Independência cívica ou militar? |

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 09. 2024
  • 7 de setembro é uma festa cívica ou militar?
    É cívica, conforme a tradição republicana de bem comemorar com a população nas ruas. Infelizmente, porém, há um bom tempo, ela tem sido comemorada como evento militar. Mais exatamente desde 1972, época em que a ditadura militar se preparava para celebrar 150 anos da independência. Essa era uma época dura, em que os generais estavam matando, torturando e sequestrando não só simbolicamente, mas na realidade.
    Nessa época, a ditadura tentou fazer de d. Pedro um militar e do regime uma espécie de revolução; o que não era. Esse foi mesmo um golpe dado em 1964 e que tirou os direitos dos brasileiros e brasileiras até 1985.
    E a mesma manipulação histórica tem sido feita agora, em 2022, com o governo Bolsonaro tentando fazer um paralelo entre a figura do presidente e a do primeiro imperador. Bolsonaro estaria dando um “golpe da legalidade”, lutando pela nossa independência e soberania, como d Pedro. Nada disso faz sentido. Golpe é golpe, e Jair tem dado golpes a cada dia, desde janeiro de 2019, e com isso atacado instituições democráticas num atentado à nossa liberdade. Não o contrário. O 7 de setembro precisa ser uma celebração cívica, e propiciar uma reflexão cidadã sobre a nossa nacionalidade.
    História não é bengala de salvação ou pretexto para a recondução à presidência. Tampouco serve de justificativa para golpe. Tentar manipular a história, contando uma narrativa militar - como se d. Pedro fosse uma espécie de general do nosso exército - não passa de uma tentativa - mais uma - de sequestrar nossa Independência.
    O 7 de setembro, mais do que uma efeméride, deveria ser um espaço de reflexão na luta pela autonomia, soberania e liberdade de nosso país. O resto é pura tentativa de edulcorar o passado e tentar manipulá-lo para que faça sentido no presente. Um certo presente. Não aquele em que vivemos mas o que Bolsonaro gostaria de nos impor: goela abaixo. Outubro chega já já!
    Site: www.liliaschwar...
    Facebook: / liliaschwarcz
    Instagram: @liliaschwarcz
    Solicitação de palestras (envie o máximo de informações, como data, hora e tema): liliaschwarcz@baioque.com.br
    Conheça algumas palestras da professora Lili aqui: www.slideshare...
    Realização: Baioque Conteúdo | www.baioque.com.br

Komentáře • 16