Machado de Assis é TÃO IMPORTANTE assim?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024
  • CLÓVIS DE BARROS FILHO - Flow #281
    czcams.com/users/liveceolO...
    ~~~~~~~
    INSIDER
    12% DE DESCONTO EM QUALQUER COMPRA NA INSIDER COM O CUPOM FLOW12 👕
    www.goldenpill...
    ~~~~~~~
    HIDROMEL
    Philip Mead Dark Cacao: o equilíbrio perfeito entre o mel e o chocolate amargo. Conheça seu novo hidromel favorito! Utilize o cupom FLOW10 e ganhe desconto!
    nv99.com.br/ad...
    💛 SEJA MEMBRO DO FLOW NO CZcams E GANHE BENEFÍCIOS:
    / @flowpodcast

Komentáře • 920

  • @alex0508bass
    @alex0508bass Před 10 měsíci +1042

    O professor que tive no cursinho pré-vestibular nos avisou em aula que, pra entender Machado de Assis, um cidadão deve ter 3 condições: 30 anos de idade, 3 grandes decepções na vida e 3 desilusões amorosas. Dito e feito: por volta dos meus 30 anos, me sentindo muito mais maduro e já tendo viajado solto na traseira da Fiorino durante meus 20 anos aprendendo um pouco aqui e ali, eis que me lembro do meu professor ao ver Quincas Borba em um sebo. Recomendo a todos que se enquadram nessas 3 premissas. Dêem uma chance a este magnífico escritor.

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 Před 10 měsíci +34

      Droga, fujo dessas condições e amo 🗿

    • @alex0508bass
      @alex0508bass Před 10 měsíci +11

      @@giulyanoviniciussanssilva2947 show de bola!

    • @allanofabricio6279
      @allanofabricio6279 Před 10 měsíci +9

      O melhor comentário, até agora! kkkkkkkkkkk

    • @alex0508bass
      @alex0508bass Před 10 měsíci

      @@allanofabricio6279 😆

    •  Před 10 měsíci +26

      Olha, eu entendi Machado aos 17...claro, hoje com 31 anos ler ele e Eça de Queiróz tem um toque a mais, mas com 17 eu viciei em Dom Casmurro. Mas sei lá, com 17 eu já atendia aos 2 últimos requisitos, então não foi tão difícil...nunca fiz cursinho, eu sou de TI, fiz escola publica estadual e dela fui pra ETEC e FATEC na minha área, e o vestibular deles é diferente, então eu li por farra, li pq uma amiga estava lendo pra escola e uns tempos depois, por coincidencia, saiu o seriado da Globo sobre o livro. Passei meses me remoendo naquilo. Mas concordo que nem todo mundo vai entender Machado na adolescência.

  • @gherlwinfireson8582
    @gherlwinfireson8582 Před 10 měsíci +779

    É engraçado como são essas coisas… Eu não tive muito contato com Machado de Assis, mas, uma vez, na escola, fui obrigado a ler um livro dele, “O Alienista”. Parecia uma tortura, foi horrível, eu li só para “passar na prova” mesmo.
    Não lembro mais o porquê, mas depois de muito tempo fiquei curioso e resolvi reler. Parecia outro livro, muito melhor, só de estar lendo sem pressão. E gostei bastante, me pareceu uma comédia de humor ácido.

    • @marlonramos9811
      @marlonramos9811 Před 10 měsíci +32

      O ruim é que o livro deve ter mó linguagem difícil pra caramba, ai pra um adolescente do, sei la... ensino médio ler e entender é difícil. Antes de iniciar a leitura é preciso estudar todo o contexto histórico por trás do período em que aquela narrativa foi escrita, caso contrário, você, não entenderá absolutamente nada...

    • @MrLeo3112
      @MrLeo3112 Před 10 měsíci +55

      @@marlonramos9811pior que não tem. Machado era gênio.

    • @Srt_Kelly
      @Srt_Kelly Před 10 měsíci +17

      Eu nunca estudei porque queria passar na prova, mas sim porque eu gostava de aprender. No caso dos livros, é muito bom adquirir conhecimento através deles. Eu odeio escola, faculdade e essas coisas, mas eu amo estudar em casa.

    • @natannicoliche4418
      @natannicoliche4418 Před 10 měsíci +9

      ​@@marlonramos9811, você está certo. Eu lia literatura brasileira e portuguesa quando nos 17 até 20 e poucos. Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, Eça de Queiroz e companhia usavam um português muito difícil para iniciantes. Lembro que a leitura era pesada, sempre com dicionário e eu não entendia expressões idiomáticas ou tempos verbais. Eu recomendo que comece pelos contos e não pelos principais romances.

    • @natannicoliche4418
      @natannicoliche4418 Před 10 měsíci

      ​@@MrLeo3112, por que você o acha gênio?

  • @marcelorafael9509
    @marcelorafael9509 Před 2 měsíci +56

    Desenvolvi o hábito da leitura com 17 anos por pura rebeldia. Como não tinha ninguém na minha casa que cultivasse esse hábito passei a cultivá-lo. Bendita rebeldia. Hoje tenho 52 anos e uma bagagem de mais de 300 livros lidos, vários deles relidos e uma imensa vontade de ler e reler até o último dia da minha vida.

  • @alandacruz3386
    @alandacruz3386 Před 10 měsíci +640

    Eu tive um professor de Biologia que "jogava iscas" e mantinha a galera animada pra entender biologia.....o cara literalmente sabia como ensinar algo pra alguém, o cara aprendeu como estudar e divulgar um estudo, passo extremamente raro e difícil de encontrar nas escolas!

    • @euclair-p9f
      @euclair-p9f Před 10 měsíci +13

      eu tive um de sociologia assim

    • @emersonfreire1971
      @emersonfreire1971 Před 10 měsíci +16

      Detestava bilogia e tive um professor de biologia idêntico no cursinho, passei a gostar da disciplina por causa dele, era um descendente de japoneses chamado Yuji, deixou um legado gigantesco pra muitos alunos, Santo André SP.

    • @gabriellawee9539
      @gabriellawee9539 Před 10 měsíci

      Os professores no Brasil são mal formados também e vira um ciclo vicioso, não podem ser bons porque não foram ensinados a ser, não sabem como ser.

    • @wellingtonvargasdasilveira1995
      @wellingtonvargasdasilveira1995 Před 10 měsíci +2

      Sei lá, parece que ele nunca leu Machado de assis 😮

    • @wellingtonvargasdasilveira1995
      @wellingtonvargasdasilveira1995 Před 10 měsíci

      Kk brincadeira grande Clóvis ❤

  • @carlosarzani
    @carlosarzani Před 2 měsíci +100

    Meu Deus, depois dessa, me senti importante como educador da molecada. Obrigado Clóvis ❤

  • @gutembergcosta120
    @gutembergcosta120 Před 2 měsíci +30

    "Pra baixo eu nao consigo ir, pois me falta preparo" pense na profundidade disso e perceba o tamanho da humildade de alguém que profere isso.

    • @arthurdamaceno5269
      @arthurdamaceno5269 Před 15 dny

      Mas pra quer ir pra baixo

    • @gutembergcosta120
      @gutembergcosta120 Před 15 dny +1

      @@arthurdamaceno5269 naonseinse vc assistiu ao vídeo antes de comentar. Mas ele fala descer, no sentido da expertise de ensinar pessoas ou crianças em um nível diferente do dele...que não saberia descer a esse nível. No sentido do grau de escolaritldade...É de muita humildade um professor universitário, dizer que não saberia ensinar o jardim de infância por exemplo.

  • @richardjhonatanfelicio8025
    @richardjhonatanfelicio8025 Před 2 měsíci +82

    Professor Clovis tem o “toque de Midas” . Qualquer assunto que ela aborda se torna interessante . Sua alegria em refletir é contagiante .

    • @annagabriellamoreira6177
      @annagabriellamoreira6177 Před 2 měsíci +1

      Diria mais: sua energia! Ele parece pensar e escolher cada palavra à dedo, com atenção e exprime o que pensa de forma que aprece falar do coração. Isso cativa muito!

  • @fernanda_lib
    @fernanda_lib Před 10 měsíci +167

    Li os clássicos Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas na adolescência. O delírio de Brás Cubas marcou-me ainda nessa época imatura de minha vida. Aprendi muitas palavras, lia com um dicionário ao lado. Reli as duas obras aos 30, quanta diferença! Machado é espirituoso, sarcástico, conhecedor da alma humana. Suas obras são cheias de referências, quanto maior for sua mundividência, maior será seu deleite em lê-lo. Além do conteúdo, da ideia, há a delicadeza e o domínio do idioma, Machado é especial ao conseguir descrever o cotidiano da mais bela forma.
    Gostaria de ressaltar que minha leitura melhorou enormemente quando passei a estudar Gramática, seja a interpretação, seja a apreciação de construções, o que é de um prazer ímpar.

    • @camiladoamaral1932
      @camiladoamaral1932 Před 10 měsíci +5

      Baita comentário! ❤ parabéns

    • @thiaguinhofull
      @thiaguinhofull Před 3 měsíci +2

      Estou lendo Memórias Póstumas e me surpreendeu muito a quantidade de referências que o Machado de Assis faz, muito conhecimento histórico, literário e cultural do autor. Incrivel

    • @Runnaway-dt3du
      @Runnaway-dt3du Před 2 měsíci

      @@thiaguinhofull Thiago , penso ser importante a discussão sobre a questão das referencias que o autor faz neste livro , lí aos dezessete anos e agora aos 60 estou lendo novamente , continuo tendo a mesma impressão , que em muitas ele as faz desnecessariamente , o que torna o livro as vezes enfadonho , tirando o interesse das novas gerações . Ha ainda um excesso de eloquencia e prolixidade do autor . Ainda assim sei que na época em que viveu o Machado de Assis , era comum e de bom uso toda esta forma de escrita ....

    • @eduardomilani77
      @eduardomilani77 Před 2 měsíci +2

      Capitulo V-II o delirio, a coisa mais espetacular que já li na vida, quando li joguei o livro pra cima e gritei: POOTAQUEPARIU!!

    • @marcosmagalhaes2346
      @marcosmagalhaes2346 Před 2 měsíci +1

      Memórias Póstumas inclusive repercutiu esses dias atrás mundialmente por conta de um comentário de uma infuencer gringa que se impressionou com o livro...a procura pelo livro nos EUA deu um salto. Nos EUA ou na Inglaterra, não lembro direito...

  • @geraldojorgedalmaschio9648
    @geraldojorgedalmaschio9648 Před 10 měsíci +136

    Minha esposa fou professora de ensino médio na década de noventa. Lembro-me que uma vez ela falou do filme " Lawrence da Arábia " , que é de 1962, de uma maneira que os alunos ficaram encantados. O professor é isso: um encantador.

  • @VidadePropagandista
    @VidadePropagandista Před 10 měsíci +119

    1:19 Para mim, um dos maiores valores de uma pessoa está em reconhecer suas próprias limitações. Esse cara é grande.

    • @leandroornelas4755
      @leandroornelas4755 Před 10 měsíci +6

      Ia escrever justamente isso. O cara é uma das mentes de maior destaque do Brasil (histórica e atualmente). Quem assistiu as aulas dele reproduzidas no CZcams, percebe que o conhecimento desse cara é tão amplo e transversal e ao mesmo tempo ele sabe modular a comunicação mantendo classe e coesão pra qualquer público. Isso mostra o tamanho da alma do professor Clóvis. Pelo jeito os olhos estão sob controle, espero que melhorem pra manter esse cara mais algumas décadas na ativa.

  • @annagabriellamoreira6177
    @annagabriellamoreira6177 Před 2 měsíci +17

    Que fenômeno é esse homem! Eu, mera professora de literatura aprendendo com ele como apresentar Machado para meus alunos! Incrível!

  • @theoaniketos
    @theoaniketos Před 10 měsíci +35

    Quando a pessoa entende a sacanagem, a ironia, a malandragem escondidas na sofisticação, na elegância, no esmero da palavra de Machado de Assis… qdo entende o quanto esse cara tira onda com todos os grupos sociais, sem criticar abertamente e sim profundamente… vão querer ressuscita-lo pra tomar um chá da tarde c ele e chamá-lo de vovô querido. O cara eh espetacular simplesmente

  • @nelsongoncalves5379
    @nelsongoncalves5379 Před 2 měsíci +17

    Viva a língua portuguesa abração de Angola 🇦🇴 pra todos irmãos brasileiros 🇧🇷

  • @Joao-il5ki
    @Joao-il5ki Před 10 měsíci +127

    Para galera que quer ler Machado, eu recomendaria primeiro a começar pelos contos. Comecei a ler Machado a partir de Brás Cubas e não curti muito na época, mas os contos são muito mais legais e rápidos. Depois, quando pegarem confiança, aconselho a tentarem os romances dele.

    • @thiagomenezes7954
      @thiagomenezes7954 Před 10 měsíci +6

      Memórias é o melhor do Machado, mas sua dica é precisa. Sempre comece pelos contos.

    • @Joao-il5ki
      @Joao-il5ki Před 10 měsíci

      @@thiagomenezes7954 pô, na época eu tinha 15 anos. Somente dps que comecei a gostar.

    • @ricardomartins2103
      @ricardomartins2103 Před 10 měsíci +5

      Concordo totalmente! Meu primeiro livro de Machado foi "Quincas Borba", um romance denso e amargo, cheio de sutilezas da maturidade que me escaparam quando o li, aos quinze anos de idade. Detestei, na época, e fiquei anos sem querer me reaproximar. Só fui ver o verdadeiro valor dele depois de ler os seus contos, e só então retornei aos romances. Dom Casmurro e Memórias Póstumas são romances maduros feitos para um leitor maduro.

    • @filipedornas8194
      @filipedornas8194 Před 10 měsíci

      Cada um, cada um né. Eu fiquei alucinado com Memórias Póstumas quando eu era adolescente. Isso em uma época que eu lia pouquíssimo @@thiagomenezes7954

    • @pollyanagoncalves2826
      @pollyanagoncalves2826 Před měsícem

      Eu faço isso com meus alunos. Leio Pai contra mãe que acho o melhor conto dele

  • @aliciaschimanski8367
    @aliciaschimanski8367 Před 10 měsíci +46

    Na época de escola só li os resumos e vídeos na internet, hoje estou terminando Quincas Borba, e recentemente li Memórias Póstumas de Brás Cubas. Machado de Assis é do caralhooooo, que grande escritor; é fascinante ler as descrições que ele faz sobre os sentimentos e emoções humanas. Ele descreve com perfeição muita coisas que sentimentos e coloca nome nessas coisas. É um experiência riquíssima.

    • @adrieloliveira3812
      @adrieloliveira3812 Před 2 měsíci +1

      Também tive essa experiência de ler na época da escola. Hoje, após ter lido Casmurro, Quincas, e Memórias, me arrependo do tempo que perdi desgostando da literatura brasileira e o quão genial é Machado de Assis. Acho que vem muito de nossa maturidade de entender e ver a beleza das obras. E a capacidade dele de descrever emoções humanas é incrível, acho tão boa quanto Dostoiévski, apesar deste ser mais visceral.

  • @prof.calazans7494
    @prof.calazans7494 Před 10 měsíci +232

    O Machado de Assis e o Fernando Pessoa, são na minha opinião, os maiores escritores da língua portuguesa. Dois gênios da literatura mundial.

    • @alexandermunizcouto
      @alexandermunizcouto Před 10 měsíci +35

      Guimarães Rosa como romancista é algo mais acima, mais profundo, só comparado fora do Brasil e ainda estou sendo generoso! Mesmo nível de Dostoiévski e Tolstói.

    • @eduardhermesanschau9590
      @eduardhermesanschau9590 Před 10 měsíci +3

      ​@@alexandermunizcoutoMachado também é desse patamar.

    • @renanbaptista2486
      @renanbaptista2486 Před 10 měsíci +9

      Também acho Machado no mesmo nível de Dostoiévski

    • @carljohnson2337
      @carljohnson2337 Před 10 měsíci +8

      Luís de Camões mandou lembranças…

    • @odekaiedit5422
      @odekaiedit5422 Před 10 měsíci +2

      @@carljohnson2337 ele e Fernando Pessoa são mto bons

  • @marinavasconcellos9140
    @marinavasconcellos9140 Před 2 měsíci +4

    Adoro ver a empolgação e vibração do Clóvis de Barros, é absolutamente contagiante!

  • @grupoedbiz
    @grupoedbiz Před 10 měsíci +20

    Eu sou um deles. Mesmo de longe (Angola) aprendi a gostar de leituras profundas consigo professor! Obrigado!

  • @marciavargas2300
    @marciavargas2300 Před 10 měsíci +62

    Eu tive uma professora da sétima série do primeiro grau que era ótima.
    Ela pos no quadro inúmeras obras e tínhamos que ler, e, fazer um texto.
    Escolhi Dom Casmurro de Machado de Assis. Amei.
    Passou anos e reli a obra e cheguei uma nova conclusão.
    Enfim, M. de Assis é um gênio.

    • @formigamusicfactory6614
      @formigamusicfactory6614 Před 3 měsíci

      Traiu ou n traiu???😂

    • @marciavargas2300
      @marciavargas2300 Před 3 měsíci +2

      @@formigamusicfactory6614 Dá primeira vez, achei que não. Na última, sim.
      Talvez tenha que reler pra desempatar! Kkk

    • @formigamusicfactory6614
      @formigamusicfactory6614 Před 2 měsíci +1

      @@marciavargas2300 a genialidade está exatamente na dúvida que gera o livro ahaha. Eu vi esses dias que bem no capítulo que ele encontra a capitu e o amigo juntos o título entrega que foi traição. Que era um termo usado por advogados para traição kkkk.
      Eu acho que sim tbm.

  • @luizantonioleao
    @luizantonioleao Před 10 měsíci +22

    Tive uma professora de ciências extremamente exigente. Ela dizia “vcs vão sentir falta da minha aula” e eu pensava “nem pensar. A mulher é uma carrasca “. Impressionante como ela estava certa e se hoje sou um profissional da área de TI é graças a essa excelente profissional

    • @viniciuscmaia
      @viniciuscmaia Před 10 měsíci +2

      Na escola eu não tenho memórias assim, mas na faculdade eu tive professores que eram bastante exigentes, mas também tinham uma didática excelente, sabiam realmente ensinar a matéria e eram muito prestativos para esclarecer dúvidas e ajudar com dificuldade fora da sala de aula. Uma que eu me lembro que foi mais marcante me deu aula no primeiro período, eu estava estudando a matéria dela pra caramba, estava sempre indo atrás dela para pedir ajuda, porém eu fui mal nas provas dela que eram muito dificeis e parei de ir nas aulas porque ia desistir da matéria. Ela me convenceu a voltar a ir nas aulas e ainda se dispôs a me ensinar todo o conteúdo que eu tinha perdido nas aulas que faltei. Graças a Deus no fim eu consegui passar na matéria dela sem prova final. Nunca me esqueci desse gesto dela de não me deixar desistir e ainda ter praticamente me dado uma uma particular para eu recuperar todo o conteúdo que eu tinha perdido.

    • @jimvieira512
      @jimvieira512 Před 2 měsíci +2

      Linda homenagem a professora!

  • @waldemarfdorey5425
    @waldemarfdorey5425 Před 2 měsíci +5

    Machado de Assis, um dos escritores que mais me encantou na juventude.
    Não sou brasileiro, mas a literatura brasileira foi encantadora para mim durante a minha juventude. Ainda hoje voi indicando algumas obras aos meus filhos e eles também ficam encantados.
    Um dos últimos livros que leram foi Jubiabá de Jorge Amado.
    E realmente o professor Clovis tem razão. Eu preparo o terreno para que antecipadamente eles queiram entrar naquele mundo encantado que eu já havia antecipado.
    Jubiabá por exemplo inspirou uma canção de um grande compositor Angolano, Rui Mingas. Primeiro apresentei-os à canção e depois disse para eles, agora vão conhecer a história completa de António Balduino e Zeca Camarão.
    Tiro e queda. Largaram os computadores no caso do rapaz e o telemóvel no caso da menina e mergulharam em Jubiabá.

  • @VandaMello-xe7wn
    @VandaMello-xe7wn Před 10 měsíci +12

    Li Machado pela primeira vez aos 12 anos. Eu amava ler biografias, quando já havia lido todas da biblioteca que frequentava acabei achando um livro dele logo ao lado, era o livro "Helena". Eu não tinha nem ideia de grandeza do autor, mas amei o título do livro e levei para casa, hoje tenho 19 anos e já li quase toda a obra de Machado de Assis, é de longe o escritor que mais amo.

  • @henriquebbotelho
    @henriquebbotelho Před 10 měsíci +8

    3:42 perfeito professor Clovis. Eu sou um apaixonado por Machado e toda a literatura clássica, especialmente brasileira, e a primeira página de "Quincas Borba", principal livro do Machado pra FUVEST, é absolutamente sensacional. Meu professor também leu conosco essa primeira página e é impossível não se encantar com a magia das palavras de Machado

  • @antonioluizlopescarvalholo1649

    Dou aulas no EJA, e meus alunos (alguns com cerca de 60 anos) admiraram ler Machado de Assis. Lemos e conversamos sobre o conto "O enfermeiro". Um aluno passou a ler Machado de Assis. Para mim foi pura alegria!

  • @paulovictor882
    @paulovictor882 Před 10 měsíci +30

    Na escola eu achava uma tortura ler Machado de Assis. Engraçado que, após terminar o ensino médio, vi uma discussão sobre a possível traição de Capitu, e comecei a ler Dom Casmurro. Desde então li outros livros do autor e sinto que a escola me desencorajou, quando deveria me incentivar.

    • @josemariadasilva7394
      @josemariadasilva7394 Před 10 měsíci +2

      Comecei a gostar de ler porque tive ler um de Erico verissimo (Ana) mas tudo na vida tem que ser por livre espontânea vontade nunca obrigado se não vira ditadura

    • @jessicasabino3002
      @jessicasabino3002 Před 10 měsíci +1

      Sim.. era uma tortura. Mas acho que é pela nossa faixa etária na época. Outra cabeça

  • @osvandirjunior468
    @osvandirjunior468 Před 2 měsíci +2

    A maioria dos escritores literários brasileiros são grandiosos. Machado se destaca por ter uma retórica demasiado rebuscada, mas acho que o gosto pode ser construído, mesmo para um adolescente. Se o adolecente for incentivado pelo indianismo de José de Alencar ou de Gonçalves Dias, que é uma leitura mais fácil, sem tanto recurso retórico na escrita - ainda assim que promete grandes desafios; se der ao adolescente meios de reparar na estilística, na versificação - pois ele precisa conhecer os recursos da sua língua antes para poder apreciá-los, você abre uma porta. Li dezenas de indianistas e ultraromânticos antes de cair na realidade social da terceira geração, antes de me deparar com Machado de Assis, por por exemplo, e isso facilitou meu consumo da literatura dessa época pois eu ja tinha criado o gosto pela literatura antes.

  • @antonioon3157
    @antonioon3157 Před 10 měsíci +31

    Confesso que nunca tive vontade de ler MA, mas depois de um amigo que respeito muito a inteligência postar falando que leu e amou MA, eu coloquei ele na lista de leitura.
    Infelizmente tem certas coisas que a gente só entende depois de adulto.

    • @saulonasciment0
      @saulonasciment0 Před 10 měsíci +3

      Se me permite uma indicação, sugiro o livro Quincas Borba.

    • @antonioon3157
      @antonioon3157 Před 10 měsíci +3

      @@saulonasciment0 pior que ele me recomendou esse e do Esau

    • @wilsoncavalcante6455
      @wilsoncavalcante6455 Před 10 měsíci +2

      @@saulonasciment0 Esse livro é obra de arte pura. Perfeito demais.

  • @Caju10jose
    @Caju10jose Před 10 měsíci +72

    O problema de Machado de Assis é outro. Ele é um escritor de maturidade, não de adolescência. Assim como há tantos outros no mesmo patamar. Na adolescência eu não entendi Machado de Assis. Décadas depois, aos cinquenta anos, voltei a ele. É um autor extraordinário, da sutileza das ideias, da fina ironia. As leituras têm seu tempo.

    • @jessicasabino3002
      @jessicasabino3002 Před 10 měsíci +1

      Fui obrigada a ler com 15 anos e odiei.. to com 31, então ainda posso esperar um pouco mais 😅

    • @Caju10jose
      @Caju10jose Před 10 měsíci +1

      @@jessicasabino3002 Sim. Não tenha pressa. Tudo tem seu tempo e propícia estação. Mais madura você vai perceber a maestria de escrita e de análise das pessoas que Machado consegue fazer.

    • @MeyreLi
      @MeyreLi Před 10 měsíci +4

      Tem muito de experiência pessoal e maturidade para vivenciar Machado,o que nem sempre está ligada a idade cronológica do indivíduo. Li aos 12 anos um exemplar emprestado de páginas amarelas com capa de couro e cheiro de mofo que a mãe de uma vizinha me emprestou para a ficha de leitura do colégio. Memórias póstumas de Brás Cubas, e um dicionário do lado, amei conhecer palavras novas, me senti desafiada com a elegância e a acidez do defunto autor, depois dele fiz e faço questão de ler tudo desse autor, arauto das letras nacionais, pai da ABL um herói desbravador num país que ainda lê pouco seus nacionais.

    • @arubens221
      @arubens221 Před 10 měsíci

      ​@Gilgamesh-lj7qbsão gringos? Não leio

    • @viniciusgarcia3727
      @viniciusgarcia3727 Před 10 měsíci +2

      ​@Gilgamesh-lj7qbMedíocre com certeza ele não é, pois foi um dos maiores escritores do Brasil. Agora, se voce acredita que esses no qual fala são "superiores", peço que não falte com respeito o Machado de Assis. Não devemos menosprezar os escritores que nossa humanidade teve o prazer de reconhecer.

  • @FelipeSales-tv1zp
    @FelipeSales-tv1zp Před 10 měsíci +8

    A primeira vez que li Machado de Assis foi porque o professor pediu. Tive que ler Dom Casmurro. Todo mundo fala que era difícil. Como eu sempre gostei de me desafiar, fiz um esforço para conseguir ler, e me maravilhei com o autor. Depois disso, li Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Esaú e Jacó e vários contos de Machado. Hoje só não leio mais por falta de tempo, mas nas férias da faculdade eu tenho como objetivo continuar lendo as obras do autor

  • @talitadantas5408
    @talitadantas5408 Před 2 měsíci +2

    Sou professora da educação básica. O segredo é entender a geração que você tem em sala de aula. Eu, com treze anos, no fundamental me sentia envergonhada de não ter lido Dom Casmurro. Não tinha condição financeira para comprar e na biblioteca não tinha um exemplar. Quando li, com quatorze anos, já no Ensino Médio, foi uma sensação maravilhosa. PARA CHEGAR NOS MEUS ALUNOS DE 17 ANOS...Nossa! Não há como! De 120 alunos, dois, no máximo três, se interessam. Eles são imediatistas. Tudo rápido, resposta prontas, relações líquidas, decodificação instantânea. Não têm paciência...é uma geração que não tem paciência nem para ler os quadrinhos da Turma da Mônica.

  • @leuhassis2686
    @leuhassis2686 Před 10 měsíci +6

    Essa questao do Machado de Assis, me fez lembrar meu primeiro contato com Clarice Lispector, foi totalmente forcada por conta de vestibular. Anos mais tarde voltei a ter contato e a exemplo de Machado de Assis utilizado... O q mais me pegou na Clarice foi a forma dela escrever, simplesmente incrivel. A cada pagina eh pura poesia. 😍😍😍😍😍

  • @MarceloLait
    @MarceloLait Před měsícem +3

    Clóvis Barros é de uma inteligência absurda. Grande brasileiro, grande homem, grande filósofo.

  • @Bakuah1
    @Bakuah1 Před 11 měsíci +21

    eu acho que a maior sina do professor e ver diversas pessoas com um imenso potencial e nao usando pra nada que ele julga util ou nao dando valor pra materia que o professor ama e se dedica na vida, mas isso nao necessariamente é um problema porque cada um faz com a vida o que quiser, mas que talvez de uma certa tristeza no professor deve dar sim, eu lembro da minha professora de portugues, na parte da literatura, ela claramente enxergava meu potencial, mas eu sempre fui mais de exatas do que de literatura, mas sempre há tempo, atualmente eu venho procurando tentar mudar isso um pouco

    •  Před 10 měsíci +1

      Eu amava literatura, era um leito muito assiduo na adolescência, porem odiava gramática.aminha sorte é que a matéria língua portuguesa era a junção daas 2.
      Assim como tive uma professora de língua portuguesa que era espetacular na literatura, mas não tanto na gramática pq ela era apaixonada por litaratura e isso era notável.

    • @wRanniery
      @wRanniery Před 10 měsíci

      Como apaixonado pelos estudos literários, além de iniciante pensador e pesquisador das teorias literárias, devo dizer que a literatura não se resume somente a obras literárias, mas em como se observa e se ler o mundo, seja ele um mundo colocado em palavras, números, fórmulas, sons, cores, troços ou qualquer coisa compreensível. A literatura é uma mensagem gravada por alguém, de como esse alguém via e entendia algo no mundo. E o que é complicado de se entender é que há incontáveis dessas mensagens por aí, além das mais cultuadas e celebradas. Porém, a ti, que mensagens interessam-lhes?
      Do meu ponto de vista, para se curtir a literatura, como arte livre, deves atentar-te ao teu próprio gosto e ao tamanho da própria fome para os gostos disponíveis. É como ir em um restaurante e pedir um banquete e se sentir satisfeito somente com uma colherada. Ou o banquete ser insuficiente e precisar repetir ou levar para casa em uma marmita para comer no sofá relaxando e assistindo algo. Ou apenas ter o prazer de se ter guardado na sua geladeira ou desmontar tudo com um molho que goste muito. Ou apenas pedir para demonstrar ter o poder de poder pedir e nada comer. A literatura é paradoxal.

    • @welingtoncosta4349
      @welingtoncosta4349 Před 10 měsíci +2

      Como um colega de exatas, que leu Machado também, e que lia muito mais do que os professores pediam; eu comento: muitos se orgulham de nunca ter usado o teorema de Pitágoras, bem como o básico de seno, cosseno e tangente em seu dia a dia... Então, como muitos não aplicam, e sequer entendem/compreendem um teorema simples, outros também apenas querem passar no vestibular mesmo e nunca mais vão querer saber dos grandes nomes da literatura. Isso diminui o valor desses prestigiados autores? Não. Uma parte das pessoas não conseguir encontrar a medida de um cateto de um ângulo também não atesta que o teorema de Pitágoras é inútil. Portanto, acredito ser uma questão de afinidade. Quem sabe procurar encontrar a beleza, o significado e o prazer tanto de uma obra literária quanto nas equações nos leve a um outro nível intelectual, quem sabe o nível dos grandes mecenas renascentistas... Dá para construir um texto dissertativo complexo com esse assunto, rs... Mas acredito que tudo que escrevi possa resumir na letra de uma música: "ado, a ado, cada um no seu quadrado"

  • @Vicente.G
    @Vicente.G Před 10 měsíci +4

    Grande peofessora Dulce, nunca vou esquecer de como ela tornou aprender a escrever algo tao crucial e divertido, de como fazer titulos com sentido é algo tao legal ou ate mesmo que a ordem que são ditas as palavras mostrar o nivel de importância delas.

  • @sidneylopes-fisio1347
    @sidneylopes-fisio1347 Před 10 měsíci +15

    Quando lecionei no ensino médio consegui estimular os alunos a lerem Machado de Assis através da obra Quincas Borba, que era um personagem rico que dera seu nome ao seu proprio cachorro e que no leito de morte incumbiu um amigo de receber sua herança desde que mantivesse o cachorro Quincas Borba vivo e bem cuidado até seu ultimo dia. Foi um gatilho mental que funcionou muito haja vista que todos gostam de animais de estimação.

  • @mpoperfil
    @mpoperfil Před 28 dny +1

    A melhor forma de valorizar Machado de Assis, ou qualquer grande escritor, é lendo! Fiz isso, sem vontade nenhuma, sem saco, sem interesse... Mas fiz! A vida é sacrifício, não só buscas por prazer. E ouso dizer que é em meio ao sacrifício que se encontra os maiores prazeres!
    Saia da zona de conforto!

  • @roniaraujo919
    @roniaraujo919 Před 10 měsíci +5

    Nunca vi esse cara
    Mas foi um dos professores mais importantes da minha vida

  • @MrSerggim
    @MrSerggim Před 3 měsíci +4

    Sou formado em Letras e concordo plenamente. O preparo psicológico faz total diferença e faz o diferencial. Machado de Assis, o patrono da literatura brasileira, na verdade, deve ser admirado e cultuado desde as séries iniciais. Toda sala de aula deveria ter dois retratos nas paredes: uma do Machado e outra do Paulo Freire. Simples assim. A educação tem de ser levada à sério no Brasil para que, algum dia, sejamos um país verdadeiramente desenvolvido.

  • @mateussantos9039
    @mateussantos9039 Před 11 měsíci +17

    Não é querendo pagar de louco, mas não tem escritor mais foda que Machado de Assis no mundo. As histórias em si não são grande coisa, mas a forma que ele escreve, o estilo "machadiano", é embaçado demais.

    • @victorpetrarca2471
      @victorpetrarca2471 Před 11 měsíci +2

      Ser embaçado é bom ou ruim? Kkkkk

    • @mateussantos9039
      @mateussantos9039 Před 11 měsíci +2

      @@victorpetrarca2471 embaçado no sentido bom kkkkkkkkk Bom deixar claro ne

    • @victorpetrarca2471
      @victorpetrarca2471 Před 11 měsíci +1

      @@mateussantos9039 ah tá... kkkkkk...é pq de onde eu venho, embaçado é algo ruim. Problemático.
      Eu não acho que o Machado seja o mais foda do mundo, mas entendo quem pode achar.

    • @mateussantos9039
      @mateussantos9039 Před 11 měsíci +1

      @@victorpetrarca2471 Ah sim, embaçado na minha região pode ser bom ou ruim, depende da conotação hahahaa
      Mas é, acho que o Machado de Assis na escrita é muito foda. Fora que é um estilo muito próprio né

    • @victorpetrarca2471
      @victorpetrarca2471 Před 11 měsíci

      @@mateussantos9039 sim... o estilo dele é difícil de encontrar.

  • @MrBocoio
    @MrBocoio Před měsícem

    Esse professor Clovis é sensacional e realmente um profissional da educação.....

  • @neycandido5540
    @neycandido5540 Před 11 měsíci +26

    Fui professor por 14 anos. Talvez não tenha sido um bom profissional. Fui professor de programação e fui derrotado pela bosta do celular. De fato a gente garfa uns 15% a 20%. De resto, NÃO QUISERAM. No geral, eu fracassei e desisti, nunca mais volto pra sala de aula, se Deus quiser.

    • @psychobrap
      @psychobrap Před 11 měsíci +13

      Vc só não se adaptou, adaptação é sobrevivência.

    • @antoniosantos6469
      @antoniosantos6469 Před 11 měsíci +1

      20% é muito, quantos você queria? Ainda mais programação, não é pra qualquer um, você quendo era aluno, quantos colegas seus enganaram na profissão? A maioria dispersou não?

    • @antoniosantos6469
      @antoniosantos6469 Před 11 měsíci +4

      @@psychobrap acho que não foi isso que ele falou, porque a programação atualmente basicamente é para celular, eu entendi que os alunos ficavam usando o celular durante a aula

    • @neycandido5540
      @neycandido5540 Před 11 měsíci +6

      @@antoniosantos6469 Eu dava aula no curso de sistemas do ensino superior. E o que me doía, amigo, não era quem desistia, mas quem tentava todo tipo de trambique e trapaça para passar e, não dando certo, era coordenação de curso no fim do ano. Se Deus quiser, escola NUNCA MAIS!

    • @antoniosantos6469
      @antoniosantos6469 Před 10 měsíci +2

      @@neycandido5540 é uma pena, a profissão mais ingrata do mundo, eu sei não é mole

  • @andressarosa8897
    @andressarosa8897 Před 10 měsíci +2

    Todos os meus aplausos a vc ! O conheci num curso online ( modalidade que não consigo me adaptar). Mas desde então, o acompanho como posso. Professor Clóvis o senhor é incrível!

  • @leonardoaraujo4004
    @leonardoaraujo4004 Před 10 měsíci +13

    O fogo é que Igo acha que todo adolescente é igual po kkk Eu li Machado com 16 anos e viajei. O cara é monstro da literatura, não só brasileira, mas também mundial.

  • @AdrianaSaldanhaCabral
    @AdrianaSaldanhaCabral Před 10 dny

    ser professor é uma coisa, e ser um professor que encanta seus alunos, e faz questão de ensinar de verdade, e ainda conseguir entender a melhor forma de explicar para seus alunos, é outra coisa muito difícil de encontrar

  • @alcidesdasilvafilho6290
    @alcidesdasilvafilho6290 Před 11 měsíci +26

    O melhor curso superior que possa existir, ao meu ver, ler os clássicos da literatura. É uma riqueza incomensurável se abeberar em Machado, Dostoieviski, Victor Hugo, Kant, Maquiavel, Gilberto Freyre, Rousseau, Voltaire, Montesquieu etc. A maior das viagens.

    • @victorpetrarca2471
      @victorpetrarca2471 Před 11 měsíci +5

      Mas tem muito filósofo aí no meio dessa lista. Pode ser um clássico da filosofia, mas clássico da literatura é outra coisa.

    • @Reflexoesdeumtatuado
      @Reflexoesdeumtatuado Před 10 měsíci

      Mta filosofia ao meu ver faz mais mal que bem. Um exemplo do que considero algo de qualidade técnica e temática é Gabriel Garcia Marquez

    • @emsuma-g4k
      @emsuma-g4k Před 10 měsíci

      Concordo 100%. Clássicos da literatura incluem filosofia, sim. Palavra de especialista.

    • @Shadow__133
      @Shadow__133 Před 10 měsíci +1

      Melhores cursos para o país são técnicos: Precisamos de mais engenheiros, eletricistas capacitados, mecânicos, enfermeiros, médicos e menos filósofos liberais socialistas que vivem às custas do povo.

    • @victorpetrarca2471
      @victorpetrarca2471 Před 10 měsíci +1

      @@Shadow__133 sabe que as sociedades socialistas são extremamente tecnicistas né? Priorizam essas profissões que vc enfatizou.

  • @eduardohenriquefoschinimor2018
    @eduardohenriquefoschinimor2018 Před 10 měsíci +2

    O professor Clovis, e um apaixonado pelo seu nobre oficio, e isto nao tem preco.
    Parabens ao professor!

  • @victorpetrarca2471
    @victorpetrarca2471 Před 11 měsíci +164

    Vi pessoas comentando de como Machado é chato, e lembrei do próprio Machado falando por Brás Cubas, sobre como seu livro é "enfadonho", no cap. LXXI:
    "Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para este mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás infimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmun- gam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...
    E caem! Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar... Heis de cair."

    • @felipelimaramos
      @felipelimaramos Před 10 měsíci +12

      que trecho bonito. Sempre estive interessado em ler as obras do Machado e o seu comentário só me motivou mais .

    • @quebrandomitos5910
      @quebrandomitos5910 Před 10 měsíci +4

      Acho que uma coisa que prejudica muito as pessoas é que elas ja entram em contato com o livro preparadas para o que elas acham que a obra é.

    • @robertosabino2465
      @robertosabino2465 Před 10 měsíci +8

      Machado Genial! Suas obras são atemporais, universais e nunca se esgotam. Viva Machado!

    • @ricardocosta4837
      @ricardocosta4837 Před 10 měsíci +9

      Embora seu comentário tenha grande parte a citação do livro, é sim um comentário fantástico. Isso por que o significa que você leu o livro e sabedo que está falando, entende do assunto e tem uma opinião relevante. E também por que a citação é otima e tem tudo q ver com o assunto. Parabéns! Saiba que contribuiu para despertar o interesse na leitura e alguns que que passarão por aqui.

    • @marcosribeiro8328
      @marcosribeiro8328 Před 10 měsíci +3

      agora, que adolescente de 13/14 anos vai ler isso com prazer?rsrs... nem sou tão jovem e acho chato demais... minha primeira tentativa de leitura foi com essa idade, com memorias postumas... não me lembro de ter tentado ler algo novamente antes dos 20... o segredo para o habito da leitura, na minha visão, é: começe um livro, o primeiro capitulo não te prendeu? pare, e busque outro... simples assim...

  • @faribe
    @faribe Před 28 dny

    O Clóvis é o +BRABO que eu já vi. PQP, o cara é FODÁSTICO!

  • @fabioricardosantos2053
    @fabioricardosantos2053 Před 10 měsíci +5

    Ler Machado de Assis é desafiador! Existem contos muito intrigantes, contos que despertam o interesse dos adolescentes, quem leu, sabe muito bem. Machado de Assis é um escritor que desperta a curiosidade nos leitores e sugiro começar pelos contos, são mais fluidos e dinâmicos. Boa leitura!

  • @ClaudioFernandes-dl3er
    @ClaudioFernandes-dl3er Před 2 měsíci +1

    Eu comecei a ler por recomendação médica. A minha falta de paciência nas filas, dos bancos, ponto de ônibus, consulta médica, atrasos em reuniões agendadas e etc. A moleza, o atraso e a falta de compromisso com os horários, me deixavam muito irritado. Logo o médico, por mim também repreendido pelo seu atraso na minha consulta, me sugeriu ler, para me acalmar, e preservar os dentes de quem atrasava.

  • @pv5991
    @pv5991 Před 10 měsíci +3

    Muito obrigado flow por sempre trazer temas e convidados realmente relevantes!

  • @kallebpinheiro5403
    @kallebpinheiro5403 Před 29 dny

    É sensacional a cara do Igor quando o Clóvis pergunta: Tá me acompanhando? E ele ri. Assentindo que entendeu e faz sentido. A mera explicação do professor Clóvis já é interessante.

  • @bernardomusic3335
    @bernardomusic3335 Před 11 měsíci +12

    Eu sempre leio e comento os primeiros capítulos dos livros que indico aos meus alunos! Gosto de despertar o desejo pela leitura.

  • @gugaking3
    @gugaking3 Před 2 měsíci +2

    Como professor, eu preciso fazer um pequeno relato. A educação brasileira é um caminho que precisa de três pilares, sendo eles o educador, a instituição e a família. Nesses três pilares, encontramos diversas falhas que impedem que as coisas aconteçam como gostaríamos.
    Primeiramente, temos as nossas instituições, que dão o direcionamento de como as coisas serão feitas, desde coisas mais amplas como o currículo até coisas mais específicas como o calendário e os livros didáticos. Nesse primeiro pilar, já encontramos diversas falhas, que, para não ser muito longo, citarei apenas duas:
    1º Temos um currículo completamente ultrapassado e longe das necessidades do século XXI.
    2º Temos materiais didáticos cada vez mais inúteis, que, na maioria das vezes, faltam exercícios ou não seguem uma progressão adequada.
    No segundo pilar, temos excelentes professores, mas que muitas vezes são reféns de normas ou adversidades que os impedem de exercer como gostariam a sua função. Só um pequeno exemplo: eu trabalho das 7h às 11h30 em uma escola, e das 14h às 20h em outra escola, sendo que de uma escola para outra eu tenho um trajeto de aproximadamente 1h30min. E isso é apenas o período dentro de sala de aula, porque ainda tenho atividades para corrigir em casa, aulas para planejar, e na semana de provas o trabalho extraclasse triplica. Ou seja, eu vivo exausto, à beira de um burnout, para no final ver toda a sociedade civil me acusando de ser "vagabundo" e que não trabalho. Obs: Meu salário não passa de R$3200,00.
    O terceiro pilar, que é a família, esse é o que mais falha com a sua responsabilidade. Em geral, os pais são extremamente omissos com a vida escolar de seus filhos. No meu último plantão pedagógico, menos de 20% dos pais compareceram à escola e menos de 5% me procuraram durante todo o ano letivo para saber como o filho está na escola.
    Sendo assim, tudo aquilo que vemos nos livros de pedagogia não é aplicável a uma vida real, pois a teoria considera que esses três pilares funcionam perfeitamente, quando na verdade todos estão ruindo aos poucos.

  • @alecozza
    @alecozza Před 11 měsíci +8

    A realidade dessa geração é completamente diferente. A dinâmica do aprendizado e como eles buscam o conhecimento é diferente. Quem tem que se adaptar é o professor e não o aluno.

    • @paulobrito2407
      @paulobrito2407 Před 11 měsíci +2

      O mundo não se adapta ao indivíduo. O aluno também tem que se adaptar. Escola é instituição e não dá pra fazer uma pra cada aluno

    • @GustavoMoraes649
      @GustavoMoraes649 Před 11 měsíci

      @@paulobrito2407 os indivíduos formam o mundo, não atoa a sociedade sempre se reorganiza de maneiras diferentes, a sociedade a 100 anos atrás era diferente da de hoje, que por sua vez será diferente da do próximo século, os alunos formam essa nova classe geracional que muda constantemente, manter métodos arcaicos de ensino só distancia os alunos do aprendizado e da educação, não é sobre criar uma escola para cada aluno, e sim atualizar essa instituição atrasada para a nova era e geração.

    • @moraisneto2616
      @moraisneto2616 Před 10 měsíci

      Amigos sou obrigado a discordar, estudei na mesma escola do meu pai ,onde meus filhos estudaram e agora um neto a técnica de ensino não mudou nada , o que mudou foi as disciplinas na passagem dos anos 80 para 90, escola pública e que infelizmente nem todas tem a ajuda que precisam

  • @brabopakas8398
    @brabopakas8398 Před 10 měsíci +2

    Eu tive um professor de reforço escolar, o nome dele é Silvio, o cara me ensinou a pensar, refletir... Cara fantástico!

  • @juniorsanches8066
    @juniorsanches8066 Před 11 měsíci +11

    Esses autores "clássicos" do Brasil não são pra adolescentes e pré adolescentes lerem. A leitura precisa ser incentivada aos poucos e de forma gradual.
    É o mesmo que tentar parar de beber café com açúcar do dia para a noite, não dá. O café é amargo, você sente falta do doce e logo desiste. Porém, se você ir tirando o açúcar aos poucos, no final você está bebendo café puro e nem sentiu a diferença.
    Quando falo sobre esse assunto só me lembro do meu professor passou IRACEMA para uma turma de 13 anos ler... triste.

    • @danilorezende4231
      @danilorezende4231 Před 11 měsíci

      Exato, eu penso a mesma coisa. Dar Macunaíma, por exemplo, pra um adolescente ler é tiro no pé. Deveriam pensar em livros mais "acessíveis" para os jovens, para irem se adaptando até conseguirem ler obras mais "difíceis"

    • @LizPaz_
      @LizPaz_ Před 10 měsíci +1

      Imagina a escola que passa "Senhora" para uma turma de faixa etária de 14 anos 😂

    • @kenhimurabr
      @kenhimurabr Před 7 dny

      Frescura. Tem que começar a jogar no hard pra jogar sério, senão nunca vai chegar onde pode.

  • @DanieleFerreira1
    @DanieleFerreira1 Před 2 měsíci

    Quando eu era adolescente, tava no primeiro ou segundo ano do ensino médio, com 15/16 anos, minha professora de português na época passou um trabalho sobre Dom Casmurro de Machado de Assis, onde faríamos um julgamento pra definir se Capitu era inocente ou culpada (se houve ou não traição). Cada um de nós era um personagem, entre advogados, juízes e tal. Eu li Dom Casmurro e me apaixonei, se tornou um dos meus livros favoritos da vida.

  • @caioreis123-
    @caioreis123- Před 10 měsíci +3

    Esse curso dele de Bourdieu é incrível mesmo! Dei sorte de conseguir acessar ele

  • @marliandrade4920
    @marliandrade4920 Před 2 měsíci

    As meus professores toda minha gratidão, e admiração pelo poder de transformação. Fui muito feliz , mesmo com minhas limitações.

  • @laboratoriomarisol
    @laboratoriomarisol Před 11 měsíci +10

    Acho muito interessanre o dom que alguem tem de se espeessar mesmo não trazendo novidade e objetividade.

  • @Edgar2023ES
    @Edgar2023ES Před 3 měsíci +1

    A minha formação é filosófica. Há uns 15 anos, tinha acabado de ler Dom Casmurro e fiquei impressionado. Já tinha o lido antes, mas, quando o reli, tinha outra mentalidade.
    Falei sobre a minha experiência para uma amiga, e ela não se mostrou interessada. Perguntei o porquê, e ela me respondeu que já era formada. Triste isso!

  • @joseneves759
    @joseneves759 Před 10 měsíci +2

    Eu li com 15 anos, e Machado mudou minha vida, passei a me interessar por literatura, mas para ler e entender Machado tem que saber de gramática, aí passei a me interessar pela gramática.

  • @HomemDaTochajrsaned
    @HomemDaTochajrsaned Před 2 měsíci

    Tive excelentes professores no ensino primário,fundamental e médio que souberam me introduzir na leitura de excelentes livros
    Comecei ler Machado de Assis aos 12 ou 13 anos,gostei e descobri Érico Veríssimo,José de Alencar,Gonçalves Dias,Jorge Amado,assim como também George Orwell,George Arnoux,Fredecick Forsith e John Le Carré entre tantos outros
    Resultado:Adiquiri algum conhecimento,me instrui,desenvolvi raciocinios e aprendi muito a ponto de muitas pessoas me perguntarem se era formado em que área ou quais universidades
    Leitura faz muitíssimo bem

  • @tiagocarleti7414
    @tiagocarleti7414 Před 11 měsíci +5

    Melhor professor que já tive, instigador de fato!

  • @Guilherme-pg1kk
    @Guilherme-pg1kk Před 2 měsíci

    Sempre acho chique, o professor têm falas de um profissional da universidade, além nos deixar claro e coerente, é simplesmente incrível.

  • @LucasSantos-by3pr
    @LucasSantos-by3pr Před 11 měsíci +6

    A falencia das livrarias se da porque na amazon qualquer livro é 20 reais mais barato

    • @moraisneto2616
      @moraisneto2616 Před 10 měsíci

      Eu comprei um que foi 100 reais mais barato que na estante virtual usado

    • @formigamusicfactory6614
      @formigamusicfactory6614 Před 3 měsíci

      O dono da Amazon é bilionário. A ideia dele é exatamente essa. Colocar os preços mais baixos q o custo para quebrar as livrarias. Daqui algumas décadas eles colocam o preço q bem entender e lucram mais doq gastaram.
      Eles tem $$ pra tancar o prejuízo.

  •  Před 10 měsíci +1

    Professor, li a chamada do corte e já vim prontinho pra dar uma resposta, mas o senhor foi primoroso e me economizou boas linhas. Grato e parabéns.

  • @simredacted1367
    @simredacted1367 Před 11 měsíci +8

    Nada a ver a legenda com o video

  • @paduaprs
    @paduaprs Před 2 měsíci

    Machado de Assis é o melhor escritor brasileiro! O descobri com 17 anos e não parei mais. Estou lendo Obras Completas agora! Aprendo muito com ele!

  • @filippedias9208
    @filippedias9208 Před 11 měsíci +4

    Isso está sendo mt bom

  • @solangecolaco1825
    @solangecolaco1825 Před měsícem

    Gosto de ler. O quê me motivou foi minha mãe que lia para mim antes de dormir. O primeiro livro foi do José de Alencar, o Tronco do Ipé e Machado foi Senhora para um trabalho em equipe. Ainda no ginásio li Memórias Póstumas de Brás Cubas, extraordinário e passado quarenta anos li Dom Casmurro muito bom! Ler nunca foi nenhum sacrifício. Mas estudar qualquer assunto isso foi terrível para mim. Fui professora de Artes e passei o texto Drummond para os alunos da 8 série ilustrarem O Aprendiz e eles adoram a história! Mas por foi tirado da obrigação de ler. Se eu tivesse sido forçada a ler eu odiaria ler e livros!😢❤

  • @RVIEWCanal
    @RVIEWCanal Před 10 měsíci +5

    Dar aulas pra adolescente é muito massa! Dei aulas pra faixa etária de 12 a 18 anos, durante 8 anos. Só saí pq paga mal pra caralho. Mas amo demais. E o Clóvis tá certíssimo, ninguém incentiva a ler. A maioria dos professores são guerreiros, mas são muito fracos e tem poucos recursos. Se pagasse melhor, teríamos professores melhores. Em escola de rico só tem professor bacana.

  • @robsonrodrigues6659
    @robsonrodrigues6659 Před měsícem

    Isso me lembra a maravilhosa professora Sandrona do colégio NEF, ela bolava peças de teatro com os clássicos fazendo-nos apaixonar pela leitura. O que bem me lembro era o auto da barca do inferno.

  • @CotsOficial
    @CotsOficial Před 11 měsíci +15

    Esse cara é um pouco excêntrico, mas ele parece saber do que está falando kkkk

    • @EasyDellaComtensini-sz3tb
      @EasyDellaComtensini-sz3tb Před 11 měsíci

      Membrommmm

    • @bootzero9912
      @bootzero9912 Před 11 měsíci +1

      Os mais inteligentes são excêntricos 🤌🏽

    • @CotsOficial
      @CotsOficial Před 11 měsíci +1

      @@bootzero9912 true

    • @TheGbitte
      @TheGbitte Před 11 měsíci +2

      Ele esta enrolando, não tem uma resposta mas não tem coragem ou honestidade pra assumir

    • @ngaspar5514
      @ngaspar5514 Před 11 měsíci

      Ele despontou depois que foi ao programa do Jô há anos atrás. Lá ele falou que começou a gostar da filosofia a partir que assumiu esse personagem de fala engraçada e viu que as pessoas prestavam atenção pelo seu carisma e não pelo que transmitia de fato. Então para mim é muito difícil não o ver e não assumir como um grande enrolão que fala um monte de coisa com coisa....

  • @marcosferreira860
    @marcosferreira860 Před 2 měsíci +1

    Tive um professor incitava muito a leitura.
    Foi bem isso, quando amadureci um pouco li praticamente tudo que tinha na biblioteca. Machado de Assis, Graciliano Ramos e Dostoiévski foram meus prediletos

  • @tiagonobre3368
    @tiagonobre3368 Před 11 měsíci +11

    Me assim não cara, nós professores estamos tentando todas as estratégias, falar para quem está interessado em tiktok beira o impossível

    • @TheGbitte
      @TheGbitte Před 11 měsíci +2

      Machado de Assis tem pouca utilidade e sim de fato na vida tirando artificialidades como provas saber sobre tiktok é mais importante

    • @alexandrefreitas9295
      @alexandrefreitas9295 Před 11 měsíci +2

      @@TheGbitte só que não.

    • @augustovieira1783
      @augustovieira1783 Před 10 měsíci +2

      @@TheGbitte Cara, a literatura no geral não tem utilidade necessariamente prática. Quem dá a utilidade é a pessoa. A partir da leitura a pessoa inicia reflexões que podem mudar a maneira como ela pensa. É o mesmo que assistir a um filme muito bom. Inicialmente é por entretenimento, mas pode vir a mudar a sua vida para sempre.

  • @guilhermeguimaraes9857
    @guilhermeguimaraes9857 Před 10 měsíci +2

    Ficção científica, mitologias e fantasia deveriam ser as primeiras leituras de qualquer pessoa, pois quando jovem nossas mentes procuram experimentar o novo o que justamente apresenta esses gêneros.

  • @GustavoMoraes649
    @GustavoMoraes649 Před 11 měsíci +8

    Eu adoro ler, amo literatura, principalmente a clássica e antiga, desde os romances históricos aos livros teóricos de intelectuais renomados, mas eu criei uma trava e aversão gigante com a literatura brasileira pelo simples fato da obrigação imposta no colégio, lembro de ter 14 anos e ser obrigado a ler Sagarana e Macunaíma, totalmente torturante e irritante, cheguei a pegar ódio na época, vários amigos que sempre disseram odiar ler se tornaram grandes leitores na faculdade por terem contato com obras que os interessavam, isso me faz pensar que as aulas de literatura no colégio só enfraquecem a leitura e afastam as pessoas de livros, forçar um jovem de 14 anos que tem quase 15 matérias no colégio a ler livros parrudos, com linguagem culta e temas regionalistas é totalmente contra-produtivo.

    • @luciano2166
      @luciano2166 Před 11 měsíci

      Você tem toda a razão.

    • @victorpetrarca2471
      @victorpetrarca2471 Před 11 měsíci

      Eu leio clássicos há muitos anos. Desde Homero a Dostoievski. E concordo totalmente com você. Tenho esse trauma com literatura brasileira tbm. Só estou descobrindo-a melhor agora.

    • @victorpetrarca2471
      @victorpetrarca2471 Před 10 měsíci

      @@Anonimous95497 qualquer clássico é bom, mas pode não ser o momento bom pra ler. Talvez agora no início vc curta Edgar Allan Poe, pra uns suspenses. Tolkien pra fantasia. Ou a trilogia da Fundação pra ficção científica. Depois tenta Memórias do Subsolo, do Dostoievski. É curto, não vai cansar. E eu arriscaria Otelo, de Shakespeare. Não é difícil. É uma lenda que Shakespeare é difícil. E é uma baita história marcante. (Tenta ler na edição da Penguin que tem uma tradução bem boa e fácil).

    • @luciano2166
      @luciano2166 Před 10 měsíci

      @@Anonimous95497 Então você já está lendo literatura muito boa. A recomendação que faço é: Leia o que de dá prazer. Não leia nada porque alguém diz que você precisa ler.

  • @viniciuscmaia
    @viniciuscmaia Před 10 měsíci +1

    3:35 cara quando chegou nessa parte me fez lembrar de um professor que tive no pré vestibular que realmente me ensinou a interpretar texto. Ele fazia exatamente o que é falado no video: ele pegava pegava textos, poesias, letras de músicas e ia ensinando a gente a entender o que estava lendo, interpretar o pensamento do autor e tudo mais. Não vou dizer que me tornei um grande apreciador da literatura depois daquelas aulas, mas se fosse colocar numa escala de 0 a 10, diria que antes dele meu interesse por leitura era 2 e depois subiu para 6.
    Eu não considero que eu era um analfabeto funcional que não conseguia entender um texto, porque eu lia os livros ou apostilas das matérias da escola e entendia. Também lia uma matéria de jornal ou revista e entendia, mas quando se tratava de textos mais elaborados, um poema, uma letra de uma banda como "O Rappa", a coisa era mais difícil até então, mas definitivamente aquele professor me ajudou a abrir a cabeça para entender essas coisas.

    • @camiladoamaral1932
      @camiladoamaral1932 Před 10 měsíci +1

      A maioria das poesias e as músicas do Rappa são difíceis mesmo. É preciso um bom domínio das técnicas de interpretação dos textos.

  • @brunofanp1926
    @brunofanp1926 Před 11 měsíci +3

    Ele fala mais de desejo do que de realidade.

  • @ricofisica
    @ricofisica Před 2 měsíci +2

    Falta também livros como o da editora Panda Books que já vem com o significado das palavrinhas mais difíceis pra que o adolescente não perca o foco da leitura parando-a para consultar o dicionário várias vezes.

  • @adrianolopes6626
    @adrianolopes6626 Před 10 měsíci +3

    Olha difícil hein....
    Esse barrigudinho não quer malhar ( cuidar da saúde), não quer ler ( enriquecer o conhecimento) ... Em fim, não quer poha nenhuma

  • @SandroNichst
    @SandroNichst Před 2 měsíci

    Quando nos propomos a fazer algo dentro de uma realidade específica...Análise excelente!

  • @Shiny02
    @Shiny02 Před 11 měsíci +9

    Cara ta vivendo no mundo da lua. FODA-SE o preparo que o professor tem. Dos 30 alunos da sala, apenas uns 5 ou menos vão querer ler o bagulho, não importa o que tu fale pro aluno, quem gosta de ler simplesmente gosta, e quem não gosta, não gosta, e acabou.

    • @emanueljuda6232
      @emanueljuda6232 Před 11 měsíci +2

      Pode até ser verdade, mas isso por acaso anula o esforço de tentar? Mesmo que só uns 5 queiram ler, isso já não seria uma vitória, do que não tentar e nenhum aluno ler ou tentar e esses 5 alunos demonstrarem interesse, você por acaso quer que o professor seja medíocre para não fazer o mínimo de esforço para tentar incentivar o aluno a leitura?

    • @yunguto
      @yunguto Před 11 měsíci +1

      A diferença é que você pensou (e ele provavelmente se expressou, equivocadamente) nos alunos como estão hoje, e isso sim é impossível kkkkkk. Na verdade, isso tem que ser construído da base, a partir da infância, para que os FUTUROS alunos estejam dispostos a abraçar essa ideia. Os alunos atuais não se importam por não terem sido ensinados a se importar (ou por terem sido ensinados a se importar com outras coisas).

  • @luizantoniofaria6816
    @luizantoniofaria6816 Před 2 měsíci

    Olá a todos!
    Tenho 57 anos e trabalho des dos 17 anos informatizando escolas e instituições de ensino - faço isso até hoje com clientela de todos os tipos.
    Apesar de trabalhar com a administração de instituições de ensino, dei aula algumas vezes e, há décadas que comento:
    _Não existe aluno ruim, somente e exclusivamente professor ruim, pois ensinar a alunos interessados é fácil, o PROFISSIONAL é aquele que "quebra a pedra!"_
    Saúde, paz e prosperidade!

  • @MrMarcosrf
    @MrMarcosrf Před 11 měsíci +3

    Quem não gosta,ou não entende Machado de Assis,que leia PAUno CUelho.

  • @Concursosdepedagogia
    @Concursosdepedagogia Před 7 dny

    Li Machado aos 13 anos, sem querer achei o livro "Helena" na biblioteca do colégio e amei tanto que li em 1 dia😅. Aí virei uma "devoradora" literária dele! Amo tantooooo❤❤❤

  • @marcellopacobello5276
    @marcellopacobello5276 Před 11 měsíci +8

    precisa levar esse cara pra realidade!!!! única técnica que professor esta desenvolvendo é de como não apanhar do aluno... hahahahaha ele praticamente coloca culpa no professor..... que viagem....

    • @1est1
      @1est1 Před 11 měsíci +1

      Professor bom é assim.

    • @BlackCondor23
      @BlackCondor23 Před 11 měsíci +2

      A resposta pra você foi dada a partir do minuto: 4:55

    • @Insieme4IT
      @Insieme4IT Před 11 měsíci +6

      sim, cara, concordo. Clovis realmente é inexperieente e ignorante sobre o assunto, quem sabe mesmo sobre isso é o marcellopacobello5276

  • @stefaniecristina2024
    @stefaniecristina2024 Před 3 měsíci +1

    Meu marido é professor de ensino fundamental, ele sempre conta a história do Machado pata instigar, ele começa a ler com os alunos... e cria na mente dele alguns gatilhos de curiosidade...e super funciona

  • @antoniocesarbaleeiroalves3495
    @antoniocesarbaleeiroalves3495 Před 10 měsíci +2

    Parabéns ao Igor por convidar o professor Clóvis de Barros Filho, grande mestre e pensador.

  • @raulbarrosdesousa3427
    @raulbarrosdesousa3427 Před 3 měsíci

    Isso sobre a qualificação de um professor é pura verdade! Eu sempre odiava ler. Na minha cabeça era um monte de livro chato e velho. Mas no ensino médio tive um professor de literatura que mudou me conceito sobre leitura e livros brasileiros. Cada aula ele ia contando o a história como se fosse a coisa mais empolgante do mundo. Contando detalhes, explicando e dando vida a história. E no final a gente não via a hora de ler o livro pra saber o resto da história.

  • @ednacastro7828
    @ednacastro7828 Před 16 dny

    Machado de Assis. Foi amor à primeira vista, ou melhor, à primeira leitura. No colégio, aos 17 anos, O Alienista. 💖

  • @criselvox1
    @criselvox1 Před 2 měsíci

    Eu li muitos livros durante toda a minha formação escolar. Os clássicos da literatura, no ensino médio. Mas não é o que acontece em hoje em dia. Desconheço as motivos. Obviamente, lia com a mediação do professor. Mas sai do ensino médio independente no que diz respeito à leitura.
    Como adolescentes, reclamávamos da dificuldade de alguns escritores, mas professores nunca nos trataram pessoas incapazes na época. Eles sabiam exatamente também qual é a função de um professor: ensinar, mediar, orientar.

  • @telmafariat
    @telmafariat Před měsícem +1

    Por que se insiste que o fechamento das livrarias se dá porque diminui o número de leitores, sendo que hoje há diversas outras maneiras de se chegar a um livro de forma digital?? O Telegram está cheio de canais de compartilhamento de livros etc. Por acaso as locadoras fecharam porque ninguém mais assiste filmes? Gente, por favor, não é assim não

  • @johnyted
    @johnyted Před 2 měsíci

    Cara, dá vontade de chorar de alegria e satisfação ao ouvir professores entusiasmados com a educação. Porque educar não é simplesmente expor o conhecimento, mas é, também, estimular o entendimento para que o outro assimile algo que pode guinar a sua vida para melhor, apesar de, no princípio, parecer penoso. Eu sempre digo que educar é provocar um hábito orgástico na mente alheia sem que a pessoa perceba - fazendo com que aquilo jamais saia do indivíduo e modele seus receptores para mais imersões. Para isso, você precisa de uma sintonia incrível com o seu público-alvo - educar não é gerar decorebas ou mergulhos no inútil ou no intransponível. Digo isso porque fui abusado na vida e me atrevi nesse universo da educação como professor e não sobrevivi à sala de aula - somente os rebeldes insanos e insaciáveis conseguem a indelével proeza de sorriem ao final do dia após ministrarem uma matéria em sala de aula obtendo algum sucesso, principalmente, nos dias atuais - o que não foi o meu caso :/ Bravo, mestre Clóvis! Bravo!

  • @anselmocamargodeaguiar3690
    @anselmocamargodeaguiar3690 Před 2 měsíci

    Eu também senti falta dos cursos dele do bourdieu, eu procurei aqui não achei mais, um curso fantástico

  • @susanamenezes6357
    @susanamenezes6357 Před 2 měsíci

    Eu adolescente adorava ler Machado de Assis, eu o achava e ainda acho genial. Tive exemplo em casa, meu pai era um leitor inveterado e possuía uma pequena biblioteca.

  • @arquimedesfugavaismenos891
    @arquimedesfugavaismenos891 Před 2 měsíci

    no estado de SP os livros agora são digitais, com tarefas digitais e metas de leitura, monitoradas pela Secretaria com sistema de BI (business inteligence). Tudo número. Catálogo reduzido e controlado. Uma beleza pra estimular leitura e formação cultural do aluno.

  • @felizini
    @felizini Před 2 měsíci +1

    Clóvis de Barros deveria ter dado aula para meus professores.