A história de José Mendes - Linha Campeira #66

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 5. 09. 2024
  • José Mendes Guimarães, filho de Amancio Mendes da Fonseca Sobrinho e Noemi Ferreira Guimarães. Nascido em 20 de abril de 1939, onde hoje é a cidade de Machadinho, só que à época era apenas distrito de Machadinho e pertencia à Lagoa Vermelha.
    Ainda guri se mudou para Esmeralda, que era distrito de Vacaria, onde viveu até os 18 anos com seus tios em uma fazenda, onde ele tinha as lidas de peão.
    Nessa época foi que o José Mendes aprendeu a tocar violão e entre uma serenata e outra, até fez uma dupla com um amigo. Essa dupla se chamava Os Irmãos Teixeira, só que eles não eram irmãos e nem Teixeira.
    Então no ano de 1960, o José Mendes estreia nos palcos. Na cidade de Julio de Castilhos, ele forma o trio Os Seresteiros do Pampa, juntamente com Florentino Rezende e Dinarte Silva.
    Por cerca de 2 anos se apresentaram em diversas cidades do Rio Grande e Santa Catarina. Quando que ele teve a ideia de que aquele ano era o momento chave pra ele. Ou estourava o sucesso ou ele ia desistir.
    Então ele conseguiu uns pila emprestado com um amigo, 20 mil cruzeiros e viajou até São Paulo onde queria gravar um disco.
    Se apresentou em diversos programas de rádio e fez pontas com duplas sertanejas da época, até que conseguiu gravar o seu primeiro LP “Passeando de pago em pago”, que era uma série de músicas que contava algumas histórias do tempo que ele estradeava com o antigo trio.
    Só que ele não utilizou o nome José Mendes no disco, mas Gaúcho Seresteiro. Neste disco, pra ele conseguir espaço nas rádios, colocou o nome dos radialistas como autores da música para obter sucesso.
    Foi então que ele voltou pro Rio Grande e as apresentações começaram a melhorar em número e até valor. Começou a divulgar o seu disco em mais cidades de toda a região Sul, fazendo isso por cinco anos.
    E como bem sabemos os causos de estrada já renderam muitas músicas e histórias buenas e numa dessas é que o José Mendes conseguiu o seu maior sucesso: Pára-Pedro.
    Então conta a história que numa dessas viagens pra um show, na parceria de Portela Delavy e Luis Muller, viajavam de Kombi quando deu pau no carro e tiver que pegar um ônibus. A certa altura da viagem, dois vivente começaram a discutir até que um deles largou um “Pára, Pedro!” pra encerrar o assunto. Mas parecia que o Pedro tava querendo uma confusão, então ele voltou a falar: “Pedro, pára.”
    E aquelas palavras ficaram sonando na cabeça do Zé Mendes. Então quando chegaram no destino, ele e o Portela Delavy escreveram um dos xotes mais conhecidos da história do universo: “Pára, Pedro”.
    Esta música foi apresentada pela primeira vez no programa de rádio mais famoso da época O Grande Rodeio Coringa e foi um sucesso de primeira. Agradou os produtores e principalmente o público, né tche.
    José Mendes, volta a São Paulo no ano de 1967 pra gravar seu segundo disco. Só que a gravadora que ele tinha gravado o primeiro recusou. Então ele foi aos estúdios da gravadora Copacabana que toparam lançar um compacto simples intitulado “Pára Pedro”.
    E pra quem não sabe o que é um compacto era um disco que só tinha 1 música de cada lado e com no máximo até 3min de duração.
    E aí tu faz ideia do sucesso que foi, né. Este compacto vendeu 600 mil cópias, foi o disco mais vendido do ano e o José Mendes recebeu o Troféu de Consagração Popular, dado pela TV Gaúcha.
    Esta música ela quebrou as barreiras como nenhuma antes, foi gravada por diversos artistas e em diversos ritmos. Por exemplo o Wilson Simonal gravou em 1868 e fez muito sucesso com Para Pedro.
    Ao todo o José Mendes gravou 8 discos.
    1962 - "Passeando de Pago em Pago"
    1967 - "Pá...ra Pedro"
    1968 - "Não Aperta Aparício"
    1969 - "Andarengo"
    1970 - "Mocinho do Cinema Gaúcho"
    1971 - "Gauchadas"
    1973 - "Isto é Integração"
    1974 - " Adeus Pampa Querido"
    Muitos destes discos levam no título o nome de algumas das principais músicas dele ou referências de coisas que aconteceram em sua vida.
    Um disco tem o nome Mocinho do Cinema Gaúcho, por que ele também estreou 3 filmes: Em 1969 Para Pedro, em 1970 Não aperta Aparício, em 1974 A Morte não marca tempo.
    E aqui temos 2 tristes coincidências na vida do José Mendes. Ele faleceu num acidente de carro, voltando de um show que tinha feito em Pelotas, no dia 15 de fevereiro de 1974. Ele estava numa caminhonete Ford Veraneio, que pechou com um ônibus num trecho entre Pelotas e Rio Grande.
    Em 1973, ele gravou o disco Adeus Pampa Querido e o filme A morte não marca tempo. Duas obras que falam sobre o destino inevitável e que foram lançadas após a sua despedida.
    José Mendes faleceu quando tinha apenas 34 anos. Uma carreira curta, mas muito importante. Sua obra é parte de um legado de simplicidade e autenticidades do cancioneiro gaúcho.
    Seus restos mortais estão na cidade de Esmeralda, na localidade de Santa Therezinha, onde ele passou parte da sua infância. Lá também tem o Memorial José Mendes, com diversas fotos e reportagens da carreira do cantor.

Komentáře • 185

  • @joaograff233
    @joaograff233 Před rokem +5

    Meu pai conheceu ele quando tocava baile lá na costa do rio Pelotas São José do ouro barracão
    Pinhal da serra meu falecido pai foi amigo deste grande cantor e ator ele era um fenômeno seus filmes quebraram bilheteria do cinema para Pedro Aparício mocinho do cinema a morte não marca tempo e entre outros suas músicas tocavam na alma de quem ouvia eram pura simplicidade e até hoje são bem tocadas Saudade saudades !!

  • @iraciaparecida1933
    @iraciaparecida1933 Před 3 lety +5

    Desde ,bem pequena ,eu já escutava as músicas do Zé Mendes,1972 meu pai sempre ligava seu radio a pilha de manha cedo enquanto ,tomava o chimarrão ,e se preparava para ir para a lavoura,até hoje eu escuto as músicas desse cantor imortal que mata a saúdades dos tempos de antigamente. Sou catarina mas amo as musicas gauchas!!!

  • @heitornunes1233
    @heitornunes1233 Před 3 měsíci

    Obrigado amigo por fazer um relato bastante esclarecedor sobre este maravilhoso cantor gaúcho, José Mendes.
    Tive a grande alegria de conversar com ele, e fiquei encantado com sua simplicidade, demostrando a grandeza do seu ser.
    Seu corpo foi embora, sua alma por certo está em bom lugar más sua arte através de suas músicas está com todos nós seus verdadeiros fãs.
    Saudações a todos gaúchos e gauchas de todas as querências.
    Pelotas RS praia do Laranjal.

  • @andregaucho2517
    @andregaucho2517 Před 2 lety +7

    Parabéns pelo vídeo magnífico, José Mendes deixou muita saúde com lindas músicas com uma voz magnífica, José Mendes era primo irmão da minha falecida avó materna . Eu estive em Portugal e lá ouvi algumas músicas do grande José Mendes, as principais foi "para Pedro e não aperta Aparício" no mesmo ritmo

  • @eloisatreis8899
    @eloisatreis8899 Před 4 lety +10

    Lembro que quando eu era criança, só tocava José Mendes, no rádio! Meu pai gostava muito dele e suas músicas!

  • @edsonzanovello2362
    @edsonzanovello2362 Před rokem +3

    Eu fico imaginando se um artista desse porte tivesse mais uns 5, 10 anos de vida. O mundo seria um lugar bem mais rico.

  • @domingosandreassi5660
    @domingosandreassi5660 Před 3 lety +5

    José Mendes será lembrado pára sempre !!!

  • @antonio_oliveira_wolski
    @antonio_oliveira_wolski Před rokem +5

    Até hoje ele é conhecido em Portugal, um amigo meu esteve recentemente lá e ele viu portugueses ouvindo as músicas de José Mendes.

  • @manoelcarvalho4227
    @manoelcarvalho4227 Před 3 lety +3

    sou de bandeirantes parana a inda sou fan de jose mende naci 1950

    • @josemendes9593
      @josemendes9593 Před rokem

      Sou de 1960, e também sou fã de José Mendes.
      Suas músicas foram marcantes, fizeram história.

  • @zelinasavian9535
    @zelinasavian9535 Před 4 lety +6

    O dia que José Mendes Morreu eu chorei muito amava esse Cantor que nós deixou tao cedo ia a todos os chow quando vinha a São Borja tinha todos os seus discos e vi todos os filme gosto ate hoje nunca esqueço ele saudade Eterna

    • @zelinasavian9535
      @zelinasavian9535 Před 4 lety +2

      Senti tanto a morte dele que nos deixou tao cedo Saudade Eterna

    • @Dift330
      @Dift330 Před 11 měsíci

      Eita vc foi previlegiada

  • @gabrielhofstatter5746
    @gabrielhofstatter5746 Před 4 lety +15

    Meu avô sempre conta que o Zé Mendes veio se apresentar em Victor Graeff, e ele teve o prazer de dividir uma cerveja com o Zé Mendes.

  • @josemendes9593
    @josemendes9593 Před rokem +3

    Morando em MUTUM, no ano 1968, com 8 anos de idade,lembro perfeitamente da música, que era sucesso absoluto.
    Na década de 70 já morando em BH, também era sucesso na rádio inconfidência,
    No programa,Delmário é o espetáculo.
    Só restaram lembranças 😔😔😔.

  • @lindonesbisutilemos4099
    @lindonesbisutilemos4099 Před rokem +2

    Sou filho do Escurinho que morou e trabalhou na mesma fazenda e ensinou as primeiras notas de violão para o José Mendes!

  • @juniorguimaraes7416
    @juniorguimaraes7416 Před 3 lety +5

    Parabéns pelo vídeo, sou sobrinho dele, não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, mas a história é encantadora

  • @FabioSantos-od9rr
    @FabioSantos-od9rr Před 4 lety +7

    O acidente foi na BR392, na localidade do Povo Novo, distrito da cidade do Rio Grande. O veículo se deslocava em direção a Pelotas. Meu avô me contou a história e disse que houve uma grande comoção na cidade por conta do falecimento deste grande artista.
    Aliás, só por curiosidade, a localidade do Povo Novo na cidade do Rio Grande, é o local de nascimento de um grande herói Gaúcho. O General Antônio de Sousa Neto, em 25 de maio de 1803.

    • @FabioSantos-od9rr
      @FabioSantos-od9rr Před 2 lety +1

      @@viniciusm.2618 , perfeito. É que meu Avô me contou isso faz muitos anos. Devo ter trocado a ordem das localidades. Abração.

  • @marcosrogerio5034
    @marcosrogerio5034 Před 3 měsíci

    Esse cantava demais, me criei ouvindo, uma pena que se foi tão cedo...

  • @josecarvalho6156
    @josecarvalho6156 Před 3 lety +13

    Ah que saudade daquela época em que ô José Mendes fazia sucesso, que linda Voz; que pena que ele nos deixou tão cedo!

    • @tadeurocha1769
      @tadeurocha1769 Před 2 lety +1

      Imagina se estes clássicos a 47 anos atrás

  • @joseluismarcon449
    @joseluismarcon449 Před 4 lety +30

    Parabéns Lucas, pelo vídeo para nós que conhecemos um pouco da história do José Mendes é um presente !!!

  • @luizzancanaro7520
    @luizzancanaro7520 Před 3 lety +6

    Quanta saudade de José Mendes muito querido por todos se ele pudesse voltar euita saudade prós fans no coração de cada Fan ficou um buraco grande que Deus o tenha

  • @carlosgama467
    @carlosgama467 Před 9 měsíci

    O José Mendes fez muito sucesso aqui na Bahia com as músicas: Não aperta Apareicio e Pára Pedro.
    Meu pai tinha um rádio de pilha Philips, foi nele que nós ouvíamos José Mendes.

  • @maximinoantoniotasca9589
    @maximinoantoniotasca9589 Před 3 lety +7

    O Zé Mendes foi um ícone nos tempos em que a maioria se voltava a outros ritmos musicais. Ficou famoso no Brasil com o Para Pedro. A qualidade do seu metier musical nunca mais parou, até a sua trágica morta. Foi uma perda irreparável!

  • @allanfortes3747
    @allanfortes3747 Před rokem +2

    Fui criado pelos meus avós ( pais ) e como foi maravilhoso pois meu avô tocava gaita com o saudoso Teixeirinha e me lembro vagamente meu avô tocando gaita " véia"

  • @joaopedrofreitas6347
    @joaopedrofreitas6347 Před 3 lety +5

    Sou fã assido de José Mendes.acompanhei sua Carreira Dês do Início, eu ainda adolescente e gostava muito da suas Músicas seu estilo , hoje também sou Cantor já com 15 discos gravados entres CD e vinil.gracas a Deus 🙏 fiz sucesso com a Música Whisky sem gelo, e outras mais.

  • @marcosviniciusdossantospai3933

    Parabéns. Belo trabalho. Uma justa homenagem ao saudoso José Mendes. Grande acervo histórico e musical, desse cantor gaúcho, que no auge de sua carreira, teve sua vida ceifada, num trágico acidente automobilístico.

  • @neurifernandes6580
    @neurifernandes6580 Před rokem

    A música de carancho é churrasco fizeram parte de minha infância até hj ouço muito que pena nso sabia que ele tinha morrido tão joven grande artista k Deus o tenha

  • @antonio8531
    @antonio8531 Před 2 lety +2

    Grande José Mendes. .

  • @AdairFelizardo
    @AdairFelizardo Před rokem +3

    JOSÉ MENDES fez parte de minha infância. Eu tinha 6 anos quando ele desencarnou e lembro das orações feitas à noite, a ele, depois da trágica notícia. A música "Carancho", o meu irmão mais velho, Almir, com 9 anos, fazia umas paródias e ficou na memória. A gente tinha uns 3 Lps do Zé Mendes. Grande músico!!!

  • @paulobasei7681
    @paulobasei7681 Před 3 lety +5

    Parabéns, foi a melhor descrição do meu maior ídolo.

  • @pedroosoriodarosa3780
    @pedroosoriodarosa3780 Před 4 lety +5

    Bah . . .
    As suas explicações, me fizeram voltar no tempo.
    São José do Ouro, morávamos lá até junho de 1975. José Mendes, um baita artista.

  • @tadeurocha1769
    @tadeurocha1769 Před 2 lety +6

    Gênio enesquecivel imagina se estes clássicos a 47 anos atrás

  • @jorgeedilsondegoes9642
    @jorgeedilsondegoes9642 Před 3 lety +8

    Ótima homenagem 👏👏 grande cantor compositor um artista completo!!!!!

  • @MarinesSalvatore
    @MarinesSalvatore Před rokem +3

    Conhecia mas não tanto e hoje estou vendo o grande artista, músicas lindas em todos os estilos. Em tão pouco tempo fez muito. A mídia de SP e Rio que domina o cenário nacional infelizmente ignora totalmente os artistas do sul hoje. Pude ver wue tem uma música dele que é trilha e é muito tocada lá pra cima onde festejam muito o São João, só que nem sabem que o autor é um gaúcho, pois garanto se souberem vão dizer que não é.

  • @deomarvillagra3443
    @deomarvillagra3443 Před 2 lety +5

    Parabéns por tuas postagens. Elas são de uma importância imensa para a perpetuação de nossa cultura, tão atacada principalmente por nós gaúchos, que admiramos qualquer outra cultura e associamos todos os aspectos negativos que podemos ao nosso passado e a nossas tradições.

  • @lilianedornelleslopeslilia1380

    Obrigado Lucas por trazer ao nosso conhecimento fatos tao importante do nosso saudoso cantor

  • @volneifaosoares4128
    @volneifaosoares4128 Před 11 měsíci

    JOSÉ MENDES ESTEVE EM PALMEIRA DAS MISSÕES,"CANTANDO MINHA PALMEIRA,UMA GRANDE HOMENAGEM

  • @genischena7385
    @genischena7385 Před 3 lety +5

    Amigo como não se inscrever canal top amei olha sou muito fã de José Mendes que pena foi embora muito cedo lembro bem meu pai amava tb abraço

  • @ademarjanczyn8951
    @ademarjanczyn8951 Před 3 lety +5

    Viva a cultura gaúcha.!

  • @landericomachado2399
    @landericomachado2399 Před rokem

    Não existe e nem vai existir cantores com vozes boas e letra também.

  • @clediinesberti2820
    @clediinesberti2820 Před 3 lety +1

    Meu pai ouvia esse programa.

  • @annealvezoliveiraoliveira6890

    José Mendes 💚💚💚

  • @severinaareas5157
    @severinaareas5157 Před rokem

    PARA PEDRO.🤣🤣🤣🤣🤣🤣COMO ERA BOM OUVIR ESSAS MUSICAS ANOS 70

  • @noligoncalvespadilha4205
    @noligoncalvespadilha4205 Před 3 lety +6

    Muito bom ouvir essa historia , descanse em paz ze Mendes!

  • @MrCodinome
    @MrCodinome Před 4 lety +3

    José Mendes é o segundo homem mais importante da minha amada Esmeralda RS....

  • @confrariaFabio
    @confrariaFabio Před 4 lety +8

    Baita vídeo guri Parabéns não desista de dar este presente para nós e o José Mendes era um dos melhores cantores que esparamaram a cultura gaúcha pelo mundo ...

  • @luisinhoquadri8185
    @luisinhoquadri8185 Před 4 lety +14

    Muito legal o memorial José Mendes lá na lendária Esmeralda.
    Parabéns Lucas por nos contar mais um pouco da história de um dos ícones do nosso RS...o Homem da " costa do rio Pelotas, São José do Ouro, Machadinho e Barracão"...

  • @marcoconstrucoesdicas2230

    Grande cantor e compositor !
    Amigo , faltou citar a musica última lembrança

  • @aldairpedrodasilveira1404

    Obrigado Lucas, por este esclarecimento. José Mendes é meu eterno Ídolo

  • @daniellgaucho2023
    @daniellgaucho2023 Před 4 lety +4

    Boa noite
    Gravou cantando.minha Palmeira em 1970
    Sucesso ate hj
    Sou natural de Palmeira das missoes
    Baita marca
    Baita artista

  • @ezequielvicentecouto7931
    @ezequielvicentecouto7931 Před 4 lety +7

    Uma das mais belas vozes. Talento e carisma. Fazia versos de improviso

  • @joaopedrozimmermannflores1946

    Bah,meu cantor preferido queria ter conhecido esse homem

  • @leniooliveiradasilva5635
    @leniooliveiradasilva5635 Před 2 lety +7

    Meu pai e toda minha família são eternos ouvintes das músicas do saudoso Zé Mendes!! E por coincidência meu pai estava viajando em um outro ônibus que passou quase no mesmo instante do tráfico acidente que fatalmente levou Zé Mendes!! Meu pai morava em Rio grande no ano de 1974 vinha no ônibus de Pelotas! Vou mandar esse vídeo pra ele!!!

  • @vilmarcesarpedrosodearaujo8786

    Buenas!
    Chê, que bela lembrança pra recordar esse grande artista gaucho que nos deixou ainda jovem, naquele acidente em 1974, lembro perfeitamente o dia que deu a notícia no rádio, ficamos muito tristes, meu pai era um grande admirador do trabalho do José Mendes, eu particularmebte também aprecio por demais as músicas deste gaúcho que deixou saudade.

  • @brauliopinheiro5494
    @brauliopinheiro5494 Před 3 lety +4

    Ótimo vídeo.
    Saber um pouco de um artista de verdade.
    Do nosso querido Sul do Brasil.
    Obrigado.

  • @teresinhaemiliakoche2796
    @teresinhaemiliakoche2796 Před 4 lety +7

    Adoro este canal por que fala muito da nossa Cultura gaúcha

  • @vilmardemedeiros8384
    @vilmardemedeiros8384 Před měsícem

    Bem legal a história do José Mendes

  • @otacilioschmidt9655
    @otacilioschmidt9655 Před 2 lety +1

    Amei ,estou assistindo agora não aperta Aparício,meu marido está as gargalhadas com grande ítalo,bjs

    • @josemendes9593
      @josemendes9593 Před rokem

      Não aperta Aparício, ainda não asistí,mas já está programado pra sábado.

  • @jorgeirenopereiracezar6507

    José Mendes foi a fonte de minha inspiração na música

  • @amadeualvesdasilva9086
    @amadeualvesdasilva9086 Před 9 měsíci

    Ola me irmao olha as pessoas sao parecidas mais o talento de cada um e especial. Sem desmerecer ninguem nem os que estao vivos e nem os que ja se foram.olha eu tinha 18 anos quando o nosso amado jose mendes se foi.ate aqui eu sou musico e tenho um bom ouvido e no meu entender nao teve pra ninguem ate agora ninguem chegou nem perto do seu tslento do seu trinado .que o senhor o mantenha junto a tantos outros talentos extrordinarios que tambem ja foram lpara o andar de cima.

  • @adaurisouza6388
    @adaurisouza6388 Před 2 lety +1

    José Mendes faleceu em acidente entre a cidade de Rio Grande e Pelotas,local conhecido como (povo novo) no KM 19 que pertence a Rio Grande ,vindo da cidade de Pelotas para um show em Rio Grande.

  • @marialuziamorais998
    @marialuziamorais998 Před 10 měsíci

    ADORO ISTO. É INTEGRAÇÁO❤

  • @valdemardasilveiravelasque2230

    OBRIGADO AMIGO,LEMBRANDO QUE LANCEI UMA MÚSICA EM HOMENAGEM A JOSE MENDES O NOME DA MÚSICA É MOCINHO DO CINEMA GAÚCHO

  • @hermesa.monari4659
    @hermesa.monari4659 Před 4 lety +4

    JOSÉ MENDES FOI MUITO BOM PENA QUE SE FOI TÃO CEDO IMAGINA SE ESTIVESSE VIVO ATÉ HOJE QUANTO SUCESSO A MAIS ELE IRIA FAZER PARABÉNS PELA OMENAGEM

  • @adairxavierantunes4350
    @adairxavierantunes4350 Před 4 lety +7

    Parabéns Lucas. José Mendes nos deixou uma rica e importante historia.

  • @stellagoncalves1155
    @stellagoncalves1155 Před 4 lety +4

    Sempre gostei das músicas de José Mendes amo à Cultura gaúcha

  • @claudiomaroliveira7327
    @claudiomaroliveira7327 Před 4 lety +7

    Que trabalho excelente tu fazes Lucas Negro !!!! Conteúdo autêntico sobre a cultura gaúcha com uma qualidade inédita no CZcams !!!!

  • @marialuziamorais998
    @marialuziamorais998 Před 10 měsíci

    ME LEMBRO TO MUNDO CANTAVA LA NA PARAIBA ❤PARA PEDRO
    PEDRO PARA⚘️

  • @olipadilhadossantos9937
    @olipadilhadossantos9937 Před 8 měsíci +1

    Muito bom Ga foi esmeralda abs

  • @ailtonpereira114
    @ailtonpereira114 Před 3 lety +2

    Moro aqui no povo novo, bem perto a onde o foi o acidente do Jose Mendes, tem um pequena capelinha em sua homenagem, deveriam teriam fazer um memorial maior nesse local, por que muita gente nem sabe, passam até despercebido, seria só uma ideia, que vcs acham?

  • @diegoschmidtRS
    @diegoschmidtRS Před 4 lety +9

    Grande Ze Mendes nos deixou um baita trabalho Ba Lucas loco de especial esse vídeo Abç

  • @rodrigomaurerkurtz1018
    @rodrigomaurerkurtz1018 Před 4 lety +3

    Parabéns pelo vídeo. Ouvi muito sobre o cantor José Mendes quando era criança. Meu pai contava que o seu pai tinha um salão de festas no interior de Cruz Alta e o José Mendes estava lá hospedado e falava que precisava de dinheiro para ir para cidade grande, pois lá estava sua chance de se tornar famoso e então o meu avô conseguiu o dinheiro para ele ir para a cidade grande.

  • @carlosrodrigues267
    @carlosrodrigues267 Před 4 lety +5

    Muito boa a história.
    Corrigindo um detalhe.
    A Veraneio e da Chevrolet.
    O filme para Pedro foi gravado em Lavras do Sul

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 4 lety +1

      Gracias pelo chasque!

    • @eduardomatos5085
      @eduardomatos5085 Před 6 měsíci

      O filme gravado em Don Pedrito, Lavras do Sul foi o Não Aperta Aparício, o Pará Pedro foi filmado em Muitos Capões, Vacaria.

  • @jardellealdossantos1502
    @jardellealdossantos1502 Před 2 lety +2

    Eu moro 3 km do local do acidente do José Mendes, onde ele bateu com a veraneio, tem uma cruz no local em omenagem a ele!

  • @adrianosouza7958
    @adrianosouza7958 Před 4 lety +8

    Buenas Lucas, parabéns por mais um vídeo bem macanudo ,sou muito fã do José Mendes e fico feliz á cada divulgação sua da nossa rica cultura gaúcha ,um quebra costela bem missioneiro pra ti bagual Véio

  • @educarescolaautomotiva
    @educarescolaautomotiva Před rokem +1

    Buenas, grande Lucas, parabéns pelo trabalho resgatando nomes da nossa cultura, porém meu irmão seria interessante pesquisar a verdadeira história pois José que trouxe para Porto Alegre foi meu pai e meu tio Osmar Dias e Euclides Dias da dupla Irmãos Dias da rádio farroupilha, o José Mendes morou na casa do meu avô aqui em Gravataí e o tal fazendeiro na verdade foi meu avô quem emprestou o dinheiro.
    Tanto que em agradecimento quando ele voltou já com sucesso, pegou a dupla Irmãos Dias (meu pai e tio) e os levou para gravar em uma gravadora que ele estava fundando pois na época irmãos Dias gravavam para Chantecler.
    Enfim, a verdade é que por muito tempo José Mendes viajou com meu pai e meu tio sendo sempre uma grande homem de talento e qualidade que o levou ao auge do sucesso e também muito grato pois voltou a casa dos meus avós, devolveu o dinheiro emprestado e com juros inclusive mostrando o homem correto que foi, na família e vizinhança aqui em Gravataí todos sabem da história tanto que muitos acreditavam e acreditam até hoje que ela era irmão do meu pai.
    Quanto a história do para Pedro, também tem alguns enganos mas não vamos entrar no mérito.
    Deixo aqui mais uma vez os parabéns pelo trabalho que fez porém uma sugestão é pesquisar um pouco mais para não ser injusto com quem realmente fez parte da história, não que meu pai e meu tio precisem pois foram uma grande dupla da rádio farroupilha na época com gravações em gravadoras como continental e Chantecler, sucessos como gaúcho pobre e baile no rincão marcaram época, eles assim como Mendes deixaram seus nomes, mas meu avô sim tem o crédito de incentivo e patrocínio da ida de José Mendes a SP.
    Gratidão irmão estamos juntos seguimos acompanhando este belo trabalho!!!!

  • @paulobarp3312
    @paulobarp3312 Před 4 lety +4

    Belo trabalho.

  • @claudiomeirelesgoncalves9490

    Muito bom tchê!

  • @xarumamxaxarumam6449
    @xarumamxaxarumam6449 Před rokem +1

    Muito bom!!!

  • @Tahylo
    @Tahylo Před 4 lety +3

    Muito boa exposição sobre a vida e obra do diferenciado José Mendes, que voava a anos-luz adiante dos demais artistas gaúchos, pela estrutura do seu trabalho, que era universal de tão regional e por ser regional, era tão universal. Não se prendeu exclusivamente aos ritmos campeiros e investiu numa roupagem diferenciada, nas suas músicas. Imagino se ele não tivesse morrido prematuramente, o que não teria entregado à cultura gaúcha e brasileira!?! Muito bom!

  • @gilsonatiliofritsch9258
    @gilsonatiliofritsch9258 Před 3 lety +6

    Parabéns pelo vídeo amigo bem explicado abraço para você e tudo do melhor pra você

  • @santanavalentim1
    @santanavalentim1 Před 4 lety +7

    EXCELENTE. Na minha infância em 73, ouvia isto é integração tocando direto lá em casa.

  • @ricardofioravanti5945
    @ricardofioravanti5945 Před 4 lety +4

    Parabéns!!! Cada vez aprendo mais. Gratidão!!!

  • @xiruabagualado
    @xiruabagualado Před 4 lety +11

    Dedão garantido do amigo XIRU ABAGUALADO

  • @fernandooliveiradaluz1785

    Tive nada memorial dele Chow de bola

  • @vintage349
    @vintage349 Před 4 lety +19

    Buenas Lucas! Sempre ótimos vídeos com interessantes informações sobres os pagos gauchos. Bueno não sei se minha observação tem alguma relevancia , mas o veiculo VERANEIO, é Chevrolet, e não FORD, é só para atualizar a gurizada mais nova, quem ja passou dos 60 como eu, conheceu bem o carro. Forte abraço!

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 4 lety +5

      Mil gracias pela parceria! Eu só me toquei depois que tava pronto o vídeo. Baita abraço!

    • @adaurisouza6388
      @adaurisouza6388 Před 2 lety +1

      Era Chevrolet,cor Marrom.

  • @lucianohaeser7555
    @lucianohaeser7555 Před 4 lety +3

    Che, não canso de dizer, este guri Lucas é um manancial de sabedoria na cultura gaúcha, mas me permita um chasque, a Veraneio nunca foi da FORD kkk é Chevrolet....

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 4 lety +2

      Gracias, Dom Luciano. Me confundi nas marca de caminhonete.

  • @jucimartp
    @jucimartp Před 4 lety +5

    Muito bom o resumo da vida de José Mendes, porém a Veraneio era da Chevrolet. Grande abraço

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 4 lety +1

      Verdade, tche! Eu só me toquei depois que gravei... aí foi assim mesmo. Gracias pela parceria.

  • @ezequielmesquitanunes2851

    Boa noite amigo veio baita cantor amigo veio baita quebra costela

  • @DouglasSouza91
    @DouglasSouza91 Před 4 lety +9

    Like antes mesmo de assistir. 👍

  • @LukasSilva-GTA9
    @LukasSilva-GTA9 Před 3 lety +1

    TOP

  • @higorps3307
    @higorps3307 Před 3 lety +3

    Mas que tal chê, muito legal teus vídeos irmão. Sucesso sempre!
    Se puder fazer um dos Bertussi iria ser legal também.

  • @joelmenapech
    @joelmenapech Před 4 lety +3

    tchê, gostei muito de quando tu fez aqueles assados , pq aos poquitos não lança uns vídeos de bóia campeira e suas histórias... Abcao
    PORTO ALEGRE RS. BAIRRO CRISTAL

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Před 4 lety +2

      Uma hora dessas sai novamente os assados. Gracias pela parceria.

  • @joelmenapech
    @joelmenapech Před 4 lety +2

    tchê, tô participando pouco nos comentários, mas sempre presentes nas tuas explanações de fundamento ..ABCAO
    PORTO ALEGRE RS. BAIRRO CRISTAL

  • @leonardooliveiradealmeida

    Meu tio tem as fotos do acidente, estava passando no local na época

  • @luizevertombrum1955
    @luizevertombrum1955 Před 3 lety +3

    José Mendes foi cantor gsucho

  • @leonardodidao
    @leonardodidao Před 2 lety +2

    Parabéns pelo vídeo...mas vou acrescentar um detalhe...o disco ''Adeus Pampa Querido'' foi um lançamento póstumo...uma homenagem à ele...sendo que as músicas deste lp são as mesmas de seu primeiro disco "Passeando De Pago Em Pago"...apenas excluíram duas e acrescentaram ''Adeus Pampa Querido'' e "Balada Da Solidão"...únicas inéditas neste disco que o Mendes havia gravado para escolherem uma como tema de abertura do filme ''A Morte Não Marca Tempo''...e a escolhida foi ''Balada Da Solidão''...no início da década de 70 meu pai...Rancho velho...acompanhou o Mendes em muitos shows...um abraço.

  • @Edinhodz
    @Edinhodz Před 4 lety +2

    Esse Lucas véio! Tchê,é de fundamento ver teus vídeos!

  • @vilmarfarias
    @vilmarfarias Před 4 lety +6

    Parabéns Lucas 💪
    Força e Luz Sempre

  • @wilsonmarquez4935
    @wilsonmarquez4935 Před 4 lety +3

    Che Lucas Negri, gracias por tuas informações. Relindo é o teu trabalho realizado com visível competéncia e confiabilidade. É prazeroso seguir o Linha Campeira ao qual me animo a sugerir, para que tu analizes, sobre o tema "direitos autorais".
    Se sabe que, em muitas obras, por falta da citação do verdadeiro autor, muita gente os ignora, pois percebem apenas os intérpretes.
    Um dos grandes exemplos é a canção "Boi Barroso", composta por Moisés Mondadori, que foi gravada por primeira vez na Casa Elétrica, de Savério Leonette, localizada no bairro Glória em Porto Alegre.
    Saudações e gran abraço \o/

  • @gilbertoplutao1
    @gilbertoplutao1 Před 4 lety +3

    MAS BAHHH...QUE BAITA HISTÓRIA

  • @evasoaresdelima6959
    @evasoaresdelima6959 Před 4 lety +4

    Parabéns Lucas👍👍👍🌷🌷🌷