Cavalos e Campinos, LezĂ­ria do Ribatejo - Portugal

SdĂ­let
VloĆŸit
  • čas pƙidĂĄn 14. 10. 2021
  • 🚍 Figura tĂ­pica e expressiva das imensas lezĂ­rias ribatejanas o Campino Ă© ainda hoje, uma referĂȘncia nacional apesar de, infelizmente, a sua presença solidamente montada no cavalo recortando-se no horizonte da campina seja cada vez mais rara.
    O trabalho do campino consiste, de modo geral, em guardar e conduzir os touros bravos. Montados a cavalo e munidos do inseparĂĄvel pampilho (vara de madeira comprida terminada em aguilhĂŁo com que guiam o gado) os campinos tĂȘm a ĂĄrdua tarefa de lidar com estes perigosos animais.
    Nas touradas, onde se encarrega de retirar os touros da arena, ou em festas e feiras onde desfila com o seu porte altivo, o campino veste o seu traje típico: calção apanhado abaixo do joelho por uma fivela de metal branco, faixa vermelha à volta da cintura, colete encarnado, barrete verde com borla, debruado a vermelho, camisa e meias brancas, de canhão bordado, sapatos pretos com esporas e o indispensåvel pampilho.
    No entanto no seu dia a dia de trabalho o campino traja de forma diferente. Geralmente com jaqueta, colete e calça comprida com cinta preta, a coloração do seu traje deixa de ser maioritariamente vermelha e verde para apresentar cores mais escuras, regra geral cinzento ou preto.

Komentáƙe •