PESSOAS INICIADAS NO BATUQUE e no OMOLOCO, PODEM MIGRAR PARA O CANDOMBLÉ CONTANDO A SUA IDADE ?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 13. 09. 2021
  • Seja bem-vindo(a) ao Canal ILÊ ALAKETU ASÉ ODÉ AKUERÃN - Axé PV Oficial! O Canal tem como objetivo compartilhar o dia a dia do nosso asé, funções, festividades, entrevistas, calendário anual e muito mais.
    ✔ Deixe o seu like, se inscreva no canal, fique à vontade para dar sugestão de vídeo nos comentários e ative o sininho para que você possa receber a notificação dos vídeos novos!!!
    ================
    ✔ ATENDIMENTO (JOGO DE BUZIOS) TELEFONE: 11 4194-2002
    ================
    REDES SOCIAIS BABA KABILA:
    PÁGINA NO FACEBOOK:
    / about
    FACEBOOK: / kabila.carvalho
    INSTAGRAM: kabilacarvalho?...
    CZcams: / @ilealaketuaseodeakuer...
    DOUTOR JOSÉ PILINTRA ARTIGOS RELIGIOSOS
    A DOUTOR JOSÉ PILINTRA É UMA LOJA DE ARTIGOS RELIGIOSOS QUE FICA LOCALIZADA NA AVENIDA JOÃO VENTURA DOS SANTOS, NUMERO 248 JARDIM BARONESA, OSASCO, SÃO PAULO.
    COM A FABRICAÇÃO DE FERRAMENTAS PRÓPRIAS A LOJA SE DESTACA COM O MELHOR PREÇO NO ORÇAMENTO E TAMBÉM NO FECHAMENTO DA VENDA, SEM CONTAR EM UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE, E PARA SUA COMODIDADE ENTREGAMOS NA SUA RESIDÊNCIA!
    COMPRAS ACIMA DE R$ 300,00 O FRETE É GRATIS NAS REGIÕES DE OSASCO, CARAPICUIBA E BARUERI, PARA OUTRAS LOCALIDADES CONSULTE AS CONDIÇÕES NO NOSSO WHATSAPP:
    11 99485-9372
    11 3656-7875
    INSTAGRAM:
    @drjosepilintra
    VENDAS NO ATACADO E NO VAREJO
    ESTACIONAMENTO NO LOCAL
    ACEITAMOS TODOS OS TIPOS DE CARTÕES
    CONDIÇÕES DE PARCELAMENTO DIFERENCIADAS
    NÃO COMPREM NADA SEM ANTES DE CONSULTAR OS NOSSOS PREÇOS.

Komentáře • 124

  • @luccasteixeira1179
    @luccasteixeira1179 Před rokem +5

    A bencao pai. No batuque tambem tem seu tempo e sua ritualistica para se tornar babá e yá. Infelizmente alguns no batuque pulam etapas hoje em dia, mas isso anda acontecendo tambem! Onde tem ser humano corrompe tudo. Conheci pai Cleon e conheco pai chiquinho e sou descedente do pai luiz. Axe a todos nos.

  • @alexandres.b.4321
    @alexandres.b.4321 Před 2 lety +15

    Creio que seu conhecimento sobre Batuque é realmente muito limitado e tom de preconceito. Eu sou Zelador aqui no sul, iniciado com sete anos hoje cuido de pessoas, e fui liberado para cuidar do Àṣẹ aos 30 anos após 23 anos de iniciado, amo meu batuque, cheguei onde cheguei com ele, sou o que sou com ele, conheci o mundo dos Orisás com ele, tenho omos pelo Brasil. Realmente nosso modo de realizar Àṣẹ e diferente do candomblé. Essa questão de chegar no terreiro e abrir casa tem em qualquer religião afro Brasileira, dinheiro hoje manda nos terreiros, se não fosse assim você, conhecedor profundo do Batuque do Sul não estaria se alto divulgando e se promovendo nas redes sociais e atraindo adeptos para seu ilê, sabemos mais adeptos hoje é mais grana que entra, por isso o truque como as igrejas evangélicas e descontrair a fé alheia para atrair para si mais grana, e o pior, Difamando uma religião com milhões de adeptos, duvido que seu propósito com esse vídeo não seja dizer que és o melhor, e admiro um sacerdote de seu "Gabarito", Falar dessa forma e desrespeitar um fé que tem mais de cem anos, que luta contra todo tipo de preconceito e ainda vindo de pessoas que também cultuam Òrìsà, Orisá africano, Orisa que agrega, Orisa que quer evolução e pessoas com caráter a sua volta, os ovacionando, os louvando. Que Olodumare lhe abençoe e coloque dentro de seu crânio mais humildade e sabedoria sacerdotal, Àṣẹ para ti Baba.

    • @pingoguimaraes5626
      @pingoguimaraes5626 Před rokem

      Não tem elemento não tem curas não tem corte curas não tem implantação de energia não é orixá é devoção ao orixá ,pai sro está correta

    • @joaofranco6421
      @joaofranco6421 Před rokem +5

      Calma, ele é apenas um "candomblesista". Explique para ele, que se quiser vir para o Batuque, vai ter que lavar a cabeça e fazer "amieró", como todo mundo.

    • @vargassmartins1776
      @vargassmartins1776 Před rokem +6

      Parabéns irmão infelizmente vi somente hoje este discurso de xenofobia contra nossas nações do sul, como você sou de uma tradição antiga de batuque nação jeje nago, coisa que este senhor desconhece, pois não soube explicar ao ignorante povo de candomble sobre nossas tradições e culturas corretamente.
      Sua passagem aqui não deixou saudades ! Aliás para ser de batuque, outras linhas como ketu, angola e ifa tem que ser iniciado aqui também, pois são nações diferentes de origens diferentes!
      A porta de uma nação se fecha quando inicia se a do vizinho!

    • @rubendario8119
      @rubendario8119 Před rokem

      👏👏👏👏👏👏👏👏

    • @conceicaosantos8775
      @conceicaosantos8775 Před 11 měsíci

      A sua bênção eu sou iniciada em Ketu não conheço não conheço batuque agora por questões de saúde estou aqui no Rio Grande do Sul que também é minha terra mas fui iniciada no Paraná conheço muito pai Cabila de nome. Mas nunca vi ele fala mal de ninguém como não está falando , Campinas explicando as diferenças que é candomblé Ketu não é só lavar a ouvir um escrito aí falar no Ketu se raspa catula, kele por três meses.

  • @alexfernandosouza7962
    @alexfernandosouza7962 Před rokem +6

    Eu sou Feito no Candomblé, no entanto não deixo de reconhecer as obrigações de Omoloko e Batuque. E mais ou menos o que ocorre com a gente de candomblé, o Povo da religião Yorubá, tbem não nos reconhece, as vezes se acham melhores do que a gente. Portanto acho que não devemos fazer o mesmo, com pessoas que cultuam de forma diferente.

    • @jeanpierredesouza5859
      @jeanpierredesouza5859 Před 6 měsíci +1

      As vezes? Sempre!! Sou de Candomblé e me da nauseas quando falam como se o único certo fosse o Candomblé.

  • @vilmaespindola4992
    @vilmaespindola4992 Před 2 lety +9

    Motumbá Babà
    Sim quem quiser migrar para o Batuque ou Omoloko mesmo sendo iniciado no ketu, também deverá ser iniciado novamente e perderá seu tempo iniciando tudo novamente, afinal são outras águas. Quanto ao Omoloko sim adoxamos, temos Orunkó e não fabricamos Sacerdotes, aqueles que tem esse caminho deverão trilhar uma longa estrada antes, quanto a ser mais visto no Rio de Janeiro o Sr desconhece os Omolokos de Minas e São Paulo como o nosso Caso. O Omoloko é sim um culto que antecede a Umbanda e que deve ser respeitado como tal

  • @verabeatrizrodriguesreimbr2054

    Benção pai kabila, o apronte não necessariamente é pra ser pai de santo, TB no sul leva-se anos pra ser um pai de santo. Infelizmente assim como no candomblé tem no batuque pais de santos muito precoce.

  • @joaofranco6421
    @joaofranco6421 Před rokem +8

    Seu conhecimento sobre o Batuque é limitado. Mas eu lhe entendo, não dá para explicar tudo aqui no youtube. E é claro que quem resolve trocar de religião tem que se submeter a outras liturgias.

    • @GustavoDuartedaSilva-sl1qd
      @GustavoDuartedaSilva-sl1qd Před 7 měsíci

      Realmente ele se limitou a falar de um Batuque pueril, estético e prematuro, mas isso existe em todas as religiões. Tenho 14 anos de Batuque e não sou pronto. Existem casos e casos. Nossos segredos de feituras e comidas de santo permanecem em nossas famílias, e do preparo ele realmente mostrou não saber. O Batuque realmente não tem nada a ver com o Candomblé, além da filosofia Orixás Voduns. O Candomblé está no CZcams no google a muito mais tempo, nós sabemos sobre eles, eles não sabem sobre nós.

  • @ribeiroribeiro2295
    @ribeiroribeiro2295 Před 2 lety +5

    Como é questão de vivência pessoal e opinião pessoal, ok.
    Mas só ouvi desinformação.
    E falando de Omoloko, Omoloko verdadeiro, não estou aqui falando de umbandomble (umbandas misturadas) nem de candombanda(candombles que querem fazer festas de exu e pombagira, malandros, etc e nem sabem) estou falando de Omoloko de Raiz, verdadeiro, com fundamento lá da Cabula, das makumbas cariocas, da resistência das senzalas, esse Omoloko tem fundamento, tem seus ritos, tem seus axés. Acredito que ao tratar de assunto q conhecemos pela superfície é melhor nem comentar, religião não se aprende em vídeo, áudios, religião se aprende praticando e vivendo, aqueles que querem saber o que é um Omoloko procure um terreiro e viva o Omoloko lá dentro, sinta a energia, viva a história, percorra o caminho antes de falar palavras vazias sobre a religião dos outros.
    Por fim , me pego em dois pontos:
    Onde que está escrito que precisamos da aprovação do candomblé pra alguma coisa ? Se a criatura quiser ir para o candomblé e se iniciar outra vez , ok! Liberdade é pra isso, mas o candomblé não é um órgão regulador que vai ditar o que está certo ou errado, um católico é batizado, se for para a igreja protestante será batizado outra vez, cada um a seu culto louvando o mesmo Deus.
    Um sacerdote de Ifa e um de Omoloko no camdomble são então abians, assim então camo um pai de santo de candomble é apenas ndumbi/abian em um terreiro de Omoloko....
    Segundo ponto, benção meu mais velho, eu entendi que o senhor é de ketu, mas seu santo é nkice ? Kabila.

  • @GustavoDuartedaSilva-sl1qd
    @GustavoDuartedaSilva-sl1qd Před 7 měsíci +3

    Pai Kabila o Batuque tem comidas de santo sim. Mas os nossos segredos estão entre nossas famílias, muito diferente do Candomblé. Sabiamente o Baba Cleon lhe mostrou apenas a sala não lhe levou até a cozinha do axé. As feituras as maneiras de fazer são do nosso povo e não deve se revelar ao externo. O Batuque pueril, estético e prematuro ao qual vc se refere é objetivamente o que o leigo tem acesso.

  • @lucineaferreira5275
    @lucineaferreira5275 Před rokem +3

    Gente o.modo que se inicia e só diferente. Iniciação e iniciação é iniciação. Freira e padres tb raspar os cabelos . O negócio é que o candomblé pegou o ato de raspar os cabelos como garantia de informação e como o certo é único ato que fundamenta uma iniciação. Agora aparece alguém com dinheiro no candomblé. É iniciado , no jogo orixa não pede os cabelos ou virá ekede e ogan em 3 dias após frequentar o terreiro.

  • @fransergioprojetista7781
    @fransergioprojetista7781 Před 2 lety +2

    A benção Pai! o senhor me encanta....Te amo

  • @cristianoreis9834
    @cristianoreis9834 Před 2 lety

    Exelente explicação

  • @elielalmeidauchoa5530
    @elielalmeidauchoa5530 Před 2 lety +1

    Boa noite babá amo o senho, e suas explicações

  • @jeffersonboschetti4170
    @jeffersonboschetti4170 Před 2 lety +4

    A bênção!
    Com relação a omoloko o senhor tem que se aprofundar mais para falar da nação!
    Não somos umbanda!
    Procure pesquisar 🙏

    • @GustavoDuartedaSilva-sl1qd
      @GustavoDuartedaSilva-sl1qd Před rokem +2

      Com Relação ao Batuque tbm
      Acassa
      Acarajé
      Nhamnham
      Ebô
      Axoxo
      Erã
      Deboru
      Amalá
      Todas essas são comidas de santo que o Batuque tem e tem mais ...

  • @jefersonporto5978
    @jefersonporto5978 Před 2 lety +2

    Me chamo jeferson sou do sul do Rio Grande do Sul policial militar aposentado tenho 52 anos morando em São Paulo Santa Efigenia sou do Bara lode e Inhança prazer pai kabila acho legal seus ensinamentos videos o senhor um homen bonito bjão e abração

    • @amandabritosilva7920
      @amandabritosilva7920 Před rokem

      Oie, você tem casa em São Paulo, ou frequenta alguma casa que seja do batuque?

  • @bruxodalira5267
    @bruxodalira5267 Před rokem +3

    Essas coisas dos 7 anos e uma balela pra prender o yawo e tê-ló como escravo. O yawo que tem caminho pra ser babalorixá deveria receber seus búzios na iniciação e o babalorixá ensiná-lo nos 7 anos pra que quando ele pudesse jogar , ele tivesse o entendimento. O que acontece é que os babalorixás não ensinam os seus yawos e quando eles tomam 7 anos, ganham os direitos e a maioria não sabe usá-los. Candomble segue uma tradição escravocata através do monopólio de conhecimento e tirania. Sou iniciado a anos no Candomble e não concordo com essas palavras. A benção

  • @jefersonporto5978
    @jefersonporto5978 Před 2 lety +2

    Boa tarde meu querido Babá kabila

  • @Patyjmedeiros
    @Patyjmedeiros Před 6 měsíci +2

    Esse sr pode ser muito conceituado e respeitado no Candomblé, porém digo o mesmo a ele. Para o Batuque ele tb não representa nada. Muito debochadinho. Ele conheceu alguns pais de santo daqui, não todos. Quem disse que queremos ser parecidos com o candomblé? Tem tantos erros quanto os Batuqueiros.

  • @babaakineleegbeaseogun7816

    O Batuque tbm se faz necessário obrigações menores antes de se Aprontar.

    • @odeomoigbo7458
      @odeomoigbo7458 Před 2 lety +1

      O Batuque não tem ligações profundas com raiz Iorubana e Fon, perderam muito dos rituais, da língua etc.

    • @Yandeoxala
      @Yandeoxala Před 2 lety

      @@odeomoigbo7458 Isso mesmo. O Sul do Brasil tem muito influente europeia, tudo lá é mais gourmetizado. Eles perderam muito do conhecimento do culto, do afro. Há sim coisas do batuque que é bem arcaico e não é visto no candomblé por exemplo, mas em visão geral, é bem mais contemporânea. A línguagem ritualística mudou muito, pelo exemplo. Onã/lonã = caminho/senhor dos caminhos virou Anã/lanã. Oxum Iponda virou pandá e por aí vai. Eles tem uma forma diferente de receber santo que a pessoa nem sabe q recebeu, não é como o nosso simples transe. Então se vc é montado no batuque, não é o mesmo que virar de santo no candomblé, o outro mistério, então de requer uma nova iniciação

    • @odeomoigbo7458
      @odeomoigbo7458 Před 2 lety +1

      @@Yandeoxala Exatamente, mas essa história de que "não sabe que recebeu o santo", eu não acredito🤣, pra mim isso é mentira deles, pois nem no Jeje que tem a iniciação mais complicada existe essa inconsciência toda e olha que são 3 meses de iniciação, tem o grá (Ritual de purificação e tbm para tirar a consciência do vondunsi, a pessoa fica 3 dias e 3 noites dentro da floresta virado), tem obrigações que fica de Domingo de manhã até quinta-feira virado santo, e você não vê essas histórias mirabolantes.

    • @vargassmartins1776
      @vargassmartins1776 Před rokem +1

      @@odeomoigbo7458 você está falando de sua nação, como vc nao conhece nada do batuque limite se a dar pitaco na sua linha!

    • @odeomoigbo7458
      @odeomoigbo7458 Před rokem

      @@vargassmartins1776 Farei isso a partir do momento que vocês pararem copiar o candomblé como vem fazendo, mas enquanto nos copiarem eu vou falar sim. Cada um no seu quadrado, mas o fato é que estão nos copiando:
      1) *Batuque não tem Àlágbé, esse é um cargo do candomblé.* Na língua Iorubá o termo usado para se referir aos tocadores de atabaque é "Bàbá Onilú", o termo Àlágbé foi criado dentro do candomblé e vem de "Ala" (senhor)+gbe (levar ou transmitir), afinal o Àlágbé é o homem que transmite as diretrizes aos outros ogãs.
      2) *Batuque tradicional usa sino, hoje em dia estão usando Adjá.*
      3) Copiando os métodos adivinhatórios do candomblé que antes não eram usados no Batuque.
      4) *Uso de paramentos dos Orixás do Candomblé, que não fazem parte da tradição do Batuque. Citando como exemplo, temos o uso da palha* *para Xapanã, tal qual é usada nos Candomblés, o que descaracteriza o referido orixá no Batuque.*
      5) Estão introduzindo cantigas do candomblé no Batuque, como "Olo omi ma iyo" (Cantiga de Oxum), "Oni sa aware" (Cantiga de Oxalá), "Nàná Oke Aja osi Iyalode" (Cantiga de Nàná) entre outras.

  • @g1029
    @g1029 Před rokem +10

    Sua benção Babá, no Batuque do RS temos comida de santo sim. Temos acarajé, temos acassá, temos um amalá para Xangô próprio da nossa santeria do Rio Grande do Sul... Axé

    • @vargassmartins1776
      @vargassmartins1776 Před rokem +4

      Ele sabe, conheci pessoalmente no pai cleon, mas tenta desmoralização porque aqui não deixou saudades de ninguém!

    • @GustavoDuartedaSilva-sl1qd
      @GustavoDuartedaSilva-sl1qd Před rokem +1

      Acassa
      Acarajé
      Nhamnham
      Ebô
      Axoxo
      Erã
      Deboru
      Amalá
      Todas essas são comidas de santo que o Batuque tem e tem mais ...

  • @will0909
    @will0909 Před rokem +1

    Acho que o senho está falando coisa sem saber sem conhecer

  • @rubensbaccan8179
    @rubensbaccan8179 Před rokem +4

    Desculpe senhor, creio que lhe faltou conhecimento sobre o Omoloko, nada tem a ver com umbanda, são Duas coisas diferentes, umbanda e uma coisa é Omoloko principalmente da raiz nagô e bem diferente do que o senhor descreve. Temos obrigações de 1 ,3 E 7 anos, nada confere com sua descrição, precisa estudar mais sobre nossa raíz e deixar de falar sobre o que viu em uma determinada casa, que pelo visto, nada tem a ver com omoloko.

  • @g1029
    @g1029 Před rokem +2

    Temos abo de Oxalá temos axoxo também. Temos Erã e miãmiã...

    • @g1029
      @g1029 Před rokem +1

      Ebô de Oxalá*

    • @GustavoDuartedaSilva-sl1qd
      @GustavoDuartedaSilva-sl1qd Před rokem +1

      Acassa
      Acarajé
      Nhamnham
      Ebô
      Axoxo
      Erã
      Deboru
      Amalá
      Todas essas são comidas de santo que o Batuque tem e tem mais ...

  • @carolac_c
    @carolac_c Před 3 měsíci +2

    E vice versa. Se não quiser perder ser tempo de santo no Ketu, Jeje ou Angola não migre para a Umbanda, Tambor, Omoloko, Jurema, Batuque. Os cargos de Candomblé de nada valem nessas oitras citadas religiões.

  • @lucianaazevedo132
    @lucianaazevedo132 Před 2 lety +2

    Pai kabila, sua benção!!? Fala um pouco sobre os abikus, os que nasceram da morte. Eu sou abiku e queria que explicasse um pouco sobre esse assunto tão polêmico. Iemanja abençoe

  • @vladimirazevedo7336
    @vladimirazevedo7336 Před 2 lety +1

    Grande sábio

  • @moretop3909
    @moretop3909 Před 2 lety +5

    Talvez seja por isso que vemos cada coisa maluca vinda do povo que se inicia desta forma né. Criam fundamentos, as sessões parecem festa de 15 anos. vemos até pomba gira chegando de helicóptero pra festa nos video do youtube.

  • @DarlanAragao
    @DarlanAragao Před 2 lety +19

    Mukuiu, Mutuba ao senhor Babá Kabila, acredito que informações são essenciais e desiformação as vezes torna o conteudo sem objetividade. Compreendo a limitação do senhor em falar sobre o Omoloko, ainda bem que o senhor diz que a verdade não é unica e nem tão pouco sua. Mais quero reiterar algumas informações que o senhor nos dois minutos que falou o usou na sua live sobre o Omoloko. Iniciamente a palavra Omoloko é de origem Mussurumim que pode significar ( Filhos da Gameleira na forma grosseira da tradução ou na forma mais clara O M O L O K O
    O- Universo Terra-asasé M -Origem Mussurumim O-Universo agua-maia L-região lunda O-Universo Ar- kitembú k-Etnia kioko O-Universo Fogo- Dijiku, melhor dizer de origem Bantu, hoje o Omoloko não está só no "Rio de Janeiro" como o senhor afirmou, nossa nação está espalhada em todo o Brasil. Se o senhor não conhece sugiro estudar um pouco sobre um grande nome que é Tata Tancredo da Silva Pinto, acredito que pela idade de santo que o senhor tem deva até tido alguma convivencia com ele. Pois bem vamos lá, não somos umbanda, umbanda é umbanda, Omoloko é Omoloko. Sou iniciado há 10 anos para o Orixá Oxossi de forma sincrética pois seria o Bakuru Madé, tenho cargo no Abassa a qual sou filho e pesquiso o culto, além disso nossa origem é africana se não sabe, somos de Origem da Tribo Lunda na Região Kioko do Norte de Angola. Chegamos aqui ainda no Século 19 com as primeiras manifestações por Maria Batoyo, que iniciou Fujeko e ai vai. Além disso temos um influencia do Culto Angola em nossas raizes e rezamos Ingurissis. Como tradição a tribu lunda eles tinha a manifestação dos ancestrais além dos Inkices, Bakuros e Orixas que nos permiti sim a temos a influencia de entidades ameríndias, como cabloclos, pretos velhos que são nossos ancestrais por influencia. Quanto a iniciação temos recolhimento, ronco, quanto de santo e todas a funções e eros (yuruba) que são necessarios para que orixa-Bakuru-Inkice venha a nascer no Ori daquele que se inicia. Quanto a duvida de que deve-se ou não aproveitar o tempo faço uma pergunta, qual diferença do meu orixa ao de um iniciado no Ketu, para mim apenas o barracão, nada mais, na Roça de Omoloko, aprendemos que existe em nos uma influencia muito clara e evidente de que precisamos dos ancestrais, ai faço uma pergunta ao senhor que peço que traga como tema, O iniciado no Ketu como senhor disse ser conhecedor melhor desta nação, pode rodar de Pomba-Gira, de (Egun) de preto velho, qual reflexão o senhor faz disso. Isso é nosso do povo de Omoloko, porque as entidades de umbandas são ditas por alguns Babá como de menor falar e depois descobrimos que esses vira de catiço, como assim produção, falar de culto apenas por opinião, o por acha que a sua nação possa nos acolher ou não. Outra reflexão quanto a quem sair de uma agua para outra, isso mostra liberdade não mostra submissão, vejo que a sua fala me ajuda a entender o quanto o culto Omoloko é vivo, forte, quanto os orixas se manifestão de forma verdade. Lamentavelmente como no Ketu há maus sacerdotes, há maus yawos, a há maus iniciados, que ao inves de mergulhar no tema e se apropriar apenas denigre e defaz como uma opinião singular. Acredito que o senhor como bom sacerdote não teve a intenção de ferir uma memoria tão significativa, reitero a imagem de Tata Tancredo que foi um singular homem na historia. Caso não conheça ele e seu legado sugiro a pesquisa ele foi autor de pelo menos 15 livros, teve uma revista ai no Rio de Janeiro chamada Mironga que levava a fé de todos os cultos ao mundo, foi um homem que iniciou mais de 3500 filhos no Brasil. Veja o site do www.omoloko.com.br e la tem mais informações, peço ago ao senhor, que o Orixa que reina em meu Ori seja mais forte, mais espero que o senhor como homem publico também reconheça o valor do culto e suas origens. Axé

    • @dionisioluciano7344
      @dionisioluciano7344 Před 2 lety +2

      Axé para Axé irmão Darlan, sua benção 🙌, resposta aprazível 👏👏

    • @DarlanAragao
      @DarlanAragao Před 2 lety

      Mukuiu irmão

    • @rosavermelhaa
      @rosavermelhaa Před 2 lety +1

      @@DarlanAragao Falou tudo, a soberba e o menosprezo de certos Babalorixás do Candomblé a outras vertentes da nojo. Sou de Umbanda Omoloco, jamais migraria para o candomblé.

    • @DarlanAragao
      @DarlanAragao Před rokem +1

      @@rosavermelhaa Axé sempre. Mukuiu

    • @conceicaosantos8775
      @conceicaosantos8775 Před 11 měsíci

      Bom você só com 10 anos e tem tanta sabedoria parabéns brinquedo não recebe preto velho nem caboclo nem pomba gira..
      Seria muito bom se cada um se respeitar se sem brigar sem querer se engrandecer o meu é melhor que o seu poxa cada um cuida da sua fé ele tá apenas passando conhecimento para quem quiser não assistir se não gosta eu faço assim cerrado entrar no vídeo alheio para falar mal errado faz um vídeo para você

  • @MarcusVinicius-fp8tn
    @MarcusVinicius-fp8tn Před rokem +4

    Nunca ouvi tanto desrespeito e malícia num só vídeo... Recomendo mais humildade na próxima... Desnecessário esse vídeo.

  • @tamyrisferreira1456
    @tamyrisferreira1456 Před 2 měsíci +1

    Se a pessoa do candomblé quiser migrar pra o batuque também terá que começar do zero
    Isso é em qualquer região
    Candomblé não e melhor que ninguém

  • @minutosdesabedoriaeaxecompaiki

    Muito sábio parabéns Bàbá, sua benção !!!

    • @vargassmartins1776
      @vargassmartins1776 Před rokem +1

      Sábio? Conhece batuque e seus fundamentos para dizer está tua análise!

  • @pablopezzi3549
    @pablopezzi3549 Před 2 lety

    Só Jesus na causa.

  • @Notaveispodcast
    @Notaveispodcast Před 11 měsíci

    Penso que a dogmática exagerada e o tempo gasto para se formar um pai ou mãe de santo, seja um dos maiores entraves ao crescimento das religiões de matriz africana no Brasil, o que, por consequência, mantém tais religiões em uma espécie de "gueto" cultural.

  • @williancharles9146
    @williancharles9146 Před rokem +7

    O Batuque Do Riu Grande Do Sul é lindo , e merece todo o respeito .
    Infelizmente debochado e com falta total de conhecimento sobre o Batuque .
    Axé
    🙏🙌

    • @CarlosAmaralTI
      @CarlosAmaralTI Před 4 měsíci

      Em nenhum momento ele foi desrespeitoso. Apenas mostrou a diferença entre o candomblé (Ketu, Efom, Djedje, Angola) e do Batuque.
      Eu conheço Ketu, Angola e Efom. Uma vez fui num batuque em Floripa.. achei estranho o "orixá" falando português fluente, uma vez que no candomblé orixá não fala.

  • @judsonleaoleao2069
    @judsonleaoleao2069 Před 9 měsíci

    Bom dia pai kabila dua benção! O que me surpreende é que e muito instantâneo e rápido para ser baba a gente observa que muitos deles não tem o mínimo de conhecimento da espiritualidade, se observa que a população do Rio Grande do sul vai ter mais batuqueiro que a população acho meio complicado com em poucos minutos se apronta um filho e já se abre uma terreira. Me desculpe mas acho muito comprometedor e de certa forma perigoso espiritualidade e coisa seria e delicada.

  • @cliciagoncalves9397
    @cliciagoncalves9397 Před 2 lety +3

    Boa tarde!
    Sua bênção!
    Mas o OMOLOKÔ nada têm haver com a umbanda...
    Não existe mistura, não podemos generalizar quem faz errado...

  • @adrianabarbosa9050
    @adrianabarbosa9050 Před rokem +4

    Com todo o respeito ao senhor Pai Kabila é bem superficial, pra não dizer malicioso, é muito mal informado, é pra falar de nós batuqueiros o senhor tem conhecer a nossa origem,nossa realidade onde nós desenvolvimento perante a cultura local,fica muito feio o que senhor falar de nós! Por isso existe rivalidade e antipatia entre vocês e nós,o nome é Cabinda e não Cambinda! Me desculpa mas o senhor quer é nós atacar e não nós criticar, ao invés de falar de um e de outro famoso Pai de Santo daqui é melhor falar das demais famílias de santo ,a propósito gente misturada e gente de pouco conhecimento tem também com o povo de vocês! Isso é arrogância do senhor e do seu povinho metido aí do sudeste!
    Nós nunca combatemos ou criticamos vocês e nem fazemos força pra comparar o nosso Batuque com as demais crenças afro-brasileiras ou afro-caribenhas, não reconhecemos as diferenças, respeitamos e não atacamos os outros! É por isso que os Evangélicos são fortes,se respeitam entre si,apesar de serem loucos por dinheiro e racistas são unidos! Muito feio seu relato pois é coberto de preconceito e pouco caso pra com nós do Batuque! Não sei o povo do Omoloko pois não conheço e não crucifico eles pois tenho conhecê-los pra critica-los e não agredi-los, como o senhor preconceituosamente e maliciosamente ataca a nossa religião! É muito triste isso,o senhor não precisava nós agredir, que pena!

    • @GustavoDuartedaSilva-sl1qd
      @GustavoDuartedaSilva-sl1qd Před rokem +1

      Acassa
      Acarajé
      Nhamnham
      Ebô
      Axoxo
      Erã
      Deboru
      Amalá
      Todas essas são comidas de santo que o Batuque tem e tem mais ...

  • @josehugodahorahora5361
    @josehugodahorahora5361 Před rokem +1

    Que olorum.abencoe_nos a todos. No meu ponto de vista cada um está certo até onde sabe, lamentavelmente nem todos se aprofundam para saber o suficiente antes de falar o q não sabem, aí vem as pérolas,...O que mais se vê no candomblé é quem dá mais pinta no barracão, na umbanda quem recebe mais santo, nos evangélicos, quem ora mais alto e recebe o espírito santo , os católicos, quem papaais hóstia.... VCS me poupem, Existem pessoas que passam uma vida inteira com a ferramenta na mão se dizendo um profissional porém na verdade não sabe a verdadeira função do que carrega... Apenas pensa que sabe e sai se exibindo... Abenção aos meus verdadeiros mais velhos

  • @felipeazevedo3361
    @felipeazevedo3361 Před 2 lety +1

    Eu sou de efon corofé

  • @philipepcc1
    @philipepcc1 Před 2 lety

    🙏🙏🙏🙏🙏🙏

  • @Hjsbwbdkan
    @Hjsbwbdkan Před 2 lety +2

    Q quem e feito no nagô egba ? Também e feito?

    • @giovannitassone303
      @giovannitassone303 Před 6 měsíci

      Óbvio que sim! Nago Egba é candomblé e tem iniciação, obrigações e tudo mais

  • @skifutureschiavoni4695
    @skifutureschiavoni4695 Před rokem +2

    Falou uma quantidade enorme de besteiras sobre o Batuque e destilou todo o preconceito típico do povo Ketu. Pelo visto não aprendeu nada. Uma vergonha de Babá. Não é por acaso que o povo do culto de Ifá e do culto tradicional africano senta o pau no candomblé. Colocam em questão todos os fundamentos desta religião justamente pq eles "se acham"...mas não são. Não entenderam nada do q nossos ancestrais trouxeram; nada do q eles fizeram e passaram aqui. Enfim, uma vergonha esta postura e o descaminho deste Babá e de outros que reproduzem isso.
    Sabe nada sobre o Batuque. Deve saber nada sobre Omolokô e emite opinião furada além de babar preconceito e desinformação.
    Só pra seu governo: efetivamente o Batuque não se expandiu para SP, RJ , BA, (até pq não é necessário lá pois já há outras presenças de matriz afro) mas é fortíssimo no Uruguai e na Argentina e outros países de língua espanhola. É, caso não tenha entendido ainda, a contribuição dos afrodescendentes do sul do BR para os negros e para aqueles que sentem o chamado dos orixás, em outras terras.

  • @jeanferreira2662
    @jeanferreira2662 Před 2 lety +2

    Uma curiosidade pai Rui ele e seu filho hoje

    • @LuizEduardo-uz1uy
      @LuizEduardo-uz1uy Před 2 lety

      Esse ruy que vc fala é um que diz que é de xangô ? Ele é do batuque sim . Já vi vídeo deles no CZcams.

    • @jeanferreira2662
      @jeanferreira2662 Před 2 lety

      @@LuizEduardo-uz1uy então ele estava no axé PV

  • @exu-carangola
    @exu-carangola Před 6 měsíci +2

    Pra encerrar:
    AQUI EXISTEM OBRIGAÇÕES QUE DURAM 16 DIAS NO JEJE...
    O POVO HOJE FAZ EM 8 DIAS
    AQUI TEM O INICIO: O TAL ORO QUE VCS CHAMAM
    TEM A PRIMEIRA FESTA PÚBLICA CHAMAMOS DE FESTA GRANDE( ISSO NUMA OBRIGAÇÃO ONDE TEM QUADRUPEDES ARRIADOS, LEVA ESSE TEMPO)
    LEVANTA SE TUDO EM 4 DIAS, CULTUAMOS 4 DIAS PARA LEVANTAR OS ORIXAS DO EJE PARA DAR O OSÉ...)
    NO FINAL DE TUDO...NA OUTRA SEMANA, TEM A ULTIMA FESTA, FESTA ESSA CONSAGRADA A OXALÁ, PARA TERMINAR A OBRIGACÃO....ONDE SE ESTENDE UM ALÁ NO SALÃO NAS CANTIGAS DE OXALA....ESTA FESTA É PARA TERMINAR A OBRIGAÇÃO.
    APÓS MAIS 4 DIAS....OS ORIXAS SÃO ARRUMADOS DE VOLTA NOS LUGARES. FAZ SE ENTÃO OQ CHAMAMOS DE PASSEIO( LEVAMOS OS YAOS COMO VOCES CHAMAM, AO MERCADO, AQUI NO MERCADO PUBLICO, TEM UM ESU ASSENTADO DESDE QUE O MERCADO FOI CONSTRUIDO...DESDE MIL OITOCENTOS E VAI PEDRADA...ESTÁ ENTERRADO NAS FUNDAÇÕES DO LOCAL.
    ESTE ATO DE IR AO PASSEIO, SIMBOLIZA O RETORNO DA PESSOA A VIDA NORMAL, ALGUNS MAIS ANTIGOS, COSTUMAVAM AO CHEGAR NA CASA DE VOLTA, SIMBOLICAMENTE...ENSINAR O YAO A RISCAR UM FÓSFORO, PEGAR EM GARFO E FACA, ETC ETC...SIMBOLIZANDO A VOLTA A VIDA PROFANA. PORÉM AQUI, TAMBEM SE ACREDITA NO RENASCER NO SANTO, ONDE VC MORRE FULANO E RENASCE...ORIXÁ TAL.
    NO MEU CASO....SOU DE OXUM, A QUALIDADE YOPONDA QUE VOVES CHAMAM AI...MEU ORUNKÓ É FUMIKÉ ( OXUM FUMIKÉ...YEYE FUMIKÉ)
    NO CASO, DEI ESTE EXEMPLO, PQ AQUI, OS ANTIGOS APÓS A FEITURA DA PESSOA, A CHAMAVAM PELO NOME DO ORIXA, ISSO CAIU EM DESUSO HOJE!
    ENTÃO MEU CARO E ILUSTRE BABALORIXÁ...RENOMADÍSSIMO, TALVEZ COMPARADO A ONI OBÁ IFÉ, TAMANHA É SUA RIQUEZA, A SUA INTELIGÊNCIA , PRINCIPALMENTE SUA HUMILDADE, COMO UM MERO MORTAL PERANTE A UM SEMI- DEUS COMO VOCÊ...UM DESCENDENTE DIRETO, CONSANGUINEO DO REI DE KETU COM CERTEZA.....PEÇO DESCULPAS POR TER SIDO UM SIMPLES COCÔ DO BATUQUE, SEGUIMENTO QUE PERANTE VOSSA MAGESTADE....KABIESÍ!!!! APENAS EXPUS UM POUCO DO CULTO TÃO INSIGNIFICANTE AQUI DO SUL.
    PASSAR BEM!! QUE OLORUN....OXOSSE, OXUM, YANSA, TE CUBRAM DE FELICIDADE!!

  • @marialiliancouto8141
    @marialiliancouto8141 Před 2 lety +5

    Eu sempre falo, tem diferença em ser iniciado no ORIXÁ e ser iniciado no Candomblé Ketu, no Omoloko Nagô, no isese lagba

    • @antoniodossantossilvasanto6924
      @antoniodossantossilvasanto6924 Před 2 lety +2

      Primeiro que ninguém se inicia em candomblé e sim em orixá se for ketu, nkisi se for angola e Vodun se for jeje. Ixexe Lagbá é como se chama o culto ao Orixá na África, assim como chamamos de nação ketù aqui no Brasil. O Isese Lagba é como se fosse um ketù puro, eles iniciam e cultuam orixá sem mistura, sem sincretismo , assim da maneira tradicional e milenar, tandt que a expressão Ixexe Lagbá significa Tradição dos antigos.

    • @marialiliancouto8141
      @marialiliancouto8141 Před 2 lety +1

      @@antoniodossantossilvasanto6924 sim meu anjo eu sei. Pq vc tá me explicando?

    • @marialiliancouto8141
      @marialiliancouto8141 Před 2 lety +2

      @@antoniodossantossilvasanto6924 é com S, não cm X. E sim, sobre ser iniciado no Candomble q vc disse q n existe pq a pessoa no orixá. Oq eu disse? Exatamente isso. Sempre um homem pra querer falar a mesma coisa q uma mulher falou pra ensinar ela

  • @kelvimferreira2637
    @kelvimferreira2637 Před 2 lety +4

    O omoloko eu convivi tem sim muinta coisa do candomblé tem assentamentos tem fundamentos tem ronco ou camarinha tem ritos rezas endorocis orogogis tem bori tem pombo Angola e muinta coisa do candomblé apesar que o candomblé também foi reconstruído no Brasil não tinha nada a haver com o que veio de África

    • @dandaraluz920
      @dandaraluz920 Před 2 lety +6

      Na África não tem candomblé. Candomblé é religião afro-brasileira...foi criado aqui.

  • @felipeazevedo3361
    @felipeazevedo3361 Před 2 lety

    Dentro do uruko

  • @skifutureschiavoni4695
    @skifutureschiavoni4695 Před rokem +2

    UMA VERGONHA A FALA DESTE BABÁ!!! SÓ DESINFORMAÇÃO E PRECONCEITO...

  • @will0909
    @will0909 Před rokem +1

    Já vi pessoas falarem bobagem mais o senhor tá perdido

  • @brasileirossa4944
    @brasileirossa4944 Před 2 lety +1

    Candoblé surgiu na Bahia
    A umbanda no rio de janeiro
    Minas no Maranhão
    Batuque no rio grande do Sul
    É muita religião afrobrasileiro kkkkk

  • @Fernando-cf6bx
    @Fernando-cf6bx Před 2 lety

    O que é bori de Aves?

    • @vargassmartins1776
      @vargassmartins1776 Před rokem +2

      Venha ao Rio Grande do Sul conheça o batuque e verá? Aqui não tem you tube e nem Live para ensinar!

    • @Fernando-cf6bx
      @Fernando-cf6bx Před rokem +1

      @@vargassmartins1776 Quem sabe um dia tenho a oportunidade de ir irmão, conhecer sua religião, gostaria muito.

    • @vargassmartins1776
      @vargassmartins1776 Před rokem +1

      @@Fernando-cf6bx caro irmão te recomendo dia 8 de dezembro festa de orixa oxum na praia na orla do guaiba, onde grande maioria dos nossos babalorixas tem culto na praia para oxum! Seras bem vindo!

  • @felipeazevedo3361
    @felipeazevedo3361 Před 2 lety +1

    Parabens pai sua bença as pessoas acham pai kabila que sabe mais nao omoloko nao se raspa

    • @ribeiroribeiro2295
      @ribeiroribeiro2295 Před 2 lety

      Vc esta redondamente equivocado. Vc é de omoloko ? Se sim, qual rama ? Qual sua raiz? Com que propriedade vc afirma isso?

    • @GabrielMelo17878
      @GabrielMelo17878 Před 2 lety

      Boa noite Senhor obatalá, o senhor para falar tem que saber do prato que comemos!. Pratique o seu é pare de falar do amiguinho.

  • @thiagoandrioli3386
    @thiagoandrioli3386 Před 2 lety +3

    Prefiro ketú minha nação

  • @odeomoigbo7458
    @odeomoigbo7458 Před 2 lety +3

    Não conta, o povo do Omoloko de antigamente que era mais profundo não contava, tinha que inciar dentro do candomblé, imagina os de agora que são mais superficiais (Djalma de Lalu, Obaganju, Mocinha etc, eram do Omoloco, mas quando vieram para o candomblé tiveram que inciar).

    • @ribeiroribeiro2295
      @ribeiroribeiro2295 Před 2 lety +4

      Tiveram por q quiseram, conhece a história do sr. Djalma de lalu?
      Acho q as pessoas buscam muito uma aceitação do candomblé, quando na realidade não precisa. O candomblé é apenas mais um sistema religioso dentro de um contexto plural que é a religiosidade Brasileira.
      Um católico é batizado, crismado, se for para o protestantismo será batizado outra vez. Ambas religiões cultuam Jesus Cristo, mas são cultos e rituais diferentes, assim é na umbanda, no candomblé, no omoloko, no tambor de mina, no batuque etc cada um tem sua ritualistica e o que precisa ficar claro e que todas devem ser respeitadas.

    • @odeomoigbo7458
      @odeomoigbo7458 Před 2 lety +2

      @@ribeiroribeiro2295 Quem vinha para o Candomblé tinha que ser iniciado porque o candomblé e o Omoloko são duas religiões muito diferentes. A pessoa podia ser de candomblé e não abandonar completamente o Omoloko, mas não podia ser considerado membro do candomblé sem ser iniciado, pois o Omoloko não tem raízes profundas com o culto de Orixá, Vodun ou N'kissi
      *No Omoloko a iniciação era totalmentediferente do candomblé, pois eles não raspavam, só faziam a "coroa". Primeiro se tirava a mão de Vúmbi, fazia pontiamento no corpo da pessoa, depois dava obrigação para as almas, depois para Exu e aí recolhia a pessoa para descarregar e quem dava o Orukó (Que eles chamavam de "Suna") era um caboclo.*
      *Oxum era chamada de Sinda, Ogum era chamada de Kanjira, Xangô era Zambará e etc, ou seja, não tinha como ser reconhecido algo tão diferente como parte do candomblé, por isso tinha que se iniciar.*
      ⚠️O Omoloko era respeitado, mas como outra religião, e quem viesse para o candomblé tinha que ser iniciado.

  • @tulhoyan6433
    @tulhoyan6433 Před 2 lety +4

    Batuque é o puro beko
    Maior marmotagem

    • @_LuizClaudio
      @_LuizClaudio Před 2 lety +4

      Não generalize meu caro, tem muita casa tradicional aqui no RS e nosso culto está muito alinhado com a matriz.

    • @verabeatrizrodriguesreimbr2054
      @verabeatrizrodriguesreimbr2054 Před 2 lety +1

      Eu não acredito que vcs do candomblé são tão ignorantes ao ponto darem opiniões totalmente preconceituosas e sem respeito. Realmente essas atitudes não condiz com que vcs pegam de respeitar o mais velho e tão pouco orixás

    • @vargassmartins1776
      @vargassmartins1776 Před rokem +1

      Conhece nossos fundamentos? Conhece as provas que orixas daqui passam? Aqui santo não senta e não tira foto!

    • @GustavoDuartedaSilva-sl1qd
      @GustavoDuartedaSilva-sl1qd Před rokem

      Acassa
      Acarajé
      Nhamnham
      Ebô
      Axoxo
      Erã
      Deboru
      Amalá
      Todas essas são comidas de santo que o Batuque tem e tem mais ...

  • @fredericoalmeida6895
    @fredericoalmeida6895 Před 2 lety

    Pai kabila a bênção motumba mukuiu. Em uma festa de candomblé se estiver pais de santo de umbanda batuque e omoloko eles serão chamados para participar da roda de xango ?

    • @odeomoigbo7458
      @odeomoigbo7458 Před 2 lety +2

      Participa como abian, não como alguém iniciado, ou seja, em várias preceitos eles ficam de fora, "serão tratados como qualquer pessoa normal não iniciada."

    • @ribeiroribeiro2295
      @ribeiroribeiro2295 Před 2 lety +2

      Claro que não, ficaram sendo tratados como nada, e sendo xoxados, a soberba é a arrogância não da espaço a humildade e ao bom-senso.

    • @conceicaosantos8775
      @conceicaosantos8775 Před 11 měsíci

      ​@@ribeiroribeiro229513:49

  • @pablopezzi3549
    @pablopezzi3549 Před 2 lety +3

    Com todo respeito, nunca escutei tanta bobagem e informações vazias sobre os poucos fundamentos citados da nação africana praticada no estado do RS. Lamentável, tenho sérias dúvidas da sua convivência em nossa terra.

    • @amandabritosilva7920
      @amandabritosilva7920 Před rokem +2

      Achei isso também.

    • @vargassmartins1776
      @vargassmartins1776 Před rokem

      Sim ignorante funcional, e idiotas úteis que nunca viram, não conhecem e nem sabem nada das tradições e famílias que vieram para cá, e escutar este senhor que veio aqui tentar se estabelecer e se deu mal no Rio Grande do Sul, tua nação termina quando começa aa outras !

    • @vargassmartins1776
      @vargassmartins1776 Před rokem

      @@amandabritosilva7920 conheceu nosso batuque? Conhece os testes aqui para orixas? Aqui orixa não senta e nao tira foto!

    • @amandabritosilva7920
      @amandabritosilva7920 Před rokem

      @@vargassmartins1776 só não conheço como faço parte, sou neta do pai Nilton da Oxum. Claro que ainda tenho muitoooo que aprender, mas o que importa é o amor e carinho que tenho pelos nossos Orixás 😍🙏🏻

  • @felipeazevedo3361
    @felipeazevedo3361 Před 2 lety

    Nao fica recolhido

    • @vargassmartins1776
      @vargassmartins1776 Před rokem +2

      Fica sim diferente desta narrativa desde senhor desrespeitoso.

    • @carolac_c
      @carolac_c Před 3 měsíci

      Omoloko fica recolhido!!

  • @felipeazevedo3361
    @felipeazevedo3361 Před 2 lety

    Omoloko nao se raspa orisa nao fica 3 meses e 21 dias e 7 dias de oxala nao raspa cabeça faz nada disso ty ode

    • @carolac_c
      @carolac_c Před 3 měsíci +1

      Na minha casa, se raspa, sim!

  • @jefersonporto5978
    @jefersonporto5978 Před 2 lety +2

    Me chamo jeferson sou do sul do Rio Grande do Sul policial militar aposentado tenho 52 anos morando em São Paulo Santa Efigenia sou do Bara lode e Inhança prazer pai kabila acho legal seus ensinamentos videos o senhor um homen bonito bjão e abração

  • @lucineaferreira5275
    @lucineaferreira5275 Před rokem +1

    Gente o.modo que se inicia e só diferente. Iniciação é iniciação. Freira e padres tb raspar os cabelos . O negócio é que o candomblé pegou o ato de raspar os cabelos como garantia de incorrporação e como o certo é único ato que fundamenta uma iniciação. Agora aparece alguém com dinheiro no candomblé. É iniciado , no jogo orixa não pede os cabelos ou virá ekede e ogan em 3 dias após frequentar o terreiro.

    • @conceicaosantos8775
      @conceicaosantos8775 Před 11 měsíci

      O irmão me indica uma casa aí onde a gente não tenha que gastar nada que eu tô indo minha casa aonde eu fui iniciada há 45 anos no candomblé eu paguei e continua tendo que pagar agora aqui no Rio Grande do Sul que agora estou aqui conheci uma pessoa que se dizia feito esteira de fazer um reboque com ele porque tava precisando aí ele contou à feitura dele passou 7 dias bebendo tudo pantera qualidade de bebida alcoólica depois descobrir porque meus orixás me contaram a criatura trabalhava com satanismo aqui no Rio Grande do Sul eu sei que é umbanda é boa o resto não conheço portanto não tem nada a falar Babá kabila estou falando leti... Todos os cobram isso com certeza.