TELETIME Em Destaque - Os impactos do Open Gateway

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 23. 08. 2024
  • Neste debate organizado em parceria com a Vivo, TELETIME em Destaque aborda os impactos que o Open Gateway tem nos serviços de telecomunicações, especialmente na oferta de serviços digitais ao mercado financeiro, e como o Itaú entrou como parceiro dessa iniciativa pioneira.
    __________________________
    Em fevereiro de 2023, as operadoras de telecomunicações deram aquele que talvez tenha sido o mais ousado passo no sentido de posicionar os provedores de conectividade no ambiente da inovação em serviços digitais.
    Naquele mês, durante o Mobile World Congress realizado em Barcelona pela GSMA, era anunciada uma aliança entre os principais operadores globais para o Open Gateway, uma iniciativa inédita para a criação de interfaces abertas de programação, também chamadas de APIs.
    Por meio dessas APIs, todo o ecossistema digital, e os mais diferentes setores da economia, de bancos e financeiras, passando por empresas de logística, Internet das Coisas e até mesmo governos, poderão desenvolver serviços e aplicações que, potencialmente, funcionarão de maneira similar em qualquer rede de telecomunicações do mundo.
    É algo como criar um super sistema operacional de todas as redes. Algo que o chairman da GSMA, e também CEO da Telefónica, José Maria Alvarez Pallete, qualificou como a transição da era do Cloud Computing para o Earth Computing, ou seja, uma capacidade computacional que soma recursos de todas as redes do Planeta Terra. Parece ousado, mas muitos especialistas apontam essa inovação como o maior avanço das telecomunicações desde o surgimento das redes móveis.
    O Brasil saiu na liderança desse processo. As operadoras brasileiras foram pioneiras em iniciar o desenvolvimento das primeiras APIs Open Gateway, ainda em 2023, e já há casos concretos sendo desenvolvidos, como veremos nessa edição do TELETIME em Destaque realizada em parceria com a Vivo. A Vivo é justamente uma das operadoras que está liderando esse movimento global e, no Brasil, buscando desenvolver o ambiente do Open Gateway.
    Participantes:
    Diego Aguiar, diretor de operações da Telefônica Tech
    Augusto Nellessen, superintendente de Tecnologia do Itaú
    Alex Pereira, diretor de parceria com operadoras para AL da Infobip

Komentáře • 2

  • @fdkuka
    @fdkuka Před měsícem

    Sou desenvolvedor e achei fantástico essa reportagem! Parabéns! Realmente o Open Gateway vai fazer explodir muita oportunidade!

  • @MilesVero1
    @MilesVero1 Před měsícem

    Achei a iniciativa maravilhosa, mas acho também que está chegando tarde no mercado, porque as constelações de satélites de órbita baixa (leia-se Starlink) tornará muitas destas inovações em elefantes brancos, ou seja, inúteis...