Por que pautar o CFM pela ciência e a ética?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 30. 06. 2024
  • Da cloroquina à perseguição aos médicos do serviço de aborto legal, o Conselho Federal de Medicina (CFM) vem se afastando da ética, da ciência e de seu papel de órgão regulador da prática da medicina que deveria garantir o atendimento das necessidades da população.
    O Cebes Debate desta segunda, 1ª/7, convida a presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Elda Bussinguer (UFES) e Dirceu Greco (UFMG), membro do Comitê Internacional de Bioética da Unesco-Paris e integrante do comitê científico da SBB. A mediação é da médica Ana Costa, diretora-executiva do Cebes.
    A Resolução CFM 2.378/2024, suspensa por abuso de poder, levou à interrupção temporária da assistência e está na origem do PL 1904, que criminaliza vítimas de estupro e profissionais de Saúde por aborto após 22 semanas gestacionais. É antiética, contraria as evidências, impede o acesso a cuidados de qualidade e afetará negativamente os indicadores de Saúde Pública, segundo Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO).
    Por que pautar o CFM pela Ciência e pela Ética?
    Segunda, 1º/07, às 17h, no canal do CZcams do Cebes.
    PARTICIPANTES:
    ELDA BUSSINGUER, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, doutora em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB) e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
    DIRCEU GRECO, membro do Comitê Internacional de Bioética da Unesco-Paris e integrante do comitê científico da SBB, médico e doutor em Medicina Tropical e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    MEDIAÇÃO:
    ANA MARIA COSTA, diretora-executiva do Cebes

Komentáře •