Privatizações: a distopia do capital (2014), de Silvio Tendler

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024
  • O novo filme de Silvio Tendler ilumina e esclarece a lógica da política em tempos marcados pelo crescente desmonte do Estado brasileiro. A visão do Estado mínimo; a venda de ativos públicos ao setor privado; o ônus decorrente das políticas de desestatização traduzidos em fatos e imagens que emocionam e se constituem em uma verdadeira aula sobre a história recente do Brasil. Assim é Privatizações: a Distopia do Capital. Realização do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), com o apoio da CUT Nacional, o filme traz a assinatura da produtora Caliban e a força da filmografia de um dos mais respeitados nomes do cinema brasileiro.
    Em 56 minutos de projeção, intelectuais, políticos, técnicos e educadores traçam, desde a era Vargas, o percurso de sentimentos e momentos dramáticos da vida nacional. A perspectiva da produtora e dos realizadores é promover o debate em todas as regiões do país como forma de avançar “na construção da consciência política e denunciar as verdades que se escondem por trás dos discursos hegemônicos”, afirma Silvio Tendler.
    Vale registrar, ainda, o fato dos patrocinadores deste trabalho, fruto de ampla pesquisa, serem as entidades de classe dos engenheiros. Movido pelo permanente combate à perda da soberania em espaços estratégicos da economia, o movimento sindical tem a clareza de que “o processo de privatizações da década de 90 é a negação das premissas do projeto de desenvolvimento que sempre defendemos”.
    ► Ouça entrevista completa com Silvio Tendler: bit.ly/1swKvgW
    ► Conheça o canal Caliban Cinema e Conteúdo: bit.ly/1oeINSR

Komentáře • 250

  • @eduardo35223
    @eduardo35223 Před 3 měsíci +6

    Fiquei de verdade com vontade de chorar depois de assistir isso, o quando isso abriu meu olhos eu não sei descrever, triste mas ainda há salvação, vamos nos unir e combater esse mau.

  • @ewertonmarinho
    @ewertonmarinho Před 4 lety +12

    Quando tudo for privatizado, seremos privados de tudo

  • @larissamelosampaio101
    @larissamelosampaio101 Před 7 lety +15

    Documentário top, muito informativo! Obrigada pela postagem! Adoro os documentários do Silvio Tendler.

  • @RafaRangelOficial
    @RafaRangelOficial Před rokem +5

    Como é bom ter senso crítico, ainda tem gente acreditando nessa baboseira de estado mínimo, que privatizando será melhor. Hoje 2023, posso dizer que muitas instituições foram privatizadas e nada melhorou.

    • @miridanbritto2085
      @miridanbritto2085 Před 6 měsíci

      Ecomista pensa pensA E DEPOIS achas ruim😮porq nso falA o que teria sido melhor?😂😅

    • @miridanbritto2085
      @miridanbritto2085 Před 6 měsíci

      Silvio escreva dando solucoes ideias quero aprender

  • @marciadesouzalehmkuhl5173
    @marciadesouzalehmkuhl5173 Před 6 lety +10

    Muito bom! Estou estudando sobre a privatização na educação, parabéns!!!

  • @chacal1178
    @chacal1178 Před 3 lety +5

    PERFEITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • @samuel6266
    @samuel6266 Před 8 lety +16

    Documentário muito bom. ótimo para ser usado em sala de aula.

    • @samuelfilardi7533
      @samuelfilardi7533 Před 6 lety +4

      E é por isso que querem o Escola Sem Partido,por causa de pessoas como você,que não percebem o quão tendencioso esse documentário é.

    • @leonascimento6543
      @leonascimento6543 Před 4 lety +6

      @@samuelfilardi7533 tendencioso porque nao diz o que vc quer ouvir. se dissesse, mesmo sendo mentira, vc aplaudiria. essa atitude sua chama-se hipocrisia.

    • @samuel6266
      @samuel6266 Před 5 měsíci

      É por isso que gente como você quer o ESCOLA SEM PARTIDO DE ESQUERDA, pois ela emburrece mais o oprimido perante aqueles que o oprimem.
      Pelo seu discurso altamente alienante, dá para perceber que és mais um pobretão de direita, sem capital, que defende o capitalismo que tira até a última gota de sangue do mísero trabalhador para enriquecer ainda mais os donos do capital. @@samuelfilardi7533

  • @andreoliveiraleite1543
    @andreoliveiraleite1543 Před 7 lety +3

    O BRASIL PRECISA DE UM GRANDE PROJETO NACIONAL.

  • @Augustao-zy1ch
    @Augustao-zy1ch Před 10 měsíci +4

    adorei o documentário sempre estamos aprendendo a cada novo documentário e novos aprendizados. obrigado por esse filme silvio tender.

  • @MCSCristovao
    @MCSCristovao Před 6 lety +15

    Década de 90 foi foda para os jovens. Emprego era como garimpar ouro no rio Tietê, O salario do trabalhador da área de serviço, dava apenas para comprar comida, pobre não tinha crediário nem na banca de cachorro quente.

  • @jorgamado2957
    @jorgamado2957 Před 3 lety +5

    Sensacional o doc...📹

  • @marcelolemos2289
    @marcelolemos2289 Před 9 lety +10

    Usarei este vídeo em sala de aula. Muito bom.

  • @fabiorbr
    @fabiorbr Před 8 lety +10

    ótimo documentário.

  • @Radeir1
    @Radeir1 Před 9 lety +5

    "A AULA" - SÍNTESE POLÍTICA : VERDADE DO BRASIL AGORA
    "Em 56 minutos de projeção, intelectuais, políticos, técnicos e educadores traçam, desde a era Vargas, o percurso de sentimentos e momentos dramáticos da vida nacional. A perspectiva da produtora e dos realizadores é promover o debate em todas as regiões do país como forma de avançar “na construção da consciência política e denunciar as verdades que se escondem por trás dos discursos hegemônicos”, afirma Silvio Tendler."

  • @nihilfukk
    @nihilfukk Před 10 lety +8

    Excelente trabalho.

  • @user-vr5gz2ev4t
    @user-vr5gz2ev4t Před 3 měsíci

    Compartilhe este documentário em suas redes sociais para que mais pessoas posam assistir, precisamos abrir a mente do povo Brasileiro e só o conhecimento fará isso...

  • @Getuliovargasss
    @Getuliovargasss Před 6 lety +5

    Muito obrigado por postar esse filme. Agradeço ao Silvio Tendler por ter elaborado uma obra tão importante. Em resposta às criticas lembrar da passagem bíblica: E dizia Jesus:" Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem".

  • @caiodecastro8596
    @caiodecastro8596 Před 9 lety +7

    Exelente iniciativa, é necessário traçar um panorama da onda neoliberal no Brasil e seus respectivos impactos nacionais! Vale todo nosso tempo, alarme e reflexão.
    Parabéns mais uma vez à *Boitempo* pelo apoio e divulgação!

    •  Před 8 lety

      +Caio de Castro cite um pensador neoliberal

    • @caiodecastro8596
      @caiodecastro8596 Před 8 lety

      Júlio César
      Essa tática ridicula nao serve visto que neoliberalismo se trata de um *momento* de retorno politico-economico do liberalismo (principalmente de carater neo-classico) logo é possivel citar *politicos* neo-liberais, assim como pensadores neo-classicos, como Hayek e Mises por exemplo, que deram vasão e base para esses politicos.
      Voce deve ser mais um que, provavelmente por ignorancia (a outra alternativa seria _má_ _indole_) nao sabe o que é neo-liberalismo e logo tenta apresentar o termo como se fosse um *espantalho*
      O mais ironico é que o verdadeiro espantalho é justamente o argumento de que neo-liberalismo seria um espantalho! Ja parou pra pensar nisso "amiguinho"?? Acho que nao.

    •  Před 8 lety +1

      falou e falou mas não me respondeu. E ainda me atacou como sempre os esquerdistas costumam fazer. Por favor! pare de falar em neoliberalismo, pois isso NÃO existe.

    • @caiodecastro8596
      @caiodecastro8596 Před 8 lety

      Júlio César
      Eu te respondi completamente, quer ver? Aponte ai a onde eu *não* te respondi. Nao existem pensadores "neo-liberais" pois o neo-liberalismo nao é uma tradição de pensamento, se trata de um *MOMENTO* de articulação politico-economica, se trata de uma atribuição relativa ao *CONTEXTO* *HISTORICO* especifico de sua aplicação!
      Tratar neo-liberalismo como se fosse uma nova forma de pensar o liberalismo, logo demandando autores ou escolas economicas "neo-liberais" para assim fundamenta-lo é idiotice, visto que nao se trata disso! Neo-liberalismo nada mais é que um momento de aplicação de politicas LIBERAIS (de carater neo-classico) em um dado periodo da historia humana!
      No fim voces so demonstram mais e mais que nao sabem sequer oq é neo-liberalismo!

    •  Před 8 lety

      " momento de articulação politico-economico" você desenvolveu isso? o que eu sei, o "neoliberalismo" é um DOUTRINA, e uma doutrina é um conjunto de regras e orientações que servem de base para o aprendizado dos praticantes de crenças filosóficas, políticas e/ou religiosas. De modo que a pratica de uma doutrina é baseada em pensadores.

  • @eugenioviola1421
    @eugenioviola1421 Před 8 lety +7

    Parabéns Silvio Tendler e equipe por mais esse excelente documentário. Vale conferir como o processo ditado pelo Consenso de Washington - submetendo nossos paises ao neoliberalismo, às privatizações e Estado Mínimo ocorreu também na Argentina e quase todos os países da Am. Latina nos anos 90. czcams.com/video/UqgpnC42Caw/video.html

  • @barbaraborges7158
    @barbaraborges7158 Před 2 lety +2

    Documentário tendencioso sim, mas não deixa de trazer verdades. As privatizações trouxeram muito atraso ao Brasil. Grande parte do esforço da Era Vargas foi por água abaixo. Tivemos a chance de desenvolver o país e torná-lo uma potência mundial, não só um mero exportador. Hoje somos sujeitos a multinacionais que comandam e se apropriam de nossos recursos naturais tão preciosos. Triste.

  • @thiagoluiz2499
    @thiagoluiz2499 Před 8 lety +20

    DOCUMENTÁRIO BOM SOBRE A IMPORTANCIA DAS ESTATAIS, MAS COMPLETAMENTE TENDENCIOSA POIS POUPOU COMPLETAMENTE AS PRIVATIZAÇÕES DO PT
    VEJA A LISTA DA PRIVATARIA PETISTA:
    :
    * 23 mil km de estradas federais (até 2013)
    * 45 portos,
    * 08 aeroportos
    * Hidrelétricas,
    * 7500km de Linhas de transmissão (até 2013)
    * Brasil Telecom,
    * Maracanã e os estádios da Copa (pagos com dinheiro público)
    * Ferrovia Norte-Sul,
    * Banco do Nordeste (agora banco misto)
    * Banco do Brasil (46% nas mãos dos acionistas),
    * Petrobras (49,7% nas mãos dos acionistas),
    * Tentou privatizar os Correios (MP 532/11),
    * Terceirizou muitos serviços dos Correios
    * Leiloou o Pré-Sal
    * Parou as contratações da Petrobras para contratar 108 empreiteiras
    * Anunciou que vai tornar a Caixa Economica um banco misto (metade público, metade de acionistas)
    * Além de milhares de PPPs (Parcerias Públicos Privadas) e terceirizações;
    * Colocou um banqueiro no Ministério da Fazenda e a líder do agronegócio no Ministério da Agricultura;
    * Ainda paga fielmente o injusto e extremamente absurdo juros da dívida pública brasileira (47% DE TUDO QUE É ARRECADADO vai para pagar juros da dívida)

    • @kgp690
      @kgp690 Před 8 lety

      +Thiago Luiz .I.

    • @escola83
      @escola83 Před 8 lety

      Caro Thiago Luiz, quando a telefonia era estatal, em São Paulo, pela TELESP, pagava-se 970 reais por uma linha telefônica. No mercado paralelo chegava a incríveis nove mil reais. Fora que precisava esperar mais de 3 anos para ter sua linha. Hoje em dia, com livre mercado, em menos de 5 minutos qualquer um tem uma linha telefônica. Se você é contra a privatização, então é a favor da volta da TELEBRAS?
      Meu caro, se você é a favor do estatismo, você é complacente com roubo e monopólio.
      É fácil escrever essas idiotices em um computador com sistema operacional da Microsoft, utilizando um navegador da Google com seu celular da Apple ou Samsumg ao lado e comendo alguma coisa fruto do capitalismo malvadão. Queria ver você defender essas ideias vivendo la no auge da coletivização soviética. Aí queria ver.

    • @InvestidordeRiscoBlogspot
      @InvestidordeRiscoBlogspot Před 8 lety +1

      Cabe ressaltar que as "privatizações" na verdade foram concessões com prazo de validade! As concessões do setor de energia estão vencendo aos poucos e o que o governo brasileiro fez nos últimos anos foi vender novamente ao capital estrangeiro, em especial aos chineses. Já os contratos de telefonia móvel foram renovados em 2005 e agora são válidos até 2025. Eu sou totalmente favorável à privatização por diversos motivos, porém acho importante que as empresas privadas sejam BRASILEIRAS!
      www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalPaginaEspecial.do?acao=&codItemCanal=1382&codigoVisao=$visao.codigo&nomeVisao=$visao.descricao&nomeCanal=Telefonia%20Fixa&nomeItemCanal=Altera%E7%E3o%20dos%20Contratos%20do%20STFC%20para%202011-2015&codCanal=288
      www.mme.gov.br/web/guest/destaques-do-setor-de-energia/concessoes-de-energia-eletrica;jsessionid=A4425B6CA56425072B50C21F9D7FBE86.srv154?p_p_auth=gtqyEcI2&p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=1575118&_101_type=content&_101_urlTitle=governo-prorroga-concessoes-e-garante-reducao-da-tarifa-de-energia-para-o-consumidor&redirect=%2Fweb%2Fguest%2Fdestaques-do-setor-de-energia%2Fconcessoes-de-energia-eletrica
      www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/11/leilao-de-hidreletricas-negocia-r-17-bilhoes-em-outorgas

    • @escola83
      @escola83 Před 8 lety

      gugalpm Se está falando de mim (você não citou ninguém), eu não estava falando de operadoras de celular, estava falando de linhas de telefone fixo, no qual era praticamente impossível comprar um telefone qualquer. Inclusive muitas pessoas dispunham de alugar linhas como fonte de renda. Situação nada parecida com os dias de hoje.
      E mesmo sobre o caso da telefonia móvel, no qual este realmente sim 4 operadoras brincam de concorrência, formando um cartal/oligopólio, quem permite isso é o Estado, que ao criar agências reguladoras burocratas (como a Anatel), impedem e desestimulam o empreendedor investir na área. Só para via de comparação, em quanto no Brasil temos basicamente 5 operadoras de celular, nos Estados Unidos existem mais de 100 brigando pelo consumidor.

    • @MCSCristovao
      @MCSCristovao Před 6 lety +1

      Onde você você leu cara? no panfleto do PSDB?

  • @jeffersonantoniobarbi496
    @jeffersonantoniobarbi496 Před 6 měsíci +1

    Lembro da época que a maioria do povo não tinha telefone,era preciso pedir para um comércio ou vizinho mais rico para usar e mesmo as fichas dos orelhões não eram barato,hoje celular está nas mãos da maioria,com R$30,00 tem ligação ilimitada e internet, talvez é preciso saber qual valor as multinacionais geram de lucro ao Estado com impostos ou se há transferência maior para o exterior de lucros ? Precisa de números de perdas e ganhos ao Brasil ?

    • @TheMariossj
      @TheMariossj Před 4 měsíci

      Irmão, no seu primeiro parágrafo, falou tudo. Qualquer serviço na mão do Estado vira lixo. As privatizações da telecomunicações é um ótimo exemplo de como era na mãodo Estado e como é agora. E poderia ser melhor se não fosse o corporativismo do Estado através das concessões toscas impedindo a livre concorrência.
      Esse documentário tem 56 minutos de pura baboseira!

    • @willanurab1465
      @willanurab1465 Před 3 měsíci +1

      O documentário tem o viés crítico da esquerda, que abomina o Neoliberalismo. Então , só aborda um lado .

  • @romerosilva2277
    @romerosilva2277 Před 5 lety +3

    Bravo!!!

  • @alandalcol3871
    @alandalcol3871 Před 4 měsíci

    Não sei se tenho esperança ou desesperança! Tá difícil!

  • @rrkryon
    @rrkryon Před 6 lety +6

    FHC - O MAIOR INIMIGO DO ESTADO E DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.

  • @joaomoreno5435
    @joaomoreno5435 Před 4 lety +3

    Não há país que tenha ficado rico com o liberalismo econômico, esse é o ponto 1.
    Todos os países desenvolvidos possuem estatais em áreas estratégicas, esse é o ponto 2.
    O desenvolvimento chinês se dá a partir do setor estatal, com mais de 90 superestatais que comandam o desenvolvimento estratégico do país na chamada "nova economia do projetamento" (JABBOUR, 2020). Isso inclui o sistema financeiro: todo estatizado. Não há, na China, restrição ao desenvolvimento e ao crescimento econômico e não há como comparar o setor privado (quantitativamente) com o setor estatal (qualitativamente), esses são os pontos 3, 4, 5 e 6.
    No mundo, há um movimento de reestatização de setores estratégicos, outrora privatizados, ponto 7.
    Vocês deveriam estudar o que foi o Consenso de Washington e a aplicação das medidas apregoadas por eles em toda a América Latina, no final da década de 1990, ponto 8.
    O Chile não pode ser exemplo de desenvolvimento econômico para nenhum país. O seu "alto IDH" foi conquistado apesar do liberalismo aplicado por lá. Tem a ver com a alta do cobre no Mercado Internacional, nos anos 2000. Até os anos 1990, a pobreza chegava a 40%, como escreve Moniz Bandeira em 'Formação do Império Americano'. Há também vários fatores, como o fraco mercado interno, a desindustrialização, economia primário-exportadora, setor energético deficiente, infraestrutura ruim, além do tamanho: tanto em extensão territorial quanto no número de pessoas. Por último, o (neo)liberalismo implantado por lá tornou o país submisso às administradoras privadas dos fundos de pensão e de aposentadoria. Cinco AFPs detêm quase 80% do PIB chileno o qual é reinvestido em capital especulativo. Essas coisas o João Amoêdo não fala, né. Esse é o ponto 9.
    Se informar por think tanks ou por pessoas ligadas ao mercado financeiro é não levar em consideração os interesses que esses setores ou atores possuem, ponto 10.
    Fuja do CZcamsr que diz que "neoliberalismo" não existe e que o termo é usado por "esquerdistas" para falar mal sobre medidas liberais. Quem faz isso não é burro, só está instrumentalizando o ouvinte como um discurso "sem ideologia", mas totalmente ideologizado, ponto 11.
    Não é possível analisar o capitalismo sem o Estado. O Estado é constitutivo do desenvolvimento capitalista, mas, para perceber isso, é necessário estudarmos o fim do feudalismo, a Idade Moderna e o período contemporâneo, ponto 12.
    Por fim, se estudassem geopolítica, não haveria liberais: mas sem o discurso do "Estado Mínimo, cidadão máximo", como o João Amoêdo e todo o Sistema Financeiro iam acumular, sem ser através do Estado e da Dívida Pública brasileira?
    *
    Por fim, o Fiori (2014) fala uma coisa muito interessante que os liberais deveriam levar em consideração: apesar do discurso "pró livre-mercado", só no governo Clinton os EUA interviram 48 vezes em diferentes Estados e economias. Depois da intervenção estatal no Irã e no Afeganistão, apesar do fracasso, os EUA aumentaram a sua presença na Ásia Central.
    "Em tudo isso, fica clara a dificuldade intelectual dos liberais de conviverem de forma inteligente com o fato de que as guerras são uma dimensão essencial e coconstitutiva do sistema mundial em que vivemos, e que, portanto, não é sensato que desaparecerão. Ao contrário do que pensam os liberais, a associação entre a geopolítica do equilíbrio de poderes e as guerras não se restringe ao século XIX (isso já havia sido identificado na Grécia), e o sonho do governo mundial das grandes potências já existe pelo menos desde o Congresso de Viena, em 1815, sem que isso tenha impedido o aumento do número dos Estados e das guerras nacionais." (FIORI, 2014, p. 212).
    O autor ainda discute que o Imperialismo não vai ter fim, pois, olhe só, as velhas e novas potências mundiais se lançam sobre a África e a América Latina, "disputando palmo a palmo o controle monopólico dos seus mercados e das suas fontes de energia e matérias primas estratégicas. Além disso soa quase ingênua a crença liberal nos mercados abertos, num mundo em que todas as grandes potências impedem o acesso às tecnologias de ponta, NÃO ACEITAM A VENDA DE SUAS EMPRESAS ESTRATÉGICAS, e protegem de forma cada vez mais sofisticada seus produtores industriais e seus mercados agrícolas. Neste ponto, chama a atenção a facilidade com que os economistas liberais confundem os mercados de petróleo, armas e moedas, por exemplo, com os mercados de chuchu, queijos e vinhos. Em tudo isso, o importante é que a utopia liberal também pode ter consequências nefastas, sobretudo para os países que não estão situados nos primeiros escalões da hierarquia de poder do sistema mundial. Se as utopias de esquerda levaram - em muitos casos - ao totalitarismo, a utopia liberal e sua permanente negação do papel do poder e da preparação para a guerra na história do capitalismo e das relações internacionais leva, com frequência, os intelectuais e dirigentes desses países mais fracos a uma posição de servilismo internacional (FIORI, 2014, p. 213).
    FIORI, José Luís. História, estratégia e desenvolvimento: para uma geopolítica do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2014.

  • @rafaellavicentedematos6677

    Sensacional!!!!

  • @DamarisCampos
    @DamarisCampos Před 8 lety +12

    DOCUMENTARIO PERFEEEITO!

    • @InvestidordeRiscoBlogspot
      @InvestidordeRiscoBlogspot Před 8 lety

      Cabe ressaltar que as "privatizações" na verdade foram concessões com prazo de validade! As concessões do setor de energia estão vencendo aos poucos e o que o governo brasileiro fez nos últimos anos foi vender novamente ao capital estrangeiro, em especial aos chineses. Já os contratos de telefonia móvel foram renovados em 2005 e agora são válidos até 2025. Eu sou totalmente favorável à privatização por diversos motivos, porém acho importante que as empresas privadas sejam BRASILEIRAS!
      www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalPaginaEspecial.do?acao=&codItemCanal=1382&codigoVisao=$visao.codigo&nomeVisao=$visao.descricao&nomeCanal=Telefonia%20Fixa&nomeItemCanal=Altera%E7%E3o%20dos%20Contratos%20do%20STFC%20para%202011-2015&codCanal=288
      www.mme.gov.br/web/guest/destaques-do-setor-de-energia/concessoes-de-energia-eletrica;jsessionid=A4425B6CA56425072B50C21F9D7FBE86.srv154?p_p_auth=gtqyEcI2&p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=1575118&_101_type=content&_101_urlTitle=governo-prorroga-concessoes-e-garante-reducao-da-tarifa-de-energia-para-o-consumidor&redirect=%2Fweb%2Fguest%2Fdestaques-do-setor-de-energia%2Fconcessoes-de-energia-eletrica
      www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/11/leilao-de-hidreletricas-negocia-r-17-bilhoes-em-outorgas

    • @gugalpm
      @gugalpm Před 8 lety +1

      Isso não existe. Vai estudar. Não existe empresa brasileira. O Brasil é um país dependente e entregue ao capital externo.

    • @forcaeluz9553
      @forcaeluz9553 Před 4 lety

      @@InvestidordeRiscoBlogspot E VC ACHA QUE ELES DOARIAM À EMPRESAS BRASILEIRAS? MESMO QUE FOSSE ASSIM, SERIAM TESTAS DE FERRO DAS ESTRANGEIRAS.

  • @wellingtoncavalcante6985
    @wellingtoncavalcante6985 Před 10 lety +5

    MUITO BOM ESSE VÍDEO

  • @joeliasilva2915
    @joeliasilva2915 Před 3 lety +2

    Ótima análise esse documentário .

  • @giovani-851
    @giovani-851 Před 4 měsíci +1

    Documentário MT bom

  • @ewertonmarinho
    @ewertonmarinho Před 4 lety +2

    Compartilhamento gera abundância, acúmulo gera miséria

  • @jeffersonantoniobarbi496
    @jeffersonantoniobarbi496 Před 6 měsíci

    Vejo a China cresce e domina parte do mundo valorizando suas estatais estratégicas e empresas nacionais que se tornam multinacionais,mas para convencer o brasileiro é preciso números e argumentos mais fortes, exemplo que haja Leis claras que não tornem as estatais cabides de empregos, que não haja indicações políticas para cupinchas com super salários e privilégios,onde uma parcela dos trabalhadores do setor público não sejam tidos como de elite em relação aos trabalhadores do setor privado com salários muito mais altos, estabilidade, privilégios e mordomias.

  • @lindomarjosedasilva9062
    @lindomarjosedasilva9062 Před 4 lety +1

    Que aula de historia!!!

  • @leandrocr2700
    @leandrocr2700 Před 2 lety +1

    Difícil de assistir, a revolta é muito grande.

  • @dilso6731
    @dilso6731 Před 4 lety +2

    Nao posso ouvir e lembrar choro
    E continua td igual
    Meu DEUS

  • @luizcletecel2514
    @luizcletecel2514 Před 9 lety +5

    Ô! Imparcial e nada tendencioso é o ILM - Instituto Ludwig von Mises - Brasil.

  • @annynayara2981
    @annynayara2981 Před 2 lety +1

    Muito bom!!!

  • @JoaoBatista-hz6rq
    @JoaoBatista-hz6rq Před 7 lety +1

    Perfeito

  • @LuizCarlos1
    @LuizCarlos1 Před 4 lety +1

    Onde encontro as referências sobre os assuntos abordados no tema?

  • @caiojunior993
    @caiojunior993 Před 2 lety +1

    muito bom!

  • @lyapunovxxx5659
    @lyapunovxxx5659 Před rokem +1

    Joia

  • @sinaldofilho
    @sinaldofilho Před 6 měsíci

    Top🎉

  • @antoniomachado1808
    @antoniomachado1808 Před 2 lety

    A mesma receita neoliberal fascizoide é aplicada em todo o lado, a solução é tomada de consciência desse facto e praxis internacionalista. para uma análise do caso português ver o documentário "A mão invisível - uma história do neoliberalismo em Portugal"

  • @lucivanhipolito8258
    @lucivanhipolito8258 Před 6 lety

    Parabéns.

  • @rogeriobarbosadasilva8037

    Teve black out no fhc no lula e na dilma ... ou seja a privatização é o problema?

  • @rogeriobarbosadasilva8037

    Cadê os manifestantes? Cada um defendendo o seu umbigo, seu smartphone... enquanto houver políticos vivendo de política e sugando os recursos dos impostos com intermináveis benefícios extensíveis à familiares e enquanto eles forem estudar em harvard, ou serem tratados em einsteins, o país vai continuar pobre, eles cada vez mais ricos com dinheiro de nossos impostos, juízes deputados todos eles querem abocanhar cada vez mais pq 20 mil por mês é uma miseria pra quem tem duas férias por ano

  • @rogeriobarbosadasilva8037

    Petrobras tem ações listada em bolsa... qualquer brasileiro pode comprar ações dela, vale tb... eletrobras tb, embraer tb... e csn tb... Então pq não comprar?

  • @claudiovousa541
    @claudiovousa541 Před 7 lety

    Claudio Geroncio2 minutos atrás
    Olá a todos os comentaristas, convidos a todos me darem o grande prazer de ser comentado por vocês em relação a um trabalho de 3 min que esta no youtube. Acessar claudio vousa / facções do Brasil. Valeu, espero que gostem.

  • @Lucas-wt5hs
    @Lucas-wt5hs Před 8 lety

    Meu Deus!

  • @elfuegotv6678
    @elfuegotv6678 Před 4 měsíci

    #talesaqui

  • @Isauramattos
    @Isauramattos Před 4 lety

    50:00

  • @felixxxx8638
    @felixxxx8638 Před rokem +1

    Hoje em dia eu vejo a alienação que documentarios como são causam, hoje é possível ver que o Fernando estava certo e que Bolsonaro também está.
    Hoje em 2022 nossa inflação está mais baixa que a de toda a América do Sul se igualando a dos EUA.
    A Petrobras nunca deu tantos lucros e seu valor de mercado subiu.
    São pessoas inteligentes, mas completamente alienadas que não entendem de economía, o estado existe para nós proteger e nos dar o básico, tudo aquilo que não conseguimos sozinhos; de resto nos mesmo conseguimos com nosso trabalho.
    Espero não ter de ver um ex presidiário na cadeira da presidência em 2022.

  • @rogeriobarbosadasilva8037

    Aos 27 minutos e 20 segundos ... PEtro só é o que é gracas a reserva de mercado ... excelente... e quem pagou o preço alta foi o povo, o monopólio causou preços altos nos combustíveis, devido à reserva de mercado ... ta certo isso???!

  • @MichaelEffiom
    @MichaelEffiom Před 8 lety +2

    Que documentário ruim, totalmente doutrinador. Quanto menos estado melhor, quanto mais liberdade econômica tivermos melhor. Não é simplesmente uma questão de público ou privado. É uma questão de liberdade seu quiser abrir uma empresa para refinar petróleo e produzir gasolina para vender aqui Brasil eu não posso, Também não posso abrir uma empresa de telecomunicação para concorrer com o péssimo serviço que atualmente o estado regula, não posso abrir uma empresa de transporte para fornecer um transporte melhor aqui na minha cidade porque o estado não permite. Não caiam nessa conversa esquerdista mentirosa. O estado é ineficiente e imoral. Nós somos os mestres do estado e não o contrário!

    • @albertoroberto1480
      @albertoroberto1480 Před 7 lety

      gugalpm
      Sabe conversar ou só sabe ofender?
      Teus pais te deram educação?

  • @seujoaodedeus
    @seujoaodedeus Před 7 lety +2

    Empresas estatais são monopólios administrados por políticos. 2 coisas que não funcionam: monopólios e políticos administrando.

  • @glucasviana
    @glucasviana Před 8 lety +1

    stedille ......... piada

  • @agostinhobh
    @agostinhobh Před 6 lety

    Nada como um dia após o outro. Treze anos de PT e seus filósofos e deu no que deu o Brasil.

  • @ecpleite
    @ecpleite Před 9 lety +7

    Esse documentário é a vanguarda do atraso. Queria ver o que aconteceria se as empresas estatais não tivessem sido privatizadas. Acontece corrupção nelas? Se paga sobrepreço? Há comissões para fechamento de negócios com estatais? Me poupe.

    • @danilobucker
      @danilobucker Před 9 lety

      Pior q isso vai doutrinar muitos jovens.

    • @forcaeluz9553
      @forcaeluz9553 Před 4 lety +1

      PORQUE ELAS N ÃO SÃO MAIS NOSSAS, CONSTRUÍDAS COM O SEU DINHEIRO, O QUAL, VC ABRIU MÃO DE OFERECER O MELHOR PARA SUA FAMÍLIA, E ELES DOARAM POR MIGALHAS, SEM LHE CONSULTAR, E EMBOLSARAM , PARA FINANCIAR AS CAMPANHAS ELEITORAIS DELES, E CONTINUAREM A TE FERRAR, ASSIM COMO TODOS NÓS BRASILEIROS. TIRARAM O LEITE DAS CRIANÇAS, SR. LEITE. VÁ SE DELEITAR COM OS FILMES DO CAPITÃO AMÉRICA, QUEM SABE, O TRUMP TE MANDA UMA GRAVATA DA ANTIGA MARCA "DONALD TRUMP"?

  • @MJones_tenhosono
    @MJones_tenhosono Před 6 lety +1

    a partir do momento em que o documentário puxa para um lado politico e perde sua neutralidade, perdeu minha credibilidade.

    • @forcaeluz9553
      @forcaeluz9553 Před 4 lety

      NEUTRALIDADE, TAMBÉM É SINÔNIMO DE VERDADE. QUEM TEM SUA CREDIBILIDADE ? AS INVERDADES ?

    • @samuel6266
      @samuel6266 Před 5 měsíci

      Neutro só xampu, bebê. Tudo no mundo é política.

  • @rogeriobarbosadasilva8037

    Privatizar não vejo como problema, o papel do Estado é muito além do que repartir cargos com aliados políticos em estatais... o papel do Estado é o de vigilante e regulador e promotor dos serviços essenciais e não de mineradoras . Independente de quem tem as ações o importante é quem tem o controle da empresa.

    • @leonascimento6543
      @leonascimento6543 Před 4 lety +6

      muito vaga a sua visão sobre o papel do Estado. algumas estatais tem um papel estratégico para o desenvolvimento e manutenção de um aparato tecnológico, industrial e de infra estrutura que é primordial para qualquer pais. estado americano, alavanca e movimenta todo um setor industrial com suas demandas militares. usa dinheiro publico pra isso. todos os paises do mundo tiveram participação ativa do estado em grandes processos de desenvolvimento ou na superação de ciclos de estagnação e crise. se vc duvida de mim, procure ler um pouco mais. pesquise sobre o new deal e o plano marchal e vera que os EUA não foi exceção.

  • @rogeriobarbosadasilva8037

    Minuto 50... a Grécia foi a primeira da europa a passar c a crise, ela foi o estopim ...ta errado esse vídeo...

  • @brenooliveira5175
    @brenooliveira5175 Před 9 lety

    1h de estrume

  • @GustavoOliveira-qw5du
    @GustavoOliveira-qw5du Před 7 lety +1

    mentiroso

    • @forcaeluz9553
      @forcaeluz9553 Před 4 lety

      O NARIZ DO PINÓCHIO, É DA MÍDIA. VÊ SE APRENDE A TER SENTIMENTO POR SUA PÁTRIA, CARA !

  • @danznh
    @danznh Před 6 lety +1

    Esse vídeo é desonestidade intelectual pura

    • @forcaeluz9553
      @forcaeluz9553 Před 4 lety +1

      QUE MUNDO VC VIVE, CARA PÁLIDA ?

    • @RogerioSantos-up8vp
      @RogerioSantos-up8vp Před 2 lety

      @@forcaeluz9553, no que ele critica algo que não gosta. Democracia, lembra?

  •  Před 8 lety

    Falar que a privatização das Teles foi um crime contra o Brasil é piada!!! .... kkkkkk

    • @cerrisesantana6448
      @cerrisesantana6448 Před 5 lety

      Foi tão bom q pagamos a tarifa mais cara do mundo, o 2 lugar nao paga nem metade d q pagamos, e o serviço é péssimo, pre histórico, e tinhamos tecnologoa na época q FHC escondeu do povo, minha tia trabalhava na estatal e tinha tecnologia sim.

  • @JucieSilva111
    @JucieSilva111 Před 8 lety +1

    Huuuuummmmmmmmmm!!!!!!Tá fedendo a esquerda.....

    • @gugalpm
      @gugalpm Před 8 lety

      Quem fede é você, lixo humano.

    • @JucieSilva111
      @JucieSilva111 Před 8 lety

      gugalpm Será?!Nunca defendi ideologia que fizesse mal ao ser humano,e vc?

    • @JucieSilva111
      @JucieSilva111 Před 8 lety

      Paguei cadeira de Filosofia e Ciência Política acho que posso discorrer sobre o assunto.A propósito vc colocou esses três sistemas econômicos em ordem contrária aquela apresentada pela lógica dialética,que é usada por Karl Marx como ferramenta do método.O capitalismo viria em primeiro lugar por ser aquilo que se afirma;A tese.O socialismo viria em segundo lugar por ser aquilo que confronta a tese;A antítese.O comunismo viria em terceiro lugar por ser o resultado desse confronto;A síntese.
      Repare que na dialética temos movimento,bem entendido no fato de que temos um começo (A tese),um meio (A antítese) e um fim (A síntese).Pela lógica dialética se há um confronto de tese e antítese o movimento determinará um fim,se assim não for ou a tese ou antítese ou ambas estão erradas.No caso, dado o capitalismo, se a antítese é legítima ,ou seja,o socialismo, então o comunismo é inevitável ou o socialismo é falso.O que vemos é que nenhum país até hoje chegou ao comunismo,o que comprova que o socialismo é um engodo,uma utopia.
      Mas eu queria lhe fazer uma pergunta,determinante para saber se vc é realmente de esquerda.Nas mãos de quem deve predominar o poder;Nas mãos do povo ou do Estado?

    • @JucieSilva111
      @JucieSilva111 Před 8 lety

      **FORÇA**NACIONALISTA** Para de bla,bla,bla e me responde a pergunta;Nas mãos de quem deve predominar o poder (pois sem ele não há estatização,privatização ou qualquer outra coisa que o valha),nas mãos do Estado ou do povo?

    • @JucieSilva111
      @JucieSilva111 Před 8 lety

      **FORÇA**NACIONALISTA** 1-Não vi pergunta sua.
      2-Estado e o povo não são a mesma coisa,se bem que o povo é parte constituinte do Estado.Uma definição boa sai de Eva Lakatos,socióloga, no seu livro Sociologia ,que diz "O Estado, objeto de estudo da Ciência Politica e também da Sociologia
      Politica, constitui um mecanismo de controle social existente na sociedade humana. É uma organização que exerce autoridade sobre seu povo,por meio de um governo supremo, dentro de um território delimitado, com
      direito exclusivo para a regulamentação da força."portanto,vc demonstra ser um analfabeto político confundindo um com o outro.Portanto vc ainda me deve resposta pois ninguém em sua sã consciência confunde Estado com povo.Ou o poder deve estar predominantemente nas mãos do povo ou nas mãos do Estado,mais especificamente nas mãos daquele que representa o Estado,ou seja,o governo.Então,só existe duas opções,me responda.

  • @priscilas.maqueda5174
    @priscilas.maqueda5174 Před 8 lety

    Que lixo de documentário, totalmente tendencioso!!!

    • @kgp690
      @kgp690 Před 8 lety +1

      +Priscila S. Maqueda .I.

    • @gugalpm
      @gugalpm Před 8 lety

      Lixo é você, sua zé ninguém.

    • @priscilas.maqueda5174
      @priscilas.maqueda5174 Před 8 lety

      Mais um universitário retardado!!! Aposto que é aluno de faculdade federal.... como dizem "universidade federal entra burro sai animal".

  • @AntonioNascimentoS
    @AntonioNascimentoS Před 5 lety

    Quanta babaquice....aff

  • @yuriplez
    @yuriplez Před 5 měsíci

    Ótimo documentário

  • @felixxxx8638
    @felixxxx8638 Před rokem +1

    Hoje em dia eu vejo a alienação que documentarios como são causam, hoje é possível ver que o Fernando estava certo e que Bolsonaro também está.
    Hoje em 2022 nossa inflação está mais baixa que a de toda a América do Sul se igualando a dos EUA.
    A Petrobras nunca deu tantos lucros e seu valor de mercado subiu.
    São pessoas inteligentes, mas completamente alienadas que não entendem de economía, o estado existe para nós proteger e nos dar o básico, tudo aquilo que não conseguimos sozinhos; de resto nos mesmo conseguimos com nosso trabalho.
    Espero não ter de ver um ex presidiário na cadeira da presidência em 2022.