Ureia protegida (tratada com NBPT). Vale a pena?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 24. 08. 2024

Komentáře • 41

  • @cibele123
    @cibele123 Před 7 měsíci +1

    Uma aula dessas tem muitos anos de estudos parabens professor por esclarecer um assunto tao conplexo pra gente . Gratidao e a palavra voce top do agro 🤠🤠🤠🤠

    •  Před 7 měsíci +1

      Obrigado, Cibele! 😊

  • @luizalbertoteixeiracosta2595
    @luizalbertoteixeiracosta2595 Před měsícem +1

    Bom dia prof. Frazão! Dentre as várias condições necessárias para que a ureia tratada (NBPT) seja vantajosa em relação a ureia comum, é o fato da ureia protegida pelo NBPT ter duração máxima de 3 meses, caso fique armazena até sua aplicação no solo, isso em condições ideais de temperatura, umidade e exposição solar. Você discorda dessa afirmação?

    •  Před měsícem

      Olá, Luiz Alberto.
      Não tenho conhecimento sobre a validade (embalagens vedadas) da ureia tratada com NBPT comparada a ureia convencional. Sei apenas que ambas são higroscópicas, isto é, absorve umidade do ar com facilidade e que, portanto, requerem cuidados com o armazenamento. A principal vantagem do NBPT é reduzir as perdas de N por volatização, especialmente em condições favoráveis a esse tipo de perda (elevada atividade da urease, umidade e temperatura).

  • @danilosoares1398
    @danilosoares1398 Před 7 měsíci +1

    Ola. Boa noite. Pra adubação de cafe o que seria melhor, o adubo protegido ou a base de nitrato?

    •  Před 7 měsíci

      Olá, Danilo!
      Obrigado pelo comentário! Recomendações específicas para uma cultura, foge um pouco ao intuito desse vídeo. Mas creio que o caminho seja pesquisar em manuais técnicos especializados algo sobre preferência do café por amônio (NH4+) ou nitrato (NO3-). Caso sua escolha seja pela utilização da ureia, dependendo da presença de condições favoráveis às perdas de amônia (NH3), a ureia tratada com NBPT pode ser uma boa opção, sem deixar de considerar o preço de mercado, claro. Abraços

  • @emanuelferreira8827
    @emanuelferreira8827 Před 2 lety +1

    Ola professo , queria saber se posso diluir a ureia na bomba que bate veneno , e aplicar na lavoura , tenho perda tbm?

    •  Před 2 lety

      Olá Emanuel,
      Obrigado pelo comentário. É importante tomar cuidado ao utilizar pulverizadores, sobretudo, se já foi utilizado recentemente para aplicação de herbicidas. Há trabalhos sobre aplicação foliar de ureia em diferentes cultivos, no entanto, não é o uso mais recomendado. E sim, há perdas de N.

  • @viniciusgarcia7235
    @viniciusgarcia7235 Před 3 lety +1

    Professor, pensando na cultura do arroz irrigado por inundação e conseguindo irrigar toda área em até 5 dias a diferença mostrada na apresentação não foi significativa para o investimento na Uréia NBPT. Porém pensando no aproveitamento de N pela planta tendo em vista que a Uréia NBPT tem a liberação mais lenta e que a dosagem de N é alta, a cima de 200 kg/ha de uréia, essa tecnologia não seria mais vantagosa?

    •  Před 3 lety

      Olá Vinicius,
      Obrigado pelo comentário. O aproveitamento de N pela planta (até 5 dias), expresso no estudo na forma de N acumulado, na verdade mostra que não houve diferenças entre Ureia e Ureia+NBPT (letras minúsculas iguais). Isso acontece pelo fato que comentei no vídeo - como a ureia será incorporada pela irrigação por inundação poucos dias após a sua aplicação, o uso de NBPT não se faz tanto necessário visto que as perdas de N-NH3 foram reduzidas significativamente. Espero ter ajudado.

  • @niuceiafaraujo9652
    @niuceiafaraujo9652 Před 2 lety +1

    Boa noite prof. Conheci seu canal hj e já me inscrevi. É meu primeiro plantio de milho 20mil metros quadrados. Já tem 4 dias que plantei o milho transgênico.
    Fui comprar a ureia e só tinha essa protegida, comprei ela mesma. Achei que ela era mais ruim que a outra pois não tinha esse conhecimento que o Prof passou aí no vídeo. Se eu entendi devo aplicar ela com o solo seco tipo no final da tarde e o mais correto? E não me preocupar muito com a chuva. E qual a quantidade por hectare que devo jogar?

    •  Před 2 lety +2

      Olá Niuceia,
      Obrigado pelo comentário. Se pensando na eficiência da ureia (tratada ou não) é recomendado aplicar em condições não favoráveis ao processo de volatilização de amônia (atividade da urease, temperatura, umidade e pH do solo), quando possível (que nem sempre é). Nesse contexto, a ureia tratada com NBPT te dá mais segurança e tranquilidade, pois as perdas por volatilização estarão controladas por até 14 dias - tempo, em geral, suficiente para a chuva/irrigação incorporar a ureia. Em outras palavras, com ureia tratada você tem mais liberdade quanto ao horário de aplicação, algo mais complicado com ureia comum visto à maior suscetibilidade às perdas.
      A dose a ser aplicada por hectare dependerá das recomendações para a sua região. Caso não saiba o manual de recomendação de adubação e calagem para a sua região, recomendo procurar um profissional da área (ex. Agrônomo). Embora alguns vendedores recomendem redução de dose comparado à ureia comum, em teoria, a dose (kg de N por hectare) não difere entre ureia comum e tratada com NBPT, pois o teor de N (%), em geral, é o mesmo. Espero te ajudado!

  • @moacyralbuquerque5872
    @moacyralbuquerque5872 Před 3 lety +2

    Tenho um duvida sobre a ureia normal. Qual seria o tempo para ureia normal começa agir na plantar? Só encontro vídeos falado o tempo para agir no solo.

    •  Před 3 lety +1

      Obrigado pelo comentário Moacyr,
      O nitrogênio (N) - nutriente fornecido via ureia - é um elemento com dinâmica complexa no sistema solo-planta-atmosfera. Uma vez absorvido pela planta, o N já inicia sua ação nos diversos processos fisiológicos, no entanto, o tempo de resposta visual (acredito que seja sua dúvida) dependerá de vários fatores. Dentre esses pode-se citar, a dose de N, forma de aplicação e atividade da urease os quais interferem nas perdas de N, forma nitrogenada absorvida, tipo de planta, se a planta está sob estresse (biótico ou abiótico), entre outros. Perceba que a resposta não é simples. Mas acredito que a partir de uma semana já seja possível observar respostas mais claras, desde que métodos apropriados sejam utilizados.

  • @pedroandrade4289
    @pedroandrade4289 Před 2 lety +1

    Para citricultura posso aplicar uma adubação de uréia em agosto e irrigar com aspersor canhão para diluir a uréia ?

    •  Před 2 lety

      Olá Pedro,
      Obrigado pelo comentário. A época de aplicação do fertilizante nitrogenado (ureia ou não) deve ser baseada nos manuais de recomendação de calagem e adubação da região na qual se encontra o seu pomar. Com relação à aplicação de ureia em si, se há disponibilidade de irrigação na propriedade, você pode incorporar os grânulos de ureia aplicados na superfície do solo por meio da irrigação. Mas nesse caso, não faz sentido utilizar ureia tratada com NBPT ("ureia protegida"), pois se a irrigação ocorrer logo após a aplicação da ureia no solo, as perdas de N por volatilização serão mínimas e, portanto, sem necessidade de uso de NPBT, que por sua vez é bem mais cara (ureia+NPBT) que a ureia convencional. Espero ter ajudado.

  • @pcmnacif
    @pcmnacif Před 6 měsíci +1

    E se a ureia aplicada em superfície derreter de um dia para outro apenas com o sereno? Quais as consequências?

    •  Před 6 měsíci

      Olá,
      Obrigado pelo comentário. Derreter não necessariamente significa que houve incorporação do fertilizante no solo, especialmente sabendo que a ureia possui elevada higroscopicidade. Nesse caso, enquanto a ureia não é totalmente incorporada ao solo, estará sujeita as perdas pelo processo de volatilização de amônia.

  • @tiagoscreminvalerio1304
    @tiagoscreminvalerio1304 Před 3 lety +2

    Olá professor , eu apliquei esta ureia 2 dias antes da chuva e no primeiro dia ela derreteu com o orvalho e eu senti um cheiro de amonia , sera que perdi ela ?

    •  Před 3 lety +3

      Obrigado pelo comentário Tiago.
      Como a ureia é um fertilizante bastante higroscópico, o orvalho é suficiente para "dissolver" o grânulo de ureia. A partir desse momento, a ação da enzima urease associada às variáveis climáticas (ex. temperatura, umidade, vento) favoreceria as perdas gasosas de nitrogênio (N). No entanto, como a ureia que você comentou estava tratada com o inibidor NBPT, as perdas por volatilização de amônia foram controladas (não eliminadas). Esse cheiro de amônia pode ser percebido especialmente nas primeiras horas do dia (menor temperatura) e quando se utiliza elevadas doses de N. Mas baseado no que relatou, acredito que não haja motivo de maiores preocupações, até por que no dia seguinte choveu, promovendo, portanto, a incorporação da ureia resultando em baixas perdas gasosas de N.

  • @agrestedaroca6413
    @agrestedaroca6413 Před 2 lety +1

    Eu faço adubação manual na caroça, uma dúvida aqui tá chovendo bastante pode perder a ureia? No caso a chuva é bom pra ela.

    •  Před 2 lety

      Olá Agreste,
      Obrigado pelo comentário. Caso a chuva ocorra pouco tempo após a aplicação, as perdas de N por volatilização são mínimas, pois a chuva incorpora o N ao solo. Contudo, vale ressaltar que chuvas volumosas associadas à baixa taxa de infiltração no solo, pode favorecer perdas por escorrimento superficial.

  • @lucascorteletti2858
    @lucascorteletti2858 Před 3 lety +2

    Se for aplicado via fertiirrigaçao na cultura do café via gotejo e irrigando novamente em ate 7 dias ainda existem perdas?

    •  Před 3 lety +1

      Olá Lucas,
      Obrigado pelo comentário. Ainda pode haver perdas de N mesmo aplicado via fertirrigação, porém muito menor comparado à aplicação de ureia sólida em superfície sem incorporação, uma vez que a água já promove a incorporação. Porém deve atentar ao pH da solução (água +fertilizante) pois condições alcalinas favorecem as perdas de N por volatilização, bem como aplicar o mais rápido possível e em maiores vazões para promover uma melhor incorporação. Mas se tratando de ureia+NBPT não é indicado para fertirrigação.

  • @milenaalves5247
    @milenaalves5247 Před 4 lety +3

    Professor, você poderia disponibilizar as referencias?

    •  Před 4 lety +1

      Olá Milena,
      Obrigado pelo comentário.
      Segue abaixo as referências dos resultados apresentados nesse vídeo.
      CANTARELLA, H.; OTTO, R.; SOARES, J. R.; SILVA, A. G. D. B. Agronomic efficiency of NBPT as a urease inhibitor: A review. Journal of Advanced Research, v. 13, p. 19-27, 2018.
      FRAZÃO, J. J.; SILVA, Á. R. D.; SILVA, V. L. D.; OLIVEIRA, V. A.; CORRÊA, R. S. Fertilizantes nitrogenados de eficiência aumentada e ureia na cultura do milho. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 18, p. 1262-1267, 2014.
      LARA CABEZAS, W. A. R.; KORNDORFER, G. H.; MOTTA, S. A. Volatilização de N-NH3 na cultura de milho: II. avaliação de fontes sólidas e fluidas em sistema de plantio direto e convencional. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 21, p. 489-496, 1997.
      PEREIRA, H. S.; LEÃO, A. F.; VERGINASSI, A.; CARNEIRO, M. A. C. Ammonia volatilization of urea in the out-of-season corn. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 33, p. 1685-1694, 2009.
      SCIVITTARO, W. B.; GONÇALVES, D. R. N.; VALE, M. L. C.; RICORDI, V. G. Perdas de nitrogênio por volatilização de amônia e resposta do arroz irrigado à aplicação de ureia tratada com o inibidor de urease NBPT. Ciência Rural, Santa Maria, v. 40, n. 6, p. 1283-1289, 2010.
      SILVA, A. G. B.; SEQUEIRA, C. H.; SERMARINI, R. A.; OTTO, R. Urease inhibitor NBPT on ammonia volatilization and crop productivity: a meta-analysis. Agronomy Journal, v. 109, n. 1, p. 1-13, 2017.

  • @viniciusmarvila8289
    @viniciusmarvila8289 Před 2 lety +1

    como apricar na lavoura de abacaxi

    •  Před 2 lety

      Olá Vinicius,
      Obrigado pelo comentário. As orientações quanto à adubação nitrogenada nessa cultura seguem as mesmas. O que muda é o fato de que a aplicação de ureia "protegida" permite reduções significativas nas perdas de nitrogênio quando comparado à ureia comum quando aplicado em superfície sem incorporação.

  • @esller
    @esller Před 2 lety +1

    Essas ureias tem a mesma fórmula

    •  Před 2 lety +1

      Olá Ednei,
      Obrigado pelo comentário. Como uma pequena quantidade de NBPT é adicionada à ureia, não chega a alterar significativamente o teor de N neste fertilizante.
      Abraços

  • @viniciusandrade2587
    @viniciusandrade2587 Před 4 měsíci

    Por quantos dias posso guardar a uréia protegida caso não utilize toda ela ??

    •  Před 4 měsíci

      Olá, Vinicius!
      Obrigado pelo comentário. Se o saco não tiver furos e estiver bem fechado, creio que tenha grandes problemas. Contudo, o mais prudente é confirmar essa informação com o fabricante ou com o estabelecimento no qual comprou o fertilizante.

  • @viniciusmarvila8289
    @viniciusmarvila8289 Před 2 lety +1

    GRANULADO ou diluído em água

    •  Před 2 lety

      Olá Vinicius,
      Essa fonte foi desenvolvida para aplicação em superfície sem incorporação, ganhando rendimento operacional e reduzindo perdas de N por volatilização.

  • @viniciusmarvila8289
    @viniciusmarvila8289 Před 2 lety +1

    qual é melhor apricação

    •  Před 7 měsíci

      Olá, Vinicius! Obrigado pelo comentário. A vantagem da ureia tratada com nbpt é permitir a aplicação superficial sem que ocorram grandes perdas por volatilização. Se enterrar a ureia não precisa desse inibidor.

  • @EVERSON2304
    @EVERSON2304 Před 2 lety +1

    A ureia tratada tem algum tempo de validade após a aplicação?

    •  Před 2 lety

      Olá Éverson,
      Obrigado pelo comentário. A ureia tratada está protegida das perdas por volatilização de amônia por cerca de 14 dias após a aplicação ao solo. Após esse período, a inibição da urease pelo NBPT é significativamente menor. Espero ter ajudado.

  • @moacyralbuquerque5872
    @moacyralbuquerque5872 Před 3 lety +1

    produto adubo químico matar minhoca no solo ?

    •  Před 3 lety +1

      Olá Moacyr,
      Obrigado pelo comentário! Pelo que tenho visto na literatura internacional esse inibidor de urease (NBPT) tem apresentado baixo impacto na biota do solo. Com relação as minhocas, em um artigo publicado nesse ano (Zisi et al., 2020 - DOI: 10.5601/jelem.2020.25.2.2008), constatou-se que a ureia tratada com NBPT resultou em menor mortalidade de minhocas que a ureia comum (sem inibidores). No entanto, vale ressaltar que se trata de um estudo de curta duração (31 dias). Portanto, estudos mais longos são importante para responder sua questão com maior segurança. Espero ter ajudado!

    • @moacyralbuquerque5872
      @moacyralbuquerque5872 Před 3 lety +1

      @ obrigado .