Video není dostupné.
Omlouváme se.

FIM DA “SAIDINHA” DE PRESOS: ISSO VAI MELHORAR A SEGURANÇA? | Cortes do Ian Neves

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 15. 02. 2024
  • Apoie o canal :
    ▶️ Seja membro e tenha acesso aos vídeos das lives na íntegra.
    ▶️ Apoise: apoia.se/histo...
    ▶️ Aprenda no ICL:
    Siga:
    ▶️ Canal Principal: / históriapúblicaoficial
    ▶️ Redes Sociais: linktr.ee/hist...
    ▶️ Lives: procure /historiapublica na roxinha
    ▶️ Discord da Soberana: / discord
    ▶️ Loja da Soberana: loja.soberana.tv/
    Deixe o like!
    Se inscreva!
    Ative o sino!
    Links:
    www.brasildefa...
    www1.folha.uol...
    www.estadao.co...
    Sigam o Vini Assis:
    www.tiktok.com...

Komentáře • 2,7K

  •  Před 6 měsíci +715

    Pra todos dizendo "a criminalidade aumenta quando tem saidinha", se vocês conseguirem me provar com algum estudo eu estou mais que disposto a fazer outro vídeo falando sobre.

    • @lucioflavioaraujodossantos3894
      @lucioflavioaraujodossantos3894 Před 6 měsíci +75

      Psé, Ian. É difícil discutir esse assunto pq a direita tem MUITO DOMÍNIO da narrativa da segurança pública e isso faz muito gente de esquerda manter posicionamentos BEM conservadores na questão.

    • @leonardofreitas4650
      @leonardofreitas4650 Před 6 měsíci +133

      passa mais pano eu ainda achei pouco.

    • @dokewb
      @dokewb Před 6 měsíci +145

      Quando tem saidinha, o que mais tem é gente preocupada e alertando sobre os assaltos e crimes, no meu bairro mesmo, tava todo mundo com medo de sair na rua.

    • @tchelinho9
      @tchelinho9 Před 6 měsíci +213

      Fala isso pro marido que teve a mulher e as três filhas estupradas e mortas por um sujeito que estava de saidinha, no Mato Grosso

    • @dokewb
      @dokewb Před 6 měsíci +108

      Já tiveram invasões após essas saidinhas, eles mataram os donos da casa e ficaram escondidos, ignorar isso chega a ser loucura

  • @marcoa.7436
    @marcoa.7436 Před 6 měsíci +203

    N tem como ser a favor da saidinha a partir do momento em que inocentes morrem por conta dela

    • @valhalla7318
      @valhalla7318 Před 5 měsíci +13

      Sim, exato. Eu fiz um comentario de um incidente que acontecdu cmg por conta dessa saidinha

    • @lipesbrandao
      @lipesbrandao Před 5 měsíci +18

      O que me tira do sério é esse papo de "ah, mas é um número irrisório, não impacta em nada nas estatísticas os crimes cometidos por quem se beneficiou da saidinha". Como se não houvesse pessoas por trás desses números

    • @marcosadriano5861
      @marcosadriano5861 Před 5 měsíci +11

      ​@@lipesbrandaonão é um número irrisório. Eles usam porcentagem para que pareça. Mas 5% de 50 mil é 2500. Isso parece um número irrisório?

    • @lipesbrandao
      @lipesbrandao Před 5 měsíci +8

      @@marcosadriano5861 eu considero significativo não pelos números, mas pelas vítimas por trás deles, podia ser uma meia dúzia, não é pra ignorar ou fazer pouco caso. São pessoas feridas, traumatizadas, mortas, famílias destruídas. Acho insensível demais essa pose de falar que tem uma solução a longuíssimo prazo, sendo que a arma tá apontada na nossa cara AGORA. Fala-se tanto em materialidade e metem um "celular compra outro", porra, mermão... Simples assim? É foda, mano

    • @renansouza5071
      @renansouza5071 Před 5 měsíci +4

      ​@@lipesbrandaoEssa gente ta pouco se lixando pros inocentes que perdem a vida pra esses vagabundos durante as saidinhas, fazem um descaso com quem é vítima, pra eles é só mais um número na estatística que morreu vítima da bandidagem que eles defendem.

  • @BHMM42
    @BHMM42 Před 6 měsíci +27

    Feriado é pra gente honesta finalmente descansar um pouco do trabalho e poder comemorar com quem ama, não pra sofrer violência de algum lixo que nunca quis nada na vida.

  • @jpaulom
    @jpaulom Před 6 měsíci +98

    Correção, Ian: homícidio não é crime hediondo. É hediondo somente homicídio qualificado ou quando praticado em grupo de extermínio. Então homicida pode fazer saidinha sim.

    • @barbararosa4621
      @barbararosa4621 Před 6 měsíci +22

      Eita, fui pesquisar e é verdade. Faltou só o latrocínio aí na lista. Me chocou que homicídio doloso não é considerado hediondo.

    • @thiagocaetano1721
      @thiagocaetano1721 Před 6 měsíci +20

      Outra correção: quem praticou crime hediondo tem direito a saidinha, só nao tem direito quem praticou crime hediondo com resultado morte.

    • @Jorge-oh5ee
      @Jorge-oh5ee Před 6 měsíci +30

      Ou seja, o Ianzim só falou bosta sem base nenhuma como sempre.

    • @fabiomateus4257
      @fabiomateus4257 Před 6 měsíci +7

      ​@@Jorge-oh5eehmm liberal infiltrado

    • @allanmelo1244
      @allanmelo1244 Před 6 měsíci +7

      Eu iria falar exatamente isso! Uma vez que a Suzane Von Richthofen saía para comemorar o dia dos pais etc. O ex dela também.

  • @chris-lm9nx
    @chris-lm9nx Před 6 měsíci +385

    Se o sistema prisional brasileiro não ressocializa, por que devemos liberar criminosos não socializados?

    • @MrJairorate
      @MrJairorate Před 6 měsíci +20

      ta perguntando pra seres humanos? se tu for um sabe a resposta.

    • @devforfun5618
      @devforfun5618 Před 6 měsíci +5

      boa pergunta, junto com a retirada da saidinha tão liberando verba pros presididos ?

    • @anafacillia
      @anafacillia Před 6 měsíci +25

      Depende do que você chama de "socialização" né. Não dá pra socializar alguém que sempre esteve a margem da sociedade

    • @ShapeDoppelganger
      @ShapeDoppelganger Před 6 měsíci +19

      Aí que tá o problema, então qual que é a solução, prisão perpétua ou pena de morte? Pois todos estes presos serão eventualmente soltos, lembrando que quem está no semi-aberto seria por padrão alguém que teria cometido crime de baixo teor ofensivo. Tanto que onde eu trabalho vive indo presidiário de semi-aberto trabalhar. Lembrem-se que estes presos estão soltos todos os dias, quando vão ao trabalho e/ou escola. Eles não ficam confinados na cadeia como os do regime fechado.

    • @mrthiagalf
      @mrthiagalf Před 6 měsíci +7

      ​@@anafacillia Na verdade acho que essa é uma palavra mal usada. As pessoas que vão presas eram socializadas antes, tinham amigos, saiam, faziam compras, namoravam, entre outras coisas. Não eram eremitas, na verdade se tornam um quando vão presos.
      O sistema penal na verdade é contraditório mesmo, prendem as pessoas com objetivo (na tese apenas) de ressocializar alguém que já era socializado.
      Contradições do sistema.

  • @gabrielmenezes3498
    @gabrielmenezes3498 Před 6 měsíci +129

    Moro na Zona Leste, em um bairro bem perigoso, então posso dizer com propriedade que SIM, aumenta a criminalidade quando tem saidinha.

    • @elivaldobandeira
      @elivaldobandeira Před 6 měsíci +8

      Se aparência e essência fossem a mesma coisa, a ciência seria desnecessária. A sua percepção do problema pode passar muito longe da realidade.

    • @Iucas.d
      @Iucas.d Před 6 měsíci +8

      Eu acho que quem mais sofre são as mulheres. Rodrigo Pimentel falou e eu fui consultar e é verdade: mulheres (namoradas e esposas) de presos acabam traindo seus parceiros que estão encarcerados por diversos fatores que não são relevantes. Contudo, esses tais presos quando saem fazem o que? Pois é. E as mulheres, como sempre, sendo massacradas.

    • @Jorge-oh5ee
      @Jorge-oh5ee Před 6 měsíci

      ​@@elivaldobandeiravai fazer uma pesquisa de campo e fica lá no Natal e Ano Novo, depois vc faz um relatório lá do inferno.

    • @alloncio
      @alloncio Před 6 měsíci +10

      @@elivaldobandeira belas palavras decoradas. Vamos imaginar a hipótese de eu ser negro e viver em uma favela do rio de janeiro onde a polícia chega atirando e minha mãe me ensinasse a não sair de casa em tais situações. Estou falando tudo de maneira abstrata porque não é a minha situação, é algo que a gente vê o tempo todo nada tv. Tu falaria as mesmas palavras pra minha mãe?

    • @elivaldobandeira
      @elivaldobandeira Před 6 měsíci +2

      ​​​@@allonciobicho, não tô dizendo que o problema não existe, nem que não é lamentável. O negócio é você provar que negar a saidinha resolve um problema que é sistêmico e que tal direito aumenta, de fato, a criminalidade ou se é apenas percepção porque você viu acontecer com alguém aquilo que a imprensa repete infinitas vezes pra nos convencer que punição vai resolver todos os problemas.

  • @policialmilitante
    @policialmilitante Před 6 měsíci +192

    Camarada já estou há uns bons meses tentando ouvir sua opinião e de outros comunistas como o João Carvalho sobre como lidar com nós militares. Hoje me considero comunista mas definitivamente não me sinto bem vindo. Comecei a lutar inicialmente por demandas humanitárias dos policiais e bombeiros militares do Pará. Na época não me considerava comunista por pessimismo mesmo, mas era avesso ao discurso da direita. Meu problema com a esquerda? Onde quer que eu tentasse sequer propor debate eu era o lumpem proletariado ineducável... Você falou sobre as condições dos detentos, mas NINGUÉM fala nas condições de quem trabalha lá. Estamos em uma situação em que qualquer recruta pego no serviço obrigatório é tratado como se fosse reencarnação do Ustra. Ralo bastante pra esclarecer a tropa, mas o que não falta é discurso pra jogar no lixo meu trabalho de base, pois apesar de o saneamento de nossas demandas de Direitos Humanos ser a forma mais gritantemente óbvia de fazer a tropa respeitar os DH alheios, nossas denúncias são imediatamente jogadas no lixo. Bom desculpe o textão. se quiser saber mais do que falo, meu acervo. de provas está à disposição.

    • @jorge_781
      @jorge_781 Před 6 měsíci +28

      Não adianta falar da realidade com pessoas que acham que a realidade está no livro que eles leram e não no mundo real. Materialismo histórico com base no que não é material nós vemos aqui.

    • @gustavonogueira6293
      @gustavonogueira6293 Před 6 měsíci

      Eu acredito que você fará um trabalho melhor como aliado, agindo como um infiltrado, que sabe que está em terreno inimigo, porque em absolutamente NENHUMA revolução comunista, os militares apoiaram. Você não está entre amigos, você é uma vaga exceção à regra, e tome cuidado pra não se expor demais.

    • @LuizOMenudo
      @LuizOMenudo Před 6 měsíci +16

      primeiro que é mentira que ninguém fala sobre quem trabalha lá. falamos até à exaustão!
      segundo que a diferença da gravidade do que acontece entre um grupo e outro é algo muito gritante.

    • @ClauVenturi
      @ClauVenturi Před 6 měsíci +22

      Todos são bem vindos na luta, mesmo quando vêm de um meio onde temos mais pessoas nos discriminando do que ajudando. É que talvez eles, esses comunicadores, precisem de mais conhecimento de base para poder abordar o assunto. Sei lá. Não posso falar pelos outros. Mas já vi algumas entrevistas com militares de esquerda, policiais antifascistas e afins. Acho que vale buscar esses camaradas e fortalecer a categoria.
      Seria muito importante termos mais militares militantes.

    • @rodrigosuperbi6486
      @rodrigosuperbi6486 Před 6 měsíci +13

      Entendo sua frustração, mas quando falamos sobre direitos trabalhistas, sobre reforma da previdência e no fim sobre revolução é sobre isso que você disse. Há bastante material falando sobre o índice de suicídios entre policiais, devido a falta de acompanhamento psicológico, o aumento da violência familiar e outras questões que envolvem a rotina do trabalho do policial.
      Acredito que no fim o que acontece é que a policia faz merda e não há nenhuma crítica sobre a atuação dela dentro das instituições, então quando é para defender, fica difícil de ter alguma empatia. A pouco tempo vi um vídeo de policiais pulando um muro e matando o cachorro do dono pq ele tava latindo e depois foram revistar a casa e não tinha nada lá. Aconteceu o que com eles? nada! Alguém da policia falou algo sobre? nada!
      Hoje mesmo teve o caso no RS do homem que foi esfaqueado e os policiais prenderam ele enquanto o agressor branco ficou de boa so olhando. De onde eu tiro vontade de defender alguma coisa para essa galera? Por mais que o problema seja institucional, parece que não tem 1 que salva e qualquer mudança interna pra mim é utópica. Meu cunhado é pm e eu evito até de ficar perto, pq só sai merda da boca dele e eu não quero nem tentar mudar isso, quero so distancia

  • @IzoĘmeh
    @IzoĘmeh Před 3 měsíci +8

    Se você apoia saidinha você é contra a classe trabalhadora, pq isso não afeta os filhos do véio da Havan, mas afeta todos nós e as pessoas a nossa volta

  • @Fernanda-yr2ry
    @Fernanda-yr2ry Před 5 měsíci +96

    Eu torço muito para que a saidinha acabe!

    • @Guardsman375
      @Guardsman375 Před 4 měsíci

      É bom ver que os comunas na Internet nem sempre são comunistas de apartamento que nem o ian.
      O mlk que trabalha em casa não se preocupa em ser assaltado voltando do trabalho de noite.

    • @Azure_Plover2003
      @Azure_Plover2003 Před 4 měsíci +1

      Eu também mas o Lulu vetou!

    • @ALSPEHEIR
      @ALSPEHEIR Před 2 měsíci +3

      @@Azure_Plover2003 Cheguei aqui pra avisar vocês dois que a saidinha acaba de ser voatada e finalmente essa porcaria acabou 🙏

    • @user-tx8rr7ew2f
      @user-tx8rr7ew2f Před měsícem

      @@ALSPEHEIR real? (Sim, to atrasado pro papokkkk)

    • @ALSPEHEIR
      @ALSPEHEIR Před měsícem

      @@user-tx8rr7ew2f Sim.
      O Lula tentou vetar mas o senado derrubou os vetos dele.

  • @eljoaoroberto94
    @eljoaoroberto94 Před 6 měsíci +46

    Por mais que 5% seja algo pouco, 5% de 50 mil é bastante. Se você sabe que o Brasil não dá condições para sair da criminalidade, não faz sentido nenhum permitir que bandidos fiquem nas ruas, mesmo que por um dia. Não vamos acabar com a criminalidade com punições severas, é verdade. Mas o bandido não vai deixar de ser bandido tb. E não é justo a sociedade pagar por isso. Mesmo que fosse 1%. Esse 1% ainda pode delinquir e prejudicar a vida de um trabalhador. E isso por si só já invalida a defesa de saidinhas.

    • @LuizFernando-ge8pl
      @LuizFernando-ge8pl Před 6 měsíci +1

      No direito penal, a prisão tem o objetivo de ressocializar. Se ela não está cumprindo com essa função, o problema não é a saidinha, mas o sistema carcerário.

    • @ogu1464
      @ogu1464 Před 6 měsíci

      alah o playboy de apartamento falando q tem q manter pobre enjaulado...sua mae deve ta orgulhosa de vc

    • @rodrigosuperbi6486
      @rodrigosuperbi6486 Před 6 měsíci

      Mas ao longo do dia ele ja fica fora da prisão. A saidinha significa ficar fora ao longo do dia e de noite em das específicas.
      Você disse: "não faz sentido nenhum permitir que bandidos fiquem nas ruas, mesmo que por um dia". Mas ele já ficam fora todos os dias para trabalhar, então você seria contra isso também? (minha pergunta é só para instigar, sem ironia).
      Pq caso seja, então o problema não é a saidinha e sim o semiaberto. Agora, se "bandido fora da cadeia" é um problema, então qualquer pena menor que perpétua seria errado

    • @midlandscoder
      @midlandscoder Před 5 měsíci +1

      @@rodrigosuperbi6486 30 anos não em regime fechado não é nenhum absurdo, vc não ve os estados unidos soltando serial killers a torto e a direito, e a maioria estão mortos. No brasil a qualquer momento liberam

    • @maerllo
      @maerllo Před 5 měsíci +2

      ​@@ogu1464ninguém tá falando de pobre, e sim de criminosos independente da classe social

  • @eduardosantana3951
    @eduardosantana3951 Před 6 měsíci +47

    camarada ian. acho que dessa vez as questões estão além das que você tem contato. Sou policial no rio de janeiro e comunista, nos da esquerda radical temos que lutar pela melhoria das cadeias e questões de ressocilização. se sai 5% é muita coisa para pessoas que deveriam sair. diversos casos onde eu atuo são pessoas foragidas. quando vc defende pauta dessa forma ao invés de roubar essa pauta da direita vc fortalece nossos adversários.

    • @ingridbritooo
      @ingridbritooo Před 5 měsíci

      Isso!

    • @elvisbl
      @elvisbl Před 5 měsíci

      Não acho que fortaleça nossos adversários, só expõe que eles já são muito fortes nesta pauta. O Ian deveria fazer o que? Não falar sobre o assunto? Aí que a direita nada de braçada.

    • @adrianopium
      @adrianopium Před 2 měsíci

      Policial de esquerda !!?? Deve ser um baita policial ascoroso…. Fui

  • @G_1791
    @G_1791 Před 6 měsíci +231

    Já que o Ian não deu a opinião dele eu dou a minha: sou comunista e sou contra as saidinhas, se uma vida foi tirada por causa dessa medida é motivo suficiente para ela acabar.

    • @BrunoFerreira-yf2ys
      @BrunoFerreira-yf2ys Před 6 měsíci +13

      Uma vida não foi "tirada por causa dessa medida", isso é uma maneira extremamente simplória de ver a questão. A medida busca a ressocialização, o Brasil tem índice de reincidência acima dos 70% há décadas, essa situação é completamente absurda e insustentável. Obviamente houve erro na aplicação do benefício, que deve ser aperfeiçoado, mas extinguir medidas de ressocialização tem efeito verificável (diferente do argumento de extrema-direita mencionado pelo Ian, de que prisão-masmorra diminui a criminalidade) no índice de reincidência e, consequentemente, aumento da violência.

    • @G_1791
      @G_1791 Před 6 měsíci +62

      @@BrunoFerreira-yf2ys uma vida foi tirada por causa dessa medida sim! Se não tivesse a saidinha o preso não teria matado o policial, eu sou a favor de medidas de ressocialização, só acho q elas tem q ser tomada sem colocar em risco a vida dos outros, poderiamos por exemplo, trocar a saidinha por um tempo de visita maior dos parentes dos presos nas datas especificas.

    • @alloncio
      @alloncio Před 6 měsíci +29

      Sou comunista e concordo com você. Acrescento ainda: Eu entendo que na cabeça dele passa toda essa ideia de uma prisão perfeita feita para ressocializar presos. Mas isto não é a nossa realidade material. Não será por muuuito tempo. Mesmo após a revolução. E aí adiciono: não é só a questão do trabalho que vai resolver o problema, a ideologia precisa ser trocada e após trocada ainda vai levar muito tempo pra uma nova maneira de entender o individuo, o mundo, o que é ser existir, o que te faz alguém, o que te faz bem, se formar. Eu não tenho como discordar com um cidadão que vê na tv que um preso que estava na saidinha estuprou alguém, e ele diz que isso tem que acabar. Parece até que a gente tem mais empatia pelo preso que pela pessoa e família que sofreu agressão. Se todos os outros 95% que voltam tiverem que ficaram sem, é o preço. É um dia só, não vai mudar a psique deles o fim de um dia por ano poder sair pra rua. E eu prefiro estar do lado dos trabalhadores neste caso, os intelectuais estão pensando muuuuuuuuito à frente.
      E Ian, lembre-se: não existe exposição de assunto neutro. A gente sabe o teu posicionamento pelo jeito de expressar. E tá tudo bem (porém discordo).

    • @richardperes4389
      @richardperes4389 Před 6 měsíci

      Ele começou o vídeo falando que não vê as prisões assim @@alloncio

    • @BrunoFerreira-yf2ys
      @BrunoFerreira-yf2ys Před 6 měsíci +1

      @@G_1791 Mano, o cara poderia ter cumprido a pena integralmente, saído e matado o policial. Ele poderia ter fugido do regime fechado e matado, poderia ter matado antes mesmo de ser preso, é um caso, uma gota d'água no oceano. Eu não discuto que os critérios para a concessão do benefício falharam miseravelmente nesse caso, mas isso é motivo para buscar melhorar o processo, não extinguir. Deveria sim ser mais criterioso, poderia haver monitoramento, etc, etc. A medida não tem efeito prático positivo nenhum e pode ter efeito negativo na ressocialização, o que seria um desastre completo, é só reação e propaganda.

  • @simonearaujo12
    @simonearaujo12 Před 6 měsíci +299

    Eu perdi meu pai por causa das "saidinhas" 😐

    • @andrertx
      @andrertx Před 5 měsíci

      Tá fazendo o que nessa merda de página?, sinto muito pelo o que aconteceu com você, eu mesmo fico triste e sinto ódio junto com você

    • @lucascosta3922
      @lucascosta3922 Před 5 měsíci +63

      Sinto muito, espero que acabe as saidinhas

    • @victorzambonini5311
      @victorzambonini5311 Před 5 měsíci +62

      Só defende essas loucuras quem nunca sofreu ou quem não tem o minimo de noção

    • @Guardsman375
      @Guardsman375 Před 4 měsíci +37

      Como trabalhador e filho de uma trabalhadora, sinto até raiva de um cara que trabalha na Internet falando que bandido devia poder sair da prisão.
      Com esse mlk vemos por quê a extrema direita avança tanto entre o povo.

    • @HHenryque
      @HHenryque Před 4 měsíci

      @@Guardsman375 Não é nem só por isso, também é pela forma maluca que eles agem, os caba quer combater idiotice de direita com idiotice de esquerda, e eles ainda acham estranho quando a direita avança mais. Se depender desses caras pra defender a esquerda, não dou 20 anos pro mundo ser dominado pela direita.

  • @anafacillia
    @anafacillia Před 6 měsíci +172

    Oi Ian, tudo bom? Só queria fazer uns comentários só pra enriquecer o debate, pois quem não é da área criminal pode ficar confuso:
    - o homicídio simples não é considerado crime hediondo, portanto, tem direito a saída temporária. Não tem direito a saída temporária os crimes hediondos com resultado morte (art. 122, § 2° da Lei n° 7.210/84).
    - a situação do regime semiaberto no país é muito caótica, pois o lugares determinados por lei seriam as colônias agrícolas, industriais ou similares, e não tem pra todo mundo. Isso faz com eles cumpram a pena em penitenciárias comuns, como se fosse o regime fechado. Isso varia muito de estado pra estado.
    - na teoria, a ressocialização deveria "trazer o valor do trabalho", garantindo formação e emprego para a pessoa em situação de cárcere. Devido os problemas óbvios do capitalismo, isso não ocorre. Se não tem emprego nem pra quem tá fora do cárcere, imagina dentro.
    - para os apenados progredirem de regime, eles precisam passar por um "exame criminológico" que analisam a sua personalidade e seus "traços" para saber se o indivíduo está pronto ou não. Como não tem funcionário o suficiente para fazer o tal exame, o preso fica meses e até ANOS, sem progredir de pena. O exame não é obrigatório, mas a maioria dos juízes exigem (pelo menos em SP).
    - não tem como falar em "ressocialização" numa sociedade onde existem pessoas que sempre viveram a margem da sociedade, que passam fome, que não possuem saneamento básico, educação, saúde etc. Vou além: cadeia só existe pois o capitalismo existe, no sistema socialista a nossa forma de responsabilização deve ser algo totalmente diferente (recomendo pesquisarem sobre justiça restaurativa).
    - a gente precisa falar sobre como a investigação no Brasil é muito precária, o que aumenta a sensação de impunidade. Apenas 5% dos homicídios são solucionados. Não temos polícia investigativa boa justamente por falta de verba (o que desmonta esse discurso de que a direita se preocupa com criminalidade. Se eles se preocupassem, falariam sobre polícia investigativa e sobre policiamento comunitário e preventivo).
    Tem muito coisa pra falar, mas só um comentário não dá pra abordar tudo kkkkk
    Pra quem quiser entender mais sobre prisões, recomendo: "Estarão as prisões obsoletas?" da Angela Davis (tem outros, mas são mais "jurídicos")

    • @karenpereira8998
      @karenpereira8998 Před 6 měsíci +1

      Aaa obgd pela informação

    • @marcelobarbosa8617
      @marcelobarbosa8617 Před 5 měsíci

      falando so do bolsonaro,e coisa de esquerda.

    • @angelicadossantos7614
      @angelicadossantos7614 Před 5 měsíci

      Discurso lindo. Só quem já perdeu alguém amado pra um psicopata homicida "simples" sabe a dor de ver esse verme sair da cadeia antes do tempo pra curtir uma saidinha

    • @spearbicha
      @spearbicha Před 5 měsíci +1

      muito obrigada por ter compartilhado essas informações 💗

    • @negative_creep2581
      @negative_creep2581 Před 5 měsíci +3

      Logo vi q era mentira do Ian qnd ele falou q homicida não sai KKKKK hipócrita

  • @anderson3230
    @anderson3230 Před 5 měsíci +8

    Fim da Saidinha aprovada... Obrigado DEUS!!! menos vagabundo na rua pra fazer mau ao cidadão de bem!!!

  • @younited8959
    @younited8959 Před 6 měsíci +67

    Meu primo tomou um tiro na cara de um mano que estava na sua "saidinha", tentando roubar celulares. Precisou fazer uma reconstrução do maxilar e tem dificuldade de falar até hoje... Bão

    • @regis_mo
      @regis_mo Před 6 měsíci +6

      Pois é mano, desserviço total esse vídeo

    • @edalesi
      @edalesi Před 4 měsíci

      Como vcs sabem q ele tava na rua pela saída temporária? Ele falou isso durante o assalto? É uma dúvida sincera

    • @regis_mo
      @regis_mo Před 4 měsíci

      @@edalesi Não necessariamente o primo dele foi assassinado por alguma na saidinha, mas os números estão aí, várias mortes estão ocorrendo por saidinhas.

    • @cjmaster23
      @cjmaster23 Před 2 měsíci

      @@edalesi joga na internet ai cara, tem até estátisticas do aumento de crimes no natal e no ano novo por conta das saidas.

    • @hertzzz2312
      @hertzzz2312 Před 2 měsíci

      ​@@edalesi pq provavelmente o cara foi preso e na hora do bo constava lá que ele estava de saidinha temporária

  • @guilhermemorais5241
    @guilhermemorais5241 Před 5 měsíci +12

    "uma minoria nao voltou" quase 3 mil presos kkkkk, cara, olha, o ian nao opinou mas a opinião dele é nítida, e muito distante da realidade, a esquerda nao sabe debater segurança pública, me assusta o fato de que pessoas tao descoladas da minha realidade e da de mais pessoas que são de periferias e vilas estejam tentando vomitar em cima de uma medida que faz total sentido.

    • @victoruriel9753
      @victoruriel9753 Před 5 měsíci

      Isso é minoria

    • @igorT487
      @igorT487 Před 28 dny

      ​@victoruriel9753 não é esse p ponto, a questão é que, minoria ou não, é um absurdo 3 mil presos não voltarem, e ele trata isso como se não fosse relevante

  • @arclan
    @arclan Před 5 měsíci +78

    ``Lutamos pelo proletariado. Como?.....Apoiando a saidinha dos caras que destroem a vida do trabalhador e da família dele´´. 🤦‍♂
    Simplesmente INTANQUAVELLLLLLLL

    • @thabsor
      @thabsor Před 4 měsíci +13

      a esquerda brasileira em todo seu esplendor KKKKKKKKKKKKKKKK

    • @edalesi
      @edalesi Před 4 měsíci +1

      Parabéns, vc não entendeu o vídeo

    • @firemage9982
      @firemage9982 Před 4 měsíci

      @@thabsor A esquerda se queima com essas pautas sobre bandidos. Eu sou muito favorável as pautas da esquerda que defendem negros, mulheres, LGBT+... mas defender bandido, jamais. A direita está de parabéns. Pq os bandidos destroem tudo em que acredito, nossas famílias e amigos, não faz sentido isso.

    • @HHenryque
      @HHenryque Před 4 měsíci +6

      @@edalesi E está errado do mesmo jeito. Defender as saidinhas é defender o mal para os trabalhadores honestos, caso contrário, não teriam tantos comentários de pessoas que perderam parentes durante as saidinhas e de pessoas discordando do Ian

    • @edalesi
      @edalesi Před 4 měsíci

      Isso, brother, fala do cidadão de bem e do marginal agora

  • @lipesbrandao
    @lipesbrandao Před 6 měsíci +190

    Adoro o Ian. Mas falando sobre esse assunto, é o momento em que o Galo tem razão sobre o distanciamento material dele da galera da periferia

    • @jorge_781
      @jorge_781 Před 6 měsíci +37

      O distanciamento é oceânico.

    • @devforfun5618
      @devforfun5618 Před 6 měsíci +4

      e qual a opiniao do galo sobre o assunto ?

    • @lipesbrandao
      @lipesbrandao Před 6 měsíci +22

      @@devforfun5618 sobre esse assunto em específico, não sei. Mas estou me referindo ao distanciamento material dele da galera da periferia, apontado pelo Galo. E ao meu ver, isso é mais visível com relação a esse assunto de segurança pública

    • @jorge_781
      @jorge_781 Před 6 měsíci

      @@lipesbrandao o cara falar em aumento estatístico de criminalidade quando o povo fica com medo de sair de casa no Natal é patético e afastado da realidade material da classe trabalhadora, às vezes até um idiota como o Mamãe Caguei consegue ter alguma pitada de razão.

    • @LincolnThiengo
      @LincolnThiengo Před 6 měsíci +16

      Não sabe ler o povo, fica no acadêmico

  • @giovani1866
    @giovani1866 Před 6 měsíci +30

    Um estágio que fiz no prisional feminino abordamos esse assunto da saidinha, muitas diziam não ter pra onde ir, pois a família negava acolhimento, uma delas trouxe um abuso sofrido por 3 homens no seu bairro quando saiu a última vez, isso deixou ela com sequelas e traumas, fazendo com que ela abrisse mão de ver seus filhos para ficar dentro da prisão, tudo isso por medo de sofrer novamente essa violência, acho fudido tu escolher qual violência tu vai sofrer, na mão de polícia ou na mão da sociedade

    • @fatimaaquino5321
      @fatimaaquino5321 Před 6 měsíci +8

      As presidiárias femininas quase não tem visitas . Elas são muito discriminadas pela família ,vizinhos .

    • @giovani1866
      @giovani1866 Před 6 měsíci +2

      Infelizmente, até os filhos ignoram as mães.

    • @fatimaaquino5321
      @fatimaaquino5321 Před 6 měsíci +2

      @@giovani1866 exatamente . A condenação delas é dupla ou tripla ,família ,justiça e sociedade . Mulher não pode errar na visão misogena do patriarcado que criou as leis que pautam nossa sociedade

    • @doncomuna378
      @doncomuna378 Před 5 měsíci +2

      ​@@fatimaaquino5321É pq a mulherada tem fetiche em homem criminoso, mas homem não se apaixona tão fácil por mulher vida loka.

    • @kemilyn2010
      @kemilyn2010 Před 5 měsíci +2

      ​@doncomuna378 até porque tem muitas mulheres presas por mandar pra Deus marido abusivo(com minha mãe tinha na mesma cela 4 que fizeram isso, e uma delas já tinha mandado de arrasta dois antes de ser presa, só foi presa por falhar no terceiro, de acordo com ela avisou "encostou em mim vai ser a primeira e última" e enquanto isso homem mandava cartas para ela pedindo desculpas e que "nunca bateria nela novamente")
      Então acho que POR ISSO a maioria dos homens preferem não se relacionar com ex presidiárias, já que vendo SENHORAS presas por arrastar marido depois de anos de sofrimento, percebem que a primeira vez que levantar a mão nunca mais param, então muitos homens assim vão ter medo de se relacionar com elas
      Obs.: a moça cresceu num lar abusivo e tóxico, o pai dela bateu na mãe dela até mandar pra Deus na frente dela, detalhe que já estavam separados, invadiu e queria que ela voltasse como ela não aceitou deu no que deu, então ela sempre se meteu em problemas por entrar em briga de marido e mulher, até acontecer com ela que resolveu fazer merda antes que a merda fosse com ela.
      Obs.²: não acho certo, porém ela nunca teve apoio da família, viveu de fugir do pai, e nunca teve apoio psicológico, obviamente ia acabar em um relacionamento tóxico (já que ela nem sabia que era tóxico, só sabia não ser certo agressão física)

  • @amigodavizinhanca7562
    @amigodavizinhanca7562 Před 5 měsíci +23

    Revoltante ver esse povinho branco de apartamento defendendo saidinha por causa de estudo X e Y, se você não são afetados não opinem, porque quem já sofreu com esses 5% que não voltam pra prisão tem MUITO o que falar.

  • @valhalla7318
    @valhalla7318 Před 5 měsíci +55

    Eu concordo com o fim da saidinha. Ian, concordo com tudo que fala, mas isso eu tenho que discordar. Ano passado eu sofri uma tentativa de homicídio, um individio armado que estava fora da prisão graças a saidinha, veio em minha direção com uma pistola e deu 8 tiros em mim, eu não sou envolvido com coisas erradas, nem estava em lugar errado, quase morro, a pior dor que eu sofri na vida, fora o terror que eu senti, eu pedi pra Deus pra morrer, poiis n aguentava mais. Mais tarde eu descubro que tudo isso foi fruto de um mal entendido, eu fui confundido com um traficante rival, ele tinha as msms características fisicas que a minha. Seria hipocrisia minha apoiar essa tal saidinha sendo que outras pessoas podem sofrer a mesma coisa que eu sofri, infelizmente quem leva tiro normalmente nao morre, nao é que nem nos filmes, vc vive pra sentir toda a dor.

    • @thabsor
      @thabsor Před 4 měsíci +2

      a esquerda não liga pra vc amigo.

    • @valhalla7318
      @valhalla7318 Před 4 měsíci +5

      @@thabsor a direita tambem nao amigo, so voce estando la pra vc ver como fui tratado com descaso pelos policiais.

    • @Guardsman375
      @Guardsman375 Před 4 měsíci

      O mlk que trabalha pela Internet e não se preocupa em ser assaltado voltando do trabalho a noite como ja aconteceu com tantos defendendo saidinha. Kakakakkaka
      Típico socialista de apartamento. A direita dorme com barriga cheia vendo esses mlks.

    • @edalesi
      @edalesi Před 4 měsíci

      A única coisa q eu fiquei curioso é como vc soube q ele saiu do semiaberto com a saída temporária. Ele te falou isso durante a abordagem?

    • @valhalla7318
      @valhalla7318 Před 4 měsíci +2

      @@edalesi nao amigo, fofoca rola solta por aqui, sempre tem um conhecido que fala pra outro conhecido e assim sucessivamente. É um bairro pequeno

  • @gabrielfigueiredo6037
    @gabrielfigueiredo6037 Před 6 měsíci +145

    Assunto complicado, toda época de saidinha aqui em slz-ma o número de assaltos aqui no bairro aumenta imensamente.
    fico com muito receio de sair até de casa nessas épocas.

    • @essenciadeleterio
      @essenciadeleterio Před 6 měsíci +1

      Você é do Anjo da Guarda? Coroadinho ou Bacanga no geral?

    • @essenciadeleterio
      @essenciadeleterio Před 6 měsíci +6

      @@Maiandeuense Enquanto "infraestrutura" chega aos bairros classe-média alta, como o rio de dinheiro naquela obra inútil na Av. Holandeses, os bairros mais afastados como a BR-135, Bacanga , etc. A situação dos ônibus e a segurança nos terminais...

    • @rafagoncalves3391
      @rafagoncalves3391 Před 6 měsíci +4

      @@Maiandeuense é exatamente esse o ponto, pq bairro X tem mais criminalidade q bairro Y? Aí veja o argumento do Ian

    • @Gabriel-xo2wd
      @Gabriel-xo2wd Před 6 měsíci +6

      Pior que é verdade. Todo feriado que tem saidinha, principalmente fim do ano o pavor na ilha é generalizado. E sempre circula nos grupos de zap e de mídia alternativa os latrocidas e assaltantes que não retornaram pro presídio.

    • @devforfun5618
      @devforfun5618 Před 6 měsíci +7

      mas eh por causa da saidinha, ou por que coincide com datas comemorativas, o que tambem aumenta a criminalidade ? tem estatistica de quantos dos crime sao cometidos por presidiarios em saida temporaria ?

  • @DailtonPires
    @DailtonPires Před 6 měsíci +82

    Eu entendo não diminuir a criminalidade estatisticamente. Mas na hora que 1 única pessoa morre (PM ou não), pra mim essa vida importa. E se a não saidinha tivesse evitado 1 morte que fosse, pra mim é algo a se pensar que valeu a pena. Sim, 95% vai sofrer pq dos 5%, 0,1% que fizer merda e matar alguém já é um problema. Nesse caso eu prefiro não ter pena do bandido e pensar que medida de ressocialização podem ser outras. Com saídas controladas, quem sabe. Mas não esse esquema atual de saidinha.

    • @lucaum4
      @lucaum4 Před 6 měsíci +5

      Adoro o ian, mas concordo plenamente.

    • @Jorge-oh5ee
      @Jorge-oh5ee Před 6 měsíci

      Esses idiotas usam a matemática e a estatística seletivamente tem hora que a ciência tem que usar matemática, tem hora que não.

    • @DailtonPires
      @DailtonPires Před 6 měsíci +1

      @eduardapolicarpomtf eu não deixo de concordar muito que a violência policial é mais assustadora.
      Eu só quis dizer que nesse caso de 95% sofrer pra salvar 1 vida que fosse, eu achei que era algo válido. Mas sei lá. Se for colocar na balança e considerar que sempre vai ter gente morrendo por violência, seja de qual lado for, talvez é melhor mesmo considerar os 95% e que morra um ou dois na saidinha mesmo...

    • @rodrigosuperbi6486
      @rodrigosuperbi6486 Před 6 měsíci +6

      Eu concordo com você sobre evitar 1 morte já ser algo que valeu a pena, mas de novo, quem sai é quem já fica fora ao longo do dia, a saidinha é poder ficar fora a noite também. E nesses 95% que voltam, podem muito bem estar planejando matar alguém, mas ainda assim esperando cumprir a pena para não ser foragido por exemplo.
      Minha ideia é que essa é uma não discussão, um espantalho que no fim não altera em nada na prática da violência da sociedade, enquanto falamos sobre evitar uma morte por conta da saidinha, quantas vidas são tiradas por conta da forma como a cadeia funciona? É meio que enxugar gelo na real.
      Fora que se a lógica de que saidinha gera violência acaba por fazer ser lógica também qualquer ex presidiário gerar violência e se continua nessa lógica, toda condenação precisaria ser perpétua para acabar com a violência e spoiler: não vai acabar

    • @DailtonPires
      @DailtonPires Před 6 měsíci

      @@rodrigosuperbi6486 é, euconcordo contigo. No fim é isso mesmo. Acho que você conseguiu pegar meu raciocínio mas ir na reflexão completa sobre o assunto. Obrigado por clarear um pouco mais essa reflexão pra mim.

  • @alexlumatau
    @alexlumatau Před 6 měsíci +59

    Eu vivo em uma cidade onde a criminalidade aumenta durante esses feriados com saidinha. Aqui por volta de 2% nao voltam pro presídio e vários assaltos e assassinatos são cometidos no primeiro dia da saída, sou comunista e na minha opinião o benefício pra sociedade é muito pequeno.

    • @ogu1464
      @ogu1464 Před 6 měsíci +2

      fonte: comics sans

    • @Fernanda-yr2ry
      @Fernanda-yr2ry Před 5 měsíci

      Faz essa piadinha para o marido que teve a mulher e as três filhas estupradas e mortas por um sujeito que estava de saidinha, no Mato Grosso@@ogu1464

    • @aSome1
      @aSome1 Před 5 měsíci

      @@ogu1464 legal mesmo é ter de aguentar "ah, mas só 4/5% não voltam..." (falo 4% pq sempre varia...por exemplo, a deputada Erika Kokay, do PT-DF, certa vez disse que são 4%) como "melhor argumento" pra defender essa porcaria, das 2, 1: ou o cara é um tremendo fdp que trata mortes causadas por essa irresponsabilidade como "mera estatística" (vide casos como o da jovem Kelly Cadamuro ou de uma menina em Guarulhos que no começo de 2020 foi morta pelo PRÓPRIO PAI condenado por um crime hediondo e que já tinha um histórico de agressões e ameaças contra a própria filha - foi JUSTAMENTE nesse treco aí que ele aproveitou a deixa pra matar sua filha, dentre outros tantos casos que são "ah, mas são 4-5%"), ou o cara tá debochando da cara de quem o ouve...pqp! Já tá mais que comprovado que essa merda aí que DUVIDO que seria vigente caso pasasse pelo crivo popular (opinião do povo é "senso comum" pra galera da esquerda quando o assunto é opinião acerca de segurança pública, né? Mas quando convém, é "democracia") não resolveu porra nenhuma e ainda dá mais margem pra facções criminosas ordenarem execuções e pressionarem os beneficiados por pagamentos de dívidas (daí temos assaltos)...quem apóia esse treco, parece que vive em Nárnia!

    • @WallaceSilva-ix6pj
      @WallaceSilva-ix6pj Před 5 měsíci +8

      ​@@ogu1464ele esta falando da cidade dele, vc sabe mais da cidade dele do que ele ?

    • @midlandscoder
      @midlandscoder Před 5 měsíci +6

      @@WallaceSilva-ix6pj o tia da minha namorada teve o bar assaltado a mão armada, e foi nocalteado por coronhadas numa dessas saidinhas no amazonas

  • @degan4256
    @degan4256 Před 5 měsíci +14

    quem poupa o lobo sacrifica o cordeiro

  • @viniciuscampos3862
    @viniciuscampos3862 Před 6 měsíci +174

    Segurança pública e sistema carcerário são alguns dos temas mais difíceis de se discutir, tem muito espantalho e praticamente todo brasileiro é afetado diretamente por eles - violência, assalto ou insegurança. Acaba indo além do materialismo e de dados, especificamente.
    Sou favorável as melhorias nos presídios, a desmilitarização da polícia, a criação de projetos de ressocialização e estudo. Também não acho que os CAC's sejam a solução.
    Mas mesmo assim, não consigo encarar esses 5% que não voltam das saidinhas como irrelevantes, infelizmente.
    A única solução é pleno emprego, como foi dito. O que parece surreal no sistema em que vivemos.

    • @pb-malvadeza
      @pb-malvadeza Před 6 měsíci +7

      ninguém quer voltar pro inferno amigao

    • @viniciuscampos3862
      @viniciuscampos3862 Před 6 měsíci +27

      @@pb-malvadeza Eu sei camarada, conheço de perto a situação dos presídios e das saidinhas por ter parentes encarcerados.
      Por isso mesmo defendo a melhoria na infraestrutura dos presídios, a contratação de psicólogos, de médicos e a melhoria da defensoria pública. Mas do ponto de vista nacional, é complicado relevar um número próximo de 3.000 pessoas que deveriam estar cumprindo pena e não estão.
      Sei lá, talvez eu ainda precise ouvir mais informações sobre o tema. Um documentário talvez, vamos ver.

    • @dokewb
      @dokewb Před 6 měsíci +16

      ​@@pb-malvadeza se eles não tivessem feito merda, não teriam que ir pra esse inferno, é só andar no caminho certo

    • @jonathanrbr6324
      @jonathanrbr6324 Před 6 měsíci +20

      NÃO EXISTE MARGEM TOLERÁVEL QUANDO O ASSUNTO É SEGURANÇA PÚBLICA. Nem 5, nem 2, nem 0,1 por cento.

    • @lucioflavioaraujodossantos3894
      @lucioflavioaraujodossantos3894 Před 6 měsíci +1

      O Inferno é aqui e é hoje.

  • @MicheliAmorim
    @MicheliAmorim Před 6 měsíci +11

    Aí não tem como concordar, infelizmente! No caso do PM morto, O MP-MG já havia relatado o risco de ceder o benefício ao réu que cometeu o crime e mesmo assim ele foi contemplado com a saidinha. Esse discurso de que existe um filtro para quem sai e que os crimes não aumentam é no mínimo cômico.

  • @ninblizz
    @ninblizz Před 6 měsíci +31

    Primeira vez (espero que a última) que preciso concordar com algum Bolsonaro. Infelizmente ele tem toda a razão nessa.

    • @Gabriel-md7gt
      @Gabriel-md7gt Před 6 měsíci +8

      Acerca desse assunto sobre saidinha, não é nem questão de estar em lado politico e sim da realidade que é mostrada nos jornais a anos sobre isso, eu particularmente achei o Ian muito leviano.

    • @rafagoncalves3391
      @rafagoncalves3391 Před 6 měsíci +1

      @@Gabriel-md7gt jornais q servem ao interesse da burguesia?

    • @Gabriel-md7gt
      @Gabriel-md7gt Před 6 měsíci +4

      @@rafagoncalves3391 O apenado beneficiado pela "saidinha", cometeu um delito contra o cidadão de bem, tem provas e materialidade do acontecido até mesmo porque a vitima prestou depoimento, aí você vai dizer que o jornal está propagando informação falsa?!

    • @user-tx8rr7ew2f
      @user-tx8rr7ew2f Před měsícem

      @@rafagoncalves3391 Nem tudo é sobre a burguesia amigo, não dá pra disfarçar o fato de existirem vários criminosos que fodem com a vida de trabalhadores. Eles não estão assaltando ou matando os filhos do velho da Havan, tão matando o João da esquina que ganha um salário mínimo e tem que sustentar uma família

  • @enisoncampos9913
    @enisoncampos9913 Před 5 měsíci +8

    Sou De esquerda, mas sou totalmente contra a saidinha, não pelo fato de volta ou não pra cadeia e sim porque esse indivíduo tem que pagar sua setença sem regalia, só entra no mundo do crime quem quer, caso contrário a maioria da população brasileira seria criminosa, já que são pobres.

  • @musicasdeteclado5492
    @musicasdeteclado5492 Před 6 měsíci +35

    Esse video parece que vai ter aquela vibe daquele do funk, o publico discordando e o Ian dobrando a aposta falando que o público não entedeu, ou está de má fé.

    • @meltdown808
      @meltdown808 Před 6 měsíci +5

      E mais 3 meses sem vídeo.

    • @regis_mo
      @regis_mo Před 6 měsíci +5

      As vezes da impressão que o Ian faz esse tipo de vídeo para ser contrariado pela própria esquerda. Não é possível

    • @luisgustavooliveiranascime1562
      @luisgustavooliveiranascime1562 Před 5 měsíci

      É pq não pode críticar coisas dos "pobres" 😭

  • @gabrield.5362
    @gabrield.5362 Před 4 měsíci +7

    Me explica como que a sociedade fica melhor dando oportunidade para um criminoso ficar solto, cometer mais delitos e ainda não regressar para penalidade?

  • @gustavovinicius4956
    @gustavovinicius4956 Před 6 měsíci +64

    Sou de esquerda, sou comuna, adoro o trabalho do Ian, mas vou ter que discordar dele nesse ponto e assumir uma posição mais conservadora. São vários os casos de detentos que usam a "saidinha" pra cometer crimes que infelizmente prejudicam a classe trabalhadora, como furto, roubo, sequestro e etc. Não sou a favor da saidinha.

    • @matcaires7169
      @matcaires7169 Před 6 měsíci +4

      Precisa ver qual a porcentagem. Caso anedótico meio que foda-se

    • @gustavovinicius4956
      @gustavovinicius4956 Před 6 měsíci +15

      @@matcaires7169 De fato vale muito a pesquisa dos dados e porcentagens e admito que eu não os tenho em mãos nem parei pra pesquisar de forma estatisca. Mas acredito que até o caso mais isolado é intolerável, vou dar um caso pessoal aqui mas acho importante, perto do natal do ano passado eu vi um amigo meu ter sua moto furtada, um objeto extremamente importante pra ele que ele usava pra trabalhar em uma escala 6x1, a perda da moto causou mô impacto negativo na vida dele.

    • @edalesi
      @edalesi Před 6 měsíci

      Sistema penal não serve pra proteger as pessoas e nem pra prevenir crimes (como se extrai do seu discurso), ao contrário, serve pra proteger o capital, é por isso q os crimes com penas mais altas são os crimes contra a propriedade. Então tirar a saída temporária não vai resolver nada, pq a violência urbana é resultado do capitalismo

    • @rafagoncalves3391
      @rafagoncalves3391 Před 6 měsíci

      @@gustavovinicius4956 caso pessoal não interessa pra uma análise pautada no material

    • @jorge_781
      @jorge_781 Před 6 měsíci +17

      @@matcaires7169 Nem que fosse 1 crime. Porcentagem é a cabeça da minha astrobenga.

  • @herberthipolito9941
    @herberthipolito9941 Před 6 měsíci +65

    Prejuízo social desses 5 % fora nas cadeias é maior do q a nao existência dessa saidinha, q basicamente n tem nenhum benefício para sociedade.

    • @R8pog
      @R8pog Před 6 měsíci +2

      me diga como 95%(muita vezes presos por muito pouco e restritos a uma condição de vida péssima na cadeia,e dps de sair fica com ficha suja dificultando pra achar emprego) daqueles que não fugiram não apresentam beneficios doq 5% que fugiu

    • @herberthipolito9941
      @herberthipolito9941 Před 6 měsíci +18

      @@R8pog para sociedade, esses 95%, não tem nenhum benefício, não terá redução da criminalidade por conta dessa saidinha, logo logo eles voltam para cadeia e para péssimas condições nela ( solução errada para outro problema), TALVEZ até aumente o estimulo a fugir da cadeia. Mas esses 5 %, por mais q sejam poucos, são suficientes para ocasionar um prejuízo social (3stupr0, assassinato, roubo etc). A balança aqui é clara.

    • @devforfun5618
      @devforfun5618 Před 6 měsíci +5

      @@herberthipolito9941 ja ouviu falar de reincidencia ? tratar os 95% como animais so pode dar bons resultados /s
      quem sabe se todo crime for punido com prisao perpetua, talvez o problema se resolva /s

    • @MrJairorate
      @MrJairorate Před 6 měsíci +4

      @@herberthipolito9941 clara pq tu decidiu? dados amigo, na mesa vai

    • @alloncio
      @alloncio Před 6 měsíci +4

      @@R8pog me diga o que sair uma vez por ano muda no psicológico deles? É triste e eles não tem culpa, eu sei. Mas uma saída por ano depois do tempo do semi-aberto não muda nada na ressocialização deles. Eles já se moldaram do jeito que conseguiram no tempo que passaram lá. Quem resistiu resistiu, quem se entregou se entregou, quem já era do jeito que era, continua sendo. Que benefício traz pra ressocialização do individuo?

  • @guilherme14632
    @guilherme14632 Před 6 měsíci +14

    Complicado. Segurança publica é para a direita o mesmo que a defesa do trabalhador é pra esquerda. Não consigo ver ninguém de esquerda performar bem em pautas de segurança publica. Sempre fica uma sensação de que estão do lado dos criminosos. Mesmo tendo dados, ainda não consigo ter empatia e nem pena. Ja fui assaltado muitas vezes, com arma apontada pra minha cara, pra meus familiares, mesmo sendo bem pobre. E até hoje nunca vi ninguém da esquerda tocar nesse assunto sem fazer todo um malabarismo pra defender bandido. Compreendo que é o objetivo é defender os diretios humanos e a ressocialização, mas a estética é sempre a mesma. Acho que esses assuntos deveriam ser tratados com mais cuidado pela esquerda.
    Um bom exemplo é este video do Iam que possui informações incorretas, que acabam favorecendo a defesa dos criminosos. Sei que foi sem querer, pois o Iam não é advogado, mas novamente, a estética é sempre a mesma: playboys que nunca foram assaltados defendendo bandido.

  • @LacLucas
    @LacLucas Před 5 měsíci +26

    A cada 100 presos, 5 não voltam. Isso já é suficiente pra não ter esse direito, 5% é uma estatística alarmante.

    • @guilherme97604
      @guilherme97604 Před 4 měsíci

      Você tirou de onde esse dados estatístico.

    • @LacLucas
      @LacLucas Před 4 měsíci

      @@guilherme97604 joga no google “presos que nao voltaram da saidinha”

  • @reinaldoaraujo3175
    @reinaldoaraujo3175 Před 6 měsíci +20

    Sou contra a saidinha. Nem eh pelo assassinato do PM. Mas pelos crimes que fizeram com que cada um deles fossem pra cadeia. Saidinha so depois do cumprimento integral da pena. Ae nem precisa voltar mais (só se aprontar de novo).

    • @MrJairorate
      @MrJairorate Před 6 měsíci

      vou resumir seu comentario: pobre que se foda, ressocialização que se foda, não é problema meu.
      agora faz arminha e manda pix pro mito

    • @devforfun5618
      @devforfun5618 Před 6 měsíci +1

      agora fica a pergunta, pq tem saidinha, minha teoria eh pq os presidios nao tem condicao de receber visitas, e o fato do cara ter uma familia quando ele sai da prisao diminui a reincidencia, logo, eh um jeitinho pq os presidios nao tem condicoes nenhuma de dar a dignidade necessaria pro cara se resocializar, entao se quiser acabar com a saidinha, nao sou contra, mas tem que ter as condicoes pra isso, e eu aposto que vao usar os presidios privatizados pra isso

  • @aleatoriamentealeatorio1010
    @aleatoriamentealeatorio1010 Před 6 měsíci +16

    Meus pensamentos sobre:
    1. Introdução:
    Antes de tudo, eu escolhi falar logo de pleno emprego pra não encherem meu saco. Óbvio que pleno emprego é a solução, mas até atingirmos é um processo longo e demorado. Devemos focar em pautas que podemos alcançar com nossas limitações.
    2. Problema:
    Não importa se "só" 5% de 50.000 não voltam. 5% é muita coisa, e afeta principalmente pessoas mais pobres. Não é a porra do Lemann que é assaltado, é a tia Maria que tá voltando de 12 horas de faxina da patroa chata dela. Além disso, não é só o caso do policial, há diversos outros casos de vítimas de presos da saidinha.
    3. Considerações finais:
    Não devemos rebaixar nenhuma pauta. Pleno emprego é o objetivo mas não é algo alcançável agora, portanto temos que focar em soluções atuais (ó, a terrível dialética).
    A solução no caso seria primeiro focar em prevenir esses crimes que sim, são marginais (entre os presos da saidinha e crimes em geral) mas afetam diretamente o povão. Prevenção seria limitar a saidinha ainda mais (pq sim, apesar de já ser limitada há MUITAS brechas) ou simplesmente revogá-la.
    Edit 1: acho muito raso falar "quem mora em periferia sabe que a criminalidade aumenta quando tem saidinha", é tipo um quem me conhece sabe, não tem materialidade alguma.

    • @diegohodriech1742
      @diegohodriech1742 Před 6 měsíci +6

      E engraçado, eles citam os países socialistas como exemplo da baixa criminalidade, mas não citam as penas rigorosas que esses países aplicavam

    • @aleatoriamentealeatorio1010
      @aleatoriamentealeatorio1010 Před 6 měsíci +3

      @@diegohodriech1742 países socialistas tinham/tem pleno emprego. Se elaborar sobre as prisões severas...

    • @diegohodriech1742
      @diegohodriech1742 Před 6 měsíci +4

      @@aleatoriamentealeatorio1010 campos de trabalho forçado significa oq?

    • @aleatoriamentealeatorio1010
      @aleatoriamentealeatorio1010 Před 6 měsíci +1

      @@diegohodriech1742 está se referindo aos gulags certo?
      Vamos lá. Os gulags eram o sistema prisional soviético.
      Eram divididos em colônias e campos. Existiam 425 colônias e 53 campos, mas em ambos os presos tinham um horário definido de trabalho, 7 horas diárias. O trabalho era remunerado.
      Vale lembrar que também até 1937 a pena máxima era de 10 anos, mas apenas 18% tinham penas acima de 5 anos.
      Não pode ser apagado que a pena de morte existia, mas era reservada para contrarrevolucionários e levando em conta que a URSS surgiu dos escombros da Primeira Guerra Mundial (1.7M russos mortos), Guerra "Civil" Russa (10 milhões de mortos), a Segunda Guerra Mundial (mais de 22 milhões de soviéticos mortos) e logo depois passou pelo caos da Guerra Fria, faz todo o sentido.
      OBS: de 1930 à 1953 foram *condenados* à morte 758 mil pessoas, mas isso não leva em conta aqueles que tiveram sua pena reduzida ou não foram realmente executados

    • @diegohodriech1742
      @diegohodriech1742 Před 6 měsíci

      ​@@aleatoriamentealeatorio1010A China tem pena de morte por assassinato.... As penas pra bandidos não são brandas por lá. E sem falar que Lênin após a revolução mandou fuzilar os delinquentes.

  • @ingridbritooo
    @ingridbritooo Před 5 měsíci +7

    Muito bonito a teoria da coisa toda. O negócio é: qual a realidade?
    Um monte de comentário aqui falando sobre a realidade das saidinhas.
    A gente não sabe discutir segurança pública.
    As saidinhas não devem ser ferramentas de ressocialização. Outras estratégias precisam ser pensadas ao reintegrarem o indivíduo. Ela não deve ser o único método. Se o sistema carcerário está ruim, é nele que devemos pensar. Atacar o problema e evitar outros sintomas.

  • @richardsantos3033
    @richardsantos3033 Před 6 měsíci +52

    Tá é certo, eu moro na periferia de icoaraci, em Belém do Pará. Os caras quando saem do presídio vão roubar os trabalhadores, não retornando aos presídios. Eu como pessoa de periferia, morador de uma das cidades mais perigosas de Belém, acredito que eles não devam ter esse tipo de "regalia".

    • @profano4883
      @profano4883 Před 6 měsíci +7

      Concordo😊😊

    • @charliebrown8544
      @charliebrown8544 Před 6 měsíci

      A Esquerda na Rússia não é essa sem vergonha criada no Brasil.
      Lá bandido se arrepende de ser vagabundo.
      Aqui romantizam como "revolucionários ".

    • @seuvagem1950
      @seuvagem1950 Před 6 měsíci +23

      Comunista aqui e concordo! Por mais que seja uma minoria que venha a cometer crimes, uma morte de um inocente já é um número inadmissível!

    • @charliebrown8544
      @charliebrown8544 Před 6 měsíci +14

      @@seuvagem1950 verdade, na Rússia bandido não tem essas mordomias tem de trabalhar duro pra não querer voltar pra cadeia.

    • @elizabethmarcelo5422
      @elizabethmarcelo5422 Před 6 měsíci +4

      Lembrando que muitos encarcerados nem foram a julgamento e muitos já cumpriram pena e continuam lá. O problema é que fazem todos generalizarem tudo e colocam isso na mente do povo com essas notícias alarmistas.

  • @eduardol6749
    @eduardol6749 Před 6 měsíci +36

    Não sei se foi colocado em ponto isso no vídeo, ainda estou assistindo, mas sobre os 5% que não voltam na "Saidinha" na realidade muitos estão mortos.
    Na cidade onde passei minha infância, tinha um cara lá que vivia furtando mercados, era preso, é por ser crimes "leves" sempre tinha direito a "saidinha" foi morto por um guarda penitenciária que era o milico é agiota também vendedor de armas da cidade. Nunca encontraram o corpo. Então esses casos podem acontecer também.

    • @rubensspee
      @rubensspee Před 6 měsíci +17

      que bom, menos um pra roubar. kkkkkkkkkkkk

    • @ThiagoMillerD
      @ThiagoMillerD Před 6 měsíci +4

      e como sabe que foi ele que nunca acharam corpo?

    • @thepeopleslibrary8673
      @thepeopleslibrary8673 Před 6 měsíci

      @@rubensspee NÃO TEMOS ESPAÇO PARA PARASITAS CAPITALISTAS! HORA DE ELON MUSK LEVAR PEIA

    • @matheusaguiar6382
      @matheusaguiar6382 Před 6 měsíci

      @@rubensspee Sim, temos que dar pohada em capitalistas. Bandido do pior tipo que causa a pobreza da grande maioria trabalhadora. Democracia real gostoso demais!

    • @deftonetos
      @deftonetos Před 6 měsíci +14

      ​@@rubensspeesua falta de humanidade é vergonhosa, e isso pq provavelmente se diz cristão de não segue literalmente nenhum ensinamento de Cristo😹

  • @lucasestevaodeoliveira7190
    @lucasestevaodeoliveira7190 Před 6 měsíci +81

    5% de 57.000 é 2.850
    é bandido pra carai vei
    como assim isso é um numero marginal?

    • @pgabrielrr
      @pgabrielrr Před 6 měsíci +4

      porque graças a esse número marginal agora os outros 95% vão ter os direitos suprimidos. Consegue me explicar a lógica de fazer 95% sofrerem sendo que a culpa é de 5%? E olha que a gente nem tá falando de quantos desses 5% foram caçados por envolvimento com facções, por estarem no lugar errado na hora errada, etc. Porque é muito simples dizer que esses 5% não voltaram porque são mal caráter, e se o cara tiver sido marcado pra morrer um dia antes de ser solto? "Ain tá passando pano pra bandido" não, eu tô tentando olhar a floresta ao invés de focar numa só árvore, nenhum debate a respeito da sociedade é preto no branco, a lógica matemática não se aplica a contextos humanos.

    • @Felipe_Ribeir0
      @Felipe_Ribeir0 Před 6 měsíci +19

      ​@@pgabrielrrpo, mas ai vc ta criando cenarios ficticios na sua cabeça. O fato é que os 5% não voltam.

    • @rafagoncalves3391
      @rafagoncalves3391 Před 6 měsíci +3

      2.850 pra um país c 210 milhões de hab

    • @ian1121
      @ian1121 Před 6 měsíci +20

      @@rafagoncalves3391Pq defender tanto essas pessoas ? Se elas estão presas, fizeram algo de errado, não acha ?

    • @rafagoncalves3391
      @rafagoncalves3391 Před 6 měsíci +1

      @@ian1121 pq elas cometeram crimes? A pergunta a se fazer é essa

  • @samuelwanzeller6242
    @samuelwanzeller6242 Před 6 měsíci +17

    Quando um detento sai eles conversão entre si, fortalecendo as facções e dando ordens de dentro do presídios

    • @ricardobarantini
      @ricardobarantini Před 6 měsíci +1

      Até porque dentro da cadeia eles não tem celulares para conversar entre si, não é mesmo?

    • @samuelwanzeller6242
      @samuelwanzeller6242 Před 6 měsíci +1

      @@ricardobarantini As vantagens de fazer isso presencialmente são muitas, com os celulares na cadeia pode ter mensagens interceptadas ou alguém aprender o celular, os ricos são maiores

    • @devforfun5618
      @devforfun5618 Před 6 měsíci +1

      @@JoaoLucas________ como eh que ta a condicao nos NOSSOS presidios, eh mais dificil se estragar la ? as pessoas que saem pra visitar a familia estao tendo resultados piores ou melhores de reincidencia comparados aos que nao veem a familia ? a nossa economia carece de mao de obra como a da russia carecia ou colocar os presos pra trabalhar vai resultar em mais desemprego fora dos presidios? nao vivemos no socialismo, ainda tem segunda feira

    • @GoodVibes-nz5lr
      @GoodVibes-nz5lr Před 6 měsíci

      @@JoaoLucas________ a decisão era essa pq as cadeias tinha boas condições.
      Aqui o judiciario brasileiro é responsavel pela cadeia, é um estado de calamidade publica, ngm se propoe a resolver pq o debate é interditado por " estão defendendo bandido ".
      A cadeia tem que ser boa pra quem tá reclusa e pra quem opera ela, isso a turma esquece.

    • @JoaoLucas________
      @JoaoLucas________ Před 6 měsíci

      @@GoodVibes-nz5lr Cadeia não tem propósito de ser boa, mas sim má e terrível. Ela deve ser evitada por todos os membros da comunidade. O princípio moderno reassocializativo de que os maus membros da comunidade, terão oportunidades de serem readmitidos em uma sociedade, é uma farsa, principalmente em países periféricos como o Brasil. O problema é estrutural como todos nós sabemos. Defender bandido igual ele fez, sem ganhar absolutamente nada em troca, é literalmente o que ele chamou de "monarkar" no vídeo anterior, isso apenas mancha uma imagem nossa que já é suja.

  • @barbaravillary
    @barbaravillary Před 5 měsíci +5

    É engracado que ele faz questão de chamar de pessoa presa, lógico que é uma pessoa, mas está preso porque é um criminoso, bandido, assaltante...

  • @profano4883
    @profano4883 Před 6 měsíci +58

    Sou a favor do fim, inúmeros crimes acontecem nessas saidinhas, perdi um primo por conta disso

    • @ritat.2124
      @ritat.2124 Před 6 měsíci +10

      Sinto muito

    • @rafagoncalves3391
      @rafagoncalves3391 Před 6 měsíci

      Cite dados

    • @profano4883
      @profano4883 Před 6 měsíci +7

      @@Maiandeuense já veio

    • @ferreira6757
      @ferreira6757 Před 6 měsíci

      ​@@rafagoncalves3391tá aqui o dado 🍆

    • @edalesi
      @edalesi Před 6 měsíci +1

      Inúmeros crimes tbm acontecem dentro dos presídios, com as pessoas presas. Logo, sou a favor de não termos pessoas presas, pra evitar esses crimes

  • @in_Spiritu
    @in_Spiritu Před 5 měsíci +6

    Tenho grande admiração pelo Ian, mas, infelizmente, nesse assunto ele erra. Não dá pra falar de “saidinha” sem citar duas questões: o direito de progressão de pena para crimes hediondos e o fato de que nem todo homicídio ser considerado crime hediondo.
    Como o próprio Ian disse, a lei que versa sobre o fim das saidinhas para crimes hediondos só contempla crimes cometidos após a data que a lei entrou em vigor. Vemos isso claramente com o caso da Suzanne Richtofen, que foi beneficiada tanto pelo regime de progressão de pena, quanto por saidinhas.
    Então, quando falamos desses 5% que não voltam aos presídios, devemos lembrar de todos os homicidas (com crimes cometidos anteriores a essa lei), bem como aqueles que cometem crimes hediondos, que ainda são beneficiados com as “saidinhas”.
    Vale lembrar que a PEC que versa sobre o fim da progressão de pena para crimes hediondos segue entre “tramitação” e “arquivamento” desde 2009 (que foi inicialmente proposta pelo ex-deputado Valtenir Pereira, do PSB-MT), e que agora é abraçada por partidos de direita para dar voz ao crescente senso de injustiça do povo.
    Na minha perspectiva, deveríamos lutar pela melhoria das condições prisionais, tornando o sistema prisional um processo estatal humanizado e, de fato, de reinserção social. Mas simplesmente proporcionar a saída de presos como medida para a melhora da condição de vida do detento não é algo razoável, além de não ser algo que, na paxis, cumpra um papel de reinserir socialmente ninguém, exceto sentido literal.
    Quanto à violência, todos sabemos das mortes que ocorrem pelas ações dos reincidentes. Acredito sim que a mídia auxilie no processo de medo da população. Mas isso não significa que crimes não continuem a ser praticados. Vou citar o caso do rapaz aqui no Rio de Janeiro que foi assassinado quando o assaltante (em uma saidinha de natal) matou a vitima com um caco de vidro após a vítima estar rendida e ele ter tomado seu telefone. Afinal, quantos % precisam cometer crimes pra que consideremos preocupantes esses dados?
    Nesse sentido, o discurso do Ian se distancia da realidade de cidades como o Rio de Janeiro. Não a toa, o Rio foi o Estado que, infelizmente, mais votou na direita de Bolsonaro.

    • @danieldominoni5542
      @danieldominoni5542 Před 5 měsíci

      então, me corrija se eu estiver errado plz kkk, essa decisão de proibir total as saidinhas, não vai melhorar, pois os presos vão ficar mais tempo longe da sociedade e talvez até criar um sentimento de vingança, e também não vai piorar no sentido de mudar muita coisa, tipo os 5% que não voltam só vão ficar presos por mais tempo e quando saírem vão cometer o crime de qualquer forma, então imagino que a solução ideal seria que ALÉM das saidinhas, prisões com mais qualidade de vida e mais humanizadas, o que ajudaria a manter os encarcerados mais "convencidos" (não achei a palavra certa kk) a continuar lá após o período, ou até abolir as saidinhas, mas apenas quando políticas reais de ressocialização forem de fato implementadas. certo?

    • @ProdutorFelipeRobles
      @ProdutorFelipeRobles Před 5 měsíci

      @@danieldominoni5542 Pode jogá-los lá no meio da Amazônia para fundarem sua própria tribo e viverem ali afastados numa nova sociedade deles.

  • @rodrigosouza-wr5jb
    @rodrigosouza-wr5jb Před 6 měsíci +23

    Nesse caso nao tem como defender essa questao da saidinha, quase 3 mil presos estao em status de fugitivos por essa questao fora que como foi dito,uma vida foi perdida por consequencia direta dessa lei

    • @Rafael_Asafe
      @Rafael_Asafe Před 6 měsíci +1

      Uma única lei não é responsável por assassinato

    • @rodrigosouza-wr5jb
      @rodrigosouza-wr5jb Před 6 měsíci +5

      @@Rafael_AsafeDe forma alguma, mas você não pode negar que no caso do policial que foi assassinado, essa questão da saidinha foi o principal responsável, e aposto que se o rapaz em questão morto fosse filho, irmão ou um pai seu vc não iria tá em hipótese alguma defendendo essa questão

    • @lucioflavioaraujodossantos3894
      @lucioflavioaraujodossantos3894 Před 6 měsíci +2

      E como isso vai resolver a questão da segurança pública ? O policial que morreu vai continuar morto(óbvio) e a taxa de criminalidade vai continuar aumentando. É uma medida inútil, não resolve nada na prática e só serve para fins eleitoreiros, então pra quê fazer ? Esse é o ponto do vídeo.

    • @rodrigosouza-wr5jb
      @rodrigosouza-wr5jb Před 6 měsíci +3

      @schrodingerskatze2162 Nao, nao falei que se deve acabar com todos os regimes que nao seja o fechado, mas se deve ter o minimo de bom senso e nao conceber esse privilegio a qualquer detento, ainda mais condenados por crimes de perigo ou grave grave ameaça

  • @lucasisrael7123
    @lucasisrael7123 Před 5 měsíci +4

    Até o PSOL votou a favor, em fim ja temos um consenso bem fundamentado.

  • @tavaresrco
    @tavaresrco Před 6 měsíci +9

    Camarada Ian, concordo com boa parte do que vc diz, contudo a saidinha não faz sentido. Ou o individuo está apto a viver em sociedade ou não está.... e isso vale tb para esse sistema de semiaberto. simplesmente não faz sentido o sujeito ir dormir na cadeia. se o crime é leve, tornozeleira e multa ou trabalho ou outro tipo de pena...

  • @fabiogoncalves5563
    @fabiogoncalves5563 Před 5 měsíci +4

    Quem mata familia ,pai ,filho e beneficiado pela saidinha e um absurdo.

  • @qualeaarte889
    @qualeaarte889 Před 6 měsíci +13

    OK, mas e el salvador? Sistema carcerário mais rígido não diminui a criminalidade?

    • @guilhermemorais5241
      @guilhermemorais5241 Před 5 měsíci +1

      Pois é, pensei a mesmíssima coisa

    • @vitorshayeb
      @vitorshayeb Před 2 měsíci

      Se você prende TODA a população do país, diminui mesmo kkk

    • @qualeaarte889
      @qualeaarte889 Před 2 měsíci

      @@vitorshayeb kkk nem tanto. É 1,1% da população inteira. Uma média de 1 criminoso a cada 100 pessoas, pra quem é vivido sabe que essa média tende a ser até maior.

  • @viniciusmarinho5687
    @viniciusmarinho5687 Před 6 měsíci +8

    Os crimes cometidos nesses períodos, muitas vezes impulsionados pela liberação de detentos e pelo aumento do fluxo de pessoas nas ruas, representam uma ameaça real à integridade física e emocional dos cidadãos. A violência, os roubos e os casos de estupro geram um clima de medo e incerteza, afetando profundamente a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade. É claro que você não vivencia esse medo, pois de fato não é nem representa a classe trabalhadora a cada dia mais incomodado com esse jeito raso de pensar!!!!!!!!!

  • @lucasnonato364
    @lucasnonato364 Před 6 měsíci +48

    Penas mais severas não diminuem a criminalidade. Concordo plenamente. Ninguém pratica crime pensando na pena. Ian, o direito penal foi criado pela burguesia, protegendo os direitos dela... Seria interessante falar sobre o assunto em um bloco, bem como discutir os crimes que beneficiam a burguesia, a exemplo da sonegação de imposto que tem a isenção de pena na hipótese de pagamento, enquanto outros crimes (furto, dano, afins), ainda que reparado o dano, não viabilizam a absolvição.

    • @joanaalmeida8903
      @joanaalmeida8903 Před 6 měsíci

      N diminui? Vários presos q saem raramente voltam e sempre cometem vítimas! E qm são as vítimas?? Os pobres! É por isso q a esquerda n consegue alcançar o povão médio, pois vcs são PASSIVOS e n ligam pra segurança pública

    • @Gabrieldones
      @Gabrieldones Před 6 měsíci

      Por que não existe roubo nas favelas do Rio de Janeiro?

    • @bigerdino
      @bigerdino Před 6 měsíci +7

      Vc fala como se todo criminoso agisse por impulso, sem pensar nas consequências de seus atos, mas o que acontece é que, mesmo inconscientemente, a maioria dos criminosos ponderam bastante se vale realmente a pena praticar um crime, tendo em vista as diversas possibilidades, sendo que as penas é um dos fatores que mais pesam na decisão.

    • @jorge_781
      @jorge_781 Před 6 měsíci

      Ah sim, porque só burguês que é assaltado, estuprado, morto kkkk, tá serto.

    • @sergioaugusto166
      @sergioaugusto166 Před 6 měsíci +7

      ​@@bigerdinonah, ninguém comete crime planejando ser pego

  • @kazbarbosa9628
    @kazbarbosa9628 Před 6 měsíci +15

    Po acho o conteúdo do Ian fora de série de bom ! Mas confesso q desta vez nao vou concordar não. Nao eh nem sobre a direita tomando pauta pra si e tudo mais, eh q dentro deste exemplo q o Ian deu de q um homem morreu por um cara que fez saidinha, eh soh pensar q se nao tivesse saido, hoje o cara tava c a família dele. Esse msm cara poderia ser meu pai, minha mae, minha irmã ou um amigo. Entao de vdd nao consigo compactuar c isso não.
    E nao eh como se eu quisesse que o cara la dentro se fudesse, o papo de "bandido bom eh bandido morto". Mas entre o cara focar preso sem nunca sair até cumprir sua pena total e ter um familiar ou amigo em casa são e salvo, a escolha fica fácil de se fazer.

    • @marcosdias4596
      @marcosdias4596 Před 6 měsíci +2

      Também tem que lembrar que é um caso isolado, não é algo que acontece sempre compreendo seu ponto mas temos que levar isso em consideração

    • @kazbarbosa9628
      @kazbarbosa9628 Před 6 měsíci +9

      @@marcosdias4596 Marcos até entendo o ponto, mas de verdade parece caso isolado número 10.000 ou o famoso eh raro mas acontece sempre.
      E por mais q entenda seu ponto, eu não gostaria de q dentro dos exemplos q eu dei, meu pai fosse justamente o caso isolado, saca ?
      Então entre o cara preso até q tenha de fato q sair e a segurança de quem está fora, prefiro q ele fique lá quietinho na dele.
      Eu realmente não tenho coragem pra pagar pra ver se um amigo ou familiar será o próximo "caso isolado"

    • @EwertonAlvesBR
      @EwertonAlvesBR Před 6 měsíci

      @@kazbarbosa9628 poucos tem essa lucidez

    • @AlineMarianoArt
      @AlineMarianoArt Před 6 měsíci +1

      ​@@kazbarbosa9628 é compreensível que pense assim. Mas se, na realidade, nosso sistema carcerário atual não reduz a criminalidade, por quê 95% de quem tem direito à saidinha, deveriam ser punidos por causa de um caso isolado? É difícil aceitar pq toda vida é importante, mas proibir a saidinha não evita homicídios. Ainda, dentro da própria prisão o índice de mortes, inclusive por doenças, é altíssimo. Ficar ou sair não muda a realidade.

    • @kazbarbosa9628
      @kazbarbosa9628 Před 6 měsíci

      @@AlineMarianoArt Assim como acho compreensível o argumento do Marcos, tbm consigo entender seu ponto Aline. Em ambos os casos, são válidos. Mas ainda vou continuar com o meu ponto. De fato proibir a saidinha não diminui a taxa de crimes e homicídios, mas não eh por conta disso q vou querer "dar sorte ao azar" se eh possível evitar, q seja evitado.
      Mais uma vez, não tenho coragem de pagar pra ver se algum conhecido ou familiar seria vítima destes argumentos.
      O caso de morte dentro dos presídios eh um outro caso e também precisa ser debatido c seriedade. Agora falar q ficar ou sair não muda a realidade eh um pouco piada.
      Pergunta pra família q perdeu este pai, marido, filho se o preso q foi solto estivesse lá preso, se não mudaria alguma coisa

  • @PauloEdson-fv3ou
    @PauloEdson-fv3ou Před měsícem +1

    Se qualquer marginal quisesse ter constantemente contato com sua família, deveria pensar 300x antes de cometer o crime. Criminoso tem de ficar privado de sua liberdade, já que ele NÃO conseguiu respeitar o direito de ir e vir do cidadão trabalhador.

  • @edalesi
    @edalesi Před 5 měsíci +4

    “Tem q criminalizar tal coisa pra acabar com esses crimes”. Aí criminaliza e o crime não acaba, só aumenta > “tem que aumentar a pena pra acabar com esses crimes”, aí aumenta as penas e os crimes não acabam, só aumentam > “tem que aumentar mais a pena pra acabar com esses crimes”, aí aumenta mais a pena e os crimes não acabam, só aumentam > “tem que retirar direitos dos presos pra acabar com os crimes”, aí retiram direitos dos presos e… (podem completar por mim) 😂😂 um dia vão perceber q direito penal não protege a sociedade e é instrumento capitalista de dominação de classe. Não existe emancipação de nenhum grupo através dele. Nós temos q lutar pra diminuir o direito penal e a quantidade de pessoas presas, não o contrário. Pelo amor

  • @romulosantos958
    @romulosantos958 Před 5 měsíci +4

    Questão de princípio manolo, independente do argumento ser fraco. As leis já são brandas e o sentimento de impunidade é grande, quem não se incomoda com criminosos ganhando direito de sair da prisão não é humano. Justo, independente de ideologia ou propósito

  • @Doris_Marxista
    @Doris_Marxista Před 6 měsíci +78

    Acho que um ensaio só sobre o tema segurança pública seria importantíssimo, até mesmo eu fico com um pé atrás sobre isso. Sou da Bahia e sempre que ocorre essas saidinha o povo fica com pavor de sair nas ruas, porquê o roubo aumenta e eles invadem as casas das pessoas, todo mundo fica em casa trancado no cadeado.

    • @42Caio
      @42Caio Před 6 měsíci +9

      É aquela coisa, estatisticamente o aumento é irrisório... Pra quem mora no interior onde ficam os presídios o aumento é bastante significativo porque a criminalidade aumenta pra caramba comparado com o normal da região. É onde os poucos caras que saem e fazem merda (porque a maioria realmente sai e fica na deles) estão, eles não vão pra muito longe do presídio pra começar a cometer crimes.
      Eu moro no interior de São Paulo, é uma região que chega a ter um presídio a cada duas cidades, na época da saidinha a criminalidade aumenta e muitas vezes quem tá só olhando dado a nível estadual não entende o que é isso pras cidades de 10, 20 mil habitantes onde esses presídios estão localizados. O Ian e boa parte dos comunicadores que só conhecem a realidade de cidades maiores acabam caindo nesse erro.
      Dito isso, muito dessa pira que você comentou da galera sair se trancando, estocando alimento e o caralho é um pouco de histeria coletiva também, muitas vezes potencializada pela mídia pinga-sangue local.
      Eu concordo com os pontos levantados pelo Ian no vídeo, mas acho que falta um pouco dessa sensibilidade e informação sobre a realidade dos interiores (já que cobrar vivência é sacanagem também, não tem como ele saber sem ter morado nesse tipo de lugar) pra não acabar alienando e afastando os camaradas que moram em regiões como as nossas.

    • @edalesi
      @edalesi Před 6 měsíci +6

      Já eu acho q não seria mto producente um ensaio sobre isso, pq dá pra ver pelos comentários q esse tema faz a esquerda (mesmo os q se consideram comunistas) abraçarem a direita no discurso punitivista. É sempre uma coisa do tipo “ah, pq no meu bairro aumenta a criminalidade qdo tem essa saída temporária”, sendo q simplesmente não é possível afirmar isso, pq vc nunca sabe qtos crimes acontecem em nenhum momento do ano, já q 99% dos crimes sequer são informados pra órgãos oficiais… e se vamos depender de observação pessoal e não controlável de alguém, então não tem pq a gnt estar aqui discutindo isso e nem faz sentido a ideia de “ciência”. Ou então “ah, mas se fosse sua mãe sendo roubada vc pensaria diferente”, discursos simplistas e q passam mto longe da real raiz do problema e q tbm carregam em si todas as crenças liberais de q índices de criminalidade e de encarceramento possuem correlação, as crenças de q só vai preso quem cometeu crime e de q quem comete crime vai preso etc etc etc

    • @42Caio
      @42Caio Před 6 měsíci

      ​@@edalesi É foda isso, eu apresentei o ponto de vista de que as cidades interioranas são afetadas desproporcionalmente e por isso que é necessária uma abordagem diferente pro tema mas em momento nenhum eu concordo com as coisas que a galera tá soltando aqui nos comentários. Pessoal agindo como se não existisse crimes hediondos fora da saidinha, viés de confirmação comendo solto. Tenho noção o suficiente pra entender que ao mesmo tempo que por exemplo minha cidade sofre um impacto diferenciado nessa época porque tem três presídios num raio de 50km, simplesmente punir todos os contemplados pelas saídas temporárias por algo que menos de 2% fazem é absurdo.
      E eu não entendo como que nesse assunto específico parece que vira uma chave e todo mundo vira o Sikera Junior. Outras vezes que discussão sobre punitivismo no sistema carcerário brasileiro foi discutido no canal não teve essa reação tão visceral quanto quando tá relacionado especificamente ás "saidinhas".

    • @battatasazuis
      @battatasazuis Před 6 měsíci +2

      ​@@42CaioComentário mais sucinto, claro, bem explicado e coerente com o materialismo histórico que encontrei por aqui! Boa análise camarada!

    • @HellDVD
      @HellDVD Před 6 měsíci +3

      @@42Caio Muito bacana seu comentário camarada, dizer que evidência anedótica não é prova, não pode ser a mesma coisa que negar ou deslegitimar observações um pouco mais restritas, pois também podem ser importantes para a análise.

  • @philip_ribeiro20
    @philip_ribeiro20 Před 5 měsíci +5

    Isto é um excelente video para mostrar a qualquer um com o mínimo de inteligência, entender o que são as idéias de um COMUNISTA e da ESQUERDA.

    • @firemage9982
      @firemage9982 Před 4 měsíci

      Nesse tema de saidinhas quase a maioria de toda esquerda e direita é a favor do fim da saidinha. Nessa pauta a direita está com a razão. Se a esquerda ficar defendendo bandidos vão perder eleitores.

  • @ernestito7064
    @ernestito7064 Před 6 měsíci +129

    Quando bolsonaro for preso o discurso muda

    • @rafagoncalves3391
      @rafagoncalves3391 Před 6 měsíci +19

      Tem q ser preso, toda punição pra facho é poko

    • @edalesi
      @edalesi Před 6 měsíci +32

      É q o Bolsonaro nem devia ser preso né. Oq devia ser feito com ele sequer pode ser dito na internet sem violar alguns tratados internacionais de direitos humanos

    • @samuelwanzeller6242
      @samuelwanzeller6242 Před 6 měsíci +17

      @@rafagoncalves3391 Sim, pra criminoso, traficante e ladrão também todos tem q se ferrar sem saidinha

    • @rafagoncalves3391
      @rafagoncalves3391 Před 6 měsíci

      @@samuelwanzeller6242 eu sou anti punitivista contra gente, facho não é gente

    • @panteranegra8200
      @panteranegra8200 Před 6 měsíci

      Aí vai ter gente da Extrema direita pedindo direitos humanos

  • @dark7941
    @dark7941 Před 6 měsíci +11

    um policial foi morto com um tiro na cabeça no meu bairro culpa dessas "SAIDINHAS"

    • @arthurdelimasilva3509
      @arthurdelimasilva3509 Před 6 měsíci +1

      Vc viu o vídeo?

    • @rafagoncalves3391
      @rafagoncalves3391 Před 6 měsíci +1

      O Ian citou esse caso. Sempre ressuscitam esse caso pra causarem pânico moral

    • @Pedrozrt
      @Pedrozrt Před 5 měsíci

      ​@@rafagoncalves3391Muitas pessoas morrem por causa da saidinha, se você acha que um cara preso tirar a vida de um inocente é dboas acho que cê tá meio lelê dá cuca

  • @nuneskaratedo2068
    @nuneskaratedo2068 Před 5 měsíci +3

    Todo bandido que afronta contra a vida dos trabalhadores e sua família tem que ficar enjaulado numa masmorra. Ressocialização uma pinoia. Tem que ter punição severa para mal caráter.
    Viva os trabalhadores do brasil!

  • @caiorodrigov
    @caiorodrigov Před 4 měsíci +2

    Não precisamos de estudos que comprovem que a criminalidade aumenta com a saidinha, é um fato, se um criminoso que está preso, volta a ter liberdade, automaticamente a criminalidade aumenta.

  • @Bleats_Sinodai
    @Bleats_Sinodai Před 6 měsíci +5

    Sobre o filme mencionado no final, eu lembro que quando saiu, tiveram policiais que trabalham na área de sequestros e tráfico de pessoas, que disseram que o filme era não só completamente desconexo com a realidade, mas que as informações dadas nesse filme de o que fazer nessas situações poderiam colocar vítimas em risco.

  • @franciscojunior6146
    @franciscojunior6146 Před 5 měsíci +6

    Leva um detento em saidinha para sua casa😂😂😂

  • @denisporto221
    @denisporto221 Před 4 měsíci +3

    Nesse tópico vamos ter que discordar, camarada. (E tá tudo bem kkk) Ressocialização de crime hediondo? (é raro, mas acontece) Arriscar a segurança de um todo em função de "perfumaria" pra parecer bonitinho na foto é sem condições. A realidade: saidinha não funciona e pessoas não são "números irrisórios". Saidinha causou uma morte? GG tem que acabar.

  • @giovanasantos9831
    @giovanasantos9831 Před 6 měsíci +17

    Realmente no "mais novo" é onde tá o jimo dos comentários...

    • @kosou5297
      @kosou5297 Před 6 měsíci +1

      Se acha engraçada é ?

  • @jorge_781
    @jorge_781 Před 6 měsíci +7

    Da mesma série Ianesca: "Dizer que futebol masculino é melhor que feminino é preconceito" agora temos "dizer que mais criminoso na rua aumenta a criminalidade é errado". Vamo que vamo.

  • @hinosnacionaisemportugues
    @hinosnacionaisemportugues Před 6 měsíci +4

    4:00 Só um erro. Nem todo homicídio é crime hediondo. Precisa ser homicídio qualificado. Então há casos de saidinha para homicidas.

  • @charliebrown8544
    @charliebrown8544 Před 6 měsíci +13

    Prisão tem de ser igual na China ou na Russia.

    • @charliebrown8544
      @charliebrown8544 Před 6 měsíci

      @schrodingerskatze2162 abraça!!!
      Lembra da exposição chinesa em São Paulo,onde trouxeram corpos dissecados de condenados para exposições científicas?
      Pensando que esquerda em outros países é ordinária como no Brasil?
      Nunca.

    • @charliebrown8544
      @charliebrown8544 Před 6 měsíci +7

      Não, na China a pena capital,da direito ao estado sobre o corpo do delinquente.
      Tanto é que foi feita uma exposição com corpos dissecados de criminosos em SP.
      TO mentindo?
      Apaga o comentário de novo Ian.

    • @rafagoncalves3391
      @rafagoncalves3391 Před 6 měsíci +2

      @@charliebrown8544 tá mentindo, a punição chinesa não chega nesse ponto

    • @charliebrown8544
      @charliebrown8544 Před 6 měsíci +6

      ​@@rafagoncalves3391tá por fora mano.

    • @charliebrown8544
      @charliebrown8544 Před 6 měsíci

      ​​@@rafagoncalves3391vai lá votar no porqueira do Lule,Zé, e a ladrona de banco que virou presidenta esticadora de vento.
      Ou no bozo o palhaço de todos vocês.

  • @washingtonsilva3886
    @washingtonsilva3886 Před 2 měsíci +2

    Claro que é...bandido solto é problema de segurança pública

  • @thiagocaetano1721
    @thiagocaetano1721 Před 6 měsíci +5

    Primeiro: O projeto não é inconstitucional. Não vou dissertar toda o assunto aqui pq é muito extenso. Mas da mesma forma que ressocialização é principio constitucional, pretensão punitiva também é e principalmente supremacia do interesse publico. Estudem sobre relatividade de princípios constitucionais e verão que nenhum princípio é absoluto, e podem ser relativizados quando em conflito com outros. Seguindo a tua lógica a existência de prisão preventiva e medidas protetivas seriam inconstitucionais por ferir a presunção de inocência (nao é pois há entendimento que nessa situação a supremacia do interesse público supera).
    Segundo: A saidinha é vedada não para todos os crimes hediondos, mas para crimes hediondos com resultado morte. O que não inclui homicídio simples, estupro de vulnerável, estupro, roubo, violência domestica, etc.
    Terceiro: 5% de 50.000 não é pouca bosta, são mais de 2.000 pessoas que não voltam. O que pode incluir estupradores, homicidas, agressores de mulheres, etc.
    Quarto: Se pesquisarem verão que não houve um só caso isolado de crimes cometidos na saidinha.

    • @thiagocaetano1721
      @thiagocaetano1721 Před 6 měsíci

      Para complementar ainda a questão da vedação de saidinha para pessoas que cometeram crimes hediondos com resultado morte. Estudem sobre retroatividade da lei penal pro reu. A lei que estabeleceu vedação para crimes hediondos com resultado morte é de 2019, logo, os presos antes da promulgação da lei, mesmo que tenham sido presos por crime hediondos com resultado morte ainda teriam direito a saidinha, visto que a lei retroage para beneficiar o réu, ao menos em teoria.

    • @vinipolaca5190
      @vinipolaca5190 Před 6 měsíci

      Quanto ao segundo ponto que você apontou, do que eu pesquisei, você está certo, mas existe um detalhe a ser levado em conta. Não necessariamente uma pessoa que cometeu um crime hediondo sem resultado em morte vai ter direito a saidinha. Isso por conta de um dos requisitos que é estar em regime semi-aberto. Claro, uma pessoa que cometeu um crime hediondo pode acabar conseguindo o regime semi-aberto, seja por conta de instrumentos da própria lei que proporcionam isso, seja por corrupção (já que nosso sistema carcerário é uma bagunça), mas, até onde eu, como leigo, sei, não é tão simples assim também. Tem alguns detalhes também vinculados a juízes e estados que eu não entendi direito também, se você for da área, agradeceria se você me falar mais sobre.
      Quanto ao terceiro ponto, também concordo plenamente. 5% não é pouca bosta. Mas uns dados que eu gostaria para discutirmos melhor sobre isso são:
      - Quanto desses 5% são recapturados;
      - Qual o índice de atos criminosos cometidos por todos os criminosos soltos.
      - Qual a porcentagem de criminosos em meio da saidinha que cometeram crimes hediondos.
      - Qual a porcentagem de criminosos que não voltam depois das saidinhas que cometeram crimes hediondos (o argumento "O que pode incluir..." é meio fraco e impreciso, pois podemos estar falando de uma inclusão de 1 pessoa, como também podemos estar falando que as 50.000 fazem parte desse grupo).
      São 3 dados que eu não consegui achar, se tu tiver algo do tipo em mãos, também te agradeceria, pois são dois dados extremamente relevantes para discussão. E quanto aos outros 95%, uma coisa que eu penso honestamente é, se uma parte significativa deles estão usando isso para ter contato com a família ou outros círculos sociais positivos, então eu acho isso um lucro. Mas assim, por mais que esses 5% não deixem de ser preocupantes, eu acho que esse argumento segue em uma linha tipo: "hmmm 20% (numero fictício) dos motoristas dirigem de forma perigosa, sendo um risco em potencial de causar lesões a pessoas ou patrimônios. Portanto, para resolver isso, vamos proibir todos de dirigir". Sim, eu sei que direção perigosa e crimes hediondos seriam coisas diferentes, mas espero que tu tenha entendido o ponto em que eu quero chegar.
      Quanto ao quarto ponto, também sou cético quanto a ter ocorrido só um crime isolado, mas me estranha um pouco não haver mais alarde sobre isso. Até pq, convenhamos, para a mídia e criadores de conteúdo em geral, isso é um prato cheio em termos de visualização. Aí entra a questão que eu falei de como eu gostaria de ter dados em percentual de quantos que cometem algum crime comprovado quando estão na saidinha.

    • @thiagocaetano1721
      @thiagocaetano1721 Před 6 měsíci

      @@vinipolaca5190 Sobre o primeiro ponto que tu apontou: de fato não necessariamente sairão estupradores, e homicidas, mas o ponto é que provavelmente vão sair, teoricamente é um direito pra quem se encontra nos requisitos, porém, obviamente vai depender de quantos desses presos estão no semi-aberto e se estão em carcere. Com relação ao regime semi-aberto, teoricamente todo preso tem direito a progressão de regime, então se ele não faz merda na cadeia e cumpre parte da pena ele necessariamente deve ir pro semi-aberto.

    • @thiagocaetano1721
      @thiagocaetano1721 Před 6 měsíci

      @@vinipolaca5190 sobre o segundo ponto que tu levantou, não tenho esses números. Na verdade tenho parte, que são dados do governo do estado de São Paulo, mas desconfio dos números, se quiser depois passo o link.
      Ocorre que, nem existem estudos sobre isso, tanto por parte da esquerda quanto da direita, eu simplesmente não consigo esses dados minuciosos pq os estudos não existem, o mais próximo é este do Governo do Estado de São Paulo, também achei um do TJPI.
      O argumento que tinha levantado de que entre esses 5% podem incluir crimes hediondos pode parecer impreciso, mas simplesmente não existem levantamentos sobre isso. Mas se realizar uma pesquisa em casos concretos verificará que existem varios casos de pessoas que cometeram crimes hediondos e que reincidiram na saidinha.
      Sobre o fato de tu achar que pq alguns presos em semiaberto puderam passar um tempo com a familia, e por isso ja seria positivo, eu discordo. Primeiramente pq não acho que isso causa uma mudança muito significativa na vida deles, não vai fazer terem uma epifania sobre os problemas da criminalidade, segundamente pq existem casos de presos que durante a saidinha cometem absurdos. Se puder evitar um estupro/homicidio que sejam aí sim estaria feliz.
      Quanto a comparação da proibição de carros pq tem gente q dirige de forma perigosa, com todo respeito, mas falsa simetria do caramba (analogy is my passion kkkk).
      Sobre o ultimo ponto, não sei pq não usam tantos casos concretos, mas se quiser mando links sobre essa situação. Muito crimes cometidos por gente na saidinha.

  • @lucasisrael7123
    @lucasisrael7123 Před 5 měsíci +3

    A saidinha é prejudicial para a segurança pública, eu concordo.

  • @danilorodrigo19
    @danilorodrigo19 Před 6 měsíci +2

    Muito bom os comentários serem recortados e aparecerem grandes no seu lado, ficou muito bom pra entender ao que vc tá reagindo❤

  • @jonathansouza9375
    @jonathansouza9375 Před 6 měsíci +21

    Contato com a família nas datas especiais, enquanto o cara literalmente destruiu uma vida e a dos familiares, o cara tinha que ficar mil anos pegando mofo numa cela úmida foudase

    • @guilhermesantana7501
      @guilhermesantana7501 Před 6 měsíci +3

      ​@schrodingerskatze2162Milhares de famílias em todo o Brasil, todos os anos, são destruídas por esses animais.

    • @aSome1
      @aSome1 Před 5 měsíci

      teve um caso em Guarulhos no começo de 2020, onde um cara - condenado por crime hediondo e histórico de ameaças e agressões contra sua filha (nas tais "saidinhas" - ooh!) assassinou a própria filha numa...SAIDINHA DE FIM DE ANO!

  • @DomRodrigo80
    @DomRodrigo80 Před 6 měsíci +62

    Aqui eu confesso que fico vacilante, professor! Um contra argumento para pensarmos: se leis mais severas em determinados casos não funcionam, devemos entender que não precisamos da Lei Maria da Penha e feminicídio, por exemplo? É só uma pergunta para refletirmos.

    • @AndreLuiz-zf6pe
      @AndreLuiz-zf6pe Před 6 měsíci +13

      A lei Maria da Penha não e severa

    • @AndreLuiz-zf6pe
      @AndreLuiz-zf6pe Před 6 měsíci +2

      O sistema carcerário é severo , porém a lei propõem apenas medidas para proteger a mulher

    • @DomRodrigo80
      @DomRodrigo80 Před 6 měsíci

      ​@@AndreLuiz-zf6peMas eu não disse que é.

    • @murilobronzeri
      @murilobronzeri Před 6 měsíci +9

      Acredito que tipificar esses crimes é importante, mas de fato, se a pena para feminicídio for de 30, 40 ou 80 anos, acho que pouco interfere no número de casos.

    • @elvisbl
      @elvisbl Před 6 měsíci +8

      @@DomRodrigo80se você não disse que a lei Maria da Penha é severa, então seu questionamento não faz sentido.

  • @guzaliberti
    @guzaliberti Před 4 měsíci +5

    Vale a pena punir 95% por conta de 5%? Sim.

    • @wesleybezerra7975
      @wesleybezerra7975 Před 4 měsíci

      5% de toda população mundial é gente pra carai

    • @user-tx8rr7ew2f
      @user-tx8rr7ew2f Před měsícem +1

      Não é como se esses 95% fossem inicialmente inocentes pra serem punidos

  • @moisessales109
    @moisessales109 Před měsícem +2

    Cara, independente de ser de esquerda ou de direita, acho que todos deveriam ser contra essa tal de saidinha. Há muitos presos que aproveitam a oportunidade para cometer outros crimes, sem falar que muitos saem sem o menor merecimento, como é o caso de sair para comemorar o dia das mães o preso que assassinou a mãe. Eu sou favorável a que não tem mais saidinha, e isso independe de minhas preferências políticas.

  • @danersoncoutinho
    @danersoncoutinho Před 6 měsíci +42

    Vale lembrar que... É muito comum haver homicídios pertos dessas penitenciárias durante as idas e vindas de detentos do semiaberto, o que gera muitas vezes medo em alguns que não querem voltar pra lá. Outro ponto, é que tráfico de drogas também é considerado crime hediondo dentro do código penal.

    • @Arwtga
      @Arwtga Před 6 měsíci +3

      Mas enquadradar como traficante uma pessoa que tinha um baseado só porque ela é negra é de lascar

    • @Arwtga
      @Arwtga Před 6 měsíci +3

      Aí vc prende uma cambada de gente injustamente e alega que essas pessoas cometeram um crime hediondo como tráfico de drogas quando elas na verdade estavam fumando um

    • @danersoncoutinho
      @danersoncoutinho Před 6 měsíci

      @@Arwtga é o que mais acontece mesmo...

    • @devforfun5618
      @devforfun5618 Před 6 měsíci +1

      acabei de ver a lei, nao basta o crime ser hediondo, ele tem que envolver homicidio pra perder o direito a saida temporaria

    • @jorge_781
      @jorge_781 Před 6 měsíci +5

      @@Arwtga Ninguém vai preso porque tem um baseado.

  • @leandrogomes1423
    @leandrogomes1423 Před 6 měsíci +5

    um pais que pune mais não é um pais que tem menos crime, mas é um pais que não consegue previnir que o crime aconteça, logo a soculação mais fácil e errada é punir pra figir que está fazendo alguma coisa, em vez de ir a raiz do problema

  • @conhecimentos6102
    @conhecimentos6102 Před 5 měsíci +3

    Eu votei em Lula..mais sou a favor do fim das saidinhas..vários crimes.

  • @Oliiivii
    @Oliiivii Před 19 dny

    um número significativo de presos beneficiados pela "saidinha" (saída temporária) não retorna aos presídios no Brasil. De acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), cerca de 5% a 7% dos presos que usufruem desse benefício não retornam. Se aplicarmos esse percentual ao número de 57 mil presos, teríamos aproximadamente entre 2.850 a 3.990 presos que não voltam após a saída temporária.

  • @jeanDan
    @jeanDan Před 2 měsíci +1

    Basta olhar o exemplo de El salvador . Bukele acabou com os direitos dos criminosos e hoje é um dos países mais seguros das Américas.

  • @ivonealmeida6236
    @ivonealmeida6236 Před 6 měsíci +4

    Acorda garoto! Vcs defendem direito de BANDIDOS , e esquecem a família da vítima

    • @ogu1464
      @ogu1464 Před 6 měsíci

      pq todo crime tem vitima, o traficante de droga a vitima sao os playboy q enxe o cu de farinha e bate na namorada, aiiiiii q dó deles

  • @taizasoletti
    @taizasoletti Před 4 měsíci +6

    Como a Suzane saía na saidinha?

    • @leonardopaim277
      @leonardopaim277 Před 4 měsíci +1

      Pq antes não existia proibição para crime hediondo etc, começou a partir do pacote anticrime que foi em 2019. Porém o crime dela foi antes e ela já cumpria pena, por isso para ela não se aplicou.
      A lei penal nova, mais severa, não se aplica a fato cometido anteriormente ao seu período de vigência

  • @pedro09111992
    @pedro09111992 Před 6 měsíci +6

    Uma observação sobre quem pode sair: crime hediondo não é sinônimo de crime com resultado morte, como ele falou (4:02). Homicídio simples não é hediondo, por exemplo.

    • @edalesi
      @edalesi Před 6 měsíci +1

      Vc tem razão, porém existem tantas qualificadoras q é quase impossível cometer um homicídio simples, então praticamente todos os presos por homicídio são considerados presos por crime hediondo

    • @mairavilasboas6710
      @mairavilasboas6710 Před 5 měsíci

      Exato!

  • @pacifico4999
    @pacifico4999 Před 6 měsíci +16

    Sei lá, só sei da vendinha que foi assaltada aqui perto de casa

    • @alloncio
      @alloncio Před 6 měsíci

      melhor comentário

    • @khalira1
      @khalira1 Před 6 měsíci +1

      "a vendinha foi assaltada, precisamos de uma câmara de gás"

  • @AuripasserBonartee
    @AuripasserBonartee Před 6 měsíci +5

    Ah cara, eu estou sem paciência pra bandido. Criminalidade no Brasil está fora de controle. Não sou a favor dessas saídas não. Sempre tem um índice considerável de criminosos que não voltam. Enfim, sei que isso é uma pauta da direita, mas nesse quesito acabo concordando com eles. Acho, inclusive, que o direito à vida deveria comportar mais exceções. E, para deixar claro, essas exceções, na minha opinião, deveria ser para aqueles comprovadamente mais violentos e chefes de organizações criminosas. Sou da opinião que se as penas fossem mais rigorosas, haveria menos crime.

    • @risadaworld
      @risadaworld Před 6 měsíci

      Baseado em que essa afirmação parceiro? Tirou de onde esse "índice considerável"? Do seus sonhos?
      Fala sério parceiro, vc acha mesmo que quem comete crime hediondo tá ligando pras consequências? Pode trazer a guilhotina de volta que ainda vai ter criminalidade cara, se toca

    • @AuripasserBonartee
      @AuripasserBonartee Před 6 měsíci

      @@risadaworld ah, meu caro 5% de 1000 eu considero considerável. Vai ver como lá na China é tratada essa questão da criminalidade. Quer seguir esse caminho da esquerda podecrê, vá firme. Eu que não entro nessas. Como disse ali em cima, aumenta as penas pra ver se a criminalidade continua do mesmo jeito. Aqui no Brasil, esses chefes dessas facções criminosas ficam comandando o crime de dentro das prisões. Não desejo que seja assaltado, mas quero ver vc manter esse posicionamento se passar por uma situação de violência.

    • @AuripasserBonartee
      @AuripasserBonartee Před 6 měsíci

      @@risadaworld E vamos lá, onde vc aprendeu a dialogar? Em nenhum momento fui deselegante com ninguém aqui. Enfim, curto o Ian, tenho um viés ideológico parecido com o dele, mas não concordo com a visão dele sobre esse assunto.

    • @risadaworld
      @risadaworld Před 6 měsíci

      Mas o Ian deixa bem claro no vídeo que não interessa a opinião que a gente tem , o fato é que punir mais ou menos não altera a criminalidade. As pessoas no mundo do crime já não estão se importando com consequências, principalmente quem comete crime hediondo pô. Vê aí o tanto de caso de homem matando mulher por ciúmes, acha mesmo que esses cara tá pensando em prisão? Sem falar que encarceramento em massa só alimenta mais ainda o crime organizado, pq é mais mão de obra pronta pra ser usada. Pode acabar com a saidinha de presos em semi aberto, não vai alterar em nada a segurança, é só um placebo

    • @AuripasserBonartee
      @AuripasserBonartee Před 6 měsíci

      @@risadaworld Aí vc está falando baseado no que vc acredita. Olhe, só pra dar um exemplo, as organizações criminosas cooptam os menores de idade, por exemplo, justamente porque as penas são menores para a faixa etária entre os 15-18. Eles fazem todos esses cálculos de quanto tempo vai ser preciso um laranja pagar por exemplo. Não sei como é na China, mas acredito que lá o sistema penitenciário e o código penal sejam bem mais rigorosos que aqui. Enfim, penas brandas tornam alguns crimes muito mais convidativos. A solução para a criminalidade não passa apenas por penas mais severas, mas também por redução da desigualdade e pobreza. Enfim, já tive mais paciência nessa vida, agora, aos 40 anos na carcunda, depois de ter passado algumas situações que preferia não ter passado, acredito que a solução passa por penas mais duras sim, e acabar com essa saída aí. Que melhorem as condições dentro do presídios.

  • @tadeufurtadoalves
    @tadeufurtadoalves Před 6 měsíci +3

    Eu tenho uma antipatia por esse tipo de análise...
    Concordo com a solução apresentada, mas o que fazer enquanto não se obtém esse cenário "ideal"? Devemos soltar os presos? Não prender mais ninguém que pratica crime?
    Se a pena tem função apenas de ressocializar o que fazer com pessoas extremamente socializadas (como professores, médicos, juízes, etc.) que praticam crimes? Devemos absolvê-las e deixá-las sem pena?
    E qual a importâncias das vítimas e famílias das vítimas na análise dos crimes? A vítima não tem direito nenhum em face do Estado ao sofrer um crime? Ao abrir mão de "fazer justiça com as próprias mãos" a família não tem direito nenhum de ver o seu algoz condenado a uma pena? O filho que teve o pai assassinado terá que se contentar apenas com a "ressocialização" do algoz do seu pai, daquele que arruinou de alguma forma a sua vida?
    Eu vejo que falta também materialidade nessas análises feitas pela esquerda no quadro prisional brasileiro e quanto ao direito penal. É tudo muito idealizado... como deveria ser... a lei prevê que... mas quem de fato conhece os benefícios penais previsto na lei brasileira sabe que para alguém ser condenado a regime fechado no Brasil tem que fazer muita merda e muitas vezes... Sem falar nas cifras negras do crime (os crimes são muito maiores que os contabilizados pelas estatísticas oficiais)...
    Enquanto essa pauta não foi tratada com mais materialidade e vendo como é de fato a lei brasileira (e não como está idealizada) a direita vai nadar de braçada nessa temática...

  • @hugomartinspj
    @hugomartinspj Před 5 měsíci +2

    Grande camarada IAN, eu defendo a pena de morte para homicidas e considero os direitos humanos um conceito burgues. Um abraço!

    • @hugomartinspj
      @hugomartinspj Před 5 měsíci

      Agora ja que vivemos nesse tal Estado Democratico de Direito, pelo menos coloca mais condições nessas saídinhas, tinha que ser a exceção da exceção esse beneficio, e pelo que me parece os requisitos a serem cumpridos são tao simples que quando chega essas epocas, que eram pra ser festivas, trabalhadores das regioes mais violentas litaralmente tem que se trancar em casa e mudar sua rotina para preservar a segurança com medo da horda com indole duvidosa vagando de branco na rua. Ninguem precisa saber que dos 1000 que saem 10 aprontam, basta estar no lugar que um desses 10 ta aprontando pra entender o problema real. Alem do mais um Estado decente nao tem que ter medo da retalição que as organizações criminosas vao fazer, tem é que aproveitar a situação pra desbaratinar os caras.

  • @EduardoLanziloti
    @EduardoLanziloti Před 5 měsíci +1

    Realmente vale a pena punir mais de 95% e retirar de um direito humano mínimo que nem deveria existir. Quem sabe a praga parasitária que sao aqueles que cometem crimes sabem também que eles sempre tem opção. O elemento sempre terá opções e se o indivíduo optou por abrir mão do direito de liberdade para cometer um delito criminoso então que vá preso ou vai logo pra outro mundo e pronto mas não atrapalham quem escolhe certo todos os dias para conseguir viver. O único real problema é com aqueles que são julgados culpados sendo inocentes (seja por falta de provas, erro no sistema, incriminação, etc), que não devem sofrer o que pessoas indignas e sebosas tem que sentir na pele em um lugar que deve ser deplorável. O ser humano funciona de um jeito simples: se é prazeroso, ele vai querer de novo; se é ruim o suficiente não vai querer de novo e pode optar por algo melhor e deixar de ser um preguiçoso ou incompetente que depende de sugar o produto do trabalho alheio. Os programas de reabilitação de uma penitenciária e do governo devem ser meramente voluntários, opcionais, e o presidiário deve ser classificar perante condições para tal programa. Ele estará tendo uma opção como todos outros presos no local, mas optou por algo que o ajudará profissionalmente quando sair, recebendo também um pequeno momento de menos rigidez em troca do cumprimento de suas condições que forem impostas.
    O que eu quero dizer é que não tem que passar pano pra bandido, pois escolha tanto eles quanto nós pessoas consideradas de bem temos e se fez porcaria que seja jogado lá até talvez poder sair vivo e sem querer fazer de novo por causa do que viu e experenciou lá dentro, sendo que o que não te mata te deixa mais forte. Como tú vai fazer dentro da cadeia é com tú mesmo, e boa sorte pra não entrar em uma facção ou ter alguém pagando pra tú ficar vivo enquanto estiver lá.

  • @tnas_
    @tnas_ Před 5 měsíci +3

    Mermão, é INACREDITÁVEL uns vídeos desses kkkkk, o bolsonarismo nada de braçada no brasil e não é atoa.

  • @HellDVD
    @HellDVD Před 6 měsíci +8

    Caramba, nunca tinha visto o botão de ordenar os comentários pelos mais recentes, realmente aparece o jimo que normalmente não aparece!

  • @olpegabitencurt1779
    @olpegabitencurt1779 Před 4 měsíci +1

    Aos meus 40 anos nunca fui convidado por um policial, juiz, promotor ou seja quem for a ir para uma cadeia. Moral da história. Vai pra cadeia quem quer! Quem comte crimes! Se cometeu crime o lugar é a cadeia e ponto final!! Se tem pena é pra ser cumprida!!

  • @Anderson-ub2yf
    @Anderson-ub2yf Před 4 měsíci +2

    Tive uma arma apontada na minha cara por um cidadão que estava na sardinha.

  • @sandrasuassuna9646
    @sandrasuassuna9646 Před 5 měsíci +9

    Eu tenho 60 anos , aprendo muito com seus vídeos e uso o Tik Tok. O conhecimento Liberta. Aprender sempre. Obrigada. 🙏

    • @Azure_Plover2003
      @Azure_Plover2003 Před 4 měsíci

      Sinto muito por aparecer coisas erradas 😔

    • @user-tx8rr7ew2f
      @user-tx8rr7ew2f Před měsícem

      Vai fazer bolo ou ficar em fila de lotérica caralhokkkkkkkkk

  • @kookvanesil
    @kookvanesil Před 6 měsíci +14

    Eu fico pensando nos pobres, que não possuem nada, que são presos injustamente tendo que ficar presos por um erro de investigação, são casos raros, mas existem, como fica o psicológico desses homens? Será que eles conseguem acreditar em justiça ou se dão conta de que não tem nada mais a perder?
    Não quero justificar criminoso apenas estou tentando ter alguma empatia.

    • @TDAH125
      @TDAH125 Před 6 měsíci +1

      Casos raros?

    • @kookvanesil
      @kookvanesil Před 6 měsíci +6

      @@TDAH125 Não, eu só estava "pisando em ovos" ao escrever. Eu acredito que muitas pessoas são presas injustamente por péssima investigação e falta de recursos para contratar advogados.

    • @TDAH125
      @TDAH125 Před 6 měsíci +2

      ​@@kookvanesil ata 👍

    • @gabrielbraga3885
      @gabrielbraga3885 Před 6 měsíci +2

      ​@@kookvanesilas pessoas que você tem empatia não teriam empatia por você

    • @andresaofelipe
      @andresaofelipe Před 6 měsíci +3

      44,5 % dos presos no brasil ainda aguardam julgamento. Essas pessoas vão sim se desiludir com a justiça brasileira e têm altissimas chances de entrar para o crime organizado dentro da cadeia

  • @achoquematheus
    @achoquematheus Před 5 měsíci +3

    Eu sou de esquerda e eu acho que é muita discussão para algo que na minha cabeça é bem básico. O cara tá preso? sim. Logo, se ele está preso, deveria sair da cadeia antes do fim da pena ou por alguma medida legal? Não. É isso. É BIZARRO existir uma saidinha pro cara só visitar a família. Pra trabalhar ou estudar acho show. Como alguém comentou ali embaixo, acho o beneficio pra sociedade muito pequeno o cara sair só por sair.

    • @Anaztexia
      @Anaztexia Před 5 měsíci

      Não, você não é de esquerda. Você é um (no máximo) social democrata que tem uma visão idealista sob a criminalidade e a condição da população brasileira

    • @achoquematheus
      @achoquematheus Před 5 měsíci

      @@victorhugop8662 mas eu sou brasileiro, mano (contém ironia)

    • @achoquematheus
      @achoquematheus Před 5 měsíci

      @@victorhugop8662 que doidera, real não cheguei a ver o comentário dele

  • @josueregueira7999
    @josueregueira7999 Před 5 měsíci +3

    Parabéns ao Flávio Bolsonaro.

  • @jwylamy
    @jwylamy Před 6 měsíci +4

    Sou afavor do fim da saidinha. Mesmo sabendo que não vai diminuir a criminalidade, mas sei que bandidos usam essa saida para fazerem crimes

    • @laoni107
      @laoni107 Před 6 měsíci

      Vc assistiu o vídeo e não entendeu nada?

    • @ogu1464
      @ogu1464 Před 6 měsíci

      quantos bandido vc conhece ? quantas pessoas q foram presas q vc conhece, mas soh tem lixo aqui mds

    • @jwylamy
      @jwylamy Před 6 měsíci

      @@ogu1464 talvez não tantos bandidos como vc. Acho que isso vc tem mais propriedade.

    • @jwylamy
      @jwylamy Před 6 měsíci

      @@laoni107 Assistir, só não concordo. Tem vários crimes que são cometidos por bandidos que fazem saidinha. E se acabar com isso tira mais uma argumento da direita, e concordo com ele sobre o pleno emprego ser um grande redutor da criminalidade. Só que nós sabemos que isso não vai acontecer. Então sou a favor do fim da saidinha.

    • @kosou5297
      @kosou5297 Před 6 měsíci

      ​@@ogu1464bom é tu passador de pano