PICÕES - aldeias abandonadas - aldeia fantasma - valpaços

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 07. 2024
  • Aldeia abandonada de Picões
    A aldeia de Picões situada no concelho de Valpaços, em tempos parte do morgadio de Vilartão, é uma antiga povoação com ocupação desde o período romano, do qual remonta a ponte romana de Picões que actualmente encontra-se submersa pela barragem do Rabaçal.
    As habitações são 16 em granito e respectivos anexos como palheiros ou espigueiros reunidas em aglomeração, como é típico na região de Trás-os-Montes.
    A povoação foi abandonada à mais de 60 anos, devido à falta de acessos, isolamento e à presença de povoações de maior dimensão nas proximidades.
    A capela de Santo António de Picões entre todos os edificios da aldeia é o que se encontra em melhor estado de conservação, sendo um templo católico de estilo barroco, construído no século XVIII pelos morgados de Vilartão, esta capela prestaria os serviços religiosos à população de Picões.
    Actualmente as habitações estão completamente arruinadas à excepção da capela. O aglomerado habitacional, a capela e os terrenos circundantes à aldeia encontram-se à venda por 4 milhões de euros.
    Este caso evidencia a progressiva desertificação e abandono das povoações rurais em Portugal.

Komentáře • 4

  • @jorgematos8820
    @jorgematos8820 Před 24 dny +1

    Trata-se de um lugar que eu já tinha planeado uma visita, para fazer um vídeo. Mais um lugar que foi completamente abandonado, onde aos poucos as pessoas foram indo embora, para tudo cair no esquecimento e no silêncio.
    Excelente trabalho de divulgação Carlos. Um grande abraço.

    • @carlos.almeida.mototurismo
      @carlos.almeida.mototurismo  Před 23 dny +1

      É muito giro mas o acesso é complicado porque tem muita vegetação! Como não levei catana 😁 não consegui aceder a uma grande parte da aldeia! Mas é um sitio espectacular! Mas é um lugar a visitar Jorge, principalmente enquanto não derem cabo da capela!

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820 Před 23 dny +1

      @@carlos.almeida.mototurismo A capela é muito bonita, e penso que nem devemos divulgar o local exato, só como forma de precaução para não ser vandalizada, pois existe por aí muita "gentinha" sem o mínimo de sensibilidade nestas questões da preservação do património, "gente sem cultura infelizmente" que nada lhes custaria entrar por ali e partirem tudo...por um lado, ainda bem que o local é um tanto difícil de descobrir, e está bem escondidinho, caso contrário, penso que infelizmente essa capelinha belíssima já estaria vandalizada. Por outro lado, penso que os locais, e a própria paróquia, deveriam cuidar melhor desse património tão belo...infelizmente encontra-se completamente cheio de mato !! Como é isto possível ?!! É estas coisas que nós temos que denunciar, e criticar, para ver se alguém toma mais cuidado com estes tesouros todos. Grande abraço Carlos. Uma saudação Motard✌

    • @carlos.almeida.mototurismo
      @carlos.almeida.mototurismo  Před 23 dny +1

      @jorgematos8820 é pena mas eu acho que basta haver um incêndio e tudo desaparece! Era necessário que houvessem acessos e vontade de cuidar! Boas curvas!✌️