Verrugas no pescoço - O que são e quando retirá-las

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 09. 2024
  • Entenda o que causa o surgimento das verrugas, muito comuns no pescoço, e saiba quais são os métodos mais indicados para se livrar deles
    Você já deve ter tido, mas nem sabia que essas bolinhas super comuns têm nome: acrocórdon. Elas surgem principalmente na região do pescoço, nas axilas, na virilha e logo abaixo dos seios. Têm formato pendiculado e podem ser um pouco mais escuras que a pele.
    Aqueles com este tipo de lesões na pele não precisam se preocupar - são assintomáticos e não causam nenhum dano. No entanto, é prudente ficar alerta, pois as bolinhas podem ser um sinal de outros problemas de saúde, como resistência à insulina.
    O que é Acrocórdon?
    Acrocórdon é o nome dado às pequenas lesões da pele que se apresentam em regiões como virilha, axilas e pescoço. As lesões são semelhantes às verrugas, mas geralmente não dão sintomas e são benignas. A cor da lesão pode coincidir com a da pele do paciente. Os acrocórdons, também conhecidos como pólipos fibroepiteliais, são frequentemente associados à resistência à insulina.
    Por que surgem?
    Esta é uma das lesões de pele que aparecem naturalmente com a idade. Eles são mais comuns após os 40 anos, e há um fator genético: famílias com eles com mais frequência.
    Vale ressaltar que a aparência está geralmente relacionada ao sobrepeso, obesidade e diabetes tipo 2. Aqueles que têm muitas marcas na pele precisam prestar atenção ao nível de insulina.
    Nas mulheres, é comum aparecer durante a gravidez - isso se deve à presença de hormônios que estimulam o crescimento epidérmico (o que também torna as manchas mais evidentes nesse período).
    É necessário retirá-los?
    Depende. Os acrocórdons não representam risco para a saúde e geralmente desaparecem por conta própria. No entanto, vale a pena eliminá-los quando se tornarem fonte de desconforto, seja estético ou físico. Algumas pessoas se queixam de coceira na área afetada.
    Outras pessoas costumam se machucar quando se barbeiam, mas as mulheres com acrocórdons nas axilas estão especialmente em risco.
    Como deve ser feita a retirada?
    Por se tratar de uma lesão superficial, a técnica mais comum é o “shaving”. Nesse tipo de procedimento, as lesões são removidas com lâmina delicada, às vezes com anestesia local ou creme anestésico.
    Além disso, é possível destruir a lesão com radiofrequência [bisturi elétrico], laser ou crioterapia [técnica em que áreas específicas do corpo são submetidas ao frio intenso].
    É importante ressaltar que, independente do método utilizado, o procedimento deve ser realizado por um médico - seja um dermatologista ou um cirurgião plástico. Afinal, embora não seja muito complexo, é um procedimento invasivo.
    Dá para tirar por conta própria?
    Não, receitas caseiras nunca são uma boa ideia. A advertência vale tanto para a aplicação de óleos, sucos e seiva de plantas, quanto para o uso de medicamentos para tratamento de verrugas, vendidos em farmácias. Remova o acrocórdon usando lâminas, fios, etc. Também é muito perigoso.
    Quem recorre a soluções desse tipo arrisca acabar com irritação no local, além de queimaduras, infecções e cicatrizes.
    #verrugas #cosmiatria #dermatologia #pelesaudavel
    --------------------------------------------------
    Aviso Legal
    As informações contidas nos vídeos não pretendem substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure seu médico.
    A Medicina é uma ciência em constante mudança, os vídeos são produzidos baseados nos Artigos Científicos mais recente até a data.
    De acordo com Art. 8º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Médica, os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativos.
    Dra. Juliana Toma - CRM-SP: 156490 - RQE 65521
    Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Título de Especialista em Dermatologia.
    Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School - EUA

Komentáře • 6

  • @deciopereira9892
    @deciopereira9892 Před 5 měsíci +1

    Minha pele está cheia se verrugas fiquei horríveis meu pescoço e peitos vamos retirar antes
    Consegue

  • @gessikadiasfernandes7478
    @gessikadiasfernandes7478 Před 11 měsíci

    Obrigada pelos esclarecimentos Doutora ❤

  • @neirmartinsdasilva4830
    @neirmartinsdasilva4830 Před 3 měsíci

    Muito bom. Parece que estava fundo pra mim

  • @gilvanefatimabacettimatura8361

    O meu esposo e tórax e me encomenda muito, por morar em uma cidade muito quente, assim eles arde com o suor ,por mais banho que tomo por dia. Ardência e encomoda muito . 😢

  • @kikival6085
    @kikival6085 Před 2 měsíci

    Qual o contato para uma avaliação e o endereço por favor !

  • @edirleipacanhela7368
    @edirleipacanhela7368 Před 4 měsíci