#199

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 08. 2024
  • Adriano foi um dos maiores imperadores de Roma, conhecido como contemplativo e pacificador, mais preocupado em governar seu império do que em expandi-lo. Marguerite Yourcenar, uma das maiores escritoras do século XX, apaixonada pela cultura clássica dos gregos e romanos, debruçou-se sobre a vida desse homem e ficcionou sobre suas memórias, dando-nos este que é um dos mais belos romances de língua francesa já escritos. Nele, Adriano, já velho e doente, escreve cartas a um dos seus sucessores, Marco Aurélio, e nos ensina muito sobre a política, o amor, o corpo, os possíveis erros e acertos nas escolhas e interpretações que fazemos etc., enfim, sobre a vida.
    Por algum motivo, quer me presentear? rsrs Aqui está minha lista de desejos: www.amazon.com...
    Link para adquirir "Memórias de Adriano", de Marguerite Yourcenar: amzn.to/3VNvVG0

Komentáře • 10

  • @ednaaparecidamalta3608
    @ednaaparecidamalta3608 Před měsícem +2

    Eh Siqueira, esse livro é uma pérola!
    Que bom retornar a ele através da sua leitura e observações. Obrigada.

    • @carlossiqueira2796
      @carlossiqueira2796  Před měsícem

      Edna, eu sei que você gosta muito desse livro, porque Dhyan contou! Que bom que gostou! Eu que agradeço!

  • @dhyanalmasta3829
    @dhyanalmasta3829 Před měsícem +3

    Que maravilha de vídeo, meu amigo ! Adorei todos os excertos lidos e seus comentários . Só conheço a verve ensaística da Marguerite que é excelente mas em breve lerei esta obra-prima tão celebrada. Que surpresa você mencionar o Jorge Manrique. Eu o conheci através de um grande ensaio sobre ele do Rodrigo Petronio.

    • @carlossiqueira2796
      @carlossiqueira2796  Před měsícem

      Que bom que gostou, meu amigo! São trechos muito bons mesmo! A Marguerite, eu tenho um ensaio dela sobre o Mishima e outros dois romances ainda! Um é mais desconhecido, mas aguarde! rsrs Foi uma coincidência! Depois eu te mandarei o poema do Manrique! Ora, ora, olhe o Petrônio de novo aí! rsrs

  • @cristinafranca3647
    @cristinafranca3647 Před měsícem +2

    Boa tarde! Esse foi um dos melhores livros que já li. Chorei em alguns momentos pela potência da escrita. Escritora fenomenal.

    • @carlossiqueira2796
      @carlossiqueira2796  Před měsícem

      Bom dia, Cristina, mil dias depois! rsrs É muito bom mesmo! Um livro para se reler! Quero ler tudo da mulher!

  • @solangebeatriz958
    @solangebeatriz958 Před měsícem +2

    Oi, Carlos! Que romance maravilhoso deve ser este, resultado de um impressionante e admirável trabalho de pesquisa realizado pela autora. Quantas reflexões ele traz sobre coisas tão fundamentais da nossa vida, escritas de forma sensível e poética. Me parece que é um livro que deve ser lido devagar, com calma, para melhor proveito de suas belas e filosóficas reflexões.
    Carlos, parabéns pelo vídeo e pela escolha dos trechos tão bonitos que leste pra nós. E muito obrigada pela indicação dessa grande obra. Eu sei que um de meus filhos tem uma edição e já vou pegar emprestada rsrs. Fiquei com muita vontade de ler.
    Um abraço!!

    • @carlossiqueira2796
      @carlossiqueira2796  Před měsícem +1

      Oi, Solange! Esse é muitio bom mesmo! Um trabalho de décadas! Sim, tudo muito poético! Com certeza, e um livro para reler!
      Eu que agradeço pela atenção que todos vocês me dão sempre, Solange! Ah, é? Eu demorei muito para chegar a essa edição: primeiro, adquiri uma do Círculo do livro, letra bem pequena, não gostei, nem li e troquei no sebo. Aí achei uma dos anos 80 da Nova Fronteira, capa terrível rsrs Aí nem li e troquei. Depois, comprei essa que tenho na Estante Virtual, que veio com uma dedicatória a quem o livro foi anteriormente dado... rssr A letra ainda é pequena. E o livro estava esgotado, mas só foi eu comprar que a Nova Fronteira lançou outra edição, fiquei pistola com isso rsrs
      Um abraço, Solange!

  • @marcosfarias6006
    @marcosfarias6006 Před měsícem +4

    Parece que você adivinha os livros que penso em reler e faz vídeos sobre eles. Aconteceu com O senhor das moscas (que reli após assistir ao vídeo) e agora com Memórias de Adriano (que está na pilha de releituras desde ano passado). Gosto bastante da autora (li também dela A obra em negro, que é um romance histórico maravilhosamente bem escrito e com um enredo intrigante e belo). Parabéns por mais um vídeo muito bom, Carlos!!

    • @carlossiqueira2796
      @carlossiqueira2796  Před měsícem

      A minha vida tem muitas coincidências, Marcos! Sempre digo isso rsrs Eu tenho "A obra em negro", outro romance dela que não lembro o nome e um de ensaio sobre o grande Mishima, que já foi abordado uma vez no canal!
      Muito obrigado, querido!