Origem e Evolução das BOLAS DE FUTEBOL

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 08. 2024
  • Quando Charles Miller trouxe a primeira bola de futebol para o Brasil no ano de 1894, as bolas não eram como as que conhecemos hoje. Nesse vídeo vamos ver como elas surgiram e quais materiais eram utilizados nas primeiras bolas de futebol.
    As bolas que são usadas em competições e até as que compramos para brincar são resultados de muitos séculos de evolução e pesquisas. Vamos descobrir quem foi o responsável por tudo isso e como a redonda veio para dentro das nossas casas.
    As primeiras bolas foram inventadas pelos chineses em meados do século IV a.C. Um governante chinês usou raízes duras, que juntas formavam um objeto esférico. Ele apresentou a bola ao povo e logo caiu nas graças. Essa foi a primeira bola registrada da história. Porém, como ela era feita de raízes, os povos antigos apenas ficavam passando-a de uma mão para outra. Porque imagine só como seria chutar uma bola feita com raízes, deveria machucar.
    Anos mais tarde, depois que o futebol foi reinventado pelos ingleses e se tornou popular, eles precisaram aperfeiçoar o que viria a ser o principal equipamento do esporte. Foi aí que passaram a investir e pesquisar novas maneiras de deixar a bola de futebol mais leve.
    A primeira bola, foi feita em 1863. Era marrom com cordões, feita de couro curtido(chamada também por “capotão”) e a câmara de ar, uma bexiga de boi. Bem antiga e pesada, esta bola, apesar de sofrer muitas evoluções, ainda não estava perfeita. O grande problema dela, além do duro cordão que machucava os atletas, era quando chovia: o couro absorvia muita água chegando a pesar o dobro do normal.
    Na primeira Copa do Mundo, houve divergência sobre qual bola usar. E o motivo se deu pelos protagonistas da grande final - Argentina e Uruguai, contudo, nesta época, cada seleção estava treinando e jogando com seus modelos específicos de bola.
    Os hermanos argentinos jogavam com a bola modelo Tiento, e a equipe celeste usava a bola Modelo-T. Os argentinos alegavam que a bola deles era menor e mais leve que a dos uruguaios, o que era verdade. Mas a diferença de tamanho era tão pequena que era imperceptível. Mas mesmo assim eles continuaram a debater e chegaram a um veredito: A final da Copa de 1930 foi disputada com as duas bolas. Em cada tempo foi usada uma bola.
    E a história é bem bacana: No primeiro tempo, com a bola argentina, os hermanos venceram por 2 a 1. Já no segundo tempo da partida, o Uruguai venceu por 3 a 2. No fim, o Uruguai sagrou-se como o primeiro campeão mundial.
    Porém, na Copa do Mundo de 1958, a bola ainda era feita de couro, mas esta já não tinha mais os cordões. Ela continuava absorvendo água e ficando muito pesada. No final dos anos 60, indo para 1970, as bolas finalmente receberam a impermeabilidade e mais borracha. Assim, não ficariam pesadas e quicariam mais.
    Nos anos 80 a bola deixou de ser fabricada com couro animal para ser feita inteira com material sintético. Com isso, as bolas não ficavam deformadas com os chutes e passaram a durar bem mais do que o habitual.
    A fabricação atual conta com os polímeros. Este usado para deixar a bola de futebol mais leve, junto com o látex. A introdução do poliuretano aconteceu no ano de 1994, ano em que o Brasil foi campeão mundial para cima da Itália.
    Já em 2004 uma grande evolução para as bolas aconteceu: elas passaram a receber uma ligação térmica na região das costuras, deixando-as ainda mais leves e 100% impermeáveis. A nova tecnologia foi usada na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.
    Isso ocorreu após muitas pesquisas e estudos. Os pesquisadores colocaram lado a lado os modelos novos “sem costuras” e os mais tradicionais. O resultado foi óbvio, as bolas passaram a ser feitas de uma única maneira, ao menos em competições oficiais.
    A Adidas, fornecedora do material esportivo das Copas do Mundo e UEFA Champions League, passou a usar as bolas sem a costura em todas as suas competições, caindo na graça do povo. Se hoje temos uma bola ultratecnológica, devemos muito aos chineses com sua bola de raiz e aos ingleses que se empenharam e levaram a sério esse esporte apaixonante.

Komentáře • 1

  • @helbermartins355
    @helbermartins355 Před rokem

    Hoje a bola é o brinquedo mais popular em todo mundo. As crianças desde pequenas já querem brincar com a bola.