INSATISFEITO COMO VIDEOMAKER

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 4. 09. 2024

Komentáře • 33

  • @silvakaioagv
    @silvakaioagv Před měsícem +5

    mano, eu tenho 7 anos de carreira, ja fiz trabalhos nacionais, internacionais e muita coisa bacana. Quando voce falou sobre 2020 pra ca com essa velocidade das entregas e as cópias, é exatamente isso que me desmotivou... e hoje eu presto servico pra uma empresa que e simplesmente por dinheiro, nao tem aquele fogo e paixao e os autorais que eu gostava tanto de fazer, nao faco, sao 7 anos sem férias, porque tenho empresa.. a oportunidade que eu tenho de nao ligar a camera, eu nao ligo.

    • @ItaloFortes
      @ItaloFortes  Před měsícem +1

      Caramba cara, isso é complicado mano, não deixa isso evoluir não irmão... Quando tive uma crise de ansiedade foi nesse mesmo estilo de serviço... Investe um pouco em apreciar alguns filmes, algo artístico da nossa área... Ou também faz algo fora para desopilar, porque é bucha levar dessa forma no longo prazo

  • @falacomlibo
    @falacomlibo Před měsícem

    Cara, te conheci através de um grande amigo que é da área, e que me ensina todos os dias e ontem a gente estava falando sobre essas coisas, valeu muito apenas assistir esse video. Faça mais abordando esses assuntos! Parabéns! ganhou mais um inscrito!

    • @ItaloFortes
      @ItaloFortes  Před měsícem

      Po fico feliz de ler isso mano... Seja muito bem-vindo. E que aqui você pode ter utilidade no meu conteúdo desse canal! Abraço

  • @williambrito1278
    @williambrito1278 Před měsícem +2

    Olá, Ítalo. Tudo bem?
    Estou aqui acompanhando o que você está trazendo para nós.
    Bom, realmente é um tópico muito importante. Acredito que a maioria das pessoas que vivem de arte já passaram, estão passando ou passarão por esse dilema.
    Gostaria de contribuir com você e convidar as pessoas a trazerem também suas opiniões, que com certeza serão de grande valia.
    Já trabalho com edição há um bom tempo, mais de 25 anos. Já trabalhei muito com publicidade e hoje estou mais focado em vídeos institucionais e, de vez em quando, em algumas publicidades.
    Na época em que meu trabalho estava 100% voltado para a publicidade, era uma loucura. Muitos jobs e pouco tempo para pensar. Era uma máquina de produzir vídeos para os mais variados tipos de clientes. Havia vídeos bons e vídeos medianos.
    A qualidade final variava de acordo com o cliente. E, nesse tempo, esses clientes tinham algo em comum: eles queriam o melhor vídeo para seus negócios.
    E por que eles buscavam qualidade? Era um tempo em que os locais de divulgação eram poucos e caros. Eles não iriam investir em mídia para colocar qualquer coisa. Quando falo qualquer coisa, não me refiro apenas à parte técnica do audiovisual, mas também à qualidade da criação, que antes era normalmente feita fora da produtora.
    Onde quero chegar? Bem... Estamos atravessando agora uma grande mudança. Hoje, consumimos mídias na palma das nossas mãos e ainda podemos escolher como e quando queremos vê-las.
    É uma grande oportunidade de crescer financeiramente? Sim, mas como você apontou bem: precisamos usar outras habilidades além da arte. E com essa rapidez de consumo, o empobrecimento cultural das pessoas (estou me incluindo aqui), pessoas que ficam entediadas com 3 segundos de vídeo e já partem para outro, pode ter certeza de que a arte passa a ser um fator quase opcional.
    Não culpo empresas que estão vendo isso e conseguem se sair bem nessa nova forma de produção audiovisual. Até porque elas precisam fazer isso para não deixarem de existir.
    Até mesmo grandes empresas de cinema e streaming estão fazendo ctrl-c/ctrl-v há um tempinho. As audiências estão tão fragmentadas que, para os negócios seguirem tendo lucros, o negócio é fazer o feijão com arroz com algum temperinho que não seja muito diferente.
    E por pior que isso seja, se a gente quiser sobreviver e pagar as contas, é pegar esse bonde.
    E a arte, onde fica?
    Acho que você tem a resposta quando diz que começou a sentir tesão por usar sua arte na confecção dos seus vídeos para o canal.
    Isso é ótimo e, se isso te faz bem, continue. Use a sua arte para projetos mais autorais, não necessariamente para vídeos técnicos.
    Faça um roteiro, sozinho ou com amigos, e veja o que você pode fazer para tornar isso uma realização pessoal.
    Se gostar, comece a entender o mundo dos editais a fundo para tentar viabilizar um pontapé inicial para suas produções.
    Irmão, eu entendo demais o seu ponto de vista. E fico feliz por você ter a maturidade de estar enxergando isso, muitos não conseguem.
    Parabéns pelo seu trabalho aqui no CZcams. Ele faz a diferença para muita gente.
    E não fique preocupado, fique alegre, pois você está tendo discernimento do que está acontecendo. São muitas mudanças que não temos controle, mas precisamos estar atentos para onde o mundo está indo.
    Abração.

    • @ItaloFortes
      @ItaloFortes  Před měsícem +2

      Fala William, obrigado pelo seu comentário mano. Muito bom ver diferentes perspectivas aqui e principalmente de alguém da área... Concordo plenamente com a sua colocação, principalmente tanto sobre as empresas precisarem seguir esse ritmo e modelo de produção, como concordo com você sobre a questão artística. Estou me organizando para em breve fazer alguma produção para editais, achei interessante alguns que vi... Agora só me falta planejar. Mais uma vez, obrigado pelo seu comentário e obrigado por acompanhar aqui o meu conteúdo 🙏🏻

  • @RobertoFontenelle
    @RobertoFontenelle Před měsícem +1

    Muito boa a sua reflexão! Sucesso!!!

  • @Stiffzera
    @Stiffzera Před měsícem +1

    Muito verdade.
    A gente faz tanto pelos outros, que pela gente mesmo não faz. Ai a chama vai se apagando.
    Recentemente passei por isso. Um cliente pediu tanta coisa nada a ver no video, que me senti muito desvalorizado. Mas é ele quem paga... No final, ele é o diretor do video dele. Eu só estou lá executando.
    Por fim cheguei a essa mesma conclusão. Tenho que fazer mais projetos autorais, que me deem orgulho. Que eu consiga por na tela tudo q eu pensei. E estou prosseguindo com isso.

    • @ItaloFortes
      @ItaloFortes  Před měsícem

      Projeto pessoal salva demais a sanidade mental nesses momentos!

  • @josuelvideo
    @josuelvideo Před měsícem +3

    O que eu vejo hoje em dia é que os novos profissionais já entram só pensando no dinheiro, a galera vende "ganhe dinheiro produzindo vídeos", "ser videomaker é muito fácil", e o que mais vejo são "profissionais" que não fazem composição, não sabem triângulo de exposição, não tem tanto a parte criativa, só imita um influencer, e tá focado em só fazer o dinheiro, e provavelmente vão porque hoje em dia o vídeo não precisa ser bom se as pessoas só vão ver 10 segundos dele, e isso eu to vendo de uma forma bastante frustrante, mas é o mercado né, o que podemos fazer 😅

    • @ItaloFortes
      @ItaloFortes  Před měsícem +1

      Trabalhei pra um influenciar grande do mercado financeiro, (na verdade a mulher dele) o vídeo que me pediram pra editar tinha que ser feito em 20 minutos porque tinha que postar logo... Total falta de organização, gera uma ansiedade absurda. Fiz o job e larguei fora... Pouco me importa a influência deles se vai me custar sanidade mental

  • @ORonyOficial
    @ORonyOficial Před měsícem

    Cara, muito importante a reflexão, real e verdadeira... Realmente eu preferi parar praticamente bastante por causa do "minar" os ganhos com novos equipamentos quase a cada 6 meses, não estamos tendo tempo de aproveitar e curtir o equipamento e jaá lançaram umas outras 4 versões. Obvio q ngm acompanha 100%, mas frustra vc comprar um DJI e gastar um balurdio e nos próximos 6/8 meses já se foi boa parte em uma desvalorização.
    São varios pontos que acaba desanimando, agr essa dica aí é valiosa pra n deixar morrer o sentimento bom do saber.

    • @ItaloFortes
      @ItaloFortes  Před měsícem

      @@ORonyOficial esse é um ponto que desmotiva mesmo mano... Nível de depreciação diante de vários lançamentos em curto prazo.

  • @DavidCassolato
    @DavidCassolato Před měsícem

    Entendo bem cara. Mais ou menos a 12 anos tbm na área. Comcei na fotografia e depois migrei pro vídeo. As vezes o básico é o que garante o sustento da familia porém o lado artistico, como vc comentou criando coisas próprias, é uma excelente dica pra não deixar de lado as vzes aquilo que a gente tanto esperava no começo da produção de vídeo. Sucesso man

    • @ItaloFortes
      @ItaloFortes  Před měsícem +1

      Justamente cara. Bom ver que não é só eu que vejo isso acontecer no nosso meio, obrigado pelo seu comentário 🙏🏻

  • @Kevin.Passos
    @Kevin.Passos Před měsícem +2

    Papo super importante, se sentir não satisfeito com o seu trabalho, por não poder entregar o que você estudou é muito frustrante, por isso é importante investir em projetos autorais para até que você se destaque dos demais que também estão fazendo o feijão com arroz

  • @canalalbinoabreu
    @canalalbinoabreu Před měsícem +1

    É como você disse, desenvolver projetos pessoais, é uma ótima forma de manter a chama do artista acesa. É onde você tem total liberdade e tempo para implementar a sua ideia da melhor forma possível, sem muita preocupação com o resultado e sim na execução do processo. Que apesar de provavelmente não te trazer dinheiro, mas te trará satisfação, e isso é uma baita injeção de ânimo! Boa sorte a todos! Abraço o/

    • @ItaloFortes
      @ItaloFortes  Před měsícem +1

      com toda certeza irmão. Que venhamos sempre manter a chama acesa que nos fez começar nessa área! Abração!

  • @NardelliFilmesOficial
    @NardelliFilmesOficial Před měsícem +1

    é isso, infelizmente hoje aqui estou eu buscando uma vaga CLT , porque cansei

  • @viniciosmarcucci6553
    @viniciosmarcucci6553 Před měsícem +1

    Acho que uma solução legal pra isso é trazer um sócio com foco no comercial, sei que não é o ideal pra todo mundo, mas eu sei o quão mal faz pra gente deixar de lado essa parte artística do nosso trabalho, pois o serviço deixa de ter aquele prazer que a gente buscava, claro que, trabalho no fim das contas é trabalho, mas seria gratificante ter projetos e serviços que dessem orgulho de ver.
    O mercado está mudando muito, mas eu ainda acho que existe muitas formas de se destacar com um vídeo bem elaborado e mais artístico, mas como estava falando, você vai precisar de alguém no comercial pra vc tirar essa pressão das costas, vai fluir melhor sabendo que vc tem alguém pra cuidar disso, prospecção, venda, indicação, etc.
    Como qualquer trabalho, não é um mar de rosas e tá tudo bem! Um negócio que aprendi é que, muitas vezes nós vamos precisar de ajuda para crescer, tanto pessoalmente, quanto profissionamlente. Não ache que você vai dar conta de tudo, é instustentável no longo prazo, mas cuidado! Eu não estou falando pra trazer qualquer um pra uma sociedade, precisa ser bem pensado.

    • @ItaloFortes
      @ItaloFortes  Před měsícem

      Ótima colocação, o único problema pra mim é que eu vejo poucas sociedades dando certo no longo prazo (e óbvio, as que deram hoje é um sucesso) por isso já recusei algumas propostas 🥲

  • @MisterNerdigamer
    @MisterNerdigamer Před měsícem +1

    Desde 2016 junho estudando e sendo entusiasta até hoje não entrei de fato no setor, desde 2019 com consultoria e outros setores fiz meu workflow dos sonhos com outras fontes, e o que eu percebo é que à galera se torna escravo de correr atrás de qualquer forma pra evoluir o equipamento mas esquece de gestão de conhecimentos, e outro reclamando de mercado por conta de concorrência e acredito que tanto fotografo , filmmaker ou vídeo maker sinto uma falta de apreço e flow de continuidade de padrões mínimos, demora na entrega, falta de auto análise, sem revisão de processos mais eficientes e esse loop ocorre com todos, pois pra muitos investir em marca pessoal vem da tal timidez de dar as caras de verdade! Setup xt4 e gfx100s no set e já lucrei alto com cursos interno então acredito que seja de cada um pensar em levar a frente pra depois lucrar de verdade.

  • @BenitoRizzioficial
    @BenitoRizzioficial Před měsícem

    Salveee mano beleza? Te ser sincero… parece que eu comecei a viver essa semana!!
    Sério eu saia de uma edição e caia em outras 3 e sempre meio sem grana só trabalhando e sem tempo pra família lazer…. Tava sufocadissimo por trabalho de vídeo, até que então finalizei tudo e não penso mais em editar vídeos, somente fotos ou se cobrar um valor bom que me faça ter vontade de editar pq pra mim não valia mais a pena pelos finais de passados na frente da tela do pc….
    E ainda conciliar isso com um emprego CLT tava tenso agora esperar o que vai vir e fazer valer a pena cada segundo trabalhando nisso!

    • @ItaloFortes
      @ItaloFortes  Před měsícem

      Fala Benito, tudo belezinha cara e aí? Sei bem como é irmão, a última vez que me aconteceu isso eu tive uma crise de ansiedade, foi tenso.

  • @dudúfernando11
    @dudúfernando11 Před měsícem

    Chega sendo um pouco complicado e aborrecido ainda mais pra nós videomaker que pertencemos a uma empresa de audiovisual. Sempre que realizo um Job sinto que só fui usado como uma ferramenta, é sempre mesma coisa. mas gostei da ideia de ter que realizar trabalhos individuais acho que irei implementar para a minha routine. Thanks pelo talk, valeu apena

    • @ItaloFortes
      @ItaloFortes  Před měsícem

      É libertador fazer projetos pessoais no quesito saúde mental. Para mim sempre foi algo bom que inclusive contribui para minha criatividade

  • @rodrigoindalencio9897
    @rodrigoindalencio9897 Před měsícem

    Ola bom dia irmão. Antes de começar a vender estipule um planejamento de entrega tipo 9 dias ou 15. Tu não vai demorar este tempo todo . Antes de começar o projeto inicie na venda com uma entrada metade . É um exemplo de 50 % do adiantamento. Assim você tem uma garantia antes de gastar energia com pessoas ou clientes que não tem boa fé. Assim tu se proteger. Eu fazia assim.

    • @ItaloFortes
      @ItaloFortes  Před měsícem +1

      Obrigado pelo seu comentário. Sim, os pagamentos aqui são feitos dessa forma, 50/50

    • @christophergouveia7631
      @christophergouveia7631 Před měsícem +2

      Isso foi um despertar pra mim. Em dezembro eu decidi sair da CLT, e embarcar de vez na carreira de fotógrafo, e aqui onde moro (Rondônia) é tudo um pouco diferente do resto do país em questão de preço e etc. Recebi 3 calotes e só agora no 3° eu percebi que estava fazendo errado em não ter um SINAL, uma entrada algo assim, o primeiro foi um ensaio masculino, o cara não pagou, o segundo um ensaio feminino, e agr o 3° um ensaio de casamento. Isso eu não esperava, o casal receber todas fotos, ainda mais na realidade e qualidade de material que eu vivo hoje na fotografia, jamais deveria ter entregado o material editado sem antes ter recebido, simplesmente não respondem as mensagens no whatsapp muito menos dão retorno sobre as fotos e etc. Minhas expectativas eram altas sobre começar a encarar essa vida esse começo de ano, sabia que não seria fácil, mas parece mesmo que eu fui o escolhido do mundo pra ser metralhado em erros, em decisões erradas, em clientes errados, em tudo parecer conspirar para que de errado

    • @BenitoRizzioficial
      @BenitoRizzioficial Před měsícem

      Capaz mano, Não pense isso, se você já teve os clientes já eh metade do serviço garantido, porém eu não entrego mais nada nada mesmo sem o pagamento completo, nem trabalho mais com 50/50 mas agora só você focar e receber certinho que consegue bastante trabalho! Assim espero 🙏🏼❤️