REGRESSO ÀS ORIGENS? - Bora lá falar de carros, Ep.27

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • Num mundo automóvel cada vez mais 'digital', electrificado e 'automático', o saudosismo pelo simples prazer da condução, indissociável da ligação analógica 'homem-máquina', começa a reunir cada vez mais adeptos!
    As marcas estão à escuta e algumas delas já dão mostras de querer regressar às origens!
    Visitem pedrobastoscar...
    Subscreve 'O canal do Pedro Bastos' no CZcams
    / ocanaldopedrobastos
    Segue no Instagram @o_canaldopedrobastos
    / pedro-bastos-2504198
    / ocanaldopedrobastos

Komentáře • 30

  • @Raptorius
    @Raptorius Před 2 měsíci +1

    Sempre tive um feeling que haveria sempre mercado para voltarmos ao manual/analógico. De certa forma os fabricantes foram "obrigados" a terem que recorrer às soluções totalmente digitais/automáticas, seja pelas emissões, seja pelas classificações nos testes de segurança, mas algum dia "isto" iria acontecer. As pessoas estão fartas, e no fundo, se os fabricantes não ouvem os clientes, então mais vale fecharem as portas e dedicarem-se à pesca!

  • @mariapires7170
    @mariapires7170 Před 2 měsíci +7

    Sr.Pedro, acabo de comprar um Mazda MX5 novo, BJ 24 ZB, soft top, por 36 000 euros, e eu sei que comparado com qualquer super carro a que o Senhor e muito bem nos tem habituado, não passa de uma VeloSolex, mas motor atmosférico de 132cv, mil e noventa quilos, e uma caixa manual de 6 velocidades, que é uma verdadeira delícia, este carro é dos últimos exemplares que reúne o que o verdadeiro petrolhead aprecia num carro deste tipo e a um preço relativamente abordável.A Mazda, parece que vai descontinuar esta versão, para instalar um mild hybrid ou mesmo uma versão plugin, e estragar o carro todo!!! Muito Obrigada e desculpe o "testamento".

  • @hugosousa6834
    @hugosousa6834 Před 2 měsíci +2

    Pedro, essa matéria é mais fácil de sentir do que explicar. Nenhuma palavra consegue justificar o sorriso de conduzir um atmosférico de caixa manual. 😍

  • @JP_SC
    @JP_SC Před 2 měsíci +1

    Concordo Pedro, o elo entre o condutor e a máquina passava sem dúvida em grande parte pale imperfeita caixa manual. Em relação aos motores, há "beleza" em todo o lado, e o motor turbo também nos passa grandes sensações, basta ver que um dos, por muitos, considerado como o melhor carro do mundo tem um lag gigantesco, o F40.

  • @Jose_MB_Guerra
    @Jose_MB_Guerra Před 2 měsíci +1

    Excelência para este vídeo e pela sua pertinência. De facto o mundo da inteligência artificial coloca-nos numa bolha que nos remete para uma realidade quase virtual, privando-nos dos sentidos, da nossa autonomia e da capacidade de decisão. Se por um lado nos ajuda a lidar com os nossos handicaps, sobretudo os físicos, por outro retira-nos a capacidade de pensar, de sentir e agir. Esse interface homem-máquina, sobretudo no mundo automóvel, nos moldes actuais, desajusta-se ao prazer de conduzir e de intuir. Não admira pois, que o mundo analógico e dos clássicos teimem em ficar. Sou de uma geração sem direcção assistida, sem ajudas electrónicas em que o condutor falava com a máquina, já para não falar do cheiro das octanas que nos inebriava de uma forma única. A ligação emocional à máquina não se pode perder. Comer um cozido à portuguesa não é a mesma coisa que comer um hambúrguer. Ambos podem saciar, mas experiência emocional, na minha opinião, é completamente diferente. Forte abraço!!

  • @Theriony451
    @Theriony451 Před 2 měsíci +1

    Vídeo pertinente e actual. Só para registo, o último Ferrari oferecido com a opção caixa manual foi o Califórnia. Evidentemente só se venderam 6. O 599 foram 30 manuais que custam 4x mais que a versão auto e o 612 foram 199 em 3025 carros.

  • @ricardosoares834
    @ricardosoares834 Před 2 měsíci +1

    Quando comprei o meu civic 1.5 sport plus caixa manual em 2018, toda a gente dizia é pah isso já não se usa... olha o golf dsg... mas hoje digo para mim, bendita a hora, aquela caixa é uma delícia 👌

  • @franciscomerc1
    @franciscomerc1 Před 2 měsíci +1

    Olá Pedro. Boa reflexão geral e apaixonada, mas quanto à parte da digitalização e para onde caminha a indústria automóvel, está a esquecer o seguinte: A segurança dos carros é hoje exponencialmente maior graças à dita digitalização e aos sistemas de segurança ativa e passiva, reduzindo a sinistralidade nas estradas (e ainda bem); Em segundo lugar, o reduzir da pegada ecológica, a par de normas cada vez mais apertadas e que vão toldando o desenvolvimento do automóvel para um veiculo cada vez mais eficiente e silencioso (e ainda bem!); Em terceiro, há que lembrar que muita gente vê o automóvel como um simples ‘meio de transporte de A para B’, estando-se pouco marimbando para as experiências analógicas e saudosismos de outros tempos que muitas, ao contrário de si, nem viveram. Uma pessoa nascida no ano 2000 a comprar hoje o seu primeiro carro não irá sequer pensar nisso, pois não viveu esses tempos “áureos” do automóvel, dos rallies Grupo B sem barreiras de proteção ou os berrantes motores V12 num carro de F1, nem tampouco têm interesse nisso. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.. o ‘automóvel analógico’ será cada vez mais uma coisa de nicho, para quem pode e quem aprecia.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Před 2 měsíci +1

      Mas era justamente para esse nicho que este vídeo é dirigido, em jeito de 'not all is lost' ;-)

  • @antonyoantonyo7005
    @antonyoantonyo7005 Před 2 měsíci +1

    Tem toda a razão,estes gadgets elétricos com rodas não são automóveis a sério. Comprei há pouco tempo um Bmw Z3 e redescobri o que é conduzir . Apesar das patilhas nos automáticos diminuir o aborrecimento das cvts.

  • @MrXispas
    @MrXispas Před 2 měsíci +2

    É como ir à conquilha. Tem no restaurante e no mercado mas não há nada como andar a apanhar. E depois de três horas a dar ao pé, dá uma bela janta feita por um gajo.....Não dá para explicar como sabe muito melhor....

  • @rodrigoantunes8502
    @rodrigoantunes8502 Před 2 měsíci +1

    A sintese perfeita, foi tudo dito,👌

  • @rcasimoes
    @rcasimoes Před 2 měsíci +2

    Intendi perfeitamente a questão, mas temos de ver tudo o resto, o marketing e lucro, sinistralidade. Começando por aqui, tudo este autonomismo é sinónimo de tecnologia, e de evolução. Como no mundo em geral os acidentes aumentaram, existiu a necessidade de cada vez mais minimizar os mesmos, aqui entra todo este automatismos para tentar ao máximo evitar os possíveis acidentes, bem como tentar que as pessoas conduzam de uma forma mais calma e descontraída e que tenham mais control do que estão a fazer, dando mais segurança ao condutor dito regular, normal. Depois temos sempre o factor económico, “ bem tenho um carro com mais de 700cv” a pessoa pode nem usar toda esta potência, mas o poder que lhe transmite saber que ali debaixo do capo tem essa potência toda. Depois olhando ao facto que nem todos os que compram estes carros têm capacidade e conhecimentos de condução para dominar estas potências, mas… mas têm dinheiro para as comprar, ora se não for a electrónica a ajudar estes condutores acho que seria um segmento de carros apenas para um número reduzido de pessoas. Mas isto também acontece na competição hoje em dia, com a parte electrónica a ajudar o piloto na condução do carro, seja em tração ou mesmo na subviragem dos carros, que está bem vincada na F1. Mas entendo que para os amantes do antigamente tudo isto seja um cortar do prazer de condição, a meu ver as marcas falham no facto de não permitirem que todos estes automatismos não possam ser desligados, isso sim fazia sentido..

  • @carlosanjos2335
    @carlosanjos2335 Před 2 měsíci +1

    Estamos a falar de carros que custam um apartamento e estão nas garagens e saem só aos fins semana!!!
    O carro do dia a dia automatico de dupla embreagem são uma delícia.
    O resto são um patamar que não são para a maioria dos portugueses.
    O resto é música para os meus ouvidos.

    • @nunagoras
      @nunagoras Před 2 měsíci +1

      Dito. No fundo, para o bem e para o mal, o carro tornou-se mais uma commodity de consumo mais ou menos rápido daí não surpreender que os carros estejam cada vez mais iguais uns aos outros! De resto, a malta quer automático para ir de A a B. Para fins específicos há nichos de mercado que os suportem.

  • @rcasimoes
    @rcasimoes Před 2 měsíci +1

    Em relação os elétricos, totalmente de acordo, não tem de fazer barulho, ainda para mais que era um dos grandes fatores e bandeira de venda dos fabricantes, o silencio no habitáculo. Não faz sentido algum colocar um som falso ou um barulho de motor quando o carro não emite nenhum ruido, porque nem linha de escape tem.. Quem barulho de escape, temos de ter um carro a combustão.

  • @CarlosLopesAT
    @CarlosLopesAT Před měsícem +1

    Espero que as montadoras o ouçam no que diz respeito à diminuição das ajudas eletrônicas!
    No mundo real dos carros novos do nosso cotidiano, não podemos mais sequer desligar os faróis, o que dirá desativar o auto start stop. Sistemas operacionais irritantes, tal como o IDrive 9 da BMW, que especializou-se em vender subscrições, até de máximos automáticos 😂

  • @pedrofonseca4328
    @pedrofonseca4328 Před 2 měsíci

    Já experimentei um carro com caixa automática e para a minha avó fazia todo o sentido.

  • @MrXispas
    @MrXispas Před 2 měsíci

    Em AE gosto da caixa de 9 automática, dos 400 NM e dos 1600 Kg de peso. Mas como não sou muito de AE, e gosto de ir para o Sul pelo meio do Alentejo passando por Mértola, aí prefiro um gasolina atmosférico com caixa manual a cortar às 7000 e com 1200 Kg. Continuamos a ter de ter cuidado com os javalis e com os linces....

  • @marcorafael740
    @marcorafael740 Před 2 měsíci +1

    É o meu caso, adoro carros, tenho 3, mas olho para carros de 2008 para a frente, nenhum me desperta interesse... A minha esposa está sempre a dizer só gostas de cacos velhos e eu digo olha é a vida, são gostos.

  • @joaomorais5482
    @joaomorais5482 Před 2 měsíci

    Boas ... Cada vez mais o automóvel deixou de ser fabricado para quem gosta de conduzir , hoje em dia faz falta carros para nos dar prazer na condução . Já agora podem me indicar uma casa na zona de Lisboa que alinhe direção ( carro com direção elétrica ) com saber e qualidade . Muito Obrigado .

  • @12345678939218
    @12345678939218 Před 2 měsíci

    Sr. Pedro, tudo que falou está correto e eu concordo, no entanto, esqueceu que no dito "carro comum" nada disso irá ser possível, por 2 motivos muito falados, novas exigências da legislação e controlo de emissões. Infelizmente isso também está a tornar os carros mais pesados e complexos, o que é um contracenso, mas isso seria assunto para horas. Então ficamos por aqui, com a tristesa da realidade automóvel atual.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Před 2 měsíci

      Mas este vídeo não fala de 'carros comuns' ;-)
      Obviamente que é sempre possível comprar um usado de excepção, quase ao preço de um 'carro comum'.. ;-)