Como Funciona? A diferença entre motores de avião e carro. Ft. ADG High Torque

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 09. 2024
  • Conheça o curso Aeronaves e Motores do Aerohelps: bit.ly/aerohelp...
    Se inscreva no canal High Torque: bit.ly/canalhig...
    Seja Membro do Canal: bit.ly/membroaero
    Se inscreva: bit.ly/inscrito...
    Instagram: @programaaero
    Facebook: / aeroportrasdaaviacao
    Camisetas do Canal: bit.ly/2mSDDOp
    Como funciona o motor de avião? Os motores a combustão dos aviões são muito semelhantes aos de carro, com algumas diferenças que o tornam motores aeronáuticos. Nesse vídeo eu chamei o ADG do Canal High Torque para me ajudar a explicar como funciona o motor a combustão e quais são essas diferenças dos motores automotivos.
    O canal Aero, Por Trás da Aviação tem o objetivo de desmistificar o universo da aviação, de forma leve e descontraída, para aproximar o público dessa área tão curiosa.
    #motordeaviao

Komentáře • 537

  • @coriscotupi
    @coriscotupi Před 5 lety +137

    01:59 - É muito importante lembrar que a função do magneto do avião vai além de transformar a baixa tensão em alta tensão para as velas. Muito mais do que isso, ele *_gera sua própria baixa tensão,_* que é depois convertida em alta tensão e distribuída às velas. O magneto é como se fosse um pequeno gerador, ele é auto-suficiente, gera sua própria baixa tensão, eleva a tensão e distribui para as velas. Essa funcionalidade é de suma importância para a segurança do voo, porque torna o motor completamente independente do sistema elétrico do avião.
    É por causa dessa característica que o motor de um avião com pane completa de alternador e bateria (ou até mesmo um avião SEM alternador e SEM bateria) pode funcionar.
    Mesmo que haja um curto-circuito generalizado no avião e TODO seu sistema elétrico pare de funcionar, o motor continuará funcionando porque a energia elétrica gerada em seu magneto é inteiramente independente do restante do avião (me pergunte como eu sei, haha).

    • @josedeoliveiralima5777
      @josedeoliveiralima5777 Před 5 lety +8

      As antigas motos inglesas ( década de 50), também usavam Magnetos...
      O magneto da minha antiga Royal Enfield, vivia dando defeito 😬

    • @cwd4660
      @cwd4660 Před 5 lety +7

      @@josedeoliveiralima5777 Vou te falar um segredo: Os magnetos dos aviões vivem dando problema também! ;)

    • @tchecholino
      @tchecholino Před 5 lety +2

      Como você sabe?

    • @coriscotupi
      @coriscotupi Před 5 lety +19

      @@tchecholino
      *"Como você sabe?"*
      Aconteceu comigo, num EMB-712. Houve uma pane elétrica generalizada no avião, tudo elétrico parou de funcionar: todas as luzes, todos os rádios de navegação e todos os rádios de comunicação pararam. Restaram os instrumentos pneumáticos (horizonte artificial, velocímetro, altímetro e climb, além da bússola, e mais nada. E o motor continuou firme e forte, exatamente por independer do sistema elétrico doe avião.
      Tive sorte. Ainda mais sorte teve outro piloto alguns meses mais tarde nesse mesmo avião: o problema voltou, mais grave, o sistema elétrico entrou em curto e se iniciou um incêndio no avião. Ele tinha acabado de pousar, estava no taxi, se dirigindo ao pátio de estacionamento. Deu tempo de ele desligar o motor, fechar o combustível e sair do avião, que foi destruído no incêndio. Se tivesse ocorrido poucos minutos antes, ainda no ar, teria sido muito complicado para ele sair inteiro.

    • @dacio233
      @dacio233 Před 5 lety +2

      @@coriscotupi qualquer incêndio causado por curto circuito deve-se sempre cortar a energia do avião.....esse é o primeiro passo, esse piloto perdeu a aeronave pois não desligou a bateria do avião......por mais que desligue o motor o sistema todo do avião continuará recebendo energia da bateria e consequentemente fogo

  • @thiagofagundesalemao
    @thiagofagundesalemao Před 5 lety +54

    Outra coisa, que vcs esqueceram de dizer, no avião vai um piloto, profissional para conduzir a máquina. Nós carros, hoje em dia só tem um mero mortal que hoje em dia só sabe ligar para o seguro quando o carro para de funcionar e atualmente esse nível está tão baixo que não sabem nem supor um motivo de o veículo ter quebrado

    • @ketrory3478
      @ketrory3478 Před 3 lety +1

      Piloto de categorias de automobilismo também é um profissional

    • @jufrota8017
      @jufrota8017 Před 3 lety +2

      Para de chamar a atenção! A autoescola é diferente de escola de pilotagem. Para tirar a carteira um piloto precisa 150 horas de vôo, um motorista precisa de 100, sendo que as companhias aéreas pedem entre 500 a mil horas antes de contar alguém para começar a pilotar seus aviões, no carro não é assim, o motorista muitas vezes não segue a lei e já dirige antes mesmo de ter 16 anos clandestinamente, sem mencionar que os pilotos de aviões possuem treinamento para emergências antes de ser tornarem pilotos, motorista aprendem na prática, quantas autoescola dão treinamentos básicos de mecânica e primeiros socorros, na avião é praticamente uma lei ter esse tipo de treinamento.

    • @mzk1st
      @mzk1st Před rokem +1

      Chegou o Rubinho Barrichello que quando o carro morre já faz um relatório completo, e concerta ele com 1 mão segurando um bebê na outra

  • @lenilsonmoura1148
    @lenilsonmoura1148 Před 5 lety +83

    Já tava na espera. Kkkk agora falta o video de lito. Domingo de manha: aero e avioes.

    • @JoaoSouza-mo4hi
      @JoaoSouza-mo4hi Před 4 lety +1

      Este eu ver, Canal do Aero e Aviões e Música, tudo sobre motores, de preferência pistão rsrsrs

  • @eduparadise7732
    @eduparadise7732 Před 3 lety +4

    Aprendi mais de motor de carro nesse vídeo do que nas aulas de mecânica quando fui tirar minha CNH, arara muito bacana... Show de mais

  • @raimundomiltonsouzalima6292

    Eu não entendo de mecânica, mas é divertido assistir tal vídeo.
    Valeu Fernando...

  • @sloppydog4831
    @sloppydog4831 Před 5 lety +5

    Caracas, o ADG manja muito de motor. Mesmo sem conhecer motor aeronáutico, ele sacou todas as diferenças.

    • @joxzoom
      @joxzoom Před 6 měsíci +1

      O inocente, o cara estudou tudo antes. Ele não iria passar vergonha.

  • @kkteutsch6416
    @kkteutsch6416 Před 5 lety +7

    A função dessa redundância é dupla, segundo soube há muito tempo atrás, alem da segurança quanto ao funcionamento do motor, independente do sistema elétrico do avião, no sistema de ignição à magneto duplo as centelhas ocorrem em tempos diferentes e não simultâneos, assim, em aviões em que é necessário dar ( partida ) na hélice manualmente, um desses magnetos, quando selecionado, fornece a centelha atrasada em relação a posição do pistão, impedindo que hoje o contragolpe na hélice, o que poderia lesionar quem a estivesse acionando, quando há o check de magnetos, dá para perceber à distância a perda de giro do motor, quando é selecionado aquele magneto em que a centelha se dá após o pistão ter ultrapassado o PMS e iniciado a descida, gerando assim menos potência, como ambos ficam selecionados em voo, caso a explosão falhe por algum motivo no P M S ( ponto morto superior ) a explosão ainda ocorre com a centelha provida pelo 2o magneto.

  • @wellingtonzanetoni5584
    @wellingtonzanetoni5584 Před měsícem +1

    Amo aviacao fico fascinado por avioes motores tudo! Top😅

  • @percepcao_dafe
    @percepcao_dafe Před 5 lety +28

    O motor diesel MWM série-10 faz-se manutenção de cilindros individuais.

    • @percepcao_dafe
      @percepcao_dafe Před 5 lety +3

      OgbondSandvol em caminhões

    • @eduardoAguiar55
      @eduardoAguiar55 Před 4 lety +4

      Os scanias Tb e se não engano o série C cumins também

    • @nbkkira2209
      @nbkkira2209 Před 4 lety +1

      Ele disse no geral rapaziada.

    • @reginaldobernardi4873
      @reginaldobernardi4873 Před 3 lety +5

      Concordo ...Inclusive...na maioria dos motores diesel,...se faz a manutençao individual dos cilindros...por exemplo, Scania ,Mercedes, os volvo serie TD...

    • @lucasmichelscabral7327
      @lucasmichelscabral7327 Před 3 lety +2

      O 225 do Valmet 85id é assim tbm...cabeçote individual

  • @marcoantonioareas9137
    @marcoantonioareas9137 Před rokem +1

    Muito bom. Agora eu me entendo, em gostar de carros antigos, a possibilidade de pane é muito menor, e principalmente se for a diesel.

  • @endrio922
    @endrio922 Před 4 lety +4

    Saudades dos bons e velhos motores WMW. Simples e confiáveis.

  • @willmorpheu
    @willmorpheu Před 5 lety +19

    Que vídeo top!
    Apesar das "semelhanças" o motor de avião é mais simples e seguro!

  • @geraldofranco6468
    @geraldofranco6468 Před 5 lety +17

    Qdo falou do pk do tamanho (volume) de cada cilindro, esqueceu de mencionar o principal motivo p serem grandes, ou seja, a taxa de compressão q é muito baixa p evitar a famigerada " batida de pino" ( detonação espontânea muito antes do ponto correto) que levaria à destruição total e parada do motor em algumas dezenas de segundos, inclusive é justamente p ajudar q isto não aconteça q além da baixa taxa de compressão ( da ordem de 6 a 7 no maximo) a gasolina a ser usada deverá ter de 100 a 130 octanas (IDE), aliás a octanagem da gasolina NADA tem a ver com "potencia" da gasolina como muitos acreditam... os automóveis modernos não batem pino, isto é devido a um sensor rigidamente preso ao bloco do motor e em local adequado, q nada mais é q um acelerômetro q recebe as vibrações das explosões criando uma " assinatura das mesmas e enviando p a Centralina, está por sua vez as examina e ao identificar a "assinatura" característica da batida de pino imediatamente atrasa o ponto de ignição... em tempo, o famoso chumbo q existia na gasolina automotiva e foi abolido devido à poluição, continua existindo na AVIGAS (gasolina p aviação) e tbém é p ajudar a não haver a batida de pino, com os sistemas e injeção/ignição eletrônicos dos automóveis foi possível abolir o poluente, tbém a AVIGAS NÃO tem aditivos, salvo o chumbo podendo ficar "parada" dentro do tanque da aeronave meses sem se deteriorar, já a gasolina automotiva...

    • @kkteutsch6416
      @kkteutsch6416 Před 5 lety +2

      Dá para perceber a diferença da gasolina limpa, aditivada só com chumbo tetraetila até no cheiro da descarga e a coloração do tubo de escape...

    • @jefersoncordeiro6889
      @jefersoncordeiro6889 Před 4 lety +1

      Fico triste em saber que até hoje não acharam substituto pro chumbo na gasolina, uma pena ter que ainda usar esse composto em alguns motores.

    • @marcelooliveira9828
      @marcelooliveira9828 Před 2 lety +1

      @@jefersoncordeiro6889 Já acharam, chamam de etanol

  • @brunomuniz8904
    @brunomuniz8904 Před 5 lety +22

    Vídeo top. Só faltou levar o ADG para dar uma volta de Petrel.

  • @adrianorodrigues8916
    @adrianorodrigues8916 Před 5 lety +22

    15:00 Já fiquei imaginando como ficaria esse Turbão 6 canecos no meu chevett.😍
    🏎️🚗💥💥💥💥💥💥💥💥
    🤣😂🤣

    • @gilbertoambiel2573
      @gilbertoambiel2573 Před 3 lety +1

      Com 2500 RPM? Seu Chevett teria que ter uma transmissão de ônibus de 10 marchas, kkkkk para transformar os 220 HP em 6000 rpm considerando a última marcha Overdrive...

    • @rogeriojunior6372
      @rogeriojunior6372 Před 3 lety

      @@gilbertoambiel2573 kkk

  • @7evangelio522
    @7evangelio522 Před 5 lety +16

    "TV Aero Piloto Aprendíz.!!!
    Buenos proyectos y buena suerte; Fernando.
    Saludos, desde Brazil" hásta después. 🇧🇷 🇳🇱 🇧🇷

  • @Ronnytrials
    @Ronnytrials Před 2 lety

    Fiz questao de ir na oficina do ADG conhece-lo em 2015 quando fui a BH pegar meu visto pra vir pros EUA. Gente fina.

  • @Italomgois
    @Italomgois Před 5 lety +4

    Show, mais vídeos assim, com Mecânico, Eletricista, Engenheiro, especialista em alguma área que envolva aero até mesmo um piloto de aero modelo, seria muito foda comparar as duas areas

  • @joaocardoso6092
    @joaocardoso6092 Před 5 lety +2

    Valeu por apresentar o ADG em um de seus vídeos, este cara é fera e muito gente boa também, curto o canal dele sempre que posso e com ele aprendi muito sobre mecânica automotiva ...Os dois estão de Parabéns ...Dois Feras juntos é demais ...

  • @ricardoconti3868
    @ricardoconti3868 Před 10 měsíci

    Vídeo top, dois ases !
    Acho que não deu tempo de falar sobre alguns detalhes para quem possa interessar:
    Porque se usa magnetos para gerar a ignição das velas, eles são solidários ao eixo de manivelas, por engrenagens, enquanto o motor estiver girando, eles "geram" alta tensão, "faísca", pois não dependem da parte elétrica da aeronave = segurança . Cada magneto gera a faísca para todos os cilindros
    Os magnetos não tem "avanço", como nos carros, o ponto do motor é "fixo" , por isso a gasolina de aviação (AVGAS) tem que ser min.100 octanas. (~R$15,00 por litro) e o consumo do A36 é de aproximadamente 65 litros por hora neste motor, IO-550-G (se o Fernando falou a potencia correta)
    O motor em questão, fabricante = Continental, é do modelo IO-550-"X" o "I' significa "Injection" , o "O" significa "Opposite" , o 550 é a "cilindrada" , neste caso 552 polegadas cúbicas o que dá aproximadamente 9 litros, o "X" na realidade são letras que especificam a potencia e peso
    IO-550-A = 300 hp (224 kW) a 2700 rpm, peso básico 430,72 lb (195 kg)
    IO-550-G = 280 hp (209 kW) a 2500 rpm, peso básico 428,97 lb (195 kg) e assim por diante, se tiver uma letra "T" na frente significa turbo alimentado
    TSIO-550-A = 360 hp (268 kW) a 2600 rpm, peso básico 442 lb (200 kg) e mais dois turboalimentadores de 28,2 lb (12,8 kg) cada
    Estes motores tem a configuração de pistões contrapostos, justamente para maximizar a superfície de refrigeração.
    A rotação dos motores é praticamente constante em voo, até dá sono voar por muito tempo.
    Como o Fernando disse, a rotação do motor é baixa porque está diretamente conectado na hélice e a ponta dela chega quase a velocidade supersônica.
    Em aeronaves com dois motores, como no caso do Sêneca 3, há um sincronizador de rpm no painel, para manter os motores na mesma rotação.
    Outra curiosidade, algumas aeronaves , não é o caso do Bonanza, o motor de partida e o alternador são uma só peça, mais uma vez por questão de peso.
    Chega de escrever !

  • @beyondinsanitybr
    @beyondinsanitybr Před 5 lety +55

    Bem interessante, só o nome do Virabrequim, que o meu xará insiste em chamar de Girabrequim... kkkk

    • @kkteutsch6416
      @kkteutsch6416 Před 5 lety +9

      As duas formas são corretas, há a forma eixo de manivelas e outra, desconhecida e antiga, em que se chamava esses eixos de " cambotas " ... Kkkki

    • @leandroblondy6415
      @leandroblondy6415 Před 5 lety

      Ele gira, não vira

    • @albertooliveiraOliveira
      @albertooliveiraOliveira Před 4 lety +5

      Nem Gira nem Vira, é Árvore de Manivela ok ?!

    • @pedroxvilt
      @pedroxvilt Před 4 lety +1

      Eu chamo de tombabrequim

    • @verta4932
      @verta4932 Před 3 lety +2

      O mais correto e a denominação original seria “virabrequim”, mesmo. Basta se procurar, inclusive, na literatura especializada mais antiga - automotiva ou aeronáutica -, que jamais irá se encontrar menção a “girabrequim”, mas tão somente a “virabrequim”. Seja como for, a linguagem é algo dinâmico, “vivo”. Se amanhã ou depois o “virabrequim” cair em desuso e o termo “girabrequim” passar a ser o adotado, assim será.
      O mais provável, contudo, é mesmo que todos os motores passem a ser elétricos e que ambos os termos - virabrequim e girabrequim - entrem para a história e para um passado de motores ineficientes, gastadores e perigosos. Abraços a todos!
      🖖👽

  • @canaldogarujeiro84
    @canaldogarujeiro84 Před 3 lety +2

    Muito boa essa interação dos canais,e agente escrito ou telespectadores ganhamos muito em conhecimento teórico, parabéns!!

  • @GABRIEL-yb9jg
    @GABRIEL-yb9jg Před 3 lety +2

    Amo aviões de hélice ✈❤

  • @fabiojoliveira1
    @fabiojoliveira1 Před 8 měsíci

    Dois mestres juntos, é muito conhecimento reunido - parabéns aos dois!

  • @JORGE-op9dw
    @JORGE-op9dw Před 2 lety

    Sou da área de elétrica, eletricidade e eletrônica. Fiz diversos cursos de elétrica, eletricidade, eletrônica, instrumentação e automação. Trabalho na área no ramo desde 1993 não vejo muita diferença entre a eletro eletrônica do carro, caminhão, ônibus, micro ônibus a teoria e a prática são quase idênticas. Mas quando o assunto é mecânica quanta diferença. Fiz curso de mecânica de motores combustão interna otto e diesel quando conversei com um mecânico de aeronaves na Varig ele me explicou é muita diferença.

  • @disantos7531
    @disantos7531 Před 5 lety +1

    Também existem automóveis com duas velas por cilindro,por exemplo,na Alfa Romeo,o motor chamado Twin Spark.E nas motos,existe os motores monocilíndricos produzidos pela Rotax,e por sinal,bastante fiáveis.

  • @leonardojorgecarneiro8887

    Apenas um detalhe, a injeção não é direto na câmara de combustão. Esse motor ainda tem válvula de admissão. O combustível é injetado antes da válvula de admissão e não direto dentro do cilindro, ou como falaram, dentro da câmara de combustão.

  • @tioigor4908
    @tioigor4908 Před 3 lety

    Um dos melhores vídeos com certeza! Nunca vi o ADG com dúvidas!!!

  • @pedropaz5032
    @pedropaz5032 Před 5 lety +1

    Fernando, faz um vídeo com o Lito dando manutenção num carro e o ADG num avião, seria muito legal, e mostraria da similaridade dos motores

  • @AMPozzato
    @AMPozzato Před 4 lety +1

    Para quem não entende muito de motor, foi muito esclarecedor. Ótimo!!! Obrigado!

  • @5791fernando
    @5791fernando Před 5 lety +3

    Excelente vídeo! Acho fascinante a simplicidade e robustez dos motores aeronáuticos a pistão.
    Teresina-Pi

  • @julioabreudossantosneves7226

    Excelente vídeo! Fernando, ministre mais AULAS como essa! Parabéns! 👏👏👏

  • @andreschneider__
    @andreschneider__ Před 5 lety +4

    Conteúdo de Aerohelps, hein! Estudei isso em "Aeronaves e Motores"!
    Parabéns pelo vídeo, como sempre conteúdo de qualidade!

  • @valterleao6795
    @valterleao6795 Před 5 lety +1

    PARABÉNS, excelente trabalho, ter a participação de um mecânico de automóveis foi uma brilhante ideia, assim vemos quão é importantíssimo as características mantidas sem muita “tecnologia” que se aplica nos carros, a chance de um defeito devido ao muito menor número de itens vem de encontro com a segurança!
    Abraço

  • @josedeoliveiralima5777
    @josedeoliveiralima5777 Před 5 lety +5

    Adorei o vídeo!!!
    Eu , que sempre fui meio "professor pardal",sempre quis saber mais sobre motores convencionais aeronáuticos.
    Sei que um motor automotivo, não precisa ser só potente e confiável.
    Ele precisa também, ter "retomadas", torque em praticamente todos os regimes de rotação.
    Eu imagino que o motor aeronáutico funcione mais parecido com motores estacionários (por favor, me corrijam se eu estiver errado).
    Vocês saberiam me informar se o motor aeronáutico , também teria torque e retomada, caso fosse aplicado em um automóvel???
    Desde já muito obrigado.
    Parabéns pelo canal de cada um!!!

    • @jefersoncordeiro6889
      @jefersoncordeiro6889 Před 4 lety

      Com um projeto de caixa de cambio é possível sim.

    • @MarcosAurelio-nm7ei
      @MarcosAurelio-nm7ei Před 4 lety +2

      Motor de avião não precisa ter retomada, toda a aceleração e desaceleração são feitas de forma gradativa e a faixa de RPM é muito estreita tbm. Das 2500 rpm a hélice só gera tração das 1500 as 2500 abaixo disso a tração é menor q o peso do avião e acima a hélice deixa de ser eficiente e para de criar tração e pode até se espedaçar.
      Claro cada hélice tem o seu passo e e sua rotação ideal mas basicamente é isso então independe de retomadas.
      Aliás retomadas está mais relacionado com relação de marchas bem dimensionadas para o torque do motor.

  • @MarcusVinicius-rn8sz
    @MarcusVinicius-rn8sz Před 5 lety +30

    Fernando, já deu para perceber que você tem muito conhecimento de aviação, só falta você deixar o entrevistado falar. Você fala tanto que toma o papel do entrevistado e pega pra si... Não vá concorrer com o Faustão, sem deixar o convidado falar kkkkkk

    • @dionatanbastos8793
      @dionatanbastos8793 Před 3 lety +4

      kkkkk achei q só eu tinha percebido isso! efeito faustão! kkkk

  • @ketellenkessy3584
    @ketellenkessy3584 Před 5 lety

    Só complementando em 11:18, um exemplo é o barulho que um drone faz, se remover as hélices e acelerar, vai nota uma diferença absurda de barulho.

  • @marcostropa5311
    @marcostropa5311 Před 3 lety +1

    Simplesmente maravilhosa a explicação entre as diferenças (aviões e automóveis), percebesse que para pilotar um avião não basta apenas ter coragem e enfiar o pé.
    Parabéns pela demonstração.

  • @ronaldofagundes6011
    @ronaldofagundes6011 Před 5 lety +2

    Gostei muito mesmo do vídeo. Apesar de não ser mecânico gosto muito do assunto gosto de ver e saber como as máquinas funcionam. Parabéns

  • @robertonunes6772
    @robertonunes6772 Před rokem

    Cara que aula com esses dois mestres.

  • @thomasteixeira1208
    @thomasteixeira1208 Před 2 lety

    Fernando , no veículo já se monitora temp do ar de admissão , líquido de arrefecimento e do óleo lubrificante. Pra relação do débito de injeção.
    Como também sensores de pressão desses três .

  • @Starfigther9933
    @Starfigther9933 Před 5 lety +1

    Saiu bem na hora. Estava em dúvida do princípio de funcionamento do carburador, pois estava estudando hj e o vídeo salvou!

  • @arlesondemoura22
    @arlesondemoura22 Před 5 lety +11

    Parabéns pelo vídeo. Tirou algumas dúvidas minha sobre a diferença entre motor automotivo e aeronáutico

  • @betogilberto7903
    @betogilberto7903 Před 5 lety +1

    Grande Adg umas das melhores oficina de carro no brasil

  • @alejandromaldonado8916
    @alejandromaldonado8916 Před 5 lety +1

    Sempre quis um video explicando as particularidades do pistão, parabéns Fernando

  • @lt6886
    @lt6886 Před 5 lety +54

    Achei que era só eu que passo agonia em escutar "girabrequim". 😂 Mas não sou o único! Ainda prefiro, eixo de manivela do inglês Crankshaft, ou na falta disso chamar de virabrequim mesmo. 🤣

    • @berthold171
      @berthold171 Před 5 lety +1

      Tambem concordo ! só que curioso o giro do motor e não o viro ! por exemplo o conta "giro" !

    • @netowork3d
      @netowork3d Před 3 lety

      Kkk cheguei a comentar, agora que vi o seu de 1 ano atras...

    • @jorgeduarte2360
      @jorgeduarte2360 Před 3 lety

      @@flaviobr1576 em Portugal diz-se "Cambota", ninguém sabe o que é "girabrequim", soa a "berbequim" que é uma "furadeira" :)

    • @LCMNUNES1962
      @LCMNUNES1962 Před 3 lety +1

      É CHAMADO TAMBÉM de VIRACAMBOTA A ARVORE de MANIVELAS

    • @Ainnem
      @Ainnem Před 3 lety

      eu chamo de rodabrequin

  • @arwinformatica
    @arwinformatica Před 10 měsíci

    Gostei. Vídeo Muito bom. Uma verdadeira aula sobre motores aeronáuticos.

  • @AngelGarcia-mt8wn
    @AngelGarcia-mt8wn Před 5 lety +2

    O cessna 152, por exemplo, tem carburador assim como outros. A vantagem de não ter carburador é que não precisa de ar quente em baixa rotação para evitar gelo

  • @00EULER00
    @00EULER00 Před 4 lety

    Super os videos do canal. Gostaria de sugerir um video sobre o motor aeronautico Junker Jumo 205. Ele é unico por 3 caracteristicas: É o unico motor aeronautico á diesel a ter sucesso, porque é um motor 2 tempos e...finalmente é um motor com construção muito peculiar: Não tem cabeçote. Ele tem 6 cilindros com pistões opositores e 2 arvores de manivela... Vale a pena conhecer!

  • @garagemdoferri
    @garagemdoferri Před 5 lety +1

    Top nessa época Ja tinha injeção direta de combustível que só começou a sair em carros apartir de 2012 e alguns bem específicos e até hoje tem carros com injeção de combustível comum.

  • @yurimyszkowski
    @yurimyszkowski Před 4 lety

    esse video merecia 1 milhão de views pelo menos

  • @wsoares
    @wsoares Před 5 lety +2

    *Eu assisti lá e cá, o vídeo, da turma do barulho* (ADG E FERNANDO). *Eu sigo o adg há quase 8 anos. O cara é top!*

    • @evertonmsmachado
      @evertonmsmachado Před 5 lety

      Eu seguia da época raiz, depois que ele só quis vender marca, ficou chato e arrogante...dei unfollow.

  • @donizetticeres
    @donizetticeres Před 4 lety +1

    Olá Fernando, parabenizo pelos excelentes vídeos publicados no canal do Aero Por Trás da Aviação. Gostaria que você fizesse um vídeo falando sobre os motores de carros que são aeronautizados e se eles podem equipar aeronaves que recebem classificação LSA.

  • @edsonmarcondes4235
    @edsonmarcondes4235 Před 4 lety

    Boa noite gostei muito do vídeo estou aprendendo bastante obrigado

  • @vicentesoare
    @vicentesoare Před 5 lety +1

    EXCELENTE!!!!!!!!!!!!!!

  • @isac.mariano
    @isac.mariano Před 5 lety +1

    ADG é um mestre em reparação automotiva! Excelente vídeo!

  • @lucasvalenteguerra1869

    Sobre o silenciador, o abafador diminui a eficiência e o torque em baixa rotaçao do motor

  • @Bruno_bsr001
    @Bruno_bsr001 Před 5 lety

    Eu gostaria que você fizesse um vídeo de diferenças entre motor de carro,barco e avião e se tem alguma possibilidade desses motores no futuro partir de um mesmo princípio afinal o futuro promete motores a elétricos.

  • @alfredodinho2848
    @alfredodinho2848 Před 3 lety

    Fantástico, uma aula espetacular... Show.

  • @homeroferracinigumerato9934
    @homeroferracinigumerato9934 Před 6 měsíci

    Muito obrigado pela aula.

  • @juarezfante8206
    @juarezfante8206 Před 4 lety

    Parabéns Fernando,e ao Adg

  • @user-hd2td9cn2u
    @user-hd2td9cn2u Před 7 měsíci

    03:33 só uma correção, agente sempre fala a cilindrada dos motores sim. Por exemplo: Lycoming O-360. esse 360 é a cilindrada do motor. são 360 polegadas cubicas. Lycoming O-540, 540 é a cilindrada do motor. 540 polegadas cubicas. Continental O-200, são 200 polegadas cúbicas de cilindrada então de certa forma sempre falamos a cilindrada dos motores, eu acho que a rotax é diferente, mas eu não sei. não conheço bem os motores rotax.

  • @dsoliveira82
    @dsoliveira82 Před 5 lety +1

    Os motores de dragasters americanos usam injeção mecanica e dois distribuidores, ainda nos dias de hoje. Os objetivos são diferentes, mas a construção é semelhante.

  • @fokkerbusy
    @fokkerbusy Před 5 lety

    Ótima vídeo aula Fernando, parabéns

  • @evandrobr7969
    @evandrobr7969 Před 5 lety +2

    Ate que enfim alguém pra falar de rpm da hélice
    Finalmente !!!
    Qual a rotação do fan do motor de um a320? Alguém sabe ?

    • @Jmarkus99
      @Jmarkus99 Před 5 lety +1

      Não é muito além do que uma helice e pelo mesmo motivo. Já ouviu um Fokker 100 decolando em sua direção? Faz um ruido parecido com serra. São as palhetas do fan no limite sônico.

  • @brunonorte2004
    @brunonorte2004 Před 5 lety +1

    Vídeo muito didático, excelente!

  • @OTAVIOMOR2011
    @OTAVIOMOR2011 Před 3 lety

    Acho que seria muito legal fazer um vídeo sobre os planadores usados na segunda guerra mundial.

  • @amarelofff3615
    @amarelofff3615 Před 5 lety

    Muito legal. Como alguém dá deslike?

  • @Alex-Pimentel
    @Alex-Pimentel Před 5 lety +3

    ADG, 👏🏻👏🏻👏🏻! Vamos dizer que sigo o ADG desde da época de taxista! E que dupla deu aí em! Show! Deus os abençoe!

  • @luizcarlossalicio2832
    @luizcarlossalicio2832 Před 5 lety +2

    Caramba agora sim ADG e aero juntos nunca imaginei isso ADG você curte avião?

  • @macielsantos3280
    @macielsantos3280 Před 3 lety

    Excelente vídeo, como sempre uma aula, parabéns

  • @joaocarlosmartinsfilho858

    duas feras admiro ambos

  • @VitorioDelicato
    @VitorioDelicato Před 5 lety

    Como é bom ver profissionais juntos explicando.

  • @franciscoalexandre4961

    Eu gostaria que vcs do Aero falassem do motor Radial dos aviões antigos .Acho muito legal aquele tipo de motor.

  • @JoaoSouza-mo4hi
    @JoaoSouza-mo4hi Před 4 lety

    Que maravilha, parabéns, por este vídeo, muito obrigado.

  • @guilhermeprete7268
    @guilhermeprete7268 Před 2 lety

    Nao poderia ser diferente ,esses dois juntos num video..O chato é que ficou tao bom,agora ,quero ver superar..kk

  • @joaocastro7685
    @joaocastro7685 Před 5 lety +2

    adorei

  • @harleyeugenio
    @harleyeugenio Před 5 lety

    as duas velas por cilindro além de redundância tb serve para otimizar a queima, todo pistão que seja maior que 90mm é recomendado duas velas, assim nao perde parte da energia da queima na propagação da chama da centelha, em quanto o pistão desce

  • @williammarques1003
    @williammarques1003 Před 5 lety +2

    Agora já sou quase um mecânico!!!....🤗

  • @mariohms5120
    @mariohms5120 Před 3 lety

    MUITO BOM, OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES!

  • @dreilersilva8277
    @dreilersilva8277 Před 3 lety

    ADG sabe muito

  • @hlcunhaxd
    @hlcunhaxd Před 5 lety

    Só uma ressalva aqui para o ADG . O virabrequim transforma o movimento linear dos pistões em movimento rotativo.

  • @michelsilva5051
    @michelsilva5051 Před 5 lety +1

    Parabens

  • @brunoheavymetal
    @brunoheavymetal Před 5 lety

    Me tirou várias dúvidas!

  • @bernardozanoni882
    @bernardozanoni882 Před 5 lety +5

    Excelente vídeo Fernando ! Parabéns pela qualidade

  • @josemariagomes8389
    @josemariagomes8389 Před 5 lety

    Que aula meus amigos que aula!!! Pra quem é leigo muito bem explicado

  • @rmaiabr
    @rmaiabr Před 3 lety

    Uia, um crossover!
    Com relação ao uso de magneto, motor estacionário também usa (os antigos a gasolina).

  • @ribeiroconducaooperacional

    Fala irmão Boa noite, poderia fazer um vídeo falando sobre os combustíveis em especial o usados nos helicópteros? Dessa agradeço, abraços.

  • @Afldbr
    @Afldbr Před 5 lety +1

    Excelente vídeo!!
    Fernando, você é muito criativo nos temas, e esse é um que sempre me interessou muito. Parabéns.

  • @clebergoncalves9001
    @clebergoncalves9001 Před 3 lety

    Ficou bacana essa dupla !

  • @johnathangyn6863
    @johnathangyn6863 Před rokem +1

    Video muito top... dois feras 👏

  • @user-or7li6mc9z
    @user-or7li6mc9z Před rokem

    Parabéns a todos envolvidos nesse projeto de informação de motores aeronáuticos. Canal excepcional .👏👏

  • @bracistapopey
    @bracistapopey Před 5 lety

    Vídeo na prática são os melhores!

  • @arimateiajunior4764
    @arimateiajunior4764 Před 5 lety

    Que legal, os motores são totalmente diferente, nem imaginava

  • @edsonjuniorspsp
    @edsonjuniorspsp Před 5 lety

    Baixou o nivel!

  • @sergioluis9992
    @sergioluis9992 Před 5 lety +5

    Monta Um Motor de Avião em um carro...! Ficaria intereçante o video!!!

  • @lucaskellermann4740
    @lucaskellermann4740 Před 5 lety

    Várias vezes o Fernando já falou sobre a hélice não pode girar muito rápido... A ponta da hélice não pode ultrapassar a velocidade do som... Etc...
    Por que???

  • @josemarioomena1782
    @josemarioomena1782 Před 4 lety

    O ponto de ignição é único com duas velas e dois sistemas de magnetos alimentando as velas independentemente. O que ocorre se um dos magnetos falhar o motor terá queima, porém com certa deficiência, o que se manifestará com a queda de rotação sem "engasgo" do motor e será possível, em tese, manter o motor funcionando até o destino, sem parar.

  • @lennolima2115
    @lennolima2115 Před 4 lety

    Dois caras super feras. Já soi inscrito nos canais dos dois. Show de bola

  • @JuniorLobo76
    @JuniorLobo76 Před 5 lety

    Muito obrigado !