Pomar Orgânico em Casa em Aula na Horta da Saúde com Sergio Semerjian

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 30. 06. 2024
  • Siga e se inscreva no canal Oficial do Sergio Semerdjian
    / @brfanaticosporparreir...
    São Paulo é uma cidade reconhecida por sua multiplicidade étnica e cultural. Japoneses, portugueses, italianos e descendentes de diversos outros países, principalmente da Europa e da Ásia, ajudaram a construir a identidade da maior cidade do Brasil. Por vezes, vemos essas histórias contadas em livros, filmes e exposições. No entanto, a comunidade armênia é uma das que não ganham esse destaque.
    Registrar memória do povo armênio e narrar a vinda desses imigrantes ao Brasil foi o que levou a historiadora Sonia Maria de Freitas a mergulhar em um longo trabalho de pesquisa e produzir a obra ‘Presença Armênia em São Paulo: imigração, negócios, identidade, religião e interação social’, 11º livro publicado pela autora.
    Ao longo de 236 páginas da publicação, o leitor encontrará depoimentos de descendentes armênios, centenas de fotos e documentos que relatam a chegada dos primeiros grupos de imigrantes em São Paulo, no início do século XX, na esperança de encontrar no Brasil uma oportunidade para recomeçar a vida. Nessa época, muitos armênios deixaram o país após o genocídio que matou mais de 1,5 milhão de pessoas entre 1915 e 1923.
    A autora destaca este fato como um dos motivos que despertaram sua atenção para o povo armênio. “No ano 2000, no Museu da Imigração de São Paulo, tive contato com alguns sobreviventes do genocídio e a oportunidade de perceber essa força do povo armênio, que tem uma trajetória admirável de muita luta, trabalho e fé”, destaca a escritora.
    O livro foi escrito a partir de vasta pesquisa em arquivos públicos e privados, entrevistas com armênios que vieram refugiados ao Brasil e também com seus descendentes, que mantiveram viva a cultura do país, incluindo as tradições religiosas, a língua, os costumes familiares e a culinária armênia.
    Outro ponto de destaque da obra é o registro da trajetória que esse povo percorreu no último século, como a importância do bairro Presidente Altino, em Osasco, para a instalação da comunidade armênia na região e a sua participação no setor de calçados, que foi uma das principais fontes de renda de grande parte dos imigrantes, que chegaram ao país sem recursos financeiros.
    “A pesquisa está muito bem documentada, inclusive com informações inéditas e com uma importante participação das famílias armênias, que foram personagens principais desta linda história que merece ser contada”, finaliza a autora.
    Famílias armênias ajudaram na realização deste projeto
    Desde o início da pesquisa até a publicação do livro passaram-se quase duas décadas. Sonia Freitas relata que durante esse tempo teve muito apoio de algumas famílias armênias, e não apenas nas entrevistas orais e por abrirem a porta de suas casas e compartilharem fotos, documentos e histórias, mas também financeiramente para cobrir os custos que envolvem a produção de um livro como este.
    O empresário Sérgio Semerdjian, que é filho de armênios, foi o responsável pelo convite para que Sonia reunisse suas pesquisas e transformasse o que inicialmente era uma tese de doutorado em livro. Entusiasta de sua cultura, o descendente patrocinou a curadoria do livro e outros custos que oportunizaram sua publicação.
    Além da família de Sérgio, outras famílias armênias também colaboraram com a autora na coleta de dados e nos depoimentos, entre elas as famílias: Manissadjian, Rizkallah, kurdjian, Markossian, Burbulhan, Pamboukian, Kahvegian, Cumrian e Dichtchekenian.
    Lançamento e vendas
    A obra já tem dia e hora para ser lançada e contará com uma celebração especial. No dia 2 de novembro, das 15 às 19h00, será realizado o lançamento do livro no Clube Armênio, Rua Professor Ascendino Reis, 1450, Vila Clementino, em São Paulo.
    O livro estará à venda no próprio Clube e em outras entidades da comunidade Armênia em São Paulo, além de ser comercializado pela internet.
    Sonia Maria de Freitas é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e atuou como pesquisadora e curadora no Museu da Imagem e do Som e no Museu da Imigração, em São Paulo. Há 25 anos, dedica-se ao tema dos imigrantes que se instalaram em São Paulo, sobretudo os portugueses.
    Ao longo de sua carreira, publicou onze livros, muitos deles com a temática da imigração na cidade de São Paulo, entre eles a obra Presença portuguesa em São Paulo (Imprensa Oficial, 2006). Graças ao seu empenho em estudar e retratar a história de emigração dessas pessoas, foi agraciada com diversos prêmios e homenagens, entre eles homenagens da Câmara Municipal de São Paulo pela realização da exposição Memórias da imigração espanhola (1998) e pelos relevantes serviços prestados à comunidade portuguesa (2010), além do 30º Prêmio Clio de História, da Academia Paulistana de História, pela obra Presença Portuguesa em São Paulo (2007)

Komentáře • 27

  • @lap-comercio3301
    @lap-comercio3301 Před 2 lety

    Sergio, boa tarde. Que aula sensacional, é um divisor de água em conhecimento.

  • @mariarosanaoliveiradesenao96

    Niguem fala a verdade,vc fala mas que verdade 😍👏👏👏👏👏👏👏

  • @rosinalvasouza9112
    @rosinalvasouza9112 Před 2 lety

    Seu Sérgio e uma grande figura , fala tudo com grande sabedoria

  • @raphaelluiz4260
    @raphaelluiz4260 Před 2 lety

    JESUS CRISTO abençoe o sr sergio e sua familia ..,

  • @neidealvesdeoliveira2586

    O povo não reparou também que além de a natureza estar sendo destruída com química , o ser humano também . Sou cuidadora de idosos a 20 anos . Reparei isso . O sr. Sérgio tem razão em tudo que ele falou . Amo quando é vídeo de um monte de gente junto fazendo perguntas . Amo ❤ VOCÊS

  • @raphaelluiz4260
    @raphaelluiz4260 Před 2 lety

    boa tarde o mestre SERGIO e o GENIO ALBERT EINSTEN DAS ÁRVORES estou aprendendo e olhando pras árvores diferente agora ...

  • @marisateixeirarocha5514

    O Sérgio tá certíssimo em suas palavras!!!!!

  • @arturzenker4948
    @arturzenker4948 Před 4 lety

    Sérgio mãos de tesoura,"Santa"!

  • @mariarosanaoliveiradesenao96

    Tem todo razão 👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @adrianapoletoo182
    @adrianapoletoo182 Před 5 lety +3

    Fico imensamente feliz em saber q meu instinto estava certo!!! Sempre fui contra esses mata matos e fertilizantes químicos!!!
    Obrigada por lutar por uma causa tão nobre, q hoje em dia está sendo ignorada pela maioria!!!! Parabéns pelos videos do canal, sao sensacionais!!!

  • @luzenirnunes7832
    @luzenirnunes7832 Před 3 lety

    Sérgio já estava alertando tudo que já estamos vivendo hoje, (vídeo 3.06)
    Preparem -se como ele fala não tem volta vai ficar pior.

  • @teresasilva2320
    @teresasilva2320 Před 5 lety +2

    Tenho 60 anos e aprendi com meus avós e meus pais, venenos não entram em terrenos nossos. É expressamente proibido.

  • @alananascimento3680
    @alananascimento3680 Před 5 lety +2

    Excedente vídeos, muito aprendizado. Acompanho há três anos,assim como o Sérgio brigo pra não ter uso de veneno.
    Sobre as formigas cortadeiras, alguém achou ao algo pra ajudar?
    O Sérgio mandou a mulher pesquisar e não deu resposta.

    • @arturzenker4948
      @arturzenker4948 Před 4 lety +1

      Você não acaba com as formigas,mas há tratamento para as formigas cortadeiras e outras; é conhecido como "explodir"o formigueiro,que é colocar o veneno peletizado longe da trilha, senão a formiga não carrega para o formigueiro. O veneno mata o fungo, fazendo com que sejam obrigadas à mudarem para outro lugar e lá iniciar outro formigueiro,se seu vizinho tratar também, não terão formigas por perto,por um bom tempo.

  • @rosinalvasouza9112
    @rosinalvasouza9112 Před 2 lety

    gostei de saber da distancia das frutas , parabéns o meu quintal e pequeno , não uso veneno nas minhas plantas , eu vi no youtube pra por uma casca de ovo no maracujá que as borboletas não posam , ele e plantado no mesmo vaso que eu tenho plantado o hortelã do mato, não da lagarta, eu não coloquei o ovo nele pois ate agora não me parece necessário

  • @arturzenker4948
    @arturzenker4948 Před 4 lety +1

    Sérgio, meu pensamento tem muito a ver com que você transmite,com seu conhecimento e sabedoria. Gostaria de poder expandir essa visão de vida, primeiramente participando do grupo e posteriormente, formando outro grupo, como as ramificações da videira,cada vez mais sendo multiplicadas.

  • @alicefernandes2957
    @alicefernandes2957 Před 5 lety +2

    Amei!!!!!Vcs são maravilhosos!!! Gostaria tanto de participar de reuniões assim!!!!😊

  • @tubaraoextreme7668
    @tubaraoextreme7668 Před 5 lety

    Sérgio é verdade que DETERGENTE de coco é bom para plantas e espanta formigas
    tenho 14 anos desde meus 5 a 6 anos eu era suber interessado em plantar faz pouco tempo que conheci você mas não paro mais de te assistir morro aqui no prudentopolis Paraná queria tanto que você viesse aqui no meu quintal.
    gostei muito de seu canal.

  • @arturzenker4948
    @arturzenker4948 Před 4 lety +1

    Quanto ao tratamento de saúva, existem muitos produtos à base de orgânico que não mata a formiga e sim o fungo,seu principal alimento !

  • @luizcarlosmaranhao2553

    Boa noite .Amanhã eu pego com vc .tudo na paz .

  • @alinesuelenlourencobarbosa5603

    Oi tudo bem sou Aline de cabem Paraná posso emgarrafa
    O churrume para ir usando

  • @dsjconstroieplanta2838

    Muito legal Deus abençoe a todos Boa tarde Carlos ou Sérgio pôr favor me tire uma dúvida eu recebir bem as mudas pôr galho de uva niagara rosa quando foi feita a doação fiz o procedimento correto deixei na água pôr três dias plantei na pet brotaram com os cachos e eu tirei os cachos dias depois percebi que as duas mudas da niagara rosa parou de crescer estão vivas mais parou o que pode ser você pode me explicar pôr favor me explicar pôr favor desde já agradeço sou de Salvador ba ,os porta enxerto brotaram o 572 e 571 e estão lindos mais as duas mudas da niagara rosa parou de crescer estão vivas mais parou o que pode ser você pode me explicar pôr favor

  • @matheusgabriel8640
    @matheusgabriel8640 Před 5 lety +1

    Faiz Vídeo lá no valter

  • @anaclarabarboza7149
    @anaclarabarboza7149 Před 5 lety +1

    Como faço para entrar em contato com o grande Sérgio? Visto que ele não possui rede social própria.

  • @mariarosanaoliveiradesenao96

    👏👏👏👏👏👏👏👏🍓🍓🥦🥬🫑🥒verdade

  • @GabriellRLima
    @GabriellRLima Před 5 lety

    O pior é que tudo indica que o panorama da agricultura nacional só vai piorar, em consonância com o desmatamento que vai aumentar. Basta ter um pouco de noção sobre a assertiva de união entre os ministérios de agricultura e o de meio ambiente. Vai dar ruim. Provável que um autorize o outro a usar todo tipo de defensivo químico.

  • @elito912
    @elito912 Před 4 lety +1

    Esse senhor e uma espécie de Lair Ribeiro só Lais peita a indústria do remédio já o Sérgio peita a indústria de produtos de plantas etc