A Metafísica de René Guénon: Uma Conversa com Luiz Gonzaga de Carvalho Neto

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024

Komentáře • 13

  • @AntonioCosta85
    @AntonioCosta85 Před 8 měsíci +2

    Vi um vídeo do Professor Olavo sobre o Isla ... Fenomenal! No Brasil o maior conhecedor

  • @vladimirkaraglanova4331
    @vladimirkaraglanova4331 Před 10 měsíci +5

    Live excelente! Obrigado pelo incrível trabalho que vocês estão realizando no Brasil. Livros sublimes e edificantes.

  • @ilgattoparddo
    @ilgattoparddo Před 10 měsíci

    27:00 uma palavra que ele poderia ter usado e talvez teria sido melhor é a 'matese' do Mário Ferreira dos Santos?

  • @1gustavomatos
    @1gustavomatos Před 10 měsíci

    Até terça!

  • @Sofiaperennis
    @Sofiaperennis Před 10 měsíci

    👀

  • @juliogustavocosta
    @juliogustavocosta Před 10 měsíci

    estou tentando acessar o site e dá erro. gostaria muito de acessar e comprar o box. como faço para acessar o site da editora?

    • @editorialestreladamanha4031
      @editorialestreladamanha4031  Před 9 měsíci

      Estávamos fora do ar mesmo, mas o site já está funcionando e com promoção de Black Week. Dá uma olhada lá.

  • @bernardoemerick5362
    @bernardoemerick5362 Před 10 měsíci +4

    A exposição sobre a "realização metafísica" é bastante interessante. Mas não sei como não chegar à conclusão de que é completamente herética, do ponto de vista católico.
    Se tal estado consiste naquela união que Santa Teresa d'Ávila descreve como sendo a sétima morada, então temos um problema evidente: para entrar no castelo (i.e., para entrar na primeira morada), é estritamente necessário estar em estado de graça. Ora, a via ordinária para tanto é, primeiramente, pelo batismo e, se perdido após o cometimento de um pecado mortal, a confissão sacramental ou a contrição perfeita (embora essa seja bastante rara). Isso não é alcançado, de modo algum, pela tal "gnose", o conhecimento imediato dos princípios universais.
    Além disso, em "Oriente e ocidente", Guénon é explícito em dizer que a moralidade não é necessária para a espiritualidade, mas que é um conjunto de convenções cuja finalidade é criar uma harmonização social suficiente. Ora, o estado de graça consiste precisamente em cumprir os mandamentos. De acordo com o catolicismo, esse é o nível 1 da vida espiritual; sem estado de graça, não se está na caridade, não se tem a posse habitual da Santíssima Trindade etc. Logo, novamente, a tal "realização metafísica", se consiste naquilo que é descrito por Santa Teresa (que é o grau mais elevado de santidade - pelo menos ordinariamente), contraria a doutrina católica.
    Seria interessante que abordassem essa questão em vídeos posteriores.

    • @pedrocasprov5930
      @pedrocasprov5930 Před 10 měsíci +6

      Salve, Bernardo.
      Não vi oposição fundamental à doutrina católica pelo seguinte motivo:
      Se você se atentou bem à exposição e se conhece bem sobre a tônica da obra desses autores, vai perceber que quando eles falam de Realização Metafísica estão tentando descrever um estado humano que, pela experiência comum de inúmeros homens em inúmeros povos e culturas - e é possível constatar isso -, é atingível sem que necessariamente você precise ser batizado e participar da economia sacramental.
      Se você é católico, como eu, deve conhecer o seguinte adágio: a graça pressupõe a natureza. Se existe essa correlação entre a Realização Metafísica e a descrição que a Santa Tereza dá para esse estado do castelo interior isso acontece porque esse estado do Castelo pressupõe uma progressão "material", ou natural do sujeito (a mesma descrita por aqueles autores), para que a graça possa descer e "informar", dar a forma divina, santificar.
      O prof. Olavo costumava dizer que essa realização metafísica, a princípio, não tem nada que ver com a salvação ou coisa que o valha.
      Não sei se estou descrevendo bem, mas usando de uma linguagem cristã seria algo como um estado de percepção e de contemplação amorosa do Logos Divino que está dentro de cada um de nós - e essa contemplação pode acontecer ainda que a pessoa não conheça o Seu Nome, que conforme cremos foi revelado na Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É por isso que alguns santos disseram, por exemplo, que Sócrates, Pitágoras, Parmênides etc foram cristãos antes de Cristo: foram homens muito profundos, de vida contemplativa, e que muito provavelmente viviam no estado da realização metafísica.
      Como diz a escritura, o Espírito sopra onde quer.

    • @lucasm7569
      @lucasm7569 Před 10 měsíci +1

      Eu fico impressionado com essa vontade de querer ver heresia em tudo. Você não teve nem tempo de refletir sobre as palavras do Guenon e do prof Luiz, mas já se acha apto para definir uma heresia.
      Dê tempo para sua inteligência trabalhar não tenha pressa.

    • @bernardoemerick5362
      @bernardoemerick5362 Před 10 měsíci

      @@lucasm7569 Mas quem está definindo uma heresia?! Eu coloquei um problema: como é possível que a "realização metafísica" corresponda à sétima morada do castelo de Santa Teresa, se aquela é acessível a qualquer ser humano e esta pressupõe o estado de graça? Ora, no esquema de Santa Teresa, quem não está em estado de graça nem sequer entrou no castelo, mas está nas suas redondezas.
      O @pedrocasprov5930 deu uma resposta interessante, sobre a qual estou pensando há alguns dias e em relação ao qual vou responder depois. Ele, pelo menos, parece ter entendido o problema. Você, por outro lado, só deu um argumento pessoal.

    • @spectrovazio
      @spectrovazio Před 10 měsíci

      @@ThiagoFerraz-fl1bt ??? Qual a necessidade de se comportar feito um babuíno letrado? Isso te faz se sentir superior ou "livre"? Palhaço.