Você já pensou que o ELOGIO pode ser uma coisa ruim?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • Claro que é muito gostoso receber elogios, parece que é o reconhecimento de que estamos indo para o lado certo, fazendo boas escolhas...
    Mas o elogio pode ser uma arma de controle e persuasão. É muito sério isso. O elogiado fica preso em uma teia de culpa, por não corresponder ou por desobedecer aquela regra não falada explicitamente. Regra maquiada de bajulação.
    Platão falava no perigo da fala dos bajuladores, no risco de ceder à vaidade que o elogio provoca.
    A professora Cecília Zylberstajn usa o termo "caçadores de aplausos" para aqueles que ficam paralisados aguardando a validação do outro para seguir... não achei o link do artigo, ele existe, eu garanto. Assim que eu encontrar eu volto aqui e atualizo a descrição.
    O podcast Mano a Mano está no Spotify e o episódio a que nos referimos é sobre a liberação da canabis e os efeitos sociais da descriminalização.
    E falamos também do Curso sobre Ferenczi que está sendo ofertado pela Casa do Saber, o Professor é Alexandre Patrício de Almeida.
    Ah! Falamos sobre o novo treinamento denominado NEGGING, que é um curso para "domesticar" seu parceiro (as mulheres). Ta difícil viver um relacionamento, né? Assustador...
    Mulheres estão mais espertas? Talvez... mas isso não quer dizer que vamos baixar a guarda, né?
    E teve o texto da Égua de Ferenczi... tão impactante...
    E você? Tá de cabresto?
    Thais finalizou com o poema da Hupi Kaur.

Komentáře • 6

  • @giseghese9433
    @giseghese9433 Před 10 měsíci +1

    Muitos insights amores. Vcs são demais!

  • @francielesilvapsicologia
    @francielesilvapsicologia Před 8 měsíci

    Que conteúdo!! Essa do "Se for possível para você, vc pode fazer aquele feijao que só você sabe fazer?" GENTE QUE MANIPULAÇÃO TOTAL, ne? Muito obrigada meninas, pelo conteúdo.

  • @gabimanfrim
    @gabimanfrim Před 10 měsíci +1

    Já passei por isso! A “amiga” me elogiava tanto e tao exageradamente… Era forçado demais! Eu ficava desconfortável e esse exagero sempre acendeu uma luz vermelha! Eu não estava errada! No dia que eu disse o primeiro não a máscara caiu!

    • @pluralidadeesubjetividade
      @pluralidadeesubjetividade  Před 9 měsíci

      Por isso é tão importante estarmos bem com nossas escolhas e depender o mínimo possível do reforço alheio, né?