Por que os jovens não conseguem emprego? A economia explica

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 5. 06. 2024
  • Apoie o EconOlivia com apenas R$15/mês e receba episódios extras! 👉 apoia.se/econolivia
    Assine o Boletim Sensata e receba o melhor resumo das notícias DE GRAÇA! 👉 boletimsensata.com.br/
    No episódio de hoje do EconOlivia, mergulhamos na complexa questão da falta de emprego para as novas gerações. Com um número crescente de jovens altamente qualificados enfrentando dificuldades para entrar no mercado de trabalho, discutimos as causas e possíveis soluções para esse problema que afeta milhões de brasileiros. Olivia Carneiro, economista formada pela USP e mestre pela Universidade de Chicago, explora os fatores econômicos, sociais e educacionais que contribuem para essa situação. Será que o excesso de formação acadêmica está descompassado com as demandas do mercado de trabalho? Ou estamos diante de uma crise estrutural que exige reformas profundas? Neste episódio, Olivia oferece uma análise detalhada das políticas públicas atuais, a dinâmica do mercado de trabalho e as expectativas das novas gerações. Descubra mais sobre as implicações dessa realidade e as estratégias que podem ser adotadas para melhorar a empregabilidade dos jovens. Não perca este episódio repleto de insights valiosos e discussões aprofundadas.
    Minhas redes sociais 😊👇🏻
    Instagram: / olivia.sensata
    TikTok: / olivia.sensata

Komentáře • 875

  • @cristiansantos9740
    @cristiansantos9740 Před 22 dny +322

    Expectativa: vou substituir meu estagiário por uma IA e lucrar mais. Realidade: meu cliente também usa uma IA e não precisa dos meus serviços.

    • @caiquejunior9956
      @caiquejunior9956 Před 22 dny +10

      Ai é preguiça de raciocinar em

    • @renanrocha788
      @renanrocha788 Před 21 dnem +9

      ​@@caiquejunior9956 Certeza que a mente dele foi trocada por uma ia

    • @luizgarcialuizgarcia3386
      @luizgarcialuizgarcia3386 Před 21 dnem +29

      A tendência no longo prazo é uma sociedade de pós emprego.

    • @grafit9608
      @grafit9608 Před 21 dnem +9

      Triste. Isso já é uma realidade na área da arte (música e afins)

    • @orthojac
      @orthojac Před 18 dny +14

      ninguem vai perder emprego para a IA...vai perder para uma pessoa que a usa bem.

  • @mrpeacemm
    @mrpeacemm Před 20 dny +279

    Ela recebeu várias críticas sobre sua postura como chefe e fez a autocrítica, mas ao invés de ajustar o comportamento prefere apenas acusar toda uma geração de avessa ao trabalho. Toda geração tem suas características e a geração atual pode sim ser mais avessa ao trabalho, mas isso nao será pq eles viram que nao vale a pena se matar por um trabalho que paga tão mal? Pq o mercado está sim sucateado. Depois que me formei na faculdade de economia eu entrei numa grande multinacional em que eu tinha que participar de reuniões em 3 idiomas diferentes e ganhava menos de 1.8k por mês. Isso é esculacho. Se a geração atual merece suas críticas por não dar o sangue no trabalho, a geração passada também por normalizar relações toxicas e abusivas de trabalho.

    • @vanessamendes9669
      @vanessamendes9669 Před 19 dny +21

      Infelizmente ela está certa, na empresa onde trabalho estamos tendo o mesmo problema com essa geração, uma já saiu, as outras duas provavelmente sairão também.. A questão é a problematização de tudo.. Todo lugar que vc trabalha, vai aguentar coisas que não gosta.

    • @zuriel50
      @zuriel50 Před 19 dny +17

      Por que vc não pediu demissão? Ganhar só 1,8 k com high skill , tá perdendo tempo. Pega a mochila e vai embora do Brasil, meu!

    • @mrpeacemm
      @mrpeacemm Před 19 dny +35

      @@zuriel50 a pergunta é mais "por que eu aceitei esse trabalho" e a resposta é: porque eu me formei no meio da pandemia, estava há quase um ano desempregado e queria iniciar minha carreira na minha área de formação. Encontrei esse trabalho remoto, que, apesar de não pagar super bem, tinha bons benefícios e poderia ser uma boa experiência para meu currículo.
      E sim, já estou em busca da minha experiência internacional através da emigração.

    • @zuriel50
      @zuriel50 Před 19 dny +5

      ​@@mrpeacemm ok, foi sensato tendo em vista a situação da época. Boa sorte e sucesso. Fé!

    • @dltn42
      @dltn42 Před 19 dny +31

      @@zuriel50 KKKK Vocês acham que pegar as reservas da familia e sair do Brasil é a reposta 😂 ... Vai para os EUA ou Europa ser Pedreiro, Chapeiro ou baby-sitter?
      O Diploma do Brasil não é automaticamente validado lá fora, ainda mais se você não tiver experiência, Se você assistiu o vídeo até nos EUA, Europa e China, quem sai da faculdade está ficando sem emprego.
      Vocês precisam ter responsabilidade antes de recomendar coisas na internet.

  • @chaim.4459
    @chaim.4459 Před 21 dnem +127

    Mas vc está falando de jovens de 18 a 25 anos, eu fui tentar para uma vaga de estágio com 29 anos eles falaram que queriam pessoas mais jovem, no fim eu nunca tive experiência na minha área.

    • @rodolphodecastrorodrigues7457
      @rodolphodecastrorodrigues7457 Před 19 dny +4

      Tb já passei por isso.

    • @bispo5671
      @bispo5671 Před 18 dny +1

      Qual área????

    • @chaim.4459
      @chaim.4459 Před 18 dny

      @@bispo5671 contabilidade

    • @Eduardopd
      @Eduardopd Před 17 dny

      Desculpas:
      Jovem demais.
      Nosso foco são pessoas aré 25 anos.
      Muitas qualificações. Vamos te dispensar pra não travar o seu crescimento profissional.
      Seu currículo está acima do que podemos pagar.
      [Sugestão: Vá embora do Brasil, se puder. Dê um jeito ]

    • @mrdriscoll94
      @mrdriscoll94 Před 14 dny +2

      Eu tentei arrumar estágio mas era super concorrido na minha cidade, era 1 vaga pra 5 cursos diferentes e até pra estágio exigem experiência, dão preferência pra quem fez empresa júnior e outras coisas. Também nunca trabalhei na àrea. Eu deveria ter feito o EAD mais migué de 2 anos (Gestão Pública) só pra poder prestar concurso. Faculdade não vale a pena.

  • @felipe741
    @felipe741 Před 20 dny +84

    Muitos cursos são inúteis, mas as pessoas não querem aceitar

    • @SergioTaz
      @SergioTaz Před 18 dny +2

      Real!

    • @Diario-blackpill
      @Diario-blackpill Před 15 dny +9

      Faculdade uma fabrica se ilusões.

    • @kndn1
      @kndn1 Před 13 dny +2

      Filosofia, é um curso que a pessoa pretende ir pra um caminho e no fim acaba pegando aula em escola com mais 200 alunos.

    • @kndn1
      @kndn1 Před 13 dny +5

      ​@@Diario-blackpillnem tanto, sou formado em 2 faculdade, automação e tbm matemática... Hj sou concursado e dou aula apenas 6 horas por dia. 2 férias por ano, 5 dias na semana. E como extra trabalho na área de automação com pequenos contratos. Mas tem faculdade que não faria, por exemplo, engenharias, filosofia, direito etc.

    • @vdevader1627
      @vdevader1627 Před 8 dny +1

      ​@@kndn1Bacana, nem sabia que existia graduação de automação.

  • @danas2270
    @danas2270 Před 7 dny +18

    Sou veterinario. Me formei no ano passado e só tinham ofertas de trabalho para ganhar muito pouco. Preferi não me sujeitar e fui rodar de moto uber, comprei meus materiais e abri um pequeno consultório. Resultado, ganho mais que o dobro sem ter que me sujeitar a determinadoa abusos. No Brasil não vale à pena trabalhar para outras empresas. Quem puder, empreenda! Preste concursos, qualquer coisa, mas não aceite um trabalho merda

  • @manuellaazevedo5029
    @manuellaazevedo5029 Před 22 dny +90

    Façam faculdade, mas não dependam apenas da faculdade, façam cursos complementares durante o curso (curso de programação, excel, chat gpt, gestão de projetos e etc). E agarrem as oportunidades de experiência, mesmo que o salário seja uma merda e o trabalho ruim, pq na hora do emprego mesmo para vagas de júnior vão pedir experiência, e no currículo você consegue “florear” essa experiência merda em algo bom.
    Aproveitem todos os projetos extracurriculares que a faculdade oferece, liga de mercado financeiro, jornal da faculdade, projetos de pesquisa cnpq, seja monitor e etc… são experiências que vão agregar.

    • @Rodrigo-mm8pr
      @Rodrigo-mm8pr Před 20 dny

      Não faça faculdade !!! Perda de tempo e dinheiro

    • @viniciusfrancisco9811
      @viniciusfrancisco9811 Před 20 dny +6

      Curso técnico também.

    • @amorempalavra
      @amorempalavra Před 20 dny +9

      Para ganhar 500 reais a mais no salário mínimo 😢😢😢

    • @manuellaazevedo5029
      @manuellaazevedo5029 Před 19 dny +3

      @@amorempalavra você prefere ganhar 1 salário mínimo ou 500 reais acima dele? Se você se contenta com a mediocridade do salário mínimo é contigo

    • @matheusnicolas4340
      @matheusnicolas4340 Před 19 dny

      @@amorempalavra melhor mesmo e suicidar desse mundo.

  • @heliohanada804
    @heliohanada804 Před 15 dny +24

    Na firma que trabalhei adotou o programa de menor aprendiz. Por meio desse programa, apareceram alguns jovens com uma garra e vontade de aprender únicos. Resultado, o programa tinha intenção de cumprir a legislação, acabou sendo um laboratório para selecionar jovens para trabalhar na empresa. Apareceram alguns com excelente postura, literalmente esponjas na vontade de aprender e se dedicar no trabalho. Eram disputados a tapa dentro da empresa e foram contratados.

    • @carlosalfredoferreira9439
      @carlosalfredoferreira9439 Před 12 dny +3

      Ainda lhe digo mais. Se o sr quizer uma mão de obra qualificada o sr tem que treinar essa mão de obra e se possível em condições mais difíceis do que o dia a dia vai lhes exigir.

  • @youngfossil
    @youngfossil Před 16 dny +28

    O Brasil é um fazendão. País do agro pop. Enquanto não se industrializar com empresas de maior tecnologia, engenheiro vai continuar sendo Uber. Rentismo compensa mais que abrir empresa e gerar emprego no Brasil. Se as regras continuarem da mesma forma, não vai mudar. Rentista paga menos imposto que empresário e empregado. A porcentagem do PIB que o rentismo suga e gigante.

    • @CaioCesar-xs2qq
      @CaioCesar-xs2qq Před 9 dny +1

      Falou tudo .

    • @rafaelbezerra5041
      @rafaelbezerra5041 Před 4 dny

      Espírito de porco o seu. Pede pra baixar o seu imposto e não penalizar quem constrói patrimônio

    • @anonimo11474
      @anonimo11474 Před 4 dny +2

      Isso aí, enquanto os outros países estão se industrializando, aqui ainda continua um celeio, e o pessoal do agro se caba por "carregar o brasil" nas costas... claro, nao tem outra coisa aqui

  • @edussantoz9034
    @edussantoz9034 Před 17 dny +26

    nunca vi uma pessoa falar com tanta propriedade sobre o que não sabe 😂, ela critica os sintomas e não oferece nada pra resolver o problema kkkkkkkk, muito pelo contrário ela vai justamente no caminho oposto a solução que é explorar ainda mais a sociedade 😂.

  • @CaranguejoBipolar
    @CaranguejoBipolar Před 21 dnem +42

    Os velhos quebraram o Brasil com um sistema previdenciário que já se mostrava insustentável desde o século passado; jogaram a bomba no colo dos jovens atuais.
    Ainda dizem que o jovem da geração Z é preguiçosa etc etc
    Conflito entre gerações

    • @anamoura59
      @anamoura59 Před 21 dnem +6

      Os idosos pagaram a contribuição, leve em consideração a corrupção também e a falta de produtividade e educação no País. Um monte de gente encostado em bolsa família que não tem interesse em trabalhar formalmente

    • @CaranguejoBipolar
      @CaranguejoBipolar Před 21 dnem +16

      @@anamoura59 , a maioria esmagadora dos idosos não pagaram nada , se aposentaram cedo e com aposentadorias subsidiadas pelo erário.

    • @CaranguejoBipolar
      @CaranguejoBipolar Před 21 dnem +4

      @@anamoura59 , o sistema conforme concebido, sabidamente era insustentável

    • @Adriano_81
      @Adriano_81 Před 21 dnem +3

      ​@@anamoura59preste atenção no nome da figura, caranguejo bipolar. Nem perca seu precioso tempo tentando explicar algo

    • @matheusnicolas4340
      @matheusnicolas4340 Před 18 dny

      quem quebrou foi os políticos para de jogar os problemas dos políticos em cima da população idosa e tbm da geração Z seu doente.

  • @mrpeacemm
    @mrpeacemm Před 19 dny +123

    "aceite que você vai ter que se submeter a coisas que você nao quer se submeter"
    Nossa que lindo, e que coisas seriam essas dona Olívia? Salários que nao pagam o aluguel? Assédio moral? Assédio sexu4l? Falta de educação? Abuso psicológico? O que mais?
    Uma empresária pedindo encarecidamente que as pessoas se sujeitem a exploração. É mole?

    • @alessandroguimaraes8043
      @alessandroguimaraes8043 Před 18 dny +25

      Observei essa fala dela que achei extremamente nociva tb... Inclusive o orgulho que ela tem da fama de tratar as pessoas de modo grosseiro.

    • @orthojac
      @orthojac Před 18 dny +13

      não pedimos nada...apenas damos uma dica para quem quer sobreviver... vc pode ir pra roça e comer o que plantar sem se "sujeitar a exploração"

    • @alessandroguimaraes8043
      @alessandroguimaraes8043 Před 18 dny +7

      ​@@orthojac - Defendendo relações tóxicas e abusos psicológicos em nome do "livre mercado"???.... Onde chegamos....

    • @orthojac
      @orthojac Před 18 dny +5

      @@alessandroguimaraes8043 to defendendo a tua liberdade de pedir demissão, ir pra roça plantar pra comer e talvez ainda ganhar um dinheirinho sem ter que tomar o do outro à força...Tambem defendo o teu direito de criar uma empresa e ser capacho de seus empregados. Nos meus mando eu.

    • @alessandroguimaraes8043
      @alessandroguimaraes8043 Před 18 dny +11

      @@orthojac - E defendendo o "direito" de estagiários e funcionários serem humilhados e tratados como lixo pelas empresas? Triste é ver cara pobre pagando de liberal e muitas vezes tendo que se sujeitar a humilhação, mas defendendo quem está no poder... Não sei até que ponto é burrice ou masoquismo.

  • @TOT_84
    @TOT_84 Před 21 dnem +85

    "Não vamos citar nenhum curso, mas veja a área de humanas" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @Daniel-pu6od
      @Daniel-pu6od Před 21 dnem +13

      Economia inclusive é humanas

    • @mrpeacemm
      @mrpeacemm Před 19 dny +13

      @@Daniel-pu6od economia é uma ciência social aplicada.

    • @alanalves1723
      @alanalves1723 Před 19 dny +1

      Kkkk

    • @chronos5457
      @chronos5457 Před 18 dny +1

      @@mrpeacemm Administração também.

    • @MrPegtroll
      @MrPegtroll Před 18 dny +6

      @@mrpeacemm E ciência social é oq?

  • @mariamanu5033
    @mariamanu5033 Před 20 dny +32

    Conheço gente (mais de um caso) que estagiou o curso inteiro (isso mesmo: cinco anos, pelo menos - em razão das várias reprovações, pois a obra é longe de casa e as duas são longe da faculadade - em uma mesma empresa, construtora) e não foi contratado. Ou seja, foram enganados. Sacrificaram a qualidade do seu curso e quase foram jubilados acreditando na promessa de estagiar a partir do primeiro período e serem contratados como engenheiros. Se há caso de contratação, PJ com salário tão baixo q no dia q adoecerem ou se acidentarem e precisarem de assistência do INSS vão descobrir a falta q uma carteria assinada faz. É o mesmo sentimento que os norteamericanos têm quando se deparam com a ausência de um Sistema Único de Saúde. Não à toa, os EUA foram um dos países com mais casos de morte pelo Covid-19.

    • @lidianegoncalves6915
      @lidianegoncalves6915 Před 16 dny

      Muito relevante o seu comentário.

    • @lindeneislambmalaquiasbati6056
      @lindeneislambmalaquiasbati6056 Před 14 dny

      tem que ver pelo lado bom, a frustração pelo menos veio cedo!

    • @rodrigorodrigues6659
      @rodrigorodrigues6659 Před 13 dny

      No mercado real esqueça carteira de trabalho. Vc não ganha o que quer e é inviável pro empresário. Quer ser CLT, preste concurso, o Estado é o único que consegue cumprir todas as regras criadas por ele mesmo.

  • @leandrosantana4705
    @leandrosantana4705 Před 22 dny +50

    Por um tempo o treinamento pelo empregador aconteceu. Hoje isso já é motivo pelos próprios funcionários após a capacitação para substituição de mão-de-obra. O fato é que a cultura empresarial está morrendo por não ter estratégia de continuidade e nem personalidade empresarial focada na sustentabilidade a longo prazo.🤷🏻‍♂️
    * ninguém deseja ficar décadas na mesma ocupação

    • @yasminluz9264
      @yasminluz9264 Před 22 dny +13

      Lembro que cheguei até subir de cargo no meu primeiro emprego. Eu trabalhava em uma empresa que vende produtos tecnológicos diversos, subi para o cargo de qualidade e suporte e simplesmente fui jogada lá.
      Logo no meu primeiro dia fiquei meia hora esperando alguém me receber para me apresentar as coisas e dar as boas vindas, era cobrada o tempo todo por coisas que nem tinha aprendido.
      Fiquei muito doente na época que trabalhei nessa empresa.

    • @valeriamartins1689
      @valeriamartins1689 Před 18 dny +2

      Exatamente. E, para piorar, nosso Governo está "matando" nossas empresas🤷🏽‍♀️

    • @chronos5457
      @chronos5457 Před 18 dny

      @@yasminluz9264 Isso é triste mesmo. Quanto tempo ficou lá após isso?

    • @youngfossil
      @youngfossil Před 16 dny +3

      ​@@valeriamartins1689o Brasil passa por desindustrialização há muito tempo. Um dos motivos é que o rentismo compensa mais. Outro é a falácia do estado mínimo. O governo anterior viu a Ford ir embora e ficou de braços cruzados. O atual está atraindo indústrias. Está bom? Não, mas tem que continuar industrializando país para gerar empregos que exigem formação superior. Do contrário, engenheiro vai continuar sendo Uber.

    • @lucasgabriel1673
      @lucasgabriel1673 Před 16 dny +2

      Exatamente! Não adianta ter mão de obra qualificada de nível superior, mestres e doutores se não é desenvolvido e fomentado as cadeias complexas de produção, mercado consumidor etc ... Ou seja industrializado o país e reposicionando no mercado internacional da divisão de trabalho . Economia, educação e qualificação profissional tem que andar juntas sempre.

  • @deborahdannah4349
    @deborahdannah4349 Před 22 dny +216

    Complicado ficar pisando em ovos para falar a realidade do mercado, por termos uma sociedade que não aguenta a autocrítica.

    • @godsmackssa
      @godsmackssa Před 20 dny +33

      Só vi empresário positivando. Agora pergunta se eles fazem a mesma autocritica quando pegam o fruto dos lucros gerados pelos "trabalhadores" e vão gastar tudo na disney. Só tem chacal oportunista nesse lugar. Torço q os jovens abram os olhos enquanto a tempo. Vou adorar ver esse choque de realidade quando nem a policia estiver disposta a defender seus "abatedouros".

    • @chronos5457
      @chronos5457 Před 18 dny

      @@godsmackssa socialista-marxista?

    • @godsmackssa
      @godsmackssa Před 18 dny +1

      @@chronos5457 estadista

    • @Johzao
      @Johzao Před 18 dny +2

      ​@@godsmackssa Policia aumenta salário fácil, basta ameaçar morder o dono 😂😂

    • @djafuh3440
      @djafuh3440 Před 17 dny +1

      @@godsmackssa​​⁠​⁠Isso é um adolescente de 40 anos??!!🤣🤣🤣

  • @tomkrieger
    @tomkrieger Před 21 dnem +20

    isso se chama máfia. Toma o poder, não cria oportunidades para as pessoas, coloca o maximo de obstaculos para qualquer coisa, Licensas, autorização e etc.. deixa o povo sem oportunidades para virar escravos e votar em politicos que dao um paozinho para nao morrer de fome e lava a cabecinha das pessoas com entretenimento, futebol, carnaval, parada gay, musica chiclete... Salva-se quem puder!

    • @franciscosousa1907
      @franciscosousa1907 Před 22 hodinami

      Inclusive esse "sistema" agora quer colocar na cabeça das pessoas que não vale a pena estudar ciência política, economia, história, psicologia, sociedade, filosofia etc, ou seja, ciências que fazem entender como o mundo e as pessoas funcionam de verdade, não aquilo que te vendem. Ahh...mas o que adianta estudar isso se não dá dinheiro?? Meu querido...isso pode não fazer você ganhar dinheiro, mas certamente vai fazer com que você não perca, pois é por meio da manipulação da ignorância que muitos canalhas ficam ricos e poderosos. Lembre-se que nada, absolutamente nada é mais poderoso nesse mundo caído que a mentira, e só podemos combatê-la por meio da verdade, e essa só é possível por meio do estudo.

  • @flaviopalhao3554
    @flaviopalhao3554 Před 17 dny +60

    Quase nunca comento, mas achei necessário por aqui a opinião de um jovem. Sou estagiário, caminhando para o final do meu segundo contrato, e tbm para o final da graduação e tudo que observo ao meu redor são estudantes tentando equilibrar uma vida universitária cansativa com cargas de trabalho igualmente massantes, tendo q se desdobrar em mil pra fazer tudo dar tempo e ainda suprir as expectativas dos seus líderes e gestores (que não são poucas).
    Tem sim, uma parcela de jovens inexperientes e que parecem não fazer muita questão de nada, mas não são a maioria, além doq, todos nós temos em comum a falta de perspectiva de vida por inúmeras razões (fatores ambientais, climáticos e principalmente econômicos). Não toleramos nos doar igual burros de carga por um trabalho, pq sabemos ser facilmente substituíveis, já que vcs nos veem como empecilhos e nunca aliados, além doq construir uma sólida carreira hoje, e passar por tantas provações como vcs se vangloriam terem passado, não traz certeza nenhuma de retorno, pq oq mais vemos são gnt preparada e competente contando moedas pra sobreviver.
    Não finjam que se preocupam com a formação profissional de uma geração que vcs não suportam sequer parar para escutar oq tem a dizer sobre o mundo. Vocês acham que tem tanto a ensinar, mas n se interessam em aprender e muito a menos a mudar as coisas. De fato, não iremos abdicar de nossas vidas por um trabalho hercúleo em troca de uns trocados q mal pagam as contas do mês. A inteligência artificial estar tendo seu advento agr só escancara oq todos já sabiam, aos olhos de quem quer lucro, pouca importa o elemento humano, se eu tenho a automação e a ctz de lucro rápido e certo do outro lado, e com isso se deixa de ensinar como fazer o trabalho, até nos tornamos completamente dependes das IAs.
    Se vcs já acham nossa geração problemática por termos crescidos expostos a internet e redes sociais, imaginem as seguintes que viverão no mundo das IAs. E não se esqueçam que os adultos experientes de hoje, se aposentarão e vão envelhecer e quem vai cuidar do mundo e de vcs somos nós, então pensem bem se é esse tipo de tratamento q vcs nos dão, que esperarão receber em algumas décadas.
    No final, o conflito geracional desse século é mais do mesmo, a geração mais velha se julga detentora de maiores verdades e dos caminhos a serem percorridos, ridicularizam e menosprezam a nova geração, que trás consigo novas questões e problemas, e propõe olhar pro mundo de outro jeito, pq do jeito antigo já não é mais sustentável.

    • @waaanguerra
      @waaanguerra Před 14 dny +3

      comentário super necessário!

    • @manuelcorreia6532
      @manuelcorreia6532 Před 13 dny +4

      Coitados dos velhos que precisam depender das novas gerações.

    • @mrpeacemm
      @mrpeacemm Před 11 dny +1

      Disse tudo

    • @locknload517
      @locknload517 Před 8 dny +2

      que dó que dá, dos seus pais... deve ser dificil ter um chorão em casa... meus pesames...

    • @walterkanashiro5563
      @walterkanashiro5563 Před 5 dny +1

      @@manuelcorreia6532 Estamos assim por culpa desse velhos boomers.

  • @alice_10070
    @alice_10070 Před 20 dny +64

    Sou professora e a realidade no mundo do trabalho é a mesma da sala de aula atualmente.
    O aluno simplesmente não faz nada. O professor está lá como um trouxa explicando alguma matéria e o aluno lá no celular jogando ou nas redes sociais. E caso esse mesmo professor resolva chamar a atenção desses alunos ele é o chato, o grosso e o perseguidor. No final do ano ainda tem uma pressão do estado para aprovar todo mundo. Não importa se ele não sabe nada ou é semianalfabeto. Isso não é relevante. O importante é o estado estar bem no IDEB. Esse aluno ao se formar vai trabalhar e se o patrão cobrar empenho, responsabilidade ou conhecimento ele é o chato, o grosso e o perseguidor. Está é a realidade.

    • @exitoassessoria1747
      @exitoassessoria1747 Před 19 dny +9

      Verdade, é proibido reprovar, sou da área e sei bem como funciona, ou na verdade não funciona!!! A culpa é do professor sempre!!!! Os alunos chegam no ensino médio sem muitas vezes saber ler!!!

    • @MisaelRibeiro-ep4lz
      @MisaelRibeiro-ep4lz Před 18 dny +6

      Verdade hoje a juventude não quer nada da vida, a maioria não quer trabalhar, não sei como vai o futuro dessa juventude, mas não vejo algo bom, daqui uns anos!

    • @nordesteinvesti3358
      @nordesteinvesti3358 Před 14 dny

      Verdade

    • @kndn1
      @kndn1 Před 13 dny +7

      Já aceitei isso... O que eu faço é focar as minhas energias em alunos que tem potencial. O resto infelizmente eu finjo que dou aula e eles finjem que aprende. Pois vai reprovar esses alunos que não estão nem aí pra nada. Até falo pra eles que pelo menos quando terminarem o ensino médio, tente fazer pelo menos um curso técnico em uma área que demanda bastante profissionais. Pra não virarem caixas, gari,etc, pois são empregos que pagam pouco. Esses dias atrás eu fui arrumar o carro meu e encontrei um ex aluno que eu dei esse conselho, ele fez curso técnico no SENAI e trabalhou em uma concessionária e hj tem uma pequena oficina.

    • @miltonpereirachagasfilho4230
      @miltonpereirachagasfilho4230 Před 11 dny +3

      Vc disse tudo.
      Eu tinha um primo que tinha idade pra ser meu sublinho.
      Ele já havia terminado o ensino médio e sempre tava precisando de dinheiro. As vezes ele me pedia 20 reais e eu dizia:
      Fala pra mim quanto é 8x8 que te dou o dinheiro de graça.
      Ele não sabia.
      Eu falava: então qual a capital do RS. Ele não sabia.
      Não sabia nada e ainda assim concluiu o ensino médio.

  • @alexandrerodrigues51
    @alexandrerodrigues51 Před 22 dny +52

    "O mercado de trabalho ele é o que ele é, a gente que tem que formar mão de obra pro mercado de trabalho". Esse é o problema, se há uma desconexão entre a formação acadêmica e o que é requisitado pelo mercado de trabalho, por que delegar a formação? Por que as empresas não formam os próprios profissionais? Simplesmente porque elas querem delegar o ônus para a sociedade em forma de despesa e ficar apenas com o bônus, a lucratividade ou produtividade do trabalhador. O meio universitário nunca vai formar da maneira mais adequada possível para o mercado corporativo (por exemplo) porque os fins são distintos. Embora muitos entrem na universidade esperando mais qualificação e, portanto, mais retorno no mercado de trabalho, empresa tem como fim lucro e universidade tem como fim produção de conhecimento. Creio que não é estritamente necessário promover esse "casamento", mas que as empresas tomem a iniciativa de formar o próprio pessoal.

    • @davidsantos-rg8ky
      @davidsantos-rg8ky Před 21 dnem +4

      👏👏👏👏👏👏

    • @gabrielapanhol1947
      @gabrielapanhol1947 Před 21 dnem +4

      Eu, sinceramente, achei seu comentário maravilhoso.

    • @ocaio8150
      @ocaio8150 Před 21 dnem

      Porque isto exigiria contratos de longo prazo entre empresas e empregados. O retorno do "investimento" teria que ser garantido, se é que você me entende. Nada de "open to work" por uns 10 anos aí. Fica óbvio que isto não daria certo, pois como seria possível impedir o trabalhador de simplesmente sabotar a empresa? Então, de forma muito clara, teria que passar a ser legalmente possível... não tem como dosar isso aqui... escravidão mesmo.
      Você está no caminho certo do entendimento desta bagunça chamada capitalismo. Falta agora entender que ela não pode ser consertada. Como dizia meu avô, é jogar sal em carne podre.

    • @viniciusfrancisco9811
      @viniciusfrancisco9811 Před 20 dny

      Concordo em parte com o que você apontou mas nem tudo as empresas podem formar. Quando ela falou que tem cursos defasados não é que há uma diferença pequena entre o que o mercado de trabalho quer e as empresas querem. A verdade é que a diferença hoje em dia está tão grande que tem casos em que o diploma é praticamente um papel e a empresa teria que formar o profissional como se fosse uma faculdade. Claro em que há casos em que é bem fácil formar o funcionários e as empresas não querem.

    • @ocaio8150
      @ocaio8150 Před 20 dny +6

      Porque isto exigiria contratos de longo prazo entre empresa e trabalhador. O retorno sobre o "investimento" teria que ser garantido, se é que você me entende. Nada de "open to work" por uns 10 anos aí. Dá pra ver, facilmente, que isto não daria certo, pois o que impediria o trabalhador de simplesmente sabotar a empresa? Então basicamente teria que voltar a ser possível... é... não tem como dosar isso... escravizar pessoas legalmente, sabe?
      Você está no caminho certo de entender essa bagunça chamada de capitalismo. Só tá faltando entender que ela não tem conserto. Como dizia meu avô: é jogar sal em carne podre.

  • @souzasouza845
    @souzasouza845 Před 21 dnem +15

    Não conseguem emprego porque não há emprego para todos! Simples assim. Milhares se formam por ano e o mercado não absorve todo esse pessoal.
    E por que não? Por que o setor industrial está totalmente sucateado e não há, por parte do governo, interesse em investir no setor. O que impera nesse país é o setor de serviços e fábricas que fabricam produtos de baixa tecnologia, comp roupas e sapatos, por exemplo. Oque faz com que a renda média da população seja baixa. Aí o cara se forma em engenharia e não há indústria para ele trabalhar.
    O que resta para os brasileiros é: uber, vender qualquer bugiganga da China de maneira informal ou prestar algum tipo de serviço. A CLT ja era.

  • @caduroubapizza4942
    @caduroubapizza4942 Před 21 dnem +27

    Lembro que entrei em depressão em uma cafeteria eu era muito sobrecarregado eu era caixa , atendente , chapeiro , carregava e descarregava caminhão ... Foi meu primeiro emprego cheguei a chora no banheiro quando fui reclama pra minha mãe ela disse que era assim mesmo que no começo é difícil e eu teria que aguentar ( ou seja na cabeça dela aquilo era normal , agora nessa geração isso é um absurdo ) mas tbm confesso que muitos jovens não querem trabalha mesmo preferem não trabalhar do que começar do baixo e isso piora quando ligamos o celular e vemos influences saindo e ganhando dinheiro fácil nós se sentimos inútil por parecer atrasados ainda mais se trabalharmos em um lugar em que enquanto seus amigos estão saindo vc tem que cumprir seus horários de trabalho eu mesmo já deixei de sair muito pq no dia seguinte tinha que ir trabalhar cedo .

    • @catt32466
      @catt32466 Před 20 dny +4

      Antigamente, ganhavasse bem pra fazer tudo isso, hoje é considerado subemprego. Está ocorrendo o empobrecimento da população com a interferência do governo na economia, mais impostos. A tecnologia está progredindo, mas o Estado está impedindo com leis e alta carga tributária, parte do seu trabalho poderia ser substituído pela automoção indutrial, como vejo em países desenvolvidos, mas aqui no Brasil há um atraso tecnológico em quase tudo! Os jovens recebendo a influência desses youtubers que ganham dinheiro mais fácil com a tecnologia, não querem trabalhar no pesado, não nos esqueçamos da influência cultural da agenda woke que dentre outras coisas fala que não deve existir hierarquia, amplamente apoiado pelo Estado, pelos veículos de comunicação e até na escola.

    • @andrius799
      @andrius799 Před 20 dny +5

      canal forever78
      Vc ainda teve fácil, podia ser pior, podia ser chão de fábrica...

    • @chronos5457
      @chronos5457 Před 18 dny

      @@catt32466 Lá vem o bolsominion...

    • @renanandre6031
      @renanandre6031 Před 16 dny

      @@catt32466 Bitcoin conserta isso.

  • @mateusguedes9142
    @mateusguedes9142 Před 22 dny +31

    Cair aqui de paraquedas nesse vídeo e vejo que você é empresaria, a mente de um empresário é lucros, mas vejo que você enalteceu de mais ChatGPT realmente ele é uma FERRAMENTE muito boa para o trabalhador, eu uso ele bastante no meu local de trabalho, mas desculpas não vejo ele substituindo o trabalhador.
    Sobre os diplomas eu sou uma rapaz de periferia, e acho que você não vivenciou a pobreza na pele, o diploma de faculdade é a UNICA CHAVE DE ACESSO PARA NOVOS HORIZONTES, mesmo que não atue na área o diploma tem sim seus benefícios, como estudar para um concurso de nível superior e assim mudar de vida.

  • @migliorini09
    @migliorini09 Před 18 dny +11

    Que lindo uma empresária apoiando e incentivando a exploração 😂😂😂😂

  • @marionegraosfs
    @marionegraosfs Před 21 dnem +20

    estou fazendo Nutrição, minha segunda graduação, tem gente no curso que surta com conta de regra de três, acha absurdo dois dias de aula por semana, quer que o curso se adapte aos horários do aluno e suas dificuldades na vida, etc. Sempre teve pessoas que não são adeptas do esforço e discilpina , mas tá complicado hoje em dia.

    • @marioregisventura7509
      @marioregisventura7509 Před 4 dny +1

      E o mercado de trabalho para nutrição ? Aqui na minha cidade está defasado

    • @marionegraosfs
      @marionegraosfs Před 4 dny

      @@marioregisventura7509 chará, tem nutricionista aqui na minha cidade vendendo marmita fit.

    • @rauasouza1122
      @rauasouza1122 Před 4 dny

      Concurso

  • @marciamrmachado6384
    @marciamrmachado6384 Před 21 dnem +34

    Isto gera outro problema. A Internet tomada por jovens podcasters sem experiência nenhuma e tentando se fazer como grandes conhecedores e dando soluções nada eficazes, só repetindo teorias de sala de aula e alheios aos problemas práticos que afetam diariamente as pessoas reais. Lamentável, triste e preocupante mesmo.

    • @mariamanu5033
      @mariamanu5033 Před 20 dny +8

      Repetindo teorias de sala de aula não. Repetindo teorias da conspiração ou de autores paranóicos como Olavo de Carvalho.

    • @user-nw1lt6ry4d
      @user-nw1lt6ry4d Před 16 dny +1

      @@mariamanu5033 olavo de carvalho é genio, se voce nao tem QI pra compreender paciencia

    • @docelua3797
      @docelua3797 Před 5 dny

      @@user-nw1lt6ry4d Melhoras

  • @thulio1920
    @thulio1920 Před 20 dny +54

    Faculdade hoje so vale para profissões regulamentadas que exigem a carteirinha do conselho de classe. O resto é resto.

    • @orthojac
      @orthojac Před 18 dny +18

      nem essas mais são garantia de boa renda... a ultima foi medicina, que atualmente precisa de 10 anos só pra empatar com o custo...Odonto foi lucrativa até o ano 2000 e acabou. Engenheiro civil hoje é corretor de imoveis e arquiteto, balconista de material de construção. A farra de uma nova faculdade por dia desde os anos 90 começou a cobrar a conta.

    • @Eduardopd
      @Eduardopd Před 17 dny

      Nem pra essas. A próxima uberizada será a medicina. Ou melhor, já está, justamente porque todo mundo está indo nela por ser a última tradicional a dar algum retorno financeiro.

    • @pc101freitas
      @pc101freitas Před 17 dny +3

      E para profissões que não exigem carteirinha de conselho de classe, mas exigem diplomas. A diferença é que hoje existem as EADs.

    • @LcsGms92
      @LcsGms92 Před 15 dny +3

      Pra engenheiro virar uber não precisa de registro no crea.

    • @orthojac
      @orthojac Před 15 dny

      @@LcsGms92 depende da engenharia... telecom, de materiais, minas, com MBA, consegue bons cargos

  • @science212
    @science212 Před 22 dny +21

    Se o jovem tiver herança, pode viver de renda.
    Pelo fim do culto ao trabalho.

    • @vistadoalto7235
      @vistadoalto7235 Před 22 dny +6

      o problema mora na primeira palavra do seu comentário: "se". Infelizmente a realidade é outra.

    • @Diario-blackpill
      @Diario-blackpill Před 21 dnem +2

      O fim ao culto ao trabalho é uma realidade

    • @science212
      @science212 Před 17 dny +1

      @@vistadoalto7235 Entendo a situação.
      Mas temos que alertar contra os costumes enferrujados da sociedade.

    • @science212
      @science212 Před 17 dny +1

      @@Diario-blackpill Total.
      Leia Buckminster Fuller.

    • @Diario-blackpill
      @Diario-blackpill Před 17 dny

      @@science212 valeu vou pesquisar

  • @ramonsanchez1053
    @ramonsanchez1053 Před 17 dny +8

    O que manda é o lucro ! Se dependesse do empresário, só haveria máquinas fazendo tudo ! O que manda é o lucro ! Empresário não cria empregos ! Quem cria empregos é a demanda ! O empresário arrisca seu capital no negócio.

  • @mrpeacemm
    @mrpeacemm Před 19 dny +11

    O vídeo é péssimo, nem pode ser chamado de tentativa de análise de um cenário, mas no final virou uma sessão de auto ajuda, coach, sei la. Fiquei assim???

  • @danieladaniel2004
    @danieladaniel2004 Před 20 dny +12

    A intenção nunca foi distribuir diplomas para as massas, mas sim transferir renda para empresas como Grupo Kroton e Cogna.

    • @Johzao
      @Johzao Před 18 dny +1

      Foi só o capital usando o estado burguês

  • @godsmackssa
    @godsmackssa Před 21 dnem +25

    Comprometimento com o trabalho é proporcional ao salário. Se paga mal, o comprometimento é menor. N tem segredo. Os jovens n são incompetentes. Os mais velhos que não possuem boa vontade para com os jovens.

    • @felipe741
      @felipe741 Před 20 dny +2

      É o contrário. O comprometimento vem antes e o salário depois

    • @godsmackssa
      @godsmackssa Před 20 dny +8

      @@felipe741 é o contrário. Salário primeiro, comprometimento depois. Mundo mudou amigão. Mão de obra ruim tem em todo lugar. Se não pagar bem, vais viver de frustração.

    • @felipe741
      @felipe741 Před 20 dny

      @@godsmackssa então tá

    • @godsmackssa
      @godsmackssa Před 20 dny +9

      @@felipe741 é mentira? Aproveita vai numa Catho da vida e contrata alguém "qualificado". Não avalie o candidato. Apenas contrate por merreca. Depois vc me diz se o resultado foi bom. Dai, na próxima vez vc avalia direitinho e escolhe a dedo seu funcionário pagando um salário decente. Se o resultado for qualquer coisa diferente de lucro vc vem me contar o resultado. A regra é simples...cuide de sua empresa de como vc cuida de sua familia. Vc vai deixar qualquer um e pagar qualquer coisa pra alguém cuidar de um filho seu? Não né. Se nem mesmo vc valoriza seu negócio...vc espera q algum funcionário milagroso faça isso por vc? Não vai.

    • @felipe741
      @felipe741 Před 20 dny

      @@godsmackssa não é esse meu ponto. Só faz sentido pra mim como empresário pagar muito se a pessoa for muito produtiva.
      Eu não tenho problema nenhum em pagar muito até prefiro pois é sinal que a pessoa está produzindo muito

  • @loocriativo
    @loocriativo Před 21 dnem +17

    Não desejo normatizar …/ mas, desde 1985 já existia isso é ninguém se atrevia dizer ( )sou do início de 70 e já passava absurdos em 80/90/2000/…. Pagamentos pífios …/ e agora! Piorou muito! Na década de 80 tínhamos até o sonho de deter um negócio nas mãos. Hoje! Nem uma barraca de churrasco grego…. Ou seja! Emprego ruim e num país socialista enrustido e perverso (vide este governinho do amor).

    • @mrpeacemm
      @mrpeacemm Před 19 dny

      A galera do berrante acha que o Brasil é um projeto de pais socialista quando na verdade é um esboço de país capitalista, mais para um quintal do tio Sam.

    • @giovannajardim5292
      @giovannajardim5292 Před 9 dny

      Eu tb estou vendo isso

  • @cowboysigma7471
    @cowboysigma7471 Před 19 dny +5

    Jovem brasileiro brabo já meteu o pé do país a muito tempo! Bostil faliu em 2011. Boa sorte pra quem ainda acredita 👍🏼

  • @williamnwz
    @williamnwz Před 19 dny +7

    Basicamente, vejo que hoje em dia muita gente está insatisfeita com o trabalho. Mas a real é que não tem muita escolha. Ou você se adapta e tenta viver com burnout, ansiedade e estresse, enfrentando essa realidade pra não ficar sem grana e conseguir viver, ou você se junta a movimentos pra tentar mudar essa situação.
    Esses movimentos podem até melhorar a qualidade de vida no trabalho, mas isso vai beneficiar mais as próximas gerações, não você. Ou seja, mesmo tentando mudar as coisas, você ainda vai continuar com todos esses problemas.

  • @alessandronevesdossantos2325

    Desculpa, mas na época de vcs, se a pessoa soubesse lê já era qualificada para quase qualquer serviço, a experiência para conseguir emprego era estar vivo. É minimamente estranho alguém generalizar a nossa geração baseada nos 1% que tem tempo de ficar o dia no TicTok. A realidade é que o jovem não consegue emprego pq a empresas estão atoladas com imposto e não podem "desperdiçar" dinheiro com 1-2 meses treinando um funcionario, que talvez poderia ficar 1 década depois contribuindo na empresa. Agora, sabe pq as empresas não tem dinheiro ? Pq o mercado e industria brasileira parou no tempo, pq tem imposto em tudo pra acabar em bolso de politico. Agr, sabe quem ele elegeu os politicos das ultimas décadas e os atuais que gerenciam de forma medíocre o país ? Isso msm, não foi minha geração. Agora, olhando para os 1% dos jovens que estão no TicTok, mas que vcs gostam tanto de usá-los com estereótipo da geração atual toda, sabe quem foi que educou eles ? Isso msm, não foi minha geração. Agr, se a econômia é uma merd* por conta de politicos eleitos pelas gerações anteriores, se parte dos jovens não tem propósito de vida, não "sabem o valor do trabalho duro", e foram educados pela geração passada... lógicamente a culpa é de quem será ?

    • @franciscosousa1907
      @franciscosousa1907 Před 21 hodinou

      A geração Z virou saco de pancada para os erros das gerações anteriores. Esse lenga lenga é somente porque os mais jovens pararam de acreditar naquilo que eles falam, e de fazer aquilo que eles mandam.

  • @marcosreis2582
    @marcosreis2582 Před 17 dny +9

    1° Você precisa de experiência para ter uma oportunidade, mas precisa de uma oportunidade par ter experiência.
    2° O mundo esta literalmente cagando para você, somente sua mãe te acha especial.
    3° É mais facíl uma pessoa que esta trabalhando receber uma oferta, para melhor carreira e salario do que voce conseguir, algo sem experiência.
    4° Empresas sempre irão buscar por pessoas ja validadas por outras empresas.
    5° Dilemas geracionais sempre existiram, muitos pais e avôs, nao tiveram opção alem de trabalhos pesados, ou no campo.
    6° Hoje em dia é ate legal ter um diploma, mas provavelmente o que vai mudar a sua vida sera empreender.

  • @mayconrpglife
    @mayconrpglife Před 20 dny +25

    Eu trabalho em um órgão público. A chefe de um setor contratou um estagiário de administração. Como ela estava sozinha no setor e sobrecarregada, ela não contralava o que ele fazia. Eu fui transferido pro setor para ajudá-la. Eu comecei a ver que ele respondia o whatsapp institucional como se estivesse falando com os amigos. Não tinha concordância, iniciava as frases com letra minúscula, não usava vírgula, não acentuava palavras, escrevia abreviado (vc, qt, qq). Eu comecei a cobrar e com 1 semana ele pediu conta.

    • @vanessamendes9669
      @vanessamendes9669 Před 19 dny

      É assim mesmo infelizmente!

    • @vanessamendes9669
      @vanessamendes9669 Před 19 dny

      É assim mesmo infelizmente. No meu trabalho teve uma que foi cobrada por uma tarefa, começou a dizer pra todos que estava sendo assediada moralmente.

    • @carlosbarross
      @carlosbarross Před 19 dny +1

      Nossa! 😮 Isso é muito triste, ele não queria fazer por onde e muito menos melhorar! Perdeu uma grande oportunidade de se desenvolver!

    • @Pxklumbre
      @Pxklumbre Před 19 dny +1

      Capitalismo insustentável. Jovem de hoje já nasce sabendo que com salário mínimo de 1400 não serve pra nada. Dividendos de empresas subiu 14x, comparando com reajuste de salário real. Uma hora isso vai colapsar. É fácil colocar culpa na geração. Mas a culpa está o capitalismo predatório.
      Assistam.
      czcams.com/video/b9f8s7raazM/video.htmlsi=1GUs9Mo0YUwYsXqO

    • @adrianotlr
      @adrianotlr Před 17 dny

      Geração Z é complicada, muito dependente do smart.

  • @dingleses
    @dingleses Před 20 dny +7

    Minha filha fez 960 pontos no ENEM, entrou para universidade, está terminando sua graduação com 22 anos em julho e não tem PERSPECTIVA de entrar no mercado de trabalho.

    • @andersontimoteo6609
      @andersontimoteo6609 Před 20 dny +4

      Com essa pontuação daria pra pegar um curso de Medicina.

    • @zezin01
      @zezin01 Před 19 dny +4

      ​@@andersontimoteo6609Provavelmente foi só em redação. umas das 5 notas do Enem, quando olha a média geral, não deve ter chegado em 670 pontos

  • @Kim_Tucuju
    @Kim_Tucuju Před 22 dny +62

    O que falta no Brasil é um Estado indutor de investimentos na indústria de ponta, assim como é nos Estados Unidos, Coreia do Sul e China. Não é Estatização de empresas. Taí agora, a falta de emprego pra Engenheiros e outros setores não é culpa de quem estudou não, é culpa de falta de investimento industrial. Comprar Drone importado pra controlar a Agricultura não vai nos levar a outro patamar. Mas boa parte da população Brasileira não acha que o Brasil tem capacidade de ter uma Apple, um Google nacional, uma Pfizer, uma Samsung que desenvolva patentes e leve produtos com tecnologia de ponta ao mundo inteiro.

    • @renatadc9291
      @renatadc9291 Před 21 dnem +1

      👌👌👌👌

    • @franciscosousa3368
      @franciscosousa3368 Před 21 dnem +22

      O projeto desse país é ser oásis de rentista e exportador de matéria prima. Ponto final!

    • @123ao0
      @123ao0 Před 21 dnem +12

      Tinha um politico na campanha que defendeu tudo isso a exaustão! Mas preferiram o que iria dar picanha e cerveja e o que iria chamar o posto ipiranga. Castigo pra brasileiro é pagar pelo seus erros.

    • @matheusoliva7191
      @matheusoliva7191 Před 21 dnem +13

      Bom Kim, vou tentar explicar de um olhar de um profissional de 20 anos no mercado de tecnologia. Sobre o Estado fazer "investimento" na indústria de ponta. Você está equivocado nessa parte. Na decada de 80 nosso mercado foi fechado e isso atrapalhou a corrida tecnologica em componentes eletronicos, mesmo a gente sendo o maior fornecedor de materia prima para esse mercado, sinto muito em te informar que já era, não temos como competir nesse mercado, e ta tudo BEM! É assim que funciona a globalização, não precisamos ser o melhor em tudo, e é um erro gastar energia tentando desenvolver empresas brasileiras bons em tecnologia, nosso campo é outro, AGRO! O que precisamos para gerar emprego é a diminuição do Estado mesmo! A carga tributaria dificuldade muito a importação e exportação do nosso país, isso deixa nosso país menos competivo no exterior. Vivemos uma globalização e não podemos focar no mercado interno como a 20 anos atrás. Precisamos é COMPRAR tecnologia e fortalecer o que temos de melhor, que atualmente é o AGRO. Só assim geramos mais empregos e demanda por profissionais capacitados. Tudo é um ciclo, se a demanda do agro aumenta, o resto automaticamente aumenta também ! Agro consome tecnologia, transporte, comercio e industrias.
      Lembresse Kim, o Estado é o causador direto da falta de emprego e investimento! E o Estado não investe em nada! Quem investe é as empresas privadas, elas que fazem o livre comercio funcionar e gerar demanda, o Estado é apenas um sanguesuca e utiliza do termo INVESTIMENTO apenas para parecer que é boazinha! Só existe demanda a partir do livre comercio, o Estado ele é interventor, gera demanda e serviço de forma artificial e sempre causa inflação e desemprego ao longo prazo.
      Quem gera riqueza, demanda e investimentos é empresa PRIVADA!

    • @loocriativo
      @loocriativo Před 21 dnem

      @@matheusoliva7191 espetacular … e isso que eu ensino nas aulas no ensino técnico …/ excelente

  • @lucasnobrega5820
    @lucasnobrega5820 Před 17 dny +15

    A senhora do video ligou a câmera meteu o louco: apenas achismos e "análise" superficial da realidade baseado no seu circulo de colegas e amigos.

  • @leocarvalho8788
    @leocarvalho8788 Před 22 dny +22

    Eu tenho 37 anos desempregado. Estou lascado lascadinho.

    • @sherman1989
      @sherman1989 Před 21 dnem +4

      Relaxa, recomecei a carreira aos 34 anos como SRE. Geração Z deixou tudo mais facil pra nòs millenials. Se você gosta de estudar e aceitar trabalhar ganhando salario de garçom por um ano até vc pegar o básico, ainda é possivel.

    • @iurisantos5283
      @iurisantos5283 Před 21 dnem +2

      Complicado, e se vc chegar aos 40 aí não te chamam mais com a desculpa que pela idade já não tem a produtividade que querem.

    • @larissaalmeida1208
      @larissaalmeida1208 Před 21 dnem

      Vai rodar de Uber, Ifood de bicicleta. Não dá é pra ficar parado

    • @betatube7198
      @betatube7198 Před 20 dny +6

      estou na mesma situação,e hoje planejo o meu suícídio!..kkkk

    • @eliezeretecap
      @eliezeretecap Před 19 dny +4

      Presta concurso, tipo esses concursos de prefeitura como por exemplo auxiliar de serviços gerais, leiturista de hidrômetro, coletor de lixo, ou aquele cargo lá onde o povo passa nas casas pra ver foco de dengue. Aí aos poucos você vai prestando concurso pra cargos melhores.

  • @JoaoVictor-ub5cy
    @JoaoVictor-ub5cy Před 17 dny +6

    famosa vaga de 1 ano de experiencia e que nao deixa ninguem ter a experiencia

  • @coisasnatv
    @coisasnatv Před 20 dny +15

    O problema desta geração é que nem a verdade ou o mais óbvio pode ser dito para "não ofender". Na nossa época os professores ou pessoas que sabiam mais que a gente apontavam os nossos erros e nós aprendíamos com eles, nós evoluíamos. Hoje você não pode sequer falar para pessoa que ela escreveu algo errado pois isso se torna "opressão", "abuso", etc, etc.
    Esta geração está falhando por serem incapazes de tudo, desde o básico até o mais avançado. A coisa é tão crítica que, como foi bem dito no vídeo, hoje é possível substituir os jovens desta geração por IA. Veja o que está acontecendo na China e no Japão por exemplo onde centena de milhares de jovens deixaram de aprender uma profissão, acharam que poderiam ser "influencers" e hoje estão na miséria.

    • @carmenligiadecarvalho2091
      @carmenligiadecarvalho2091 Před 19 dny +1

      @coisasnatv: ótimo comentário, análise curta e objetiva.

    • @mrpeacemm
      @mrpeacemm Před 19 dny +6

      Análise equivocada, lamento.

    • @coisasnatv
      @coisasnatv Před 19 dny

      @@mrpeacemm Você não entendeu, leia o texto novamente. Caso ainda não consiga entender, peça ajuda para alguém ler e interpretar para você.

    • @mrpeacemm
      @mrpeacemm Před 19 dny +2

      @@coisasnatv vou pedir ao chat gpt pra me ajudar, como sugeriu a senhora do vídeo.

    • @chronos5457
      @chronos5457 Před 18 dny +3

      @@coisasnatv Uma geração não se faz sozinha. Se ela está assim é porque a geração passada a fez desse jeito e jogar a culpa nela (atual) é covardia. Na época de nossos pais, não se pediam trocentas qualificações para ser digno de receber um salário mínimo (com desconto). Já sobre o que está acontecendo nesses países que vêm substituindo jovens por IAs, talvez isso explique o porquê a taxa de natalidade no mundo vem caindo, e porque os próprios governos estão reclamando. Ninguém é doido de colocar filho no mundo para morrer de fome e escutar "vai capinar um lote", como resposta.

  • @tiagov.
    @tiagov. Před 17 dny +4

    Um requisito altamente desejável do candidato a vaga de emprego é saber comunicar-se. Ler, interpretar, articular o pensamento e escrever. Qualidade rara hoje em dia.

  • @drjp4212
    @drjp4212 Před 13 dny +4

    O tema principal é a precarização do trabalho, nunca se trabalhou tanto por tão pouco.
    Quanto mais gente formada, maior a demanda, o que abaixa o preço. Mulheres em massa no mercado de trabalho? Também abaixa o preço do trabalho. AI é capaz de fazer o trabalho? Cai mais ainda o preço do trabalho.
    Trabalhar, para a geração Z, não vale a pena, porque não vai conseguir sustentar a si mesmo direito, não vai conseguir comprar carro nem casa, e obviamente não vai conseguir nem construir uma família (hoje em dia, não consegue sequer começar um relacionamento sério).
    A geração Z está fud1da e não é culpa dela, ela deu spawn no late game do capitalismo, e eles já recebem UBI da família, e vão precisar continuar a receber isso a vida toda.

  • @gabrielapanhol1947
    @gabrielapanhol1947 Před 21 dnem +24

    Eu entendo que o currículo das universidades não acompanhe o mercado, mas é importante pensar no quanto algumas disciplinas são importantes para desenvolver o raciocínio e outras habilidades importantes que o mercado de trabalho se aproveita muito.
    E não caiam nesse papo de não precisar de diploma. Pode ver a maioria dos herdeiros por aí, que nem precisam trabalhar, todos eles têm diploma. Não importa se você não vai trabalhar na área, a universidade transforma a mentalidade, amadurece e, nem que seja pra saber que não é isso que você quer fazer, é útil.

    • @raoniafonso
      @raoniafonso Před 20 dny +2

      Sempre falei isso na faculdade de ADM para os meus amigos. Muitos deles ficavam questionando a grade do curso, porque queriam estudar só o que gostavam (normalmente as áreas de humanas). Eu interiorizei o que nosso professor de contabilidade da turma dos reprovados disse: "pra quem só conhece o martelo, todo problema é prego. Se você não conhece diferentes ferramentas, você vai abordar diferentes problemas do mesmo jeito, e nem sempre vai dar certo".

  • @glaudinorgoncalvesfilho2368

    Minha filha ta formando odontologia .Já tem 1 ano trabalhando de graça numa clínica

  • @valeriasantos7247
    @valeriasantos7247 Před 22 dny +35

    Profissionais que querem ir ao trabalho vestidos como quer, que não quer ser cobrado por nada.

    • @bieldozap
      @bieldozap Před 21 dnem +27

      Como se o motivo de não ter emprego fosse vestimenta, faça-me o favor

    • @AnselmoHeidrich
      @AnselmoHeidrich Před 21 dnem +9

      Não é, mas reflete a postura de não se adequar em outras regras fundamentais no ambiente de trabalho. ​@@bieldozap

    • @EvandroSiol
      @EvandroSiol Před 21 dnem +15

      @@AnselmoHeidrich eu já fui trabalhar de bermuda e chinelo (na área criativa é normal), ainda uso roupas informais hoje quando quero, e sempre fui um excelente profissional. Em contrapartida, em 18 anos de mercado, nas empresas sempre vi "chefes/superiores/parentes do dono" totalmente incompetentes, porém, sempre usando social. O problema com certeza não é vestimenta, mas sim elitismo e viralatismo.

    • @HugoLeonardoDosSantos-dv6up
      @HugoLeonardoDosSantos-dv6up Před 21 dnem +3

      Vestido assim ? Na empresa você não iria trabalhar nem de graça ​@@EvandroSiol

    • @Daniel-pu6od
      @Daniel-pu6od Před 21 dnem +3

      Isso é anedotico, não é motivo real...

  • @marceloemanoel16
    @marceloemanoel16 Před 21 dnem +18

    Igual curso de Administração e Economia, formei na área, tentei entrar no mercado financeiro e, mesmo com certificações, não consegui entrar. Resultado: hoje faço Engenharia de Computação e as empresas "enchem o saco" propondo estágio e outras ofertas do tipo, ironicamente, são empresas do mercado financeiro que nunca foram pra Faculdade de Administração e Economia oferecer nada.

    • @mrdriscoll94
      @mrdriscoll94 Před 14 dny +3

      É pq eles querem um cara que manje muito dos "compíuter" e entenda de programação e seja bom em matemática. Querem um cara pra exercer 4 funções e receber por um.

    • @ThiagoHenrique-hf2im
      @ThiagoHenrique-hf2im Před 14 dny

      Credo. Parece filme de terror...

  • @PereiraSAllan
    @PereiraSAllan Před 21 dnem +15

    É exatamente esse tipo de pensamento que está arruinando o mercado de trabalho. Cabe aos empregadores encontrarem uma solução ao invés de sucumbir ao buraco que eles mesmos estão criando, afinal são eles que têm poder de deliberação, mesmo em caso de microempregadores como a Olivia. Só dá pra cobrar de quem tem poder de ação, ao invés de criticar as reclamações. Olhem pra realidade brasileira, escravos do século 21 trabalham o dia todo a vida toda pra resultados pífios. Oportunidades deveriam ser a regra e não a exceção.

    • @joaobonifacio3375
      @joaobonifacio3375 Před 20 dny +4

      Eu ja tive 12 funcionários com CLT. hoje tenho 2 um com contrato . e estou programando. para parar a atividade no fim de ano. O BR não vale apena trabalhar e gerar emprego só para pg IMPOSTOS.

    • @mrpeacemm
      @mrpeacemm Před 19 dny +6

      Pois é, os empresários estão putinh0s pq a nova geração não quer ser explorada. E eu falo isso desde o ponto de vista de uma pessoa que fez curso técnico, faculdade, trabalho desde o 16 (hj tenho 27). Fiz menor aprendiz, estágio, trabalhei durante toda minha faculdade, iniciei uma segunda faculdade e vou trancar agora pq vou emigrar, pq o Brasil tá phoda.

    • @Nao_aguento_mais_ser_Feio
      @Nao_aguento_mais_ser_Feio Před 18 dny +4

      ​@@joaobonifacio3375
      Não basta ter lucro, tem q ser o máximo possível, mesmo que o funcionário tenha uma vida de m3rd4 por causa de um salário de m3rd4.
      Tomara que esse sistema colapse mesmo!
      Quanto pior, melhor!

    • @animesdemontao
      @animesdemontao Před 17 dny

      @@mrpeacemm Cara, o maior problema é o estado com altas cargas tributárias. Para de falar besteira e vai estudar muleque.
      Quando você contrata um CLT você paga o dobro pra ter ele na sua empresa, por conta do estado!
      Aí o funcionário reclama que ganha pouco e faz corpo mole e o patrão sempre pagando o dobro do que ele recebe reclamando que ele não tá fazendo o necessário POR CONTA DO ESTADO!
      CLT só tem aqui nesse país de m3rd@. Se ao menos usassem os impostos pra dar dignidade para as pessoas, mas nem isso conseguem!

  • @Gabriel-ow3ew
    @Gabriel-ow3ew Před 6 dny +2

    Culpar a geração atual é tamanha canalhice , pois o mundo atual é reflexo das condutas dos nossos antepassados.

  • @LeonardoVaz76
    @LeonardoVaz76 Před 20 dny +3

    Excelente video Olivia! Assisti todo e concordo palavra por palavra!

  • @kikinhote
    @kikinhote Před 17 dny +4

    Em resumo: vai sobrar so as profissões de peão como pedreiro, pintor, gari.... pq ainda não tem máquinas pra meter a mao na massa. Agora se sua profissão requer raciocínio, seus dias estao contados com a inovação da IA.

  • @TalitaNeres
    @TalitaNeres Před 20 dny +20

    Eu me formei em Letras e nem aula de gramática tive direito. NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA! Consegui arranjar emprego na minha área, fiz diversos estágios, mas não me encontrei na profissão. Hoje moro no Europa e aqui falta muita gente para trabalhar, mas justamente em empregos que a juventude não quer fazer: operar máquinas, trabalho típico de escritório, recepcionista, trabalhar em fábrica... justamente o trabalho que o imigrante vem fazer, mas que vindo de um país como o Brasil vale a pena fazer aqui.

    • @gomes2151
      @gomes2151 Před 20 dny +2

      Querer ter aulas de gramática em qualquer uni/faculdade de Letras do século 21 é como querer ter aulas de código morse na escola de pilotagem de aviões.

    • @TalitaNeres
      @TalitaNeres Před 19 dny +7

      @@gomes2151 estudar gramática é uma parte importante da linguística para compreender a sintaxe e a semântica da língua, além de essencial para entender as mudanças que ocorreram e as que ainda ocorrem na língua. É essencial para um tradutor, para um revisor de textos, editor, além de todas as outras possíveis carreiras para um bacharel ou licenciado em Letras. Ao contrário de código morse, a gramática ainda é necessária no estudo de qualquer língua. Porém, não me surpreende que você não entenda.

    • @DestroyerGamesRumoa700subs
      @DestroyerGamesRumoa700subs Před 18 dny

      ​@@TalitaNeresQual país da europa vc mora ?

    • @Fisicasemfimm
      @Fisicasemfimm Před 18 dny +2

      ​@@gomes2151Então ter aulas de mecânica newtoniana em um curso de física ou engenharia também seria algo arcaico? O curso de física deveria se restringir apenas à ensinar a física contemporânea? Como você irá entender algo mais avançado se não conhece o fundamento? É compreensível que uma pessoa não tenha mais aulas de datilografia, mas no caso do fundamento da área de letras, como por exemplo, a gramática, ignorá-la em um curso de letras, acredito que seja total displicência.

    • @youngfossil
      @youngfossil Před 16 dny +5

      Aula de gramática? O que especificamente? Eu fiz licenciatura em Letras e sou professor. A maior parte da minha turma na faculdade esperava aula de gramática para aprender conteúdo do ensino fundamental e médio, como acentuação e análise sintática, por exemplo. Eles estavam no lugar errado. Falavam mal do curso, professores e hoje a maioria está em outras áreas. Felizmente não são professores. Vc tem que dominar isso ao entrar na faculdade. É o mesmo que querer aprender conteúdo de biologia da escola, como o que é fotossíntese, por exemplo, na faculdade de biologia.

  • @peedro.coelho
    @peedro.coelho Před 22 dny +3

    Cara, episódio perfeito!!!
    Serviu e explicou o assunto para todos os afetados!
    Chego a me emocionar com essa volta grandiosa do Econolivia

  • @zinllin
    @zinllin Před 19 dny +13

    Minha filha não teria a vaga de emprego na Samsung sem diploma universitário... ainda é importante sim

  • @leandrosantana4705
    @leandrosantana4705 Před 22 dny +6

    Por outro lado o desenho financeiro previdenciário por causa da alta rotatividade é muito insustentável.

  • @kenio
    @kenio Před 17 dny +4

    Muito raso. O problema é muito mais amplo.

  • @milenasobral3537
    @milenasobral3537 Před 3 dny +3

    os 23 minutos pior gastos do meu dia, comecei o video com tanta expectativa mas no final uma opinião de cabeça quadrada, o mundo muda e quem não se adapta está fora do jogo. Muita ignorância sobre aspectos sociais e incentivo à exploração no mercado de trabalho

  • @malonejunior2711
    @malonejunior2711 Před 21 dnem +6

    Existe os dois lados. O empregador explorador e o funcionário folgado. O empregador explorador está ganhando. Quando atingiremos o equilíbrio?? Ninguém sabe.

    • @catt32466
      @catt32466 Před 20 dny +4

      Não se esqueça que o Estado ganha em cima do empregador e do empregado, pra no fim colocar o Empregado contra o empregador, fazendo o povo de idiota. A carga tributária e burocracia é enorme, o que contribui com empobrecimento da população. O equilibrio vai chegar quando o povo perceber que não precisa de Estado pra atrasar sua vida, tem poder de decidir sobre sua própria vida, tem o poder de negociação.

    • @Johzao
      @Johzao Před 18 dny

      ​@@catt32466O estado tira de todos (deveria), logo não prejudica ninguém. Tu acha mesmo q teu salário iria aumentar sem imposto? Q vc iria consumir mais? Pra consumir tem q produzir e o problema está aí.

    • @catt32466
      @catt32466 Před 17 dny

      @@Johzao o meu salário não iria subir, mas tendo mais empregos do que pessoas procurando por ele, a tendência são os salários aumentarem, isso abriria a oportunidade de eu ir procurar outro melhor. O Estado é uma máquina de concentração de renda, quase tudo do que é arrecadado dos impostos vai só pra pagar salário de funcionário, há pouco retorno pra população. Aqui no Brasil, se controla o tamanho do ovo que a pessoa consome. Esse ano o Ministério da Agricultura propôs nova reclassificação do peso do ovo, de 47 a 49 gramas passaria a 37 gramas. Veja a MP 1227 e PL 914/2024, as mais recentes, como o Estado impede as pessoas de consumir. Olha interferência aí. As grandes empresas marcam reuniões com o Governo pra definir regulamentações que não as prejudiquem, mas prejudicam as pequenas, fora negociações de empréstimos em troca de favores políticos pra manté-las de pé. Cada dia que passa a população está empobrecendo.

    • @Johzao
      @Johzao Před 17 dny

      @@catt32466 A tendência existe com ou sem o estado, o salário só sobe se ninguém aceitar o que é oferecido. Sem o Estado você trabalharia 12h só para comer e morar, até porque é isso ou morrer de fome.
      A grana que vai para o Estado desce no consumo dos funcionários públicos, a grana que o dono da empresa embolsa PODE virar investimento ou luxo para ele, consumo de luxo fica na esfera do 1% e investimento serve para acumular mais e sugar mais grana para o 1%.
      O estado é do 1% e eles não tão nem aí para o peso do ovo porque nada faltará para eles nunca, e se você atacar o estado não mudará nada para eles.
      Como não empobrecer? Vão terceirizar tudo e todos, substituir gente por máquina até o infinito, é o efeito colateral da tal eficiência.
      "Enriqueça os ricos e vai ser bom para todos" - NEOLIBERALISMO

    • @XxEstudanteUfuHDxX
      @XxEstudanteUfuHDxX Před 15 dny

      @@Johzao caralho, faça um exercicio mental: Se cada produto que vc comprar no mercado for adcionado 100% de imposto do dia pra noite, vai te prejudicar???
      Logico que sim.
      Mais impostos = menos produtos e serviços sendo consumidos = economia não gira...

  • @marcelojsilva4823
    @marcelojsilva4823 Před 10 dny +2

    Mas se, com curso superior a coisa já está muito difícil, imagina sem ele. O ideal é curso superior mais especialização ou, cursos profissionalizantes tipo Senac, Senai etc.

  • @zecamd
    @zecamd Před 4 dny +1

    Seja um escravo que não reclama! Essa é a visão do outro lado!
    Eu já tive do do lado do empresários, até que as enchentes destruíram a casa, loja e negócios de minha família, daí, fui para o "outro lado" e vejo, como é ser escravo! E aceitar quieto!

  • @exitoassessoria1747
    @exitoassessoria1747 Před 19 dny +3

    O que ocorre é o descolamento do que a sociedade precisa e do que as universidades acham que a sociedade precisa,... na verdade sempre foi assim, não existe uma leitura a respeito disso, a verdade o governo teria que ter essa informação, se tem não a pratica, por isso existe muitos profissionais em uma área e faltam em outras, em muitos casos formam-se profissionais, que não conseguem atender a demanda da sociedade existe na verdade um descompasso, um pais que tenho a informação que faz essa leitura é o Canadá e pelo que tenho lido tem dado muito certo, será que não seria a hora de copiar receitas prontas????

    • @tinagoncalves2393
      @tinagoncalves2393 Před 18 dny

      em 98 já se debatia sobre o assunto futuro q é hoje.conclusao sobreviverá os criativos quem tiver de 3 ou mais profissões.

  • @viniciusvinicius3915
    @viniciusvinicius3915 Před 21 dnem +1

    Excelente vídeo!

  • @orthojac
    @orthojac Před 20 dny +7

    pq querem emprego, e não trabalho...outro problema é fazer curso superior onde os formados são numericamente mil vezes ou mais acima do que o mercado absorve

    • @ricardocd7598
      @ricardocd7598 Před 18 dny +3

      Esse problema ninguem fala pq é um tabu dizer que infelizmente não tem lugar pra todo mundo ao sol no capitalismo.

    • @orthojac
      @orthojac Před 18 dny

      @@ricardocd7598 sim, os calados são de 2 tipos: os idiotas uteis e os acionistas da cogna e afins, que ficam milionarios vendendo curso superior desnecessario aos idiotas uteis.

    • @orthojac
      @orthojac Před 17 dny

      @@ricardocd7598 e o que o capitalismo tem a ver com isso?

    • @mrdriscoll94
      @mrdriscoll94 Před 14 dny +2

      Por isso ngm mais quer ter filho, ngm quer colocar mais um escravo do sistema pra ficar sofrendo sendo explorado.

  • @tiagomoreiradasilva1448

    Gostei demais! Um dos melhores que já vi!

  • @diegohdsj
    @diegohdsj Před 22 dny +2

    O final do episódio cheio de conselhos maravilhosos.

  • @ebbrenner
    @ebbrenner Před 20 dny +1

    Olha.. Parabéns pela sua exposição no tema. Ganhou um inscrito.
    A sua análise foi tão perfeita que é exatamente o que acontece não só com os jovens mas com o mundo do trabalho atual em que agora as pessoas precisam usar seu talento e seus conhecimentos adquiridos para vender soluções e acredito que a tendência mesmo é nos sermos vendedores do nosso conhecimento para um mercado mais segmentado onde você precisará além do domínio da sua área entender as necessidades do cliente e com a tecnologia empresas preferem ter robôs para fazer tarefas repetitivas.
    Em economias mais liberais as próprias pessoas já desenvolvem um senso de que a tecnologia é uma aliada a mais na resolução de problemas o ChatGPT é a prova viva disto em que a vivência será aprendida a partir do momento que se expõe ao risco e precisa dar uma resposta para sanar aquele problema.

  • @akiraakira4236
    @akiraakira4236 Před 13 dny +1

    Um dos grandes problemas para uma criança , para começar a aprender a ler , estudar, é a falta do que comer. Aluno quando está com a barriga vazia, ele aprende com muita dificuldade.

  • @celsocurvello
    @celsocurvello Před 21 dnem +5

    Trabalhei numa indústria de móveis, na região norte do paraná, durante alguns anos. Isso não é recente, mas ilustra o que foi comentado no vídeo apenas. Havia uma enormidade de funcionários, que vira e mexe paralisavam a produção pleiteando melhores salários e benefícios.
    O proprietário resolveu o impasse colocando um robô na linha de montagem. De bate pronto, foram desligados 17 funcionários. Após os ajustes no equipamento, mais 9 se foram ...
    Resultado: nunca mais houve paralisação.

    • @godsmackssa
      @godsmackssa Před 20 dny

      Imagine um mercado onde todas as empresas fazem a mesma coisa com a mesma capacidade produtiva. Quanto vc acha q elas conseguiriam cobrar pelos seus produtos num mundo onde todos ficaram "sem emprego". Boa sorte pro empresário que deseja esse futuro. Tenho certeza que não morrerei em vão.

    • @godsmackssa
      @godsmackssa Před 20 dny +1

      Quando eu digo que falta cérebro pra certas pessoas...não acreditam em mim kkkk.
      O robô que faz sua empresa girar é o mesmo que vai fazer seu concorrente feliz. Até o dia que a falta de lucro generalizado levem suas fábricas a falência. É justamente a concorrência que faz o mercado existir. Se todas empresas são boas, capazes e produtivas. Como poderão oferecer algum tipo de diferencial para existirem?

    • @celsocurvello
      @celsocurvello Před 20 dny

      @@godsmackssa Imagine você o que ocorreu ... Como o robô era sofisticado acabaram os refugos, então comuns anteriormente. Isso trouxe uma nova perspectiva àquela fábrica.
      Superada essa etapa, com a quitação do robô, outros foram adquiridos e com eles novos processos apareceram. Funcionários desqualificados buscaram se atualizar assumindo novos desafios.
      A empresa passou a exportar e prosperou.

    • @celsocurvello
      @celsocurvello Před 20 dny

      @@godsmackssa aqueles que exigiam salários maiores, dentre outros pontos, se libertaram da empresa opressora.
      O argumento era legítimo, mas a empresa encontrou uma saída criativa. Poderia ter dado com os burros n'agua, mas felizmente prosperou.
      O que aprendi é que nem sempre quem exige melhorias se beneficia. As pessoas (jurídicas, como empresa) tambem têm suas aspirações de crescer e prosperar, algo também legítimo.

    • @godsmackssa
      @godsmackssa Před 20 dny

      @@celsocurvello sim...a empresa prosperou pq poucos automatizaram seus processos. Quando isso se tornar realidade, todas irão a falência. Será um mundo extremamente hostil. Julgo a dizer que haverão grupos de resistência contra esses empresários. Muita coisa ainda vai rolar. Estamos só começando na ponta desse iceberg.

  • @clarar43
    @clarar43 Před 20 dny +2

    Curioso que eu ouço sobre a geração nem-nem há decadas. Gente, isso tudo é um problema que ocorre já de 2010 pra cá (ou até mesmo antes). Não mudou nada. Continua a mesma coisa. As mesmas coisas que eu vejo o povo dizer da geração Z, são exatamente a mesma coisa que falavam para a minha geração Y. Nada mudou.

  • @alexandrearaujodesouza250

    Parabéns Olivia. Gostei da sinceridade e dos conselhos.
    O caso dos novos formados, diplomados, você acertou em cheio. Presenciamos muitos casos dos que você comentou!

  • @ygoingles8508
    @ygoingles8508 Před 19 dny +2

    Não existe posto de trabalho pra todos.Logo,o desemprego é uma realidade.O que poderia apaziguar o cenário: é a segurança jurídica,baixa carga tributária!

  • @patriciasinesioribeiro7402

    Que conteúdo perfeito!

  • @AnselmoHeidrich
    @AnselmoHeidrich Před 21 dnem

    Adorei tua análise. Já recomendei o canal.

  • @marcoportocarvalho
    @marcoportocarvalho Před 18 dny +3

    Tenho 63 anos. Me formei engenheiro em 1983, a década de 80 foi conhecida como a decada perdida da engenharia nacional. Resultado da crise do petróleo. Não existia emprego para engenheiro. Por insistência minha, que coloquei na cabeça que eu tinha que dar certo na carreira que escolhi, comecei a trabalhar em pequenos escritórios de projetos, ganhando menos que um motorista de ônibus, na época. Hoje, em final de carreira, me sinto realizado na profissão que escolhi e insisti. Tenho um emprego e um salário de acordo com a minha posição.

  • @pc101freitas
    @pc101freitas Před 17 dny +1

    22:36 Estude o mercado de trabalho ou estude os serviços públicos. Por que não? A pandemia fez eu perceber que o meu perfil era mais voltado para trabalhar como servidor público do que como funcionário de uma empresa.

  • @anamoura59
    @anamoura59 Před 21 dnem +3

    E tem gente que fala que o problema da previdência é só demográfico. Buraco é muito mais embaixo

  • @RODRIGUES499
    @RODRIGUES499 Před 20 dny +1

    Estou tentado contratar um rapaz para ensinar mecânica de BIKE porém no primeiro dia os jovens já querem ficar sentado e o dono trabalhando, eu quando arrumei o primeiro emprego só fui sentar nas cadeiras disponibilizada pela empresa uns 40 dias depois de estar na empresa. Estava sempre atendo para agilizar um pedido feito pelos chefes

  • @paulovitor-qs1ff
    @paulovitor-qs1ff Před 22 dny +6

    A baixa natalidade, também vai ser um problema serio, aliado a isso que você esta falando.

    • @walterkanashiro5563
      @walterkanashiro5563 Před 21 dnem

      Lógico.Basta a mulher pedir o divórcio fica com a casa,com a guarda dos filhos e uma gorda pensão.O otário provedor que se lasque pra pagar essa conta e ainda é preso.

    • @walterkanashiro5563
      @walterkanashiro5563 Před 21 dnem +1

      O pai se torna uma mera visita a cada 15 dias com o divórcio.Minha sorte que meus filhos tem essa liberdade de me ver quando querem.

  • @alphonsealset4780
    @alphonsealset4780 Před 18 dny +8

    Nunca coloquei tanta fé numa geraçao quanto a Z. Eles simplesmente reconheceram o quao insustentavel é o mercado de trabalho atual, que exige experiencia, qualificaçao, idioma, intercambio etc, pra pagar um salario de fome. Qual o sentido de se sacrificar tanto e nao receber de volta nem metade daquilo que vc entregou? Melhor receber auxilio do governo e viver no minimo.

    • @XxEstudanteUfuHDxX
      @XxEstudanteUfuHDxX Před 15 dny +1

      governo come toda a produção do brasil, esse é o problema.
      Esse ano foram 150 dias trabalhados para o governo ser sustentado
      Fonte: impostometro

  • @Rodrigo-mm8pr
    @Rodrigo-mm8pr Před 21 dnem +5

    Curso inútil : Arquitetura e Urbanismo

  • @Earcon
    @Earcon Před 21 dnem

    Adorei!

  • @claudio6056
    @claudio6056 Před 20 dny

    Muito bom!

  • @vanessamartins4675
    @vanessamartins4675 Před 16 dny +1

    Essa situação que está sendo discutida já existe há pelo menos uns 10 anos. Eu passei em um concurso de nível médio em 2016 e já tinha vários colegas com faculdade (inclusive eu). Então, não dá pra colocar a culpa na geração z. E as faculdades não formam inteiramente nenhum profissional, talvez a única exceção seja a área médica, pq tem residência e tal. A realidade é que hoje em dia ninguém quer ensinar nada pra ninguém... As grandes corporações querem profissionais prontos, agora com a IA pior ainda! A tendência é a classe operária cair na informalidade, o que é um retrocesso.

  • @Canaldobarnis
    @Canaldobarnis Před 22 dny +7

    A questão é muito simples todos os jovens querem emprego mas não querem trabalho, o começo é sempre dificil pra todo mundo eles querem pular essa fase, mas é justamente no inicio que vc da valor a força do seu trabalho.

  • @hsengenharia868
    @hsengenharia868 Před dnem

    Verdade....tentei gerenciar jovem na área de construção....mas eles em geral tem problemas sérios com compromisso e quer ganhar muito e não possuem experiência pra isso....estão querendo ganhar muito sem merecimento. Pedi demissão e fui trabalhar apenas pra mim....melhor coisa que escolhi....vivo do meu jeito e sem stress

  • @viniciuscassemiro-tx4hc
    @viniciuscassemiro-tx4hc Před 16 dny +1

    Eu formei o ensino médio completo, fez dois cursos de qualificação, estou fazendo mais um curso, e tô aí desempregado

  • @thafurbetta
    @thafurbetta Před 9 dny

    Muito bom.

  • @pc101freitas
    @pc101freitas Před 17 dny +1

    11:18 Daí é que entra a experiência. E qual é o pulo do grato? É você já arrumar um emprego na sua área antes mesmo de começar o curso da sua área. Eu antes de começar a licenciatura de Matemática, trabalhei em empresas de reforço escolar, dei aulas particulares. Estava ganhando experiência e fazendo meu nome.

  • @TOT_84
    @TOT_84 Před 21 dnem +2

    Ganhou minha inscrição por: "vc não é especial", adoro minhas recomendações do yt.

  • @alanalves1723
    @alanalves1723 Před 19 dny +2

    Dai eu me pergunto: por que os maiores economistas do Brasil não se juntam e criam uma faculdade de economia totalmente alinhada com a realidade do mercado??

    • @youngfossil
      @youngfossil Před 16 dny +1

      Porque não dá tanto lucro quanto rentismo.

  • @mrpeacemm
    @mrpeacemm Před 19 dny +8

    Só vejo uma empresaria esperneando porque nao consegue encontrar jovens pra explorar.
    A parte em que ela fala sobre cursos inúteis é especialmente patética porque ela usa de exemplo a faculdade de jornalismo e admite nao saber o que se estuda nesse curso, oi?

  • @teby4882
    @teby4882 Před 14 dny +1

    Ninguém vai chorar por ouvir a realidade. Então pode dizer tudo na lata 🛢, tá tudo bem! Sinceridade é o q importa 😢

  • @andersontimoteo6609
    @andersontimoteo6609 Před 20 dny +2

    Eles não dão Emprego ora Jovens de Família Pobre.
    Já um Jovem de Família Rica tem seu Emprego,Faz Faculdade e exerce a sua profissão.

    • @ygoingles8508
      @ygoingles8508 Před 19 dny

      É claro.Agora o pobre tem que lutar por uma vida melhor.Ainda que ele morra em combate(dignamente atrás dessa vida)!

  • @durvalalves2902
    @durvalalves2902 Před 5 minutami

    O mercado quer um um jovem de 18 com 50 anos de experiência

  • @alexandermoriarty9167
    @alexandermoriarty9167 Před 15 dny +2

    No geral eu concordei, só dou um conselho: pare de alimentar o chatgpt com informações e pensamentos teus, porque um dia vc mesma vai se tornar inútil graças a ter ensinado tudo que vc sabe pra ele!

  • @BrasilNatureza2024
    @BrasilNatureza2024 Před 19 dny +1

    Eu Sou Técnico Em Segurança Do Trabalho.
    Boa profissão ❤

  • @yt-dyon
    @yt-dyon Před 20 dny +2

    Eu gosto dessa nova geração, será bom pois eles farão mudar essa realidade de ter que encarar um chefe escroto que sabe que é escroto mas "ha eu sou assim mesmo fazer oq", o funcionário tem seu valor e é excelente que eles comecem a exigir respeito e reconhecimento, quanto a salário de fato tem que se começar de baixo, mas a relação funcionário empresa tem q melhorar e vai, essa antiga forma de fazer trabalho tem q morrer. Eu cresci aprendendo a ignorar chefes, digamos, como vc 😅 afinal o salário caindo na conta e aprendendo o serviço era oq importava então bora, hj trabalho em uma empresa Argentina de tecnologia formada por pessoas bem mais velhas do que eu mas que pensam como essa geração atual e olha é perfeito, eu trabalho bem, saio de férias sem me preocupar em voltar a trabalhar, eu curto as férias e ainda ajudo a atirar as dúvidas dos novatos durante as férias e olha por vontade própria pq eu vou atrás não quero voltar e ver descobri que bagunçaram meu cronograma, e hoje recebendo bem e olhando para baixo vejo que ambientes, padrões e patrões como vc realmente não precisam existir, não faz sentido hoje em dia, no passado ok era outro tempo e mais dificuldades, porém hoje não há o porquê.

    • @DionisoBaco1
      @DionisoBaco1 Před 18 dny +1

      Ela só quer fazer "autocrítica" nos outros, mas não nela mesma porque ela é assim mesmo...e tá tudo bem. Só que não. Se ela se acha tão especial a ponto de querer robôs também não reclame quando ninguém tiver como usar nenhum serviço da empresa dela porque os clientes dela usam robôs também.

  • @ERRO403
    @ERRO403 Před 16 dny +1

    Certa vez, entrevistei um senhor de 50 anos em busca de uma vaga de atendente de quiosque, ele era formado em FILOSOFIA mas NUNCA conseguiu vagas na área. Enfim, ele estava com 50 anos em busca de seu PRIMEIRO EMPREGO pois a mãe havia morrido e ele até então, era sustentado por ela. Complicado.😢 Pra piorar, a aparência dele não ajudava em nada, parecia que tinha caquexia fora o relaxo com as roupas e higiene pessoal, tirando isso era muito bem articulado nas ideias.