Sobrevoando com o Drone DJI Mavic Air 2 o Buraco de Matarandiba localizado em Vera Cruz - Bahia.

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 23. 06. 2024
  • A cratera que se formou perto da vila de Matarandiba, na cidade de Vera Cruz, Ilha de Itaparica, na Bahia, pode ter sido causada pelo antigo modelo de extração de sal-gema em poços desativados na década de 1980, além de características tectônicas regionais, ou seja, a presença de pequenas fraturas e fissuras na região.
    Na época, a cratera, que fica a 1 km da vila de pescadores de Matarandiba, tinha 46 metros de profundidade, 69 metros de comprimento e 29 metros de largura. O primeiro aumento na estrutura foi divulgado em janeiro de 2019, quando cresceu quase quatro metros.
    Em abril de 2021, o buraco tinha 111 metros de comprimento, 48,9 metros de largura e 24,4 metros de profundidade. No entanto, houve uma pequena ampliação no comprimento e uma redução na largura e na profundidade.
    Conforme os pesquisadores, essas mudanças estavam previstas e são características deste fenômeno geológico. Ainda não é possível prever quando a situação se estabilizará, uma vez que depende de uma série de fatores geológicos e ambientais que não foram detalhados.
    Segundo o estudo da empresa alemã, a vila de Matarandiba está segura, assim como a atual área de exploração de sal-gema da Dow e o acesso à ilha. Além disso, a formação de um novo sinkhole - fenômeno geológico conhecido como "vazio subterrâneo" - é remota nessas três áreas.

Komentáře • 2

  • @user-ql4qb7jn7z
    @user-ql4qb7jn7z Před 17 dny +1

    Grato! Tomadas muito interessantes. Sempre tive muita curiosidade a respeito deste evento.

    • @ysbdrones
      @ysbdrones  Před 17 dny +1

      Grato pelo apoio e comentário.