Diferença entre Botox (Toxina Botulínica) e Ácido Hialurônico: Descubra quais são!

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 5. 09. 2024
  • Qual a diferença entre toxina botulínica (Botox) ou o preenchimento com Ácido Hialurônico? Aprenda a diferença destes procedimentos dermatológicos para tratamento de rugas e prevenção de envelhecimento.
    Juliana Toma | Médica e Dermatologista | Clínica Dr. Juliana Toma.
    Geralmente, quando estamos incomodados com aquela marca de expressão como as rugas, nós optamos por fazer toxina botulínica. Mas,
    afinal o que é a toxina botulínica? Qual a diferença entre ela e o preenchimento com ácido hialurônico?
    No vídeo de hoje você vai saber tudo sobre as diferenças entre a aplicação de toxina botulínica e ácido hialurônico e para que serve cada um desses tratamentos.
    A toxina botulínica, se origina de uma bactéria chamada clostridium botulinum. Quando o médico dermatologista injeta a toxina no músculo da face, ela faz um bloqueio neuromuscular que impede a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, inibindo a contração muscular de forma parcial ou completamente.
    Ao paralisar o músculo temporariamente, as rugas e linhas de expressão na região dos olhos, os pés de galinha, na região da testa, entre as sobrancelhas, são amenizadas e prevenidas. Por volta do segundo ou do terceiro mês após a aplicação da toxina botulínica você pode perceber que os seus movimentos começam a voltar, isso acontece porque o seu organismo tende a reparar os danos.
    A duração dos efeitos da toxina botulínica varia de pessoa para pessoa, vai depender o tempo de que cada organismo leva para reinervar os músculos novamente, mas em média a toxina botulínica dura em média 4 a 6 meses, alguns mais outros menos. Isso é uma média e para manter os resultados são necessárias novas aplicações.
    E o preenchimento com ácido hialurônico? Para que serve? O ácido hialurônico é uma substância natural que já existe na pele e faz parte de sua composição. Então o preenchimento com ácido hialurônico difere de outros produtos sintéticos que eram muito utilizados antigamente, mas que ainda se vê gente usando por aí.
    O ácido hialurônico pode ser usado para restaurar o volume das bochechas, das olheiras profundas, da testa, dos lábios, de sulcos, até de cicatriz de acne. Existem alguns ácidos hialurônicos que são injetados principalmente na área dos olhos para hidratar a pele. Hoje em dia utiliza-se o ácido hialurônico também para manter a estrutura em ordem, para combater o envelhecimento ósseo.
    O ácido hialurônico pode ser usado para combater o processo de envelhecimento em todas as camadas, ou seja, dependendo de onde ele é injetado, da camada da pele. Dependendo do tipo de produto utilizado, pode-se restaurar o volume, estruturar, hidratar, projetar e realçar.
    É importantíssimo escolher um bom médico dermatologista ou cirurgião plástico que entenda todo o processo de envelhecimento, que estude anatomia, que tenha experiência com todos os produtos e tenham senso estético apurado.
    Pra mim é muito importante buscar resultados naturais, não tentar modificar completamente o rosto de uma pessoa, não deixar o rosto muito inchado, mas realçar a beleza, disfarçar algumas imperfeições, restaurar algum volume perdido e reestruturar quando necessário.
    Então, para finalizar, como saber qual o procedimento é melhor para você? Olha, a meu ver os dois procedimentos não são excludentes. Você pode fazer os dois se você tiver indicação. Cada um combate o envelhecimento de maneiras diferentes, cada um tem objetivos e funções diferentes.
    Espero ter esclarecido as principais dúvidas de vocês. Você já fez algum desses tratamentos? Me conte aqui nos comentários a sua experiência.
    Não se esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever no canal e de ativar o sininho para sempre receber o conteúdo em primeira mão. Muito obrigada! E até a próxima.
    Não se esqueça de procurar sempre um médico dermatologista para cuidar da saúde da sua pele!
    -----------------------------------
    Aviso Legal
    As informações contidas nos vídeos não pretendem substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure seu médico.
    A Medicina é uma ciência em constante mudança, os vídeos são produzidos baseados nos Artigos Científicos mais recente até a data.
    De acordo com Art. 8º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Médica, os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativos.
    -----------------------------
    Dra. Juliana Toma - CRM-SP: 156490 - RQE 65521
    Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Título de Especialista em Dermatolgia
    Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School - EUA

Komentáře • 16