História da arte II - Pgm 18 - Arte bizantina: espiritualidade e esplendor celestial - parte 3

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 20. 08. 2024
  • História da arte II - Pgm 18 - Arte bizantina: espiritualidade e esplendor celestial - parte 3
    A arte bizantina não tem a finalidade de representar o sofrimento de Cristo. O objetivo principal é mostrar aos fiéis o esplendor celestial, representado no interior das igrejas com decorações magníficas. Neste programa, o professor José Leonardo do Nascimento, da Unesp de São Paulo, conta a história do Império Bizantino e analisa os principais ícones da arte bizantina. Ele mostra as características da pintura, dos mosaicos, a presença de figuras bidimensionais e o significado das cores. E também fala dos símbolos do Império Bizantino, como Igreja de Santa Sofia, na Turquia, e os mosaicos bizantinos das igrejas de Ravena, na Itália.

Komentáře • 6

  • @yurilsaps
    @yurilsaps Před 10 lety +22

    essa iniciativa da univesp foi a melhor coisa q se fez pela educação publica desde a década de 50!

  • @zoraidesesana2547
    @zoraidesesana2547 Před 10 lety +9

    O professor é simplesmente um Doutor. é muito bom!!!

  • @wendelfreitastutti9459

    Apenas no presente momento ,tenho as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio tanto chamado CZcams ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado e consideração aos idealizadores.
    A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal

  • @paris5988
    @paris5988 Před 9 lety +7

    Merci infiniment; INICIATIVA INCRIVEL, OBRIGADAAAAAAA

  • @thorbrandao6854
    @thorbrandao6854 Před 10 lety +5

    muito bom!!!!!!!!!!!!!

  • @micheldolagoamaro8306
    @micheldolagoamaro8306 Před 9 lety +9

    Visitei a Turquia em 2008 e em 2010, conheci Hagya Sophie, lá os ícones foram cobertos com estuque, após a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos. Com a ocidentalização promovida por Kemal Ataturk, ela se tornou museu e com isso, parte do estuque foi retirada, revelando maravilhosos ícones que se encontravam abaixo. Também estive em Ravenna e é impossível não se lembrar de Hagya Sophie ali estando. Vale à pena conhecer.