Berimbaus Oitavas Abaixo - Musicalização na Capoeira

SdĂ­let
VloĆŸit
  • čas pƙidĂĄn 7. 09. 2024
  • Salve, Salve!đŸŽŒ
    Em busca do entendimento e procurando compreender as mudanças históricas e as possibilidades de afinaçÔes e timbres, compartilho com todxs que transitam por aqui mais uma reflexão musical.
    Timbre - pode ser uma caracterĂ­stica sonora que permite distinguir sons que possuem a mesma frequĂȘncia, altura e intensidade, mas com ondas sonoras diferentes.
    O vĂ­deo apresenta alguns berimbaus com o mesmo tom, mas cada um com sua identidade prĂłpria, com seu timbre especifico.
    Provavelmente vocĂȘ jĂĄ ouviu falar nos termos “uma oitava acima” ou “uma oitava abaixo”. Mas o que significa isso?
    Dizer que uma nota estå uma oitava acima significa dizer que a nota é a mesma, porém ela estå em uma região mais aguda do instrumento.
    Imagine um piano. Nele, as teclas da esquerda sĂŁo mais graves do que as teclas da direita. Se vocĂȘ for apertando as teclas brancas, partindo de dĂł, da esquerda para a direita, vai seguir a sequĂȘncia: dĂł, rĂ©, mi, fĂĄ, sol, lĂĄ, si, dó
continuando nesse ciclo atĂ© terminarem as teclas do piano.
    Como as notas vĂŁo ficando mais agudas, fica fĂĄcil de perceber que o prĂłximo dĂł serĂĄ mais agudo que o anterior. Sempre que se termina um ciclo e a nota volta a ser dĂł, completa-se uma oitava.
    O vĂ­deo apresenta uma imagem das oitavas, acima e abaixo.
    Os berimbaus atuantes no vĂ­deo estĂŁo em oitavas abaixo, como era usado pelos antigos.
    O mais importante é exercitar o ouvido musical e permitirmos uma evolução constante, uma audição consciente e integral abre caminho e conduz ao reencontro de um corpo e uma sabedoria ancestral.
    Como diz o grande maestro Seu Waldemar da PaixĂŁo:
    Quem dĂĄ o Tom Ă© o Berimbau!đŸŽŒâ€ïž

Komentáƙe • 43

  • @franciluciovieira3240
    @franciluciovieira3240 Pƙed 7 měsĂ­ci

    Conhecimento muito rico, Gratidāo Mestre.

  • @FernandoCambara
    @FernandoCambara Pƙed rokem

    Legal, mestre, obrigado pela provocação. Sou estudante de berimbau pelo mĂ©todo do maestro D'Anunciação e vou ficar de olho nesse aspecto que o sr levantou. Salve a 💖capoeira💖

  • @Netinhodoberimba
    @Netinhodoberimba Pƙed 8 měsĂ­ci

    Exelente anĂĄlise...
    E com a afinação baixa os toques trazem a tona toda a ancestralidade com batidas cheias de mandinga .

  • @daniloguimaraes4561
    @daniloguimaraes4561 Pƙed rokem

    Perfeita analise! Sou dos 80 e é isso ai, nos 80 berimbaus mais graves, mais cadenciados/balançados.. Apartir dos 90 os berimbaus ficaram mais agudos e råpidos.

  • @vanderleilopes5980
    @vanderleilopes5980 Pƙed rokem

    Ei saudade

  • @jorgepereira7554
    @jorgepereira7554 Pƙed 4 lety +1

    Salve, salve!!
    Exelente reflecção!
    Gosto dessas tonalidades
    đŸ‘đŸ‘đŸ‘đŸ‘đŸŽŒđŸŽ¶

  • @brunodossantos3992
    @brunodossantos3992 Pƙed 5 lety +1

    O resgate que o senhor traz da nossa cultura Ă© muito importante Mestre. Torna completa a alma da capoeira. Grato por tudo.

  • @danielgpinheirotiodani6704
    @danielgpinheirotiodani6704 Pƙed 2 lety +1

    Caracas o vĂ­deo de berimbau mais tri que jĂĄ vi... Salve salve mestre

  • @capoeiradointuitivo
    @capoeiradointuitivo Pƙed 2 měsĂ­ci

    Excelente observação, assoviada a questĂŁo mercadolĂłgica, jĂĄ vi dizer que todas a gravaçÔes musicais estĂŁo passando por essa frequĂȘncia... đŸ§™đŸœâ€â™‚ïžtđŸ™đŸœk🩎

  • @michelefranco90
    @michelefranco90 Pƙed rokem

    Maravilhoso! Som de outra dimensĂŁo â™„ïžđŸ’«

  • @cleitonsantos9944
    @cleitonsantos9944 Pƙed 3 lety +7

    Show ,eu particularmente gosto mais desse tipo de afinação, a percepção do toque é melhor, o som sai mais limpo.

  • @centenoraimundo
    @centenoraimundo Pƙed 5 lety +7

    Acho que a subida no tom tem a ver com o facto da capoeira ter-se tornado mais rĂĄpida e frenĂ©tica, mais espetacular e comercial, comparativamente Ă  capoeira angola que era mais usada antigamente. As frequĂȘncias agudas estimulam mais a rapidez, as graves a lentidĂŁo de movimentos... Ă© a explicação que me ocorre... valeu o vĂ­deo!

  • @AssessoriaeConsultoriaAdv
    @AssessoriaeConsultoriaAdv Pƙed 4 lety +1

    Excelente vĂ­deo mestre Negoativo! Este questionamento Ă© muito relevante! Eu sempre senti a falta do tom mais grave (mais baixa) e de certa maneira, mais calma! Salve Capoeira!

  • @jplsep3064
    @jplsep3064 Pƙed rokem

    Sempre me perguntei porque o capoeirista que não tem ouvido absoluto não usa um afinador para ajustar seu Berimbau
 Parabéns pela proposta de discussão!!!

  • @TYSONRMS
    @TYSONRMS Pƙed 4 lety +2

    Muito bom Mestre, acredito que na vdd poucos estudam mĂșsica, tons dos instrumentos, sendo assim afinamos do jeito nĂłs agrada... Acredito que seja esse um dos fatores...

  • @benjaminabras
    @benjaminabras Pƙed 4 lety

    Salve Mestre! Obrigado por esse esclarecimento histórico!!! Axé!!!

  • @rogerioferreira5078
    @rogerioferreira5078 Pƙed 3 lety

    Muito bom Mestre parabéns pelo seu trabalho

  • @youarecapoeira
    @youarecapoeira Pƙed 2 lety +1

    Mestre Negoativo
    Antes de ir em frente e ler os comentĂĄrios de outras pessoas, vou responder com o meu.
    NĂŁo acredito que tenha sido apenas a globalização. Acredito que a mĂșsica - capoeira baiana o modelo que parece que todos praticam agora - nĂŁo Ă© tĂŁo fĂĄcil de aprender ou ensinar. O desenvolvimento da Capoeira mais moderna, e certamente a Capoeira que primeiro e continua a chegar na Europa Ă© dos grandes grupos do Rio de Janeiro, SĂŁo Paulo etc etc, nĂŁo teve o comando do Berimabu da forma que eu sei que Ă© possĂ­vel E por isso nĂŁo puderam passar ou nem fazer um transplante cultural..
    Conheci o GAto Preto e me considero um aluno do Boca Rica também.
    Aqui na Europa a mĂșsica precisa ser trabalhada. E as chances de tocar ao lado ou aprender com alguĂ©m com um certo “estilo de tocar mĂșsica” normalmente significa que vocĂȘ estĂĄ aprendendo ao mesmo tempo que nem consegue ouvir o instrumento que estĂĄ tocando!
    O fato de todos poderem ter mĂșsica no celular, CD(no passado) para treinar tambĂ©m tira a necessidade de aprender a tocar. A primeira pessoa com quem treinei que ensinou com o Berimbau foi o mestre Peixinho e isso deu uma impressĂŁo tĂŁo forte. Mas hoje em dia poucas pessoas fazem isso.
    Eu acredito que o que vocĂȘ estĂĄ sugerindo Ă© uma questĂŁo muito importante e a Capoeira, como o CandomblĂ©, a Rumba Cubana simplesmente nĂŁo pode funcionar ou funcionar corretamente sem os trĂȘs elementos - Canção, MĂșsica e Movimento (dança ou Brincar) e se as pessoas podem perceber que essas gravaçÔes antigas - provavelmente gravado em mĂĄquinas primitivas - conseguiu pegar o tom, timbre e energia daqueles velhos porque eles tocavam juntos regularmente e sabiam qual berimbau, ou tocador se encaixava e tocava bem junto. Isso foi uma perda, como Gato Preto me disse ou Ă© o inĂ­cio de uma mudança real na consciĂȘncia da grande comunidade capoeira do mundo. Estou dentro e sugiro que precisamos daquelas pessoas que amam cantar e tocar os instrumentos - tambĂ©m pratiquem o que aprendem!

  • @naturezamatabranca
    @naturezamatabranca Pƙed 6 lety +2

    Muito bom! ParabĂ©ns pelo belĂ­ssimo trabalho de pesquisa. VocĂȘ Ă© incrĂ­vel, mestre. Sou aluno do Professor Raposa (GCB- CE), estudei mĂșsica, mas confesso que nĂŁo tinha me flagrado com algumas coisas que vocĂȘ falou. Lindo trabalho!

  • @serginholucio
    @serginholucio Pƙed 2 lety

    Axé, mestre Negoativo! Parabéns por botar em pauta essa discussão musical!
    Creio que poucas pessoas tem um conhecimento tão aprofundado sobre afinação e adequação desta para tonalidade e timbre de voz do cantador.
    Muitos, simplesmente foram seguindo o que outros começaram a fazer.
    Porém, numa roda de capoeira teremos sempre vårias vozes diferentes!
    A minha pergunta é saber o que muda de fato numa afinação baixa ou numa afinação mais alta para a roda?
    A afinação dos berimbaus vai influenciar na voz dos cantadores ou no coral?

    • @NegoativoCap
      @NegoativoCap  Pƙed 2 lety +1

      Salve Serginho! Esse assunto, Ă© uma teoria e pede uma maior reflexĂŁo, para colocar aqui em texto Ă© muito amplo. Bom! A afinação baixa Ă© a mesma frequĂȘncia da natureza e dos bichos... a afinação se torna mais alta devido a velocidade do mundo, a cultura do concreto... Tudo que Ă© mais veloz Ă© mais alto, tudo que se espreme, aperta demais Ă© mais alto... aĂ­ vem a arrogĂąncia... Enfim! Em uma oportunidade falaremos pessoalmente! Grato!

    • @serginholucio
      @serginholucio Pƙed 2 lety

      @@NegoativoCap Os nossos mestres guardiĂ”es da Ancestralidade mantiveram a frequĂȘncia. Mesmo mestre Bimba com a regional, a manteve. Mas quem realmente teve essa sacada de mudar pela comercialização?

  • @Coruja785
    @Coruja785 Pƙed rokem

    Acho q a questão da afinação ter subido é simplesmente porque o berimbau fala mais alto, soa mais brilhante principalmente em rodas na rua.
    Nao vejo a afinação alta como perda de manifestação cultural. Acho legal trazer a afinação baixa tbm, mas tratar como uma regra que deve ser seguida é engessar demais a capoeira.

  • @PedroHenrique-fh3mx
    @PedroHenrique-fh3mx Pƙed 2 lety

    Que bacana!
    Tem algum material do senhor publicado em livros, artigos?

  • @canalcapoeiramirim3208
    @canalcapoeiramirim3208 Pƙed 6 lety

    Achei o video mto Legal Forte Abraço

  • @elsonsilva1922
    @elsonsilva1922 Pƙed 2 lety

    Salve Mestre.
    Legal esta reflexĂŁo.
    Eu acredito que foi por puro capricho de quem teve a sorte de divulgar o que gostava e nĂŁo transmitiu o que foi passado.
    Talvez por "vergonha", timidez ou até querendo deixar a sua própria marca pelo mundo que preferiu divulgar seu próprio "estilo". Mas não acho que foi um retrocesso total. Isso fez com que a jogada mudasse e outras alternativas surgisse.
    E hj abre espaço para este seu trabalho maravilhoso.

  • @antonioeverton5162
    @antonioeverton5162 Pƙed 2 lety

    Super Concordo! Capoeira Também é sentimento e passar esse sentimentos através das musicas e dos berimbau fazem toda a diferença . pra mim afinar berimbau de qualquer jeito e cantar de qualquer jeito Também. Passa como desleicho e nao passa o sentimento nas letras!

  • @gabrielarranjos4854
    @gabrielarranjos4854 Pƙed 3 lety

    Ja tinha notado , porem nunca questionei . mas isso e sim muito relevante

  • @CapoeiraHungria
    @CapoeiraHungria Pƙed 6 lety

    Obrigado!

  • @antoniocarlosbastos5132
    @antoniocarlosbastos5132 Pƙed 4 lety +2

    Com tanta informação importante e tão pouco visto hj 380 somente, enquanto tantas bobagens por ai na internet com milhoes de visualizaçÔes.

  • @davidrocha79
    @davidrocha79 Pƙed 2 lety +1

    Talvez o conhecimento intelectual da mĂșsica ficou mais difundido, Brasil Ă© potĂȘncia no violĂŁo, os antigos eram mais intuitivos, a afinação em D# ou Mib facilitam cantar e descansa a voz.

  • @MestreJoaocoquinho
    @MestreJoaocoquinho Pƙed rokem

    Olå Mestre. Parabéns pela sua iniciativa e uma preocupação com propriedade.
    Então, pesquiso essa situação tb.
    Percebemos que o Mestre Moraes Ă© um inspirador de grande parte dos capoeiristas quando se fala de mĂșsica de capoeira.
    Mas, salve raras exceçÔes , atribui a subida da tonalidade da afinação da capoeira ao desconhecimento e o de não se conhecer o seu próprio limite ou seu próprio tom.
    O capoeirista aprende na raça e as orientaçÔes de seus mestres ou instrutores não alcançaram a teoria musical, de fundamental importùncia.
    Mesmo Mestre Pastinha, ao meu singelo vĂȘ, um dos mais afinados, em suas gravaçÔes força um pouco em algumas gravaçÔes.
    Temos a Carolina Soares, uma excelente voz, mas se observarmos, ela canta em tom grave, tom de voz de homem, talvez por falta de referĂȘncia feminina no meio.ds capoeiragem.

  • @samuelaguiar1545
    @samuelaguiar1545 Pƙed 6 lety

    Muito bom, mestre. Alguns berimbaus eu consigo afinar com esse som grave. Outros não consigo. Se puder me dar uma dica eu agradeço. Eu utilizo um afinador de violão para afinar o meu berimbau.

    • @LucioMarcosdeFreitas
      @LucioMarcosdeFreitas Pƙed 5 lety +2

      Me permitar dar um pitaco. O som do berimbau vem de seu conjunto (cabaça, verga e arame). VariaçÔes neste itens deixam ele com um som mais grave ou agudo.

  • @baixonoforro9139
    @baixonoforro9139 Pƙed 4 lety

    Por gentileza, como eu afino trĂȘs berimbaus para tocarem juntos?

    • @artur8085
      @artur8085 Pƙed 2 lety

      Tem diversas formas e vc inclusive é livre para bolar os seus. Tem um livro chamado capoeira afinada. Nele os autores falam sobre vårios tipos de afinação e propÔe novas até

  • @willjorge530
    @willjorge530 Pƙed 5 lety

    o som mais grave exala um tom mais terapĂȘutico com ctz

  • @brenorodrigues869
    @brenorodrigues869 Pƙed 6 lety

    Salve mestre,acredito que isso nĂŁo devemos deixar de lado por que pra mim tambĂ©m Ă© fundamento porĂ©m inovação e diferencial tem em vĂĄrios lugares,mas estĂĄ questĂŁo de diferenca sonora no berimbal Ă© legal de lembrar,inovação Ă© bom dĂȘs de quando nĂŁo perca as raizes da capoeira.

  • @tacianoalvesdasilva7079
    @tacianoalvesdasilva7079 Pƙed 5 lety +1

    Na opinião esse som mais suave era quando os capoeiras ia fazer roda joga capoeira eles usavam essa suavidade pra não chamar a atenção dos feitores e senhores de engenho e hj a capoeira e livre por isso os berimbaus tocam com vontade mostra que a capoeira lutou e venceu. Viva a liberdade axé salve.

  • @Matheus.S.O
    @Matheus.S.O Pƙed 5 lety

    Gosto mais do som grave. É mais expressivo.

  • @adrianojesus5815
    @adrianojesus5815 Pƙed 5 lety

    Capoeira.

  • @FBNRBER
    @FBNRBER Pƙed 5 lety

    Muito melhor o som dos antigos.