RAIZ DE LÓTUS, ação ADSTRINGENTE, AFRODISÍACA, ANTIDIARREICA, trata DOENÇAS CARDIOVASCULARES, CÂNCER

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 09. 2024
  • Raiz de lótus - Nelumbo nucifera Gaertn - Panc.
    Família: Nymphaeaceae/ Nelumbonaceae
    Sinônimos botânicos: Nelumbium nuciferum Gaertn., Nelumbo caspica (DC.) Fisch., Nelumbo komarovii Grossh., Nelumbo nucifera var. macrorhizomata Nakai, Nelumbo speciosa Willd., Nymphaea nelumbo L.
    Constituintes químicos: cálcio, carboidrato, magnésio, potássio, óleos essenciais, proteína, sais, sódio, beta-careoteno, tanino, nelumbina, roemerina, zinco.
    Uso: Toda a planta.
    Planta aquática nativa da Ásia.
    A raiz é um tubérculo e se assemelha a uma grande batata. Possui um núcleo crocante e cheio de buracos, que se assemelha a uma renda é leve e ligeiramente doce.
    Chega a 2 metros de altura. As flores possuem cores brancas ou rosada e são grandes e segmentadas em diversas pétalas, florescendo por cerca de três dias. Elas dão origem a frutos parecidos como uma pequena noz, que podem germinar diversos anos após serem colhidas.
    A raiz de lótus é uma haste comestível que é frequentemente usada tanto na medicina, quanto culinária oriental. Essa raiz contém poderosos antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças, como por exemplo a doença de Alzheimer, o colesterol alto, doenças cardiovasculares.
    O chá tem características desintoxicantes, ajuda no controle da pressão sanguínea e taxas de gordura. Serve para combater insônia, cansaço físico e mental, stress e regulariza o fluxo menstrual.
    É consumido há mais de dois mil anos no Japão, considerado um chá sagrado.
    Benefícios: Ação adstringente, afrodisíaca, antidiarreico (chá das folhas), trata problemas cardiológicos, emenagogo, hemostático e rejuvenescedor. Ação sedativa, indicada para prevenção do câncer, emagrecedora, elimina catarro, indicada para resfriados, sinusites e tosses. As sementes são calmantes e cardiotônicas (flores), além de serem usada aumentar a concentração. Melhora dificuldades de fala e gagueira, afecções respiratórias, desobstrução das vias respiratórias, problemas digestivos e menopausa. Indicada para parar vômitos, cólera (infecção intestinal causada pela bactéria Vibrio cholerae) e envenenamento causado por cogumelos. As raízes e sementes consumidas com arroz agem como um afrodisíaco natural, perda de peso (chá das folhas folhas), propriedades antiespasmódicas e sedativas. Auxilia na digestão, infecções bacterianas e fúngicas, indicada para efizema pulmonar, insolação, ejaculação precoce, cólica abdominal e colesterol. Além do tratamento de espermatorreia, leucorreia, insônia, hemoptise (expectoração de sangue), hematúria (sangue nas urinas) e anticancerígena.
    INGREDIENTES
     1 tubérculo.
     meio litro de água.
    MODO DE PREPARO
     Descasque o tubérculo e corte em rodelas.
     Coloque as no fogo junto com a água.
     Deixe ferver por 20 minutos, após desligue o fogo.
     Tampe o recipiente e deixe o chá descansar por 10 minutos.
     Após o tempo indicado coe o chá e sirva.
     Até 3 xícaras ao dia.
    Chá da folhas:
    Utilize em torno de 5 a 7 folhas para meio litro de água.
    Deixe ferver a água, desligue o fogo e acrescente as folhas e abafe a panela.
    Deixe amornar, depois somente ingerir o chá no decorrer do dia.
    As rodelas cortadas pode ser ingeridas temperadas, em saladas, da forma que achar melhor (criatividade culinária).
    CONTRAINDICAÇÕES:
    Gestantes, lactantes e crianças com idade inferior a 12 anos.
    HISTÓRIA E CURIOSIDADES
    A flor-de-lótus é considerada um símbolo espiritual e usada em cerimônias religiosas ao redor do mundo. Na Índia, onde é considerada sagrada, é assemelhada a Lakshimi, Deusa de Prosperidade.
    CULINÁRIA
    Na culinária, folhas, talos jovens, pétalas, sementes e rizomas são comestíveis. A farinha da raiz é usada para engrossar molhos. Partes tenras jovens podem ser comidas cruas em saladas ou cozidas como um legume. As folhas são usadas para o preparo de chá, embrulho de alimentos para serem assados ou cozinhadas em vapor, apesar de possuírem gosto amargo. A folha também está disponível na forma de cápsulas e pílulas, que podem ser alternativas para as folhas amargas. As flores podem ser flutuadas em sopas.
    Referências:
    1. KINUPP, V. F; LORENZI, H. Plantas alimentícias não convencionais no Brasil. Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa (SP), 2014.
    2. Examine.com: Nelumbo nucifera - Acesso em 11 de junho de 2017
    3. Plants for a Future: Nelumbo nucifera - Acesso em 11 de junho de 2017
    4. KewScience (Plants of the World): Nelumbo nucifera - Acesso em 11 de junho de 2017
    5. Image: Wikimedia Commons (Author: T. Voekler) - Acesso em 11 de junho de 2017
    6. The Plant List: Nelumbo nucifera - Acesso em 11 de junho de 2017
    7. Estudos Kinupp - 562.
    pubmed.ncbi.nl...
    pubmed.ncbi.nl...
    pubmed.ncbi.nl...
    pubmed.ncbi.nl...
    pubmed.ncbi.nl...
    pubmed.ncbi.nl...

Komentáře • 14