QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO MEL PARA NOSSA SAÚDE?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 09. 2024
  • As abelhas não são apenas produtoras de mel, são insetos importantíssimos para manter nosso ecossistema funcionando, pois são responsáveis pela polinização ou seja a fertilização das plantas. Sem as abelhas, com certeza passaríamos fome no mundo. A abelha uruçu (Melipona scutellaris), aquela clássica com listinhas amarelas e pretas é a que mais produz mel pelas nossas bandas, apesar de ter mais de 1,5 milhões de espécies só no Brasil. Aliás, produzimos por ano mais de 46 mil toneladas de mel.
    O mel é produzido do néctar das flores e processado pelas enzimas digestivas das abelhas. É usado desde a Antiguidade para adoçar as receitas e também por suas propriedades medicinais.
    É rico em açúcares naturais como a glicose e a frutose. Com alta concentração de carboidratos é uma ótima fonte de energia. Possui também vitamina C e minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Contém flavonoides, que são poderosos antioxidantes.
    Quais são os principais benefícios do mel para a nossa saúde?
    Aumenta a defesa imunológica por ter atividade antimicrobiana e antioxidante.
    Ajuda a eliminar o sódio através da urina, uma vez que possui zinco, ajudando a normalizar a hipertensão.
    Segundo estudos clínicos, ajuda a baixar o LDL, o mau colesterol e aumenta o HDL, o bom colesterol. Além de baixar os triglicerídeos.
    O mel é eficaz no tratamento de problemas digestivos e intestinais leves, por ter ação antiinflamatória e proteger a mucosa gástrica, além de ser um prebiótico natural.
    Alivia a tosse, segundo estudos da Universidade de Oxford, o mel aliviou os sintomas de infecções do trato respiratório superior.
    É um antidepressivo natural.
    E estudos recentes têm mostrado sua eficácia na cicatrização de ferimentos.
    Quem não pode consumir mel?
    Diabéticos podem consumir, mas com moderação, pois o mel é rico em açúcares.
    Crianças menores de 1 ano, não devem consumir mel, pois o mel pode conter pequenas quantidades esporos da bactéria Clocstridum Botulinun, causadora do botulismo infantil.
    Espero que tenha sido útil para você! Quer saber mais, fique de olho no Especial Comida de verdade faz bem pra saúde. Bigaduuuuu! Beijoca!
    Inscreva-se no meu canal no CZcams: MISTER KATS RECEITAS.
    / @misterkatsreceitas
    Ative o sininho pra receber a notificação de novas receitas, curta e compartilhe!
    E me siga também nas redes sociais @misterkats
    Curta e compartilhe!
    Bigaduuuuu!!!
    Fontes de Pesquisa:
    shre.ink/DSJv
    shre.ink/DSJu
    shre.ink/DSJh
    shre.ink/DSJj
    shre.ink/DSJ3
    shre.ink/DSJ7
    shre.ink/DSJL
    shre.ink/DSJ5
    shre.ink/DSJq
    shre.ink/DSJo
    shre.ink/DSJS
    shre.ink/DSJx
    shre.ink/DM6D
    chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/ainfo.cnptia.e...
    Referências:
    BRASIL. Ministério da Agricultura e Abastecimento. Instrução Normativa nº 11/2000. Diário Oficial da União, seção 1, p.16-17, 23/10/2000.
    BRASIL. Ministério da Agricultura e Abastecimento. Portaria nº 6/1985. Diário Oficial da União, seção 1, p.16-17, 23/10/2000.
    CRANE, E. O livro do mel. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1987.
    RODRIGUES, M.V.N. et al. Produção de xarope de açúcar invertido obrido por hidrólise heterogênea, através de planejamento experimental. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online], Campinas, v.20, n.1, Abr.2000.

Komentáře •