Luiz d'Jagun - 21 Anos parte 04 "Zezinho da Boa Viagem & Bida d'Yemanjá"

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 9. 09. 2024
  • Com certeza foi a maior festa da história do candomblé, quase 20 anos depois podemos rever este grande evento onde reuniu as maoires personalidades do Candomblé do RJ... Táta Zezinho da Boa Viagem, Doté Luiz d'Jagun, Mãe Bida de Yemanjá, Mãe Cristina de Oxum, Mãe Ana de Besén, Pai Antônio d' Amaralina, Pai Nelson de Logun, Pai Flávio de Obaluwayê, Ogan Alexandre de Besén, José Beniste, Raul Lody,Pai Baby d'Yemanjá, Mãe Jurema de Jagun, Pai Marco de Oyá "Anchieta", Pai Oyagindê, Mãe Edelzuíta d'Oxaguian "Gantois", Mãe Madalena de Nanan, Pai Joaquim Motta d'Obaluwayê, Pai Ogunjobí, Pai Guilherme d'Ogun, Pai Marcelo d'Oxóssi, Pai Aderman de Oyá, Pai Iran d'Ogun, Pai Adilson d'Oxalá, Pai Adilson d'Oxum, Pai Cosme d'Oxum, Mãe Regina d'Oxóssi, Pai Celso d'Ogun, Pai Tadeu d'Oxalá, Mãe Wanda de Oyá, Mãe Edna d'Oxóssi, Pai Humberto de Oxóssi, Mãe Júlia d'Ogun, Ekedji Gizélia de Oxóssi, Pai Mauro d'Oxalá, Pai Ghuttemberg de Possú, Pai Paulinho d'Sogbo e claro para finalizar, o dono da festa, nosso Guerreiro Branco Jagun... Muitos ainda estão entre nós, mais muitos ja se encontram com Deus, de qualquer maneira, prepare seu coração, pois está aí um pouquinho de cada um para matarmos a saudade, são imagens maravilhosas para guardarmos no coração e na mente...

Komentáře • 32

  • @JorgeLuiz-cr2rd
    @JorgeLuiz-cr2rd Před 5 lety +8

    Saudade dos candomblés dessa época, década de 90, tempo em que grandes nomes do candomblé faziam candomblé para Nkisi, Orixá e Vodun....Me orgulho em ser desse tempo e em ter convívido com esses personagens, meus respeitos!

  • @PaiJorgedeOxossi
    @PaiJorgedeOxossi Před 10 lety +4

    Pai Jorge De Oxossi
    SAUDADES ETERNAIS!!!!! EU SEMPRE ESTAVA PRESENTE COM MEU PAI! E VEJO VÁRIOS QUE COM CERTEZA ESTÃO JUNTOS OLHANDO POR NÓS! (MEU PAI ZEZINHO, MÃE CRISTINA DE OSSUM, LUIZ DE JAGUN, MÃE BIDA DE YEMONJÁ, MADALENA DE NANA, EKEDE ALDA, EKEDE LURDES, ADEMAR, EKEDE AUDIRA, CELSON DE OGUM, CARLINHOS DE OGUM, MARIA JAGUNSALAJY, ENY DE OGUM,MIRO DE YEMONJA, JUREMA DE OMOLU E TANTOS OUTROS IRMÃOS AMIGOS CAMARADAS QUE ESTAVAM PRESENTE NESTE DIA TÃO GLAMOUROSO!!!! "OLORUN KOSY PURE"

  • @betooxalufam6494
    @betooxalufam6494 Před 11 lety +3

    TATA ZEZINHO,UMA ESTRELA QUE IFA MANDOU A TERRA,PRA NOS ENSINAR,E OLORUM,LEVOU AO CEU PRA BRILHAR PRA SEMPRE. AXE BABA OLORUM.EBAME BETO DE OXALA.

  • @MUSCLEBOYGify
    @MUSCLEBOYGify Před 8 lety +1

    Gente, que lindo ver meu PAI DE SANTO, Iran do Ogum...
    Ai, meu deus... emocionado demais...
    Lindo .

    • @pacientesqnpaciente37
      @pacientesqnpaciente37 Před 5 lety +1

      Era filho dele? Então somos parentes! Ele era irmão de santo de meu falecido pai (Jose Luís, casa em Pilares)...

  • @ailtonbrito8441
    @ailtonbrito8441 Před 3 lety

    Girê lindo.Tudo realizado seguindo os preceitos da tradição Yorubá.Momento do sagrado de cada um.

  • @liasantos5990
    @liasantos5990 Před 4 lety +4

    Gente ,tem zeladores que estava nesse toque ,que ainda estão vivos neh ?

  • @Dubellynha
    @Dubellynha Před 11 lety +3

    Obrigada por ter postado esse vídeo, fiquei feliz !!!

  • @beppechies1
    @beppechies1 Před 4 lety

    Atoto meu pai Jagun, muito asè , prosperidade em minha vida !!!

    • @guilhermematias951
      @guilhermematias951 Před 4 lety +1

      Desculpe,mas jagun não é omolu!

    • @JulioCesar-xf9vl
      @JulioCesar-xf9vl Před 2 lety

      @@guilhermematias951 dependendo da casa é uma qualidade de omulu. Assim como Aira em algumas qualidade de xango e em outras um orixa a parte. Neste caso aí o próprio Dote zezinho da boa viagem, pai de santo do Luis, saudava como omulu

  • @mariaalessandra4994
    @mariaalessandra4994 Před 10 lety

    Leo meu irmão sua festa estava glamourosa bjs pai maninho de exu

  • @wanderleybarbosa4398
    @wanderleybarbosa4398 Před 11 lety +2

    Parabéns pela postagem dos vídeos.

  • @banachecdetemuco
    @banachecdetemuco Před 6 lety

    Que hermosa fiesta!

  • @jocafofocas
    @jocafofocas Před 11 lety

    realmente fez e fara parte da historia afro no nbrasil,nao sou "do santo" mas um simples tudo isso e respeita e adora as historias contadas pelos mais antigos,parabens pela postagem e compartilhamento!

  • @postmixaudio
    @postmixaudio Před 11 lety

    e de pernambuco e com muito axe...........

  • @pitersantos4793
    @pitersantos4793 Před 3 lety

    Lindo

  • @LuizEduardo-uz1uy
    @LuizEduardo-uz1uy Před 2 lety

    Cada um tem a sua hora de ir embora não sabemos oque nós reserva do outro lado.Muitos não conheço só pelo vídeo mais cada um contribuiu a sua maneira . O dono da casa Luiz de jagun infelizmente morreu novo mais cada um com sua hora.. E uma pena que as vezes a casa não toma continuidade .

  • @aninhaoliver9060
    @aninhaoliver9060 Před rokem

    Oi boa tarde. Alguém teria mais informações sobre o Doté Baby de Yemanjá ou Tio Baby ? Vi que citam o nome dele mas quase não se fala dele. Poderiam me dizer se ele ja faleceu ? Obg axé 🤍

  • @ALCIMARCOSCampos
    @ALCIMARCOSCampos Před 12 lety

    É MUITO GOSTOSO PODER RELEMBRAR DESSE MOMENTO, OLHAR E PODER SENTIR A IMPORTÂNCIA DA UNIÃO , PODER ADMIRAR, PAI ZESINHO, MÃE BIDA, MÃE EDELZUITA, MÃE MADALENA E MUITOS OUTROS BÀBÁ E YIAS, SE CONFRATERNIZANDO NO PROPOSITO ÚNICO ORISHÁ, VODUN ENFIM CANDOMBLÉ, SEM DIFERENCIAR NAÇÕES,

  • @PauloCesar-wv1ci
    @PauloCesar-wv1ci Před 4 lety +1

    Meu velho Luiz gostaria de saber seu endereço

    • @juliocesarsouza1855
      @juliocesarsouza1855 Před 3 lety +2

      Infelizmente pai Luiz já faleceu a 22 anos atrás, e como a família biológica não teve condições financeiras de manter o Ilê de São Bento, o barracão foi vendido recentemente para construção de um condomínio.

  • @andresantana8972
    @andresantana8972 Před rokem +1

    O que é estranho e que o zelador está se comportando como uma pessoa simples.sem luxo mais o segredo é o Axé

  • @alexandrasilvabranda
    @alexandrasilvabranda Před 9 lety +2

    Esse de camisa amarela e Ademar saudoso falicido pai de santo do meu irmão alex

    • @patriciavale7781
      @patriciavale7781 Před 8 lety +1

      +Xanda Brandao OLÁ/MEU/NOME/É/PATRICIA.O/ADERMAN/QUE/VOCÊ/SE/REFERE/É/O/PAI/ADERMAN/QUE/ATENDIA/NO/BAIRRO/DO/PECHINCHA?NO/RJ?EU/ESTAVA/SEMPRE/LÁ.TENHO/SAUDADES......VC/TEM/CONTATO/COM/ALGUÉM?????GOSTARIA/DE/REVER/AS/PESSOAS/DA/CASA....OBRIGADA

    • @MUSCLEBOYGify
      @MUSCLEBOYGify Před 8 lety

      Aderman...rs

  • @jeffersonrafael8469
    @jeffersonrafael8469 Před 4 lety +1

    Fico aqui imaginando o quanto deve ter de bebida e comida para todos esses convidados pq ae tinha gente a dar com pau!!!

    • @natanieljoao4276
      @natanieljoao4276 Před 3 lety +1

      Meu.irmao.la.nao.dava.comida.para.o.povo.nao.so.para.os.zeladores.convidados.tinha.um.lugar.rezervado.so.para.eles.e.zeladoras.o.povo.se.quizece.comer.tinha.que.compra.na.cantina.la.era.tudo.vendido.mau.dava.agua.d.bica.quem.nao.era.comvidado.nao.entrava.na.areA.vipi.se.teimace.entrar.na.aria.vip.era.retirado.do.locau.tudo.la.era.vendido.nao.era.nada.grates.

  • @felixmarinho2629
    @felixmarinho2629 Před 10 lety +13

    1 - Toda a coletânea desses vídeos religiosos documentais aqui reproduzidos são importantíssimos como registro histórico, imprescindíveis a qualquer pesquisador do tema e principalmente aos iniciados, que devem conhecer e valorizar a sua ancestralidade religiosa.
    Nesta sequência, neste vídeo, chamo a atenção para a presença à cerimônia religiosa (um momento religioso decerto notável e excepcional, pois se está celebrando vinte e um anos de iniciação) de muitas autoridades religiosas, em verdade a nata do candomblé carioca. Entre elas estão representantes de grandes Axés e Casas Matrizes, sendo que alguns desses sacerdotes e sacerdotisas já não encontram-se mais entre nós.
    Contudo o vídeo está inteiramente voltado para o Tata Zezinho da Boa Viagem, que mesmo em sua senioridade sacerdotal curva-se humildemente diante os seus mais velhos. O Tata ainda evoca a sua origem religiosa ao exaltar o Sejá Hundé, e a memória de todos os antepassados deste Axé, coletivamente representados através do Vodum Bessem. Ao reproduzindo uma coreografia sinuosa, faz relembrar a todos o movimento característico das serpentes, principal símbolo clânico da Nação Mahi.

  • @felixmarinho2629
    @felixmarinho2629 Před 6 lety +2

    2 - Os vídeos (raros), aqui gentilmente apresentados,
    documentando a celebração e comemoração pública dos vinte e um anos de sacerdócio do Doté Luiz de Jagun são de grande valor histórico.
    Tanto pela excepcionalidade da própria celebração, uma vez que vinte e um anos de sacerdócio, não são vinte e um dias. E sobretudo por estar sendo comemorada, ao lado do mesmo zelador, aquele com quem Luiz de Jagun se iniciou na Religião do Candomblé.
    Assim como em outros vídeos (igualmente raros), e aqui postados, documentando memoráveis candomblés em meados do século passado. Também nesse vídeo (subdividido em várias partes), temos o importante registro de diversas personalidades religiosas da cidade do Rio de Janeiro, muitas delas pertencentes a Nação Jeje Mahi. Algumas já falecidas, como o próprio Luiz de Jagun. E seu pai no santo, Tata Zezinho da Boa Viagem.
    Sendo preciso dizer, que essa comemoração expressa muito da forte personalidade do Doté. Exagerado, excêntrico e conservador.
    A presença da nata do candomblé carioca, corretamente registrada pelo vídeo, não advém apenas da fama de seu iniciador, mas ao seu próprio prestigio, angariado ao longo desses vinte e um anos de sacerdócio.
    Expresso e legitimado através da ininterrupta efervescência que podia ser observada no Ilê de São Bento, na profusão de iniciados-seus filhos no santo e na diversidade dos próprios santos (voduns-orixás e inkices), que se faziam ali presentes.
    Junto a outros poucos mais, a exemplo de Joãozinho da Gomeia,
    Luiz de Jagun tornou-se um importante referencial de empoderamento dos babalorixás em detrimento ao poderio do matriarcado a muito imperante nos cultos afro-brasileiros. Contribuindo igualmente com novas diretrizes para a renovação, e continuidade do Candomblé Brasileiro.