JOANÓPOLIS / SP - A Capital do LOBISOMEM - Parque CACHOEIRA DOS PETOS - Centro da Cidade .

• čas přidán 23. 02. 2024
  • Nosso passeio de hoje é em JOANÓPOLIS / SP . Passeamos pelo centro da cidade , fomos visitar o PARQUE CACHOEIRA DOS PRETOS .
    Joanópolis é uma cidade de Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam joanopolitanos.
    O município se estende por 375,1 km² e contava com 13 220 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 35,2 habitantes por km² no território do município.
    Vizinho dos municípios de Extrema, Itapeva e Piracaia, Joanópolis se situa a 9 km a Sul-Leste de Extrema, a cidade mais próxima nos arredores.
    Situado a 895 metros de altitude, de Joanópolis tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 22° 55' 48'' Sul, Longitude: 46° 16' 33'' Oeste .
    Joanópolis, antiga São João do Curralinho, foi fundada no ano de 1878, em território pertencente ao então município de Santo Antônio da Cachoeira, atual Piracaia. Deve-se sua fundação a um pugilo de habitantes do bairro que costumeiramente se reuniam junto a um grande cruzeiro, localizado onde hoje se acha a matriz, para festejar, no dia 24 de junho, o transcurso do dia de São João Batista. Em 1878, por ocasião dos festejos, ficou resolvido que aquele ano em diante se nomeassem festeiros, em cada ano para o ano seguinte, sendo aclamados, desde logo, patrocinadores da festa vindoura os Senhores Anselmo Gonçalves Caparica e Ambrosina Pinto. Tiveram eles a ideia de levantar, uma pequena igreja nas proximidades do cruzeiro, para melhor agasalhar as festividades.
    O Município de Joanópolis pertence a Região de Campinas Sub-Região de Bragança Paulista, limitando-se com o Estado de Minas Gerais através dos Município de Extrema, Camanducaia e Vila Monte Verde; com os Municípios Paulista de São José dos Campos, Piracaia, Vargem, Igaratá e Bragança Paulista.
    Possui uma área de 377km ² com altitude mínima de 850m onde se localiza a represa do Sistema Cantareira- SABESP e altitude máxima de 2.070m. Acidade está a 1.000m de altitude. A temperatura média anual é de 19°C e a pluviosidade anual média é de 1.600mm e seu clima é temperado. Com Inverno menos seco. Sua população aproximada é de 11.000 habitantes sendo:7.000 na cidade e 4.000 na zona rural e conta 5.500 eleitores.
    Cachoeira dos Pretos
    Um dos passeios mais emblemáticos de quem viaja à Joanópolis. Quem quer conhecer pontos turísticos em São Paulo, mas se afastar um pouco da capital, essa cachoeira é uma bela opção. Localizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, em Joanópolis, a Cachoeira dos Pretos tem grande volume de água e uma queda d’água é de, aproximadamente, 150 metros. É neste local que se encontra a nascente do Rio Piracicaba.
    Entre as curiosidades sobre o nome “Cachoeira dos Pretos”, uma delas afirma que os escravos, fugidos na região, saltavam no abismo da cachoeira e gritavam a frase: “morrer mil vezes do que viver escravo”. Tudo isso em busca de liberdade. É claro que esse é apenas um dos mitos que se contam por lá. Mas, vale conhecer um pouco mais antes de visitar a cachoeira, né? . A cachoeira tem esse nome , oriundo da família Portuguesa PRETO DE OLIVEIRA .
    Os aventureiros que forem à Joanópolis precisam dar uma passada no Morro do Gigante. O local tem esse nome, pois a montanha, em seus formatos e silhuetas, forma um homem deitado, quando visto de longe.
    Ela está localizada na Serra do Lopo, a mais ou menos 12km do Centro e tem mais de 1700 metros de altitude. Do topo da montanha é possível avistar cidades da Região Bragantina até o Vale do Paraíba. É algo indescritível e vale o esforço para ir até o topo.
    Um pouco de história e arquitetura para quem quer conhecer o outro lado da cidade, um pouco mais conceitual. A Igreja Matriz, no centro de Joanópolis, foi fundada em 1878 e no local foi levantado o primeiro mastro em homenagem a São João Batista. Posteriormente a esse acontecimento, uma pequena capela foi acoplada, com formato de basílica, um estilo neoclássico e com traços góticos e romanos.
    Joanópolis é conhecida como a cidade do Lobisomem. O mais interessante é que, provavelmente, cada morador da cidade tem uma história para contar. Noites de lua cheia da cidade costumam ser bem movimentadas com muitos causos a serem contados.
    Ao passear pelo centro, é possível avistar comércios com muitos objetos e referências sobre o Lobisomem. Nas praças, entradas de lojas, calçadas… por onde passar, será possível avistar a figura folclórica.
    Quem gosta de se aventurar e quer imergir no conto do Lobisomem existe essa possibilidade. Joanópolis promove todo mês de agosto algumas trilhas, caminhadas e eventos para homenageá-lo. Essas trilhas são realizadas em meio à mata nativa e servem para que os turistas, ou os moradores locais, estejam emergidos à cultura da cidade.
    Realmente gostamos bastante desse passeio . A cidade é bem perto da grande São Paulo e merece muito uma visita !!
    Bom entretenimento à todos !!!!!

• @ricardobarros9951
    @ricardobarros9951 Před 4 měsíci +1

Saudações casal maravilhoso! Mais um lindo vídeo registrando mais uma bela cidade do interior paulista. Essas histórias de lobisomem são contos maravilhosos, eu gostava muito de ouvir quando era criança. Um abraço do Professor Ricardo Barros de Juripiranga PB.

@taiovm96  Před 4 měsíci

Olá Professor , boa tarde , a cidade é bem bacana e tem um belíssimo visual . É cercada por morros e serra
      e tem bons atrativos como a Cachoeira dos Pretos .
      As histórias de Lobisomem por aqui são muitas e tão curiosas quanto engraçadas .
      Abraços e uma boa semana para vocês !!

• @vemprarocacomagente1261
    @vemprarocacomagente1261 Před 5 měsíci +3

Oi pessoal que vídeo maravilhoso, nós conhecemos Joanópolis é uma cidadezinha muito boa de passear, aliás, vamos morar bem próximo, na cidade de Camanducaia Mg, zona rural. A distância do nosso terreno a Joanópolis, fica cerca de 35 a 40 minutos do centro. Esperamos pela próxima aventura de vcs. Se quiserem visitar o nosso canal, fiquem a vontade. Um grande abraço 🤗

@taiovm96  Před 5 měsíci +1

Oi , Boa tarde , realmente Joanópolis é uma cidade simpática e muito legal . Temos um vídeo de Camanducaia , não me lembro se é nesse canal ou no outro
      Um bom final de semana !!! 👍

• @rosanam3189
    @rosanam3189 Před 5 měsíci +2

Bom dia casal❤ hoje consegui chegar na hora😊 Cidade do lobisomem😅😅 Que belissimas águas ! Sr Antonio porque nao vai em Extrema ? Amo também é terra de minha falecida avó que se estivesse viva hoje estaria com 110 anos tenho primos de segundo grau que nunca sairam de Extrema😊 Passeio maravilhoso este sr Antonio😊 Como sempre excelente video❤

@taiovm96  Před 5 měsíci +1

Oi , Boa tarde , com certeza a cachoeira dos Pretos é espetacular !!! , passamos ontem por Extrema , pela marginal , não chegamos à entrar na cidade . Sim estamos planejando conhecer Extrema , logo estaremos por lá !!!!
      Amanhã no nosso outro canal às 11:00 hs tem passeio em PIRACAIA , uma cidade que nos surpreendeu !!!!
      Gostamos de lá .
      Um bom final de semana pra vocês !!!! 🙂👍

• @WagnerColorido
    @WagnerColorido Před 4 měsíci +1

Passando pra deixar o meu laik homem de Deus forte abraço

@taiovm96  Před 4 měsíci

Opa !!!! , um abraço e bom final de semana !!! 🙂👍

• @rosangelalira8179
    @rosangelalira8179 Před 5 měsíci +1

Boa tarde casal simpático?
    Nunca tinha ouvido falar desta cidade do lobisomem.
    Deve ser muito interessante os causos contados a respeito do mascote da cidade kkkkk
    Realmente a cachoeira da cidade é muito bonita!
    Obrigado por mais um vídeo.❤❤

@taiovm96  Před 5 měsíci

Oi , Boa tarde , essa cidade fica próxima à Atibaia e Piracaia .
      Amanhã ao meio-dia no nosso outro canal tem passeio legal em PIRACAIA . Gostamos bastante da cidade .
      Bom final de semana !!!!! 👍

• @Pepe_888
    @Pepe_888 Před 7 dny +1

Olá Casal!
    Sou paulistano, porém faz 2 anos que moro em Portugal, aqui é muito tranquilo.
    Mas sinto muita saudade do Brasil e pretendo voltar a médio prazo.
    Acho que a capital de SP não dá mais pra mim, sendo assim pretendo morar em uma cidade menor, no sul de Minas ou alguma dessas de SP (na divisa), a serra da Mantiqueira é fantástica...
    Eu estive 2 vezes em Joanópolis, mas faz muito tempo e não lembro direito, foi bate e volta saindo de SP.
    Os videos de vocês irão me ajudar a escolher uma cidade pra morar no futuro.
    Muito obrigado e que Deus abençoe vocês sempre.
    Parabéns pelo trabalho😊❤😊

@taiovm96  Před 7 dny +1

Olá , Boa Noite , Mora em um belíssimo País . Meu irmão morou 11 anos em Lisboa . Os conteúdos dos nossos canais são VIAGENS E EVENTOS , tem muito lugar legal pra visitar com os nossos passeios
      Conheça nosso outro canal
      @umpasseioumahistoria
      Tem muito passeio legal por lá também , pode conferir !!!
      Um abraço para todos vcs aí nessa Terra maravilhosa !!!!
      Uma boa semana . 👍

• @rickdeazevedo5760
    @rickdeazevedo5760 Před 5 měsíci +1

Olá, boa noite! Essa cachoeira estava muito bonita, certamente com o benefício da chuvarada. Mais um belo passeio, numa cidade bacana e com paisagens incríveis. Abraços a todos.

@taiovm96  Před 5 měsíci +1

Oi , Boa noite , essa cachoeira é praticamente o ponto turístico mais importante e procurado da cidade . Esse Parque funciona Sábado , Domingo e feriado , por isso não tinha muito movimento . Ainda bem que o Lobisomem foi dar um rolê e pudemos entrar na casa dele !!!! , rsrsrsrsrs . A região é espetacular em paisagens , daí dessa cidade fomos para PIRACAIA e o visual da estrada é de tirar o fôlego .
      O passeio de PIRACAIA está publicado no nosso outro canal
      @umpasseioumahistoria
      Eita cidadezinha legal !!!! , nos surpreendeu !!!!. PIRACAIA é a Capital da truta , adivinha qual foi o nosso almoço por lá , Truta grelhada !!!
      Uma boa semana pra vcs !!!! 🙂👍

• @rickdeazevedo5760
      @rickdeazevedo5760 Před 4 měsíci +1

Os vídeos do outro canal (um passeio uma história) são "inéditos"? Ou seja, o que é publicado lá não encontramos aqui?

@taiovm96  Před 4 měsíci +1

@rickdeazevedo5760 Sim , são inéditos . Às vezes são da mesma cidade só que com conteúdo diferente .
      Um exemplo , sábado próximo tem passeio em Monte Verde /MG em um canal e domingo também tem passeio em Monte Verde , porém outro conteúdo .
      Abraços , boa semana e até o final de Semana em Monte Verde !!! 👍

@gilmararaujodasilva7887 Před 3 měsíci +1

Boa tarde Meus Amigos

•  Před měsícem +1

Esse gigante adormecido lembrou a Serra da Bela Adormecida, em São Gabriel da Cachoeira/AM.

• @verissimosnaestrada2730
    @verissimosnaestrada2730 Před 3 měsíci +1

Legal o canal de vcs ja nos escrevemos também temos um canal de viagens VERISSIMOS NA ESTRADA abraçao

@taiovm96  Před 3 měsíci

Oi , Boa noite , legal , somos companheiros do CZcams , nós vamos visitar o seu canal .
      Nós temos um segundo canal
      @umpasseioumahistoria
      Também tem o conteúdo VIAGENS E EVENTOS .
      Sucesso com o canal e bom final de semana !!! 👍

• @edugonzalez2058
    @edugonzalez2058 Před 5 měsíci +1

Olá casal mais simpático do youtube....mais um belo passeio nos proporcionaram.....se cuidem, e agora mais ainda por causa do Lobisomem.....até o próximo passeio....

@taiovm96  Před 5 měsíci +1

Olá , Boa tarde , então mais essa agora , além de nos cuidar temos que vigiar Lobisomem !!!! ,
      Amanhã ao meio-dia tem passeio em PIRACAIA no nosso outro canal .
      Gostamos da cidade !!!
      Um bom final de semana !!!! 👍

• @elisangelacorrea5148
    @elisangelacorrea5148 Před 5 měsíci +1

Vi um video de um pessoal ai no réveillon estava bem cheio ai yem camping.e gostei muito agora a história do lobisomem é verdadeira mesmo kkk

@taiovm96  Před 5 měsíci +1

Nós passamos por Campings e localizados em lugares espetaculares . A história do Lobisomem tem muitas histórias que o povo contava e ainda contam até hoje !!!!.

• @elisangelacorrea5148
      @elisangelacorrea5148 Před 5 měsíci +1

@@taiovm96 gosto de histórias assim interessante

@elisangelacorrea5148. 😀🙂👍

• @elisabethreginamedrado2093
    @elisabethreginamedrado2093 Před 5 měsíci +1

Boa tarde casal eu gostei muinto do mirante da Cachoeira sò não gostei do lobisomem kkkk

@taiovm96  Před 5 měsíci

Olá , Boa tarde , realmente o passeio para a CACHOEIRA DOS PRETOS é imperdível e é muito procurado pelos turistas . Que bom que o Lobisomem foi dar um rolê na hora que fomos visitar a casa dele !!!!! , rsrsrsrsrs .
      Uma boa semana !!!!! 🙂👍

• @susanafrank3486
    @susanafrank3486 Před 5 měsíci +1

Se vocês encontrarem o lobisomem tirem uma foto e mande para nós hein,kkkkk ouvi falar que tem umas cachoeiras bonitas aí.😊😉

@taiovm96  Před 5 měsíci

Olá , Boa tarde , nós já fizemos uma selfie com o Lobisomem !!!!
      A cachoeira mais legal foi essa que mostramos , as outras são menores e piores de acesso .
      Amanhã tem passeio legal em PIRACAIA , ao meio-dia no nosso outro canal , está bem legal e gostamos muito da cidade .
      Uma boa semana pra vocês !!! 🙂👍

• @susanafrank3486
      @susanafrank3486 Před 5 měsíci

​@@taiovm96Que bom, não vejo a hora de ver.🤗

@susanafrank3486 Před 5 měsíci +1

​@@taiovm96Eu assisti esse vídeo dentro do metrô e não deu pra ver direito, por causa da Internet q embaixo da terra não pega, agora vou assistir inteirinho na TV 📺

@taiovm96  Před 5 měsíci

@susanafrank3486. Aí sim !!! , agora não vai perder nenhum detalhe .
      Bom entretenimento !!!

• @alessandrogorgulho1107
    @alessandrogorgulho1107 Před 5 měsíci +1

Bom dia, casal gente fina. Vocês foram em Caxambu e São Lourenço, porém não visitaram Lambari. Esta cidade é a mais bonita do circuito mineiro.

@taiovm96  Před 5 měsíci

Oi , Bom dia , sim visitamos Lambari e gravamos um vídeo por lá . Gostamos da cidade e do passeio .
      Esse vídeo está em nosso outro canal @umpasseioumahistoria
      Tem muito passeio legal por lá também , pode conferir !!!
      Bom Domingo !!!! 👍

• @claudioamanajas1004
    @claudioamanajas1004 Před měsícem +1

Joanópolis tem maís ladeiras que Extrema?

@taiovm96  Před měsícem +1

Oi , Bom dia , até que Joanópolis não tem tanta ladeira , pelo menos onde passamos , Extrema não fomos ainda .
      Boa semana !!! 👍

• @claudioamanajas1004
      @claudioamanajas1004 Před měsícem +1

@@taiovm96 Obrigado por responder.
      Ano passado passei alguns meses em Extrema e sofri muito com as ladeiras, com 67 anos, fica mais difícil.
      No final do ano pretendo passar uns meses em Joanópolis, como é próximo de Extrema gostaria de saber antes de ir.

@taiovm96  Před měsícem +1

@claudioamanajas1004
      Na verdade nós andamos por Joanópolis pela parte turística , aqueles lugares que assistiu no vídeo , não fomos em bairros mais afastados por isso que não podemos afirmar que é tudo plano .

• @cbrito573
    @cbrito573 Před 5 měsíci +1

Vocês nem almoçaram?

@taiovm96  Před 5 měsíci

Oi , Boa tarde , sim almoçamos no restaurante MIGUELITO , em frente ao colégio , assim que saímos do CACAU SHOW .

• @cbrito573
      @cbrito573 Před 5 měsíci +1

@@taiovm96 cadê as imagens do almoço?

@taiovm96  Před 5 měsíci

@@cbrito573 Oi, normalmente nós não gravamos nossas refeições , somente os nossos cafezinhos !!!