Video není dostupné.
Omlouváme se.

As raízes da violência no Brasil

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 01. 2017
  • "É possível descrever a história do Brasil como a história social da violência". A violência e a falta de uma política eficaz de segurança pública estão entre os problemas mais graves enfrentados pelo Brasil hoje. O Professor Titular do Departamento de Sociologia da USP e diretor do NEV (Núcleo de estudos da Violência), Sergio Adorno, fala nesta entrevista ao Nexo a respeito dessas fragilidades e mostra como elas explicitam questões estruturais da sociedade brasileira, incluindo as desigualdade social e a violência praticada pelo próprio Estado.
    Acesse o Nexo: www.nexojornal.com.br/
    Curta a página do Nexo no Facebook: / nexojornal

Komentáře • 79

  • @andrecasas1
    @andrecasas1 Před 4 lety +171

    é mais que óbvio um país em que grande parte do povo vive na miséria e uma pequena parcela controla toda riqueza uma distribuição de renda terrível , um sistema educacional precário , um sistema penitenciário que é um fracasso etc.. enfim é um lugar perfeito para a criminalidade crescer

  • @mariaclara90_
    @mariaclara90_ Před 2 lety +36

    Voltando aqui depois de anos, e a violência ainda é algo sem explicação para mim.

  • @luizslb3676
    @luizslb3676 Před 5 lety +56

    Caráter não se aprende na escola e sim na família a escola pode até piorar

    • @micka4515
      @micka4515 Před 5 lety +25

      A escola aparece com o papel de educar academicamente para que assim o indivíduo possa ter uma formação no futuro e um bom emprego. A formação moral deve vir da família. Mas quantas crianças já nascem em lares problemáticos... como o estado pode intervir? O futuro está nas crianças. Um olhar mais adequado a isso poderá salvar o nosso futuro.

    • @canaldeletado871
      @canaldeletado871 Před 5 lety +17

      Muita coisa se aprende na escola além das matérias, a gente convive por anos com pessoas, seres humanos, cada um com seus pensamentos, idéias e opiniões, a gente aprende sobre sexo, relacionamentos, a gente faz amigos, inimigos, amores, como isso não influencia no caráter?

  • @RobinHood-rp2uu
    @RobinHood-rp2uu Před 4 lety +29

    Como disse Capitão Nascimento, o sistema é foda..

  • @maximilienkaluta9494
    @maximilienkaluta9494 Před 6 lety +65

    Falou perfeitamente, o problema e que a interpretacao depende do interesse de cada leitor.

  • @p.anderson
    @p.anderson Před 3 lety +35

    O Brasil é violento porque os brasileiros são passionais, e não têm educação de qualidade para canalizar (sem falar nas injustiças sociais) isto é para racionalizar toda essa emocionalidade brasileira.

  • @anneoliveira1430
    @anneoliveira1430 Před 5 lety +23

    Sérgio Adorno ❤
    Mesmo com uma linguagem relativamente simples, não consegue ser entendido por leigos. Só estudando e analisando a história da violência, a forma como ela mudou ao longo do tempo, o contexto histórico, social e econômico, e, ainda, seu público alvo, que, em suma, são minorias sociais. Gosto muito da definição que usa, em sua obra Violencia e Crime, do que é violência e crime. Consigo até entender melhor a classificação de violência realizada pelo Zizek.

  • @Isaquerailan1994
    @Isaquerailan1994 Před 2 lety +10

    Existe 2 vías pra acabar com isso.
    1 união impõe suas leis.
    2 investir na infância e juventude de hoje a ter pensamientos desenvolvidos.
    Empreender, gestão financeira, ética e moral, esporte e arte, trazer oportunidades de fazer algo pra eles. Preencher a cabeça desses meninos com coisa boa.
    A questão é: com tanda desorganização no congresso tudo volta ao ponto ( a intervenção deveria ser mais pensando).

  • @alanjohny3796
    @alanjohny3796 Před 4 lety +15

    Isso é a falta de educação, têm quê ter respeito

  • @tonyrossas5979
    @tonyrossas5979 Před 2 lety +26

    É claro que explicar a violência em um país com as características do Brasil teria as dimensões de um verdadeiro tratado e não seria num vídeo de pouco mais de 6 minutos que isso se conseguiria. Questões sociológicas e até antropológicas entrariam, claro, nessa discussão. Mas, teremos, pelo menos, que admitir que muitos aspectos sociológicos foram seguramente otimizados ao longo de décadas do século XX e do início deste. Entretanto, o índice de criminalidade nos aspectos das extremas formas de violência letal, eivadas de covardia e desumanidade mesmo sem resistência das vítimas e, às vezes, por razões desproporcionais ao interesse do meliante leva-nos a crer que algo tem estimulado os criminosos a não temerem por uma possível punição. Esse algo é seguramente a nossa Legislação Penal leniente e cavilosamente engendrada pelos Poderes da República e influenciada pelo pensamento da Esquerda Socialista-Comunista que, há vários anos, dentro das Universidades, partem do princípio de que TODOS os criminosos são "vítimas da Sociedade" (é claro que os de "colarinho branco" acabam se beneficiando dessa assertiva). Aí, vem as Penas Brandas > As Reduções de Penas > As Saidinhas em Datas Especiais > As Progressões de Penas > Visitas Íntimas > Celulares à vontade nas Cadeias. Não há pena que se cumpra integralmente. Pobres dos brasileiros de boa fé. Não dou meu voto a quem não tiver como principal meta de campanha - além de uma educação de qualidade para todos - mudar essa legislação penal ridícula responsável por o Brasil ser do jeitinho que ele é: transgressor, deseducado e pobre (mesmo sendo rico)...

  • @marceloorange
    @marceloorange Před 2 lety +5

    Discurso é lindo!
    Mas o rico gostaria mesmo, que todos os pobres desaparecem da face da terra!
    Só sobrasse os serviçais que trabalham em suas mansões!

  • @shermancode6418
    @shermancode6418 Před 2 lety +3

    A maior violência contra a sociedade é a violência identitária, pois desvia o foco das desigualdades de renda e sociais. Diria q é a violência mais alienante atualmente das massas!!

  • @micka4515
    @micka4515 Před 5 lety +9

    Perfeito em toda a sua fala. Nossa lei precisa se adequar baseada em estudos da nossa realidade atual. É preciso entender as origens para assim conseguir mudar a realidade. Lutar contra a violência é lutar contra as desigualdades sociais. Isso tudo está interligado.

  • @pacojosesales
    @pacojosesales Před 5 lety +17

    A índia tem um bilhão de pessoas lá não é tão violento quanto aqui , lá sem várias escalas de sociedade e eles vivem relativamente bem e aqui com uma população um quarto menor nos falamos que está incontrolável será isso verdade?
    Ou há um grupo que queira isso mesmo na nossa sociedade e vamos levando com a barriga?

    • @micka4515
      @micka4515 Před 5 lety +8

      Acho que na Índia a questão da religião deles ajuda. Minha opinião.

    • @andrecasas1
      @andrecasas1 Před 4 lety +6

      Jose Francisco Sales Souza sim com certeza amigo a Índia é um país pobre de terceiro mundo como o Brasil a distribuição de renda por lá também é ruim mas a cultura é oriental o povo é muito religioso e místico por isso é pouco violenta

  • @karllosmanoel3031
    @karllosmanoel3031 Před 4 lety +2

    PARABÉNS!!! EXATAMENTE ISSO (PURA VERDADE!!!)

  • @sidneydacruzbonfim2177
    @sidneydacruzbonfim2177 Před 2 lety +3

    Qual o governo em que priorizou a saúde, a educação e a violência? Se há desequilíbrio entre os três poderes da República e conflitos entre os políticos governantes, como pode haver ORDEM E PROGRESSO? Se as verbas dos insumos hospitalares são desviadas e salários dos médicos, não correspondem a realidade, se as verbas destinadas à educação e se os professores não ganham salários dignos, e se a segurança dos brasileiros está ameaçada, por conta de maus policiais e de um sistema judiciário, onde as leis favorecem bandidos e privilegia quem tem alto nível intelectual e poder aquisitivo diferenciado da sociedade de baixa renda, não se pode esperar ORDEM E PROGRESSO. Gritar por justiça em nosso país, é o mesmo que chorar no deserto para tentar encher um buraco seco. Ademais, formadores de opiniões destroem a verdadeira educação, quando vão para as redes sociais, novelas, jornalismo, seriados, programas de finais de semana e realitys, que desconstrem ou até destroem o foco da ordem socioeducativa. É por isso que a falta da boa a educação familiar não é mais exigida. A própria sociedade escolheu abolir a sensura e a crítica dos valores morais e da ética do bem-estar, para adotar linguagem e comportamento que muitas vezes, chocam com as idéias e raciocínios que vão de encontro com a ciência, a lógica e a razão...e todos querem ter razão, sem se importar com o bem-estar físico e emocional do outro.

  • @rageMEISTERgs
    @rageMEISTERgs Před 5 lety +9

    Esse especialista foi dissecado no roda viva

  • @Brasilecidadania8883
    @Brasilecidadania8883 Před 3 lety +2

    desilgualdade social,mas vejo pessoas com igualdade social e é violento.

  • @marcospaulo-nn4ks
    @marcospaulo-nn4ks Před 6 lety +6

    QUE ??

  • @migueleduardo6297
    @migueleduardo6297 Před 2 lety +7

    Longe de ser cordial e acolherdor como reza a lenda o brasileiro é extremamente violento, um simples esbarrao na calçada pode terminar em morte, num ambiente sem leis, sem punição, a tendencia é a barbárie e a lei do mais forte prevalecer

  • @corintomartins467
    @corintomartins467 Před 3 lety +1

    Bom dia😊

  • @RonyInterpreter
    @RonyInterpreter Před 6 lety +2

    Muito bom

  • @isaquef2920
    @isaquef2920 Před 2 lety

    pra mim seria: comida , trabalho, educação moral.

  • @othagos
    @othagos Před 2 lety

    Pelo fato de o brasileiro o ser.

  • @marqueti100
    @marqueti100 Před 6 lety +5

    excelente raciocínio. Parabens

  • @rafaelleitedasilva6766
    @rafaelleitedasilva6766 Před 4 lety +2

    A melhor dignidade eo trabalho

  • @hyanchagas5352
    @hyanchagas5352 Před 5 lety +3

    Poxa, estava pensando em ter como tema a história da violência no Brasil em minha TCC de história, mas estou vendo q esse tema já foi abordado e muito bem retratado por esse sociólogo.

  • @alexsud8509
    @alexsud8509 Před 6 lety +23

    o problema e a ignorancia absurda nas escolas.

  • @sm3sm
    @sm3sm Před 6 lety +5

    muito bom

  • @p.anderson
    @p.anderson Před 3 lety +8

    E o discurso desse homem é intelectualista, elitista, exageradamente hegeliano... Em breve, desce por favor das tuas ideais, e ao invés de conceitualizar o mundo, aceite a realidade tal como ela se apresenta. Um discurso capaz de enfrentar dificuldades se constrói à partir da realidade, e não das ideias que construimos idealmente da realidade.

  • @johnlott7151
    @johnlott7151 Před 6 lety +20

    O problema do Brasil é criminalidade e não um termo abstrato como violência.

    • @davistahnkeseibert3240
      @davistahnkeseibert3240 Před 5 lety +10

      Na real a violência não é tão abstrata, e quando tu fala que o problema do Brasil é a criminalidade tu vai estar colocando coisas que não são violentas, por exemplo a capoeira, que já foi um crime mas não era violento.
      Quando se fala que a violência é o problema do Brasil, tu vai estar colocando corrupção, estupro, racismo,..., e também a violência não percebida, a violência que agora é naturalizada pela sociedade mas no futuro poderá ser banal.

    • @GamesTube80
      @GamesTube80 Před 5 lety +4

      @@davistahnkeseibert3240 Isso também gera um ódio da população que vive sendo assaltada e adotam a violência como solução da violência.

    • @nurulmaru
      @nurulmaru Před 5 lety +3

      Qual a diferença entre o nível de abstração da palavra "violência" e da palavra "criminalidade"?

  • @carlospacifico652
    @carlospacifico652 Před 5 lety +6

    a segurança publica e tao ruim que se for extinta nao fara a menor falta so serve para secar os cofres publicos . lir essa frase na traseira de um carro achei interessante.

  • @pr.rodrigopr7366
    @pr.rodrigopr7366 Před 4 lety +1

    🤔

  • @zx7919
    @zx7919 Před 2 lety +1

    Desigualdades, quanto mais desigual for mais violento será.

  • @joseevangelista6963
    @joseevangelista6963 Před 2 lety

    Por que o homem que dominar em tudo que viver soeoiele

  • @mariavalentim9825
    @mariavalentim9825 Před 6 lety +8

    A violência acaba quando o povo abri o coração para Deus, porque uma mulher não tem renda não tem uma moradia e tem tantos filhos como sobreviver dignamente no país quantos jovens na idade de 18 a 19 que não tem emprego na minha rua tem um monte quase tudo nas drogas

  • @dmdacol
    @dmdacol Před 5 lety +13

    Prolixo. Sem profundidade.

  • @joaobatistaalves8838
    @joaobatistaalves8838 Před 2 lety

    E a degradação da geografia urbana ?

  • @mamitextilltda14
    @mamitextilltda14 Před 6 lety +24

    Começou muito bem, mas não conseguiu desenvolver...murchou!

  • @carolinasantos8024
    @carolinasantos8024 Před 3 lety

    Acho mais por falta educação, desigualdade social e impunidade.👎

  • @AlexSilva-ci6ll
    @AlexSilva-ci6ll Před 5 lety +10

    Achei que assistiria a um vídeo sobre violência, mas infelizmente foi pura militância. O entrevistado apenas citou o grande flagelo da nossa sociedade como se fosse mais um aspecto das relações violentas, a qual ele denominou "essa chamada delinquência". Homens que se servem à frente das mulheres? Visão estereotipada e irreal com a média dos relacionamentos humanos no nosso país. Lamentável.

  • @mauriciobaiocco1752
    @mauriciobaiocco1752 Před 6 lety

    .

  • @rafaelamaral8957
    @rafaelamaral8957 Před 5 lety +11

    Fraco.

  • @renatoguedesbezerra3001
    @renatoguedesbezerra3001 Před 3 lety +1

    90 por cento da violecia é falta de educação ou seja respeito au prossimo.

  • @098dida
    @098dida Před 6 lety +46

    falo, falo, e nao saiu dana de interessante.

    • @williamfonsecalima5540
      @williamfonsecalima5540 Před 6 lety +13

      Simplificando: a violência no Brasil é uma questão que já está enraizado na cultura do nosso país, sendo tando ela no âmbito civil quanto estatal (violência do estado contra o cidadão), e isso só se agrava pelas desigualdades de tratamento e punição de cada ação violenta, onde que quando se pune alguém por cometer pequenos furtos sem a mesma intensidade ou comoção que se pune um a gente por abuso de autoridade.

    • @williamfonsecalima5540
      @williamfonsecalima5540 Před 6 lety +8

      Na segunda metade do vídeo ele explica que a violência e uma consequência dos inúmeros estados e excessão que tivemos junto a nossa enorme desigualdade social, onde que os inúmeros casos de suspensão dos direitos fizeram surgir em nossa cultura uma tolerância a pequenos atos de violência que juntos colaboram para a prática de grandes atos.

    • @johnlott7151
      @johnlott7151 Před 6 lety +4

      Como a maioria dos antropólogos e sociólogos.

    • @IA-ws4ty
      @IA-ws4ty Před 6 lety

      kkkk pensei q só eu tinha percebido

    • @brunaraquel1097
      @brunaraquel1097 Před 5 lety +7

      ouviu, ouviu e não entendeu nada.

  • @guifreitas2592
    @guifreitas2592 Před 6 lety +1

    O problema do Brasil é a pobreza, não somos um povo com cultura violenta como o russo, americano ou argentino por exemplo...

    • @pedrohhcunha2685
      @pedrohhcunha2685 Před 5 lety +6

      A pobreza no brasil diminui muito desde 2005 e mesmo assim a taxa de homicídio por exemplo tem um aumento medio de 4,4 % ano neste contexto podemos afirmar que diferentemente do que muito pensam a violência não esta ligada diretamente a pobreza e sim a aspectos geográficos
      Religiosos e culturais erdados de um sistema colonialista é opressor

  • @murabrasil7497
    @murabrasil7497 Před 6 lety +4

    Porque ninguém tem armas só isso !

    • @tiagomelo8059
      @tiagomelo8059 Před 6 lety +2

      Ué, mas se tivesse mais armas aí que a violência aumentaria não é?

    • @ddeimos9509
      @ddeimos9509 Před 4 lety +6

      @@tiagomelo8059 no momento vc só pode ter armas se vc for traficante ou favelado. então... iria aumentar para um lado positivo a violencia, ou seja, eliminando individuos destrutivos.

  • @ddeimos9509
    @ddeimos9509 Před 4 lety +1

    Que viagem é essa de servir primeiro homens ser uma forma de violência? Então agora se eu sirvo por educação as mulheres primeiro eu estou sendo violento com os homens? O velho ta doido. Fora q ele fala como se o público não fizesse a menor ideia dos probelmas pessoais. Ta chapando total o velhinho. Pacificação total? isso não existe cara.