É MAIS DIFÍCIL SER MINIMALISTA NO BRASIL

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 08. 2024

Komentáře • 622

  • @decocatani
    @decocatani Před 3 měsíci +299

    Aqui não tem parque, não tem praça, não tem museu, não tem calçada, não tem transporte público, não tem espaços coletivos gratuitos pra quase nada em 99% dos municípios. A única coisa que sobra é a porcaria do shopping. Isso é um fator poderoso na definição do que “escolher”.

    • @nsbp...
      @nsbp... Před 3 měsíci +31

      moro em Curitiba ao menos por aqui e na região metropolitana tem diversos parques e locais de trilha, agora quando eu morava em são paulo onde nasci em cresci só tinha a rua para brincar depois a violência tomou conta e nem a rua mais prestava...

    • @r_pin7
      @r_pin7 Před 3 měsíci +22

      Também moro no Paraná e aqui a qualidade de vida é fora do comum para os padrões brasileiros. Cidades planejadas, organizadas, com infraestrutura e múltiplos espaços gratuitos para lazer. Eu e meu esposo já moramos em vários estados, mas pela qualidade de vida decidimos fixar moradia por aqui.

    • @NoeliMartins-cy7qo
      @NoeliMartins-cy7qo Před 3 měsíci +8

      Moro na região metropolitana de Curitiba e aqui tem vários parques, muitas trilhas, ciclovias , lugares para passear com a família ao ar livre, mas tem muitos shopping tbm...

    • @robertomiyazono2
      @robertomiyazono2 Před 3 měsíci +17

      então vc mora na cadeia? Na maioria das cidades de SP tem tudo que vc falou que não tem, uns bons, uns ruins. Se vc mora numa cidade cool do mundo, pode não ter nada disto mas tem natureza, tem gente pra visitar e conversar ao vivo ao invés de celular, olhe o mundo com outros olhos.

    • @lucyclaudiapinheirosantos8235
      @lucyclaudiapinheirosantos8235 Před 3 měsíci +12

      exatamente.
      na minha cidade, os logradouros públicos estão abandonados, sujos, depredados e cheios de marginais.
      estamos colocando nossas vidas em risco ao tentar visitar esses lugares, fora o calor insuportável daqui: 39°C.

  • @raonipuziol6703
    @raonipuziol6703 Před 3 měsíci +41

    O problema do passeio minimalista aqui é ser assaltado e voltar mais minimalista ainda pra casa😅

  • @andersondasilva5379
    @andersondasilva5379 Před 3 měsíci +106

    No caso dos parques, a maioria das cidades tem simples praças, normalmente mal cuidadas e cheias de noiados e moradores de rua

  • @ravennaleallopes6004
    @ravennaleallopes6004 Před 4 měsíci +413

    Brasileiro gastam muito para impressionar .
    Já morei em várias cidade no Brasil, e percebe que quanto menor é a cidade, mais eles querem impressionar.
    Vida leve.

    • @MariaAuxiliadora-hz4gu
      @MariaAuxiliadora-hz4gu Před 4 měsíci +12

      Nem tanto menos por favor .

    • @daianavaz7462
      @daianavaz7462 Před 4 měsíci +41

      Moro em cidade pequena, já morei em capital e cidade média, e é assim mesmo! Boa parte das pessoas adoram ostentar, e quanto mais coisas, melhor.

    • @ADMULTRA1000
      @ADMULTRA1000 Před 3 měsíci +17

      Cada um com suas loucuras. Eu não me importo com isso. Se a pessoa quer ostentar com seu carrinho kagado com dívidas, e seu celular com dívidas que cai no chão e quebra a tela. Cada um com suas doideiras. Meu foco é manter o que tenho, limpeza. Eu tenho o meu primeiro carro, sem ar condicionado, 2 portas, direção não é hidráulica e ano 98. Motor bem antigo e 1.0. pra mim é o suficiente. Comprei outro carro porque era um bom negócio, quilômetragem 13000 ano 2015 todo completo, ar condicionado, 4 portas, tudo perfeito. Porque tenho pessoas idosa em casa e família. E nesse caso é necessário. Mas não foi para ostentar. Se eu quisesse eu ostentava, mas pra mim é bobagem. Meu interesse é em comprar terreno, casa, ou coisas de valor. E coisas que vão durar. Se for pra comprar algo mais supérfluo, compro barato e descarto quando estraga, compro outro depois

    • @Luluz24
      @Luluz24 Před 3 měsíci

      Impressionar com q? No Brasil classe média parece pobre e classe baixa da pra saber só de bater o olho eu acho e ridículo pobre querer impressiona os outros a mim n consegue bato o olho e sei q e parcelado 😂ou roubado

    • @gizeudamedeiros2627
      @gizeudamedeiros2627 Před 3 měsíci

      Concordo, o povo gosta de gastar

  • @denisearaujo171
    @denisearaujo171 Před 3 měsíci +129

    Trabalho no judiciário do meu Estado, e talvez eu seja a única servidora que não tenha carro, nem nunca tive, sequer sei dirigir. Um segurança , uma vez ao saber disso, falou-me: " Eu tenho pra mim que a senhora é doida!". Nunca esqueci kkk.

    • @osantana3
      @osantana3 Před 3 měsíci +10

      Quem está fora da "manada" sempre será visto como "louco". As pessoas têm a mania de acharem que, quem não está vivendo como elas, está perdendo alguma coisa. Estou na luta para me tornar servidor também, mas, sinceramente, nem tenho essa ideia de "ganhar dinheiro para ter coisas e mais coisas". Só quero uma melhor qualidade de vida, apenas isso.

    • @abn8726
      @abn8726 Před 3 měsíci +9

      Ter as habilidades de direção promove saúde mental e desenvolve aspectos psicomotores.

    • @sergioboni
      @sergioboni Před 3 měsíci +25

      ​@@abn8726automovel foi inventado há pouco mais de 100 anos. So ficaram mais populares na segunda metade do século XX, no Brasil, verdadeiramente, só depois da abertura de mercado na década de 90. Ainda assim, a imensa maioria da população não tem carro. Dirigir não me parece que seja algo tão relevante pra nossa espécie ser saudável.

    • @tenoriofellipe
      @tenoriofellipe Před 3 měsíci +14

      Possuir qualquer bem material, é por necessidade. Se não precisa, não tem pra quer possuir. Carro é mais uma delas.

    • @rafaelpaiv
      @rafaelpaiv Před 3 měsíci

      Pq vive miserável.. juntando dinheiro

  • @vickats.
    @vickats. Před 3 měsíci +65

    Acredito que a falta de segurança também faz com que nos “tranquemos” dentro de lugares fechados para evitar qualquer problema :(

  • @yamaria07
    @yamaria07 Před 4 měsíci +143

    Desde a adolescência eu odeio passear no shopping. Primeiro porque tudo é muito mais caro do que das lojas nas ruas, depois porque é um lugar fechado que turva a visão. Sempre que vou saio de lá com a sensação de energia sugada. Vou muito a parques com minhas filhas, elas se acabam de brincar ao ar livre e eu saio com a sensação de estar renovada.

    • @cila0205
      @cila0205 Před 3 měsíci +7

      Fiz faculdade num shopping, adorava, economizava no ar-condicionado 😂😂😂

  • @TheStrayK
    @TheStrayK Před 4 měsíci +343

    É verdade. Hoje faz 1 semana que me mudei para uma nova casa. Doei e descartei muitas coisas (incluindo móveis) da casa anterior. Algumas pessoas parecem meio horrorizadas ao saber que aqui tenho apenas o básico (eletrodomésticos, utensílios necessários de cozinha, cama, 2 cadeiras e mesa de trabalho). Acho que estão preocupadas em vir aqui e não terem conforto durante a visita. Pois eu me sinto leve, isso sim.

    • @andreiadaviladelima1377
      @andreiadaviladelima1377 Před 4 měsíci +28

      Eu vou me mudar daqui a 6 meses, de estado, e estou nesse processo. Quanta coisa absurda guardamos! Estou adorando ter essa oportunidade!

    • @ADMULTRA1000
      @ADMULTRA1000 Před 3 měsíci +15

      Eu me programo com formas de conseguir ter tudo em uma mochila. E se for mudar, compro geladeira, ou despacho daquelas geladeiras pequenas 12v. Ventilador. Eu já morei em apartamento minúsculo. Tinha a cama (nem precisava, um colchão já bastava ou esteira) uma geladeira e panela elétrica. O banheiro claro. Mesmo assim. Quero algo que eu consiga fazer tudo rápido e levar na mochila ou mala e no carro. Não para ser minimalista, mas porque é dinheiro jogado fora com coisas que não precisa, acumula muita coisa e ficamos escravos de tirar a poeira e limpar. Quero um lugar tranquilo, lindo com bela vista, e ambiente amplo com todo conforto. Mas quando precisar ponho tudo no carro e saiu. As enchentes, as queimadas, mostram que precisamos o quanto antes estar preparados para evacuar. E no Brasil não dá para fazer isso. Não temos lavanderias. Mas viver só com tapete no chão e coberta. Uma panela elétrica, uma geladeira. Um banheiro é uma tomada já é o suficiente. E claro, ventilador

    • @denisearaujo171
      @denisearaujo171 Před 3 měsíci +16

      É por isso que não gosto de visitas kk

    • @denisearaujo171
      @denisearaujo171 Před 3 měsíci

      ​@@ADMULTRA1000, adorei seu pensamento

    • @lineassuncao8638
      @lineassuncao8638 Před 3 měsíci +5

      E eu q nem gosto de visita! Na verdade odeio

  • @elianemoreno1907
    @elianemoreno1907 Před 3 měsíci +52

    Sim, o verdadeiro luxo é ter paz de espírito.

  • @CantinhodaMarilia
    @CantinhodaMarilia Před 4 měsíci +124

    Moro em cidade pequena no interior. Sou minimalista e sofro preconceito. Pois todos pensam que escolhi o minimalismo por estar pobre demais. Pois todos por aqui ostentam demais.

    • @suzi-vidasimples.4832
      @suzi-vidasimples.4832 Před 4 měsíci +13

      Nem liga!

    • @Sam.-.6.6.-.
      @Sam.-.6.6.-. Před 4 měsíci +19

      Também moro no interior e é complicado. Pq a maioria das pessoas acham q estamos tentando ser superior e diferetona. Infelizmente, muitas pessoas realmente usam estilo de vida para se sentirem superiores as outras pessoas, mas em outros casos é apenas para ter uma melhor qualidade d vida.

    • @lindyft1488
      @lindyft1488 Před 4 měsíci +22

      Eu prefiro q achem q sou pobre 😂

    • @Luluz24
      @Luluz24 Před 3 měsíci +7

      Eles tentam ostentar mas eu w tenho grana bato olho e sei e pobre devendo 😂

    • @cila0205
      @cila0205 Před 3 měsíci +5

      Os nossos supermercados, a gente paga mais caro pra entrar e encontrar ele "cheio" pq "vazio" passa ar de "pobre", sem graça... acho que é misto cultural de pessoas humildes que nunca tiveram condições de ter com a influência do consumismo...

  • @robertaferreira5953
    @robertaferreira5953 Před 4 měsíci +152

    Me tornei minimalista qdo fui morar nos Estados Unidos. Fiquei muito assustada com o consumo desenfreado do americano. A quantidade de coisas acumuladas por eles nas garagens me deixou muito incomodada e resolvi mudar. Uma vida leve tenho hj.😊

    • @robertanunes3053
      @robertanunes3053 Před 4 měsíci +15

      Nossa, muito real isso que você disse, realmente isto foi o que mais me chocou quando morei lá, fora o desperdício de comida.

    • @cristianedutraribeiro2517
      @cristianedutraribeiro2517 Před 3 měsíci +9

      Aconteceu o mesmo comigo. E além disso ter me incomodado muito, vivia com o básico e nem me lembrava das coisas que tinha deixado no Brasil. Sentia falta das pessoas, nada mais…

    • @wardkr23
      @wardkr23 Před 3 měsíci +6

      Se o americano fosse minimalista, eles não seriam a maior Economia no mundo. Bom que tem os que são e os que não são, assim cada qual faz o que desejar e a balança fica equilibrada.

    • @brunoventureli362
      @brunoventureli362 Před 3 měsíci

      Efeito rebote

    • @wardkr23
      @wardkr23 Před 3 měsíci +9

      @@gilbertolucio1310 Esses "outros países" sequer eram países. Eram apenas novas terras, ou vc acha que em 1500, quando os portugueses chegaram aqui o lugar já se chamava Brasil? Nesse mesmo ano de 1500 os japoneses forjavam aço e usavam armaduras e lutavam com estratégias militares entre os clãs antes da unificação. E o Brasil tinha um monte de índios andando com as bundas peladas por aqui antes dos portugueses chegarem. Então meu amigo, para de repetir essa história de moleque de que "fomos roubados" que o seu professor de histórinha de escola estadual contou pra você.

  • @Tsukiyomi_
    @Tsukiyomi_ Před 3 měsíci +55

    Perfeito! Moro no Canadá há 7 anos e passei a perceber essa cultura da ostentação no Brasil quando vim pra cá. Primeiro, minha vida e do meu marido tiveram que caber em 6 malas. A partir dali, já aprendemos que com o mínimo da pra viver. Depois, fiquei um ano procurando emprego enquanto meu marido só estudava. Então, tínhamos que viver com o mínimo. E foi aí que foi se consolidando a ideia que da pra viver com pouco. O canadense também é pouco ligado a mídias sociais (pelo menos é o que vejo em Toronto). As pessoas preferem fazer coisas ao ar livre e viver a vida do que ficar vivendo através das telas. Foi aí que decidi que não precisava de mídias sociais e que elas me faziam mais mal que bem. Hoje, eu acho que alguns problemas que temos no Brasil vem em decorrência dessa cultura da ostentação. E muitos brasileiros de classe média pra cima que vem morar no Canadá se decepcionam e voltam pro Brasil por isso, porque aqui não dá pra ter vida de ostentação sendo classe média. Eu vejo que essas pessoas se decepcionam e não gostam de viver uma vida sem glamour. Muitos vem com aquele ar de “estou morando no exterior e vou sair por cima”, mas a realidade é que a vida é dura e aí a pessoa se frustra e começa a reclamar daqui. Se elas entendessem que ser é muito melhor que ter, talvez elas pensassem diferente e seriam mais satisfeitas.

  • @maristelamachado7111
    @maristelamachado7111 Před 4 měsíci +147

    Esse conteúdo aqui no BRASIL é muito importante , pois as pessoas estão adoecendo por estarem endividadas e devido à muitas vezes não encontrarem uma saída para quitar as dívidas estão recorrendo aos medicamentos para ansiedade e depressão e não conseguem dormir,pois as preocupações ficam mais intensas qdo colocamos a cabeça no travesseiro,digo isso pq eu já estive nesse cenário e hj minha mentalidade de consumo mudou graças à esses tipos de vídeos 🙏desculpa o texto,mas o assunto é complexo 😊😊

    • @r_pin7
      @r_pin7 Před 3 měsíci +1

      Exatamente

    • @llopessilvia632
      @llopessilvia632 Před 3 měsíci +2

      Vou mudar para o japão. Admiro a cultura e algumas coisas na forma de viver. Mas não curto o fanatismo pelo trabalho e trabalhar até doente pra não ser mal vista. Tem que ter harmonia e equilibrio.

  • @r_pin7
    @r_pin7 Před 3 měsíci +15

    Minimalismo é liberdade, na mente e nas finanças. E ser livre não tem preço!

  • @sandratsouza6557
    @sandratsouza6557 Před 3 měsíci +34

    Viver para mostrar para o outro só traz frustração. Cuidem da própria vida e serão completos❤

  • @robertomiyazono2
    @robertomiyazono2 Před 3 měsíci +35

    Em 1990 eu li uma entrevista com um famoso arquiteto que não lembro o nome, ele morava em Paris e ele falava que brasileiro era megalomaníaco pois os europeus moram em 40 metros quadrados e vivem bem com uma renda bem maior que a do brasileiro enquanto o brasileiro quer apartamentos de 100 m2. Aquilo me fez pensar e adotei um estilo de vida dentro da filosofia "menos é mais", gosto de casas pequenas e práticas, fácil de limpar, construi uma recentemente assim, deixa o dia mais livre e tenho uma área externa boa onde pratico meus hobbies como horta, bonsai, cachorros e galinhas. Shopping ? só amarrado.

    • @joaoberkenbrock9984
      @joaoberkenbrock9984 Před 2 měsíci +2

      Olá, tenho 26 anos e seu comentário me despertou um senso de paciência, pois se o comentário que viu em 1990 alterou sua casa 34 anos depois, quão rico em qualidade de vida eu seria se construísse uma casa pequena, prática com um bom espaço pros meus hobbies aos 60? Quis compartilhar agora, mas possivelmente comentarei isso pra alguém no futuro, como você fez agora. Abraço

  • @valdirsantos7873
    @valdirsantos7873 Před 4 měsíci +78

    Olá a todos!
    Ultimamente estava olhando no drive do e-mail e percebi o quanto gastei com livros e cursos que nem se quer cursei, tenho muitos cartões de crédito (sem nenhuma fatura atrasada), sou viciado em livros, mas nesses dias decidi dar uma pausa nisso. Fiquei apenas com uma assinatura de livros clássicos que pra mim já basta. Em junho estou encerrando a vida acadêmica e decidir em julho começar uma nova fase da minha. Vou adotar o minimalismo como foco de vida. Atualmente estou com 40 anos e está na hora de repensar sobre a vida. Ótimo vídeo.

    • @juligoncalves
      @juligoncalves Před 4 měsíci +3

      ❤❤🎉

    • @QuandoMenoseMais
      @QuandoMenoseMais  Před 4 měsíci +6

      Sábia decisão, Valdir! Seja bem vindo ao incrível mundo do minimalismo! 🤍 gratidão 🙏🏻

    • @marciamarafon4309
      @marciamarafon4309 Před 4 měsíci +7

      Já gastei muito com livros e cursos que nunca abri e nem estudei. É frustrante. Parei com essa vida também. Mas ainda não consigo ser minimalista. Comprar pela internet é viciante. Agora coloco no carrinho e no outro dia tiro tudo, porque dá tempo de pensar que não preciso de mais um vestido ou mais um par de sapatos. Um dia de cada vez e a gente chega lá. rsrs

    • @Sam.-.6.6.-.
      @Sam.-.6.6.-. Před 4 měsíci +6

      Obrigada pelo depoimento, eu já me senti muito culpada por ter comprado cursos q nunca usei e não tenho mais acesso. Mas entendi q a vida é assim, a gente erra e acerta... tbm sou viciada em livros e não posso passar muito tempo no site da Amazon rsrs. Agora estou tentando ler mais e não ficar apenas acumulando livros.

    • @Sam.-.6.6.-.
      @Sam.-.6.6.-. Před 4 měsíci

      ​​@@marciamarafon4309Eu gosto d utilizar essa técnica do carrinho pq acabo perdendo a vontade d comprar muita coisa. Também gosto de deixar visível as minhas prioridades de compra pra não comprar por impulso.

  • @rosineidedossantossilva9905
    @rosineidedossantossilva9905 Před 4 měsíci +76

    Preciso mudar para o Japão.😂 Nunca me atraiu ter muitas coisas. As vezes as pessoas ao meu redor achavam meio estranho eu só ter uma bolsa, dois pares de sapato, uma calça preferida😂. Mas sempre fui muito feliz assim. Hoje tenho uma menininha e busco ensinar a ela que não é ter muitas coisas que nós fazem felizes.

    • @lindyft1488
      @lindyft1488 Před 4 měsíci +9

      No Japão a maioria tem MTA coisa tem até programa de tv mostrando isso 😂 vai de pessoa

    • @MariaInesCTozi
      @MariaInesCTozi Před 3 měsíci +1

      Casa organizada e abastecida, alimentos e remédios essenciais, pois não estamos livres de novas epidemias ou outros contra tempo .

    • @rosineidedossantossilva9905
      @rosineidedossantossilva9905 Před 3 měsíci

      @@lindyft1488 verdade

  • @mariadosocorropires7492
    @mariadosocorropires7492 Před 4 měsíci +53

    A forma como se aproveita o dia de folga, depende aonde a pessoa mora. Eu moro no RJ em Queimados (Baixada Fluminense), lugar com muita violência, e sem área de lazer. Então o único lugar "seguro" e acessível a todos é o shopping que além de tudo fica em outra cidade.

    • @kacauization
      @kacauization Před 3 měsíci +7

      Também moro na baixada. E vc tem razão, e de preferência atividades durante o dia, pq chegar tarde em casa pode ser perigoso.

    • @fmaoski1
      @fmaoski1 Před 3 měsíci +1

      Eu vejo esses relatos do rio de janeiro e fico assustado com essas coisas de milícia, traficantes com fuzil. Sinceramente porque vocês moram num lugar assim? Esse país tem tantas cidades litorâneas seguras e bonitas, ou cidades do interior com uma excelente qualidade de vida. Pra que ficar morando em um lugar que chegar em casa é um risco de vida?
      Eu não entendo. Se eu fosse daí eu já tinha me mudado.

    • @kacauization
      @kacauization Před 3 měsíci +2

      @@fmaoski1 simplesmente por falta de condições. As coisas não são fáceis pra todo mundo.

    • @fmaoski1
      @fmaoski1 Před 3 měsíci +2

      @@kacauization Eu sinto muito, Aqui em Santa Catarina eu vejo muita gente do norte do país em busca de emprego. Eu sinceramente não entendo ficar morando num lugar que os bandidos andam com fuzil na rua. Eu nunca fui assaltado ou vi alguém que não um policial com uma arma na rua. Espero que você algum dia você encontre um lugar melhor pra criar a sua família. Esse país é enorme e nem todos os lugares são assim.

    • @jaquem2199
      @jaquem2199 Před 3 měsíci

      Vcs nao vao pros parque da capital? Ou pra praia na zona sul? Eu ja fui bastante pro rio mas nao intendo mt esss negócio de baixada 😅​@@kacauization

  • @botanicagarden7877
    @botanicagarden7877 Před 4 měsíci +34

    Há muitos objetos que gostaria que nunca estragassem, ou que fossem programados para serem obstoletos, os quais usaria por longos anos. Entretanto, devido à baixa qualidade, somos "obrigados" a substituí-los.

    • @mxlm777
      @mxlm777 Před 4 měsíci +9

      pois é, esse é o truque, quase tudo hoje já é feito para durar pouco.

  • @PamelaRosa-gs1ig
    @PamelaRosa-gs1ig Před 4 měsíci +36

    Uma das coisas mais ridículas que já ouvi na vida, e foi da pessoa que namoro (e que nao tem $), foi se eu não ia trocar de bolsa nunca. Minha bolsa é perfeita, do tamanho que gosto, é até importada. Está como nova, mesmo após anos. Ai fiquei pensando: qual o sentido de trocar de bolsa se adoro a que tenho? aqui realmente é um lugar onde as pessoas gostam de ter várias peças ou itens para a mesma função. Eu quando gosto de um item, seja calçado, bolsa, roupa, óculos, uso até que estrague. Mas gostaria muito de aprender a consertar kkkk Meus tênis furam e fico triste pois as vezes é só um furo mesmo. Enfim, melhor ter coisas de qualidade e duráveis.

    • @xumix007
      @xumix007 Před 3 měsíci +4

      red flag 🚩 gigantesca. Sai desse relacionamento. Pobre e intrometido e insensato, porque já que ele se incomodou com algo tão fútil e feminino, no mínimo teria que lhe dar uma bolsa de presente ao invés de fazer esse questionamento.

    • @AB-sg7pl
      @AB-sg7pl Před 3 měsíci

      Eu também tive um namorado assim. Tínhamos valores opostos. Ele dava muito valor aos bens materiais e acabou por não dar certo.Eu sou parecida contigo. Não tenho muita coisa e as coisas duram anos...

    • @PamelaRosa-gs1ig
      @PamelaRosa-gs1ig Před 3 měsíci +1

      @@xumix007 pior que é ela rsrs As pessoas que mais reparam nesse tipo de.detalhe, são exibicionistas. Tô conhecendo agora um lado que nunca tinha visto, várias 🚩

  • @MartaEunice
    @MartaEunice Před 4 měsíci +14

    Moro na periferia. Bairro simples, sem saneamento. Caucaia-Ce.
    Por aqui as pessoas gostam de competir. Compram de tudo. Se um vizinho tem algo. O outro quer um melhor. Não por mérito mas pra se sentir maior em ter igual ou superior. Meu celular por ex,comprei em 2019. Mas iPhone sem crédito é o que mais vejo😅😅😅😅😅😅😅😅😅

  • @akemi_i
    @akemi_i Před 4 měsíci +48

    Quando somos minimalistas , começamos a reparar em outras pessoas, se são minimalistas ou consumistas. Fui no Japão 3 vezes e pelo que percebi , as japonesas são bem consumistas e o consumo delas é de alto padrão bolsa da gucci , louis vuitton, prada que para elas são normais e sempre estava com a sacolinha na mão de compras.

    • @Luluz24
      @Luluz24 Před 3 měsíci +10

      Elas consomem demais e saem mto TB fora os presentes que dão direto para amigos sei pq morei nos EUA e minhas amigas japonesa sempre me trazia presente

    • @pendragus007
      @pendragus007 Před 3 měsíci +4

      exato, Tokyo foi o lugar onde mais vi shoppings e lojas na vida, e todos comprando durante o dia...

  • @NCardosoIres
    @NCardosoIres Před 3 měsíci +48

    Mas você já foi para o Ibirapuera de final de semana? Pro museu do Ipiranga, pro museu biológico... tá sempre lotado. Existem pessoas de todos os tipos fazendo de tudo em toda parte. Já morei no brasil, no chile, na alemanha... existem pessoas que querem picnic no parque e existem pessoas que querem shopping em todo lugar

    • @J_u_G_m
      @J_u_G_m Před 3 měsíci +4

      Aqui essa cultura é bem fraca, comparada com outros países.

    • @bureno6920
      @bureno6920 Před 3 měsíci +4

      @@sii8132 gostam de praia pra encher o rabo de cerveja kkkkk

    • @teoriadariqueza1831
      @teoriadariqueza1831 Před 3 měsíci +4

      ​@@bureno6920Idai?

  • @ivanysilva744
    @ivanysilva744 Před 4 měsíci +18

    E as datas comemorativas que todos sentem a necessidade de dar presentes: Natal, dia das mães, dos pais, das crianças, Páscoa, aniversários etc. Eu não costumo presentear nessas datas e os outros me acham esquisita.

    • @andreagomes4962
      @andreagomes4962 Před 3 měsíci

      Aqui em casa combinei com os meus filhos que presentes só nos aniversários, o resto é balela.

    • @andreagomes4962
      @andreagomes4962 Před 3 měsíci

      Mais uma lembrancinha

  • @lucycanarin
    @lucycanarin Před 4 měsíci +23

    Tanto que pela quantidade de lojas percebo que algumas cidades nem livraria têm, somente lojas de quinquilharia.

  • @karinapalma4029
    @karinapalma4029 Před 4 měsíci +79

    Tenho 4 imóveis e recentemente optei a morar no centro da cidade em 2 cômodos ( alugados).
    Minha casa principal tem banheira de hidromassagem.
    Não me importo com luxo e sim com minha comodidade.
    Aluguei todas as casas.
    Vendi td até fogão, comprei um frigobar.😂😂😂
    Doei mutas coisas, fiquei com as roupas que uso apenas durante a semana.
    E tenho apenas 2 sandalias e um tênis.
    E um celular Xiaomi com a tela trincada
    E só compro outro quando estragam 😂😂😂
    Durmo em um colchão em um cômodo.
    Meu carro fica no estacionamento próximo.
    Nao tenho mais que dirigir, ando a pé aqui, tenho $ para comprar o que eu quero.
    Almoco fora todos os dias, não me falta nada.
    Durante anos usei roupas de brechó.
    Nao sou consumista, compro o necessário.
    Muitas pessoas acham que sou louca.
    Eu poderia vender uma casa e comprar uma mercedez, mas prefiro meu carro 2013.
    Ja escutei de pessoas que as casas não são minhas, amigos, vizinhos e ate parentes. 😂😂😂.
    Pq ando de carro velho.
    Eu nao me importo, pq não preciso e nem quero impressionar ninguem.
    O importante é eu estar em paz e com minha saude mental em dia😊 😊😊😊
    Tenho o basico para viver.
    E não preciso mais que isso.
    Sempre digo as pessoas, se eu morrer hj ate este pouco ficará aqui.
    Nao levarei nada.
    Em compensação conheco pessoas bem proximo a mim, que são consumistas, atoladas em dividas, empréstimos e reclamando dia e noite.
    Eu procuro paz, comer, e viver bem, da forma que eu encontrei e me faz bem.
    Poder passear com minha cachorra na praça ao lado, ir a feira a pé, td aqui proximo, e viver a comodidade no meu dia a dia.

    • @priscilanascimento5367
      @priscilanascimento5367 Před 4 měsíci +11

      Muito interessante o equilíbrio que você encontrou. Não ligue para as críticas, se se sente bem assim e não lhe falta nada, não vale a pena viver uma vida que não lhe atrai só pra agradar os outros. A nossa paz não tem preço!

    • @cassiadasilva1434
      @cassiadasilva1434 Před 3 měsíci +6

      Meio termo , equilibrio é saudavél😊😊😊

    • @kiyavalenti3832
      @kiyavalenti3832 Před 3 měsíci +18

      Dormir num colchão parece mais coisa de muquirana...

    • @cristianeteixeira1856
      @cristianeteixeira1856 Před 3 měsíci +1

      Meu Deus eu até me emocionei com seu texto Karina. Obrigada, precisava muito ouvir tudo isso... 🙌🏻♥️

    • @sandratsouza6557
      @sandratsouza6557 Před 3 měsíci

      Vc sabe o que te faz feliz. Me sinto assim TB. Inclusive com xiaomi trincado tb.❤ ❤

  • @tatianareginadecamposgrand1610
    @tatianareginadecamposgrand1610 Před 4 měsíci +37

    Oi Roberto! Aqui no Brasil infelizmente a mentalidade da maioria das pessoas é assim mesmo, quem tem mais, pode mais, é o que pensam. Sinto isso de perto, e se deixarmos levar, nos intoxica mesmo. Tenho que me organizar mentalmente para ser o que sou, gosto de ter o essencial e curtir mais a natureza.
    Vou dar uma dica muito boa de passeio e que aproveito muito desde 2011, este lugar!
    É o SESC, e tem vários no nosso estado de São Paulo. Lá temos academia, shows, com preço mais acessível, tem muitos esportes e teatrinhos infantis aos domingos aberto ao público em geral.
    Então, ao invés de shopping, sempre acabo indo com minha família pra lá. É bem cultural, tem esportes e lazer, amo!!! ❤

  • @RedRocketz
    @RedRocketz Před 3 měsíci +19

    A vertente minimalista não é enraizada pq nós brasileiros, temos dificuldade em obter supérfluos. Só um brasileiro sabe o quanto é difícil comprar certas coisas e por isso o desapego tende a ser mais complexo, o fator também de família grande, herança de objetos que ultrapassam o valor comercial e sim o emocional e por aí vai. Muitos apegos são originários do "quem guarda tem" em muitas casas é bem comum o lema, "quem tem dois, tem um. Quem tem um, não tem nenhum." Sempre torci o nariz para o excesso de supérfluos, entretanto, quem já passou teve/tem parentes que passou dificuldades na infância e supri isso na vida adulta, não pode opinar acerca do fato.

  • @laniahenriquehenrique7396
    @laniahenriquehenrique7396 Před 3 měsíci +4

    A imensa maioria das pessoas nem pensam sobre a futilidade dos gastos , sobre o consumismo desenfreado, o entusiasmo da compra é empolgante pra elas, mas a satisfação passa rápido demais e elas tornam a comprar. Eu acho que já nasci minimalista pra mim é tão natural. As pessoas me acham estranha por isso. Mas isso não me incomoda, eu vivo por mim e não pelo o que o outro acha ou pensa.

    • @rafax-adventure
      @rafax-adventure Před 2 měsíci

      Isso, quando eu compro um carro caro é para o meu prazer, se a pessoa acha q é ostentaçao ou para mostrar p os outros problema é dela

  • @terezatorrano903
    @terezatorrano903 Před 4 měsíci +19

    Vida leve. Era muito consumista, mas com teus vídeos comecei a praticar o minimalismo. Toda semana faço desapegos e me sinto muito mais leve. Estou na fase melhor ser do que ter...

  • @marcossoares2038
    @marcossoares2038 Před 3 měsíci +9

    Tudo uma questão de cultura, é tão simples.., o O IMPORTANTE É SER E NÃO TER, aqui em casa só tenho o básico, dois pares de tênis 2 sapato 3 calças, 4 camisas.., só um detalhe, compradas no brechó. No máximo a 5,00. Simplicidade e tudo, importante é viver a vida leve.

  • @antonioteixeira9714
    @antonioteixeira9714 Před 3 měsíci +7

    Eu morei 10 anos na europa (França, Bélgica, Suíça e Luxemburgo), e assim me habituei à pequenos espaços, móveis pequenos e poucos utensílios em casa. Voltei à viver no Brasil há 13 anos, e percebo que às vezes sou visto como um "alienígena". Devido à cultura e costumes que adquiri, por ter me identificado durante o tempo que passei fora do país. Mas entendo que somos resultado de nossas experiências.

  • @carolsl25
    @carolsl25 Před 3 měsíci +8

    Eu vou ao shopping toda semana mas somente pra ir na praca de alimentação, passeio pelas lojas de vez em quando mas em 90% das vezes nao compro nada , só se realmente preciso, deixei de ser consumista pra ser essencialista.

  • @danielduarte8484
    @danielduarte8484 Před 4 měsíci +17

    É complicado hoje em dia a maioria vive de aparência principalmente nessa parte de carro . Eu tenho meu Fusca ano 72 a onze anos e não é meu carro de coleção é meu carro do dia a dia ,quando posso faço viagens com minha esposa e minha filha , levo minha filha pra escola todos os dias , quando preciso eu mesmo faço as manutenções , e somos muito felizes . Existem tantos carros bons e baratos pra se manter , mas as pessoas não querem , preferem se endividar até o pescoço vivem para os outros infelizmente . Gosto muito dos temas que você aborda nos vídeos são excelentes . Deus te abençoe e um bom final de semana 👍.

    • @ronykur2635
      @ronykur2635 Před 4 měsíci +4

      Fusca, esse é o carro mais lindo do mundo. No Japão ele chama muito a atenção. Paz e sucesso.

    • @danielduarte8484
      @danielduarte8484 Před 4 měsíci +1

      @@ronykur2635 obrigado amigo forte abraço 👍✌️🤙

    • @rubenscampos1369
      @rubenscampos1369 Před 4 měsíci +2

      Muito maneiro meu camarada, comprei um gol g4 2007,meu primeiro carro,vou pra todos os lugares com ele,está pago,com manutenção em dia etc,melhor coisa da vida e não ostentar nada pra ninguém.

    • @Luluz24
      @Luluz24 Před 3 měsíci +3

      Pior coisa e ostentação com carro se não morar em casa 10x o padrão do valor do carro😂 eu bato olho e sei q e pobre devendo e pagando parcelado, legal ostentar se vc e uma Virgínia da vida q compra bolsa de 100 mil nas mora em mansão

    • @andreagomes4962
      @andreagomes4962 Před 3 měsíci

      Você poderia dizer quais casos são bons e de baixa manutenção?
      Tenho um Logan mas as peças são caras e vive dando problema. Ele tem 15 anos

  • @monicastein9624
    @monicastein9624 Před 4 měsíci +35

    Ter aquilo que é necessário. Se não é necessário, pra que ter????
    Sou minimalista também na alimentação. Sou vegetariana há uns anos e não consumo enlatados, industrializados.... refri foi abolido há uns 10 anos. E tb não consumo glúten. Ou seja, se alguém vier visitar... é frutas, legumes e verduras👍
    Acho perda de tempo a elaboração de pratos que levam horas e várias etapas pra ficar pronto. Nunca como fora. Gosto de comida de verdade e simples, colorida e fresca.
    Que tal um vídeo sobre isso?

    • @QuandoMenoseMais
      @QuandoMenoseMais  Před 4 měsíci +7

      Perfeito, Monica! Adorei a sugestão! 🤍 Gratidão 🙏🏻

    • @claudiasollitto9089
      @claudiasollitto9089 Před 4 měsíci +4

      Eu nao sou e jamais serei.
      Mas admiro quem consegue ser .

    • @lusilva7119
      @lusilva7119 Před 3 měsíci +1

      Rapaz...admirável! Pq se eu comer só hortifruti em 1 dia eu passo mal 😅😅

    • @LeonardoPrime1
      @LeonardoPrime1 Před 2 měsíci +1

      A única coisa que eu não sou minimalista é na alimentação, aqui em casa é geladeira sempre cheia e quando saio, sempre procuro ir em restaurantes e lugares bons pra comer, um dos principais prazeres que lutei tanto pra ter

  • @angry.beeetz
    @angry.beeetz Před 3 měsíci +77

    Aqui é muito fácil ser minimalista.
    Quando voce não tem dinheiro se torna minimalista de forma obrigatória

    • @marizilima1830
      @marizilima1830 Před 3 měsíci +30

      Vc que pensa. Os pobres são os que mais compram coisas fúteis só para impressionar.

    • @JoseNetogrand
      @JoseNetogrand Před 3 měsíci +17

      O que tem de pobre se endividando comprando "coisinhas" na shopee, não tá escrito. Gente que parcela um iPhone em 30x, por puro status, etc...

    • @PedroCanavarro-kd5zq
      @PedroCanavarro-kd5zq Před 3 měsíci +3

      Exatamente. Aqui ser minimalista não é opção, é necessidade!

    • @Semnome17243
      @Semnome17243 Před 3 měsíci +4

      ​@@marizilima1830comprou futilidade? Então não é pobre.

    • @hussainrivas
      @hussainrivas Před 3 měsíci +10

      Na verdade os que mais compram coisas inúteis, desnecessárias são os pobres, só pela aparência, para a foto das redes e por aí vai, uma grande parcela se endivida e/ou gasta além do que pode.
      O que mais tá precisando o povo é educação financeira

  • @franciscohelio8984
    @franciscohelio8984 Před 3 měsíci +2

    Estou estudando o minimalismo a três anos aproximadamente, e já cheguei a conclusão que já era minimalista a tempos, inclusive meus amigos me chamavam de pobre rico, kkkk.
    Sou um jovem de 60 anos e não aposentado e constumo dizer para os amigos que só preciso do básico para sobreviver, as críticas são muitas, contra!
    No dia a dia preservo sempre uma boa alimentação .
    Quando algum eletrônico quebra, ou mesmo o carro arrumo ou seja procuro sempre resolver os problemas de manutenção de casa, mas claro procuro sempre agradar minha esposa levando-a ao menos uma vez no mês para jantar, kkk, afinal corro o risco dela me abandonar.
    Curiosidade ela têm 39 anos!
    Brincadeiras a parte!
    Ela é incrível, é mais minimalista do que eu, criativa, inteligente....

  • @reginabras4094
    @reginabras4094 Před 4 měsíci +8

    Nossa que vídeo maravilhoso, falou tudo, aqui no Brasil é difícil 😅
    Vida leve ❤

  • @cidinhascalabrin3527
    @cidinhascalabrin3527 Před 4 měsíci +6

    A paz de espírito está no SER e não no TER. Viva a Vida Leve! Gratidão! ❤

  • @Samuel_Gomes_1982
    @Samuel_Gomes_1982 Před 4 měsíci +12

    Eu consigo ser minimalista no Brasil com bastante facilidade. Mesmo morando ao lado da av Paulista consigo manter o controle sem nem um pouco de dificuldade.

    • @francis1961
      @francis1961 Před 4 měsíci +1

      Vc é uma raridade.

    • @Samuel_Gomes_1982
      @Samuel_Gomes_1982 Před 4 měsíci +3

      @@francis1961 a criação que eu recebi ajuda. Nao sei se existia esse conceito de minimalismo 30 anos atrás, mas fui ensinado a pensar assim, de certa forma. Sou bem controlado com meus gastos, a única coisa que gasto sem dó é com alimentação. Em momentos especiais, mais ainda.

  • @edeh197
    @edeh197 Před 3 měsíci +3

    Na minha cidade e existem muito poucas áreas de lazer ao ar livre. Há muitas áreas perigosas de se frequentar.

  • @myrnamilena6775
    @myrnamilena6775 Před 4 měsíci +14

    Fatores que contribuem para consumismo brasileiro
    ❤ Cultura do consumo
    ❤ Redes sociais
    ❤ Quanto mais melhor? (Coleções)
    ❤ Ostentação

  • @viniciusgf
    @viniciusgf Před 3 měsíci +2

    ah depende muito da pessoa, eu mesmo nunca comprei nada em shopping, eu ia bastante mas só pra ficar olhando e comer sorvete de casquinha

  • @cristinabernardino4767
    @cristinabernardino4767 Před 4 měsíci +6

    Oi Roberto, adoro seus vídeos. A pressão dessa sociedade consumista não me influencia 🙏

  • @carolmelo4390
    @carolmelo4390 Před 4 měsíci +10

    Muito resl isso moro em uma comunidade simples e a maioria dos jovens tem u celular do momento e todo FDS tem q compra uma roupa nova pq N pode repetir . E a maioria desempregada vivendo nas custa governo e da mãe 😢

  • @suzi-vidasimples.4832
    @suzi-vidasimples.4832 Před 4 měsíci +4

    Estou muito feliz, meu marido sempre achou importante ter o carro dele, mesmo quase não usando muito, pq mesmo sendo carro mais velho, eram visado, não tinha seguro e ele tinha uma moto antiga e usava ela... ele teve uns probleminhas de saúde e insisti pra vender a moto, pois ficou desconfortável pra ele... Dai ele trocou de carro na sequência e financiou um pouco do que faltou (contra minha vontade pq o carro anterior estava pago e 100% sem problemas), Passaram-se alguns meses e ele teve uma oportunidade nova de trabalho, nesse novo local, simplesmente é impossível achar vaga na rua, os estacionamentos não fazem planos para mensalistas, e fecham mais cedo do que ele precisa. Fora que o carro quanto mais vc usa, mais aparece coisa pra arrumar. Oramos a Deus, e ele vendeu o carro, quem comprou quitou o financiamento e ele comprou uma moto maior, com 4 mil rodado, a vista. O mais legal disso, é que ele mesmo disse: vamos ficar apenas com o seu carro, que é o carro da família, eu fico com a moto e se la na frente vc achar necessário, compramos uma moto pra vc. Há fases na vida que o casal precisa de 2 carros, mas o essencialismo é a sabedoria de reconhecer as fases e viver de modo leve cada uma delas sem se escravizar pelo excesso de coisas. Hoje pra glória de Deus, estamos sem dívidas, sem preocupações pq o carro daria várias manutenções caras, com uma moto nova, meu carro é de 2009, esta quitado, não é visado pra roubo, nos atende e eu tenho espaço na garagem kkkkk... vida leve!

  • @palhaassada1989
    @palhaassada1989 Před 3 měsíci +1

    Vida leve pra ontem 👏🏽

  • @beca4461
    @beca4461 Před 3 měsíci +3

    Esse vídeo é muito importante. Eu moro no interior e aqui a moto é como se fosse uma bicicleta, pq não tem transporte público dentro da cidade e a moto é algo econômico. A minha é usada, comprei quando tirei a carteira e já estou por 6 anos com ela, já ouvi críticas de q já está na hora de trocar, pois eu e meu marido somos servidores públicos e temos um salário legal, mais eu ano acho q seja a hora pois tô economizando pra ter a casa própria, e se gastar com isso vai me desviar do foco. Porém, todos ficam olhando de lado, a roupa tbm do mesmo.jeito, todos aqui pagam fortunas por roupas q não valem isso. O consumismo é muito forte

  • @ritafranca4354
    @ritafranca4354 Před 4 měsíci +2

    Vida leve ❤! Esse conteúdo é extremamente necessário para nós brasileiros, somos muito consumista e suas palavras fazem todo sentido!!

  • @elisreges
    @elisreges Před 4 měsíci +4

    Realmente! Eu decidi fazer o aniversário de 1 ano da minha bebe em buffet, pois eu teria pouco tempo para organizar sozinha. Eu tive dor de cabeça com a dona do buffet porque todo mundo compra papelaria personalizada. Só que eu não ligo pra isto, pagar caro em papel que depois irá pro lixo.

  • @paulonm2097
    @paulonm2097 Před 3 měsíci +2

    Me identifiquei aqui. Já ouvi comentários no trabalho como "a gente não vê você gastando dinheiro" e coisas do tipo. Não adianta explicar que às vezes você gosta de prazeres mais simples ou menos custosos. Por isso, quem fala essas coisas, merece ficar estagnado na vida.

  • @danielfelipesilva1307
    @danielfelipesilva1307 Před 4 měsíci +4

    Um dos motivos q me fazem não me enquadrar na nossa cultura é isso. Munca gostei de ter um monte de coisas, muca quiz casa grande (moro num apt de 46m), nao gosto de dirigir e nem ter carro, vou mto ao shopping, mas só pra ir no cinema nem passo por lojas kkkkkk. Algumas pessoas da família e amigos me acham louco 😅😅😅😅😅

  • @nadiapereira4580
    @nadiapereira4580 Před 4 měsíci +2

    Vida levi,sempre que tenho a oportunidade de assistir seus vídeos encontro estímulo para atingir o meu objetivo.Muito Obrigado!

  • @enf.luanagalvao
    @enf.luanagalvao Před 3 měsíci +1

    O que vc falou, é vdd.Eu tenho um carro pequeno 2016, um fiat uno que vai pra tudo que é lugar e não pede peça e é econômico, mas eu noto a pressão dos visinhos e colegas de trabalho para eu trocar de carro, como se isso fosse uma necessidade urgente, ter um carro cada vez mais caro. Esse povo é maluco. 😅

  • @hbbstn
    @hbbstn Před 3 měsíci +1

    Já vai fazer 20 anos que não tenho carro, mas moro em uma cidade grande da América do Norte e uso ônibus, metrô, e trem. Tem 5 supermercados 10 mins a pé de casa.

  • @carolis9748
    @carolis9748 Před 4 měsíci +1

    Adorei a ideia do passeio minimalista, sobretudo quando sou dessas que vai passear em shopping. Obrigada pelo vídeo. Vida leve🍃

  • @Rotter4461
    @Rotter4461 Před 3 měsíci +2

    Eu morei 22 anos fora e quando voltei a primeira coisa que me dei conta foi o surgimernto de uma curriola chamada de dubles de rico ou pobre premium, isso se enraizou na sociedade e veio para ficar, as principais caracteristicas sao o consumismo e o endividamento para parecer oque nao sao e jamais seram, sao levemente ou mediamente escrotos, nariz empinado, infelismente hoje no br ateh os pobre sao metidos e orgulhosos na sua maioria, resumindo nao aguentei 2 anos e ja sai fora o br, dessa vez para nunca mais voltar.

  • @fabio6403
    @fabio6403 Před 3 měsíci +1

    Ótimo conteúdo! Só falou verdade! Obrigado!

  • @dalvanirteixeiraloback5267
    @dalvanirteixeiraloback5267 Před 4 měsíci +1

    Legal achei vc de novo!
    Amo seus vídeos!
    Eu tento ser minimalista

    • @QuandoMenoseMais
      @QuandoMenoseMais  Před 4 měsíci +1

      Vai conseguir, Dalva! Bom ter você aqui novamente conosco! 🤍 gratidão 🙏🏻

  • @lucianafurlan2327
    @lucianafurlan2327 Před 3 měsíci

    Adorei o conteúdo. Vida leve! Eu sempre pensei dessa maneira e como vivo numa cidade do interior, que não tem shopping fica mais fácil, mas também aqui temos armadilhas.

  • @elicefreitas2593
    @elicefreitas2593 Před 4 měsíci +1

    Bom dia amigo .Já fiz parte desse grupo, após muita reflexão, me tornei minimalista, Estou satisfeita com minha filosofia de vida.Abração 💙💙💙

    • @QuandoMenoseMais
      @QuandoMenoseMais  Před 4 měsíci

      Elice, fico muito feliz em saber da sua transformação. 🤍 gratidão 🙏🏻

  • @tatianabukowitz4659
    @tatianabukowitz4659 Před 4 měsíci +2

    Oxe, voltou ao Brasil!? Morei um ano mó Japão, em Tóquio. Me doeu muito voltar ao Brasil porque eu AMEI viver no Japão.

  • @hullymonteiro3995
    @hullymonteiro3995 Před 3 měsíci

    O nosso mal é dar importância para o que os outros pensam ou falam, nessa aí a gente cai em verdadeiras armadilhas como ele disse no vídeo. Vamos só seguindo o bando. Principalmente nós mulheres. Precisamos ficar atentos ao que é importante para nós e que nos faz bem e focar nisso. Vídeo mto bom!

  • @helveciog
    @helveciog Před 3 měsíci +1

    Vida leve.
    Esse canal é muito bom.

  • @nancyleal2529
    @nancyleal2529 Před 4 měsíci +5

    No Japão as pessoas não ficam tentadas a trocar todos os eletrônicos e afins pelos novos recentes mais "atualizados" (celulares etc.)? É o que eu pensava; por isso os imaginava mais consumistas. Além disso, os imóveis japoneses costumam ser menores do que no Brasil; vários super pequenos. Então nem que queiram dá para consumir tanto por falta de espaço.

  • @patriciasousa2471
    @patriciasousa2471 Před 4 měsíci +1

    Vida leve, 💖 gosto muito de seus vídeos,sou uma consumista compulsiva, já sigo seu canal a muito tempo e sempre me ajuda a repensar o q preciso e não comprar só por encher a casa de tralha 😢 obgda 🥰😘🙏

  • @beaagassi
    @beaagassi Před 4 měsíci +3

    Vida leve!
    Verdade Roberto, me impressiona a necessidade que as pessoas tem de aparecer, eu brinco que: rede social é a nova melancia pendurada no pescoço. Quando saio eu quero curtir, não ficar escolhendo filtro e angulo pra aparecer em rede social

    • @i.henrique739
      @i.henrique739 Před 2 měsíci +1

      Vdd ...tá bem difícil nos dias atuais kkkk....rede social não uso a anos,mas vejo pelos meus amigos amigos que o Instagram novo tiver kkkk

  • @cleberdebrito6846
    @cleberdebrito6846 Před 3 měsíci +2

    Em parte, este comportamento também influencia na corrupção e aumento da violência!

  • @giovannanascimento2142
    @giovannanascimento2142 Před 3 měsíci +2

    Vamos ao shopping ,porque é mais seguro ,domingo 16h fui passear no parque Ibiraquera é fui roubada .

  • @mariaritaoliveirasilveirao2994
    @mariaritaoliveirasilveirao2994 Před 4 měsíci +1

    Comecei a ver esses vídeos de minimalista e estou trabalhando estou bem mas leve não é fácil mas estou conseguindo já tive várias mudanças obrigado tem me ajudado muito

  • @conceicaolima1772
    @conceicaolima1772 Před 3 měsíci

    Gosto de passear no shopping, olhar as vitrines porque tenho loja também. Sou minimalista só tenho básico necessário e sempre fui feliz assim. A felicidade está nas pequenas coisas e na simplicidade

  • @rodrozimsx
    @rodrozimsx Před 3 měsíci

    Primeira vez aqui no canal, já ganhou um inscrito... ter humildade e viver simples é o segredo para uma vida plena... muito obrigado pele vídeo, é essa vida que procuro.. paz e sabedoria.

  • @paulacrocheporamor6117
    @paulacrocheporamor6117 Před 2 měsíci

    Palavras pura e verdadeira eu estou começando agora essa vida de minimalista 😊

  • @ricardocamara236
    @ricardocamara236 Před 3 měsíci +1

    Minha dificuldade em ser minimalista é pela dificuldade em descartar coisas, seja pela dúvida do vou precisar depois ou não, seja pela desorganização em si. Seria interessante um vídeo com essa abordagem.

    • @QuandoMenoseMais
      @QuandoMenoseMais  Před 3 měsíci

      Ricardo, assista os nossos vídeos de desapego emocional. Gratidão 🙏🏻

  • @K4TESH
    @K4TESH Před 3 měsíci +1

    1:30 Nos parques e ruas não temos segurança e no shopping há um mínimo de segurança, é por isso.

  • @SilvanaVani
    @SilvanaVani Před 2 měsíci

    Reflexão importante ❤

  • @gakuseibrazuca
    @gakuseibrazuca Před 3 měsíci +1

    Muito bacana o seu vídeo! Vou pro Japão ano que vem pra morar.

  • @cila0205
    @cila0205 Před 3 měsíci +4

    Hoje tenho desapegado de várias coisas, muito bagulho pra limpar e arrumar 😂😂😂
    Mas como tenho espaço não pretendo viver com somente uma cadeira por exemplo, pois gosto de receber visitas e quero proporcionar algum conforto. Nao se trata de exibição, mas carinho com o próximo.

  • @melinaaguiar3920
    @melinaaguiar3920 Před 3 měsíci +1

    Obrigada por este vídeo! Gostei muito do tema👍🏻

  • @manu_neuropp
    @manu_neuropp Před 2 měsíci

    Verdade❤ Tudo parte de uma cultura de exibicionismo... Não precisamos disso...

  • @danilorochsi
    @danilorochsi Před 3 měsíci +1

    Muitas cidades brasileiras não têm parques. E quando tem, muitas vezes estão abandonados. Parques em boas condições são raros no Brasil.

    • @QuandoMenoseMais
      @QuandoMenoseMais  Před 2 měsíci

      Danilo, nesse caso, é importante que os cidadãos e as comunidades locais se mobilizem e exijam das autoridades municipais e estaduais a revitalização e manutenção dos parques existentes.
      Participar de movimentos sociais, petições públicas ou até mesmo organizar mutirões de limpeza e cuidado podem ser formas eficazes de iniciar mudanças positivas.
      Além disso, é crucial conscientizar e educar sobre a importância dos espaços verdes para a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade. Gratidão 🙏

  • @helenacandido4234
    @helenacandido4234 Před 4 měsíci +1

    Boa noite... Ótimo vídeo... Vida leve

  • @rejanagomes5490
    @rejanagomes5490 Před 4 měsíci

    Graças a Deus uma das coisas que não gosto é ostentar, não que eu tenha para isso, mesmo que eu tivesse eu não o faria. Mas infelizmente ao longo dos anos acumulei muitas coisas, hoje estou me esforçando para mudar esse estilo de vida e me tornar minimalista, está difícil, o desapego nos prende, precisamos de libertação. Mas já consegui me desapegar de muito, espero ter forças para continuar.
    Seus conteúdos sempre são valorosos, Roberto. Você e sua esposa são inspiração para nós. Gratidão!

  • @coracaodepai3333
    @coracaodepai3333 Před 3 měsíci +1

    Difícil? Vá ao supermercado e veja o tamanho de uma cesta básica custando 100 reais (cabe em duas sacolas). A economia brasileira já obriga as pessoas a serem "minimalistas" há muitos anos. Basta sair de suas bolhas e meter a cara na vida real para constatar tal fato.

    • @QuandoMenoseMais
      @QuandoMenoseMais  Před 3 měsíci

      Coracaodepai, todos têm a oportunidade de vivenciar a incrível transformação que o estilo de vida minimalista proporciona.
      Acredite, essa mudança é possível para todos, independentemente de sua condição financeira!
      Seja rico ou seja pobre, todos podem experimentar essa transformação extraordinária.
      Minimalismo não se trata de viver com pouco, mas sim de valorizar o que realmente importa.
      Não deixe de conferir este vídeo inspirador! ✨
      Assista agora e deixe-se surpreender. 🤍
      czcams.com/video/5VgHGvG5GaM/video.htmlsi=S74iIDrHHL7PIs-S
      Gratidão 🙏

  • @17tarcila
    @17tarcila Před 4 měsíci +1

    Vida leve. São ótimos os teus conteúdos!

  • @simoneotavianipavanelli1523
    @simoneotavianipavanelli1523 Před 4 měsíci +1

    Vida leve.Sempre aprendendo com vcs.

  • @canaldotroller9028
    @canaldotroller9028 Před 2 měsíci

    Conteúdo muito bom. Já repassei. Sou artesão e ando com roupas de metalúrgicos, aquelas azul petróleo, pois faço soldas e trabalhos com madeiras de demolição. A discriminação no banco e restaurantes é grande, mas nem me importo mais. Tenho dois sapatos e um caminhonete velha. Vivo bem com as contas pagas.

  • @adrianarufinosiqueira829
    @adrianarufinosiqueira829 Před 3 měsíci

    Obrigada!!!! Seus vídeos são libertadores!!❤❤❤

  • @saragomes8774
    @saragomes8774 Před 4 měsíci

    Muito obrigada por seus vídeos são muito bons, e motivadores. Antes eu era bem minimalista, mas com o tempo acumulei muita coisa
    , e foram ficando paradas durante anos. Mas desde o ano passado pra cá estou me desfazendo de coisas sem utilidade pra mim, simplificando a vida no geral e está me fazendo um bem enorme.

  • @canaldofabioraimundo
    @canaldofabioraimundo Před 4 měsíci

    Vida leve! Parabéns pelo canal, pelos vídeos. Já faz algum tempo que tenho seguido o estilo minimalista. Fiz um destralhe grande em minha casa e isso inclui vários itens. Depois que conheci o canal aqui o estilo minimalista só ficou mais intenso pra. Like, um abraço e até o próximo!

  • @Ricardo.3
    @Ricardo.3 Před 3 měsíci +14

    Moro na Europa desde 2016 e uma das primeiras coisas que ficou claro sobre o brasileiro tendo uma visão de fora do contexto é que quanto menos o brasileiro tem mais ele tem necessidade de querer passar a impressão de que tem, e quando olhamos pra sua realidade está é devendo pra todo mundo. Não é a toa que o brasileiro médio vive e viverá sempre na mediocridade.

  • @wagner.albuquerque
    @wagner.albuquerque Před 3 měsíci

    Muitas coisas são explicadas pelo clima, por exemplo. Moro no Nordeste (Teresina) e é difícil ir para parques, pois o clima aqui é muito quente sem contar a falta de segurança. Então eu amo passear em um parque aqui chamado Parque da Cidadania, mas vou às 6h da manhã.

  • @deboragburato
    @deboragburato Před 4 měsíci

    Vida leve!
    Assistindo seus vídeos junto com meu filho de 10 anos, ele também já começou a se interessar pelo assunto 🤍

    • @QuandoMenoseMais
      @QuandoMenoseMais  Před 4 měsíci +1

      Que lindo , Débora! Seu comentário aqueceu o meu coração. 🤍 Gratidão 🙏🏻

  • @andresilvs1739
    @andresilvs1739 Před 2 měsíci

    Eu penso que a grande maioria dos brasileiros se preocupam muito o que os outros pensam dele ou dela, é claro que a falta de cultura e hábitos saudáveis prejudicam muito a família e as novas gerações, eu sinceramente a muito tempo já me desliguei de objetos e hábitos que já tive no passado, hj em dia eu me preocupo com meu bem estar físico e mental, e não sou consumista, só uso o necessário, só compro o que eu realmente necessito, e pode ter a promoção sobre a promoção eu não compro, mas o brasileiro não consegue gastar menos do que ganha, isso é triste.

  • @MariaInesCTozi
    @MariaInesCTozi Před 3 měsíci

    Gente aprendi que na Europa e outros lugares você precisa pagar caro pra descartar móveis e eletrônicos, isso por falta de lugar para aterro sanitário isso contribui para as pessoas comprar menos .

  • @J_u_G_m
    @J_u_G_m Před 3 měsíci +1

    No Brasil o povo vive muito de status, chamam você pra ir na casa deles para mostrar as coisas, vão na sua casa para reparar o que vc tem!

  • @janainaconceicao6007
    @janainaconceicao6007 Před 4 měsíci +1

    Parabéns amei o vídeo, tudo de bom

    • @QuandoMenoseMais
      @QuandoMenoseMais  Před 4 měsíci

      Que bom que gostou, Janaína! 🤍 Gratidão 🙏🏻

  • @will14n5
    @will14n5 Před 3 měsíci

    Eu vivo bem com pouco, não há ganho muito mas mantenho os gastos abaixo disso, juntei uma reserva de emergência boa e comecei a investir, já tenho metade dos meus gastos em renda passiva, dei uma maneirada nos investimentos agora pq casei e precisei comprar móveis e outras coisas, mas só o básico mas nem por isso coisas sem qualidade. Necessidade de ostentar é zero.
    Ostentação pra mim será o dia que puder falar: agora trabalho só por esporte kkkk

  • @analeao87
    @analeao87 Před 4 měsíci +1

    Mas após eu conhecer o minimalismo já consigo ir ao shopping e não ficar tão tentada mais. No máximo tomar um café. Geralmente quando vou p comprar é pq realmente preciso. Até às crianças já saem avisadas de casa