A DISCO MUSIC NÃO É AMERICANA? COMO SE DESENVOLVEU O MAIS DIVERTIDO RITMO DOS ANOS 70?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 14. 05. 2024
  • #discomusic #culturaqueer #lgbti
    Chave pix para ajuda ao canal: rodrigofaouroficial@gmail.com
    Siga @rodrigo.faour no Instagram e este canal ‪@rodrigofaouroficial‬ aqui no CZcams
    RODRIGO FAOUR recebe MARCEL CHAPMAN, especialista em disco music e DJ nas horas vagas para um papo sobre a história do ritmo libertário que foi apropriado pela comunidade gay planetária nos anos 1970 e deixou marcas profundas na música dos anos 1980 e até hoje é revivida e lembrada, ou por suas gravações originais, ou influenciando novos artistas. Nesta primeira parte, a origem da disco, seus primeiros artistas, as gravadoras que abraçaram o gênero, as discotecas de Nova York e o filme "Os embalos de sábado à noite".
    DJ Marcel Chapman - contato: explicita@protonmail.com
  • Hudba

Komentáře • 73

  • @mj_uk
    @mj_uk Před měsícem +1

    Querido, foi um prazer estar no seu programa ❤

  • @diogenesneuwald5254
    @diogenesneuwald5254 Před měsícem +2

    Realmente a Disco tem um pouco de tudo, graças a cultura musical dos negros, dos latinos, dos homossexuais, surgiu esse ritmo que até nos dias de hoje agrada uma grande parte das pessoas no mundo todo......admirável talento dessa gente que tem nas suas origens percepção musical inigualável.......vida longa a discoteca!

  • @joseaugustopintodecarvalho8592

    Eu AMO DISCOTECA!
    Eu AMO DISCO MUSIC!❤

  • @emiliojoseguimaraes6736

    Eu não era adulto, mas lembro que a impressão que se tinha era que em todas as casas tinham um bailinho. E me lembro do final de 1978 e comeco de 79 o clima, devido à música discoteca , era de muita alegria. A roupa das pessoas, as músicas no rádio e quando chegou fevereiro a coisa se misturou com o carnaval e o clima de festa foi geral. Até escrevi isso em um livrinho sobre os anos 70 que eu escrevi. Pra mim, a mistura de alegria com romantismo teve seu auge com os Bee Gees , mas em geral tudo foi muito agradável e inesquecível! Parabéns pelo tema , Rodrigo ! 😃🎉

  • @MarcellaF.
    @MarcellaF. Před měsícem +5

    Eu cresci escutando e dançando musica disco, em pleno anos 70. Impossível esquecer esta época💜.

    • @joaoalvesdasilva6209
      @joaoalvesdasilva6209 Před měsícem +1

      Por ausa deles, o hard rock acabou, mas também surgiu , por outro lado o punk rock.

  • @domrodrigues5842
    @domrodrigues5842 Před 29 dny +1

    Eu sempre brinco
    Disco Music anos 70 o som das discotecas
    Pop Music Anos 80 o som das danceterias
    Dance Music anos 90 o som das boites.

  • @mauriciowarick6156
    @mauriciowarick6156 Před měsícem +9

    Uma das grandes referencias que serviu como embriã para a dance music em termos populares e também como divulgação foi o programa da TV americana "Soul Train" que, apesar da evidente predominancia do soul, desde 1971 já trazia as primeiras músicas caminhando para o estilo dance, trazendo entre alguns de seus participantes futuras ícones da dance music no início das carreiras como Donna Summer, Barry White, Gloria Gaynor, Tavares, Earth Wind and Fire, Kool and The Gang, KC and The Sunshine Band, Village People, Chic, entre outros, como também existia um bloco no final do programa onde alguns casais anonimos escolhidos na platéia fazia (cada um deles) poucos segundos de solo de danças, a maioria com vestimentas e coreografias já tipicamente "dance". Felizmente existem diversos videos desse programa em cortes ou inteiros postados no CZcams

    • @rodrigofaouroficial
      @rodrigofaouroficial  Před měsícem +2

      Valeu!!!

    • @pauloalencar5504
      @pauloalencar5504 Před měsícem +1

      Isso Maurício... curto bastante os vídeos "soul train" e me amarro nas performance da galera. Não apenas dançavam, davam verdadeiro show de 💃🕺

    •  Před měsícem

      @@pauloalencar5504 Soul Train é puro suco dos anos 1970.... especialmente aquela abertura com o MFSB e as Three Degrees e aquela abertura do trem colorido ao som de uma adaptação de "TSOP (The Sound Of Philadelphia)".... DO BALACOBACO!

    • @pauloalencar5504
      @pauloalencar5504 Před měsícem

      Vdd 👏 ... tinha um vídeo no youtube da música do LIME - your love (mikeandtess rework edit 4) ... um remix disco da original... foi editado com a galera no salão mandando ver no soul train. Era um dos vídeos preferido...não sei o que aconteceu, mas foi retirado.
      Vlw, amigo! Abs

    • @barbaraaraujo7700
      @barbaraaraujo7700 Před měsícem

      Concordo. As coreografias do programa Soul Train foram claramente precursoras das danças da Disco music.

  • @lubernaz
    @lubernaz Před měsícem +1

    Marcel Chapman, só agora entendi o nome dele. Fera mesmo

  • @pumadocaca8813
    @pumadocaca8813 Před měsícem +1

    A PAPAGAIOS DE SÃO PAULO NO SHOPPING CALL CENTER FECHOU EM 1980, EM 1981 O LOCAL ABRIGOU A CASA "PAULICÉIA DESVAIRADA" ONDE A BANDA VERMINOSE FEZ VÁRIAS APRESENTAÇÕES .. A PAPAGAIO DO RIO AQUI ERA CONHECIDA COMO "PAPAGAY"

  • @AlexandrePonciano-dt5xw
    @AlexandrePonciano-dt5xw Před měsícem +1

    Parabéns Excelente entrevista

  • @douglasmalthus
    @douglasmalthus Před měsícem +2

    Tem que trazer Edy Star novamente - divertidíssimo ele, bem como as histórias que resgata!

  • @jacquelinelima7327
    @jacquelinelima7327 Před měsícem +3

    Falando em Studio 54 e do relato das farras, me lembrei da Drew Barrymore, que frequentava o local quando era criança. Resultado: com 13 anos já era dependente de substâncias.
    É até compreensível a revolta dos músicos, com a Disco, porque acabavam com o mercado de trabalho.
    A questão de todo mundo ter gravado Disco, é de se manter atualizado, até se dizer contemporâneo.

  • @eliduarte8875
    @eliduarte8875 Před měsícem +2

    Encontro de milhões..duas enciclopédias, dois queridos ❤

  • @joaobatistadossantosfilhos1102

    Cerrone arrepiou,se destacou com seu belo som electro disco.Já com um disco mixado direto,e a hipinotizante supernature que era a elite da disco de 1978 abrindo o lado A do album,sensacional mais um lp que tá aqui bem guardadinho na minha coleção.

  • @jorgefranciscosantosjunior9074

    Esse barbudinho é foda. Sabe MUITO. PARABÉNS !!!

  • @tonicomanoel
    @tonicomanoel Před měsícem +2

    Encontro de duas estrelas, eu sou grato demais por conhecer vocês e aprender diariamente sobre música por intermédio da generosidade de ambos. Viva a música!

  • @jorgefranciscosantosjunior9074

    Que papo gostoso

  • @rrickdowney1
    @rrickdowney1 Před měsícem +1

    Que homem lindo é o Marcel!!!

  • @robsoncavalcanti5161
    @robsoncavalcanti5161 Před měsícem

    Como diz uma gíria dos nossos tempos, rs: “choque de monstro”! Dois maravilhosos!

  • @DJRaulAguilera
    @DJRaulAguilera Před měsícem

    Assunto ótimo, Rodrigo. Faça um programa sobre a euro ou ítalo disco sob a ótica de você e seus amigos.

  • @augusto2435
    @augusto2435 Před měsícem

    Como sempre mais uma grande aula ansioso pela próxima adoro música disco tanto internacional como nacional e tbem disco funk quem fala mal não sabe o q tá perdendo tantos artistas bons e músicos fabulosos com seus contrabaixos pulsantes,bateristas incríveis até hoje é um dos gêneros q eu mais gosto e sou hetero e tbem gosto desses artistas icônicos como Sylvester,e grupos como Imagination q já apareceu no canal entre outros q eram gays,e fizeram muito sucesso pois as músicas eram muito boas e até hoje tocam em determinadas baladas e rádios

  • @cristianopastor8890
    @cristianopastor8890 Před měsícem +1

    Rodrigo e Marcel. Ví todo o programa instado pela chamada. Me pareceu interessante e propunha discussão sobre o início da disco music e o desenvolvimento do ritmo nos anos 70. Me permitam a sinceridade, e isto é uma crítica construtiva, a entrega não correspondeu à chamada. Embora se perceba claramente que ambos gostam e conhecem do tema, tive a impressão que a conversa foi frouxa, sem um roteiro consistente e didático que efetivamente contextualizasse o disco music no cenário musical americano e mundial, seja do ponto de vista sociológico e da cena social da época como também as influencias rítmicas e musicais que foram colocadas no "liquidificador" na criação do gênero. Ressenti de um aprofundamento da influência da Soul music, da grande influência do funk, dos ritmos latinos, bem como o contexto de introdução da eletrônica no cenário musical da época. Passou-me a sensação de quem assiste sai do mesmo tamanho que entrou, não agregou nada. Bom, esse é meu ponto de vista. As vezes é para ser uma conversa descontraída e desinteressada mesmo sem pretensão informativa. Um abraço.

  • @franciscocarloscarlos8429
    @franciscocarloscarlos8429 Před měsícem

    eu não sabia a história totalmente a fundo,mais boa parte desse tema já tô por dentro! inclusive o Alan Fredd era Francês! Jean Michel Jarre grande contribuinte! mina de pelo negro já ouço a bastante tempo😅sendo o núcleo da sonoridade europeia a cultura artística não deve culpa por certos imprevistos vindo dos poderes centralizados! até lembro a frase:música sem fronteiras desde os tempos da K7😊

  • @nereubahiabittencourt8637
    @nereubahiabittencourt8637 Před měsícem

    Amei❤

  • @MarceloMistake
    @MarceloMistake Před měsícem +1

    Excelente esse papo, muita gente desconsidersa "Soul Makossa" e "Woman" como gravações que serviram de pontapé inicial do que estava por vir, sobre a questão dos guetos, além do público gay, a disco music também foi fomentada por uma parte do público jovem negro da época e também imigrantes latino americanos que migraram para os USA, que também eram super descriminados, quem juntou muito bem esses dois nichos de público na construção de suas músicas foi um músico chamado Van McCoy que morreu muito jovem em 1979. Ansioso pelos próximos capítulos...

    •  Před měsícem +1

      É como ele disse: os estadunidenses adoram puxar a sardinha pra si. De fato, já tinha muita coisa rolando por lá, mas a Disco foi exatamente como citado, um liquidificador de ritmos distintos num mesmo panelão! Eu ainda colocaria os belgas do Chakachas antes mesmo dos norte-americanos, já que estouraram na Europa em 1972 com "Push Together".

    • @MarceloMistake
      @MarceloMistake Před měsícem

      Caracas, eu lembro dessa música tocando em rádio AM na época...

    • @daniellecunha3002
      @daniellecunha3002 Před měsícem +1

      A música "Laissez Passer L'Orage", de Enrico Macias, foi gravado em 1973, mas já tinha arranjos que são clássicos da disco music dos EUA no auge do movimento, em 1977 e 78.

  • @manoelmonteirofilho375
    @manoelmonteirofilho375 Před měsícem

    Parabéns pelo programa, outro que se destacou demais na época foi Alec Constandinos com o grupo Love & Kisses, Eruption, Stephanie Mills, Amant com a música If There's Love, Saturday Night Band, Constellation Orchestra e tantos outros que sairam depois em CD em série bem limitada que eu tenho. Infelizmente raramente se acha LPs em excelente estado de conservação como os do Marcel. Muito interessante os seus vídeos Rodrigo.

    • @rodrigofaouroficial
      @rodrigofaouroficial  Před měsícem

      Valeu!!! Dá vontade ficar falando sobre a Disco até o fim do ano...

  • @renatateofilo9887
    @renatateofilo9887 Před měsícem +1

    Muito legal, adorei. Eu gostaria muito de ter vivido a época das grandes discotecas em Nova York.

  • @MarliAragaodeBorba
    @MarliAragaodeBorba Před měsícem +1

    Rodrigo vc é tão necessário, parabéns pelo seu trabalho! 👏👏👏👏👏👏👏♥️♥️♥️♥️

  • @thiagochinaski
    @thiagochinaski Před měsícem

    Cara que papo legal de assistir.

  • @pumadocaca8813
    @pumadocaca8813 Před měsícem

    BANANA POWER DISCO CLUB, AV SÃO GABRIEL, SE NÃO ME ENGANO No 300. melhor DISCOTECA DO MUNDO !!!

  • @thiagochinaski
    @thiagochinaski Před měsícem

    Obaaaaa terá a segunda parte 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👍🏼

  • @MarcosBeatles
    @MarcosBeatles Před měsícem +1

    Dee D. Jackson, cantora e musicista inglesa 💯👍

  • @gilmar3754
    @gilmar3754 Před měsícem

    Bárbaro, papo super necessário pra nossa cultura

  • @thaisvasconcellos4358
    @thaisvasconcellos4358 Před měsícem

    Gostei a associação da Disco Music com o pensamento libertário. Eu sempre tive um pensamento mais progressista, mesmo na época que eu era mais caretinha. Sou da geração anos 90, cresci ouvindo eletrônica e a assisti à explosão do Grunge no Brasil. Na minha adolescência descobri a Disco.

  • @dorgivals9988
    @dorgivals9988 Před měsícem

    Incrível como a música é sempre uma reinvenção. Naquela época a Disco resgatava clássicos da música e isso era mal visto pelos puristas. Há décadas no Brasil o forró eletrônico vem resgatando hits românticos internacionais dos anos 70 e 80, o que já deu até processo rsrs Muito boa entrevista! Parabéns!

  • @denilsonandrade1108
    @denilsonandrade1108 Před měsícem

    Rodrigo, amo quando vc traz convidados e trocam informações, e incrível

  • @TiagoRoitman
    @TiagoRoitman Před měsícem

    Ansioso já pela parte 2!

  • @amigodalua
    @amigodalua Před měsícem

    Ainda há muito o que falar sobre esse assunto. Quero a parte 2 dessa entrevista na minha mesa até amanhã ás 10. ; )

  • @jozahfa
    @jozahfa Před měsícem

    Que relações se pode achar entre as consequências do surgimento da Disco, e o fim, no Brasil, dos cassinos, para a cultura e o trabalho?

    • @rodrigofaouroficial
      @rodrigofaouroficial  Před měsícem

      O caso do fim dos cassinos me parece bem mais problemático, pois empregava nao apenas músicos, mas centenas de pessoas, afora a hipocrisia, pois nunca parou de se jogar no país, do ilegal jogo do bicho até os bilhetes federais de loteria, mas sem contrapartida de empregos... E quanto à música para dançar, se não fosse a disco seria a house ou qualquer outra, as discotecas eram uma questão de tempo.

  • @wagner......
    @wagner...... Před měsícem

    ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

  • @franciscocarloscarlos8429
    @franciscocarloscarlos8429 Před měsícem

    IBIZA solo espanhol!

  • @joaoalvesdasilva6209
    @joaoalvesdasilva6209 Před měsícem

    Punk Rock>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>disco

  • @daniellima227
    @daniellima227 Před měsícem

    Dancing queen do abba , pode ser considerada Disco?

  • @joaoalvesdasilva6209
    @joaoalvesdasilva6209 Před měsícem

    Acabaram com as bandas de hard rock e do progressivo, este modismo disco. Em compensação, na mesma época, em paralelo, sugira em Londres e NY a cena punk, a nova-iorquina com o pessoal do CBGB, liderada por Ramones, Blondie,Talking Heads e Television e em Londres, com Malcolm McLaren e seus Sex Pistols, The Clash e Buzzcocks.

  • @mondoervilha5435
    @mondoervilha5435 Před měsícem

    falar de disco sem falar do James Brown??? xiiiii