Christophe DEJOURS: Violências no Trabalho - Entrevista Completa (Legendado em PT/BR)

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 13. 01. 2020
  • Entrevista realizada por Isabelle Lafarge.
    Na primeira parte desta entrevista Christophe Dejours faz uma distinção entre violência e sofrimento, em seguida discute o conceito de clivagem e acrásia, desenvolvido muito bem por Spinoza, como diz. A entrevista finaliza com a discussão acerca das alternativas em relação a problemática dos sofrimentos psíquicos e violências no mundo do trabalho. Dejours responde: "É preciso abandonar a exaltação do desempenho individual governada pela "avaliação individualizada de desempenhos" e valorizar o trabalho coletivo! Porque a cooperação é uma base a partir da qual não somente nós trabalhamos juntos porque é mais eficaz do que trabalhar uns contra os outros, mas também porque, para conseguir cooperar, é preciso falar entre si, estabelecer regras de trabalho em comum. Estas regras não são somente orientadas para a eficácia, mas são também regras de viver junto. Toda regra de trabalho, inventada por um coletivo de trabalho é a o mesmo tempo uma regra de viver junto. Esta regra de viver junto é a verdadeira prevenção de todas essas doenças mentais que vemos explodirem hoje em dia no mundo do trabalho. E isso funciona!"
    - - -
    Christophe Dejours é psicanalista, médico, especialista em medicina do trabalho e em psiquiatria. É considerado o fundador da psicodinâmica do trabalho. Dejours é membro da Associação Psicanalítica da França; professor titular no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris; e coordena o Laboratório de Psicologia do Trabalho e da Ação.
    . . .
    Site: clinicand.com/
    Facebook: / haluznasanalises
    Instagram: @clinicand_

Komentáře • 5

  • @camilacarvalho3245
    @camilacarvalho3245 Před rokem +2

    Eu tenho que fazer muita análise para parar de me apaixonar por homens velhos e inteligentes como este ! Espetacular !!!! Obrigada por postar

  • @conceicaoteodoro8640
    @conceicaoteodoro8640 Před rokem

    Pena que este saber não chega nos trabalhadores, nem nos patrões e ou chefes do mundo todo ao tempo de não haver tanto sofrimento em decorrência das relações no mundo do trabalho! É emocionante pela sensibilidade do Dejours e impactante ao mesmo tempo.

  • @Michel7B
    @Michel7B Před 3 lety +3

    Clé de voûte de cette conversation : la coopération à des choses ignobles - le clivage acrasique ou le consentement à banalisation du mal ! czcams.com/video/9cdgnzQ0NSg/video.html
    Acrasie (philosophie grecque, Spinoza) : le fait d'agir à l'encontre de son meilleur jugement, faiblesse de la volonté, je sais ce qui est bien de faire; je sais que ce que je dois faire, j'ai envie de le faire mais je ne le fais pas, ou pire, je fais le contraire!
    Le clivage acrasique, le double fonctionnement au sein d'une personne, du bon chrétien et du parfait salaud :
    Acrasie paresseuse : Je renonce à penser, je ne peux pas faire autrement, je n'ai pas le choix, je dois obéir, je n'ai pas la force !
    Acrasie sténique : Je rationalise en me servant d'une pensée toute faite ça ne peut pas être autrement, c'est comme ça, c'est inutile de chercher à faire autrement !
    Ceux qui ne supportent pas ce clivage, cette trahison des auatres et de soi-même, font des maladies psychosomatiques et peuvent aller jusqu'au suicide.
    Allons-nous vers des clivages acrasiques généralisés ?

  • @linguasoltaalltv
    @linguasoltaalltv Před 3 lety +1

    qual o instagram de vocês? usei esse vídeo e gostaria de marcar a clínica