso e asim, e a min pareceme bem.

  • @pedrofernandes6278
    @pedrofernandes6278 Před 14 dny +1

    E o Pio Latrocínio, não é também uma causa de separação?
    A nefasta acção de Diogo gelmires e a sua disposição anti arcebispado de Braga causaram a cisão entre as duas regiões constituintes da Galécia, bracarensis (Braga) a sul e lucencis (Lugo) a norte

  • @gabkoost
    @gabkoost Před 19 dny +1

    Dizer que não se sabe quais eram os povos diferentes entre os da gallaecia romana e a Lusitânia é pura má fé. Os romanos observaram a mesma coisa que observam os arqueólogos hoje. Ou seja, a cultura castreja do Noroeste peninsular. Toda a gente sabe que esta só existe a Noroeste e está na origem étnica do povo da Galiza e do Norte do país. A Galécia castreja, Sueva e medieval é a fonte identitária que hoje explica a união da Galiza e do norte de Portugal. Depois, à que aferir que a Galiza é dada a D. Urraca filha legítima. Dona Teresa é ilegítima e por isso é lhe dado un condado que ainda era soburdinado à Galiza que era o estado maior. A separação das elites (e não dá cultura regional) dá-se essencialmente porque a reconquista permita o crescimento do poder feudal para sul e da religião Braga vs Santiago . A cisão política não passa disso mesmo. Uma cisão política para benefício próprio. Em termos etnico culturais todas estas coisas pouco interessam.

  • @lst141
    @lst141 Před 5 měsíci +3

    Problemas entre dioceses e
    Dom Afonso Henriques várias vezes fez intervenções na Galiza (Tui) mas teve sempre de devolver os ganhos…
    Sem contar que Compostela gamou as relíquias do Santiago, acabando a peregrinação a Braga. Estás só uma parte foi devolvida a Braga já neste século ou no fim do anterior

    • @pedrofernandes6278
      @pedrofernandes6278 Před 14 dny

      alforgedeviagem.blogspot.com/2014/04/o-pio-latrocinio.html?m=1

    • @pedrofernandes6278
      @pedrofernandes6278 Před 14 dny

      Esse episódio que refere é chamado de Pio latrocínio, deixo-lhe um atalho para um blog onde dão uma pequena explicação do ocorrido, mostrando que estes senhores de Lisboa não estão a ver bem a coisa, afirmando que Braga queria libertar-se de Compostela... é um bocadinho ao contrário. Esse bandalho do Diogo Gelmires é que armou essa e outras maroscas que afastaram e dividiram as duas Galécias, bracarensis a sul, capital Braga e lucencis a norte, capital Lugo.

  • @Quinindiolas
    @Quinindiolas Před 4 dny +1

    O problema não foi nada cultural nem a ver com a língua, ainda quando Portugal nasce dum território que é o da antiga Gallaecia Bracarense. O problema foi Compostela e a Ordem de Santiago e mesmo o voto de Santiago que tinham como dever e por muitos séculos as cidades e vilas de Leão, Castela e outros reinos. A mais disso os problemas entre Compostela e aRoma, algo muito complexo mas também do que se tem escrito. No XII os nobres galegos queriam a sua independência mas não tanto alguns cavaleiros e próceres da igreja. A solução foi salomónica, o Norte ficou no Reino da Galiza r o no sul nasceu Portugal mas as familias nobres eram as mesmas a norte e Sul do Minho. Com todo, isto entendeu-se como algo circunstâncial, como se a situação não fosse ser permanente, mas acabou por ser.

  • @lata198
    @lata198 Před 5 měsíci +1

    acho que a pergunta correta é, porque o norte de portugal deixou de ser parte da galécia?... ou porque o português deixou de ser galaico-português? nos dois casos a divergência partiu do norte de portugal. assim a galecia e o galego são o território e lingua mãe de portucale desgarrado , mais tarde portugal.

  • @rosarassi6907
    @rosarassi6907 Před 5 měsíci

    👏

  • @namibianodetombua
    @namibianodetombua Před měsícem

    A mãe de D. Afonso Henriques, D.Teresa

  • @pauloalmeida2
    @pauloalmeida2 Před 22 dny

    castelho fala América sul espanho(l ponto final) não misture alhos com Bogalhos
    espanhol de Espanha e como o português e brasileiro

  • @juanluisalvarez9249alaricano
    @juanluisalvarez9249alaricano Před 4 měsíci +2

    Na actualidade na España non se percibe a Galiza como unma das comunidades "mais pobres" como di o profesor Ramos. E tamben me pareceu de "coña" o de que haya galegos que queiran conquistar as cidades do norte de Portugal para formar a gran Galiza, tal como di él.

    • @teresasemanas5707
      @teresasemanas5707 Před měsícem

      Non, je suis trasmontana et bien sûr.. J adore aux galégos... Ce sont nos frères.! Mais j aime mon portugal et je serai toujours portugaise.

    • @juanluisalvarez9249alaricano
      @juanluisalvarez9249alaricano Před měsícem

      ​@@teresasemanas5707Sou galego, moro en Vigo e tb considero os norteños de portugal como un pobo irman.Coñeces a Galiza?? De todos os españois, os galegos somos os que respetamos mais a Portugal. (Estouche respondendo en lingua galega, que espero como trasmontana podes entender). A lingua galega descende da "fala" que se formou no noroeste peninsular (desde o mar cantabrico ate o río douro) o igual ca lingua portuguesa actual.

    • @teresasemanas5707
      @teresasemanas5707 Před měsícem

      @@juanluisalvarez9249alaricano bonsoir, oui je comprend et je parle portugais.. Mais par contre c est l horreur, je fais plein de fautes ! Non, je connais pas la galicia, du côté Espagne, mais j espère un jour.. Quand j écoute les vidéos en galégo, c est le mêmes que mes grands parents et parents.. Sûrtout les anciens qui sont dans les villages et qui ont 80ans.. Ces une joie de les entendre parler!par contre je ne comprends pratiquement pas le parlé des gens de Lisbonne.. C est très différent. Le nord du portugal, est riche en histoire.. Et ce que le Portugal lui doit et ce qui m énerve, il y'a n à que pour Lisbonne, surtout le pognon ! Le nord à toujours été les oubliés du portugal et pauvre!pourtant c'est montagnes, les gens sont chaleureux, humble et une joie de vivre.
      J espère que vous allez pas oublier vôtre langue, car je trouve que certains commence à parler comme les espagnols..
      Mais oui je connais l histoire, je sais que Braga est l ancienne capitale du "royaume de galicia"
      D ici 7 où 8 ans je compte partir m installer dans mes montagnes. 😊

    • @juanluisalvarez9249alaricano
      @juanluisalvarez9249alaricano Před měsícem

      Pois si, a historia partiu o pobo galaico en dous. O norte do Miño en España e o sur Portugal. Ise feito xa non ten remedio, mais espero que a Portugaliza teña continuidade na economia, no turismo e na lingua, que inda que os sotaques son diferentes entendemonos perfectamente.

    • @teresasemanas5707
      @teresasemanas5707 Před měsícem

      @@juanluisalvarez9249alaricano bonjour, oui ils doivent s aider mutuellement.. Ici en France il y'a beaucoup de portugais du nord et un que je te connais est de Jean de compostel et nous parlons correctement.. J espère c est que vous allez perpétuité votre langue.. C est possible car ici en France les bretons (celtes) continue leurs traditions et langue.
      Ça doit être beau quand même la galicia, j espère un peu y aller..j y visité pas mal le nord.. Du portugal et 1 fois Lisbonne.. Mais je préfère le nord du portugal.. Je ne comprends pas souvent le langage dès lisboétes, ils parlent différents du nord..

  • @Rotebuehl1
    @Rotebuehl1 Před 5 měsíci +3

    Portugal e que se desprendeu da Galiza

  • @LUCKYDUCKIES
    @LUCKYDUCKIES Před 4 měsíci +1

    Comitatus Portucalensis

  • @RonaldodosSantos161
    @RonaldodosSantos161 Před 5 měsíci +3

    É preciso estudar mais ou melhor a história daquela expressão popular de que "Dom Afonso Henriques tonou Portugal independente porque bateu na sua mãe". Dá a impressão de que era um filho desnaturado, quando não deve ser anda disso. É antes a existência de dois projectos políticos diferentes: enquanto Dona Teresa se bastava em ser rainha federada de Espanha ou Hispânia, Dom Afonso queria ser o soberano de um Reino de Portugal, completamente independente de Espanha. O que se percebe, é que, se Portugal não tivesse cortado politicamente com a Galiza, nós nunca seríamos um país, como somos hoje; seríamos talvez galegos, mas espanhóis.
    Esse corte com a Galiza foi uma espécie de sacrifício necessário perante o projecto de País nascido em Portucale, mas como se vê hoje, há uma forte ligação com a Galiza, que só se perde por motivos de divisão política, quando tudo o resto é semelhante. Talvez a Ordem do Templo tenha alguma influência no caso também. Se bem que os Lusitanos eram ligeiramente diferentes dos Galegos, mas ambos eram povos célticos e Viriato constituiu o primeiro projecto de nação nesta área da Península Ibérica.
    Parabéns por este vídeo. Muito interessante, mas pede mais estudo sobre este tema.

    • @DavidPereira-ot2xi
      @DavidPereira-ot2xi Před 5 měsíci +1

      Aonde ficavam as terras de Viriato? Romanos praticamente os eliminaram o pouco que sobrou os mouros resolveram o problema , Portugal nasceu de norte para sul e foi à espada e a retalhar xixa de mouros

    • @RonaldodosSantos161
      @RonaldodosSantos161 Před 5 měsíci +2

      @@DavidPereira-ot2xi ficavam mais ou menos na zona Centro de Portugal: Beira Alta, Beira Baixa; Alto Alentejo e Extremadura (Espanha). Os Romanos só derrotaram Os Lusitanos, porque eles compraram três traidores que mataram o Rei e depois não houve mais nenhum com a mesma capacidade de liderança. E as Legiões Romanas eram, naquele tempo, o Exército mais forte da época.

    • @DavidPereira-ot2xi
      @DavidPereira-ot2xi Před 5 měsíci

      @@RonaldodosSantos161 Ficavam, só que não ficaram (mortos e feitos escravos e distribuídos por todo império romano ), os visigodos é que começaram a povoar essas terras mas abriram as portas aos muçulmanos e depois não tiveram força para as fechar e conseguiram impor a sua lei (cortar cabeças aos infiéis, escravizar, e concubinas para satisfazer o harém e seus exércitos) abaixo do Douro praticamente era deserto e só o sul era habitado por mouros e ainda hoje é basta ver a câmara municipal de Lisboa pintada em sinal de apoio aos palestinos, foram a toca do urso e mataram as crias agora não aguentam com a fúria dos progenitores , não estamos na idade média nem somos visigodos mas ainda temos o passado para nos relembrar quem eles são, nem todos mas lideres deles ainda vivem com mentalidade de predadores (cortar cabeças aos infiéis)

    • @ingbor4768
      @ingbor4768 Před 5 měsíci +2

      A Rainha Teresa foi Rainha de Portugal. Mas nunca conseguiu a plena soberania e por isso se foi amantizar com os Galegos.
      Repare que ela perde o seu Reino quando perde uma batalha com a sua meia-irmã.
      A Rainha Teresa é uma figura mal compreendida, por ser mulher, pois claro. Foi ela que educou o seu filho para se tornar Rei. Aliás, pouco antes da famosa Batalha de São Mamede, ela distribui bens e com a aprovação do seu filho. Tudo indica que ela já o estava a deixar governar pouco antes dele se auto-nomear Cavaleiro. (Cumprindo as regras Suevas contra as regras... Vizigodas.)
      Pessoalmente, acho que ela foi verdadeiramente o(a) Primeir(o)a Rei/Soberano de Portugal. O seu filho continua a sua política mas por outros meios.

    • @RonaldodosSantos161
      @RonaldodosSantos161 Před 5 měsíci

      @@ingbor4768 Muito bem. Só discordo da última parte. O nosso 1.º Rei foi de facto Afonso I de Portugal.

  • @ganotube
    @ganotube Před 4 měsíci

    braga manda

  • @galaezia1
    @galaezia1 Před měsícem +1

    A ver, eu son a prol da independencia de Galiza, nin pertencer a España, nin pertencer a Portugal. Cando vou a Portugal síntome na casa lingüísticamente, mais fica claro ca nosa conexión portuguesa finaliza en Oporto. A lingua galega hoxe sofre a influencia do castelán, mais tamén os irmáns portugueses, deberían recoñecer ca lingua portuguesa actual segue o PATRÓN LISBOETA, e dicir, se o portugués non abandoase (por obriga política lisboeta) o acento e forma de falar da xente do norte as diferenzas lingüísticas serían moito mais cativas. Para min, Galiza fica dividida entre España e Portugal, o mesmo cos vascos fican divididos entre España e Francia. Son feitos históricos que non teñen marcha atrás.

    • @LAM09249
      @LAM09249 Před měsícem

      Quando D. Afonso Henriques conquistou o sul, e Lisboa, deixou ficar os civis mouros, que influenciaram a língua. A mesma teria ficado na mesma ou quase igual ao falar do norte sem essa influência.

    • @galaezia1
      @galaezia1 Před měsícem +1

      @@LAM09249 Ónde fica Lisboa senón no sur. Amais de que Portugal, o mesmo que España, segue unha política centralizadora é única. Nunha palabra, o Algarve. por exemplo, ten mais semellanza con Andalucia que con Galicia. Cómo imos a querer xuntarnos a Portugal? Estaríamos como agora. A influencia árabe ten toda a lóxica, pero se ti es do norte estarás de acordo que Lisboa vos perxudica tudo canto pode o mesmo que fai Madrid coa Galicia.

    • @LAM09249
      @LAM09249 Před měsícem

      @@galaezia1 É demasiado centralizado para Lisboa e o que chamam de português "padrão", ou seja, o português falado na capital, é que é visto como o "oficial". Esquecem-se que o português antigo não era aquele, mas sim o do norte. Mais autonomias para além das dos Açores, de onde eu sou, e da madeira, seria bom.

    • @teresasemanas5707
      @teresasemanas5707 Před 14 dny

      ​@@LAM09249exact 👍

  • @RonaldodosSantos161
    @RonaldodosSantos161 Před 5 měsíci

    Se o Exército Português conquistasse a Galiza só uma pequena minoria é que não os recebia como libertadores... mas não deixa de ser verdade: os galegos que são anti-portugueses e anti-espanhóis não querem ser nada a não ser galegos e isso é uma das razões porque não são nada a não ser espanhóis; não têm futuro, só passado.

    • @teresasemanas5707
      @teresasemanas5707 Před měsícem

      Nous les aimons beaucoup.. Ce sont nos frères,mais c est à eux de faire leurs choix et personne d autres..

    • @brunopinto5212
      @brunopinto5212 Před 15 dny

      Que sonhador...calma, ninguém precisa de conquistar nada.

  • @saraperestrelo2170
    @saraperestrelo2170 Před 5 měsíci +3

    Sou completamente fã deste programa.
    Podiam é falar menos um por cima do outro. Às vezes custa perceber o que dizem.

  • @sincensura111066
    @sincensura111066 Před 15 dny

    Hai um erro na última parte do discurso. Os galegos nacionalistas nom querem constituir a gram Galiza, só queremos o fortalecimento do galego como língua, reintegrar esse galego à ortografia portuguesa, permitindo formas locais e recuperar falantes. Penso que é absurdo a estas alturas tentar separar a Galiza de Espanha ou unir o norte de Portugal e quaisquer território galegofalante de outras comunidades autónomas a umha Galiza independente. É ao😮 contrário. Por exemplo, Castromil e umha povoaçom de fala galega e os seus habitantes dim que deveriam ser parte da Galiza, porque nom se sentem identificados com a cultura e a língua de Castela e Leom. Mais isso é uma reivindicaçom deles, nom dos galegos nacionalistas. Que a cultura galega sinta-se representada nos dialetos alto-minhoto e trasmontano, nom quer dizer que os nacionalistas galegos queiram passar por cima da identidade do norte de Portugal com a naçom portuguesa para achegar os seus territorios a umha futura Galiza fora das suas fronteiras atuais que nom existe nem nos imaginários nem na intençom dos galegos mais nacionalistas. Isto é simplesmente absurdo. Obrigado!

    • @fernaodias2591
      @fernaodias2591 Před 9 dny

      Sem dúvida a Galicia é um território espanhol, nada tem a ver com Portugal. As fronteiras nessa zona de Espanha ( Galícia ) com Portugal estão bem definidas. Se existem alguns casos de natureza linguistica ou / e territorial entre a Galicia , Leon e Astúrias é simplesmente um assunto interno regional espanhol . Basta ouvir o discurso do nacionalismo galego, mais radical ou até mais moderado, todos eles pretendem dar a entender que Galicia é muito mais do aquilo que vem no mapa actual de Espanha, quer em territorio como em cultura. Sabemos também , que o nacionalismo gallego é insignificante no espaço politico espanhol, nada comparável com o nacionalismo catalão e basco. O nacionalismo galego sabe perfeitamente que em Espanha não há nada fazer. Sabe também que na Galicia também não tem muitas hipóteses, pois o PP tem desde há muitos anos a maioria dos votantes galegos....Assim o nacionalismo galego quer vender para o exterior um produto que não consegue vender nem na Galicia , nem em toda a Espanha.....quer ter um protagonismo no exterior que lhe negam em Espanha.

    • @sincensura111066
      @sincensura111066 Před 9 dny

      @@fernaodias2591 Hai muitos povos fronteiriços com a Galiza de fala e cultura galega. Isto é um feito que ninguém pode negar. Mais a reivindicaçom dos nacionalistas galegos nom procuram pedir umha restructuraçom da geografia para construir umha Galiza mais grande, senom lançar pontes culturais dentro da mesma instituiçonalidade existente. Que a divisom político-administrativa espanhola foi feita sem ter em conta línguas, cultura, história, etc, nom é novo, é real. No entanto, persoalmente eu nom quero mudar o que já está feito. Nom tenho nengum interesse nisso. Nem muitos outros nacionalistas galegos querem isso. Nom sei onde estivo a ler que os nacionalistas moderados, que nom sei se quem está a falar com o termo de "nacionalistas moderados", querem fazer isto ou aquilo.

  • @JozeP1973
    @JozeP1973 Před 5 měsíci

    Pá, a D. Teresa não era rainha... Isso põe em causa um bocado a credibilidade disto tudo...

    • @PedroMartins-jy3ge
      @PedroMartins-jy3ge Před 5 měsíci +1

      Pá, vai te informar antes de vires falar merd@ 😭😭

    • @JorgeMendes75
      @JorgeMendes75 Před 4 měsíci +3

      A D.Teresa intitulou-se raínha sim. O conceito de raínha é que é mais complicado do que as nossas mentes formatadas pelos estados do séc XIX pensam.

  • @antoniosantinho3053
    @antoniosantinho3053 Před 6 dny

    A influencia BORGONHESA E DE UMA FACÇÃO DA SANTA SÉ .

  • @aulasiberia
    @aulasiberia Před 21 dnem

    A pergunta é por que Portugal não é uma comunidade autónoma da Hispânia...

  • @miracielosrosales5824
    @miracielosrosales5824 Před 3 měsíci +1

    Vamos a ver, éste historiador al final dice que Galicia es una de las autonomías más pobres de España ( no voy a opinar sobre la manera despectiva con que li dice ) pero debiera informarse antes de hablar, GALICIA EN 2022 FUE la SEXTA ECONOMIA del PRODUCTO INTERIOR BRUTO DE ESPAÑA y dn 2023 creció pero aun no tengo los datos. Si algo tan fácil como buscar éste dato en el INE ,no imagino de donde saca los datos... en fin ne gustaría que Explicara bien ña Gallaecia, Lusitania Al Andalus el Reino Suevo de Galicia,
    Por cierto habrá oido hablar del Rey ALFONSO X EL SABIO, y las CANTIGAS DE SANTA MARÍA lo digo porque afirma que Galicia no habia escritura culta erudita ...En cuanto al poder del clero efectivamente la provincia eclesiástica de Compostela adquiere todo el poder ,perdiendolo Braga, ocupacion de territorios ? 😂😂😂 que revoltijo de palabras,.
    En fin hay buscar informacion, todos los mapas del medievo en Liebana, Francia ,Germania.
    Por cierto la literatura gallega goza de buena salud, al igual que la portuguesa y la castellana. ESTE SEÑOR NO TIENE IDEA el nacionalismo en Galicia es minimo, y que barbaridad decir que queremos Braga 😂😂😂
    Los Portugueses en Portugal y los Gallegos en Galicia España, y Dios con todos.

    • @fernaodias2591
      @fernaodias2591 Před 2 měsíci +2

      O nacionalismo galego é de dimensão minima, estou de acordo.
      Os nacionalistas galegos não são representativos da grande maioria da sociedade galega, mas...querem envenenar as relações entre portugueses. Querem criar divisão em Portugal. O facto de Portugal ser uma nação soberana, já lá vão 9 seculos , incomoda aos galegos nacionalistas, o facto do idioma português, ser idioma oficial de paises em todos os continentes , incomoda ainda muito mais.
      Os nacionalistas galegos não representam nada em toda a Espanha, mas querem captar simpatizantes e militantes no norte de Portugal. Basta ver certos comentários neste video. Eles ,sim que pensam, ou sonham com a Grande Galiza ....
      Não estou de acordo que a Galicia seja a região mais pobre de Espanha....mas são os nacionalistas galegos a dizer isso.
      Que são explorados como uma colónia da Espanha imperialista.....

    • @miracielosrosales5824
      @miracielosrosales5824 Před 2 měsíci

      @@juanluisalvarez9249alaricano Deixasme coa boca aberta, nada mais lonxe dos nacionalismos ou defensa do luxismo, ou non liches a última frase, como diría miña aboa, nin caste, non te enteras tes que ler e comprender o sentido dun texto,unha pista xusto e o contrario do que dis, Gallaecia e Lusitania sen mixtura.

    • @juanluisalvarez9249alaricano
      @juanluisalvarez9249alaricano Před 2 měsíci

      ​@@miracielosrosales5824Pero miracielosrosales eu contestaballe a o portugués fernando dias, non a ti.

    • @fernaodias2591
      @fernaodias2591 Před 2 měsíci

      ​@@juanluisalvarez9249alaricanonão vejo a resposta escrita que supostamente você escreveu....agradecia que a escrevesse. Obrigado

    • @mikeold55
      @mikeold55 Před měsícem

      nota-se que nom sabe galego xD, o historiador di claramente que galiza e portugal eran igualmente pobres historicamente! e que nom houvo escritos em galego a partir do seculo XVI, nom lhe soam os SÉCULOS ESCUROS? quem tem que ler e se informar mais é vocè. Os galegos em Galiza, os portugueses em Portugal, e todos na Euroregiom, no Arco Atlântico e na UE. Deixe aos espanhois com as touradas, o flamenco e espanholadas varias das que gostan eles xDD

  • @redl1ner170
    @redl1ner170 Před 5 měsíci +2

    "Porque é que a Galiza nunca foi portuguesa?"
    ¿Por qué la leche nunca fué yogur? ¿Por qué el trigo nunca fué pan?
    ¿Por qué tendría Galicia que haber sido Portugal? Gallaecia nunca ha sido Portugal, es muy anterior a Portugal. Lo que sí sabemos es que las tierras de Portugal fueron una vez parte de Hispania. Hagan un debate de eso, que tiene más rigor científico. Luego hablan de "imperialismo castellano". 😒

    • @MrClassicfever
      @MrClassicfever Před 5 měsíci +10

      que língua é essa🤔 não é português, não é galego...respeita e desaparece

    • @bilie9117
      @bilie9117 Před 5 měsíci +3

      Os espanhóis são assim enquanto povo? Ofendem-se muito facilmente 😂 e existe ali um ódio a Portugal e aos portugueses… Foi porque não conseguiram invadir Portugal? 😅

    • @pauvermelho
      @pauvermelho Před 5 měsíci +2

      Hispania era o nome dado a uma *região* . Que nós hoje chamos Península ibérica.
      Que eu saiba Portugal não se tornou uma ilha entretanto

    • @jorgepires7031
      @jorgepires7031 Před 5 měsíci +3

      De facto a pergunta está mal feita. Deveria ser "porque é que Portugal não é Galiza ?". Mas isso é dito no início do vídeo.

    • @nunomendes6207
      @nunomendes6207 Před 5 měsíci +7

      Gosto da confissão, porque o leite azedou ao invés de ficar iogurte, porque o trigo se perdeu e não virou pão. Tudo para reconhecer que a galiza se perdeu ao invés de se tornar Portugal. Mas felizmente não somos imperialistas como os castelhanos, nunca invadimos os nossos irmãos galegos. Estamos à espera que os nossos vizinhos espanhóis reconheçam a independência dos bascos e dos catalães e, caso seja essa a vontade dos nossos irmãos galegos, receber os galegos em Portugaliza!!!