Alunos autistas: como pais e professores podem se ajudar?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 08. 2024

Komentáře • 245

  • @marianacunha.
    @marianacunha. Před 2 lety +33

    Sou professora, tenho dois alunos autistas e um laudo em andamento, sendo que um tem crises de agressividade, todos os dias... Eu emagreci, não durmo direito e tive até crise de ansiedade!! Não tenho AT, apenas uma estagiária, que é agredida por ele, e ficamos sem saber como lidar... Mas encontrei seu canal e segui suas dicas de rotina e regras e vi uma melhora! Estou amando seus vídeos! Quero muito poder ajudar meus alunos!

  • @ericamariamaedamanu7933
    @ericamariamaedamanu7933 Před 2 lety +91

    Olá minha filha Emanuelle tem 5 anos ainda não tenho o diagnóstico,mas antes na escola particular eu era chamada todos os dias pra busca ela cedo pois estava agitada , jogando tudo pra cima , não respeitava as professoras, não tinha amigos,ficava isolada,decidi coloca numa escola pública,tudo mudou ,seu comportamento é outro,a professora e a direção da escola abraçaram literalmente a minha filha, até amigos ela conseguiu fazer ,chega muito feliz ,faz toda a rotina escolar,sente falta quando não vai ,estou muito feliz,assim que eu tiver o resultado da avaliação neuropsicologia eu volto pra falar mais

    • @kissilira2000
      @kissilira2000 Před 2 lety +5

      A minha ainda não tem diagnóstico, e ainda não sei como vou fazer pra colocar ela na escola estou muito apreensiva pq ela é bem dependente ainda , tem 4 aninhos

    • @ericamariamaedamanu7933
      @ericamariamaedamanu7933 Před 2 lety +3

      @@kissilira2000 Imagino sua preocupação mas vai dar tudo certo ela precisa passar por esse momento,ela vai ver as outras crianças e vai se desenvolver também ,a minha foi assim

    • @mebuff3971
      @mebuff3971 Před 2 lety +3

      Qbom, eu imagino o quao feliz vc dev estar vendo sua filha feliz. Meu filho tem 2 anos e recentment descobri q ele é autista, espero q com tratamento ele consiga socializar no futuro.

    • @nofinaltudoseradocelembrancas.
      @nofinaltudoseradocelembrancas. Před 2 lety +1

      Legal, Meu filho frequenta creche pública ,ele ama ir . Tbm tá com suspeita pra autismo .

    • @emi1993_
      @emi1993_ Před 2 lety +1

      Pois é, pra ver que a maioria das escolas particulares enxergam nossos filhos como dinheiro 💸💸💸 triste!!

  • @cheylasilva9787
    @cheylasilva9787 Před 2 lety +10

    Por favor, se coloquem no lugar dos professores 🥺.
    Vivemos uma realidade de salas super cheias, com crianças que nunca estiveram na escola, com dificuldade de adaptação, pais apreensivos( com razão), e as vezes apenas 1 professora.
    É MUITO difícil!
    Sem falar que apenas agora, começou a surgir cursos oferecidos pela prefeitura sobre o tema de forma grátis ou mais barata. Qualificação é CARO!!
    Estamos tentando. Muito.
    Graças a Deus minha experiência é boa.
    A escola que trabalho particular está trabalhando com profissionais que nos ajudam, em sala quando precisamos e na orientação das mesmas e mesmo assim, tem dias que é difícil.
    Vamos dar as mãos, compreender uns aos outros e tentar juntos.

  • @elisatatara
    @elisatatara Před 2 lety +48

    Sou mãe de autista e estou passando por angústia , não com o comportamento da minha filha, mais sim a dinâmica da sala de aula. Fui na reunião de pais e o que a professora nos relatou foi angustiante. Pois a sala tem 22 alunos com idade média de 4 anos, que nunca frequentaram a escola ( ou muito pouco, devido a pandemia) e agora o sistema de ensino quer que essas crianças saibam como se comportar adequadamente, viver uma rotina escolar, mais eles não aprenderam isso. Esta faltando um olhar diferenciado por parte da escola, com esses "alunos de pandemia" , de uma estratégia diferente pra ajudar na adaptação dessas crianças.

    • @anabernardes6590
      @anabernardes6590 Před 2 lety +1

      Moça estou passando pelo mesmo problema , minha filha tem 5 anos ,
      E todo dia chega às atividades dela todas erradas , folhas coladas no fim do caderno
      Quando ela iria pra creche (2020) veio a pandemia , e não deu
      Ano passado a mesma coisa não foi , NÃO TEVE
      E esse ano , ela já foi logo pro primeiro ano do ensino fundamental!
      Então eu tô sem saber o que fazer , pq quando eu vou buscar ela lá , ela tá super deslocada ! 😓

    • @anabernardes6590
      @anabernardes6590 Před 2 lety

      Eu acho que as professoras lá da escola dela , já acha que ela sabe tudo de tudo , e que o ensino dela tá super em dia
      Sendo que NAO tá
      Eu faço o possível , e o impossível pra ensinar elas as coisas ,
      Mas ela é muito dispersa , qualquer coisa tira atenção dela
      E ela acaba que não aprende direito 😓💔

    • @bernardoemamae7264
      @bernardoemamae7264 Před 2 lety +3

      @@anabernardes6590 Ela precisa ter uma mediadora escolar

    • @cristinapavani2666
      @cristinapavani2666 Před 2 lety +4

      22 alunos na sala? De 4 anos? Que loucura!

    • @michellyoliveira4122
      @michellyoliveira4122 Před rokem +3

      ​@@anabernardes6590 oi sou estudante de pedagogia e faço estágio em um escola municipal, e hoje em sala acompanho dois alunos um com laudo super independente apenas com dificuldade na socialização mais ele é tranquilo, e outro sem laudo ñ verbal super dependente para tudo mesmo 😢, antes vim de escola infantil particular e oque eu vi era de da dó, pois na maioria das escola particulares as crianças ñ tem assistência somente a professora da sala e as mesma ficam sobrecarregadas por estar lidando com crianças TEA, então percebi que muitas escolas particulares ñ dão essa atenção devida às crianças com essas necessidades especiais e as mesmas acabam sofrendo pois exigem uma atenção maior.
      Se possível aconselho todas as mamães colocarem seus filhos nas escolas municipais lá esses terão uma pessoa somente com seus filhos com TEA.
      Mais um detalhe importante é que a criança precisa ter laudo, hoje eu estou nesta auxiliando que ñ tem laudo pois á uma criança em sala laudada, então consigo dar atenção para eles ❤.
      Passamos pela escola particular percebi que muitas mamães se iludem achando que lá dentro é mil maravilhas só que ñ.
      Sei que ñ podemos generalizar, mais fiquem atentas pois na visita que vcs fazem muitas coisas lá são máquiadas tanto que ñ se faz visitas sem marcar hora na escola privadas.
      Então pensem nisso.

  • @yaramendes1528
    @yaramendes1528 Před 2 lety +6

    Meu filho não teve sucesso em escola. Ele sofria com exclusão acadêmica, entre outros.. contudo tirei da escola, iniciei educação domiciliar... Generalizei tudo que fazia com as terapeutas ...hj só sucesso. Ele tá com 7 anos... Só alegria.

    • @Medeiros172
      @Medeiros172 Před 3 měsíci

      Imagino que este seja o caminho. Não é fácil, quando além do autista, ainda tem crianças agressivas que não ouvem o que o professor orienta.

  • @stellandocomigo-autista3283

    Eu tenho 14 anos tô no ensino médio e mesmo com essa idade tem uma professora que fica do meu lado

    • @tatianesouza6371
      @tatianesouza6371 Před 2 lety +1

      O que vc acha sobre ter uma ao seu lado ? Como vc se sente ? Desculpe a pergunta , meu filho e autista .já fico imaginando como vai ser quando tiver no ensino médio rsrs .

    • @stellandocomigo-autista3283
      @stellandocomigo-autista3283 Před 2 lety +3

      @@tatianesouza6371 Eu me sinto um pouco diferente dos meus outros colegas não só por causa disso e sim do autismo é que na minha turma eu sou a única pessoa autista por enquanto

  • @silvanaabdo9334
    @silvanaabdo9334 Před 2 lety +7

    Meu sonho é ter uma escola inclusiva , sem ser rotulada para autistas… e acolher os pais , seus filhos…
    E dar ferramentas eficientes para a evolução dos autistas….
    Sei como é angustiante, ouvir diversas vezes dos diretores: Não temos condições de acolher seu filho, é um buraco que se abre e você quase morre..
    Quero ser aquela pessoa, que abraça o filho e pais, dizendo : será bem vindo e vamos ajuda ló!!!!

  • @alinemacedo1505
    @alinemacedo1505 Před 2 lety +32

    Meu filho no começo não conseguia ficar sentado na cadeira , com a ajuda das terapias ,escola e o acompanhamento mas de perto tivemos grande progresso ! Hoje ele com 5 anos consegue acompanhar a turminha e desenvolveu bastante ! Mas precisamos buscar conhecimento e tentar entender a cabecinha deles e graças a deus a escola me ajudou muito .

    • @tatianesouza6371
      @tatianesouza6371 Před 2 lety +2

      Coisa boa de se lê ! Lendo uma msg assim me encho de esperança ...Meu filho e autista 4 aninhos , começou a estudar esses dias , o primeiro dia saiu da sala ! mas acho que está adptando já . perguntei ele se ele saiu da sala hoje , ele disse que não rsrsrs . graças a Deus tem evoluído bastante . graças a terapia , e eu também estímulo bastante ! Quando começou a terapia fala palavras soltas agora já monta frases maiores .

    • @alinemacedo1505
      @alinemacedo1505 Před 2 lety +1

      @@tatianesouza6371 sabemos q não é fácil o caminho mas temos q perseverar e acreditar q eles podem , eles conseguem , é um trabalho de formiguinha mas ao passar o tempo vc verá q todo esforço será válido . Q deus abençoe seu anjinho 💙 vcs irão vencer todos os obstáculos ! 🤗

    • @iasmymarthur
      @iasmymarthur Před 2 lety

      Meu filho tem 5 anos e não fica muito tempo sentado pra fazer as atividades, ele faz mas logo levanta e começa andar pela sala, fico tão preocupada em relação ao ensino fundamental, o meu faz as terapias e na terapia é a mesma coisa, claro com um suporte maior, que bom que o seu já consegue acompanhar a turma

    • @tatianesouza6371
      @tatianesouza6371 Před 2 lety +1

      @@alinemacedo1505vc disse tudo ! Temos que ser perseverantes . Com paciência ,e determinação iremos avançar bastante . desejo uma ótima evolução pro seu príncipe também 🥰🥰🙏🙏

    • @alinemacedo1505
      @alinemacedo1505 Před 2 lety

      @@tatianesouza6371 obrigado ! Amén pra todos nossos anjos azuis , q nós trazem sem dúvida o maior puro e vdd do mundo 💙

  • @heloisaoliveira3237
    @heloisaoliveira3237 Před 3 měsíci +1

    Eu sou estagiária em escola municipal,auxiliando um aluno autista suporte 1,busco a cada dia conhecer mais sobre o espectro para entender mais não só o meu aluno mais os demais,assisto muito seus vídeos tem atendido minhas buscas por conhecimento

  • @AdrianaAnghievisck
    @AdrianaAnghievisck Před 2 lety +2

    Sou professora de Cei da prefeitura de São Paulo que atende crianças de bebês até 4 anos . Geralmente percebemos às necessidades das crianças antes dos pais , mas infelizmente muitos pais tardam para aceitar que o filho (a) é diferente e precisa de ajuda (terapias, etc) … esse processo é sempre bem delicado e muitos pais não tem assistência adequada … e as crianças passam anos com os atrasos e sem orientação adequada …
    Como profa já uso recursos visuais de imagem e o afeto que faz muito a diferença com essas crianças… eles precisam se sentir queridos e cada um tem um jeito único de demonstrar …
    Para me aproximar com afeto costumo repetir os gestos do aluno autista severo qdo me comunico , qdo meu aluno que é autista severo chora percebo que ele toca sua franja do cabelo… daí qdo ele está mais calmo busco tocar tbm de forma carinhosa e digo meu querido … Percebo que sua percepção pelo mundo acontece de maneira sútil , ele se esforça … mesmo rejeitando as atividades pego na mão dele sempre mostrando as massinhas , a areia … seu hiper foco é livros com animais …
    tenho tbm mais outro 3 que pela experiência em sala , achamos que podem ser Espectro do Autismo mas sem diagnóstico apresentam com atrasos na linguagem, seletividade alimentar, fazem uso de fraldas … e o outro que não usa fralda mas não comunica a necessidade de ir ao banheiro… porém qdo solicitado faz uso com autonomia… ( os 3 estão próximos de fazer 4 anos) .
    Tenho estudado por conta onde li sobre a importância da neuroplastidade e do diagnóstico qto mais cedo melhor para intervenções mais eficazes…
    Precisamos mudar essa lentidão que é a demora que a criança tem no acesso a tratamentos mais precisos … de diagnósticos que só aparecem com 5 anos de idade … todo esse período sem agir pela criança com terapias aumenta muito mais a dificuldade de superar o transtorno que não tem cura mas tem como se tornar mais leve …
    As crianças que vão para o cei , muitas ficam lá o dia todo mas não é possível fazer muito por elas , pois são um conjunto de crianças e nos professores temos que dividir a atenção com todas , daí surge o sentimento de impotência que sentimos e ao mesmo tempo a reflexão: essa criança precisa de mais estímulos e mais acompanhamento…
    Acredito que qdo nosso país tiver políticas públicas que valorizam a educação de verdade, e que sejam voltada para a inclusão não só na teoria (onde o foco prevalece apenas a socialização , mas o professor que se vire nos 30) …
    O sonho é podemos ter na prática recurso para lutarmos por essa criança, recursos materiais , auxílio humano para atendimento individual tbm na escola …
    Enfim repetindo : dependemos que a sociedade como todo entenda que precisamos urgente de políticas públicas que valorizem a educação .

  • @jeannebarros5845
    @jeannebarros5845 Před 2 lety +6

    Mayra como é maravilhoso ter você na nossa vida...🙏🏽🙏🏽🙏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Isso mesmo, temos que ser Parceiros, somos sabedores que Escola e Família precisam e devem andar juntos... É desse jeito, sou mãe e até hoje sofro em deixar minha pequena Isa de 10 aninhos na escola sozinha, no dia que não estou lá...❤️❤️❤️ Como Professora de um aluninho autista ou não, é sempre um desafio seja como for, por isso a importância de Escola e Família estarem juntos. Família esteja sempre na escola, mostrando apóio, juntos fica tudo mais fácil... O complicado é, quando as Famílias não estão presentes, mandam os filhos e pronto...
    Como onde moramos, as crianças vem no transporte escolar e sendo assim, a Família não aparece nunca. Gente as Crianças precisam se sentir importantes, quando uma mãe ou pai aparece ali na janela, não pra fazer surpresa ou vigiar os professores... Mas sim, ser presente na vida dos nossos filhos, isso motiva e valoriza nossos filhos... Estou falando aqui como Mãe. Sou Professora com muito orgulho, estou fazendo Psicopedagogia... Trabalho na mesma escola da minha filha de 10 anos, que não tem necessidades especiais, só que, todas as crianças são e devem ter a mesma atenção... E de vez em quando, vou lá na salinha dela, mostrar que estou presente, que estou de olho nela e cuidando dela... Ou seja, temos que se fazer presente... Por favor Família e Escola juntos, que é muito difícil, mas, juntos conseguimos e tudo fica leve... Mayra sempre escrevo muito nos seus vídeos, é um divã 😍 pois, você desperta o nosso olhar para o lado positivo das coisas... Você despertou em mim essa vontade de buscar uma pós, mesmo sem poder...😊😊 Obrigada por seu canal... Tenho certeza você é o suporte para várias pessoas... Famílias e Profissionais que procuraram ajuda... Deus te abençoe👏🏽👏🏽👏🏽😘😘😘

    • @heloisaoliveira3237
      @heloisaoliveira3237 Před 3 měsíci

      É sim suporte e tanto na minha vida,aprendo muito baixei e compartilhei o livro meu mundo singular.Mayra é muita benção em nossas vidas

  • @silvanaabdo9334
    @silvanaabdo9334 Před 2 lety +4

    Ótima live!!!!! Isso mesmo ajude os pais, as escolas não estão preparadas para cuidar dos autistas!!!! Precisam ser capacitados!!!

  • @milenag.5840
    @milenag.5840 Před 2 lety +13

    Olá Mayra, minha filha tem 4 anos e é autista, nós moramos na Holanda e aqui o sistema de educação para crianças especiais é excelente. Ela mudou de escola faz 3 semanas, está numa escola especial, mas essa escola é muito parecida com escola "normal". E ela está indo bem, ela gosta muito dessa escola, porém nas primeiras semanas foi um pouco difícil porque ela é muito curiosa e não pára muito tempo sentada. Uma das professoras nos relatou essa dificuldade, então fizemos um trabalho casa-escola dizendo a ela que precisa ficar sentada quando a professora pedir. A Manu só consegue executar comandos depois de muita repetição, então na semana passada a professora disse que ela está ficando muito mais tempo sentada. Às vezes, tanto os pais quanto os professores não tem essa idéia de se ajudar, oque funciona em casa pode também funcionar na escola e vice versa. Acredito que tendo empatia, diálogo e paciência, tudo pode ser resolvido. Amo muito seu trabalho e obrigada por tantas informações, foi graças aos seus vídeos que tive certeza que minha filha fazia parte do espectro autista. Muito obrigada 😘

  • @vanpak
    @vanpak Před 2 lety +7

    Meu filho frequentou uma escola especializada e lá eles descobriram que ele funcionava super bem com agenda, quando ele não sabia ler mto bem era visual, e hoje, ele já está na segunda série já alfabetizado, em uma escola regular e a escola segue utilizando agenda pra ele e tb eu utilizo em casa e ele segue super bem! Sempre dou essa dica para os pais e sinto que não acreditam mto em mim! 😂 eu procuro agir em conjunto com a escola, utilizando várias estratégias em casa tb, utilizo mto livros para explicar o que eh esperado dele. Quando ele começou a ir à escola ele utilizava o transporte, ele tinha 4 aninhos e eu tinha medo dele não colaborar pra ir no ônibus escolar, então peguei um livrinho que falava sobre o ônibus escolar, cada vez que eu via um na rua ficava falando do ônibus e como ia ser super legal e seguro andar no ônibus e ele foi numa boa, amava o ônibus e a escola! Até quando vou a uma festinha, onde vai cantar parabéns alto, eu aviso a ele que estamos indo a uma festinha, que vai ter mta gente, que vamos cantar parabéns, ou seja, apagar a luz e fazer barulho, e ele fica numa boa! Quando esqueço de avisar ele pode ficar bem incomodado, e já aconteceu de correr e tampar as orelhas! Acho que trabalhar junto com a escola, a escola saber que os pais estão de olho, fazendo seu melhor, e estudar estratégias que funcionam é o ideal! Aaaah! Na escola do meu filho, eles também tem uma outra estratégia (que eu que passei pra eles) quando meu filhote não está conseguindo concentrar, se regular, enfim, não está tendo um bom dia, eles deixam ele fazer algo completamente diferente, então por alguns minutos ele vai dar uma caminhada com a diretora, ele vai tomar um ar fresco, e ele mesmo já sabe como respirar… e ele faz umas respirações e volta pra sala! Funciona super bem! 🙂

    • @casamundoazul3439
      @casamundoazul3439 Před 2 lety

      Amiga, qual é a escola especializada ?

    • @DNS-SuperPrimegol
      @DNS-SuperPrimegol Před 7 měsíci

      Faço praticamente o que vc faz, converso bastante e oriento sobre qualquer coisa horas ou dias antes e sempre repetindo a mesma coisa e ele passa a compreender bem
      Hoje meu filho com 7 anos não tenho problemas nenhum
      Vou para qualquer lugar com ele pq há aquele incansável diálogo para que ele compreenda.
      Ele ficava em desespero com barulhos de fogos e queria colo o tempo todo
      Fui conversando incansavelmente explicando sobre os fogos e falando que também não gosto fico assustada mas precisamos controlar o medo
      E assim vai
      Através de diálogos bastante, muito mesmo ele está sendo bem compreensivo na escola e em qualquer lugar

  • @rosangelagama6267
    @rosangelagama6267 Před 2 lety +3

    Queria curtir mil vezes esse vídeo, falou tudo que estou passando, obrigada por nós ajudar tanto.❤

  • @wandacarvalho1980
    @wandacarvalho1980 Před 2 lety +8

    Maravilhosa, obrigada
    É angustiante levar meu filho autista (6 anos) pra escola.
    Ele vai arrasado,
    Pois diz que demoro muito pra busca lo e que lá ninguém o ajuda e as tarefinhas são muito difíceis com letrinhas esquisitas.
    Meu filho não tem suas limitações respeitadas por "não parecer autista"😔

    • @enospaisnoautismo
      @enospaisnoautismo Před 2 lety +3

      Estou vivendo a mesma coisa. Meu filho é muito desenvolvido comparado a outras crianças e devido a isso vive sendo comparado e não respeitado quando aparece limitações.

    • @wandacarvalho1980
      @wandacarvalho1980 Před 2 lety +1

      @@enospaisnoautismo triste demais 😔

    • @wandacarvalho1980
      @wandacarvalho1980 Před 2 lety +1

      @@enospaisnoautismo e só nós sabemos o caminho que percorremos para eles serem evoluídos assim

    • @cely3036
      @cely3036 Před 2 lety +2

      Sou mais uma mae que passa por isso tambem, tenho que ouvir: mas aqui ela não tem problema nenhum, sendo que ja estou percebendo os prejuizos no desenvolvimento por causa de estímulos tóxicos..

    • @wandacarvalho1980
      @wandacarvalho1980 Před 2 lety

      @@cely3036 triste, amiga 😔

  • @DesenhosdaMary
    @DesenhosdaMary Před 2 lety +2

    Minha filha graças a Deus está indo bem,e a professora ela sabe bem d autismo,mandei um bilhete explicando sobre a Joyce porque casa autista e diferente né,mas ela sabe bem sobre o assunto,quinta mesmo deu crise na Joyce porque fomos de manhã p fazer exame,aí deu uma crise forte a professora abraçou até se alcamar,a Joyce vem fazendo birra e a professora me falou q ela já percebeu quando da crise nela e quando é birra,ela quando faz birra está colocando ela na cadeira d castigo ,ou tira algo q ela gosta,eu tbem faço isso em casa,e já melhorou mais,a professora mesmo disse q deu muita liberdade p ela,mas já está dnado limite,mas é um amor com a Joyce , a Joyce demorou dias p ir no banheiro ficava segurando,mas aos poucos com amor e paciência ela de quinta p cá começou a ir no banheiro da escola ...a Joyce e muito inteligente ,a professoa ficou impressionada com atividades q ela fez (em casa bem antes já fazia comigo ,ela adora fazer atividade)

  • @flaviosmidia
    @flaviosmidia Před 2 lety +3

    Descobri o canal recentemente, tenho muita sorte por trabalhar de homeoffice e ter a portunidade de ser um dos acompanhantes do meu filho de 5 anos, estou maratonando o canal e com certeza é um dos ou o mais completo do youtube. Desconfio que também tenho algum tipo de disturbio, despois de ter confirmado o dele. Fica a dica aos pais. Pois entendo exatamente o que ele passa, não saber se comunicar direito e não saber o que os outros esperaram como resposta.

    • @tatianesouza6371
      @tatianesouza6371 Před 2 lety

      Que maravilha poder trabalhar em homeoffice ! sou doida pra trabalhar em casa . meu filho e autista , como vc fez para ser acompanhante dele ?

    • @flaviosmidia
      @flaviosmidia Před 2 lety

      @@tatianesouza6371 enquanto não acho uma acompanhante paga pela prefeitura, ou eu ou minha esposa ou a Babá vai todos os dias.

  • @carolinelima6200
    @carolinelima6200 Před 2 lety +2

    Minha filha tem 4 anos. Autismo leve. Ela nas primeiras duas semanas foi numa boa para o colégio. Pre 2. Porém na terceira semana ela começou a chorar muito só pra entrar no colégio. Ela faz um escandalo, mas depois para. Jà conversei com a diretora e ela disse que é adaptação. Pois ela é bem inteligente e se comporta muito bem na sala de aula. Porém todos os dias pra levar é um tormento.

    • @heloisaoliveira3237
      @heloisaoliveira3237 Před 3 měsíci

      Use rotinas com ela através de figuras mostre a ela desde o acordar,se arrumar para ir ao colégio,fale sempre o que vai fazer de forma simples,objetiva ela vai passar entender mais, veja como está sendo no colégio tem alguém para auxiliar?

  • @elicaferreira1420
    @elicaferreira1420 Před 2 lety +2

    Gostei muito do que você falou no início e é basicamente como professora o que eu faço, porém tinha um fato acontecendo e não estava mais sabendo como lidar com ele. Meu aluno autista estava chegando na escola todos os dias muito agitado, batia com a cabeça no chão, batia a porta, batia na pró, batia nos colegas, chegando a se morder também, eu estava angustiada por que já tinha feito de tudo pra isso não acontecer, mas estava inútil, comecei a observar que esse comportamento só acontecia das 8h até às 10h, mas antes já tinha sinalizado pra mãe o que estava acontecendo, daí quando ele se mordeu tive que conversar com a mãe, ela sai bem cedo pro trabalho e como sempre não acompanha esse filho desde a hora que acorda até a hora que vai a escola, então quase todos as manhã estava sinalizando pra ela o que estava acontecendo com ele e que estava sendo muito difícil, então em conversa com o marido ela descobriu que não estava dando tempo o criança ser alimentada. Foi dificil descobrir a causa se não tivesse tido esse contato com a mãe pra saber de fato o que estava acontecendo e porque ele estava tendo essas reações tive que estar incomodando a mãe e teve um dia que realmente ela teve que vim pegar ele mais cedo porque estava muito agitado e não sabíamos a causa, Eu acho que com o diálogo facilita tudo tanto o trabalho do professor com esse aluno quanto o dos pais com os filhos, mas o diálogo é fundamental, não é deixar a criança na escola também como se ela fosse uma mercadoria, pra passar um tempo, tem e vejo que tem muitos pais que se preocupam, outros nem tanto e outros são desligados, desatentos. Toda sociedade precisam estar atenados, pois a criança quer ter suas necessidades básicas sendo assistida e nós temos que ser essa ponte o elo que liga eles a suas necessidades, muito obrigada pelo conteúdo. Faz -nos ficar mais atentas.

  • @aninhameira2473
    @aninhameira2473 Před 2 lety +1

    Sou mãe de austista e cuidadora escolar de aluna com autismo! Gente, como foi difícil lhe dá com o desafio duplo nessa volta as aulas! Mas, Graças a Deus, minha aluna já esta mais tranquila nas aulas... No primeiro dia, ela tentou me furar com o lápis... jogou material no chão ... foi bem desafiador!

  • @jackeflor4710
    @jackeflor4710 Před 2 lety

    Muito bom Vídeo Você Mayra Disse Tudo agora.
    Vejo muitos MÃES em comunidade AUTISTA reclamando de PROFESSOR e Vice-Versa.
    Eu sempre Pensei como VC, Nós Temos quenos CAPACITAR,Para AJUDAR os PROFESSOR em sala de Aula e JUNTOS ajudar nossos Pequenos!
    A UNIÃO faz a FORÇA.
    Eu sempre mando seus VÍDEOS Dizendo o que fazer com as CRIANÇAS em sala de Aula.
    É um GRANDE Disafio pra Eles Também Na ESCOLA , Eles Se Desdobram pra ajudar.Cabe a Nós (Pais) termos EMPATIA também...lindo vídeo já mandei pra PROFESSORA do Meu Filho..Bjsss😘😘

  • @fernandocayuela6868
    @fernandocayuela6868 Před 2 lety +1

    Sou Professor
    Temos que aprender a lidar
    É muita dedicação

  • @TheCristianeL
    @TheCristianeL Před 2 lety +1

    GRACAS A DEUS: O MEU IRMAO: SR. TIAGO LIMA: SR. TIAGUINHO:FOI MUITO BEM RECEBIDO: & ACOLHIDO EM TODAS AS ESCOLAS!!! ASS: SRA. CRISTIANE LIMA: (SRA. CRIS)

  • @evlelyndays3536
    @evlelyndays3536 Před 2 lety +7

    Sou professora, tenho 18 alunos inclusos e minha maior dificuldade é em relação à comportamento agressivo. Machuca a si mesmo, colegas e a mim. A criança não faz nenhuma terapia nem acompanhamento médico. A família não segue as instruções, não sei o que podemos fazer enquanto escola...

  • @beatrizfarias9728
    @beatrizfarias9728 Před 2 lety +10

    Mayra, estou com um aluno autista e após um tempo dentro da sala, e pega os livros e joga ou pega os brinquedos e fica brincando... claro, tenho consciência de que ele não vai ficar sentado prestando atenção por muito tempo. Mas, como eu posso ajudá-lo a compreender por exemplo que não é pra jogar os livros ou quando é a hora de brincar. Estou mostrando a rotina todos os dias para ele ...

    • @carolinafasolim9280
      @carolinafasolim9280 Před 2 lety +1

      Sou psicóloga em uma escola, também temos um aluno assim, joga o lanche no chão, de joga no chão, mas ainda está em período de adaptação e tendo progressos bem aos poucos

    • @iristavares2552
      @iristavares2552 Před 2 lety +2

      Beatriz Farias, não sou profissional mas como a Mayra falou que as figuras podem ser usadas para mostrar o que você quer comunicar pra criança pode ser um primeiro passo. Figuras de rotinas e figuras do que realmente vc quer comunicar a crianças.

  • @MrRosana1212
    @MrRosana1212 Před rokem +2

    Sou professora de apoio estou trabalhando pela vez e tenho três alunos com autismo em níveis diferentes. Está muito difícil trabalhar com eles pois 2 não ficam na a sala. Um só quer brio outro fica só rodando um pedaço de corda, totalmente alheio ao mundo a sua volta.

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  Před rokem +1

      Olá querida, tudo bem? Você pode conversar com a escola sobre a necessidade de uma A.T. para te auxiliar durante as aulas e dar suporte para você. Além disso, confira estas dicas: czcams.com/video/ae7W786oa08/video.html&pp=gAQBiAQB
      Estou na torcida para que dê tudo certo! Um beijo 💙

  • @taynarashinohara1948
    @taynarashinohara1948 Před 2 lety +1

    Acabei de começar a estagiar em uma escola, me colocaram como mediadora de um aluno autista do 6° ano. A antiga mediadora disse que se ele não quisesse ficar em sala de aula eu poderia levá-lo para o pátio e realmente achei que essa atitude fosse o melhor para a criança. Depois de conhecer seu canal e assistir alguns vídeos entendi que a ideia da mediação é justamente ajudar o aluno a entender a rotina escolar. Agradeço pelo conteúdo e espero poder sanar mais dúvidas.

  • @Adnalinx
    @Adnalinx Před 2 lety +2

    Adorei o vídeo. Por que estou passando por isso na escola. Eu levo ele e deixo na sala e fico esperando do lado de fora , fico lá duas horas e sempre vejo ele saindo da sala de aula e correndo no corredor. Fico hiper preocupada.

  • @oraiunspelosoutros3350
    @oraiunspelosoutros3350 Před 2 lety +1

    Deus continue te abençoando Dra.

  • @camilacorreadasilva6820

    Muito obrigada pelas orientações Mayra! Sou mãe de uma menina com TEA de 2 anos e 11 meses. Ela está ha 1 mês na escola e fui orientada pela fono e TO da minha filha a contratar uma mediadora. A mediadora está sendo fundamental para ajudar a minha filha pois na sala dela tem 21 crianças e as professoras não conseguem lidar com algumas questões da minha filha. A escola é muito bacana porém eles não gostaram muito do fato da minha filha ter essa mediação, porém eles não possuem mediadora na escola.

  • @rosemeireramoscaodaglio8765

    Queria que vc comentasse sobre a sensibilidade de barulhos dos autistas. Sobre como lidar com um autista que tem fixação com papéis,pica tem parar. Quais estratégias posso estar usando como professora?

  • @luiscamargo1322
    @luiscamargo1322 Před 2 lety +2

    Minha filha começou na escola ela está gostando muito.

  • @regianenobrega8522
    @regianenobrega8522 Před 2 lety

    meu filho tem TEA moderado, 3 anos e a escola é muito competente, tive sorte. Antes mesmo do meu fillho ser diagnosticado com TEA , (mãe e professoras tinham um grupo de whatsapp devido a pandemia) então coloquei a observação q o meu filho não estava tão acompanhando igual as outras crianças ... mas assim um comentario apenas ... passaram alguns dias ele marcaram uma reunião ... e conversamos muito onde eles me passaram toda a segurança e apoio. Meu nome é Regiane - curitiba / PR

  • @josyrodrigues8721
    @josyrodrigues8721 Před 2 lety +1

    Muito bom!👏🏼👏🏼👏🏼😎

  • @sinovamendes7190
    @sinovamendes7190 Před 2 lety +1

    Trabalho com crianças com TEA já faz 9 anos e vejo todos os anos pais culpando professores e professores julgando pais, o que aprendi é que para o trabalho dar certo tem que haver uma sintonia entre a familia, o terapeuta e o professor. Não adianta trabalhar o aluno na escola e chegar em casa e a família não dar continuidade ao trabalho dos profissionais citados. Vejo muitos pais que não aceitam o que falamos e recomendamos que seja feito. Assim como também vejo colegas que não estão dispstos a procurar informações sobre o assunto e também entendo, pois se não pagamos por cursos para capacitação, os nossos empregadores também não nos dão. São vários fatores e dois lados que enfrentam dificuldades para enfrentar o dia a dia de muitas lutas para dar melhores condições aos nossos autistas.

  • @andrec.c2917
    @andrec.c2917 Před 2 lety

    Olá, adoro seu canal, tem muitas dicas de ouro, consegui desfraldar muito filho usando um método que vc ensinou, que Deus abençoe seu vc......

  • @JaquelineSantos-op8ty
    @JaquelineSantos-op8ty Před 2 lety +1

    Oi Mayra sou professora tenho uma aluna autista não verbal de 3 anos começou está semana sua atenção é mínima por favor te peço sugestões de atividades e brincadeira pra prender a atenção desta aluna fiz alguns animais e figuras pra trabalhar o visual te agradeço muito

  • @andreiailkatavares5320
    @andreiailkatavares5320 Před 2 lety +1

    Na minha sala tem uma criança de 3 anos que não larga o coberto ou sempre traz um brinquedo pequeno junto é autista, mas na hora de ir ao refeitório não quer guardar, daí fica bate a cabeça na parede

  • @regianenobrega8522
    @regianenobrega8522 Před 2 lety

    parabéns pelo seu canal !!! sem palavras para agradecer, é muito objetivo, claro, e como são videos rápidos, absorvo melhor as informações.

  • @luciacampos9804
    @luciacampos9804 Před 2 lety +2

    Olá Mayara,
    Sou vó de um lindo menino, de quase 6 anos, com autismo grau ||. Desde os 4 meses , ele frequenta creches. Começaram as terapias qndo tinha 1 ano. Este ano , houve mudança de escolinha( passou pra uma q tem mediadora). Porém, houve uma piora no comportamento acentuado. Está tão desafiador, tão teimoso, agressivo com os coleguinhas como nunca foi antes. Acreditamos que a causa seja essa enorme mudança.
    - Minha pergunta: como devemos fazer pra controlar ou amenizar esse quadro?! Eu , enquanto avó, tô angustiada e, sei que meu filho e minha nora tbm estão.
    Peço ajuda, pois confio e gosto mt da maneira como aborda o autismo.
    Obrigada

  • @silvanadellu
    @silvanadellu Před 2 lety

    Boa tarde primeiramente gostaria de parabenizar vc pelo seu trabalho vc não imagina o conforto que nos trás com esse seu conhecimento vc e uma pessoa divina mente inspirada por Deus....sou mãe de uma menina linda de três anos e meio recentemente diagnosticada autista leve com atraso na comunicação minha maior dificuldade nessas voltas as aulas foi mantê-la vestida pois ela tem muita irritação a vestuário ela ainda não desfraudou só quer ficar de fralda ou as vezes sem nada por favor se tiver alguma dica a respeito de como fazê-la a se abituar mais com as vestimentas ela foi orientada pela neuro a fazer integração sensorial ayres ....desde já muito grata....

  • @cyrlenemartins7897
    @cyrlenemartins7897 Před 2 lety +1

    Muito bacana esse canal
    Esse mês, fevereiro de 2022, me deparei com uma jovem autista, não sabia q ela era autista, e nunca convivi com ninguém, e nunca me interessei sobre assunto, q vergonha, fiquei totalmente sem jeito com moça, nunca tinha visto ela, ela começou me cumprimentar com jeito de criança, e falava algumas coisas nada à ver, depois fiquei sabendo q era autista, mas, foi constrangedor, eu fiquei perdida
    Agora, estou pesquisando sobre assunto

  • @anaclaudiacardozo2667
    @anaclaudiacardozo2667 Před 2 lety +2

    Meu filho ainda não tem diagnóstico fechado faz mais de 2 anos nessa luta,porém nesse ano ele começou na escola pública e de fato as professoras pedagoga me falo q mesmo o médico não fechando o laudo mais pela experiência delas o meu filho de fato tem autismo leve,e devido a isso elas irão trabalhar o conteúdo aos poucos sem força e como a cidade aonde eu moro está burocrático a professora auxiliar elas me pediram pra ir buscar ele mais cedo pra ele ir se adaptando e estou fazendo isso,até pq na outra escola q era paga ele não tinha regra nenhuma ele fazia oq qria e agora vejo a diferença esperamos q ele se adpate rápido pq é um sofrimento pra todos!

  • @stela4759
    @stela4759 Před 2 lety

    O diálogo entre escola e pais é extremamente necessário.Parceria sempre, se não não vai dá certo! Obrigada por estes vídeos ! Ansiosa pela próximos vídeos! Poderia fazer um vídeo sobre, como orientar a escola a lhe dar comportamentos inadequados.Penso que vai ser muito bom, eu sempre passo para a escola, o que os terapeutas do meu filho falam para ter este manejo dos comportamentos.Uma situação muito difícil que aconteceu com meu filho é que ele pegou o hábito de gritar na escola, aqui em casa ele não grita, mas descobri que a pessoa que acompanhava ele forçava ele a falar ,sendo que ele ainda não fala, e aí ele adquiriu este comportamento, toda vez que deixo ele na escola ele grita, conversei com a escola ,como deve proceder , pediram o relatório e falaram que ele está tentando se comunicar,falei a escola que ele não pode entender que grito é uma forma de se comunicar,isto é um reforço negativo, conforme a orientação do terapeuta,mas infelizmente ficaram do lado da professora. 😕

  • @erikamarques1542
    @erikamarques1542 Před 2 lety

    Você simplesmente é maravilhosa Mayra, como aprendo com vc❤️

  • @priscilapereiraferreira491
    @priscilapereiraferreira491 Před 2 lety +10

    Sou mãe e professora. Estou nos dois lados. A angústia é tremenda. Cada dia que preciso buscar minha filha mais cedo sinto uma impotência do tamanho do mundo. Esta semana ela não foi à escola porque eu não consegui trabalhar com essa pressão. Perdoe o desabafo mas acho que falta um pouco de empatia.

    • @wandacarvalho1980
      @wandacarvalho1980 Před 2 lety +2

      As escolas não dão o suporte devido as professoras que por ser séries maiores não tem auxiliar em sala.
      Não as culpo
      Jamais.
      Fique bem querida 🙏🏻

    • @danisam2932
      @danisam2932 Před 2 lety +1

      Olá tenho um filho de 6 anos, autista na escola comum, foi pra escolinha desde 1,5 +- e hoje ele ate vai bem mas observei que muitas crianças estão traumatizada com essa pandemia os professores não se aproximam dos alunos mais, e a cada dia vejo uma falta de amor sabe! ta feia a coisa gente

  • @raquelaparecida1813
    @raquelaparecida1813 Před 2 lety +1

    Mayra por favor fale mais sobre crianças autista na escola ,meu filho mudou de escola estou preocupada em como vai ser

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  Před 2 lety +1

      Olá Raquel, tudo bem? Separei dois links para você czcams.com/video/3abj2xT5Ifc/video.html e czcams.com/video/n8AJPl6vCT4/video.html. Um beijo enorme!

    • @raquelaparecida1813
      @raquelaparecida1813 Před 2 lety

      @@mayragaiato obrigada de coração vou assistir acompanho seu trabalho parabéns vc ajuda muitas mães sempre compartilho seus vídeos

  • @vadirenecristinapereiramar3275

    Bom dia Mayara! Sou professora de AEE. Amo minha profissão, mas estou tendo dificuldade com meu aluno autista. É o primeiro ano que trabalho na educação infantil. O aluno é muito esperto, fala poucas palavras, gosta muito de quebra cabeça. Gostaria de alguma dica de jogos ou atividade para despertar mais interesse nele. Muito obrigada! Seus vídeos tem me ajudado bastante.

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  Před 2 lety

      Olá querida, tudo bem? Entendo seu momento, separei alguns vídeos para ajudar czcams.com/video/ae7W786oa08/video.html e czcams.com/video/sUPVOq6dkDk/video.html. Conte sempre comigo. Um beijo enorme!

    • @vadirenecristinapereiramar3275
      @vadirenecristinapereiramar3275 Před 2 lety

      @@mayragaiato Você é uma pessoa incrível e muito abençoada. Gratidão pelo carinho e atenção!

  • @elianasantos6098
    @elianasantos6098 Před rokem

    Boa tarde Maiara estou aprendendo muito com você minha neta tem altismo leve você teria algumas figuras pra ajudar as nossas criança s por favor

  • @genainafreitasfonseca5182

    Encontrei a dica que eu precisava: quadro de rotinas. Gratidão pelas dicas❤️❤️❤️

  • @rafaelaguimaraes7141
    @rafaelaguimaraes7141 Před 2 lety +1

    Olá, esse é meu primeiro ano como monitora de sala com um aluno autista, ele vai fazer 3 anos e ele não gosta de ficar em sala e ficar chorando o tempo todo, gostaria de algumas dicas para trabalhar com ele, porque sei que não é fácil mais vai valer a pena! Obrigada ☺️

  • @regireis30
    @regireis30 Před 2 lety +3

    Sou monitora em escola pública e minha aluna( autista é com hiperatividade) desse ano é muito inteligente, tem 5 anos e já sabe ler muitas palavras, sabe o som de todas as letras...mas estou tendo dificuldades com a questão das birras, nunca sei quando devo ceder é quando não...no ambiente escolar parece que se não sendo estou maltratando ( por causa das crises) e se arrumo um jeito de ela ficar bem, ( cedendo, negociando, saindo da sala algumas vezez) parece que estou sendo permissiva demais, tenho muitas dúvidas quanto à isso,por favor me ajuda!

  • @luciamoura7183
    @luciamoura7183 Před 2 lety

    Oi estou querendo saber mais sobre o autismo não tinha ideia não sei nada sobre isso mas agora que meu neto foi diagnosticado com autismo estou tentando saber cada vez mais

  • @roselibaracal65
    @roselibaracal65 Před 2 lety +2

    Eu sou professora 👩‍🏫 e tenho 4 alunos autistas em uma única sala de alunos comuns com um total de 18 .

    • @anapaulareis5085
      @anapaulareis5085 Před 2 lety

      Você conta com o apoio de auxiliares? Ou está sozinha com toda turma? Tem o perfil de uma psicopedagoga Zeneide Rocha no instagram, ela tem materiais incríveis e um conteúdo voltado para capacitação de professores/pais que trabalham com crianças autistas. Um abraço e força na sua jornada.

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  Před 2 lety

      Olá Ro, separei alguns vídeos para você czcams.com/video/ae7W786oa08/video.html

  • @user-wo4ph6xm2y
    @user-wo4ph6xm2y Před 2 lety +1

    Sou professora e estou amando os videos!!!

  • @josereusjorgejorge916
    @josereusjorgejorge916 Před 2 lety +1

    Show

  • @theeco-centric
    @theeco-centric Před rokem

    Não sei se meu filho tem autismo ou não, a maioria das pessoas me dizem que não mas eu tenho as minhas suspeitas. De qualquer forma ele e’ bastante difícil para seguir regras na escola e até mesmo em casa também. Muitas vezes eu sei que é uma questão da idade mas outras vezes eu não sei se ele faz coisas negativas somente por atenção, por falta de vontade/incentivo, por falta de atenção ou somente para testar as barreiras dele…

  • @carollauriano6845
    @carollauriano6845 Před rokem

    Sou estudante de pedagogia e estou fazendo cursos de especialização no Aspecto Autista e TDH.

  • @ShanasesMO
    @ShanasesMO Před 2 lety +1

    Obrigada, Mayra🥰

  • @saralivia2955
    @saralivia2955 Před 2 lety +1

    Como seu conteúdo é importante, Mayra! Sou pedagoga recém-formada e, embora bem formada, sabemos que a amplitude da pedagogia não nos permite especialização em tudo. Estou em minha primeira experiência profissional como auxiliar em uma turma de crianças de 4 anos. Temos uma criança com autismo com muita dificuldade para participar das atividades e que não recebe acompanhamento de uma AT. Em certas situações não sabemos o que fazer. Estou conhecendo ele, bem como a turma, agora (este ano) e é difícil identificar as necessidades dele, também não me cabe interferir muito na rotina da turma ou no trabalho da professora. Além disso, temos mais 25 crianças na turma... Geralmente são dias exaustivos e preocupantes. O que você acredita que eu poderia começar a fazer no relacionamento/mediação pedagógica com ele (que é o que posso fazer) para melhorar a situação?

  • @SolangeSilva0626
    @SolangeSilva0626 Před 2 lety +5

    Ontem foi o primeiro dia de aula da minha filha Esther, foi bem difícil. Ela não fica sentada por muito tempo. Como é algo novo, ela saía o tempo todo para explorar aquele ambiente. Ela faz terapias tbm e tem ajudado muito, acredito que com tempo ela se adapte a essa nova rotina.

    • @tatianesouza6371
      @tatianesouza6371 Před 2 lety +2

      Meu filho e autista ! O primeiro dia ele saiu da sala , a TO disse que seria só a fase de adptacao . hoje perguntei se ele saiu da sala , ele disse que não . Deus abençoe que não tenha saído não rsrs 🙏🙏 sempre fico falando com ele , que só pode sair para ir no banheiro ,e na hora do lanche . acho que tivesse saíndo acho que a professora ia mandar um bilhete .tô dia quando ele chega em casa corro pra olhar o caderno de bilhete kkkkk .se Deus quiser eles vão adptar bem 🙏🙏🙏

  • @canaldadeia5241
    @canaldadeia5241 Před 2 lety

    Minha pequena de 4 anos começou agora na creche e a professora já notou alguns comportamentos que indica autismo leve, ela tem dificuldade para se comunicar, mas é só com outras pessoas em casa ela fala bastante, a professora tem um papel muito importante pra nos ajudar,pq as vezes achamos que é birra ou coisas passageiras da criança,mas no ambiente escolar é mais fácil entender vendo as diferenças entre crianças!
    Que Deus dê sabedoria para os pais e aos professores e muiiito amor ❤️

  • @claudianasousasousa2311

    Olá dr mayra gosto muito dos seus vídeos
    tenho uma filha autista ela tem 6 anos,depois de 2 anos em casa fazendo atividade on-line agora de volta à escola agora no 1 ano.estuda em escola regular e publica lá tem acompanhamento com professora especializada mais estamos somente com uma cuidadora pra 2 criança então minha filha está com dificuldade de ficar em sala só fica o primeiro período e por falta da cuidadora está saindo as 9 hrs.
    Creio que vai dá certo em nome de Jesus Cristo.

  • @sandracunhacamarao5159
    @sandracunhacamarao5159 Před 2 lety +1

    Bom dia Dra

  • @amandaferrareli2632
    @amandaferrareli2632 Před rokem

    O importante e que realmente funciona (pela minha experiência com tea1) é:
    Regras claras, simples, necessárias, e lógicas.
    Rotina clara, simples, só com o necessário e que seja lógico.
    Me descobri tea1 agora aos 34. Como experiência de vida tentando me encaixar adquiri queda de cabelo, imunidade muito baixa a ponto de irritar a escola onde eu trabalhava pois eu conseguia pegar quase qualquer coisa que surgisse... sobrepeso... e talvez algo como depressão porque honestamente não sei dizer o que sinto muito bem, nem distinguir. No geral sinto paz ou stress. E só. Não sinto saudades do jeito que descrevem, não sinto tristeza, nem medos. Só paz ou stress.
    Em paz sou super feliz. Em stress fico muito mal. Tenho dores de cabeça, enjoos, cansaço. Algumas vezes travo depois de aguentar longos períodos.
    Nos exames da endocrinologista meu cortisol era muito muito alto. De 2017 até 2022 nunca cedeu nos exames.
    Então quando me descobri e me entendi me permiti certas adaptações que estão sendo maravilhosas. Meu cortisol baixou, consegui finalmente começar a perder peso como o médico pede a 10 anos... meus cabelos não caem mais tanto assim. E faz 2 meses que não apago... coisa que antes pelo menos 1 vez no mês eu dormia na sexta e acordava na segunda.
    Era casa, contas, dois filhos, um ex marido que mudava muito a rotina e era bastante demandante, trabalho como professora (planejamento e sala de aula que me energizava e correção de atividades, manutenção de sistemas, atendimento aos pais, mudanças na rotina, eventos barulhentos demais, reuniões sobre assuntos totalmente desconexos com o que era necessário no momento no meu ponto de vista lógico).
    Troquei de trabalho. Agoradou aulas particulares e trabalho com traduções home office assim posso levar meus filhos nas terapias. Me divorciei e vim morar com meu pai que divide comigo as despesas e as tarefas de casa. E comecei a explicar aos amigos queridos que prefiro ir tomar um café e entregar o presente, bater um bom papo 1 a 1 do que ir na festa de aniversário no pub mais badalado da cidade. Minhas dores de cabeça que me travavam depois de 1hora nestes eventos sumiram. E eu não me sinto uma amiga desnaturada.
    É importante ter certeza de que tea não significa falta de capacidade, e ao mesmo tempo ter certeza de que não precisamos ser igual em tudo.
    Pelo menos não ao ponto da exaustão.
    Como profe a sala de aula era muito fácil pra mim e pras minhas turmas. Rotina e regras justas, que faziam sentido pra todos e muito respeito.
    Como mãe de um menino 12 que recebeu ontem laudo de tea1 e uma menina de 10 anos também com laudo de tea1 .... cada dia aprendo mais, e me desafio mais a ajudar mais os meus filhos. Nunca coloquei meus filhos de castigo, muito menos bati. Porque pra mim não faz sentido ensinar coisas com comportamentos que não quero que eles imitem. Se eles não podem sair por ai colocando pessoas de castigo ou batendo porque eu ensinaria eles a fazer isso?
    Então tudo que peço tem porque e eu faço também. Se eles tem que eler eu sentava pra ler tbm. Se eles tinham que tomar banho todos tomavam banho na sequência... se eles tinham que arrumar as coisas deles eu já arrumava as minhas junto enquanto a gente cantava. Hoje eles seguem os combinados que acham sentido. E sozinhos entenderam que se eu tomar um banho eles não precisam tomar, mas às 20h tem que tomar o banho do dia. Os combinados e compromissos que não acham sentido eu preciso insistir por uns meses para que eles vejam o sentido. E então entra no automático deles.
    Eles fazem esporte, frequentam a escola, e vão às terapias.
    Meu filho vai na casa do colega uma vez por mês. E joga online com os colegas todos os dias. Depois encontra no esporte os colegas.
    Minha filha fez 3 amiguinhas no recreio este ano, e já conseguimos fazer o plano de no aniversário convidar elas pra tomarmos um sorvete sem parabéns.
    Festa, frequentar casa... isso ela não aceita e eu respeito.
    Imunidade boa é tudo.
    Nunca precisei pedir pra arrumarem quarto nem pra fazerem os temas. Apenas lembrar quando se distraem. Hoje em dia o despertador do celular lembra meu guri de 12 anos de modo mais legal do que eu. Porque eu também posso me perder no horário ou até mesmo falar em um tom de voz que ele entenda como cobrança mesmo que não seja a intenção. Estamos gravando pra saber se sou eu que uso um tom de voz desconexo com o que eu imagino ou se é ele que ouve de forma diferente o tom de voz. Então o despertador tem sido muito legal.
    Quando eles se recusam a fazer algo, dar duas opções para ele escolher. Agora você vai escovar os dentes ou lavar o rosto? Agora vai lavar o rosto ou fazer xixi? E assim eles vão fazendo o que você quer, o que precisa no caso, mas tendo ao mesmo tempo poder de escolher o que lhes dá segurança e evita muitas birras. Essa eu uso a mais de 12 anos. Funciona super bem.
    Enfim. Amor. Respeito. Paciência. Boa vontade. Cabeça aberta para quebrar conceitos e certas convenções do mundo "típico".
    Quem disse que precisa ir no baile de formatura de alguém se não te faz bem?
    Quem disse que precisa usar salto alto se não te faz bem?
    Quem disse que precisa prender o cabelo? Ou ter cabelo longo?
    Quem disse que precisa conseguir usar o que está na moda?
    Quem disse que faz bem estar em rodas de conversa cheias de fofocas e injustiças? O maior motivo de eu detestar estar com mais de 1 mulher é que até hoje 100% das vezes começa a fofoca. E jesus eu não consigo ouvir fofoca sem acabar achando um tédio ou então achar uma injustiça e começar a querer investigar pra saber se estão sendo verdadeiras mesmo, se a pessoa que é o assunto sabe o que elas dizem e se é assim mesmo, ou se a pessoa achava que iam entender outra coisa. E também tentar entender onde aquela informação da fofoca afeta a minha vida. E se não afeta porque é válida? Podemos ajudar? Se não podemos ajudar porque então pensar nisso. Não faz o menor sentido.
    Eu pessoalmente já fui tanta coisa que não era. Hahaha
    Me chamavam de anoréxica pq eu não comia em público. Na verdade eu só comia o que minha vó preparava.
    Já me chamaram de mentirosa. A maior ironia do mundo hahaha. Eu apenas não sustento o olhar no olho.
    Já me chamaram de antipática. Eu apenas não consigo chegar e cumprimentar com beijos pessoa por pessoa.
    Já disseram que eu e meu ex temos um caso porque enxergam ele visitar minha casa com frequência. Só que minha casa é casa dos meus filhos também e se eles não podem receber o pai não faz nenhum sentido.
    Já disseram que sou depressiva porque me divorciei a 6 anos e nunca mais quis nem ir a encontros. Na verdade eu nunca fui tão feliz e tão plena. A última coisa que me faz falta é alguém pra atrapalhar minha rotina.
    Enfim. Fofocas são a coisa mais inútil que existe. E socializar as vezes envolve fofoca. Nestes casos prefiro criar um compromisso, ir embora e não socializar com aquelas pessoas.
    Jogos, livros, filmes, seriados... isso sim vale a pena uma conversa. Embora eu precise me controlar pra não falar mais que 50% do tempo e escutar os outros na mesma medida.

  • @ivytravezani9409
    @ivytravezani9409 Před 2 lety +1

    Mayra, bom.dia!!
    Preciso de ajuda, trabalho como mediadora com aluno TEA, 10 ANOS e estou tendo dificuldade para que ele registre as atividades.
    TEA nível 1, utiliza somente do.oral, 5⁰.ano, sala.cheia e barulhenta e ele tem.se agitado muito, pouco senta.

  • @patricialobato5776
    @patricialobato5776 Před rokem

    Meu filho está indo para escola pela primeira vez, aos 3 anos e pouco. Estamos em processo de investigação de TEA, ainda sem diagnóstico fechado. 15 dias após o início das aulas começaram as "queixas". "ahh, o Daniel bateu na coleguinha"; "o Daniel chora e não obedece a professora"; "o Daniel isso, o Daniel aquilo". Fiquei muito triste, pois senti como se meu filho fosse um fardo para a escola. Quando ele chegou em casa com mordidas e machucado, eu entendi que isso poderia acontecer...que é comum nesse ambiente. Mas meu filho não pode piscar o olho que já se torna o fim do mundo. 😓

  • @diogogrosmann4320
    @diogogrosmann4320 Před 2 lety

    Cada vez mais, eu percebo que não existe um nivelamento entre os comportamentos das crianças do espectro autista. Mas eu acho muito importante a convivência com crianças Típicas da mesma idade. Por isso quando fizemos a matrícula do Felipe (3anos) no Maternal 2, já pedi uma reunião com a equipe pedagógica da escola, aonde foram alinhados os planos da escola com os planos de apoio da Fono, psicóloga e T.O, buscando auxiliar a equipe de profissional da escola. Com isso descobri que existe diversas crianças matriculadas na escola. E que a Escola está buscando dar um suporte para os professores com treinamentos.

  • @janialmeida3672
    @janialmeida3672 Před 2 lety

    Hj minha filha está com 8 anos autista 1
    Eu já já vivi os dois lados desta experiência ..
    Não é nada fácil qdo a direção da escola liga...😭 pra falar q a sua filha não fica em sala de aula, está batendo nos colegas não desejo está tristeza pra ninguém
    Hj ela é super tranquila 🙌🙌 consegui convive bem no ambiente da escola

  • @lucianaafurtado7123
    @lucianaafurtado7123 Před 2 lety +1

    Meu filho tem 10 anos e não curte ficar muito tempo sentado realizando atividades da escola.
    Na escola até cogitaram a idéia dele ter que tomar algum medicamento (leve) para que passe mais tempo sentado. Afinal atrapalha um pouco a aula.
    Alguém com experiência igual ou parecida com a minha?

  • @brunarodrigues2912
    @brunarodrigues2912 Před 2 lety +1

    Um grande desafio que logo terei que superar....

  • @liliambatista2991
    @liliambatista2991 Před 2 lety

    Minha filha tem autismo,e começou a estudar agora.No primeiro dia de aula a supervisora pedagógica conversou comigo e disse que nao sabia como lidar com minha filha..... Que ela é extremamente agitada e que eu deveria ir ao neuropediatra pedir uma avaliação á ele sobre como eles deveriam lidar com minha filha.Fiquei muito triste em ouvir que a escola não sabia cuidar da minha filha e eu por outro lado não sei como orientar.

  • @lucianamatias2807
    @lucianamatias2807 Před 2 lety +1

    Senti isso hj quando levei o meu Joaquim de 6 anos . A escola dificultou o primeiro dia . Não permitiu a entrada dos pais . Pediu somente q as crianças entrassem , todos juntos e todas os anos , do primeiro ao sétimo ano todos juntos e no pátio iria chamar os alunos. Imagina todas as crianças juntas sem orientação . Minha preocupação é mais com os integrantes da escola e educadores e a falta de habilidade . Como sabia q ele não iria compreender a dinâmica pela idade e pelas condições q ele tem permaneci esperando fora até q alguém pudesse levá-lo já q já fizemos uma visita um dia antes pra conhecer a sala e a escola

  • @joednaandrade5913
    @joednaandrade5913 Před 2 lety +1

    Obrigado Querida

  • @saletecostadasilva1351

    Lembrando, as crianças tem autismos, não são autistas, são crianças, tem um nome ele pode ser o João, Lucas, Carlos e etc. Você não chama um diabético, de diabético, ele tem um nome, meu nome é a minha identidade assim é uma criança com autismo. O autismo não define quem ela é.

  • @joycelima7193
    @joycelima7193 Před 2 lety +1

    Meu filho tem 3 anos e pouco e está na escola. Está indo bem. Mas ainda não fala e tem um atraso no desenvolvimento. Tive muitos problemas na gestação, o pai dele não aceitava e ele acabou nascendo prematuro e em ano de pandemia. Tudo piorou pra ele no sentido de estímulos. Moramos num apartamento pequeno e o irmão dele é 10 anos mais velho. Eu fico em dúvida se é autismo ou é a questão do atraso no desenvolvimento. Levei na psicóloga e ela indicou a ABA pra ele ter mais estímulos.

  • @rosanamoreiradearaujo2855

    Bom dia estou de apoio de uma criança autista, sou professora, gostaria de algumas dicas, ele gosta muito de ficar segurando um papel, e gostaria de poder ajudar mais no seu desenvolvimento, ele está no primeiro ano.

  • @irenecarleti7580
    @irenecarleti7580 Před 2 lety

    Meu filho tem 5 anos e tem diagnóstico de TEA desde 2 anos e 4 meses. A situação na escola, atualmente, é de professoras e auxiliares que não sabem absolutamente nada sobre autismo, e cuidadora que é estudante de psicologia mas também não sabe nada sobre autismo. Eu passo para elas informações sobre o meu filho, sobre como lidar com certos comportamentos dele, como tentar fazê-lo participar das atividades da sala e como ajudá-lo a se regular quando necessário. É difícil pois tanto a escola quanto as professoras não demonstram interesse em aprender e se capacitar. Quando vou dar dicas para uma das professores, explicar algo, ela faz cara de espanto. Já cheguei a comprar um curso seu e dar para a cuidadora, mas ela conseguiu outro emprego e saiu da escola. Então, estamos começando do zero com a nova cuidadora. Não chamo de AT porque ela não tem nenhum tipo de formação. E hoje recebi mais um diagnóstico do meu filho... ele também tem TDAH. A vida dos pais de autistas, nesse país, é muito angustiante.

  • @ericamoura8087
    @ericamoura8087 Před 2 lety +2

    Como professora: os cursos de licenciatura não abordam temas relacionados à assistência aos alunos portadores de necessidades especiais. Desta forma, ficamos angustiados e sem saber como agir na sala de aula (onde temos muitos alunos).
    Isso me impulsionou a buscar conhecimento. Falei com colegas especialistas e ingressei em cursos que me ajudarão neste aspecto.
    Concluí: no início da minha carreira docente foi muito difícil, me sentia perdida e sem apoio para trabalhar com alunos com algum tipo de necessidade e/ou adaptações. Mas precisava agir. Por isso decidi me capacitar com cursos específicos. Hoje tenho muito mais segurança para ensinar alunos com alguma especificidade, e me sinto realizada em ver o desenvolvimento deles!
    Como mãe de autista: minha filha ingressou este ano na educação infantil. É angustiante! Por mais que eu procure dialogar com a equipe escolar, percebo claramente a falta de preparo. O recadinho na agenda "foi tudo bem na aula de hoje" não me convence. Pq o "tudo bem" pode significar q minha filha ficou isolada, sem participar das atividades e não deu trabalho 🤷🏻‍♀️.
    Então providenciamos uma AT q a acompanhada na escola. Tem feito toda a diferença! E eu fico muito mais tranquila! ☺
    Mesmo percebendo, às vezes, que a escola se incomoda com tantas informações e perguntas q fazemos, nós insistimos. Se a escola não trabalhar em conjunto com a família e com as terapeutas, perdemos preciosas possibilidades!

    • @wandacarvalho1980
      @wandacarvalho1980 Před 2 lety +1

      Espetacular!!!!
      Iniciei pedagogia
      Com foco na pós em psicopedagogia.
      Vai dá certo
      Vamos conseguir 🙏🏻

    • @ericamoura8087
      @ericamoura8087 Před 2 lety +1

      @@wandacarvalho1980 Amém! 🙏

    • @carolinepereira3814
      @carolinepereira3814 Před rokem

      ​@@ericamoura8087vc tem insta? Gostaria de conversar com alguém da área

  • @autivida-solangealbuquerqu5224

    Sei muito bem como é !!!! Meu filho ficou 2 anos de aulas on line , voltou às aulas presenciais com 4 fias da semana o dia todo, que dificuldade. A escola fez um remanejamento , estamos conseguindo. Mas fico aflita. Vou almoçar com ele 2 dias da semana. Os outros dias da semana que não vou fico aflita.

  • @soniaaparecida4467
    @soniaaparecida4467 Před 2 lety

    Oi, boa noite, hoje sou professora da educação infantil numa creche da minha cidade em MG, hoje recebi uma criança diagnosticada autista nível 2, é uma criança aparentemente tranquila mas não gosta de ouvir o não, gostaria de ter um suporte para trabalhar com ela, tenho uma turminha de treze crianças com 3 anos!

  • @iasmymarthur
    @iasmymarthur Před 2 lety +3

    Meu filho tem 5 anos e não fica muito tempo sentado pra fazer as atividades, ele faz mas logo levanta e começa andar pela sala, fico preocupada em relação ao ensino fundamental, o meu faz as terapias e na terapia é a mesma coisa, claro com um suporte maior

    • @irenecarleti7580
      @irenecarleti7580 Před 2 lety +1

      Meu filho também. Recebi o diagnóstico hoje de TDAH. (Além do TEA, ele tem TDAH)

    • @iasmymarthur
      @iasmymarthur Před 2 lety

      @@irenecarleti7580 acho que o meu tem TDAH tbm, vou conversar com os médicos pra ver

  • @gabrielaalmeida2352
    @gabrielaalmeida2352 Před 2 lety +1

    Boa tarde. Minha filha Emanuelly de 4 anos teve o diagnóstico esse mês, comecei as terapias , as aulas começaram também. Esta sendo muito difícil porque ela não fica sem mim de jeito nenhum, tenho que ficar na sala de aula com ela essas primeiras semanas . Ela não fica nem com o pai dela, somente comigo. Qua do eu saio e deixo ela ( raro) ela chora, se morde ,chora até dormir. Muito difícil pra mim

  • @pryscillamello5845
    @pryscillamello5845 Před 2 lety +4

    Bom saber que nao estou sozinha, tenho 1 filho de 5 anos autista e 1 filho de 7 anos com tdah, a quantidade de vez que a escola ja me ligou ou enviou bilhetes reclamando do comportamento e simplesmente estressante, mesmo tendo uma tutora somente para ele (autista) ainda ha constante reclamacao, escola particular, eles foram ano passado presencial completo, mesmo assim ja no primeiro dia de aula esse ano tive bilhete dizendo que meu filho estava tirando a calca no meio da sala etc, coordenando com a psicologa e a T.O , terapia 4x na semana(2 cm psico e 2 com T.O) e u a batalha, e pra adicionar nessa salada a primeira lingua dele e o ingles e ele nao faz questao nenhuma de aprender o portugues(ele comecou a falar frases ano passado, moravamos fora do pais e retornamos ao Brasil, ele falar frases mesmo em ingles ja foi uma vitoria, porem criticas ate em relacao a isso nos recebemos so quem tem um filho nao verbal vai entender a grande conquista que e ter seu filho se comunicar mesmo que nao seja na lingua portuguesa

    • @kissilira2000
      @kissilira2000 Před 2 lety

      Nossa vc disse tudo, isso pra gnt e incrível mesmo que seja em outro idioma é uma grande conquista

  • @robertasenatore7160
    @robertasenatore7160 Před 2 lety

    Boa noite meu nome é Roberta sou mae de um menino autista de 16 ja diagnosticados wue faz tratamento 14 anos depois engravidei de outro menino que tem um parecer do aspectro autista tbm estou aguardando pra o diagnóstico junto com o centro especializado em diagnósticos a mais de 1 ano, enfim iniciou as aulas e ja na semana de adaptação os professores e diretores insistentemente todos os dias pedia pra buscar meu filho ,claro que na matricula relatei a situação, mas infelizmente cada dia que passava elas pediam pra buscar mais cedo meu stress chegou ao limite pois perdi minha mãe nao tem 1 mês ,minha filha acabou de operar, e as situações de pos falecimento me levan ao pico do stress então mandei um imail a secretaria da educação relatando o caso e liguei em uma clinica que tbm estou aguardando a mais de um ano para passar meu filho e depois de muito discutir com a diretora ela nao manda mais ele.embora mais me fala se ele comeu e resumindo ele nao come pois autistas nao acritam qualquer alimento ... vou seguir lutando pois do meu outro menino so consegui diagnóstico tardio aos 10 anos nao quero que isso se repita com meu mais novo , peço ajuda com alguma orientação aceitarei de coração pois preciso muito de ajuda.

  • @elisangelamiranda2090
    @elisangelamiranda2090 Před 2 lety

    Olá! Mayra queria saber como explicar pros colegas de sala de aula o que é ter autismo. Pois,só dis ele é autista e os colegas não entendem por muitos pais que não tem crianças com autismo também não saber explicar.

  • @juniormendes5905
    @juniormendes5905 Před 2 lety

    Sou autista tenho 19 anos , não há problema nenhum comigo

  • @rosimeirelopes5345
    @rosimeirelopes5345 Před 2 lety

    Então o posso dizer que ja não foi dito AQUI tenho um filho autista de 13 ANOS com muitos conflitos na escola... Não o tratam como deve ser trato meu filho alem do AUTISMO tem DEFICIÊNCIA INTELECTUAL a mais DIFÍCIL pra mim por as pessoas e a ESCOLA na minha frente é um coisa por traz é completamente diferente..eu gostaria MUITO te conhecer pessoalmente POIS acabo de receber a confirmação de que meu sobrinho QUE a 2ANOS venho TENTANDO convencer minha família de que é autista AGORA os problemas na escola começaram.. dai tem o outro que fez 1 ano e TEM grande chance de ter AUTISMO ..e MAIS meu neto de 4 ANOS tem grandes chance de ter AUTISMO mas TODOS se negam a aceitar um diagnóstico... te conhecer acaumaria TODA furia que esta DENTRO de mim

  • @lucilenerodrigues6987
    @lucilenerodrigues6987 Před 2 lety

    Mayra, estou precisando de muita ajuda. Meu filho de 6 anos Autista leve, não está conseguindo, ainda ficar na Escola. Alguma coisa aconteceu por lá que gerou uma revolta muito grande nele. Conversei com ele e levei...eu penso que ele se desorganiza com o vai e vem da meninada, com barulho, com o ambiente...e sai empurrando, batendo em si mesmo e nos outros...aí a escola me pediu educadamente, pra ficar com ele em casa até ele melhorar...eu não sei qto tempo vai durar e penso que qto mais ficar em casa, pior vai fuçando, ele regrediu muito durante o isolamento...
    Por favor, me passa algumas orientações.
    Obrigada!
    Um grande abraço e Deus te abençoe!

  • @AnaCarolina-gx7wp
    @AnaCarolina-gx7wp Před 2 lety

    Dificil mesmo nem auxiliar meu filho tem ta difícil a professora sempre reclamar que ele sempre ta se movimentando em sala de aula ele e autista e hiperativo mate nos colegas de classe corre pela sala eu nao sei muito o que fazer. Bjos doutora vc e demais com esses videos mostra a realidade da vida ❤

  • @neia5966
    @neia5966 Před 2 lety

    Minha filha quando termina a aula pra ir embora primeiro ela arruma todas as carteiras da sala de aula,uma encostada na outra, tudo em fileiras, desde de o pré ela faz isso, não consegue ir embora sem arrumar.

  • @teresinhamartynez
    @teresinhamartynez Před 2 lety

    Bom dia Mayra tenho um filho Autista,ele é muito dependente de mim. Só eu consigo entender ele nem o pai o compreende,como eu.
    Ele toma medicação pra doença do refluxo gastroesofágico,e pra constipação crônica.
    Então ele não faz xixi e nem cocô no vaso,somente na fralda. Estou explicando pra ele que tem que deixar a fralda,mas ele diz que NÃO... OQUE POSSO FAZER PARA AJUDAR ELE A DEIXAR A FRALDA?? POR FAVOR ME AJUDE. SOMENTE EU CUIDO DELE,ME DEDICO A ELE 100%,E MINHA PREOCUPAÇÃO É ESSA...DE QUANDO ELE FOR NA ESCOLA E AINDA ESTIVER USANDO FRALDA.

  • @vanessasantanadasilva6499

    Meu filho tem 4 anos e será o primeiro ano dele na escola.A direção sugeriu w eu continua se com meu filho em casa pois ñ tem estagiario pra dar suporte a ele.
    Mas em relacao a professora ela se mostra mto disposta a ajuda lo,se prontificou a fazer umas atividades para ele ir fazendo em casa,perguntou seus gostos...

  • @vanessacunha331
    @vanessacunha331 Před 2 lety

    Meu filho estuda na escola pública .ano passado eu tava mais tranquila mais esse ano..me causa ansiedade tamanha ...sem saber se ele tá tendo comunicação funcional ,se ou se ele tá ali por tá ..porque sala contém 35 crianças..

  • @rafaelalima9417
    @rafaelalima9417 Před 6 měsíci +1

    💯

  • @nairgrigolo2771
    @nairgrigolo2771 Před 2 lety +1

    OI TUDO BEM?TENHO UM FILHO AUTISTA DE 16 ANOS.SAIU DO ENSINO FUNDAMENTAL E NAO SE ALFABETIZOU.TEM COMO VOCE ME CONSEGUIR LIVROS FISICOOS PARA ALFABETIZACAO POR GENTILEZA.

  • @andreiailkatavares5320

    As creches doeu mu.icipios cortaram adaptação, e os pais nem questionaram

  • @margaretecarvalho9326
    @margaretecarvalho9326 Před 2 lety

    Oi! É quando o aluno ñ tem diagnóstico de altíssimo e o colégio fala q ñ pode ajuda mas e preciosa a mãe para tirar a criança da escola

  • @marianaleao7647
    @marianaleao7647 Před 2 lety +1

    Atuo como monitora de um aluno autista, que está matriculado na escola desde o G3. Conheci esse aluno no ano passado e percebi que muita das vezes ele utilizava de uma linguagem agressiva para demonstrar seu descontentamento com alguma situação. No início desse ano letivo, o aluno, surpreendentemente, retornou a escola muito tranquilo, concentrado, calmo e sem comportamentos agressivos. A partir da segunda semana de aula, o aluno retornou muito agressivo, desconcentrado, frustrado e está sendo bem difícil contruir uma rotina com ele, construir combinados e regras pois tudo que é contrário as vontades dele, ele se torna agressivo. O que podemos fazer nesse caso??

    • @anaritto481
      @anaritto481 Před 2 lety +1

      Estou passando por isso também, no início conseguiu participar muito bem e agora está tendo mais dificuldade