2001 - uma odisséia no espaço, por Isabela Boscov

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 28. 08. 2024
  • Isabela Boscov, Crítica de cinema de VEJA fala sobre 2001 - uma odisséia no espaço

Komentáře • 45

  • @rafac7384
    @rafac7384 Před rokem +16

    Um marco no cinema!!!! O verdadeiro Big Bang da ficção científica! Os efeitos são de deixar a boca aberta. Fico impressionado que o filme foi feito antes de aparelhos touch. A cena da gravidade, meus amigos, é de cair o queixo! Reverência a esse deus do cinema!

  • @VIVIX80
    @VIVIX80 Před 11 lety +19

    E a questão do monolito, seria um tipo de medidor da evolução do homem, para os criadores (ou seres mais evoluídos)...Repare que a todo momento em que aparece o monolito há uma evolução da raça.
    Primeiro o monolito na Terra, quando o ancestral do homem descobre a primeira ferramenta, depois na Lua...que seria o primeiro passo do homem para o infinito...e depois extremamente distante, mostrando que a partir dali o homem já estaria pronto pra um novo grau de evolução jamais imaginado!

  • @cesartrip
    @cesartrip Před 9 lety +11

    Concordo plenamente com Isabela Boscov... Decorrido quase 50 anos, 2001 ainda é o ápice.
    Claro, para quem está acostumado (adestrado) com o ritmo dos filmes atuais, ele é lento e de difícil compreensão. Não que as idéias sejam complexas (em resumo: o argumento é haver vida alienígena interferindo na evolução humana e o drama é haver o conflito homem x máquina). É difícil porque é propositalmente despido de verborragia explicativa.
    Só que essa anti-narração e silêncio aliada a grandiosidade visual é como ver algo gigantesco movendo-se lentamente, mas de modo firme e contínuo. É hipnótico. Como observar o Sol cruzando o horizonte.

  • @willianii1105
    @willianii1105 Před 6 lety +15

    Para aqueles que acham chato, assistam TRANSFORMERS, este está no nível de vocês.

    • @user-km4gu1is1h
      @user-km4gu1is1h Před rokem

      Só vê o primeiro porq o resto.... só bubleblee salvou a franquia

  • @ricardohf516
    @ricardohf516 Před 8 lety +2

    Agradeço sua atenção a meu comentário de 2 anos atrás. Conversei com tantos outros que já assistiram ao filme e alguns poucos resumiram o próprio comentário de maneira paralela ao que você me falou aqui. Ainda sim sei a repercussão que o filme fez influenciando outros tantos diretores, etc. Não sou cinéfilo mas já assisti e assisto MUITOS filmes de ficção e o 2001 é dentre estes o mais pesaroso de ir levando ainda que eu possa pará-lo momentaneamente, tomar um café, relaxar e voltar a assistí-lo sem nenhuma forma de pressão. A dinâmica que acontece é MUITO agonizante apesar de haver um conteúdo bastante rico do roteiro, da mensagem, porque não! É como se eu contasse uma aventura pessoal rica em informações relevantes de maneira sonolenta em tom contínuo por quase 2 hs. NINGUÉM deixaria de bocejar, dormir, se aborrecer talvez, enfim... O diretor conheço ("de olhos bem fechados", "Spartacus","medo e desejo","Barry Lindon"...etc) foi bem mais feliz nessas outras empreitadas mas o 2001 ainda para mim é O FILME MAIS CHATO tanto como ficção como filme em si que já assisti. Obrigado.

  • @slipknotsoadlps
    @slipknotsoadlps Před 10 lety +6

    Assisti ao filme, algumas vezes. Tirei minhas conclusões, li a respeito, li que Stanley Kubrick deixou as explicações mais fracas e apostou mais no visual, achei que você iria comentar sobre o filme em si, queria ver outros pontos de vista, mas tudo bem. "Kubrick decidiu fazer seu filme mais críptico e enigmático ao manter o diálogo e as explicações específicas no minímo." wiki.

  • @RobertaTMS_
    @RobertaTMS_ Před 14 lety +4

    Amo, amo, amo e amo esse filme!

  • @souariano
    @souariano Před 12 lety +7

    2001 é uma obra que dificilmente será superada. É completa em sí mesma tanto como estética quanto filosoficamente. Sendo assim, dispensa continuações. Não é necessário. O que tentaram fazer com 2010, o ano que fizemos contato, é um exemplo claro de um ato de vandalismo cinematográfico. É como se alguém jogasse uma lata de tinta em um quadro de Da Vinci.

  • @Offttrap
    @Offttrap Před 12 lety +1

    Relevantes observações, mas a Isabela não contou nada sobre o enredo. Talvez nem precise, o próprio filme não dá explicações mais detalhadas sobre o que se passa, deixando nossa imaginação fluir...

  • @dahfshx
    @dahfshx Před 15 lety +2

    um dos melhores filmes que já vi...

  • @soniovie
    @soniovie Před rokem

    Chegando aqui depois de ver a Mãe da crítica de cinema no Dia Cast e ter ido assistir esse filme lindo e enigmático o mais rápido que pude. O que eu poderia dizer, assistir esse filme foi como - tomar fôlego antes de um mergulho e me perder na beleza do oceano -.

  • @Rayyssa0
    @Rayyssa0 Před rokem

    Kubric foi esperto, lançou um filme enigmático e visualmente impressionante, fez o que gosta de fazer sem se comprometer à dar mais explicações narrativas, foi aclamado, e deixou a explicação pro livro que foi lançando seis meses depois e escrito em conjunto com Alan C. Clarke, um gênio mesmo, se o telespectador achar chato a culpa é toda e exclusiva dele kkakkkk

  • @VIVIX80
    @VIVIX80 Před 11 lety +2

    Bom...sei que faz um ano do seu comentário, ou mais, mas o filme é pra ser lento mesmo.
    Me parece que isso foi propositalmente feito para passar a idéia da lentidão da evolução humana...apesar de perto da evolução do universo nossa evolução ser muito acelerada, para nós que vivemos o dia-a-dia, tal evolução é praticamente imperceptível.
    Além das cenas dos astronautas também nos passarem a real idéia de ser tudo difícil, trabalhoso e muito LENTO.
    Esse filme quanto mais se assiste mais se gosta!

    • @danielv261
      @danielv261 Před měsícem

      Essa é a estetica do kubrick. Ele sempre faz filmes mais contemplativos e de caminhar lento. É a marca dele

  • @hitch1hiker
    @hitch1hiker Před 11 lety +1

    ........sobre....... Filmes como por ex Pretty woman,Terminator,The Hitcher,Basic Instinct etc etc por favor.Para terminar uma pequena correção a Isabela Boscov HAL9000 le-se (ále) e não ALL (ole) . ALL somos todos nós, passo o pleonasmo............

  • @lucasdiniz000
    @lucasdiniz000 Před 12 lety +2

    Cara acho que se vc é fã vc é fã Eu sou fã do Kubrick Por ele abordar temas filosóficos e sociais de uma forma genial Vc vem aqui pra criticar ?! Ta querendo atenção !!! Estude mais cinema !!!

  • @denisaragao4094
    @denisaragao4094 Před 5 lety +1

    Não falou nada sobre o enredo do filme.

  • @VIVIX80
    @VIVIX80 Před 11 lety +1

    E pronto talvez para o conhecimento de sua origem...

  • @hitch1hiker
    @hitch1hiker Před 11 lety +1

    Impressionante estes "criticos" da Veja, conseguem fazer uma coleção de 50 filmes de varias categorias do cinema mundial,e o que sai para o publico resume-se a 48 filmes (alguns de valor muito discutivel) interpretados em Ingles (E.U.A / REINO UNIDO / AUSTRALIA) 1 em Espanhol e 1 Japones. Não sei qual foi o vosso criterio mas incidir o cinema ao norte do continente Americano é muito redutor,e sendo voces criticos Brasileiros e não incluirem nenhum filme nacional diz muita da vossa opinião sobre

    • @danielv261
      @danielv261 Před měsícem

      Provavelmente, o motivo da cinemateca ter mais filmes americanos foi a questão de conseguir os direitos do filme. Filmes fora de Hollywood sao extremamente difíceis de conseguir contratos

    • @danielv261
      @danielv261 Před měsícem +1

      A Isabela vê filme do mundo inteiro e ela já citou vários filmes estrangeiros no top 10, Kurosawa, etc

  • @ricardohf516
    @ricardohf516 Před 10 lety +21

    Francamente Isabela, já assisti esse filme em 3 oportunidades de minha vida. Nos anos 80 e dias atrás. Na época dormi nas duas primeiras vezes mas dessa vez não! Compreendo que na época que foi rodado (1968) havíam limitações técnicas, o futuro ainda não estava bem definido com relação ao que temos hoje e tal. Mas hoje com melhor cognição e cultura assiti tentando ver o que eu não havia visto das anteriores vezes. Mas agora concluo que esse filme tem boa criatividade, fotografia e só. Só mesmo! Acredito que é o filme mais CHATO que eu já vi. Devagar, sonolento, sem ápice, música clássica pouco apropriada por ser tão repetitiva em várias partes do filme, confuso no montante... Nem sei mais que palavras usar para definir tanta chatice. Até duvido que voce tenha gostado! Talvez seu comentário era para parecer cult ou outra bobagem qualquer para seu amigos lhe terem como intelectual ou coisa parecida. Ei pessoal o filme é uma PORCARIA a la Kubrick...francamente!

    • @jeanroccam2946
      @jeanroccam2946 Před 10 lety +6

      Ótimo comentário, esse filme pode ser um marco no que se trata de efeitos especiais e até mesmo nessa ideia de ter sido lançado junto com o livro. Em relação a história é chato pra cacete, aquelas cenas intermináveis que você pode até tirar um cochilo que não perde
      nada, e um final sem sentido algum. Talvez o livro faça algum sentido, mas quanto a isso não posso falar, não cheguei a ler.

    • @AlefVendramim
      @AlefVendramim Před 9 lety +2

      vi ele hj e passei metade do filme pulando ele de dez em dez segundos kkk tem muitas cenas chatas mesmo! (SPOILER) e no começo do filme fica 3 minutos em tela preta com uma musica tocando (SPOILER)

    • @arthurhayalla6861
      @arthurhayalla6861 Před 8 lety +11

      +Alef Vendramim É justamente ai que você não consegue enxergar o roteiro sendo mostrado. Os 3 minutos de tela preta com um ruído similar de quando o monolito aparece no filme quer dizer que o telespectador está diante a um monolito e prestes a evoluir de alguma forma depois daquela experiência. Essa é uma opinião minha e acho que Kubrick sempre vai preencher todos os espaços de um filme.

    • @espectro87
      @espectro87 Před 7 lety +4

      Ricardo H F Se é burro heim tiozão, ta acostumado com filmes tipo transformers é por isso que ta falando borracha aqui.

    • @sobreoqueeugosto4700
      @sobreoqueeugosto4700 Před 6 lety

      Arthur Hayalla boa análise. Eu mesmo que considero 2001 o melhor filme de todos os tempos, já tinha dito que tudo no filme foi posto por um motivo. Mas nunca tinha chegado à essa conclusão sobre os 3 minutos de tela preta.

  • @larissaah
    @larissaah Před rokem

    Acabei de asisstir :)

  • @irenebarbosademoura4126

    👏👏

  • @flaviomotta2539
    @flaviomotta2539 Před 2 lety

    um clássico