Luiz Piçarra - Noite de Luar

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 09. 2024
  • Esta gravação data de 1951 e pertence ao disco de 78 R.P.M. intitulado "Luiz Piçarra - Noite de Luar", disco editado pela marca "Melodia", etiqueta da editora "Rádio Triunfo, Lda" do Porto, disco onde Luiz Piçarra, acompanhado pela guitarra de Casimiro Ramos, pela viola de Castro Mota e pela Orquestra Típica Portuguesa, dirigida por Belo Marques, interpreta duas canções da autoria de Manuela Câncio Reis, que são a canção "Fiandeira" e este fado de Coimbra intitulado "Noite de Luar". Esta canção foi uma das primeiras canções que Luiz Piçarra interpretou na Emissora Nacional como "Tenor Official" da estação, pertencentes ao seu reportório próprio, e o disco era um dos mais ouvidos na Emissora Nacional, sendo o fado interpretado por mais cançonetista da estação. Por acaso, a Emissora Nacional possuía uma gravação deste fado mas interpretado por outro cançonetista e sómente à guitarra e à viola, mas com outra letra diferente. Este fado foi estreado aos microfones desta estação, no programa "Hora de Variedades", realizado no dia 18 de Dezembro de 1943, no sábado, em cujo programa colaboraram os cançonetistas Julieta de Castro, Clarita Novais, Regina Correia, e o estreante Júlio Pinto, a pisnista Beatriz de Sousa Santos, e a Orquestra de Variedades da Emissora Nacional, dirigida pelo maestro Fernando de Carvalho. Neste programa, Luiz Piçarra também cantou a ária de ópera "Matinnata" de Leoncavallo.

Komentáře • 8

  • @mariadoceu5611
    @mariadoceu5611 Před 6 lety +1

    Grande Picarra e linda música . ABRAÇÃO. CESÁRIO.

  • @rodriguesyvonne7122
    @rodriguesyvonne7122 Před 4 lety +1

    Linda.Musica..VOZZZZ..Maravilhosa..Obrigado. Felicidades..🍃🌹🍃🍀🍃🎄🍃

  • @fotosjsanto1495
    @fotosjsanto1495 Před 3 lety

    Esta canção bem cantada por L. Piçarra, não é um antigo fado de Coimbra ?

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  Před 3 lety

      Não é, não. É uma música original da autoria de MANUELA CÂNCIO REIS, escrita propositadamente para a ORQUESTRA LIGEIRA DA EMISSORA NACIONAL, dirigida por TAVARES BELO, no ano de 1943, e foi criada pela voz de Armando Ferreira, acompanhado pelos seguintes instrumentos: 1º Clarinete / 1º Trombeta / 1º Trombone / 1º Violino A.B.C.D. / 2º Trombeta / 2º Trombone / 3º Trombeta / 3º Trombone / Bateria de jazz / Contrabaixo / Partitura / Piano / Saxofone contralto / Saxofone tenor / Violoncelo.

    • @fotosjsanto1495
      @fotosjsanto1495 Před 3 lety +1

      @@RDZ-RadioDifusaoZonofone Tem razão. A minha dúvida foi pelo facto de ter ouvido esta mesma melodia num disco de 45 rpm dos anos 70 pelo então estudante de Coimbra , Manuel Branquinho.

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  Před 3 lety

      @@fotosjsanto1495 Ah! Compreendo perfeitamente. Muito obrigado.