TRAUMA E TRANSTORNO DO ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT)

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 3. 08. 2024
  • Algumas experiências podem ser traumáticas, como participar de uma guerra, ser vítima de um desastre natural ou de algum tipo de violência. Mas o que determina se uma situação como essas será traumática pra alguém? E quais podem ser as consequências de passar por uma situação traumática? Nó vídeo de hoje, falaremos um pouco sobre o que sabemos atualmente acerca do trauma.
    Agradecimento especial aos nossos apoiadores no Patreon e no APOIA.SE:
    Patreon
    Uriel Marx
    Felipe Álex
    Gustavo Temple
    Jose Caetano
    Rubens Snebur
    Cláudio Toma
    Apoia.se
    Carlos Henrique Oliveira
    Elisangela De Moura Gonçalves
    Fernanda Gonçalves
    Pedro Da Rocha Figueiredo
    Se gostou do vídeo, curta, compartilhe e inscreva-se no nosso canal! Siga as páginas do Minutos Psíquicos nas redes sociais para acompanhar os próximos vídeos e falar com a gente:
    Facebook: / minutospsiquicos
    Twitter: / minutopsiquicos
    Google+: plus.google.com/b/10169651676...
    Conheça a Loja Psíquica:
    www.loja.minutospsiquicos.com/
    Saiba como nos ajudar a expandir o canal e concorrer a ilustrações dos vídeos no nosso Patreon:
    / minutospsiquicos
    Você também pode apoiar o nosso canal no APOIA.se! Veja mais informações aqui: apoia.se/minutospsiquicos
    Roteiro e narração: André Rabelo (scienceblogs.com.br/socialmente/)
    Edição: Pedro Costa (www.columbabsb.com)
    Ilustração: Pedro Tavares (Chicão) ( pfranciscota...)
    Música: Caio Antunes ( / caioantunesguitarra )
    Gostou? Clique aqui para fazer uma doação para nós:
    sites.google.com/site/andrelz...
    Para ver nossas referências e mais informações sobre o tema do vídeo, acesse: scienceblogs.com.br/socialmente/

Komentáře • 581

  • @guilimoni
    @guilimoni Před 7 lety +853

    O foda é quando o trauma não é tão óbvio (um assalto, uma morte)... Aí a pessoa nem acha que tem trauma...

    • @a_sarahguerreiro
      @a_sarahguerreiro Před 7 lety +82

      Acredite, Guilherme, às vezes é obvio para os outros (quando a pessoa traumatizada conta sua história, por exemplo), mas , para a pessoa que passou pelo trauma, não é obvio. Passei por uma série de violência sexual na minha vida, mas só hoje (2017), sei que aquilo era uma violência e só hoje sei que aquilo me deixou traumatizada. OLha que louco!

    • @a_sarahguerreiro
      @a_sarahguerreiro Před 4 lety +26

      @ツDIREITA eu penso assim: não é todo mundo que consegue sair bem depois de traumas, algumas pessoas simplesmente fritam, depois dessa experimentação ; mas os que sobrevivem, os que encaram seus problemas até que eles não doam mais, esses saem com uma visão de mundo muito mais bem embasada, mais empatia e preparada pra lidar com novas questões que aparecem pela vida. Costumo dizer que precisei surtar pra não fritar.

    • @leonardomaia3180
      @leonardomaia3180 Před 4 lety +23

      @@a_sarahguerreiro Eu passei por abusos sexuais e só consegui entender isso quase 16 anos depois com a psicoterapia, o meu abusador me manipulou de tal forma para eu achar que eu também queria aquilo. Só depois de entender isso eu consegui me livrar da angústia que sentia, mas ainda não não consigo ter uma vida plena.

    • @alinechaves2031
      @alinechaves2031 Před 4 lety +10

      Sei bem como é, meu trauma foi sofrer um aborto espontâneo e eu não achava tão "grave" quanto a assédio (seja qual for), ameaças (físicas ou verbais) e situações de risco a vida

    • @a_sarahguerreiro
      @a_sarahguerreiro Před 4 lety +17

      @@leonardomaia3180 o fdp que fez isso cmg tbm me manipulou MT. Ele fazia eu acreditar que aquilo era o melhor que iria acontecer cmg, que eu tinha que "aproveitar". Eu não sei lidar com o fato de que nada aconteceu a ele, ele segue uma vida plena e tá tudo bem. Vez ou outra eu surto, choro MT e sinto uma solidão que não tá na história. Mas fazer o que. Adotei 2 gatos. Hihi

  • @litaamora4386
    @litaamora4386 Před 4 lety +284

    Eu vivo tendo flashbacks de momentos ruins da minha vida, desde a infancia ate hj e eles me dxam mt ansiosa e agoniada pq eh nao controlo. Eh como se minha mente abrisse um pop up sozinha e essas lembrancas vem. Hj tenho 32 anos e a 5 eu vivo com esses flashbacks.

    • @vitaotalarico6952
      @vitaotalarico6952 Před 3 lety +3

      Vc é incrivel🥰🥰🥰🥰

    • @SmasherZIsBased888
      @SmasherZIsBased888 Před 3 lety +6

      Existem pessoas que ferem e matam outras por causa do tept

    • @Gabriel-ej8up
      @Gabriel-ej8up Před 3 lety +12

      Quando você sentir que o surto tá vindo, respira fundo e prende o ar nos pulmões por uns 4 segundos, ou menos, ou mais que isso. Com o tempo você vai aprender a controlar isso, boa sorte amigo.

    • @pescadordealmas77
      @pescadordealmas77 Před 3 lety +4

      Alucinações ou só lembranças involuntárias?

    • @stefaniste3997
      @stefaniste3997 Před 2 lety

      Quando vc tem esses flasbacks, vc sente o que sentiu no passado?

  • @robertoesteticaartemodacos8109

    foda! o pior é perder a mãe quando criança e ter um pai ausente e tomar porrada de todo mundo!

  • @marjorieteipelfauri
    @marjorieteipelfauri Před 2 lety +131

    o meu trauma é bem estranho, mas atrapalha minha vida TODOS os dias.
    quando eu tinha 7 anos, meus pais, eu e meu irmão (de 2 anos na época) estávamos assistindo um filme na sala de casa, até aí tudo bem, o problema foi quando minha mãe pediu pro meu irmão ir buscar uma vassoura (a lavanderia ficava do lado de fora de casa, tinha que dar toda a volta), ele foi, mas percebemos que tava demorando muito, até que fomos olhar lá fora e encontramos a vassoura caída no chaõ, e nenhum sinal do meu irmão (relembrando, ele tinha só 2 anos de idade). começamos a procurar por todo canto, chamamos nossos vizinhos, parentes e até a poílicia pra ajudar a procurar ele. cerca de 10 minutos depois, todo mundo já tava louco procurando a criança, eu e minha mãe estávamos chorando desesperadamente, meu pai tava mais branco que papel, até que um carro preto chegou e estacionou na frente de casa. de lá saiu o meu irmão, bem feliz, e o dono do carro resolveu abaixar o vidro. era meu tio, ele disse que tava passando pela
    nossa casa e viu meu irmão sozinho ali na frente, daí levou ele pra dar uma voltinha de carro.
    depois disso, cada vez que eu perdia meu irmão de vista, ia correndo atrás pra saber onde ele ia. hoje já tenho 15 anos, e ontem mesmo eu tive uma crise de ansiedade porque ele tava demorando muito pra voltar pra casa (tava andando de bicicleta e demorou mais de 1 hora pra voltar, e moramos numa cidade pequena, nem tem tudo isso de espaço pra andar de bicicleta), passei mais de meia hora chorando e gritando, andando de um lado pra outro na minha casa. eu não consigo superar, to indo na psicóloga, mas mesmo assim não consigo curar esse trauma, não sei mais o que fazer.

    • @coringaomtloko
      @coringaomtloko Před rokem +1

      espero que voce supere isso, mas acredito que va demorar MUITO pra superar com psicologo

    • @Melissa-dl7we
      @Melissa-dl7we Před 9 měsíci +1

      Nossa moça já tava esperando um fim triste, nossa que susto, imagino sempre lembra msm, mas q tu possa uma hra se recuperar desse trauma

  • @maripdelf
    @maripdelf Před 2 lety +75

    Sofri bullying desde pequena. Ainda nova, tive que conviver com uma outra criança que era obcecada por mim. Ninguém o impedia, afinal, era "bonitinho" ver que uma criança gostava da outra. "Dentunça", "magrela", "a mais feia da sala", esses eram os adjetivos que me classificaram durante um tempo. Cresci, e quanto mais eu crescia, mais o bullying me estraçalhava. Não compartilhei com ninguém, engoli quieta tudo o que pudia, pois não tinha ninguém que eu me sentisse bem para dizer tantas coisas. Odiava tirar fotos. Anos mais tarde escutei piadinhas sem graça, me validando por minhas características externas. Era o alvo de risos na sala. Beeeem depois, escutei: "se alguém fosse se matar por ser bonito ou feio, você já estaria morta". Mas me afastei? Não! Achava que só assim poderia ser incluída em algo, sendo humilhada diariamente. Eu odiei meu período escolar inteiro. Só me adaptei ao Ensino Médio. Sempre tento fazer algo e validar o que fiz com a aprovação dos outros, tudo devido a minha infância de merda. Ansiedade, depressão, estresse, dor psicossomática, TOC, fobia social e outras fobias, esses são alguns dos meus problemas.
    Crianças podem ser más, mas não adianta: são reflexos dos seus pais. Elas não aprendem a odiar com pessoas de fora do seu convívio social, elas aprendem em casa. Pessoas feridas ferem outras.

    • @maripdelf
      @maripdelf Před 2 lety +1

      @Nemobr10 Olá! 👋🏼
      Do fundo do meu coração, espero que você se cure e fique bem.
      Hoje em dia, consigo lidar melhor com todo o meu passado após iniciar na terapia. Observei que, em meu passado, as pessoas que convivi não eram melhores que eu por serem "bonitas", "populares", ou algo semelhante. É um processo gradativo, mas que liberta a nossa alma da escravidão do mundo.

    • @antoniamota7153
      @antoniamota7153 Před 2 lety +1

      verdade. Meus primos menores sempre vieram com essas coisas , " minha namorada" ... eu entendia tudo de boa , mas as vezes eu nao gostava
      principalmente porque os meninos adoram me abracar
      pense em algo constrangedork

    • @SadPest
      @SadPest Před rokem +2

      vc basicamente falou tudo oque eu passei e se fosse fácil esquecer tais coisas nós continuaríamos vivendo normalmente mas essas coisas sempre voltam a perturbar..

    • @maripdelf
      @maripdelf Před rokem +2

      @@SadPest Nas minhas redes sociais não uso foto. Prefiro usar um fundo com algum tipo de cor ou com o ícone que o próprio aplicativo der. Mesmo com o tempo, ainda tenho minhas inseguranças bastante presentes no dia a dia. É muito triste ver como a nossa infância molda, basicamente, toda a nossa vida. Viver acaba se tornando cansativo.

    • @SadPest
      @SadPest Před rokem +2

      @@maripdelf entra no meu insta pelo meu canal podemos conversar se quiser, faço músicas e quero ajudar as pessoas através delas, pelo seu comentário consegui achar as palavras que não tava encontrando é noi tenha uma ótima noite e saiba que vai ficar tudo bem sz

  • @let95
    @let95 Před 3 lety +83

    Meu pai tentou me matar há dois anos atrás, desenvolvi ansiedade, tdah, tic nervoso, sem contar que tenho adenoide, tireóide e asma, minha primeira crise foi 3 dias depois do acontecido e eu estava com meu namorado, senti que iria morrer a qualquer momento e eu só queria ar pra respirar, demorei um bom tempo pra ir ao psicólogo e quando finalmente fui a psicóloga tratou o meu caso como uma reação pós traumática, algo que eu já sabia e só. Enfim, quero que tudo isso passe, não quero ser vista como a menininha coitada com problemas, dificilmente conto pra alguém sobre essas coisas por não ser tecnicamente diagnosticada mas a minha falta de foco e vontade de dormir o dia inteiro, eu morreria sem pensar duas vezes e eu me seguro pra não fazer besteira porque eu sei que no fundo eu posso controlar isso e ser feliz porque eu sou mais do que merecedora disso. Assim como você também pode.

    • @sussurro.7
      @sussurro.7 Před 3 lety +8

      Letícia, você é muito forte, e não é nada coitade. Suas dores são válidas e importantes, não esqueça

    • @evelynoliveira5727
      @evelynoliveira5727 Před 2 lety +3

      Você é muito forte meu anjo, não se preocupe que tudo ira ficar bem, seu relato só mostra o quão incrível você é, por ter suportado tudo isso e ainda está lutando contra a depressão, eu tb sofri grande parte da minha vida com rinite e demartite atopoca crônica, então eu sei o quando isso dói e dificulta sua vida, não posso nem imaginar como é ter sido quase morta pelo seu próprio pai, meu relacionamento com meus pais é conturbado mas não chega a isso e sinto muitissimo por não poder te dá um abraço e disser wue tá tudo bem mas lembre-se que vc é incrível e sempre vai ter alguém te amando *mesmo pela internet rs*

    • @ibinkyz
      @ibinkyz Před 2 lety +4

      tdah não se desenvolve

    • @waves5902
      @waves5902 Před 2 lety

      @@ibinkyz Ela deve ter tentado dizer que tem TDAH e desenvolveu o resto

    • @Kinnie69
      @Kinnie69 Před rokem +1

      Sei que o meu comentário pode ser um pouco insensível mas,
      Porque o seu pai tentou te matar ?...

  • @joannesophiavasconcelos3036
    @joannesophiavasconcelos3036 Před 4 lety +137

    Morar com a família do meu marido foi pior q ir pra guerra,me gerou um trauma psicológico horrível.Nunca fui tão humilhada e mal tratada.

    • @deyvdgustavo5389
      @deyvdgustavo5389 Před 3 lety +16

      Pior q a guerra já é dms

    • @putinvladimir9512
      @putinvladimir9512 Před 3 lety +5

      @@deyvdgustavo5389 cala a boca cara, você não sabe o que é sofrer? Quero ver se um dia você se cagar na frente de um monte de gente, vai preferir levar um tiro do que ser humilhado.

    • @deyvdgustavo5389
      @deyvdgustavo5389 Před 3 lety +5

      @@putinvladimir9512 Kkkklkkkk tu acha q é pior que guerra? Ficar vendo seus amigos mortos todos os dias? Voltar todo deformado sem rosto? se você acha,pode se achar um belo de um idiota,nunca sofri? Kkkk porfavor,acha que nunca fui humilhado? vc é um IDIOTA.

    • @putinvladimir9512
      @putinvladimir9512 Před 3 lety +1

      @@deyvdgustavo5389 Você diminui a expressão de dor dos outros, idiota é a condição mental na qual você está no momento, afinal não saber dialogar com educação já mostra isso, engraçado que gente do seu tipo mal consegue conversar olhando nos olhos quando se sente ameaçado, covarde?

    • @deyvdgustavo5389
      @deyvdgustavo5389 Před 3 lety +12

      @@putinvladimir9512 Diminuir dor dos outros? Quando? Oque ela disse é a mesma coisa que você cortar o dedo,e falar que perdeu o braço,você defende isso,ou seja,você precisa de ajudinhas.

  • @sara2ninfa
    @sara2ninfa Před rokem +17

    Nossa exatamente isso, meu pai era um monstro na minha infância e adolescência extremamente agressivo, descontrolado e surtado e egoísta… não romantizem pais abusivos! brigada pelo vídeo

  • @guerreirodas6flores441
    @guerreirodas6flores441 Před 3 lety +24

    Façam um vídeo sobre dicas para superar o trauma.
    Por favor.

  • @fatimadeluzie
    @fatimadeluzie Před 2 lety +46

    O trauma pode ser causado também por um relacionamento tóxico e abusivo com um narcisista ou psicopata.

    • @lindayedasoares2475
      @lindayedasoares2475 Před 4 měsíci

      Percebi q tô com esse trauma depois de tentar me relacionar com outra pessoa, qualquer coisinha já me lembrava tudo oq eu tinha passado e eu começava a ter crises de ansiedade por isso vim saber mais sobre...

    • @ceuhayd1094
      @ceuhayd1094 Před 2 měsíci

      meu caso, hoje, quase 7 anos depois, isso me atrapalha muito no meu dia-a-dia

  • @Day7santana
    @Day7santana Před 7 lety +75

    Acabei de estudar isso na Faculdade. Fantástico! Esse canal tem me ajudado muito! ❤

  • @samyasilva6490
    @samyasilva6490 Před 7 lety +129

    Façam sobre bullying sz As pessoas tem uma mania de ver o o bullying como algo besta, só uma brincadeira ou xingamento de vez enquando, mas não é bem assim né ;-;

    • @OhRamos
      @OhRamos Před 3 lety +14

      Aí quando você reclama é mimimi...

    • @_cucpacke_
      @_cucpacke_ Před 3 lety +1

      @@OhRamos ah cala boca e deixa a mina '-'

    • @sussurro.7
      @sussurro.7 Před 3 lety +6

      @@_cucpacke_ Ile na verdade tava concordando-

    • @christianosilvacapucho7448
      @christianosilvacapucho7448 Před 2 lety +5

      por isso minha cabeca ta fudida

    • @btwayan-fr2rr
      @btwayan-fr2rr Před 2 lety +1

      @@_cucpacke_ ué a pessoa tá concordando dksjak

  • @Soldudar
    @Soldudar Před 3 lety +17

    Apesar de eu ter passado por muitas coisas difíceis em minha vida, sempre tentei encara-los de forma resiliente... Ha 5 meses perdi uma pessoa que eu amava muito para o suicídio, e desde então, eu não consigo esquecer os dias antes e o que eu passei depois do que aconteceu. É muito difícil seguir em frente com essa dor me consumindo por dentro, tento de todas as formas esquecer o sentimento que senti quando recebi a noticia... mas foi um trauma que parece que é impossível tirar de mim, mesmo eu entendendo que foi a escolha da pessoa e que eu não poderia ter feito nada ali, eu ainda sinto muito por não ter dito nada aquele dia, e não ter ele aqui pra dizer o quanto eu o amo. Espero um dia aprender a conviver com toda essa dor...

  • @ichigo_7154
    @ichigo_7154 Před rokem +19

    Você que esta lendo isso que Deus abençoe, Entregue todo o medo e traumas a Deus ele pode curar vocês. 😀

  • @lucascamargo5761
    @lucascamargo5761 Před 7 lety +130

    tenho trauma do meu passado como pessoa até hoje

  • @evy3805
    @evy3805 Před rokem +4

    Eu não fui pra guerra de verdade, mas vivenciei a guerra extremamente violenta, física e verbal de parentes a longo prazo, basicamente nasci nesse ambiente e hj eu sei que ainda tenho muita dificuldade de lidar com pessoas e coisas normalmente, eu já sou casada e moro com meu marido e me sinto melhor estando com alguém que me compreende e que me ajudou a evoluir um pouco mais principalmente

  • @aikkahani3425
    @aikkahani3425 Před 6 lety +111

    Tenho o trauma de falar... desde criança eu tinha dificuldades em ter diálogos.. fui chamada de chata pelos meus colegas na escola... excluída por isso. Em casa acontecia o seguinte: meus pais Nao conversavam comigo e Nao saiam comigo pra lugar nenhum.. cresci dentro de casa e por isso n sabia conversar... quando eu tentava conversar com meus pais eles sempre mandavam eu calar a boca pq so falava besteira e etc.. com isso eu fui ficando com medo de falar... comecei a evitar falar com qualquer pessoa... hoje eu ainda sou a mesma coisa... uma chata que n sabe conversar pq n tenho experiência e as poucqs que tive foi mt dolorosas pra mim... hj tenho 20 anos, n terminei os estudos pq n conseguia ficar dentro da escola...
    Não saio de casa a mais de 1 ano. Não sei como superar isso :( eu ainda sonho com tudo que eu ja passei na escola e com meus pais... n sei o que fazer

    • @yasminmartins2975
      @yasminmartins2975 Před 5 lety +6

      Te entendo. Você tem como procurar auxílio na sua cidade? Geralmente, em universidades públicas psicólogos cobram preços baixos e dependendo da situação financeira da pessoa, pode nem cobrar pelas consultas. Espero que você esteja melhor. Também têm anos que mal saio de casa, mas são por questões sociais e pessoais. Tive traumas envolvendo pessoas e situações específicas. Então, só saio de casa pra trabalho, curso, às vezes ir ao mercado (pior coisa, além de ter que ficar andando na rua), enfim. Coisas bem básicas que, se pudesse, só ficaria em casa.

    • @deyvdgustavo5389
      @deyvdgustavo5389 Před 3 lety +1

      Triste

    • @OhRamos
      @OhRamos Před 3 lety +8

      Sei como é, ser chamado de chato só pq está triste. Infelizmente não podem te ver de cara feia que já te julgam de mal educado e chato, pq é mais fácil isso do que usar a P0RRA do cérebro 🧠 pra entender a situação do outro

    • @helicorreia4851
      @helicorreia4851 Před 2 lety +2

      Acho que depois de ler isso eu fiquei mais grato por ser bem cuidado por meus pais...

    • @pocahontaspocahontas1346
      @pocahontaspocahontas1346 Před 2 lety +6

      E quem disse que pra ser legal precisa de um monte de histórias? Alguém bem chato fez você acreditar nisso... Aprenda uma coisa, as pessoas mal resolvidas sempre irão criticar os outros:
      1) Pelo físico: se está magro, deve estar doente, está magro demais; se está gordo, é relaxado fora de forma; se é maromado é fútil, vulgar, etc
      2) Condições Financeiras: se é rico é besta, nojento, vazio; se é pobre dizem que não tem classe, etc
      3) Religião
      4) Personalidade, etc
      Logo, não ligue pra essa pessoa imbecil (normalmente, que adoram se autoafirmar em grupinhos). Existem várias pessoas iguais à você, que não saem muito de casa e que são bem legais. Gente legal, não faz o que esse grupinho fez com você. Será que não tentou colar com o grupo errado? Um grande abraço pra você e saiba que a hora que vc tirar essas coisas que botaram na sua cabeça, você terá muitas histórias com pessoas legais de verdade.

  • @anaalves692
    @anaalves692 Před 7 lety +131

    Melhor canal 💕 nunca parem com ele 💕

  • @thaizlopez
    @thaizlopez Před 7 lety +12

    Que vídeo lindo e bem explicativo. Tive um trauma terrível de assalto no ano de 2014. Ele mudou minha vida (pra pior). Mudou meu jeito de pensar, me relacionar, minha forma de enxergar o mundo e as pessoas.
    Fiquei avessa a terapia quando ouvi a frase "você tem que ser forte", eu só não conseguia ser. Precisava ser respeitada naquele momento.

  • @marcelolupatini5553
    @marcelolupatini5553 Před 3 lety +9

    Obrigado pelo vídeo. Foi bem esclarecedor. Acho que realmente tenho um certo trauma, pois ainda hoje, 8 anos depois, ainda não consigo ter uma vida plena por causa dele. É como se a minha raiz estivesse estragada. A raiz de quem eu sou, a minha essência mais profunda, estivesse estragada. Acho que pra lidar com isso é só com psicoterapia.

  • @thefox3507
    @thefox3507 Před 2 lety +8

    Meu trauma aconteceu quando tinha 11 ,na escola eu sofria bullyng ,porém ,a escola me negligenciou ,resultando em um excesso de raiva ,onde eu avançei em um aluno que fazia bullyng ,depois disso a escola me expulsou ,porém ,até hoje não consigo lidar com brincadeiras de mau gosto ou rejeições ,odeio aqueles infelizes que fizeram isso.

  • @mariaaparecidaventura4019
    @mariaaparecidaventura4019 Před 7 lety +92

    vi minha mãe tentar se matar na minha frente, isso faz uns 6 a 7 meses e sintouma agonia muito chata desde que isso aconteceu, tenho muito medo de ser problema psicologico,nunca senti nd assim

    • @gersonmacedo178
      @gersonmacedo178 Před 7 lety

      up

    • @canal_sem_nome2153
      @canal_sem_nome2153 Před 5 lety +7

      Nossa fiquei surpreso com isso pq sua mãe se mataria ? Ela tem problema psicológico ou algo pergunta pra ela leva ela pro psicólogo ou algo assim pra tratar tenta acalmar ela 😥

    • @sussurro.7
      @sussurro.7 Před 3 lety +3

      Nossa, eu sinto muito. Se você e sua mãe puderem, é muito bom procurar um profissional

    • @PauloHenrique-lb3xz
      @PauloHenrique-lb3xz Před 2 lety

      Olá, um homem que meu pai conhece presenciou sua mãe "morrendo" se suicidando com veneno!!! Trágico... 🌑

    • @waves5902
      @waves5902 Před 2 lety

      @@PauloHenrique-lb3xz que porra????

  • @danielefreitas3613
    @danielefreitas3613 Před 2 lety +8

    Sinto muito p quem passou por algum trauma.

  • @bobydemileto3098
    @bobydemileto3098 Před 6 lety +80

    0:00
    O hominho ali da esquerda me deu pena e uma vontade de chorar, sei que é só um desenhinho, mas tipo... Né ;-;

  • @iRafaelkr
    @iRafaelkr Před 2 lety +17

    0:52 as consequências do trauma tendem a ser piores quando ele é causado por uma pessoa próxima de maneira repetida e cruel
    Nessa hora eu me lembrei, dei uma segurada, e quase chorei

  • @putinvladimir9512
    @putinvladimir9512 Před 3 lety +6

    eu vi uma rapaz que eu conhecia sendo assassinado e isso fodeu minha mente, é foda demais ninguem entende e isso parece que amplifica esse estrago, me afundei nos games, na violência afim de tentar ficar mais forte para em defemder... é incrivel como um momento pode te fuder pra vida toda isso ocorreu aos meus 15 anos tenho 22 e ainda ta complicado, fiz terapia por 1 ano mas parece que as vezes piora porque fazem umas perguntas muito ruins vc relembra tudo e foda A Psicoterapia foi o que mais me ajudou.

    • @gminemaster7805
      @gminemaster7805 Před 2 lety

      É foda mn Sempre que essas coisas que passam na tv acontece com vc ninguem acredita ta vontade de morrer

  • @caiokaroba9295
    @caiokaroba9295 Před 7 lety +9

    Aprendo muito com este canal. Um dos pontos fortes, para mim, é o quão integrado o tema é tratado. Vocês trazem dados que realmente abordam a trindade clássica do BioPsicoSocial. Muito bom.

  • @luckasedinadamic4320
    @luckasedinadamic4320 Před 2 lety +12

    Eu tenho trauma de interação em publico por conta de algo terrível que aconteceu comigo. Desenvolvi ansiedade e fobia social. Conversar com alguém me gera medo e tensão, e falar em publico, eu evito.

    • @Sun-God2
      @Sun-God2 Před 2 lety +6

      Eu também tenho ansiedade social :( eu fico tremendo e suado,andando pra lá e pra cá quando estou em público
      Até hoje não sei o que me levou a ter isso,só sei que eu tenho

    • @senpaidosfluxo7373
      @senpaidosfluxo7373 Před 2 lety +1

      No meu caso eu ficava sozinho no intervalo da escola e muitos ficavam me olhando, hoje não saio de casa nem tenho amigos

  • @grazitur
    @grazitur Před 5 lety +11

    Chorei litros com esse vídeo. Obrigada por publicar!

  • @hart5641
    @hart5641 Před 7 lety

    Muito bom, muito importante isso. Obrigada.

  • @AmandaGomesbookgirl
    @AmandaGomesbookgirl Před 7 lety +3

    Sem dúvidas esse é meu canal favorito sobre esse tipo de assunto ❤️

  • @lucasbf4835
    @lucasbf4835 Před 7 lety +15

    tema: vícios de um modo geral (Só uma idéia mais acho que ia ficar bem legal )

  • @marcosbarcelos6979
    @marcosbarcelos6979 Před 5 lety

    Amo esse canal

  • @britineyaguero283
    @britineyaguero283 Před 7 lety +24

    Poderiam fazer um vídeo sobre alucinações auditivas e visuais? Tenho depressão Psicótica e estou passando por isso, queria saber como tentar me acalmar no momento da crise.
    Espero por uma resposta ^^ Grata pela atenção!

  • @BrenoLimaTv
    @BrenoLimaTv Před 2 lety +1

    obrigado pela aula ♥

  • @fernandofront007
    @fernandofront007 Před 6 měsíci +2

    Tenho 33 anos e sofro de um trauma de extorsão. Desenvolvi depressão , ansiedade, medo e pânico. Não consigo trabalhar e estudar, estou sob ajuda da família.
    É terrível!

  • @TANDYNHO
    @TANDYNHO Před 7 lety +12

    MELHOR CANAL DO CZcams ESSA VOZ CLARA E OBJETIVA👬👭👫👪

    • @minutospsiquicos
      @minutospsiquicos  Před 7 lety +3

      obrigado pelo feedback!!! Que bom que você gosta do canal :)

  • @TRAJETOCRUZ
    @TRAJETOCRUZ Před 3 lety

    Muito bom!!!!!

  • @viniciusvasques7376
    @viniciusvasques7376 Před 7 lety +4

    fui diagnosticado com transtorno dissociativo e acompanho há um tempo o canal, seria interessante um vídeo sobre histeria. Ótimo canal! Sucesso!

  • @beatriznascimento4332
    @beatriznascimento4332 Před rokem +2

    Muito bem explicado!Eu as vezes tenho vontade de pular da Ponte. Eu luto contra o Babadook há 12 anos.

  • @analuisa-hc4oz
    @analuisa-hc4oz Před 7 lety +14

    Vocês poderiam fazer um vídeo falando sobre irritabilidade, por favor?
    inclusive, ótimo vídeo!

  • @RedDragoon123
    @RedDragoon123 Před 4 lety +149

    Queria saber ... quando vc relembra do que vc passou de ruim na escola atualmente é considerado trauma ? Sempre quando eu lembro que eu era zuado durante quase todo meu período escolar no fundamental eu fico triste e ás vezes choro por isso e nao me sinto bem
    Obs: tenho 21 anos

    • @kitkath1636
      @kitkath1636 Před 4 lety +1

      Acho que sim

    • @vitaotalarico6952
      @vitaotalarico6952 Před 3 lety +4

      Depende, se vc lembra mas fica so um pouquinho triste então n é nada

    • @lutas4427
      @lutas4427 Před 3 lety +9

      fui humilhado numa sala de aula ate a professora fazia bully comigo

    • @Taturo_Marok
      @Taturo_Marok Před 3 lety +8

      Na sala de aula ja fui agredido com livros na cabeça, e a professora quis expulsar um "demonio" de dentro de mim, eu tinha 8 anos e nunca me esqueci disso desde então, hoje tenho 22.

    • @sussurro.7
      @sussurro.7 Před 3 lety +1

      @@Taturo_Marok Meu pai, sinto muito. Recomendo que procure apoio psicológico profissional

  • @canal_sem_nome2153
    @canal_sem_nome2153 Před 5 lety +12

    Tenho trauma de carro vou explicar melhor:
    Quando eu tinha 11 anos (ainda tenho) eu estava voltando da escola na minha bike eu tava de boa andando estava bem perto de casa aí eu fui atravessar a esquina e o carro tinha brecado (pq tinha uma placa de pare aí o carro que tinha que para nao eu) aí eu pensei "hum deve ta esperando eu passar" eu fui bem devagarzinho passar mas quando eu tava bem no meio da esquina o carro começou a andar e nos últimos segundos de vida eu tentei dar a volta mas vi que era tarde demais o carro veio com tudo pra cima de mim derrubou eu junto com a minha bike cai e senti uma forte dor no peito e tava vermelhão minha perna da direita eu mau sentia de tanta dor chegou uma multidão de gente e ficou me olhando tinha uma médica que estava lá perto e foi me examinar...
    ...
    Depois disso tudo eu ainda tenho trauma de ser atropelado e aquela mulher que tinha me atropelado era mãe do dentista na onde eu ia 😑

  • @marcikele3312
    @marcikele3312 Před 7 lety

    melhor explicação 💕

  • @pakku..4326
    @pakku..4326 Před 7 lety +69

    da pra vocês falarem da gagueira, tenho isso desde criança

    • @minutospsiquicos
      @minutospsiquicos  Před 7 lety +22

      valeu pela sugestão!!!

    • @AmandaGomesbookgirl
      @AmandaGomesbookgirl Před 7 lety +4

      Gabriel Vieira já procurou um fonoaudiólogo que use a abordagem Neurolinguista?

    • @pakku..4326
      @pakku..4326 Před 7 lety +7

      Amanda Gomes​ já fui em uma fonoaudiologia quando criança, falava as palavras errado, como coxinha saia tochinha kjkk, hoje eu tô indo no psicologo, tá ajudando aos poucos

    • @ummeninomitoso3766
      @ummeninomitoso3766 Před 7 lety +2

      Gabriel Vieira Boa sorte nisso,acho que só o portador sabe o quão sofrivel é. Tbm tenho desde criança mas sei controlar hoje em dia mas não deixa de ser chatinho quando estou meio desestabilizado emocionalmente. Não devia existir gagueira infantil,é um inferno,a criança sofre demais pra idade dela... Pelomenos no meu caso foi assim. Enfim,melhoras pra ti!

    • @pakku..4326
      @pakku..4326 Před 7 lety

      Um menino Mitoso vlw :P

  • @tiagoeleoterio8643
    @tiagoeleoterio8643 Před 5 měsíci +2

    Pior disso tudo é a despersonalização e a desrealização 😞

  • @liromaromba1065
    @liromaromba1065 Před 2 lety +2

    Eu fazia ginástica rítmica, e passei por muita coisa lá... Sofri muito, fui rejeitada, eu treinava muito dava meu máximo, e mesmo assim, nunca estava bom, fiquei frustada, antes de praticar ginástica, eu praticava outros esportes, sempre gostei disso, mas depois de passar por tanta coisa naquele lugar fiquei um bom tempo parada, eu não queria fazer nada, por que eu lembrava disso, ai em 2019 (isso aconteceu em 2016) eu resolvi dar uma chance pro atletismo, e me encontrei nesse esporte, esse esporte incrível me curou daquele trauma terrível, mas ainda hoje tenho resquícios do que aconteceu, desenvolvi ansiedade e fobia social, mas o atletismo está me curando disso também, aos poucos.

  • @anaalmeida3450
    @anaalmeida3450 Před 7 lety +62

    mesmo que a pessoa não tenha sofrido uma violência física e sim coisas como exclusão social é possível ela ter trauma disso?

  • @rodrigoappendino
    @rodrigoappendino Před 7 lety +170

    Uma vez eu fui pra Ucrânia e um cara ameaçou me matar. Desde então eu fiquei com traumatismo ucraniano.

  • @DarkLinkort
    @DarkLinkort Před 7 lety +76

    passei a vida toda na escola sofrendo bullyng psicologico,mais o ensino médio inteiro.Seria possível eu ter trauma psicologico?pq passou um tempo que eu era exatamente como o vídeo mostrou porem hoje acho que consegui superar grande parte desse trauma.Não sei se é por causa disso que hoje tenho poucos amigos.Os melhores porem poucos

    • @jey-jeyd1363
      @jey-jeyd1363 Před 4 lety +12

      @@pauloryan7039 ridículo

    • @ursopolardigital5349
      @ursopolardigital5349 Před 4 lety +11

      @@pauloryan7039 Vc é trouxa? Sem respeito do caralho.

    • @JR-dx9df
      @JR-dx9df Před 4 lety +5

      Vc vai ficar bem, sorria amigo pense q seus problemas são pequenos e logo serão remediados o tempo irá te curar, isso ñ é nada perto do q outras pessoas passaram, eu mesmo tenho temperamento explosivo devido meus traumas de família, cotidiano, social, infância, minhas emoções são conflituosas sou frio, introspectivo, quase ñ tenho esperança na humanidade e nem na minha família, a cada dia sinto q estou morrendo por dentro, só restando meu ódio e minha raiva intensa, Mas sei q um dia terei paz com tempo tudo se vai até a tristeza e raiva, um dia todos nós encontraremos a redenção.

    • @JR-dx9df
      @JR-dx9df Před 4 lety +5

      @@pauloryan7039 vc gosta gosta de provocar as pessoas né kkkkkk
      Pq ñ provoca alguém como eu pessoalmente, aposto q ñ fará duas vezes. 😂😂😂😂

    • @marcosbarcelos6979
      @marcosbarcelos6979 Před 4 lety +1

      Cara, eu tbm paasei por isso tbm..É horrivel as lembranças, sem falar no ódio das pessoas que fizeram mau..

  • @enos9792
    @enos9792 Před 4 lety +8

    Meu trauma é algo que eu presenciei, eu não durmo direito, eu só vivo pensando nisso.

  • @supermadness3929
    @supermadness3929 Před 3 lety +4

    Eu levava tapa na cabeça todo dia na escola ,eu era abusado psicologicamente... Hoje eu bato a cabeça na parede toda vez que algo da errado..

  • @kore7059
    @kore7059 Před 6 lety +1

    vocês poderiam fazer sobre crises de Ansiedade, eu queria saber mais sobre

  • @pfipfipfi1
    @pfipfipfi1 Před 7 lety +1

    amo vocês

  • @joaovitordallalana5215
    @joaovitordallalana5215 Před 3 lety +4

    Acho que desenvolvi um trauma após uma briga com meu pai, que levou a uma situação de quase morte
    me identifico com os sintomas apresentados no vídeo, e principalmente não consigo formar muito bem linhas de raciocínio
    Estou fazendo terapia, mas ainda não consigo nem falar direito sobre o evento que aconteceu, pois toda a manipulação e jogo emocional feito depois me faz pensar que a culpa é minha, desenvolvi depressão e tenho tido impulsos suicidas recentemente, de forma que atrapalha toda área da minha vida
    não sei se realmente vou conseguir continuar, ou pra onde ir, não sei nem mesmo o que me motiva a levantar todo dia
    só um desabafo, e obrigado se alguem leu

  • @nat-1272
    @nat-1272 Před 7 lety +34

    uma pessoa pode te traumatizar emocionalmente? Tive que sair da minha turma da faculdade por causa de um colega que me agredia emocionalmente de proposito. Agora no campus nunca ando calma, sempre fico vigiando pra ver se ele está por perto e nunca chego perto quando ele está, evito ele ao máximo, e agora infelizmente fazemos uma cadeira junto de novo, detesto ir nessa aula, estraga meu dia, me sinto muito ansiosa só em pensar que tenho que ficar um tempo dentro do mesmo ambiente que ele, quando a aula acaba é um alívio só, mas semana que vem tem mais. Acho que estou traumatizada.

    • @fabiocampineiro
      @fabiocampineiro Před 7 lety +8

      Provavelmente seja um caso de assédio moral. Procure ajuda, amiga. Se a experiência mudou sua rotina, então seria interessante conversar um pouco com um psicólogo. Desejo a ti melhoras e que tudo fique bem.

    • @nat-1272
      @nat-1272 Před 7 lety +1

      Fabio Silva sim, mas o assedio moral pode ter sido tao intenso que causou trauma?

    • @fabiocampineiro
      @fabiocampineiro Před 7 lety +7

      Sim, existe esta possibilidade.

    • @felipealmeida859
      @felipealmeida859 Před 7 lety +6

      mata ele

    • @leticia1207
      @leticia1207 Před 7 lety +1

      nossa, te entendo passo por isso

  • @paulofreitas6081
    @paulofreitas6081 Před 2 lety +2

    O pior é quando você causa para você mesmo...

  • @veronique8685
    @veronique8685 Před 3 lety +2

    Tipo cara, toda vez que eu vejo algo relacionado a álcool , briga ou barulho . Minha mente começar a se lembrar das brigas , barulhos e das bebidas do meu pai. É terrível , você não pode ver nada relacionado que já sente mau. Com o passar do tempo, eu decidi superar. É algo difícil e que você não vai consegui da noite pro dia. A cada dia uma batalha , tentando confia nas pessoas e tentar demonstrar o que realmente. Os fatos do meu passado me fizeram forte e sei que no futuro eu vou olhar para aquela menininha chorando e sorrir , porque ela se tornou uma mulher forte.

  • @TheVoidlingg
    @TheVoidlingg Před rokem +5

    Eu hoje tenho muito medo de sair na rua, devido a muitos assaltos que sofri, em alguns até com arma apontada diretamente pra mim, e em um deles presenciel um tiroteio entre o assaltante e a polícia. Mas não é só um medo normal, do tipo "pode acontecer, mas tudo bem", é um medo irracional, só de pensar em ter que ir na rua meu coração acelera, eu começo a ter flashbacks dos assaltos que sofri, começo a sentir medo antes mesmo de pisar do lado de fora do meu portão, é um verdadeiro inferno mental.

    • @WesleysantosTerapeutaTRI
      @WesleysantosTerapeutaTRI Před rokem

      A hipnoterapia é uma abordagem que é bem eficaz para traumas e abusos. É possível chegar onde se deu o início ao problema e tratar diretamente a causa e as associações que sua mente criou e gerou os problemas da sua vida atual.
      No meu canal tem o contato para uma pré avaliação gratuita.🙏

    • @emimari222
      @emimari222 Před 4 měsíci

      eu estou assim. se curou?

  • @JuniorSantos-sc5rz
    @JuniorSantos-sc5rz Před 7 lety +86

    *Uma tive um acidente de moto figuei com trauma*
    *depois de 1 més do acidente*
    *voltei anda de moto igual o capiroto venci o trauma kkk*

    • @sagaecanondegemeos9245
      @sagaecanondegemeos9245 Před 7 lety +8

      Junior Santos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fica andando feito o capiroto é bate de novo? lembrando que você não pode ter a mesma sorte que dá última vez ;D

    • @emilimarlei10
      @emilimarlei10 Před 6 lety

      Eu acho que nunca vou voltar a andar

    • @cudoce4518
      @cudoce4518 Před 6 lety +1

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...man rachei

    • @brenoguimaraes4605
      @brenoguimaraes4605 Před 6 lety +8

      Junior Santos isso não e trauma.

    • @juniorgames8489
      @juniorgames8489 Před 4 lety +3

      isso não é trauma é medo

  • @angeeonunees
    @angeeonunees Před 7 lety +44

    Essa referência com o "Sr. Osbourne" kkkkk

    • @oldguru1251
      @oldguru1251 Před 7 lety +7

      mano eu n entendi pode explicar?

    • @angeeonunees
      @angeeonunees Před 7 lety +24

      Referência ao vocalista do Black Sabbath, Ozzy Osbourne, que arrancou a cabeça de um morcego ao vivo no palco certa vez

    • @hiddengroup8359
      @hiddengroup8359 Před 7 lety

      Angelo Mikael kkkk

    • @allemterra
      @allemterra Před 4 lety +1

      @@angeeonunees haha valeu por explicar eu fiquei pensando que era o duende verde. Hahah

    • @diegomarinho4138
      @diegomarinho4138 Před 4 lety +1

      @@allemterra eu também pensei isso 😜

  • @sergiovinicius9781
    @sergiovinicius9781 Před 7 lety +12

    Um dos melhores canais e,mesmo assim,tem poucos inscritos...

  • @Druiddoceu
    @Druiddoceu Před 7 lety +38

    Como que uma pessoa tem uma alucinação vívida como um flashback sem ter nenhuma doença, apenas com um estímulo externo? O que é produzido no corpo durante essas alucinações?

    • @anapaulahoffmann1108
      @anapaulahoffmann1108 Před 7 lety +14

      d0pe Nem precisa ter alucinaçoes. Vc pode relembrar e sofrer com isso,e aí evita situações parecidas pq tem medo.

    • @enos9792
      @enos9792 Před 4 lety

      @@anapaulahoffmann1108 é oq acontece comigo

    • @Adrih369
      @Adrih369 Před 3 lety

      Isso é trauma?

  • @giovannasalvo
    @giovannasalvo Před rokem +1

    Quando era criança, teve uma epoca em que sentia medos muito intensos e desproporcionais, que me tiravam completamente a vontade de viver. Nos dias atuais, episódios da minha infância ainda tomam minha memória, o que me desloca completamente! Já fazem três dias que estou extremamente triste por conta destas memorias! Será que esses medos podem ser considerados um trauma, mesmo não tendo sido causados por um agente externo?

  • @deusdospoemas
    @deusdospoemas Před 2 lety +3

    Eu tive esse problema através do bullying e de um relacionamento tóxico

  • @jamilyanacamargo9939
    @jamilyanacamargo9939 Před 4 lety

    muito sério esse assunto.

  • @laudiceialouzada7725
    @laudiceialouzada7725 Před 3 lety

    É muito triste. Mas agora vou começar meu tratamento. Em nome de Jesus vou ficar bem

  • @kkmobii6849
    @kkmobii6849 Před 3 lety +4

    O pior é quando isso acontece pela família desde que você tem 7 anos

    • @theye29
      @theye29 Před 3 lety

      por exemplo sua mãe te tratando igual lixo?

    • @kkmobii6849
      @kkmobii6849 Před 3 lety

      @@theye29 pode ser um exemplo, mas o que tenho em mente é muito pior

    • @theye29
      @theye29 Před 3 lety

      @@kkmobii6849 fale

    • @kkmobii6849
      @kkmobii6849 Před 3 lety

      @@theye29 ab4so sex4al

    • @theye29
      @theye29 Před 3 lety

      @@kkmobii6849 Nah, ainda se encaixa com tratando igual lixo, eu desenvolvi uma doença que esqueci o nome, mas tem trauma e estresse no nome se não me engano e transtorno de dupla personalidade

  • @carlossamuel6434
    @carlossamuel6434 Před 7 lety

    Chapecoense #ForçaChape

  • @MatheusHenrique0719
    @MatheusHenrique0719 Před 4 lety +6

    Cara eu sofri um trauma que me deixa com vergonha lá na escola ( eu n quero que as pessoas lembre daquilo e me zoem ),ainda bem que eu já estou de férias e vai ter tempo pra pessoas esquecer aquilo

  • @FlopinMoon
    @FlopinMoon Před 7 lety +1

    mano, eu gosto muito desse canal.

  • @supervideos350
    @supervideos350 Před rokem +1

    Tive um trauma (não sei se isso é trauma, mas de qualquer maneira vou contar), quando cheguei em um colégio novo(no qual estou nele até hoje), comecei no pré dois e seria tudo perfeito, se não fosse pelo fato que ninguém queria ser meu amigo e isso se continuou por SEIS ANOS, quando cheguei era bastante extrovertido, mas depois disso tive depressão (aquela que dura bastante), autolesão e muita autocrítica e também me transformei em um introvertido, e esse "trauma" continua até hoje

  • @franciscoalex9627
    @franciscoalex9627 Před měsícem

    Pensamentos intrusivos flashbacks constantes e repetitivos e as vezes sonhos. Nunca imaginaria que aquela experiências poderia se tornar um trauma

  • @diegobonani9343
    @diegobonani9343 Před 7 lety

    Muito bom

  • @walter_de_lima
    @walter_de_lima Před 7 lety +5

    Muito interessante.
    Gostaria de saber se o tratamento de TEPT com EMDR é algo bem visto entre psicoterapeutas, se realmente existem evidências de resultados, ou mudanças até neurológicas. Ouvi falar desse tratamento uma vez e fiquei meio cético.

  • @aoluigi6714
    @aoluigi6714 Před 7 lety

    sugestão para o próximo vídeo: sindrome de burnout .

  • @CADÊAMACONHAAAAAAAAAAAAAAAA

    No meu caso foi um pesadelo super traumático,desde os meus 7 anos venho tendo o mesmo pesadelo TODOS OS DIAS...

  • @tamiresfeitosaa
    @tamiresfeitosaa Před 7 lety +1

    Olá, pode falar sobre Mindfulness? Obg e adoro esse canal

  • @y2rt
    @y2rt Před 2 lety +2

    ultimamente minha ansiedade tá piorando cada vez MAIS, eu tô sentindo sufocamento, palpitações, e principalmente o SUSTO que tomo frequentemente e não tinha isso agora fico em pânico toda vez que ouço um pequeno barulho ou vejo alguma coisa, parece que meu cérebro fica em estado de alerta o TEMPO todo e automaticamente começo a sentir uma queimação e formigamento no tórax e aceleração no coração, eu tô acabada gente

  • @juju82534
    @juju82534 Před rokem +1

    Nasci em uma favela bem violenta. Tenho vários traumas, não posso ouvir um som alto de algo caindo que já sinto dor e fico estressada. 😢

  • @todopoderoso7853
    @todopoderoso7853 Před 7 lety +66

    Só faltou orientar como curar o trauma , dar dicas !!!

    • @robertwillian7293
      @robertwillian7293 Před 7 lety +7

      tbm achei, dicas de como superar sem auxílio médico seriam bem úteis

    • @fernandaalcas
      @fernandaalcas Před 7 lety +25

      Todo Poderoso, a melhor (e mais indicada) dica foi dada: psicoterapia. Cada caso é um caso específico, e o que é bom pra um pode não ser pra outro. Não seria sensato dar dicas generalizadas, o melhor é procurar um psicólogo.

    • @todopoderoso7853
      @todopoderoso7853 Před 7 lety +3

      Fernanda Castro obrigado !👍🏻

    • @myllenelopes6966
      @myllenelopes6966 Před 7 lety +9

      Sempre se precisa de um auxilio médico nesses casos. .

    • @rodrigoappendino
      @rodrigoappendino Před 7 lety +6

      Ele falou sobre psicoterapia. Sozinho, acho que não tem como, porque você fica com seu juízo afetado, passa a pensar muito com a emoção.
      Assim como um psicólogo não pode se tratar.

  • @Danny-cq1tj
    @Danny-cq1tj Před 3 lety +3

    Tenho mais de um trauma porém, o trauma que mais me atinge no momento foi os abusos verbais e as coisas horríveis que a minha mãe me dizia. Até hoje eu tenho problemas de auto-estima, auto-sabotagem e depressão por conta de que minha mãe me reprimia quando criança e até hoje na verdade. Só ontem que a gente teve uma conversa sobre isso e agr vou pra terapia

    • @putinvladimir9512
      @putinvladimir9512 Před 3 lety

      procura fazer alguma arte marcial também, ir pra igreja tambem ajuda

    • @gminemaster7805
      @gminemaster7805 Před 2 lety

      É osso sofro da mesma coisa e até mais mas infelizmente so poderei Falar disso com algum profissional quando começar a morar sozinho

  • @eduardaassis1226
    @eduardaassis1226 Před 7 lety

    por favor faz um vídeo sobre nervoso por favor

  • @nokiariel6575
    @nokiariel6575 Před 3 lety +3

    N sei se passo por algum estresse pós traumático ou sla... Mas coisas do passado contribuíram pra mim ser tão instável mentalmente... Tenho só 15 anos e não consigo me abrir com ninguém da minha família... Não gosto dos meus tios n, falo com os meus primos, n sou tão apegada ao meu pai e quero meus irmãos o mais longe de mim possível... Só a minha mãe salva mas mesmo assim tenho muito medo dela as vezes e sempre brigamos.
    Eu pensei que isso é coisa de adolescente por isso estou me afastando mas sla... Sei que as coisas que aconteceram no passado contribuíram pra isso...

  • @gabrielgodoi4565
    @gabrielgodoi4565 Před 2 lety +1

    Eu acredito que tive um trauma devido a uma situação de estresse em relação a faculdade e um contexto aversivo que vivia na época. Desde então limpar minha casa, ter uma agenda atarefada, e lidar com prazos tem sido um problema enorme, e eu mais desisto do que faço minha vida ir p frente.

  • @michebaoliveira4953
    @michebaoliveira4953 Před 7 lety +5

    A psicoterapia e os medicamentos me ajudaram muito a lidar com o meu trauma, levou tempo, mas hoje estou muito melhor. Consigo controlar melhor minhas crises

    • @rodrigoappendino
      @rodrigoappendino Před 7 lety +1

      Posso saber qual é esse trauma?

    • @caiobicalhosl
      @caiobicalhosl Před 7 lety

      Rodrigo Appendino tbm queria..

    • @michebaoliveira4953
      @michebaoliveira4953 Před 7 lety +1

      Meu irmão mais novo tem diabetes. No começo do tratamento dele ele constantemente tinha hipoglicemia e tinha crises de convulsão. E eu e meus outros dois irmãos estávamos sozinhos para socorrê-lo. E eles entravam em desespero e começavam a gritar. E tinha que aplicar glicose nele. Mas teve uma ocasião em que ele demorou para reagir e eu achei que ele tinha entrado em coma. Foi aí que eu achei que perdi o controle da situação. Foi muita pressão pra mim. Achei que ele tinha morrido por ter feito algo errado

    • @caiobicalhosl
      @caiobicalhosl Před 7 lety

      micheba Oliveira daí tu levou isso ''pro resto da vida''? Hoje já ta mais de boa..?

    • @michebaoliveira4953
      @michebaoliveira4953 Před 7 lety

      Caio Bicalho sim. Estou bem melhor. No começo eu sofri muito. Hoje levo minha vida normal. Mas o que me ajudou foi o tratamento e a terapia.

  • @liveandlearn6745
    @liveandlearn6745 Před 2 lety +1

    Como se não bastasse ter sido abusada sexualmente pelo meu padrinho (do qual meus pais não fizeram nada), tive extremo abuso emocional pelo meu pai. Eu era MUITO pobre e morava numa casa de dois cômodos, o meu pai brigava comigo e me ameaçava de bater ou quebrar meus poucos brinquedos direto, sem motivo. Ele fumava dentro do quarto e eu tinha que suportar aquilo porque do contrário ele me xingava, batia e falava pra eu ir morar na minha avó. Tive que suportar até meus 18 anos que foi quando consegui fazer um quarto pra mim. Ele tinha ciúmes da minha mãe, sim, ciúmes dela comigo e eu era filha única.
    Desenvolvi TOC, Tourette e Depressão e sou revoltada com tudo isto.

  • @leia_robert
    @leia_robert Před 10 měsíci +2

    Quem é pobre não pode de jeito nenhum ter esse problema, psicólogo tá muito caro e o sus demora muito a atender.

    • @bulsounarobreizediestorico
      @bulsounarobreizediestorico Před 8 měsíci +1

      Muitos militares que lutaram em guerras sofrem disso
      O exército americano perde mais soldados por suicídio do que por guerras

  • @rejanymatias4314
    @rejanymatias4314 Před 2 lety

    Ficar tensa, nervosa são vários sintomas desagradáveis. E ficar tentando lutar para se ajudar

  • @anabeatrizbezerra4491
    @anabeatrizbezerra4491 Před 4 lety +3

    Eu sempre tive muitos problemas com meu pai, desde os 11anos tenho depressão, pq foi quando ficou mais repetitivo e de certa forma cruel (ele sempre fez tortura psicológica comigo)
    E fiquei traumatizada com músicas, filmes, lugares e situações.
    Esses dias vim passar as férias na casa de minha tia e no banho antes de dormir eu comecei a chorar descontroladamente, tinha a sensação de estar na casa de meu pai, mas eu repetia para mim mesma que não era a casa de meu pai, eu chorei até dormir nesse dia...
    Não sei muito bem se foi alguma crise de ansiedade ou algo assim até porque eu não havia falado para ninguém

  • @rebeca-jy1xb
    @rebeca-jy1xb Před 3 lety +3

    eu carrego comigo um trauma de infancia/adolescencia que eu sempre penso que superei, mas na verdade eu sei que não, sempre me lembro dos momentos ruins e fico muito triste.
    isso começou quando eu tinha uns 12/13 anos? por uma pessoa proxima de mim, que mora comigo, e até hoje eu a trato naturalmente como se nada tivesse acontecido (por isso q eu penso "será que superei?" mas na verdade eu apenas procuro esquecer afinal eu penso nos problemas q podem ser gerados na familia se isso fosse revelado, mas em alguns momentos é impossível e quando eu fico braba com essa pessoa eu surto mais do que aquilo q eu estou braba, pq junta aos acontecimentos anteriores e ninguém entende.
    eu não conheço o nome desse tipo de abuso, queria muito saber, por isso queria muito fazer psicoterapia, pra lhe dar com isso e ter pelo menos alguém para desabafar, já chorei muito sozinha, já aguentei muito, as vezes você só não aguenta mais guardar aquilo pra si só.

  • @hyukou8185
    @hyukou8185 Před rokem +2

    Meu trauma ocorreu em 2021 quando tinha 14 anos ainda, meu pai estava começando a praticar violência verbal comigo, e por isso tinha que ir pra algum lugar longe dele, e acabei ficando na casa de uma prima, lá eu fui assediado várias vezes por meu primo e minha prima (não ao mesmo tempo), por isso as vezes não dormia, ficava na varanda que era fria e eu não conseguia dormir, e eu criei trauma porque as vezes quando fecho meus olhos ou estou no escuro sinto coisas, quando alguém me toca ou eu toco em alguém eu me sinto mal

    • @hyukou8185
      @hyukou8185 Před rokem

      Mais de certo modo não é algo que tem me afetado tanto, agora, mais sempre que eu encosto ou aproximo demais, eu me sinto tão mal, fico extremamente deprimido e sinto certo estresse

    • @WesleysantosTerapeutaTRI
      @WesleysantosTerapeutaTRI Před rokem +1

      A hipnoterapia é uma abordagem que é bem eficaz para traumas e abusos. É possível chegar onde se deu o início ao problema e tratar diretamente a causa e as associações que sua mente criou e gerou os problemas da sua vida atual.
      No meu canal tem o contato para uma pré avaliação gratuita.🙏

  • @Henrique_D_Kame
    @Henrique_D_Kame Před 3 lety +1

    Eu tenho um trauma bem foda, eu fui abusado socialmente por um colega quando tinha 6 anos +/- e além disso sofria bullying tds os dias na escola, apanhava muito e graças ao meu psicólogo fodido eu ñ conseguia fazer nada, desenvolvi crises de ansiedade, pânico e depressão pesada, eu ñ consigo confiar em pessoas mais velhas q eu, msm q já conheço a um tempo tbm, isso dói muitas vezes

  • @cleisonalves3769
    @cleisonalves3769 Před 3 lety

    Eu vivi muito tempo com depressão, entre várias tentativas de suicidio acabei perdendo um pouco da consciência e contei meus traumas sem intenção, acredito que esse isso foi o estopim de todos os problemas que tenho

  • @ellenviana2886
    @ellenviana2886 Před 3 lety +3

    meu trauma é relacionado a uma experiência nada agradável que tive comigo mesma, até hoje carrego esse peso. é horrível sentir o peito palpitar do nada... horrível.

  • @torrescesar__
    @torrescesar__ Před 3 lety +2

    Nunca mais zou o Pico de Pico's School

  • @antoniamota7153
    @antoniamota7153 Před 2 lety +1

    fui aliciada por meu padrasto , tiu e visinhos durante toda a minha infãncia , atualmente tenho essas coisas ai .
    Muitas vezes eu tenho ataque de pânico😢
    isso é um trauma horrivel

  • @leticialorbieski8993
    @leticialorbieski8993 Před 6 lety +1

    fala sobre traumas na infancia???

  • @luizmiranda4881
    @luizmiranda4881 Před 3 lety +2

    Um acontecimento ruim pode acabar com toda nossa vida:( tenho TEPT é horrível

  • @7heLamin
    @7heLamin Před 2 lety +1

    O meu aconteceu a pouco tempo, eu diria, meu pai achou que minha mãe tinha o traído, mesmo quando quem tinha feito isso foi ele mesmo. Ele enfrentou ela quando estávamos eu e minha irmã juntas, mas o que mais nos assustou foi quando vimos que ele estava com uma arma. Minha irmã ficou em pânico, enquanto eu fiquei tremendo. Eu tentei ligar pra polícia, mas foi inútil e ninguém nem ao menos ligou pra o que eu tentava falar no telefone. Naquele dia eu fiquei nervosa com o que aconteceu e descontei a raiva em todo mundo, até hoje me arrependo por ter ficado brava com a minha irmã, que não tinha culpa alguma. Hoje ninguém nem se importa mais, parece que simplesmente apagaram da memória e vivem normalmente, e eu não sei como isso é possível. Agora toda vez que alguém toca em algum assunto semelhante ao que aconteceu, só sinto um frio na barriga desconfortável